+55 (21) 3017-9090

Rua Maricá, 320 - Rio de Janeiro

Top

COMO VENCER ADVERSIDADES?

COMO VENCER ADVERSIDADES?

 

Filipenses 4:13 “Tudo posso naquele que me fortalece.”

Vivemos em um mundo cheio de desigualdades e de diferenças. E a verdade é que estamos neste mundo. Somos peregrinos em direção à vida eterna. Precisamos conviver com as desigualdades que nos apresentam, diuturnamente.

Agora, essas diferenças, muitas vezes, são assustadoras. E vidas continuam sendo ceifadas no nosso país, destruídas. Há uma verdadeira pandemia histórica. Numa crise humanitária, o ser humano deixou de ter valor. Hoje, por causa de destruição, de acidentes, do álcool, da droga, dos abusos sexuais, da fome, há um grito ecoando em todos os países, especialmente, no nosso país. Há um grito! As pessoas estão gritando! E esta é a hora mais importante: a oportunidade maior que a Igreja de Cristo tem perante essas situações de demonstrar o amor de Cristo, para que as pessoas que estão nessas estatísticas de grandes desigualdades possam ter esperança de viver.

Então, amado, a Igreja de Jesus deve ensinar ao povo a sair do sufoco, do nó na garganta, e não existe nenhum meio a não ser pelo ensinamento da Bíblia Sagrada.

Como podemos confrontar o que é contra nós? Como podemos aprender a enfrentar problemas que nos geram desigualdades? Como podemos aprender a vencer obstáculos que no dia-a-dia surgem na nossa vida?

Gostaria, agora, que tu começasses a ver Deus como JEOVÁ-NISSÍ: o Deus que defende, que protege, que é a provisão.

Então, vamos começar a convergir os nossos pensamentos para essa realidade, porque muitos estão extremamente inquietos, desassossegados, porque vêm enfrentando as estatísticas de grandes desigualdades.

Há uma passagem na Bíblia que eu amo, que fala de um fato muito curioso: três nações decidiram lutar contra Israel, contra o povo de Deus. O rei, naquela época, chamava-se Josafá. Josafá estava numa grande desvantagem: eram três exércitos contra um. Estatisticamente, haveria uma grande devastação, seria uma grande derrota para Josafá e para o povo de Deus. Mas, o final da história todos nós conhecemos: Josafá venceu e derrotou as diferenças. As coisas mudaram, porque Josafá fez do modo certo.

Então, amado do meu coração, meu filhinho, independentemente do status de vida, do problema que estejas enfrentando, queria te dizer que a primeira coisa que aprendemos no Ministério Cristo Vive é: mesmo que as coisas não se encaixam, mesmo que as adversidades sejam enormes, mesmo que o médico tenha dito que é câncer, mesmo que o tumor tenha evoluído, mesmo que a tomografia computadorizada, mesmo que o advogado tenha dito; Deus muda situações quando se faz a coisa de modo certo.

Por que Deus quer que tu saibas disso? Por causa das batalhas, das desvantagens, das batalhas financeiras da vida. Portanto, todos os princípios que vais estudar comigo se aplicam em qualquer tipo de batalha que possas estar enfrentando, especialmente, quando dizes: “Não há saída!”

Então, o que fazer? Quais são as lições? Quais são os princípios?

A história conta em 2º Crônicas 20:1: “Depois disso, os filhos de Moabe (um exército), os filhos de Amom (outro exército), com alguns dos meunitas (outro exército), vieram à peleja contra Josafá.”

O demônio sabe que a forma que ele tem de assustar todo mundo é vir com os problemas na cabeça das pessoas.

Diz o texto nos versículos 2 e 3: “Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.  Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.”

A primeira atitude: “ele se pôs a buscar o Senhor.” Volta-te primeiro para Deus antes de tomar qualquer atitude. Não faças nada sem antes voltar-te para Deus.

O que havia acontecido antes desses acontecimentos com Josafá? Anteriormente, (lê em casa o capítulo 19, vais ver que houve um grande avivamento para o povo de Israel, houve um grande despertamento espiritual.) Deus começou a derramar benção e prosperidade. Houve uma alegria que foi enchendo o coração de todos.

Qual é a lição? Qual é o princípio que tiramos? Depois de uma vitória sempre há lutas, mas depois da luta sempre há vitória! Benção e batalhas andam juntas.

Então, Josafá teve medo e pôs-se a buscar o Senhor. Josafá teve medo! Isso é normal. A nossa carne é fraca. Não há nenhum gigante de ferro no mundo. Agora, não podemos deixar que o medo nos desmotive, que nos desestabilize, que nos desencoraje, que nos faça desistir.

Amado, não desistas, não te ponhas a olhar para o teu medo pessoal! Não corras! Não fujas das adversidades, das desvantagens. Não deixes nenhuma situação impossível te desmotivar. Portanto, lutas e desigualdades não são para que saias da Igreja, muito pelo contrário.

Josafá: BUSCOU AO SENHOR E FALOU COM DEUS SOBRE A SITUAÇÃO.

2ª Crônicas 20:5 e 6: “Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátio novo, e disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir.”

Amado, Deus é maior que os nossos problemas! As desigualdades são grandes, as diferenças são muito grandes, as estatísticas são estarrecedoras! Lembra-te do que Deus fez no passado, ele faz, hoje! Lê o versículo 7.  

SE DEUS FEZ NO PASSADO, ELE PODE FAZER, HOJE, AGORA, COMIGO E CONTIGO. Sim, exatamente, como fez no passado.

Diz o versículo 9: “Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois o teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.”

Satanás luta com quem entra na Casa do Senhor, porque, uma vez lá dentro, acabou! Ele não pode mais pegar, nem derrotar, nem fazer mais nada!

Não importa qual é a situação, não importa qual é a tua incapacidade, a tua inadequação, os teus temores, tu serás bem sucedido!

Diz no versículo 12: “Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.”

Se em Deus está a força e o poder, e se colocamos os nossos olhos Nele, o que podemos esperar? Vitória!

Precisamos confiar em Deus porque, quando uma situação está esmagadora, quando uma situação está irresistível, quando uma situação está dominando, quando a situação está acima das circunstâncias, podemos ver em Hebreus 12:2 e 3 “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus,o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”

Tudo o que Deus quer é que tu não desistas, que não te fatigues, não desmaies. Se tu não colocas o teu foco em Jesus, se tu não olhas firmemente para Jesus, vais te assustar com a vida.

No versículo 15, diz a Palavra: “e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.”

Agora, Deus vai falar em resposta. Josafá buscou primeiro a Deus, pôs o seu foco Nele, falou com Ele. E Deus diz: Primeiro: “Não temais!”

365 vezes, na Bíblia, Deus diz : “não temas!” Deus sabe que o temor acovarda as pessoas. Então, não temas, não te assustes por causa do exame médico, por causa da ameaça do advogado, por causa do cara que está te cobrando aquela dívida que está te intimidando e diz que vai te matar!!! Deus diz: A peleja não é tua!

Como Deus poderia deixar uma Igreja ser derrotada? Como Deus poderia deixar um fiel ser derrotado? Como Deus poderia te deixar envergonhado? Como pode? O sistema pode ser todo contra ti, mas, se tu estás do lado de Deus, o sistema cai.

A luta pertence ao Senhor. Não assumas o que é de Deus. Nós pertencemos a Deus, somos Dele, e Ele assumiu a responsabilidade de tudo que nos diz respeito. É Deus quem nos dá suporte. Quando confiamos em Deus, a batalha é dEle.

Diz o versículo 17 “Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.”

Tu não tens que pelejar, amado! Começa agora a confiar em Deus. Não desistas! Tu verás o salvamento, o livramento que o Senhor te dará! Não temas! Deus não desaponta ninguém! Não temas! A batalha é do Senhor! Deus nunca perdeu uma batalha! A vitória está assegurada. Isso é inevitável. Lê Romanos 8:36.

Tu verás Deus agir. Deus não quer que tu fujas das situações difíceis. Não é Sua vontade ver o povo de Deus sangrando. Deus quer que tu aprendas que Ele é suficiente em qualquer situação para tu venceres. Não fujas da responsabilidade. Sê confiante! O milagre acontecerá!

Mostra o versículo 20: “Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.”

Crê em Deus, no caráter de Deus, e tu estarás seguro!

Deus não é uma imagem, não é uma estátua, não é homem para mentir, nem filho do homem para prometer e não cumprir.

O que é crer no profeta? É crer na Palavra, é crer nas sete mil promessas. Amado, nenhum problema, nenhum conflito pode te derrotar.

Em 2ª Timóteo 2:11 a 13 diz: “Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.”

Voltemos a 2ª Crônicas 20:21: “Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.”

Amado, Deus tem uma estratégia! Deus tem sempre uma pessoa num lugar chave! Deus tem sempre uma saída aonde não há saída! Deus tem sempre a solução!

Dizem os versículos 22-23 “Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados. Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, tendo eles dado cabo dos moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se.”

Nesta hora, Deus está agindo a nosso favor, amado! Deus está no controle e nada poderá nos separar do amor de Deus. Tu que tiveste perdas afetivas, crises financeiras, um verdadeiro rolo compressor, um dia estás lá em cima, e no outro dia estás lá em baixo, Deus te defende, Deus cuida de ti! Tu sabes porque Deus faz isso? Quem responde é Paulo em Romanos 8:31 “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

Se a batalha é grande, começa, agora, a confiar. Começa, agora, a louvar antes da vitória chegar. Começa bem cedo a dizer: “Senhor, eu Te louvo!” Deus porá emboscadas. Deus trará a solução!

Dizem os versículos 24-25 “Tendo Judá chegado ao alto que olha para o deserto, procurou ver a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente. Vieram Josafá e o seu povo para saquear os despojos e acharam entre os cadáveres riquezas em abundância e objetos preciosos; tomaram para si mais do que podiam levar e três dias saquearam o despojo, porque era muito.”

Amado, Jeová-Nissí sempre te defenderá. Nunca te abandonará! Hoje é o dia da vitória! Volta-te para Deus. Fala com Deus. Lembra-te do que Josafá fez, diz como estás te sentindo. Louva o Senhor. Sabes por quê? Porque a batalha é Dele! Isso é verdadeiro! Isso é sagrado! Não pode ser de outra forma. Diz: A batalha é de Jesus! Senhor Jesus, eu não vou lutar as minhas batalhas, eu vou ficar parado! Eu vou me aquietar, não vou ter medo!

Deus quer que tu descanses no Seu colo. A batalha não é tua! A batalha não é tua! A batalha não é tua, é de Jesus! Não tentes lutar as batalhas de Deus; tu perderás! A batalha não é nossa, é de Deus. Estás acreditando nisso? Porque não há outro caminho. Tudo que o maligno quer, é que tu não acredites.

Somos de um mundo especial. Somos do mundo OKUMENE, o mundo da salvação! Deus nos criou a sua imagem e semelhança. Deus nos fez a Sua extensão. E para quê? Para sermos envergonhados neste mundo? NÃO!

Qual a diferença que tu tens? A batalha pertence ao Senhor, mesmo que tu ainda não sintas na carne nem os olhos estejam vendo, mas Deus já viu o final da batalha. A vitória é tua! Deus vai confundir os inimigos.

Quando Deus age, ninguém impede. Deus sabe como agir. Ele confundirá os teus inimigos, os exames, abrirá uma porta aonde não há porta, abrirá uma oportunidade aonde não havia oportunidade.

Podem vir quantos exércitos vierem, pois a vitória é tua. O sangue de Cristo foi derramado por ti. Diz: Senhor Jesus, eu creio na Tua Palavra. A Tua Palavra diz, eu creio, recebo, acredito, e a Tua Palavra não mente. Senhor Jesus, eu ponho os meus olhos em ti, fixamente. Não vou me desviar para a esquerda, não vou me desviar para a direita.

O profeta diz, e quem crê em Deus, no caráter de Deus, está seguro. Está seguro! Quem crê nos profetas, quem crê nas promessas, prosperará! Diz: Eu estou seguro porque creio no caráter de Deus.

Deus é imutável, não mente, não falha, nunca perdeu uma batalha, e a Palavra Profética se cumpre. Recebe!!!!!! Recebe!!!!!

Diz: a batalha não é minha!!! Eu já ganhei!! Eu já venci!!! Os meus inimigos vão se confundir!!! Eu estava em desvantagem somente aparente, sempre estive em vantagem. Deus sempre esteve comigo. Deus sempre foi por mim. Ele é maior!

Descansa! Deus está lutando, agora, por ti. O inimigo está sendo confundido. A peleja não é nossa. Como nós poderíamos enfrentar o mundo, com os seus poderes, se Deus não fosse ao nosso favor?

Vamos orar ao Senhor.

Senhor Jesus Cristo, creio que a batalha não é minha, mas Tua. Por isso, entrego as minhas lutas, as minhas dificuldades, as minhas incapacidades, as minhas insuficiências. Declaro que creio na minha vitória, porque a minha vitória é a tua vitória, porque Tu nunca perdeste uma batalha. Eu não posso perder nenhuma batalha. É para a glória de Deus. É para a honra do Senhor, para o engrandecimento da glória de Deus e para o Reino. Assim, confesso e recebo que a batalha já está ganha, em nome de Jesus. Amém.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Se nossa Mensagem tem abençoado a tua vida, se estas palavras tem feito bem ao teu espírito, ajude-nos a mantê-la, seja um semeador. Com certaza seu dízimo e oferta semeado em nosso ministério de evangelização, será honrado por Deus em tua vida com bençãos sem medidas. CLIQUE AQUI PARA DOAR!

Compartilhar
13 Comentários
  • Cássia Luiza
    11/02/2010em15:33

    Apostolo Miguel Ângelo que Deus contineu te abençoando essa palavra veio de encontro ao meu coração e foi muito edificante. Amém, amém e amém eu recebo eu essa palavra para minha vida!

  • bispa deolinda
    18/02/2010em14:29

    Amado Apostolo Miguel Angelo esta palavra veio de tal maneira ao meu coração nãosó me tem ajudado a mim como aqueles a quem a teem lido amém dou graças a deus por ter conhecido vos amo muito deolinda

  • cecilia
    25/02/2010em20:15

    Pastor Miguel Angêlo.Amo essa igreja e a palavra que sai deste altar.Eu estou extremamente grata por tudo que já aprendi, lendo os livros,assistindo os cultos,vivo sossegada quanto a minha salvação.Fui curada do câncer no estômago por acxreditar nessas verdades.Meu nome é Cecilia moro na cidade de Penha,SC.Abraços.

  • Maria Lucia
    28/02/2010em16:37

    Amado Apostólo, que mensagem maravilhosa e edificante, falou grandemente ao meu coração e foi bálsamo de Deus para a minha vida, louvo e agrdeço ao Senhor Jesus Cristo por pertencer ao Ministério Cristo Vive e por saber que o Senhor é verdaderamente um instrumento de Deus para abençoar as nossas vidas e de nossos familiares.Eu os amo, a todos da Família Apostólica e sou muito abençoada por fazer parte desta grande e alegre familia em Cristo Jesus.
    Graça e Paz.(Que Deus em Cristo sempre nos conduza em triunfo).Glórias a Deus.

  • florisvaldo
    20/03/2010em18:03

    estava lendo sobre este assunto e o Senhor me deu uma mensagem muito ungida , foi quando resolvi ver como Deus poderia usar outras pessoas no mesmo tema , quando me deparei com esta ministracao senti ainda mais a presenca de Deus e a confirmacao para que eu ministrace esta mensagem !!! amem DEUS SEJA LOUVADO

  • cristina baptista
    11/04/2010em02:18

    Como poderíamos lutas, vencer,somos totalmente dependentes do nosso Senhor Jesus, Ele é por nós todos os dias, creio e recebo totalmente a palavra de Deus, confio plenamente na palavra de DEUS, sei que Ele está no controle de tudo e confesso diariamente que sou dependente de TI.

  • jose divaldo
    10/09/2010em22:05

    Foi uma benção esse sermão , Jesus é o Senhor. Que cada dia mais o Senhor de a vitória ao ministério desta igreja de Jesus.

  • edilson neves
    12/10/2010em21:34

    q palavra maravilhosa irmao miguel, veio d encontro com o mom. q estou passando, mais creio no poder da palavra d Deus e nas suas promessas e q sempre dependo do senhor Jesus na minha vida, pois é no nome dele q vou vencer. q Jesus te abencoe kda vez mais meu amado.

  • Alfredo
    30/12/2010em07:34

    Nossa essa palavra veio em cheio!! neste exato momento que etsava lendo estou passando por uma necessidade incrível, mas acalmei meu coração porque a luta é realmente dele. Deus abençõe

  • vera lucia
    08/01/2011em07:48

    ao ler esta poderosa mensagem,meu coração que estava triste se alegrou, esta poderosa mensagem me colocou de pé glorias ao nosso Deus, que é poderoso, e que conhece as nossas necessidades.Deus continue abençoando o nosso amado apostolo.

  • samy
    12/03/2011em12:18

    eu recebo em nome de jesus!vou olhar primeiro pra ti sonhor e nunca desistir……en nome de jesus

  • presbitero.narciso
    06/08/2014em11:23

    obrigado a paz do SENHOR JESUS

  • Jilmar Moura Cavalcante
    16/04/2017em08:57

    Pastor.
    Obrigado pelos ensinamentos e quero lhes dizer que essa mensagem veio na hora certa em minha vida.
    Eu que estou passando por dificuldades enormes, meu casamento destruído, uma irmã acometida de um câncer cruel, é minha empresa com dívidas e problemas judiciais, eu já não sabia mais o que fazer, agora sim já sei, basta crer que toda a solução está em Nossk Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Escrever um Comentário