cropped-Logo_azul.png

ALIMENTO SÓLIDO É PARA OS ADULTOS: CRESCENDO EM FÉ

COMPARTILHE

 

Hebreus 5:13 e 14 “Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”  

Paulo escreve uma carta à Igreja dos Hebreus,  uma Epístola, como eram chamadas as Cartas escritas pelos Apóstolos – porque essa congregação de judeus convertidos à Graça de Deus, ainda vivia débil na fé poderosa, porque o judaísmo permeava a Igreja e as obras da carne ainda estavam fortes no meio daquela  Igreja. Havia dúvidas em relação ao verdadeiro Cristianismo porque os cristão não cresciam espiritualmente como deveriam. Aliás  sempre que  não há crescimento espiritual, todas as vezes que a pessoa não avança no seu conhecimento, as dúvidas são estabelecidas, as inquietações e as interrogações também. Muitos crentes chegam até a duvidar em algum momento  se Deus existe ou não. Paulo explica à Igreja qual era o drama da debilidade que havia, Por isso diz “Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.”( Hbr 5:13)

Vamos  nos ater sobre isto com a Igreja, pois, o corpo físico se alimenta pela boca, nós comemos; e o espiritual se alimenta pelo ouvido. Qual é o alimento do ouvido de uma ovelha? A Palavra de Deus; é  o único alimento que chega pelo ouvido, vai para o coração, se estabelece na mente e sai pela boca, numa atitude de confissão.  Paulo fala ‘..daquele crente que se alimenta de leite…’ que é a pessoa que todos os Domingos aprende a mesma coisa.  Ela está na Igreja mas não tem crescimento, não tem aprimoramento, não conhece o seu chamado, tem uma vida superficial, não cria raízes, não tem Revelação, os olhos espirituais não foram iluminados, e os véus ainda estão sobre o coração. Este é o resultado de uma pessoa que se alimenta de leite. O alimento de leite, é aquela repetição……: ‘Quem quer Jesus?’, ‘Quem aceita Jesus?’, ‘Olha o diabo!’, ‘Olha o demônio!’, ‘ bebe isso!’, ‘come aquilo!’, ‘pega uma fitinha!’. Isso deixa as pessoas inexperientes na Palavra. E pior, ficam crianças. Há pessoas que se orgulham da sua ignorância espiritual. Não aceitam mudanças, vivem estagnadas.

Um dia, uma senhora me disse: ‘Apóstolo, eu acredito na Graça de Deus. Eu sei que a Graça de Deus é a resposta. Eu sei que a Graça de Deus é o Único Evangelho, mas, eu estou numa Igreja há muitos anos, e eu vou ficando lá, eu vou vivendo lá a despeito de eu saber que aquilo tudo está errado.’Ela é inexperiente na Palavra porque se alimenta de leite, propositadamente.

 ‘O que quer dizer ‘inexperiente na Palavra’?

 É sem habilidade na palavra habilidade. Aquela pessoa que não sabe usar nem aplicar nem ter a Palavra como parte vital de sua vida; não obtendo com isto o bem, o progresso, não sabendo ter uma confissão quando  está diante de uma enfermidade. Em vez de reagir  dizendo: ‘Pelas Chagas de Cristo, eu estou sarada; ou seja  não consegue tirar do seu tesouro boas coisas, só tira má confissão, só tira coisas más. Paulo diz que  uma pessoa assim se alimenta de leite, é inexperiente na Palavra da Justiça, na Palavra da Vida, na Palavra da Verdade, na Palavra de Deus, Palavra da Graça. Isto não é a mesma coisa  do que ser da lei.

Portanto, Graças a Deus pelo Altar da Cristo Vive, que faz as pessoas se alimentarem de alimento sólido.  Nós não acreditamos numa vida de 1, 2, 5, 10, 20, 30 anos na Obra de Deus, sendo  criança. O que acontece com uma criança espiritual Efésios 4:14 “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.”  Portanto, quem é inexperiente é menino, é agitado de um lado para outro, é levado ao redor por todo vento de doutrina, cai na artimanha dos homens, que têm astúcia para induzir ao erro. Qualquer pregador da lei tem artimanha e astúcia que induz ao erro. A lei é um ministério de condenação e morte. E quem é que cai nessa artimanha, nessa armadilha? Quem é menino. O maduro na fé e na palavra tem firmeza 1ª. Coríntios 1:31 “para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.” ‘Aquele que se gloria, tem que se gloriar em Deus.’ Efésios 5:14 “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.” Quando Paulo disse isso, ele disse à uma Igreja. Ele não disse aos espiritistas. Portanto, o menino inexperiente na Palavra, além de ser imaturo, além de dar Glórias aos homens em vez de dar a Deus, vive dormindo espiritualmente, é preguiçoso espiritual. Diz Hebreus 6:12 “para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.” Sair da cama num Domingo pela manhã, 5 da manhã, meu irmão, só quem tem compromisso com Deus. Tu tens compromisso com Deus. Glória a Deus por isso!

Ninguém vê promessa de Deus na sua vida com indolência. ‘Hoje vou ao culto, amanhã não vou; ’  4ª. Feira também não vou, essa vida de namoro, tico-tico no fubá com Deus não dá certo. Ou tu tens teu coração determinado na Obra de Deus, ou tu vais te tornar inimigo de Deus.

‘Quem são os que alcançam maturidade?’

 São os que se alimentam de Cristo.  João 6:57 “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.” Portanto, se eu me alimento de alimento sólido, eu manifesto Cristo na minha vida.

-‘O que é alimento sólido?’                   

É o conhecimento, é a aplicação da Revelação da Graça de Deus. Isso vai além dos rudimentos!Diz  Hebreus 6:1 “Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus,” Portanto, há algo tão elementar, A – E – I – O – U, que a Bíblia diz: ‘Põe de parte.’ Se tu vives do que é elementar, tu estás vivendo de leite. Tu não vês, as Igrejas que fazem apelos todos os Domingos: ‘Quem quer aceitar Cristo?’ Às vezes, irmãos com 10, 20, 30 anos,  vêm sempre no apelo porque eles nunca se sentiram em Cristo e de Cristo.

Eu sempre digo que não toco na Glória de Deus. As ovelhas não são minhas, são de Jesus! Quando um líder diz: ‘Essa é minha ovelha!’ Ele está contrariando Deus, porque a Bíblia diz: ‘essas são as Minhas ovelhas que te confiei para pastorear’. Como é que eu posso ter ciúmes das ovelhas  de Jesus? O Senhor te trouxe aqui, à Casa Dele porque Ele sabia que no altar estaria uma pessoa, um homem chamado ao Ministério, um Apóstolo, um Profeta, que iria te pastorear. Não iria dominar a tua vida, conforme Pedro disse: 1ª. Pedro 5:3 “nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.” ‘Não como dominadores!’ Um pastor não pode ser um dominador. Se ele é dominador  é porque é criança.

Só um maduro tem esse tipo de posição. Ele não vive do que é intelectual. O alimento sólido não é intelectualismo. Efésios 1:17 “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,” ‘Espírito de sabedoria e Revelação no pleno conhecimento!’ Para quê Efésios 1:18 “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos” Quer dizer que se não houver uma iluminação, se Deus não iluminar os olhos do coração e eu não conhecer a Riqueza da Glória, o meu chamamento de, qual é a minha esperança, aquilo que são as profundezas do coração de Deus, eu vou me deixar levar pela lógica. Eu posso te admoestar que essa questão da lógica é um drama na Obra de Deus.

Pessoas dizem: ‘Não pode haver gente nesta Terra para perdição e gente para salvação. Isso não é de Deus.’ Mas é a bíblia que diz que existem ‘vasos de honra e vasos de desonra. Há joio. E há trigo.  Não depende de quem quer, não depende de quem corre. Depende de Deus usar a Sua misericórdia.’ Não, não  há injustiça em Deus. Deus querendo justificar a Sua ira, Ele pune os vasos de desonra. Quem diz isso é Deus. ‘Vós não credes porque não sois Minhas ovelhas. As Minhas ovelhas ouvem a Minha Voz e Me seguem. Eu Lhes dou vida eterna. Jamais perecerão eternamente. Ninguém as arrebatará da Minha mão.’

Então, diz que o alimento sólido é para os adultos.  Hebreus 5:14 “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” Adulto em grego é  TELEIOS, quer dizer: Aquela pessoa que é perfeita, madura, plenamente desenvolvida. Uma pessoa  só chega a ser adulta se ela passar pela criancice. Tu tens um bebê, depois vira menininho, depois cresce, depois vira adolescente, jovem maduro e vai até chegar a adulto. Esse é um processo. Graças a Deus que é isto que o nosso Ministério faz: Leva as pessoas a um processo de saírem de criança, da inexperiência para a fase adulta para a experiência. Eu tenho as ‘faculdades exercitadas’ disse Paulo esta frase vem do grego AISTHETERION, ou seja, eu tenho os 5 sentidos exercitados. E com isso, eu consigo discernir o bem e o mal. Do grego ‘discernir’: PROS-DIAKRISIN,  ter os sentidos treinados, ter os sentidos aguçados.

Eu hoje, percebo logo quem está alinhado com a palavra de Deus, tenho os meus sentidos tão aguçados que distingo quem é da lei e  quem é da  graça. ‘É por fé.  É por certeza. É por convicção.

‘Então, como ter os 5 sentidos, AISTHETERION,   aguçados?

  O paladar-

 Hebreus 6:4 “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,” (nós provamos o Dom Celestial. Nós sabemos, no nosso paladar, o que  é bom de comer espiritualmente, e o que não é bom)  Eu tenho um paladar aguçado. Eu sei o que  é bom. Eu provei o Dom Celestial. Eu provei a comida de Deus, o Maná dos Céus. Como é que agora eu vou comer veneno?

A audição-

Apocalipse 2:7 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.”

 E os olhos, a vista, a visão?

 Diz  Efésios 1:18 “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos” ‘Iluminados os olhos do vosso coração!’O meu paladar, a minha audição, a minha visão, o meu olfato estão muito aguçados e apurados!

E o tato-

Diz  2ª. Coríntios 6:17 “Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,” ‘Retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras.’

 Amado irmão, tu não podes amar o mundo e amar a Deus. Estou te falando o que é verdade. Tu, agora, tens que acreditar se tu tens um bom paladar para provar o que é de Deus, uma boa audição para ouvir o Espírito, uma boa vista, olhos iluminados, uma boa visão, um bom olfato, um tato perfeito. ‘Não posso tocar nisso.  Não posso enganar ninguém… nem o  Imposto de Renda!’

Como é então, que eu saio da meninice para ser adulto?

Quem responde é Paulo  em  Hebreus 6:1 “Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus,”  Apliquemos portanto, a Palavra de Deus em todas as instâncias da nossa vida,para que nos mantenhamos sempre adultos espirituais.

Com especial carinho e zelo apostólico,

Apóstolo  Miguel Ângelo

Bispo Primaz

7 respostas

  1. Graça e paz !

    Muito relevante esse estudo.
    Muitos são os crentes imaturos, que não crescem .

    Resistem a uma vida de oração e estudo da palavra .

    Infelizmente, ao invés de uma vida com Deus, buscam “momentos com Deus”.

    Um abraço a vocês ,que Deus
    continue abençoando!🙏

    1. Glória a Deus 🙌🙏 amei 🖐️ o estudo 🙏
      Abriu ao meu intendimento acerca de algumas coisas que eu tinha dúvidas!
      Glórias a Deus 🙌 🙏 a paz de Jesus Cristo 🙏 no coração de todos os irmãos!

  2. Graça e Paz!!
    Muito bom o estudo da palavra, infelizmente a igreja de Cristo está como se fosse uma creche espiritual, cheia de criança espiritual.
    Oremos pra que nossos meninos comecem ler as sagradas palavras e que estudos como este seja divulgado mais.
    Que Deus continue abençoando a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE