cropped-Logo_azul.png

Permanecendo Inabaláveis

COMPARTILHE

Efésios 6:10 a 13 “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”

Paulo disse: “Revesti-vos de toda armadura de Deus.” Isso é um mandamento, uma ordem apostólica para o povo de Deus. Portanto, a grande luta que o povo de Deus enfrenta – já que o seu espírito está perfeito, já que o inimigo não pode penetrar na sua vida, nem lhe tirar a salvação – está na mente. Ou seja, quando o inimigo consegue sucesso e lança um dardo na mente de uma pessoa, esse dardo negativo atinge, na realidade, a vida como um todo.

Muitos se perguntam por que existem tantos cristãos desviados e derrotados. Eu posso te asseverar, sem qualquer sombra de dúvidas, que são pessoas que não estão revestidas da armadura de Deus, que não foram fortalecidas no Senhor nem na força do Seu poder. É preciso usar toda a armadura de Deus! (Efésios 6:13).

Paulo disse que existe um dia mau. Como permanecemos inabaláveis no dia mau? Outra pergunta: O dia mau ainda está por vir? Não! Todos nós já estamos vivendo esse “clima” do dia mau. Quando vemos a perseguição que existe em nosso país, e em muitos outros, contra a obra de Deus; isso é o dia mau. Quando vemos um trator passando em cima de uma congregação, sem que o Pastor possa defender; isso é o dia mau. Quando vemos a forma como o povo do Brasil está vivendo; isso é o dia mau. Milhões de abortos são feitos por ano; isso é o dia mau. Garotas são estupradas; isso é o dia mau. Quando a camisinha é mostrada na televisão, como substituto dos mandamentos de Deus; isso é o dia mau. Quando mulheres são violentadas e crianças são abusadas sexualmente; isso é o dia mal. Quando a feitiçaria e os caminhos do espiritualismo começam a tomar lugar nas classes A, B e C; isso é o dia mau. Quando as estatísticas de AIDS, SIDA, mostram que noventa e oito por cento das pessoas contaminam-se por atitudes sexualmente equivocadas, isso é o dia mau. Quando vemos a droga na porta das escolas, o álcool tendo acesso às crianças, as anfetaminas dominando a juventude, o crime campeando nosso país; isso é o dia mau. Como é possível reverter essa situação?

Amado, creio que a Palavra é a Verdade, os mandamentos de Deus são valiosos, os valores morais e cristãos são importantes, e eles são a resposta para esse caos em que as nações vivem. Amado, os partidos políticos não têm resposta para nenhuma necessidade do ser humano. A democracia implantada no nosso país não trouxe respostas às ansiedades de um povo que grita e clama. A Organização das Nações Unidas, ONU, não tem resposta para o problema da fome que campeia o mundo. Mas, à luz da Bíblia Sagrada, os problemas são espirituais, não são políticos. A única forma de mudar a nossa nação é mudando o homem, o ser humano, trazendo-o de volta à Palavra de Deus; implantando, dentro das escolas, o que fazemos na Igreja com as crianças: ensinamos-nas, desde o berçário, sobre os valores de Cristo, sobre a Bíblia Sagrada, sobre os valores da Graça de Deus. Isso é trazer justiça à vida, é colocar vidas com foco em Deus, é trazer às pessoas deste país o testemunho dos patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó. E dizer a esta nação e a todos que nos ouvem: Quando se vive sobre o padrão bíblico, Jesus passa a ser o Senhor, pois a Sua Palavra traz felicidade, paz, alegria, uma nova forma de viver.

Quando aprendemos e temos olhos iluminados, e é revelado o plano da Graça de Deus, passamos a ser inabaláveis, nesses dias maus que todos nós estamos vivendo. As nossas convicções são fortes, sabemos o que trazemos no coração, sabemos o que nos faz oposição e como destruí-la e as trevas, também.

Portanto, não há campo neutro na vida espiritual. Ou amamos a Deus e ofendemos o mundo; ou amamos o mundo e ofendemos a Deus. Lê Tiago 4:4.

Para permanecermos inabaláveis e vencermos tudo, precisamos ter o revestimento da armadura de Deus. Diz 2 Timóteo 3:5 “tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.” Foge das pessoas que têm forma de piedade, mas negam o poder de Deus. Essas são as pessoas que amam o mundo.

Diz 2 Timóteo 2:12-13 “se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.”

Deus não pode mudar. Se o negarmos, se amarmos o mundo mais do que amamos a Deus, Ele nos negará. E quando nós o negamos? Quando aceitamos, na nossa vida, valores que são contra a Bíblia.

Tudo o que desvirtua a Palavra de Deus foi pecado no Velho Testamento, é pecado no Novo Testamento e será pecado daqui a dez mil anos, mesmo que as leis do nosso país mudem a respeito disso. É pecado, é abominável.

Também negamos a Deus quando dizemos que a Sua Palavra não é totalmente verdade. Por exemplo, João 17:17 “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”

Só a verdade transforma a vida, liberta, muda. Nada mais muda o ser humano. Tu podes ler a obra completa de William Shakespeare que nada acontecerá na tua vida. Tu podes ler todas as obras dos pensadores e dos filósofos gregos que nada mudará na tua vida. Mas, quando a Palavra chega, a mudança começa. Diz Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”

A Palavra de Deus é tão viva e eficaz, é tão Maravilhosa, que eu digo: É muito melhor do qualquer dose de Wisky, é muito melhor do qualquer “teco” de cocaína, ou trago de maconha. Há uma alegria quando se conhece Jesus, há uma mudança de vida. Passamos a sonhar, a pensar, a projetar. Ele disse em João 8:31 e 32 “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Pronto! Olha aí a Palavra, a Verdade! Portanto, a verdade está na Palavra.

A verdade é Jesus. A verdade é que, se temos Jesus no coração, temos a Verdade, andamos na Verdade, alegramo-nos na Verdade, porque Ele é a Rocha sólida da nossa vida, a Pedra Angular da Igreja, a Pedra Preciosa e Eleita; Ele é a Verdade e só Ele é a Verdade.

Negamos também quando dizemos que Ele, apenas, foi um bom homem ou um Profeta. Isso é negar a Deus. Ele não é somente um bom homem ou um Profeta; Ele é o que a Bíblia diz. Ele é Senhor de Senhores. Quando tu falas do Nome de Jesus, as portas dos céus abrem-se, as portas do inferno fecham-se, as bocas dos leões são amarradas, o fogo não queima, o rio não afoga, a chuva não afoga em hipótese alguma. Por quê? Porque em Isaías 9:6 diz “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”. Então, perante esse Nome, o diabo foge, as doenças desaparecem, o mal é quebrado, as armas forjadas não prevalecem, as ondas e os ventos acalmam-se.

Jesus Cristo é o criador dos céus e da Terra, venceu a morte, é a Rosa de Sarom, o Lírio dos Vales, o Alfa e o Ômega, Emanuel – Deus conosco, nosso Escudo, Deus Imortal, Real, Deus do mundo. Ele nos ensina a permanecermos inabaláveis.

O que é permanecer inabalável? Permanecer inabalável é permanecer intrépido, é agir com fé na batalha da vida, é encarar a batalha entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, entre a carne e o Espírito, entre Cristo e Satanás. Volto a dizer: Nessa luta não há campo neutro. Ou tu és salvo ou estás perdido; ou tu vences ou és derrotado. Por isso, para permanecer inabalável, não podemos viver um cristianismo morno, uma teologia fraca, com rudimentos. Devemos nos deixar levar para aquilo que é perfeito, não lançando mão dos rudimentos da doutrina de Cristo.

O Evangelho de Jesus não é uma mensagem de um Deus tíbio, de um mito, de uma alma penada. Estamos falando do Evangelho de Jesus. Mergulharemos em versículos bíblicos! Romanos 1:16 “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;”. É o poder de Deus!

1 Coríntios 2:4 e 5 “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.”

1 Coríntios 4:20 “Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder.”

1 Coríntios 1:18 “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.”

1 Coríntios 1:23 e 24 “mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.”

Efésios 1:21 “acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.” Não há outro Nome, nem há outro poder. Só Jesus!

Vejamos o que Ele pode fazer em Efésios 3:20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,”. O poder de Jesus não opera no nosso vizinho, no idólatra, no macumbeiro. Opera em quem? Em nós. Portanto, não é com pensamento positivo ou com força da mente, é pelo poder da ressurreição, do Sangue, do Nome de Jesus!

Como uma pessoa pobre pode mudar de vida?

Amado, gastam-se bilhões de dólares todo ano para socorrer os pobres do mundo inteiro, mas o mundo está cada vez mais pobre. Por quê? Porque o pecado, a droga, a bebida e o jogo trazem pobreza. Como uma pessoa pobre pode mudar a sua situação de vida? Ah, nós temos a resposta! A pessoa pode estar num tremedal de lama, no pó, no monturo… Aprende a receita da abundância e da prosperidade: Marcos 4:26 a 29 “Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.”

Qual é o resultado? Como uma pessoa, que a sociedade estigmatizou, dizendo que não há possibilidades para ela porque não possui curso superior, acusando-a de negra, nordestina, portuguesa, pode vencer? Como isso muda? Aprendendo a semear na obra de Deus e a confiar na Palavra do Pai. Aprendi com Deus que Ele faz do pouco muito, para a Glória do Senhor.

Diz a sociedade que a Palavra de Deus é irrelevante. Não é irrelevante, não. A Palavra de Deus é para ser dita. Ela é relevante. A sociedade precisa da Palavra de Jesus.

Precisamos permanecer inabaláveis, é importante estarmos prontos para a luta, porque somos soldados guerreiros, revestidos da armadura de Deus, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. E quem está revestido vence; quem não está revestido, o dia mau o leva a baixo.

Pedro disse em 1 Pedro 4:12 a 14 “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.”

Timóteo falou dessas lutas em 2 Timóteo 3:12 “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”

Não há campo neutro. Se amamos a Deus, somos inimigos do mundo e o mundo nos persegue. Se amamos o mundo, somos inimigos de Deus. Lê Filipenses 1:29.

Diz em Filipenses 1:30 “pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu.” Paulo está dizendo que temos um chamado para combater a mentira, o pecado, esse desmando que existe na sociedade do mundo inteiro.

Nós, às vezes, sofremos lutas, incompreensões. Uma vez que amamos a Deus, o inimigo é o mundo. Por isso, Paulo disse para permanecermos inabaláveis no dia mau.

Somos cristãos, sabemos que temos que padecer pelo Evangelho. Vejamos o que é cristianismo! Vejamos o que ocorreu com algumas pessoas do passado! Hebreus 11:33 “os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões,”.

Pessoas que foram honradas ou honraram a fé. Uns foram honrados pela fé, outros honraram a fé. Vejamos o que diz em Hebreus 11:34 e 35 “extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição;”. Ninguém mudou a confissão!

Diz Hebreus 11:36 a 40 “outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.” Deus tem algo superior a nosso respeito.

Vemos, então, o que é cristianismo! Pessoas que honraram a fé; outras foram honradas pela fé. Pessoas, para não negarem a Cristo, foram cerradas ao meio, foram mortas, mas não abriram mão! Isso é cristianismo, também. Isso é a luta da vida.

Cristianismo não é o que temos visto em muita gente: “Pastor, eu vou embora da Igreja porque estava apaixonado pelo João e o João não me correspondeu. Eu vou me embora!” Isso não é cristianismo. Cristianismo é uma vida de permanecer inabalável.

Não sejas vítima da vida. Não deixes a auto-piedade tomar conta de ti. Permanece inabalável. Tudo coopera para o bem daqueles que amam o Senhor. Lê Romanos 8:28.

Amado, permanece inabalável, firme. Recusa viver intimidado pelo inimigo, a dar ouvidos ao mundo; luta e resiste todos os dias. Um dos versículos que eu amo demais é Filipenses 1:28 “e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus.”

Não te deixes intimidar. O inimigo pensa que está te intimidando. O que ele faz nada se compara com o que Deus já fez por ti. Deus é a tua salvação em tudo.

No teu emprego, estão te ameaçando? Deus te dará a vitória! O advogado tem te intimidado? A vitória vem da parte de Deus. Não temas. Luta! Não te deixes intimidar pelo adversário. Tu és guerreiro; estás revestido da armadura de Deus; foste chamado para vencer tudo. A vitória é tua, pelo Sangue de Cristo. És mais que vencedor. Não percas a persistência, a paixão por Jesus Cristo. Volta ao primeiro amor! Renova os dons que há em ti. A vitória chegou!

Não escondas a cabeça como faz a avestruz. Não te intimides pelo adversário, porque tudo coopera para o teu bem. O final da tua história é vitória.

Permanece inabalável. Sê sóbrio, vigilante. Diz a Palavra de Deus em Hebreus 9:28 “assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.”

Muitos quem? Os eleitos. Não é de todos, ovelhas e lobos. É das ovelhas.

Amado, Jesus voltará, Ele está preparando uma Noiva sábia, ataviada de branco, sem manchas, rugas ou defeitos; que não se deixa intimidar e não baixa a cabeça. Tu não podes ter medo. Há pessoas que ficam com medo porque vêem uma autoridade. Autoridades são pagas para defender, não são pagas para te fazer mal. Há pessoas que têm medo de todo mundo. Tu não tens que ter medo de magistrado. O magistrado é a nosso favor. Eles condenam quem é errado, não condenam quem é bom. Não tenhas medo de ninguém nesta Terra. Permanece inabalável. Jesus voltará. Ele quer uma Igreja quente, para Glória do Senhor!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE