cropped-Logo_azul.png

Um Reino de Poder

COMPARTILHE

1 Coríntios 4:20 “Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder.”

Temos um chamado, também, a compreender os mistérios de Deus. Veja o que Paulo, em profecia, nos mostra: 1 Coríntios 4:20 “Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder.”

Quando eu comecei a ler este versículo, eu disse: Como? O reino não consiste em palavra? Como? O nosso ministério é um ministério da palavra. Eu não faço outra coisa, a não ser pregar. E o Bispo Nacional Miguel Ângelo Júnior não faz outra coisa, a não ser pregar; somos um ministério da palavra. Revelamos os mistérios da palavra. Eu pus-me a perguntar a Deus: Qual o enigma que existe? Tu mandas pregar a palavra e, agora, dizes que o reino não é de palavras?! Se diz que o reino não é palavra e, depois, manda pregar a palavra, então, eu comecei a perceber que o que nós pregamos, o que nós dizemos e o que nós ensinamos não são meras palavras. Nós poderíamos dizer, como diz o carioca: “Não é blá, blá, blá!” Como diz, ainda, o carioca: “Não é abobrinha!” Nós ensinamos o evangelho, ensinamos a palavra espiritual, logo, não é palavra humana, não é conto de fadas, não é fábula, é algo intenso; nós ensinamos o verdadeiro evangelho.

2 Coríntios 3:6 “o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.”

Agora, você compreende que existe uma “palavra” na lei: ritos, cerimônias, luas, sábados, comidas, bebidas. E diz que não fomos habilitados para sermos ministros da “letra”, mas do Espírito, porque a letra, o “blá, blá, blá”, a “abobrinha”, o sistema humano, as tradições dos homens, a doutrina dos homens, a letra mata.

Então, é possível uma pessoa estar na igreja, num ministério, onde o que lhe é ensinado mata? É verdade. Quando é a “letra”, quando é “blá, blá, blá”, a lei de Moisés, é ministério de condenação e de morte.

Versículos 7-9: “E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, como não será de maior glória o ministério do Espírito! Porque, se o ministério da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça”.

A velha aliança, a lei, é ministério de condenação e de morte. Não é o Apóstolo Miguel Ângelo que está dizendo, é a Bíblia Sagrada.

Diz que Ele nos habilitou para sermos ministros de uma “nova” aliança, não da letra, que é velha, porque a letra mata, mas do Espírito, que dá vida.

É isto que eu amo: levar a palavra de vida, o evangelho de vida às pessoas, porque, um dia, eu também já estive num leito de enfermidade, já estive desenganado pela medicina.

Depois de um acidente em África, tive operação atrás de operação, perna apodrecida, queriam me amputar a perna, queriam que eu tivesse toda a incapacidade do mundo para andar o resto da minha vida numa cadeira de rodas, mas quando eu recebi o evangelho, eu recebi vida.

Jesus veio para que tivéssemos vida e vida em abundância. Esta vida não vem com conversa fiada, técnica de Marketing, livros de autoajuda dos Estados Unidos. Jesus disse: João 10:28 “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.”

Você tem esta vida? Amém! Levante a sua mão e diga: “Senhor Jesus, eu tenho o Senhor como o meu salvador, eu tenho esta vida, a vida em abundância, a vida na sua plenitude”.

Poderíamos ficar aqui contando histórias, fábulas. Isso não provoca vida, não cura ninguém. Isso não faz a pessoa, na hora do desespero, dizer: “Deus! Por favor!” Se for na base da letra, não acontece nada.

O que a palavra faz?

Não é palavra de “blá, blá,blá”, não é palavra de letra, que mata, é de vida, vivifica.

Romanos 10:17 “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”

Agora, tu chegaste lá no ápice. Eu queria que tu entendesses: “O reino não é palavra de homens, o reino não é palavra da lei, o reino é palavra de Cristo, ela dá vida”.

1 Coríntios 4:20 “Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder.”

Então, quando se prega o evangelho da palavra, o verdadeiro evangelho, quando se prega o evangelho que dá vida, imediatamente, o poder de Deus se manifesta.

1 Coríntios 2:5 “para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.”

Diga: “A minha fé está baseada no poder de Deus.”

Por que Paulo se insurgiu, dizendo: “O reino não é palavra, é de poder”?

Quando ela não é palavra, o que acontece com o povo de Deus?

Primeiro, o povo de Deus vive uma imitação do evangelho.

Tu não podes viver de uma imitação do evangelho, de uma falsa imitação, que não transforma, que não ilumina, que não vivifica, que não converte, que não realiza milagres.

2 coríntios 4:7 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.”

Portanto, não há ninguém poderoso na carne. Temos uma carne de imundice, corpo de humilhação, foi assim que Paulo disse aos Filipenses 3:21 “o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.”

A palavra PODER vem do Grego DUNAMIS = DINAMITE – Para que o poder de dinamite seja de Deus e não nosso.

Tu pensas que és fraco, que és um número de identidade, de CPF? Não. És um homem poderoso, uma mulher poderosíssima. Não é qualquer poder, é o poder de Deus, é o poder do Espírito Santo, é o poder do Reino de Deus. É o poder! É poder contra enfermidade, contra o pecado, contra o mal, contra as adversidades, contra todos os ventos que sopram contra a sua vida. Tu tens poder. Tu não vês muito o povo de Deus embalado com o poder.

Existem coisas que fragilizam muito a vida de um homem de Deus e de uma mulher de Deus.

Motivos por que Deus não opera tão intensamente na vida do crente:

  • A carne.
  • A dúvida.

Será que Deus realmente pode fazer? Será que Deus pode pegar um vale de ossos secos e dar vida? Será que Deus pode tirar uma pessoa da morte?

  • A lógica.

Quando Jesus chamou o homem e disse: “O que você quer?” “Eu quero ver!” “Jesus cuspiu no chão, fez um lodozinho e passou nos olhos e disse: “Agora, vá lá naquele tanque e lava”. “Ah, eu estou vendo!” Se fosse hoje em dia, iam fazer uma pesquisa: “Vamos ver o que a saliva desse homem tem. O PH, se é alcalino, se é ácido”. Isso foi um golpe de marketing! Isso é a lógica que disse. Não há marketing; há um Deus que faz e ponto. Ele disse que poderia fazer milagres, maravilhas, e Paulo disse: “Ele pode fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos e pensamos, segundo o poder que opera em nós”.

Segundo lugar, olha como Deus chama as pessoas que têm poder. Salmo 82:1 “Deus assiste na congregação divina; no meio dos deuses, estabelece o seu julgamento.”

O Senhor está dizendo que a congregação divina é composta, com letra minúscula, de deuses.

Tu sabes que tens a imagem e a semelhança do Senhor? Tu achas que Deus é frágil, raquítico? Não, é poderoso. Ele foi capaz de dizer: “Sol!” E o sol brilhou. “Lua! Animais! Árvores!” Pegou um pedaço de barro e fez o homem, depois, adormeceu-o, abriu o lado, tirou uma costela e fez a mulher. Graças a Deus!

Salmo 82:6 “Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.”

Ah! Então, nós temos um Pai que é o Altíssimo, e nós temos a Sua imagem e semelhança e somos deuses. Significa que temos a Sua imagem, poder, chamado, vocação. Você tem que acreditar nisso.

A maioria do povo de Deus é formada por deuses sem poder nenhum. É assim que vivem os da lei: uma má confissão com uma vida quebrada, sempre doente, sempre derrotado, talvez, nem a fé esteja produzindo.

1 João 4:4 “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.”

Maior é o que está em vós. Não é só em mim, é em ti também. Diga: “Em mim!”

Versículo 18 “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” 

Se eu tenho aquele que é maior, eu não posso ter medo de nada nem de ninguém. Ele pode vir com cara de capeta, de demônio, o que for, não pode fazer medo, porque o poder de Deus está na minha vida.

1 João 2:20 “E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.”

Quem é o Santo? Jesus. A mesma unção que estava Nele, está na sua vida, na minha vida.

Versículo 27: “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.” A unção não sai, ela entra e permanece.

Salmo 82:6 “Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.”

Eu gosto quando Deus diz, porque eu digo: “Deus disse” e eu recebo.

João 10:34-35 “Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar,”

Tu não és um cidadão apenas com uma carteira de identidade, um CPF. És a imagem e a semelhança de Deus, tens o poder da excelência de Deus, um chamado e uma vocação santa, foste chamado para reinar nesta terra.

Então, estamos todos capacitados e preparados pelo conhecimento do evangelho verdadeiro. Fomos selados com o santo Espírito da promessa, temos o selo do poder do Espírito Santo, temos um chamado para reinar em vida, a Bíblia diz que somos perfeitos em Cristo, nada nos falta, somos abençoados, estamos sentados em lugares celestiais, temos a chave do reino, o poder da palavra no reino, temos toda a provisão de Deus.

Depois de ler tudo isso, tu dizes: “Mas em casa eu tenho um drama, no meu trabalho as pessoas são muito egoístas, querem o meu mal, querem que eu perca o meu emprego”. Eu quero que tu, definitivamente, saibas que o poder que está na tua vida não é um poder frágil, não é um poder humano, é o Poder dos poderes. É o mesmo poder que teve a força de tirar Jesus de entre os mortos. É o poder de Deus que está na sua vida, e Ele tem que ser usado, praticado, vivenciado, tem que sair pela tua boca. Aquilo que eu creio, eu falo. Aquilo que nós cremos, nós falamos. Nós falamos aquilo que cremos.

Sabe como disse o Profeta Isaías? Isaías 14:26-27 “Este é o desígnio que se formou concernente a toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás?”

A sua mão está estendida. Quem, pois, o fará voltar atrás? Nem a bomba atômica. Quem vai invalidar a palavra. Se Jesus diz que cura, cura. Se Jesus diz que liberta, liberta. Se Jesus diz que salva a tua família, Ele salva a tua família. Jesus diz que é o provedor, é o Pastor, e Ele disse que “Nada te faltará”, então, nada te faltará.

Deus deu poder ao seu povo que mais ninguém tem. Buda não tem, Confúcio não tem, Maomé não tem, e estão todos no túmulo, mas a Bíblia diz que há um nome. Há um nome. Como eu amo este nome “Jesus”, que me tirou da morte, da necrose, do hospital, me tirou da amputação, que me deu vida, me transformou num pastor, que me deu fogo do Espírito Santo.

Vem uma adversidade, e tu dizes: “Vou procurar o meu psicólogo para ver o que ele diz”. Tudo bem, nós respeitamos. Amém. Temos muitos na Igreja, mas temos psicólogos cristãos, primeiro Jesus.

Não ponhas o teu diploma na frente de Deus, tu vais “cair do cavalo”. Se eu começar a dizer que sou doutor, psicanalista, que tenho 34 doutorados e botar tudo isso na frente de Deus, já “caí do cavalo”.

Eu quero começar te desafiando a acreditar nisso que eu acredito. Eu quero te desafiar. Tu tens o poder do reino.

Se o povo de Deus desse país souber que é o povo mais poderoso desta terra?

Você pensa que a macumba é mais poderosa que Jesus? Que trabalho de feitiçaria é mais poderoso do que Jesus? Você pensa que a cigana é mais forte na sua leitura de mão do que a palavra do Senhor?

Esta palavra é verdadeira, ela tem que se cumprir. Ela tem que se cumprir.

A Bíblia diz em Jeremias 1:12 “Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.”

Vamos batalhar. Vamos batalhar! Diga: “Doença, em nome de Jesus, saia! Crise financeira, em nome de Jesus, saia! Problema familiar, em nome de Jesus, saia!” Esse é o poder!

Cada um tem um problema, uma necessidade e, agora, em trinta segundos, batalha, mostra que na palavra de Deus está o poder do reino, diz que crês, que acreditas, que é disso que vem a tua salvação. Isso não pode ser um livro para andar embaixo da axila ou na prateleira; esse livro tem que estar na tua boca. Tem que estar no teu coração: “Senhor, eu creio num milagre de Deus, eu creio num milagre financeiro para que todas as famílias sejam salvas, eu creio em portas de emprego, eu creio em grandes milagres financeiros, eu creio na ressurreição de mortos, eu creio que tu podes fazer o que nunca foi feito na vida das pessoas, eu creio, eu creio, eu creio!”

Usa a tua confissão, o poder de Deus, está na tua boca, no teu coração, não tenhas medo, não vivas intimidado, Deus não te deu espírito de covardia. Deus te deu espírito de poder. Vós sois deuses, todos filhos do Altíssimo. É para reinar, é para conquistar.

A fé é a certeza. A fé é a convicção de fatos que eu não vejo, mas que eu espero, eu acredito. Eu acredito. Estão lançadas as sortes, és tu que vais definir se crês ou não crês.

Compreendes? Eu quero ver na tua face. É a hora de tu reagires, não fiques com cara de morto, reajas, pois tu tens o espírito da vida, o poder do reino, essa palavra dá vida, vivifica, dá coragem, dá poder. Tu acreditas?

Que dádiva maravilhosa que o Senhor nos deu, o nosso Deus é precioso. Há curas acontecendo, há milagres acontecendo, há prodígios acontecendo.

Eu quero ver o povo de Deus usar o poder da confissão. Deus disse que quer julgar as nações, mas como Ele vai julgar as nações, se o povo não acredita nEle? Como Deus vai julgar a sua causa, se tu não acreditares no poder de Deus? E fica aí acendendo vela, botando fita, rosa. Como Deus vai fazer? Tu não podes ficar diante desta imagem, desta estátua, acendendo vela, pensando que isso vai resolver. Não ponhas fé na vela que não vai te levar a nada, senão, a um incêndio na tua casa.

A minha pergunta é: “Acreditas ou não acreditas?”

Ao seu nome toda a glória!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE