cropped-Logo_azul.png

Veja-te como Deus te Vê

COMPARTILHE

 

Mateus 6:22-23 “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”

Com base nessa passagem, se os olhos forem bons, todo o corpo é luminoso. Nesse caso, olhos não têm a ver com os olhos físicos. Jesus estava se referindo à forma espiritual de como nós vemos a vida. Portanto, esta passagem ensina a ver a vida com os olhos espirituais de Deus, com a perspectiva de Deus. Isso é importante e pode mudar o rumo de uma família, de uma igreja. Paulo entendia disso.

Efésios 1:17-18 “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos.”

Coração não tem olhos; tem válvulas e artérias. O que são esses olhos? São a forma espiritual de ver a vida. E diz que, quando os olhos espirituais são iluminados, tu passas a saber, a ter conhecimento, a ter esperança do teu chamamento e qual a riqueza da glória da herança do Senhor.

É muito importante tu te veres como Deus te vê. É muito importante tu te veres como os olhos de Deus te vêm, porque, senão, não existe vida espiritual.

O sábio Salomão diz em Provérbios 23:7 “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.” Ou seja, a forma como eu me vejo, é como eu sou.

Então, vamos aprender a ver da forma como Deus nos vê para agirmos como Deus quer que ajamos. Porque, se tu não te vires dessa forma, nunca vais entender como Deus tem sete mil promessas. Se eu não aprender que as nossas crenças determinam os nossos comportamentos, eu não avanço. Quando tu vires um crente fracassado, é porque ele se vê fracassado. Ele não se vê com os olhos de Deus. Ele se vê com os olhos dele.

Deus disse que os teus olhos são a luz do teu corpo, e se tiveres olhos bons, se aprenderes a te ver como Deus te vê, todo o teu corpo será luminoso, toda a tua vida será abençoada, toda a tua vida terá a glória de Deus.

Muito do que as pessoas crêem não é verdadeiro. As pessoas aprenderam a ver erradamente, porque elas ouvem erradamente, e aprendem que Deus, quando olha para ela diz: “Pecadora, vai para o inferno! Perdeu a salvação! A maldição está sobre a tua vida.” O povo de Deus O vê assim, porque ele pensa que os olhos de Deus são assim, mas não são.

Um dia, entrei no Barra Shopping e tinha uma Casa de Espelhos. Os espelhos distorciam a imagem. Quem já entrou numa Casa dessas? Não é engraçado? Aqueles espelhos distorcem a imagem das pessoas. Às vezes, a imagem que fazemos de nós é totalmente distorcida. Quando fomos criados, vimos à nossa volta pessoas que eram o nosso espelho e, se aquilo que eles nos passaram não foi espiritual, todas as imagens que temos foram distorcidas. É como entrar na Casa dos Espelhos: você fica barrigudo, magrinho, distorcido. Assim é o povo de Deus: “Eu não presto, eu não valho nada, eu vou perder a salvação”. São espelhos distorcidos na vida da pessoa.

Eu vou te dizer uma coisa: quantas memórias foram internalizadas porque o espelho em que te espelhavas: teu pai, teus amigos, vizinhos, eram imagens distorcidas, palavras equivocadas, atitudes erradas, ações distorcidas, ações falsas?

As pessoas têm feridas muito grandes, emoções sofridas, vidas com marcas destrutivas. Às vezes, é uma pessoa que foi casada, traída, e tem uma imagem distorcida do que é o amor. Uma pessoa que confiou na outra e a outra lhe puxou o tapete, puxou-lhe a perna, e a pessoa tem uma imagem distorcida do que é a amizade. Qual é o antídoto? Ver a vida com os olhos de Deus. Vermo-nos como Deus nos vê.

Irmão, não acredites que Deus te vê assim: “Sai demônio! Sai de mim!” Não! Aquela imagem que o crente da lei promulga: “Meu irmão, tu vais para o inferno. Tu vais perder a salvação”. Deus não nos vê assim. Se nos visse assim, nenhum de nós se salvaria. Nenhum.

Entendo que este Recado é o mais importante de toda a tua vida, porque tu vais aprender a te ver como Deus te vê e toda a tua vida vai mudar e nunca mais vais dizer: “Eu não presto. Não valho nada. Não sou merecedor. É muita areia para o meu caminhão. Será que é verdade? Isso não é para o meu vizinho?”

Jesus disse em João 8:32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Tu vais conhecer a verdade e a verdade vai te libertar das amarras, das feridas do passado. Sabes o que é uma mulher levar um tapa do marido? Sabes o que é um marido ser envergonhado por uma mulher? O que é um filho ser envergonhado por um pai, ou uma mãe? Há coisas que ficam no coração.

Onde está a verdade? Disse João 1:17 “Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.”

Quando eu aprendo a me ver como Deus me vê, realmente, e quando eu entendo a revelação da graça de Deus, a graça gera em mim uma auto-estima, uma coragem e uma força enormes. Assim, tu não te curvas mais, não aceitas ser humilhado, não aceitas ser mais apoucado, tu lutas pela vida e vais atrás dos teus sonhos.

Então, precisamos entender que Deus vai capacitar a igreja, a cada dia, a acreditar que estas grandes e extraordinárias coisas que Deus prometeu são viáveis, se te vires como Deus te vê. Lê Tito 3:7.

Se eu não me sentir aprovado por Deus e bem-vindo ao coração de Deus, vou me sentir aquilo que mais fere um ser humano: “Rejeição”.

Há pessoas que foram rejeitadas pelos pais, pela esposa, pela família. Rejeição é o sentimento mais doloroso da vida. Na verdade, fazemos tudo para não sermos rejeitados. Por quê? Porque precisamos nos sentir, como mulher, como marido, como pai, como filhos, aprovados e aceitos. Todo mundo quer ser aprovado, reconhecido. Todo mundo quer sentir que tem significado.

Amado, o Senhor Jesus é perfeito. Ele mesmo foi rejeitado pelos homens. Ninguém pode ser aprovado e aceito por todos. O mundo tem seis bilhões e meio de pessoas, se houver 10 pessoas que te rejeitam, há seis bilhões que podem gostar de ti. E se alguém te rejeita, o problema é da pessoa que te rejeita. Isso não pode ficar uma marca sofrida. Por quê? Tito 3:4-6 diz “Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador,”.

Deus fez uma obra maravilhosa em nossa vida. Ele te salvou, lavou, regenerou, aproximou, foi misericordioso contigo. Não importa o que fizemos no nosso passado. Aos olhos de Deus, já estamos justificados, lavados, regenerados, perfeitos, aceitos, aprovados. Deus não nos rejeita. Aos olhos de Deus, fomos, totalmente, aprovados. Lê Efésios 1:4-5.

Pedro disse em 1 Pedro 2:9 “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”. “Vós sois”. Tu já és. Eu já sou. Então, se os meus olhos são lâmpadas para o meu corpo, quando eu me olho, me vejo amado, escolhido, raça eleita, propriedade exclusiva de Deus. Não posso imaginar que sou propriedade exclusiva de Deus e que um demônio vai entrar em mim. Eu me vejo como Deus me vê.

O que Deus tem preparado para 2014? Coisas muito grandes! Por isso tens que dizer: “Eu sou propriedade de Deus. Eu fui regenerado. Não foram as minhas obras, foi a misericórdia de Deus. Ele me lavou, me transformou, me escolheu para eu ser amado, até a vida eterna”. Isso é o melhor do que tudo na vida. Nós fomos feitos para isso.

Então, a primeira coisa é que eu tenho que me ver como lâmpada do meu corpo. Quando eu olho para mim, eu tenho que me ver com os olhos iluminados: “Miguel Ângelo, tu foste aprovado, amado, és querido até a vida eterna, haja o que houver, aconteça o que acontecer, nada pode te separar do amor de Deus, nem morte, nem vida, nem altura, nem potestade, nem profundidade, nem pobreza, nem criatura pode te separar”.

2) Deus nos aceita e nos valoriza.

Amado, temos valor para Deus. A sociedade, os conhecidos ou a família podem não nos valorizar, mas diz Lucas 12:24 “Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves!”

Às vezes, quando dizemos: “Eu sou eleito de Deus, sou pedra viva, tenho valor, não sou um CPF, uma carteira de identidade, eu sou filho de Deus, eu tenho a imagem e a semelhança de Deus”, parece soberba, mas não é.

Isaías 43:4 “Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida.” É Deus quem está falando.

Como uma pessoa amada por Deus e digna de honra pode dizer: “Oh, Deus, eu sou um gafanhoto, sou o pó da terra, se o Senhor não me curar, hoje, eu rasgo a Bíblia, rasgo o meu cartão de membro, vou ficar na porta da igreja dizendo que Tu não existes, que a Bíblia é falsa”? Tu és amado por Deus. Deus te amou, és digno de honra. Lê 1 Pedro 1:18.

Fomos aceitos por Deus, fomos valorizados por Deus. Ainda que a pessoa tenha nascido num lar instável, disfuncional, tenha vivido a sua vida sem nenhuma estabilidade, sem amor, sem valor, somente com hábitos maus, ânimos dobres e perdedores.

Nós andávamos desgarrados. Éramos ovelhas. O Senhor nos conectou à vida e, hoje, sabemos que somos amados, aprovados, e que a graça de Deus é maravilhosa.

O Deus de toda a graça diz em Hebreus 13:5 “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”

Portanto, amado, não é a psicologia, não é a psiquiatria, não são os grupos de terapia de auto-ajuda. Tudo isso é importante, mas tem limites. As prescrições médicas não solucionam o problema de um ser humano que se sente desvalorizado e rejeitado. Tu és valioso para Deus. Ele te aceita como és. Ele já perdoou os teus pecados, Ele é um Espírito contigo. Acabou a rejeição, acabou o abandono. Deus mudou a nossa vida. Deus mudou a nossa sorte, por isso, estamos alegres.

3) Tu e eu somos amados com o mais profundo amor desta terra.

Eu não vou à igreja com medo do diabo nem do inferno. Vou porque sou amado por Deus. Eu aprendi a amar porque eu sou amado por Deus. Veja o que diz a Bíblia, o resumo todo em João 3:16 “Porque Deus amou ao mundo (da Salvação) de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, (não vá para o inferno) mas tenha a vida eterna.”

Ele não disse: “Eu amei o inteligente, o bonito, aquele que é legal, aquele que é religioso, aquele que é perfeito”. Ele não disse isso. Deus te ama porque és filho Dele, e porque Ele te atraiu e te fez para isso.

E agora, o que eu tenho que fazer? Eu tenho que me ver com os olhos de Deus. O Senhor diz que me ama e eu aceito isso, eu aceito o amor de Deus.

Diz a palavra do Senhor em Isaías 54:10-11 “Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o SENHOR, que se compadece de ti. Ó tu, aflita, arrojada com a tormenta e desconsolada! Eis que eu assentarei as tuas pedras com argamassa colorida e te fundarei sobre safiras.”

Não precisas andar mais atormentado. Ele disse: “Eu te amo. Eu tenho misericórdia. A minha misericórdia não se aparta de ti”.O amor de Deus é consistente, firme. O amor de Deus é incondicional. O caráter de Deus é o caráter de Deus, Ele é Deus. Nós não podemos duvidar do amor de Deus. Deus nos chamou para sermos saudáveis, bem-sucedidos, felizes. Não duvides que és amado com o mais profundo e verdadeiro amor que existe, que é o amor de Deus.

4) Deus nos perdoou e tu tens que te ver perdoado.

Efésios 1:6-11“para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,”.

Fomos perdoados, predestinados segundo a vontade Dele. E diz nos versículos 4-5 que Ele nos chamou para sermos santos e irrepreensíveis. “assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,”. Tu és uma pessoa santa.

Deus disse: “Eu te amo. Tu és santo. Para mim, aos meus olhos, tu és santo e irrepreensível”. E se eu não me vir assim, vou me achar um gafanhoto.

Hebreus 10:17 acrescenta: “Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre.” Deus disse: “Eu não consigo me lembrar!” “Não lembrarei dos teus pecados”. Não sou eu que estou dizendo, é a Bíblia que está dizendo.

Como vou imaginar que Deus tem multiplicação para mim, se eu não me sentir aceito, valorizado, amado e perdoado?

Isaías 43:25 “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.” Ele diz: “Eu mesmo.”

A Bíblia diz que fomos pecadores, mas que Deus mesmo apagou os nossos pecados. Ele disse: “Eu mesmo apago as tuas transgressões por amor de mim. Pelo amor que Eu tenho a mim, Eu faço por ti”.

Romanos 8:1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” É assim que tu tens que te ver: Nenhuma condenação há.

Versículo 2 “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” Estamos livres.

5) Deus nos vê capacitados.

Isso é muito importante! Às vezes, a pessoa diz: “Mas eu não estudei muito, não sou de uma boa família”. Amado, Deus nos vê capacitados.

2 Coríntios 3:5 “não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.” Deus disse que a nossa suficiência veio Dele.

Ver tudo com os olhos diferentes dos olhos de Deus é a causa de as pessoas serem tão inseguras, infelizes, rejeitadas, negativas, cheias de dores, angústias, cheias de maldição. Deus diz: “Você é santo”. Então, diga: “Eu sou santo” Deus diz: “És irrepreensível”. “Eu te amo com o amor eterno”. “Eu apaguei os teus pecados!” Isso se chama ver a vida com os olhos de Deus.

2 Timóteo 3:17 “a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” Somos perfeitos diante de Deus e perfeitamente habilitados para toda boa obra.  

Por isso, podemos dizer como Paulo disse em Filipenses 4:13 “tudo posso naquele que me fortalece.”

A forma como tu te vês, te olhas, vai te proporcionar, a partir de hoje, alguma coisa tremenda.

Irmão, o que Deus diz é que está certo. Recebe isso! O resto da vida tu vais te ver como Deus te vê. Ele tem algo para derramar sobre todos nós. O que Ele disse em Gênesis 17:2? “Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente.”

Para Deus fazer esta obra extraordinária, tens que dizer, a partir de hoje: “Eu me vejo como Deus me vê”.

Diz: “Eu nunca serei diminuído ou apoucado. Deus diz que multiplicará e eu recebo a multiplicação”. Quando os olhos espirituais são bons, todo o corpo é bom, mas quando os olhos são maus, todo o corpo é trevas.

Eu termino, dizendo em Ezequiel 36:11 “Multiplicarei homens e animais sobre vós; eles se multiplicarão e serão fecundos; fá-los-ei habitar-vos como dantes e vos tratarei melhor do que outrora; e sabereis que eu sou o SENHOR.”

Deus me disse: Que neste ano de 2014, Ele vai se manifestar melhor, que vai tratar ainda melhor”.

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE