cropped-Logo_azul.png

As Sete Colunas da Sabedoria.

COMPARTILHE

Provérbios 9:1 “A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas.”

Hoje, vamos falar, especificamente, sobre uma casa construída com sabedoria. Assim, a primeira coisa que precisamos saber é que existem palavras muito semelhantes na Bíblia, como a sabedoria e o conhecimento.

Conhecimento é quando tu sabes de um fato. Mas, a sabedoria é quanto tu sabes o que fazer com os fatos da vida, quando tu sabes lidar com as situações, quando tu sabes enfrentar, espiritualmente, as adversidades. Portanto, é muito interessante que saibamos distinguir o que é conhecimento e o que é sabedoria.

Por exemplo, sabes que o fumo faz mal à saúde e provoca câncer. Isso é conhecimento. Sempre que alguém fuma, é candidato à morte. Todo mundo sabe disso. E qual é a sabedoria no meio de tudo isso? É pegar o cigarro, jogar fora e nunca mais fumar.

Salomão diz em Provérbios 3:13-16 “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra.”

Toda pessoa sábia tem mais tempo de vida; riquezas e honra chegam a sua vida. Lê Provérbios 3:17-18.

Todos nós estamos construindo uma casa chamada vida! Tu deves viver na casa que constróis. As sete colunas de que o sábio Salomão fala, e sabemos que o número sete, na Bíblia, é o número da perfeição, mostra como se constrói uma casa, uma vida feliz, com longevidade, com honra, com riquezas, com prazer.

Vamos, então, mostrar que Jesus fez um seminário e ensinou como construir uma casa. Além de Engenheiro e Arquiteto do universo, Jesus também é o Engenheiro e Arquiteto de casas. Olha como Ele explica em seu seminário. Mateus 7:24 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;”

Jesus agora dá um seminário mostrando como se edifica. Ele diz em Mateus 7:25-27 “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” O insensato constrói sua casa de qualquer maneira.

Tu só podes saber qual é a qualidade da tua casa, da tua vida, no dia da adversidade. Quando tu aprendes a Graça de Deus, edificas tua casa com ouro, prata e pedras preciosas. Ou seja, com valores fortes, valores eternos, e não com palha, madeira e feno, conforme as expressões de Paulo.

Só há duas espécies de construtor: Ou ele é prudente e constrói sobre a rocha, ou ele é insensato e constrói sobre a areia. E só há duas espécies de fundamentos, ou fundações: Ou é rocha sólida, ou é areia. Portanto, cada vida, cada casa – eu sou uma casa, tu és uma casa construída – é testada. Todos passamos por provações, por tempestades, por adversidades. E a qualidade de uma construção é vista pela resistência que ela oferece a tempestades. Olha como diz em Mateus 7:25 “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.”

É na adversidade que tu dás Graças a Deus por ser da Igreja de Cristo. Olha, há gente crente que fica maluca, louca, vai para o hospital, entrega-se à depressão, à angústia, quer se suicidar, toma remédio, esconde-se em casa, não aparece, fica sem ver a luz. São crentes, têm Bíblia, vão às Igrejas, mas, quando vem a tempestade e o vento, eles não têm bons materiais, e a casa cai, e é grande a ruína.

Estamos entendendo que Salomão construiu a sua casa sobre sete colunas. Ele disse que seria uma casa construída com sabedoria, que resistiria às tempestades, que traria felicidade, paz e prosperidade. É isso que tu queres? É isso que eu quero. É isso que todos nós necessitamos.

Vamos entender, hoje, quais são as colunas de sabedoria que resistem à tempestade, que trazem felicidade, paz, harmonia e prosperidade.

1ª. Coluna: O temor do Senhor.

O temor do Senhor é o princípio do saber. Diz Provérbios 1:7 “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”

O que é temor de Deus? Temor de Deus não é tu sentires medo de Deus, achando que, se Jesus vier amanhã, vais ficar. Não! Se Jesus vier amanhã todos iremos com Ele, porque estamos mais do que preparados, santificados, justificados em Cristo. Temer quer dizer: Ter reverência e respeito.

Tu sabes onde começa uma vida de temor a Deus? Na vida de oração. A esmagadora maioria do povo de Deus não tem uma vida de temor a Deus na questão da oração.

Irmão, tenho batido nesta tecla: há falta de temor a Deus. Por exemplo, muitas vezes, a igreja é trocada pelo time de futebol que está jogando. Onde está o temor a Deus? É por isso que, quando passa um vento, a casa cai.

Normalmente, as pessoas não costumam ter uma vida de consagração. Mas a Bíblia diz que o temor a Deus exige que tenhas um rompimento com o mundo. Tu não podes mais amar o mundo. O Brasil e as nações do mundo não temem a Deus. Usam o Seu Nome em vão, desprezam a Palavra do Senhor, abandonam a Casa de Deus num dia de domingo. Amado, se tu não guardares o domingo na Casa do Senhor, a quem tu temes? Quem tu respeitas? Quem tu reverencias?

A maioria das pessoas, hoje em dia, aceita o aborto livre. Uma pessoa que teme a Deus não pode aceitar o aborto livre. As pessoas têm uma relação sexual, engravidam e se dão o direito de abortar. Não pode ser assim!

As nações louvam a adoram falsos deuses e demônios. As nações se esquecem de Deus. Obadias, o profeta menor, diz em Obadias 1:15 “Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça.”

Aqui no Brasil, o satanismo tem tomado conta do nosso país, até na vida de muitos dirigentes desta pátria. Já existe uma luta entre dirigentes querendo que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja aceito. Isso se chama Sodoma e Gomorra.

A Bíblia diz que a pessoa que teme a Deus é feliz. É feliz porque cremos em um só Deus, no Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, na infalibilidade da Sua Palavra. Somos governados pelo Senhor Jesus Cristo. Somos dirigidos pelo Espírito Santo e tememos a Deus.

O temente a Deus não vai um dia à Igreja e falta dois, nem só vai uma vez por semana. Esse não é temente a Deus. Sê temente a Deus. Estou te dando materiais firmes e fortes para a construção da tua vida.

2ª Coluna: A Misericórdia.

Diz a Palavra em Lamentações 3:22-23 “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”

Amado, as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. Elas se renovam a cada manhã. Lê 2 Samuel 24:14

Os homens, normalmente, não são misericordiosos. O que diz a Palavra no Salmo 23:6 “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”

Ora, se Davi disse que era melhor cair nas mãos de Deus, porque Deus é misericordioso, e não os homens, e que a bondade e a misericórdia de Deus hão de segui-lo, gostaria de dizer aos que lêem este Recado: se Satanás conseguir tirar a misericórdia da nossa conduta, ele matou o cristianismo.

A Igreja que não é misericordiosa, que não tem compaixão com os que sofrem, deve fechar as suas portas.

A Igreja não é um tribunal para julgar os crentes e as pessoas de modo geral. Ninguém tem o direito de julgar ninguém na obra de Deus; nem de se meter na vida de ninguém.

Vejamos Atos 15:5 “Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés.” Atos 15:15.

Diz Atos 15:10 “Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?”

Eles colocavam jugo sobre os ombros das pessoas para as punir, condená-las. É muito simples se apontar o dedo para uma pessoa, só que, quando tu apontas um dedo para alguém, não esqueças que tens quatro dedos teus apontados para ti.

Diz Mateus 5:7 “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.”

Aqui não diz que alcança câncer, mas que alcança misericórdia. Amado, muita gente tem sido perdoada porque usou de misericórdia para com os outros. Quem não é misericordioso nunca recebe misericórdia.

3ª Coluna: Confiança.

Amado, qualquer relação para dar certo deve ser baseada em confiança. Vê Hebreus 10:35 “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.”

Sou salvo, tu és salvo, porque confiamos na Graça de Deus. Somos curados porque confiamos nas Chagas de Cristo. Somos livres porque temos confiança no poder do Nome de Jesus. Somos perdoados porque acreditamos no Poder e confiamos no Sangue de Jesus. Temos esperança do futuro porque acreditamos no Deus a quem servimos. Ele tem toda autoridade. Confiamos nessa autoridade. Diz Isaías 57:13 “Quando clamares, a tua coleção de ídolos que te livre! Levá-los-á o vento; um assopro os arrebatará a todos, mas o que confia em mim herdará a terra e possuirá o meu santo monte.” Não é o que confia em ídolos, é o que confia em Deus.

Deus pede, na Bíblia, para confiarmos Nele. Lê Apocalipse 21:8.

Amado, confia no Deus vivo. Ele não se importa com o teu passado. Se pecaste, erraste, praticaste um crime, pulaste a cerca, hoje, confia! Confia em Deus, porque Ele tem a solução para todos os teus problemas. Ele vai derrubar todos os gigantes que intentam contra ti. E, Ele manda te dizer neste Recado: “Nada te será impossível. Tudo te será possível.” Recebe essa Palavra!

4ª Coluna: A administração do dinheiro.

A Bíblia fala em honras, riquezas e felicidade. Então, o que a Bíblia diz a respeito da administração do dinheiro? Nós já ensinamos diuturnamente, esse assunto, porque Salomão disse em Provérbios 3:9 “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;”.

Tu honras a Deus quando pegas as primícias da tua renda, os teus bens, o teu dízimo e os dás ao Senhor.

A Palavra diz em Provérbios 3:10 “e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”

Para que alguém tenha prosperidade é preciso obedecer à Palavra. Dizimar é fechar as portas para o ladrão. Os dez por cento se tornam um milagre, acabam com contas atrás de contas, com contas extras, com dinheiro no saquitel furado, com a maldição econômica. Portanto, se tu és um empresário, um negociante, se tens um restaurante, uma loja, uma fábrica, um escritório e tudo te acontece de negativo, se tens avarias, quebras, empregados que dão problemas, gastos invisíveis, talvez te perguntes se Deus pode te ajudar? Deus pode te ajudar e quer te ajudar! Deus tem um milagre financeiro para ti. Jesus já levou os nossos pecados, as nossas doenças, a nossa pobreza para nos dar paz, saúde e prosperidade. E Ele diz à Igreja que não é contra a riqueza. Pobreza não é uma bênção, pobreza é maldição. Deus ama a prosperidade dos Seus filhos eleitos e amados.

Diz João 10:10 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

O ladrão, Satanás usa pessoas para nos roubarem, enganarem-nos, prejudicarem-nos, usa pessoas que não pagam o que devem aos crentes. E, às vezes, a pessoa fica com medo de se proteger dessa situação e diz que não dará o dízimo porque fará falta. Aí o ladrão vem e leva. Onde está a solução para isso? Está em fechar as portas ao diabo, ao ladrão, através da fidelidade ao que diz a Palavra. Lê Malaquias 3:10-11

Quando tu honras a Deus com o teu dízimo, Deus te dá cobertura, e as portas se fecham ao diabo.

Hoje, tu podes ver o fim da tormenta financeira na tua vida. A partir de hoje, o inimigo não te tocará mais. O príncipe das trevas não tocará na vida daquele que tem a administração do seu dinheiro nas mãos de Deus. Esse é o lar que tem prosperidade.

5ª Coluna: A felicidade.

Amado, muita gente chega à obra de Deus dizendo que já esqueceu ou nunca soube o que é felicidade. Diz em Provérbios 3:13 “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;”. Feliz o homem que sabe lidar com as dificuldades, as intempéries e as adversidades.

Existem milhares de pessoas, no mundo inteiro, que não conseguem sorrir, porque deixam que a sua alma fique amargurada, lamentam-se, ficam num estado como se a sua vida fosse um livro de Lamentações de Jeremias. Há gente que diz que não tem nada para ser feliz. Amado, cristianismo começa com a alegria do Espírito. Lê 1 Tessalonicenses 5:16.

Muita gente tenta encontrar felicidade na bebida, na droga, no prazer sexual irresponsável, mas a felicidade não está nessas coisas. A felicidade só existe em Cristo Jesus. E a sabedoria de Deus gera felicidade. Tu não precisas ficar de cara amarrada, porque tens uma dádiva que o servo do demônio, o joio e o cabrito não têm. Lê Romanos 14:17.

6ª Coluna: A crença no Senhor.

Diz em Provérbios 3:26 “Porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos.”

Diz Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” Tu esperas o teu negócio, a tua casa, o teu carro, então, recebe tudo o que esperas!

Diz em 1 João 5:4 “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

Tu deves crer em Deus, nas promessas, na Palavra, em ti mesmo! Tu precisas ter auto-estima; deves te olhar no espelho e dizer que és bárbaro, que és filho de Deus, que tens a imagem e a semelhança de Deus. Tu deves amar a ti mesmo. Lê Hebreus 11:6.

Vive por fé. Nada é impossível a quem libera a fé; a quem acredita.

7ª Coluna: A Graça de Deus.

Amado, a revelação da Graça de Deus é o único evangelho. Não existem outros evangelhos, nem outro evangelho. A Graça de Deus é o único, é o Favor de Deus, é maior do que qualquer pecado.

Diz Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”.

O que faz uma casa ser firme e forte é a revelação da Graça de Deus. Lê João 1:16.

Diz 2 Coríntios 1:15 “Com esta confiança, resolvi ir, primeiro, encontrar-me convosco, para que tivésseis um segundo benefício;”.

Meu irmão, a primeira Graça é a Graça da Salvação. A segunda Graça é o segundo benefício, é o conhecimento de uma vida vitoriosa; é conhecermos a nossa posição em Cristo, é sabermos o que diz em Romanos 8:30 “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” Hebreus 10:14.

Diz em Romanos 8:1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Romanos 8:38-39.

Graça é ser livre, é saber que tudo já foi pago, é saber que tu és um espírito com Jesus.

Continua em Romanos 5:21 “a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.”

A Graça de Deus é a coluna de sustentação da nossa vida. É a sétima coluna. A Revelação da Graça é a força para a nossa vida. É o padrão das sãs Palavras de Cristo, é a sã Doutrina de Jesus Cristo, é a força, é a Pedra Angular, é o único Evangelho, são as Boas Novas de grande alegria.

Portanto, uma vida bem construída jamais poderá, em algum momento, ser manipulada, nem ser vulnerável. Uma vida bem construída tem rocha sólida, tem fundamentos. A Graça manifestada nos dá uma boa consciência, livra-nos da lei e nos faz acreditar que Deus nos dará muito além do que temos sonhado. Deus nos colocará muito acima de onde temos chegado porque é por fé e por Graça.

Tens os sete pilares de uma vida construída sobre a rocha. Venha o vento que vier, caia a chuva que cair, transbordem os rios, a tua casa ficará de pé, porque foi construída sobre a Rocha, e a Rocha é Jesus. Pronto, a tua casa está construída!

ASSIM SEJA. ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

17 respostas

  1. É ISSO APOSTOLO MIGUEL!TER A CERTEZA DE A NOSSA CASA ESTÁ CONSTRUÍDA SOBRE A ROCHA ETERNA QUE É O SENHOR JESUS,TER SEMPRE O TEMOR DO SENHOR EM NOSSAS VIDAS,CAMINHAR APESAR DAS GRANDES LUTAS,SÃO MUITAS AS LUTAS,TEM HORA QUE VOCÊ PENSA EM ATÉ DESISTIR MAIS AÍ A GENTE OLHA PARA O DEUS FORTE,O TODO PODEROSO E SEGUE COM ELE CRENDO DE QUE ELE ESTÁ AGINDO AGORA EM NOSSAS VIDAS,DE QUE É SÓ ESPERAR NELE!!!!! QUE O MILAGRE ACONTECE….CEIÇA (RECIFE).

  2. Olá,eu queria saber quais são as sete colunas da sabedoria,baseada,só no texto de proverbios,cp.9.obrigado,fiquem na paz.

    1. Paz de Cristo, Amado.
      A resposta para as 7 colunas de Provérbios 9.1 está em Isaías 11.2.
      DEUS te abençoe.

  3. Muito edificante está mensagem. Pos ela nos leva a referir onde estamos contribuindo nosso lar onde estamos andando e ainda quem está ao nosso lado

  4. Fui edificado com essa mensagem, que maneira sabia de fazer essas colocações tão simples porém grandiosas, e justamente o estilo de minhas reflexões, poder prender a atenção do ouvinte a entender de maneira, simples o assunto, Deus o abençoe, grandemente meu irmao

  5. Qual a cidade da Igreja? Amei a palavra, Deus está falando há 3 dias comigo nesse capítulo, por isso resolvi pesquisar e encontrei esse site. Deus os abençoe.

  6. Estranhos são os caminhos que nos levam a Deus, pois acredite que um conflito foi gerado em meu coração e a resposta apontava para o julgo, mas encontrei a resposta que acalmou meu coração. Obrigado.

  7. Estava estudando o capítulo 9 de Provérbios e fui levada creio eu através do Espírito Santo a conhecer as 7 colunas onde a sabedoria edificou a sua casa. E ao ler essa mensagem fiquei maravilhada e muito edificada, pastor e , louvo a Deus por sua vida .

  8. Que palavra edificante! Obrigada por se deixar ser usado pelo Espírito Santo. Há tempos venho estudando essa palavra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE