cropped-Logo_azul.png

A LUZ DO NATAL PARA OS DIAS DE TREVAS

COMPARTILHE

Mateus 4:12 a 16“Ouvindo, porém, Jesus que João fora preso, retirou-se para a Galiléia; e, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios! O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.”

 Um dos aspectos que me encanta quando se celebram as festas neste período que, secularmente, é chamado de Natal, são as luzes de iluminação. Começo a perceber que o Natal está, absolutamente, ligado à questão da luz. A Bíblia diz que: “Veio Jesus para que aqueles que estavam em trevas vissem uma grande luz.” Por isso, entendemos que a luz de Deus veio no Natal para os dias de trevas da humanidade.

Diz João 8:12: “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”

Portanto, vamos entender, agora, que o tema mais discutido na Bíblia Sagrada e a palavra que mais vezes é repetida é LUZ. Mateus 5:14: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;”.

A questão da luz é, absolutamente, necessária, até porque, a situação que se vivia há dois mil anos é a mesma que se vive hoje. Há trevas, sombras de morte e regiões sombrias na Terra. O mundo, hoje, vive em um dos períodos de maiores trevas de todos os momentos e, em função disso, precisa de uma grande manifestação de luz para que as trevas se dissipem. Há um gemido de sofrimento causado pelas trevas.

O que significam trevas? Trevas significam pecado, desajuste, envolvimentos com prostituição, com droga, com álcool com caminhos escuros e escusos da feitiçaria. São as trevas que levam as pessoas a tomarem atitudes na vida que deixam a sociedade perplexa. O mundo precisa de luz, a sociedade precisa de luz. Jesus disse que Ele trouxe luz ao mundo. Foi Ele quem veio iluminar para que, definitivamente, Ele venha desarraigar quem trouxe as trevas. 1ª João 1:5: “Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.”

Quem age nas trevas é o inimigo, quem age na luz é Jesus Cristo. João 12:46 Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.”

Esta é a verdadeira razão do Natal, esta é a mensagem do Natal: Jesus veio trazer luz para as trevas.

Quando Jesus fala de trevas, fala de uma experiência que quase todos já tivemos, quiçá, todos já tivemos, pois, todo ser humano, em algum momento na vida, passa por trevas. Eu vivi durante vinte e poucos anos as trevas da idolatria porque tinha um véu sobre os olhos espirituais, tinha um véu sobre o coração espiritual que não me permitia ver, a não ser aquela imagem de São Judas Tadeu, de Nossa Senhora de Fátima, do Cristo crucificado e ensangüentado em uma cruz e não conseguia ver luz porque aquilo eram trevas sobre a minha vida.

Há pessoas que passaram pela experiência das drogas, do álcool, outros do medo, outros de depressão, de angústias terríveis ou sobrecargas emocionais.

Quando uma pessoa está em trevas, ela é capaz de tomar atitudes que, depois, quando ela reflete na luz, diz: “Meu Deus, como andei neste lugar?” Todos já tivemos dias de trevas, mas graças a Deus saímos delas! Quando a luz de Deus chega, passamos a ver coisas que antes não víamos. É verdade!

Agora, existem muitos tipos de trevas que precisam de luz. Eu queria, com a permissão do Espírito Santo, mostrar que existem trevas pessoais que precisam ser removidas da vida das pessoas, e isso só é possível com a luz de Deus. São elas:

1)                 Há dias de trevas por causa de dúvidas e desapontamentos.

Quando um ser humano está em dúvida, desapontado, ele não consegue enxergar a vida. Jó disse isso em Jó 30:26: “Aguardava eu o bem, e eis que me veio o mal; esperava a luz, veio-me a escuridão.”

Estamos diante de uma expressão de uma pessoa que passa por dúvidas e desapontamentos. Sei que há alguém lendo este Recado que esperava uma coisa e veio outra, e a dúvida se estabeleceu no seu coração. Vivemos, hoje, desapontados com aqueles que governam as nossas vidas em termos humanos. Por exemplo, esperávamos um PIB de 4 e tivemos um PIB de 2.8. Esperávamos emprego, e o desemprego aumentou. Tivemos um monte de desapontamentos. Há, ainda, os desapontamentos que temos com as pessoas, com o sistema e com entidades. Mas quando o Messias vem com a Sua luz, o foco muda, e o desapontamento e as dúvidas caem. Os dias de trevas é que trazem desapontamento, insegurança e frustração. Sei que alguns estão clamando por socorro, tal foi o desapontamento que viveram em suas vidas no ano de 2006. Olha o que diz o Salmo 12:1 “Socorro, SENHOR! Porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens.”

Quando tudo está bem, há amigos; quando está mal, todo mundo se manda. Era o que estava dizendo o Salmista. Mas vem o Natal, e vem a luz sobre as trevas.

Diz o Salmo 46:1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” Ele é o nosso socorro bem presente! Bem presente!

O que é bem presente? É a luz que chega à vida!

Diz o Salmo 124:8 “O nosso socorro está no nome do SENHOR, criador do céu e da terra.”

Mostra Oséias 13:9 “A tua ruína, ó Israel, vem de ti, e só de mim, o teu socorro.”

Hebreus 4:16 diz: “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.”

Quem vivia na região de trevas e de morte sabe que o socorro chegou. O Natal de Jesus veio trazer a luz para as trevas do desapontamento, para as trevas das dúvidas.

Sei que há pessoas lendo este Recado que têm ou tiveram trevas do desapontamento financeiro, pessoal e familiar. Há aqueles que amaram tanto e foram abandonados. Há filhos que esperavam tanto de seus pais, e pais que esperavam tanto de seus filhos, e ambos estão desapontados. Não desanimes, não fiques desapontado, não fiques em dúvidas, pois diz a Palavra: João 12:46 “Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Essa é a razão do Natal. Foi isso o que ocorreu na minha vida, e na vida de quase todos os membros da Igreja Cristo Vive.

O que disse João 12:35? “Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.”

Cuidado! As trevas apanham as pessoas. E quem anda nas trevas fica cego, não sabe para onde vai, oferece o seu corpo diante de um altar para uma deusa, ou um deus africano. As trevas apanham as pessoas quando elas têm grandes necessidades emocionais: “Estou com uma depressão!” “Vá ver o que as cartas têm a dizer da sua vida!” “Não tenho certeza se meu marido me ama!” “Temos uma quiromante que lê as mãos.” É nesta hora que as trevas pegam as pessoas. Um abismo chama outro abismo. E quando uma pessoa cega espiritualmente tenta conduzir outra que também está cega espiritualmente, diz a Palavra que ambas caem no abismo. Graças a Deus que a luz chegou em nossas vidas. Agora sabemos o que queremos da vida. Vamos viver um ano de grandes conquistas. O Senhor tem colocado na minha vida a palavra INVENCIBILIDADE.

Os dias de dúvidas e de desapontamento cansam as pessoas, estressam, geram depressão. Lê Lamentações 3:19.

É preciso que a luz chegue, porque sei que o diabo tem lançado veneno sobre as pessoas, tem lançado absinto, que amarga a vida.

O que é uma pessoa envolvida com cartomantes, quiromantes, búzios, com gongar, catulando a língua, boca, com a feitiçaria, com as cartas, com as mãos? Isso é veneno! A alma se abate dentro das pessoas porque elas estão em trevas. Talvez, haja alguém lendo este Recado que tenha vivido um ano de veneno. Enfrentou um divórcio, a morte de um ente querido, a falência nos negócios, uma doença grave e, agora, chegou o tempo de Natal, e, para alguns, nesta época, intensificam-se ainda mais o sofrimento e a dor. Vejamos o que disse o salmista no Salmo 88:3 e 18: “Pois a minha alma está farta de males, e a minha vida já se abeira da morte”. “Para longe de mim afastaste amigo e companheiro; os meus conhecidos são trevas.”

Há momentos que parece, realmente, que ninguém pode ajudar e até a família se afasta. Mas uma coisa eu tenho aprendido: são momentos! São momentos, porque, na verdade, o Deus da Bíblia Sagrada, o Senhor Jesus Cristo cuida de nós e nada passa sem o Seu saber.

Qual o antídoto para os dias de trevas pessoais? Em 2º Samuel 22:29 e 39 há uma expressão linda: “Tu, SENHOR, és a minha lâmpada; o SENHOR derrama luz nas minhas trevas. Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus, salto muralhas.” “Acabei com eles, esmagando-os a tal ponto, que não puderam levantar-se; caíram sob meus pés.”

Quando a luz de Jesus entra na vida de alguém, a pessoa ganha uma energia que ela desbarata o exército das células de um câncer! A pessoa salta muralhas!

Como Jesus derrama luz nas trevas das pessoas? Quando elas O recebem em sua vida como o Salvador, como o Senhor. Paulo disse: Se confessares com a tua boca e creres com o teu coração que Jesus ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. A luz vem! E quando a luz vem, as trevas se vão.

Diz 2ª Coríntios 4:6 “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.”

Diz João 1:4 “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.” A vida de Jesus é a luz dos homens.

Por causa do Natal, não temos mais que viver em trevas.

Quando a luz vem, o que acontece? Cada um de nós tem um testemunho. Eu sempre conto que estava na cadeira de rodas, em um hospital, apodrecendo, e Deus me curou. Há pessoas que estavam na macumbaria, no espiritismo, na feitiçaria, na bruxaria, na Iemanjá, no Oxóssi, na idolatria romana e veio a luz. Quando a luz vem:

  1. 1.                  Ele passa a nos encorajar quando estamos desanimados.

O que a luz faz? Salmo 34:18 “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.” Deus está tão perto que Ele está dentro de nós. Ele está aí dentro. Ele é um Espírito conosco. Perto está o Senhor. O nosso projeto de vida não tardará. Os nossos sonhos se materializarão, porque Ele é Emanuel, que quer dizer Deus conosco!

  1. 2.                  Ele nos ajuda a realizar os planos que Ele mesmo traçou para nós.

Hebreus 13:21 diz assim: “vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele,”. Ele opera em nós. Ele faz com que realizemos os planos que Ele traçou para nós. Talvez, tu me digas: O que Lhe é agradável, é agradável a minha vida? Claro! Jeremias 29:11 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Portanto, podemos ter tido problemas e dores, mas há um plano perfeito para a nossa vida que começa hoje.

  1. 3.                  Ele nos fortalece quando estamos fragilizados.

Filipenses 4:13 “Tudo posso naquele que me fortalece.” Se a Bíblia diz que tudo podemos, amado(a), somos pessoas capazes, competentes e vamos realizar os nossos sonhos, porque a luz de Deus está na nossa vida. Nada vai resistir em 2007. Somos invencíveis porque Ele nos fortalece.

O Salmo 23:4 diz: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.”

  1. 4.                  Ele guia quando estamos confusos e em dúvidas.

O que fazer? Qual o caminho a seguir? Qual a decisão melhor? João 8:12 “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”

Por que nos preocupamos tanto? Por que passamos noites sem dormir? Com Cristo não há direção errada. Ele livra de tropeços.

  1. 5.                  Ele muda e transforma quando estamos fora da direção certa.

Efésios 5:14 diz: “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.” Efésios 5:9. Desperta! Acorda!

Diz 1ª João 2:8“Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha.” É por isso que nós podemos dizer: Cristo em nós é a esperança da glória.

Não vivamos um só segundoem trevas. Hoje, a luz começou a brilhar e isso é a razão do Natal.

E agora, o que a luz faz? Ela cria uma relação íntima com Deus. O Deus vivo!

Deus já sabe tudo a nosso respeito, agora, Ele queria que soubéssemos mais a Seu respeito. Ele se fez carne em Cristo Jesus. O Criador veio com a Sua luz para acabar com as trevas.

E quando a luz brilha? De que forma brilha? E até quando brilha? Ela brilha quando recebemos Jesus como Senhor. Ela brilha com intensidade absoluta e total. Ela brilha para sempre.

Garanto que estamos vendo luz na nossa vida por causa de Jesus. Todas as trevas desaparecerão, e com a luz, poderemos viver cheios de vida. Quando a luz chega, as trevas se dissipam, o medo desaparece, a covardia acaba. O medo e a angústia são substituídos por um espírito de poder, de amor, de moderação e de força para viver. Assim, saltamos muralhas, despedaçamos fortalezas porque as armas espirituais são poderosas, despedaçam fortalezas, anulam sofismas e toda a altivez que se levante contra o conhecimento de Deus. Isso sim é vida! Isso dá prazer de viver! Temos uma família espiritual, uma razão de vida, um plano perfeito para viver. Não há trevas! Isso sim é vida! E Jesus disse: “Vida com abundância!” Não é vida com pobreza, com miséria, com dor, com angústias, com trevas, é vida em abundância! É nosso direito! É isso que estamos celebrando: Jesus!

Quando a luz vem, as trevas não agüentam. O indivíduo pode ser pequenino, pode ser humilde, pode ser desprezado, Deus o faz grande e poderoso. De um derrotado, Deus faz um vitorioso! De um doente, Deus faz um saudável! De um abandonado pela sociedade, Deus o faz poderoso! Isso sim é vida! Isso sim é Natal! Graças a Deus que a luz brilhou nas nossas vidas.

Se em uma hora de luta e desespero alguém manda acendermos uma vela, dizemos que temos a luz do mundo na nossa vida! Se nos mandam colocar uma guia no pescoço, respondemos que temos o nosso guia, que se chama Jesus!

As trevas se dissipam e passamos a andar seguros, porque onde não há trevas, há luz. E com luz tudo se torna mais claro. É a luz da aurora. Foi isso que nasceu, lá em Belém, em um presépio, anunciado por uma estrela. Só os sábios olharam para o céu e disseram: “Vamos seguir essa estrela! Vamos seguir essa luz!” Foram sábios! Eles não ouviram as trevas de Herodes que queria matar todo mundo. Eles seguiram a luz. Se tu seguires a luz, não haverá mais trevas na tua vida! Isso Natal! Isso é vida!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE