cropped-Logo_azul.png

Sendo Curado pela Graça

COMPARTILHE

Salmo 147:3 “sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas.”

 

Durante os 37 anos em que sou Pastor, tenho percebido que quase todas as pessoas têm problemas, sejam eles emocionais, de rejeição, de depressão, angústias ou conflitos. Na verdade, esses problemas começam, ainda, na tenra idade. Então, a pessoa se torna adulta, ninguém vê, mas as feridas estão lá dentro, os problemas estão lá dentro, os conflitos estão lá dentro, as memórias que trazem dores angustiantes não são, às vezes, externadas, mas estão lá dentro. Por isso, neste Recado, vamos aprender como Deus cura feridas escondidas e memórias machucadas.

95% das doenças têm origens psicossomáticas, ou seja, a pessoa, primeiro, as engendra na sua mente, nos seus pensamentos.

Quantas vezes um câncer é o resultado de um sofrimento, de um grito sufocado, de uma mulher apaixonada que se deu anos e anos ao marido e um dia ele arranja outra? Quantos problemas assim começam?

A Bíblia ensina como a graça de Deus gera a cura. O que entendemos na Igreja Cristo Vive é que o Senhor disse em 1 Pedro 2:24: “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.”

A cura já ocorreu na cruz do Calvário. Se ela já ocorreu, é nosso direito, é nossa provisão. Então, por que a maioria das pessoas não é curada? Vamos aprender isso de forma bíblica.

O que diz a Palavra? Que precisamos mudar a nossa forma de pensar e a maneira como acreditamos que Deus nos vê para poder mudar a forma como nos vemos. Isso é fundamental!

Vamos começar, então, pela mente. Romanos 12:2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Não aceites o que o mundo diz. Não aceites as regras ditadas pelo mundo. Tu que, agora, estás em uma igreja deve passar por uma transformação. E aí vem o grande segredo: Queres mudar um homem? Muda a sua forma de pensar. Queres mudar uma mulher? Ensina-a a pensar de outra forma. Você quer mudar uma família? Ensina-a a mudar a sua forma de pensar.

Deus sabe que o problema do homem está dentro dele mesmo, no seu interior. Por isso, se mudamos a forma de pensar e passamos a pensar como a Bíblia recomenda, então, o que é bom, perfeito e agradável se estabelece na nossa vida.

Eu queria dizer que, se queres mudar a tua vida, se queres sair de doenças, de enfermidades, de feridas, deves mudar a tua forma de pensar.

Às vezes, a pessoa chega à igreja “quebradinha”, com necessidades e aprende que deve semear, que deve fazer uma aliança com Deus e, então, começa a servir a Deus. A sua mente começa a mudar, e os efeitos logo chegam. No entanto, também confesso, para minha tristeza que, às vezes, há gente há vinte anos na obra de Deus que nunca mudou a forma de pensar, logo, nunca viu Deus agir.

O sábio Salomão ensinou à igreja, no Livro de Provérbios 23:7 parte A: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é;…”.

Como tu te imaginas? Se te imaginares um perdedor, perderás. Se te imaginares uma vítima da sociedade, serás vitimizado. Se te achares e te sentires fracassado, fracassarás porque aquilo que cremos, determina o que somos. Devemos crer conforme a Bíblia ensina. Alguns pensam que é vaidade as pessoas se imaginarem fortes, poderosas, por cabeça e não cauda, por cima, não por baixo. Contudo, essa é uma grande mentira do diabo.

Deixa eu te dizer algo interessante: Algumas pessoas crêem em muitas coisas, mas essas crenças são falsas ou erradas. E quando alguém age baseado em uma crença errada, por exemplo, na crença católica, ou espírita, ou orientalista, acaba encontrando problemas muito maiores pela frente.

A Bíblia mostra em Isaías 53:5: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Ele já tomou sobre si a nossa maldição, o castigo que constava contra nós.

Quando Deus olha para ti e para mim, Ele não olha para um ser doente, mas para alguém que Ele já curou pelas Suas chagas.

Muitos ouviram desde criança palavras do tipo: tu nunca terás nada! Tu não és tão bom como pensas que és! Nada dará certo na tua vida! Curso superior? Isso não é para ti! Casa própria? Tu não mereces! Quem pensas que és? Por isso é que a Palavra ensina: “Não vos conformeis com este século!”

Amado, Deus muda a nossa forma de pensar a Seu respeito e a respeito de nós mesmos para que não aceitemos o que as pessoas dizem.

Amado, só Jesus fala a verdade. Ele não mente. É a Sua graça que nos cura. Tu não precisas pagar preço, não precisas ralar o joelho, não deves lamber o pó da terra, antes, aceita a graça de Deus. Deves ver o evangelho como uma luz que brilha acima das circunstâncias. Se não pensarmos dessa forma, o mundo pisa, esmaga, é um tsunami a cada dia.

O evangelho é muito fácil. Os homens é que o complicam: tens que passar por uma porta, botar água com óleo, com sal, e fazer assim, e rezar, depois fazer uma novena… E parece que Cristo não fez nada, que não carregou a maldição, que não carregou as dores, as doenças e as enfermidades. Lê Gálatas 2:21.

Acredita no que vou mostrar agora.

  • Deus te aceita como tu és.

Muitas vezes, as pessoas passam a vida toda tentando ser aceitas. Há pessoas que fazem coisas loucas para serem aceitas, até se humilham. Há pessoas que não foram aceitas e guardam na mente o dia em que foram rejeitadas. Essas recordações ficam lá na mente, e a pessoa fica presa a essas idéias. Porém, agora, se esse é o teu caso, começarás a pensar: Cristo te aceita como tu és. Lê Romanos 15:7.

Diz em Efésios 2:1 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,”.

Amado, o Sangue de Jesus Cristo não é sangue de galinha, de bode ou de touro. O Sangue de Jesus nos comprou, resgatou-nos do mercado da escravidão, que é o mundo, assentou-nos em lugares celestiais juntamente com Cristo e nos fez reinar em vida.

Efésios 1:4 diz: “assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor.”

O Senhor Jesus nos escolheu para sermos gafanhotos e jararacas? Não! O Senhor Jesus Cristo nos chamou para sermos santos.

Todas as atitudes de Deus por nós foram em amor.

Continua nos versículos 11 e 12 “nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;”. Tu não és para o inferno nem para o demônio. Não és para perder a salvação. Não és para ser rejeitado.

Amado, uma pessoa pode estar nas profundezas da lama que Jesus vai lá, usando um canal de rádio, de televisão, um folheto, e a resgata.

Deus disse em Jeremias 1:5: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.”

Tu estás lidando com um Deus que tem autoridade, que é soberano. Ele diz que faz um vaso de honra e um vaso para a desonra. E ainda manda dizer em Romanos 9:20 e 21: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?”

Sei que algumas pessoas cresceram com uma imagem muito desagradável dos pais e, em conseqüência, têm uma imagem desagradável de Deus. O pai castigava e alguns acreditam que Deus castiga. Agora, se tu não foste aprovado ou aceito por teus pais, não é problema teu, é problema dos teus pais. Se não és aceito pelos seis bilhões de habitantes da Terra, não te importes, pois Deus já te aceitou. O Salmo 27:10 diz: “Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.”

Crê em uma coisa: Deus te aceita como és, amado. Não precisas cortar o cabelo, deixar de raspar a perna ou de ver televisão. Não! Ele disse em Mateus 11:28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”

Tu és importante, amado! Precisas entender isso!

2)         Deus te valoriza.

Talvez não saibas quanto vales, ou quanto mereças. O teu valor não é o que tu pensas. Quem nos valoriza é o Senhor. Nós somos Dele. Lê 1ª João 4:4.

Pertencemos a Deus. Temos a Sua imagem. Ele nos escolheu, teve misericórdia de nós, predestinou-nos em amor, fomos aceitos por Deus, valorizados por Ele.

Diz 1 Coríntios 7:22 e 23 “Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor; semelhantemente, o que foi chamado, sendo livre, é escravo de Cristo. Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.”    

Não sejas escravo de homens. São os homens que escravizam as pessoas, que põem os pés em cima das pessoas.

Isaías 43:4 diz: “Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida.”

És digno de honra. És precioso aos olhos do Senhor.

Estamos aprendendo que Deus nos aceita e que nos valoriza.

3)         Deus, por sua graça, fez-te apto a ser amado.

Tu sabes que, quem foi rejeitado, ferido, nunca se sente apto para ser amado? Mas Deus não vê assim. João 13:1 “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.” Jesus nos amou. Somos preciosos. Somos amados com todos os defeitos da carne.

Paulo disse em 2 Coríntios 5:16 “Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.”

Não olhes para mim na carne, pois não olho para ti na carne. Somos seres perfeitos. A Bíblia diz que, por um único sacrifício, Ele nos aperfeiçoou para sempre. Lê Lamentações 3:21.

Precisamos entender que somos aptos, que Deus nos capacitou para sermos amados por Ele.

Os amores humanos são imperfeitos, são condicionais. Mas Deus não ama assim. Deus ama incondicionalmente, e ponto.

4)         Por Sua graça tu és perdoável e perdoado.

O preço já foi pago por todos os erros passados, presentes e futuros. Deus não é vingativo.

Diz Isaías 43:25 “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.”

Se entrares no “cartório do céu” e perguntares o que consta na tua folha, verás que não há nada! Está branca.

Paulo disse em 2 Coríntios 5:18 “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,”.

Isso se chama graça de Deus! O Senhor disse que não se lembra dos teus pecados. E o que os pregadores fazem? Eles vivem relembrando o passado, como se não existisse o amor de Deus.

A graça diz: Romanos 8:1 e 2 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”

Não é para quem está no mundo. É para quem está em Cristo Jesus, para quem se converteu, para quem O recebeu, para quem foi lavado e transformado. Se não há nenhuma condenação, como alguns pregadores dizem que Deus condena?

Não há condenação porque o Senhor não se lembra. O Sangue de Jesus é efetivo. Somos perdoados e perdoáveis. Ele já perdoou! Lê Efésios 1:4.

Talvez o mundo não nos veja desta forma, mas Deus nos vê. Deus não nos vê com um único defeito. Se Deus nos visse em pecado, morreríamos. Estamos cobertos pelo Sangue de Jesus. Olha que lindo! Que maravilha!

Diz Efésios 5:27 “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.”

Tu não tens defeitos diante de Deus. És santo. Não há mácula, não há rugas.

Ou pensas conforme Deus pensa: que Ele já te perdoou, já te valorizou, já te aceitou. Ou, então, nunca te sentirás em paz, serás doente para o resto da vida. Lê Hebreus 12:21 e 23.

Amado, Deus é soberano. Ele é o Senhor dos senhores, é o princípio e o fim, é o Alfa e o Omega, é o nosso advogado, é o Juiz das nossas causas, é a brilhante estrela da manhã, é a Rosa de Saron, é o Sol da justiça, é água da vida, é o pão da vida, é o Maná dos céus, é Jesus, o Soberano, o Deus invisível, mas real.

A cura está a Igreja. Toda a nossa vida e os nossos pecados foram cobertos pelo Sangue de Cristo.

5)         Pela graça de Deus, tu és capaz.

Amado, há muita doença por incapacidade de vida. Paulo vem e diz em Filipenses 4:13 “Tudo posso naquele que me fortalece.” 

Tu que lês este Recado e estás com uma baixa auto-estima, sabe que podes tudo em Cristo. É Ele quem te fortalece. Não pode existir mais insegurança! Tu estás ancorado em Cristo. Ele é a tua segurança. Tu és uma pessoa bem-sucedida, foste capacitado por Deus, és importante. Essas verdades são libertadoras.

Diz Romanos 15:13 “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.”

Gozo e paz no crer. Amado, temos gozo e paz no crer na graça de Deus.

E o que Isaías 65:17 diz? “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.”    

Então, conflitos, iras, discórdias, enfermidades, todas cairão por terra. Amado, a Bíblia mostra que temos outro nome. Agora somos saudáveis, aceitos, valorizados, perdoados. Tu podes tudo! É Deus quem te fortalece. Começa a sonhar. Há um gigante dentro de ti que precisa ser despertado. Crê em Deus e em ti. Tu tens um grande potencial. Deus te ama! Tu podes tudo! É Deus quem está dizendo! Tu deves crer! Tens na igreja uma grande família que cuida de ti e te ajuda sempre, porque és a pessoa mais importante do mundo. Não dês ouvidos ao mundo, não dê ouvidos à lei, tu estás conhecendo a graça de Deus.

Então, eu termino, dizendo, da parte do Senhor: Tu foste aceito, és aceito, valorizado, amado, perdoado e capacitado.

Oração:

Senhor Jesus Cristo, a semente da cura divina já germinou. O milagre já aconteceu. Uma nova atitude de vida está nascendo. A graça de Deus está, agora, manifestando o que Deus já materializou na cruz do Calvário. Lá estava a doença, a enfermidade, a rejeição, as memórias feridas, a depressão, a angústia, a desvalorização, a incapacidade de amar, a incapacidade de perdoar. Tudo isso já ficou para trás. Agora, recebemos o milagre da manifestação daquilo que Tu disseste. Está consumado, em nome de Jesus. Amém! Graças a Deus! Ao Senhor, toda glória. E ao Seu nome, toda a glória.

Que os anjos de Deus recebam ordens para ministrarem em nosso favor e nos guardarem em todos os nossos caminhos, e que a graça, a paz, a misericórdia, o amor e as doces consolações do Espírito estejam com todos, agora e para sempre.

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE