cropped-Logo_azul.png

FÉ É A CERTEZA, FÉ É A CONVICÇÃO

COMPARTILHE

Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”

 

Meus amados irmãos, minha família, povo de Propriedade Exclusiva de Deus, ovelhas de Jesus, aqueles que são parte da Universal Assembleia dos Santos, primogênitos, que têm os seus nomes arrolados nos altos céus, irmãos queridos, minha família, meus filhos.

Iniciamos  uma nova década; e o Espírito Santo me incumbiu, inspirou e encorajou  para preparar o povo do Senhor, seja  o da Igreja  presente como o povo que está distante e assiste nossas mensagens pela mídia. O objetivo é  ensinar o povo é viver uma nova década com fé. No domingo passado, eu ensinei que, ou tu vives com fé, ou tu vives com medo. As pessoas que vivem com fé  estabelecem alvos de fé; não vivem por viver, não estão aqui por um acaso. Acreditam na Bíblia, estabelecem alvos e metas.Salientamos portanto, alguns pontos que nos servem de orientação que para atingir os objetivos precisamos:

1º. Estabelecer metas, criar alvos e  desenhar projetos em cima da Bíblia Sagrada.

A  primeira meta para tua vida é que TU sejas um novo  TU para esta década.  Um novo TU para uma nova década. Todo mundo tem alvos na vida, mas só 3% das pessoas estabelecem alvos e projetos em cima da Bíblia Sagrada. Pode  ser um projeto simples, como perder peso, fazer um trabalho especial, fazer uma viagem; desenhar um projeto de vida grande, que tem implicações grandes, como a casa própria, a empresa, um curso superior. Não importa que tipo de alvo ou de meta  tu tenhas, o que é importante é que ela seja traçada em cima daquilo que a Bíblia diz. Eu quero que, todos os membros deste Ministério tenham fé, convicção e certeza e aprendam com o ensino do Altar a estabelecer projetos grandes de vida, que se cumprirão  nesta década!  97% do restante, não tenta fazer projetos ou melhor, não faz projetos por causa do medo do fracasso. Acha que é  melhor  não tentar fazer um projeto porque tem medo de fracassar ou de falhar. Mas, eu quero  dizer às pessoas que têm fé, que esses medos são irreais, são coisas da imaginação, são medos baseados em falsos conceitos. Diz Hebreus  11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” Diz que a fé é certeza. A fé não pode ser medo. A fé não pode ser pânico. A fé não pode ser dúvida. Fé é certeza. Fé é convicção.Esta década tem que ser diferente para todo mundo que está seguindo  a Bíblia Sagrada na visão da Graça.

 Para se fazer alvos, metas e projetos de fé, desta convicção, desta certeza é preciso ter  uma visão,  por isso que  o Sábio Salomão em Provérbios 29:18 “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.” Ou seja, não havendo visão, não havendo projeto diz a Palavra do Senhor,  ‘o povo se corrompe.’ Até tu entenderes que  podes mudar, que  podes conquistar o teu alvo, que  podes ser diferente, dentro de uma visão disso, nada acontece. Mas, depois que tu crês que é possível, passas a acreditar que a fé pode mudar, sim! A fé pode conquistar, sim! A fé pode atingir, sim! Porque a fé é certeza, a fé é convicção.

2º.Criar uma disciplina espiritual.

 Quando eu estabeleço uma meta, um alvo, um projeto que envolve fé, eu crio uma disciplina espiritual. Não é apenas ter uma boa ideia na cabeça, mas criar uma disciplina e seguir  essa disciplina.  Eu crio disciplina toda vez que eu traço um objetivo, que monto um projeto ou estabeleço um foco. Eu invisto a minha vida dentro dessa disciplina espiritual. Porque,  eu não conheço uma pessoa bem sucedida que seja infiel espiritualmente. Não conheço! São mais de 36 anos de vida ministerial e de vida íntima com Deus, e sempre vi que quem não é fiel espiritualmente, não é bem sucedido!Pessoas com disciplina espiritual não faltam à Igreja, o time de futebol não é mais forte do que Jesus, são dizimistas de Dezembro à Janeiro, de Janeiro à Dezembro, sabem que têm um compromisso com Deus.

Existem  quatro tipos de pessoas:

1.As pessoas que fazem coisas acontecer.

2.As pessoas que veem coisas acontecer.

3.As pessoas que não têm ideia do que vai acontecer.

  1. E as pessoas que criticam quem faz coisas, que sonha, que faz projetos em cima da fé bíblica.

Os meus irmãos não imaginam que tipo de disciplina quase que espartana eu criei na minha vida para construir a catedral, para construir esses prédios todos, para fazer um Ministério e avançar nele. Isso tudo é resultado de muita disciplina. Eu não posso levar isso com uma perna nas costas. Um dia orar, no outro dia não orar. Um dia vir à Igreja, outro dia não vir. Não! Não existe vitória de projetos que não sejam centrados numa disciplina espiritual. O próprio Deus, o Criador, o Senhor Jesus estabeleceu alvos, criou metas na sua criação.

Há coisas que já aconteceram, há coisas que vão acontecer, há coisas que estão acontecendo dentro dos projetos de Deus. Diz  Apocalipse 1:19 “Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.” ‘As que viste (as que já aconteceram), as que são (as que estão acontecendo), e as coisas que hão de acontecer depois.’ O próprio Deus tem planos. As coisas não acontecem por um acaso.

3º. Focar no projeto ou na meta estabelecidos.

Quando eu tenho metas e alvos espirituais com fé, a minha vida e a minha energia têm que estar focadas naquele projeto. Eu não posso fazer 74 coisas ao mesmo tempo. Eu estabeleço um projeto crio disciplina espiritual concernente à realização daquele projeto. Qual é, agora, o meu projeto? É o meu curso superior? É a minha casa própria? É aumentar a minha rede de padarias? É fazer a minha oficina muito mais completa? É o meu casamento?Então, tu sabes que tens que focar a tua vida e a tua energia naquele projeto. Paulo disse  em 1ª. Coríntios 9:26 “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.”  Pensar portanto,  ‘Eu tenho uma meta. Eu não fico correndo sem uma meta. Eu sei o que eu quero.’ Ou  ‘o que eu quero? É construir a minha casa? É comprar o meu terreno? É fazer uma Igreja acontecer? É entrar num satélite? É fazer uma obra na minha casa?’ Não se pode correr sem metas. Eu não desfiro golpes no ar. Eu não fico dando murros para cá e para lá. Era isto que Paulo queria dizer

Diz Efésios 5:-17 “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,” Veja como andas!Há quantos Domingos tu não vens à Igreja? Quantas vezes tu faltaste de Janeiro à Julho, aos Domingos? Quantas vezes tu não vieste numa Quarta-feira? Meu amado,  se tu queres ter benção de Deus, cria disciplina espiritual e foca a tua energia, a tua vida naquele alvo que estabeleceste e segue essa disciplina espiritual.

 4o.Metas e Alvos  feitos com fé, fortalecem a confiança na fé.

Diz Hebreus 10:35 “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.” A confiança tem grande recompensa! Grande galardão! Tu não podes abandonar a confiança! Tu não podes começar uma coisa e desistir. Tu não podes dar um passo e depois recuar 30! Tens que perseverar! Tens que sair dos sonhos para a prática, para a realização daquele sonho. Há pessoas que sonham muita coisa ao mesmo tempo. Diz  Hebreus 10:38 “todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, – nós não estamos aqui para retroceder – nele não se compraz a minha alma.” ‘O Meu justo vive por fé!’ Nós não estamos aqui para retroceder.  Hebreus 10:39 “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” Conforme a vossa fé, a vossa certeza, a vossa convicção.’

Eu quero te desafiar a fazeres grandes projetos com fé em Jesus Cristo. Porque senão, nada acontecerá! Diz  Romanos 14:23 “Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; – agora, ouve: – e tudo o que não provém de fé é pecado.” ‘Tudo, absolutamente tudo, o que não provém da fé é pecado!’ Não adianta tentar fazer projetos sem fé. É pecado!Esses projetos não vingam!Tudo que vem da fé é certo.

Há quem diga:

Para eu estabelecer alguma coisa, seja meta,  um projeto,  um sonho eu tenho que correr risco? Sim,  corra o risco que tiver que correr, Deus vai te honrar. Tu estás estabelecendo metas, projetos, sonhos em cima de um projeto com Deus. Quando nós comparecermos perante o Tribunal de Cristo, não levaremos nada a não ser o que nós somos. É no processo do desenvolvimento dos nossos alvos que Deus constrói o nosso caráter. Na hora que tu tens vontade de desistir, na hora que tu tens vontade de parar, na hora que tu tens vontade de mudar, na hora que tu tens vontade de fugir, Deus trabalha no teu caráter.

Todos os desafios, metas e alvos nos tornam pessoas mais maduras, mais polidas, mais educadas, mais conscientes, mais fortes, mais espirituais. Quando tu estás num processo desses,  Deus trabalha o teu caráter. Tu aprendes a confiar em Deus, tu aprendes a amar a Deus, tu aprendes a perdoar o próximo, tu te tornas como Ele. O fruto do Espírito começa a ser evidente. Diz Gálatas 5:22-23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Olha, isso tudo que tu acabaste de ler comigo, mostra o caráter de Jesus e isso começa a ser impregnado e manifestado na tua vida.Diz Colossenses 2:6-7 “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados e edificados e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.” Cada coisa que eu fui fazendo aqui na Igreja eu dizia: ‘Graças a Deus…’, ‘Graças a Deus…’, ‘Graças a Deus…’, ‘Já temos as paredes,Graças a Deus; ‘Já temos as janelas, Graças a Deus; ‘Já temos o telhado, Graças a Deus…’, ‘Graças a Deus…’, ‘Graças a Deus…’, e agora? Terminou tudo e eu digo: ‘Isso aqui foi Deus que fez.’ Não há mérito nenhum meu aqui, todo o mérito,, toda a honra, toda a glória pertence a Deus.

Tu podes dizer: ‘Mas Apóstolo, esses  itens que o senhor evidenciou  acontecem no automático?’

Não de forma nenhuma! Nada é fácil, nada é  instantâneo. Tudo leva tempo para se ficar maduro na fé! Para ter a consciência que Deus não opera com malandragem espiritual, leva tempo. Deus não opera de qualquer jeito, Deus opera do jeito que Ele estabeleceu, por isso é tão importante se seguir uma disciplina espiritual em qualquer coisa que fazemos.

5º. Todas as metas e alvos de fé têm que me trazer esperança.

 Diz  Romanos 15:13 “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.” Ricos de esperança! Nós temos que ter esperança! A vida é dura. A vida tem obstáculos, a vida tem problemas, a vida tem crises. Mas, quando tu estabeleces alvos na fé, eles te mantém vivo!

Jó também se desencorajou  num determinado momento; sentiu-se fraco, vejamos o que ele disse em Jó 6:11-13 “Por que esperar, se já não tenho forças? Por que prolongar a vida, se o meu fim é certo? Acaso, a minha força é a força da pedra? Ou é de bronze a minha carne? Não! Jamais haverá socorro para mim; foram afastados de mim os meus recursos.” Olha aí! Um homem totalmente derrubado pelo desencorajamento. Mas, mesmo sentindo-se assim, ele foi alimentando a sua vida com Deus e no capítulo de Jó 42:2 “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” Versículo 5: Jó 42:5 “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.” ‘Eu te conhecia porque a turma falava, mas agora os meus olhos te veem. É minha fé!’ E em Jó 42:10 “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.” Ele também passou pelo desencorajamento.

Alguém pode perguntar: ‘ Então, quais são os alvos que Deus abençoa?’ Pois há alvos que Deus não abençoa.

  1. Deus só abençoa os alvos que trazem Glória para Deus.

Diz 1ª. Coríntios 10:31 “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, – qualquer projeto que tu faças – fazei tudo para a glória de Deus.” Faça tudo para a Glória de Deus!

  1. b) Os alvos que Deus abençoa são aqueles que são motivados pelo amor. Não são os que são motivados pela inveja, pelo ciúme, pelo orgulho, pelo materialismo e pela cobiça. Esses, Deus não abençoa!
  2. c) Os planos que Deus abençoa são os que cumprem os propósitos de Deus na nossa vida.

Diz Atos 13:36 “Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção.”

Então, se os teus alvos são para cumprir os propósitos de Deus na tua vida, estabeleça-os imediatamente. Porque a vida não é só vida física. Nós estamos aqui sendo preparados para viver a eternidade. E os nossos planos têm que ser segundo os desígnios de Deus.

  1. d) Os planos que Deus abençoa são os planos estabelecidos por fé.

 E os estabelecidos em cima da fé são aqueles que tu dependes de Deus. Diz  Hebreus 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

  1. e) Os planos que Deus abençoa são aqueles que são ativados pelo poder de Deus.

Porque há pessoas que fazem planos seguindo livros de autoajuda. ‘Ah, eu fui comprar  o Segredo. Tu estás te agarrando à canoa furada.’ Amado, nenhum livro nesta Terra tem o poder que tem a Bíblia Sagrada. Diz Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”

Eu não quero que tu percas um só dia nesta década. São dias importantes. Eu digo que  esta década é  Uma década divina. Eu quero ver, de cada membro desta Igreja um projeto. E tu vais alcançar esse alvo, pois, Deus tem para tua vida infinitamente, mais do que tu pensas.Diz  Provérbios 16:1 “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” Ai! Não é só sonhar apenas, e fazer planos! E  a resposta certa vem do Senhor.

Agora, tu vais voltar para casa, vais ficar lá com Deus e dizer: ‘Senhor, este homem tem razão. Eu não posso andar em círculos, em círculos, em círculos. Eu tenho 10 anos para viver pela frente. E eu sei Senhor, que a resposta certa é o que ele ensinou! Aqueles planos que são ativados pelo Teu  poder, são estabelecidos pela fé, cumprem os propósitos de Deus, são motivados pelo amor, trazem Glória para Deus. Então, a resposta certa é isso que eu aprendi do Altar da minha Igreja, ensino este dado pelo meu Bispo. Salmo 37:4 “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” Agrada-te! Não faltes aos cultos! Agrada-te do SENHOR, porque se tu te agradares do Senhor, Ele satisfará os desejos do teu coração.

Então, confia no Senhor! Agrada-te, Dele e Ele satisfará os desejos do teu coração!Assim seja, assim disse o Senhor!

Teu apóstolo irmão e  Amigo,

Miguel Ângelo da Silva Ferreira

              Bispo Primaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE