cropped-Logo_azul.png

SETE SEGREDOS PARA ENFRENTAR DIFICULDADES E DESVANTAGENS

COMPARTILHE

Marcos 10:27 “Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.”

Tenho dito, reinteradas vezes, em meus sermões, recados e mensagens, que todos nós, em algum momento da vida, vamos precisar de um milagre. E um dos aspectos importante da fé, é que esse milagre, nas questões do dia-a-dia, poderá ser algo tão extraordinário, que nos ajudará a enfrentar dificuldades, diferenças, desvantagens, desigualdades e vencer.

Quando enfrentamos algo que é maior do que nós, que está além do nosso controle, precisamos conhecer quais os recursos que Deus tem para gerar um milagre e nos fazer sair das situações como mais do que vencedores. No meio das dificuldades, das diferenças, das desvantagens e das desigualdades, Deus honra e dá a vitória.

Lembremos quando três exércitos inimigos decidiram lutar contra um pequeno povo, o povo de Israel! Assim diz o texto de 2ª Crônicas 20:1 “Depois disto, os filhos de Moabe e os filhos de Amom, com alguns dos meunitas, vieram à peleja contra Josafá.”       

Qual é o primeiro pensamento que quero extrair daqui? Há momentos em que parece que tudo e todos são contra nós. É ou não é verdade? É verdade! E é nesta hora que precisamos acreditar nesta expressão maravilhosa: Milagre.

Notem a expressão no versículo: “Depois disto…”

Depois do quê? O que se havia passado para o texto começar: Depois disto? É que a nação de Israel, (depois, com calma, lê os versículos anteriores), havia passado por um grande avivamento espiritual. Mas de repente, três exércitos se levantam e parece que foi tudo por água abaixo. Eu quero te dizer o seguinte: O inimigo, a cada dia, tenta crescer sobre a nossa vida. Tenta, mas não pode. Tenta crescer com ataques, com ameaças, com intimidações, com problemas nos lares ou com problemas financeiros. Mas tu deves estar preparado para uma batalha, porque a vida é uma batalha.

Paulo, na revelação da graça de Deus, diz em Efésios 6:11 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;”.

Então, o diabo tenta crescer para cima de nós, e a Igreja de Jesus deve ensinar o seu povo a não aceitar essa posição, ou intimidação, ou ameaças.

No versículo 12, diz: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” Regiões celestes são regiões espirituais nas quais estamos vivendo.

Ele diz no versículo 13: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”        

Ou seja, Deus está asseverando à Igreja que nós, sempre, somos 100% vitoriosos. Não tenhas medo! Tu tens que sair de todas as desvantagens por cima e como cabeça porque esse é o projeto de Deus. Depois de teres vencido tudo, não abandones a Igreja, permanece inabalável.

Qual é a reação que tu ou eu temos diante de situações, especialmente, aquelas que nos colocam em “aparente desvantagem”? A reação que todos nós temos é concebível, é aceitavel, porque é a mesma que teve Josafá. Vê só o que diz em 2ª Crônicas 20:2 e 3 parte A: “Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então, Josafá teve medo…”

Meu amado, às vezes, algumas pessoas pensam que são de aço, de ferro, e há sentimentos que permeiam o nosso coração e que são normais em um ser humano. Assim é o medo. Quando tudo está conspirando contra nós, é natural, mas também, é um alarme de Deus. Deus está falando: “Opa!”! Por outro lado, se nos deixarmos levar pelo medo, ele se transforma em covardia, e ela paralisa a vida. Um pouco de ansiedade é bom, um pouco de medo positivo é bom. Um pouquinho de medo faz controlar o ser humano, mas se esse sentimento começa a dominar, a tirar o sono, a dar faíscas na relação com a esposa, e gerar um terror noturno, alguma coisa já está errada. Por isso, acredito que as situações que chegam à nossa vida devem nos motivar, não nos intimidar.

Então, temos três inimigos normais lutando contra nós: a carne, o mundo e o inimigo. É esse último que precisa ser confrontado com um conhecimento espiritual e uma armadura.

O que fazer? O que Josafá fez perante uma desvantagem tão grande?

Aqui começam os sete segredos.

Quais são as atitudes que devemos ter? Quais os segredos para momentos de adversidades grandes?

1)                    BUSCAR A DEUS.

Diz a Palavra do Senhor em 2ª Crônicas 20:3 na parte B: “e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.”

Isso parece água com açúcar, mas voltar-se para Deus e buscá-Lo é a primeira atitude de um homem de Deus que sabe que em tudo será vencedor. Por que digo isso? Porque a primeira coisa que a pessoa faz, quando passa por adversidades, é se afastar de Deus, é deixar de ir à igreja, e a buscar socorro nos homens. Vão a psiquiatras, a psicólogos, tomam calmantes e bebem não-sei-o-que. Amado (a), une-te à Congregação, à Palavra, à oração com unhas e dentes.

2)                    ORAR A RESPEITO DO PROBLEMA.

No versículo 5, diz: “Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátio novo”.

O que ele fez? Ele começou a orar a respeito do problema.

Diz o Salmo 1:1 e 2: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.”

Oração é a primeira opção, não é a última.

Vejamos como Josafá cria na questão da oração. “Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir.” (versículo 6).

Não há quem possa resistir a Deus. Como Deus é grande e poderoso. Devemos lembrar quem é o nosso Deus. Ele não é uma estátua, não é um Cristo pendurado em uma cruz de gesso, não é uma imagem pendurada no pescoço, não é um escapulário, não é uma oração colocada embaixo do pé, não é uma rosa vermelha, não é um vidro de óleo. Ele é Senhor de senhores, Rei de reis, é o Príncipe da paz, é o Conselheiro, é o Cabeça, é o Pastor, o Provedor, a Rosa de Saron, é o Deus que vive, é o Deus Altíssimo, é o Advogado, o Juiz das nossas causas. Lê 1ª João 4:4.

Em Lucas 1:37 o Senhor diz: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.”

Então, se sentires medo de alguma coisa, lembra-te: Deus está no controle! Em tudo somos vencedores, mas devemos lembrar quem é Deus.

Diz Marcos 10:27 “Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.”

Agora, neste momento, em nome de Jesus, recebe a possibilidade de Deus, o milagre no teu corpo, nas tuas finanças, nas tuas emoções. Recebe, agora, o diagnóstico de Deus contra o diagnóstico dos homens. Venceste! A porta se abriu! O milagre chegou! Para Deus tudo é possível! Lê Marcos 9:23.

Diz em 2ª Crônicas 20:7 “Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo?”

Sempre é bom, quando estamos diante de um ataque, lembrar as maravilhas que o Senhor já realizou em nós. Se Deus deu a vitória uma vez, Ele vai dar sempre, amado (a). Sempre somos conduzidos em triunfo, em vitória.

No versículo 9, diz a Palavra do Senhor: “Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois o teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.”           

Não permitas que alguém te tire da igreja. O demônio luta 24 horas por sete dias da semana, doze meses no ano para te arrancar da igreja, porque ele sabe que, se tirar a tua raiz de lá, tu cais!

3)                    ADMITIR QUE EXISTE UMA NECESSIDADE.

No versículo 12, diz: “Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.”         

O que Josafá disse: “Olha! Em nós não há forças. Não sabemos o que fazer. A nossa suficiência vem de ti. Tu podes fazer um milagre. Eu admito que não tenho capacidade para fazer.”

4)                    COMEÇAR A OLHAR PARA DEUS E NÃO PARA O PROBLEMA.

Diz no versículo 12, na parte B: “porém os nossos olhos estão postos em ti.”

Há momentos em que não sabemos o que fazer. E antes de fazer bobagem, vamos fazer o certo, que é buscar a Deus, que é promover oração, que é promover a guerra espiritual.

Vou-te ser honesto: há momentos em que também não sei o que fazer, mas sei onde está a fonte da solução. Ao invés de fazer um monte de bobagens, vou lá à fonte.

Diz Hebreus 12:2 “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” Deus não quer que olhemos para as circunstâncias.

Continua no versículo 15: “e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.”

Amado (a), esse é o versículo que deve estar na tua mente e no teu coração. A peleja não é tua, a doença não é tua, o problema não é teu, a dificuldade não é tua. A batalha é de Deus, a cura é de Deus, e a peleja é de Deus.

5)                     ENVOLVER-SE, TOTALMENTE, COM ESTA QUESTÃO DO MILAGRE.

Nos versículos 13 e 14, diz: “Todo o Judá estava em pé diante do SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos. Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,”.

Há momentos em que o marido, a esposa, o pastor, os jovens, todos devem estar unidos, envolvidos: Milagre! Milagre! Tu precisas ensinar o teu filho desde pequeno: Papai e mamãe acreditam no milagre do dízimo, da oração e da congregação reunida.

O Espírito Santo começa a se manifestar quando estamos, totalmente, envolvidos com esta situação: Eu vejo, quero um milagre!

6)                    DESCANSAR NA FÉ EM DEUS.

Diz o versículo 17 “Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.”        

Se a batalha é de Deus, é Ele quem a resolverá. Ele disse: “Ficai parados, tomai posição”. Tu não tens que pelejar. É Deus quem peleja.

Diz Hebreus 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

A vitória já nos está assegurada. Se a porta se fechou, se o diagnóstico é ruim, o Espírito de Deus diz: “A batalha é de Deus!” Deus não pode falhar! Deus não pode renunciar! Não há um versículo bíblico que tenha prescrevido. Não duvides!

O que estou mostrando é que deves ir à uma reunião de oração, orar, participar da Congregação, ativar a fé. Ficar parado e ver não é ficar esperando que caia do céu alguma coisa. Confiança em Deus é uma atitude espiritual, mas também é uma atitude mental, uma atitude milagrosa.

Diz Lucas 1:37 “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.”

Não é vontade de Deus que fujas das situações difíceis. Ele é suficiente em qualquer situação.

O que fazer enquanto esperamos o milagre de Deus? Aguarda na “sala de espera”.

E diz no versículo 20: “Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.”

Quando estás na “sala de espera” de Deus, precisas fazer duas coisas: crer no Senhor Deus e nos Seus Profetas.

Não importa se o problema já está ali, se já está aqui, se já está em um documento, apenas crê. Se queres ter estabilidade e sucesso na vida, através do milagre, precisas crer no Senhor para ter segurança e crer nos profetas para prosperar.

Eu te digo: crê e confia no caráter de Deus. Ele não é enganador, não é ídolo de centro de macumba para enganar as pessoas, não faz o bem e o mal como alguns espíritos de terreiro. A Bíblia diz que o nosso Deus é fiel.

7)                    TER UM ESPÍRITO DE LOUVOR NA IGREJA.

Louvar a Deus depois que chega o milagre é “moleza”. Faz o contrário: começa a agradecer a Deus antes de vir o milagre.

Nos versículos 21 e 22, diz: “Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre. Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados.”É assim que começamos os cultos na Igreja Cristo Vive: cantando e louvando.

Olha, o câncer foi desbaratado, o parkinson, o problema financeiro e, agora, já estamos dizendo: Rendei graças ao Senhor, porque as suas misericórdias duram para sempre.

Diz o versículo 23 parte B: “Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, tendo eles dado cabo dos moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se.”

Deus é maravilhoso! Deus é fabuloso! Na hora em que O estamos homenageando, dando-Lhe o louvor, o reconhecimento, Ele está lá do outro lado trabalhanho por nós.

Deus não manda recado! Deus está agindo! Deus age até quando estamos dormindo.

Dizem os versículos 25 e 26: “Vieram Josafá e o seu povo para saquear os despojos e acharam entre os cadáveres riquezas em abundância e objetos preciosos; tomaram para si mais do que podiam levar e três dias saquearam o despojo, porque era muito. Ao quarto dia, se ajuntaram no vale de Bênção, onde louvaram o SENHOR; por isso, chamaram àquele lugar vale de Bênção, até ao dia de hoje.” Estamos no vale da benção.

Tu vais saquear este mundo. Deus vai transferir riquezas para o Seu povo. Deus vai desbaratar os inimigos. O que parecia uma grande desvantagem, tornou-se uma grande vantagem. Quando Deus começa a agir, vem a benção final.

Dizem os versículos 29 e 30 “Veio da parte de Deus o terror sobre todos os reinos daquelas terras, quando ouviram que o SENHOR havia pelejado contra os inimigos de Israel. Assim, o reino de Josafá teve paz, porque Deus lhe dera repouso por todos os lados.”

A tua vizinhança vai te olhar com temor, amado (a).

Diz o versículo 30: “Assim, o reino de Josafá teve paz, porque Deus lhe dera repouso por todos os lados.”

Deus está lutando, está abençoando. Então, se tu precisas de um milagre para os filhos, para a família, para o casal, para as finanças, para o trabalho, volta-te para Deus, confia em Deus, vais vê-Lo agir. Nada é impossível para Deus. A batalha é Dele.

Queria terminar, dizendo: pela minha experiência de 36 anos: Deus é maior que tudo! Maior que as circunstâncias e que os problemas. Lembra-te de uma coisa: A batalha não é nossa! É de Deus! Ele já venceu! Deus está no cotrole, e vamos louvá-Lo por antecipação, porque hoje é o dia.

A batalha é do Senhor. A batalha é de Deus. Aleluia! Rendei graças ao Senhor! Vamos ver Deus agir por antecipação. Está caindo o câncer, o tumor e o problema financeiro. Os nossos inimigos estão sendo desbaratados, estão sendo confundidos. Aleluia! Glória a Deus! Agradecemos a Deus, antecipadamente, pela vitória financeira, pela vitória na saúde, na família, na entrada, na saída e nos negócios.

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE