cropped-Logo_azul.png

Jesus veio para Servir

COMPARTILHE

 

JESUS VEIO PARA SERVIR

 

Mateus 20:28 “tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

 

Meus irmãos amados, minha família, santos preciosos, meus filhinhos em Cristo Jesus, aqueles que são selo do meu apostolado!

O Senhor Jesus Cristo descreveu o Seu Ministério na Terra que foi dos 30 aos 33 anos, em termos práticos, como um Ministério de Serviço ao Próximo. Jesus tinha essa preocupação em Seu Coração: Onde chegava, Ele pregava, Ele anunciava o Reino. E, Ele sempre se perguntava: ‘O que  Eu posso fazer pelos outros? Como é que Eu posso servir? Como é que Eu posso satisfazer as necessidades mais prementes do ser humano?Quando Ele chegava a qualquer aldeia ou cidade ou seguia pelos caminhos, as multidões vinham a Ele. Eram doentes em busca de cura, oprimidos em busca de libertação, famintos em busca de alimento, religiosos sedentos em conhecer a Verdade. Ele dessedentava essa sede.

 

O Ministério de Serviço, era o primeiro aspecto de Seu Ministério.

Ele é o mesmo hoje,  ontem, e Eternamente, – Ele continua sendo um servo que serve. Eu sei que como Deus, um dia supriu todas as minhas necessidades, e dessedentou a minha sede e matou a minha fome! Ele hoje, está aqui, exatamente dentro do Seu Perfil Ministerial para servir e servir da melhor maneira, da mais intensa forma e isto me encanta. Ele quis  dar a Sua própria vida para nos resgatar, para nos tirar do mercado de escravos. É assim que identifica a Palavra como Redentor. Desde a Criação, o Livro de João no capítulo 1º mostra isto, que Ele já começou servindo. Servir e sustentar o que Ele servia, o que Ele dizia, o que Ele determinava. João 1:3-4 “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, – Ele fez, Ele serviu – e, sem Ele, nada do que foi feito se fez.” A vida estava Nele, a vida era a Luz dos homens. Então:

 

1º.Ponto- A primeira coisa que precisamos conhecer é que desde a Criação, Jesus, ao criar todas as coisas, Ele já criou visando servir a Criação. Por isso, a Palavra diz no Livro de Colossenses 1:16-17 “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” O que Ele criou, Ele sustenta. O que Ele fez, Ele governa. Todas as coisas, em Cristo, subsistem. Ele é o Criador e Ele é o Sustentador, Ele é o mantenedor de todas as coisas criadas, de Toda a Criação,  Ele é a Fonte da Vida.

 

2º. Ponto- No servir,  Jesus trouxe a inspiração do Profeta.

Todas as instruções da vida, para todas as áreas, nós encontramos em Jesus, o nosso Profeta. Ele foi chamado, também, de Rabi porque Ele servia ensinando. Diz João 1:38 “E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? – onde é que Tu vais pregar, Mestre?” Eu gosto muito desse detalhe da Vida do Servir de Jesus, porque Jesus servia pregando, ensinando e dando instruções de vida.

 

No dia da Ressurreição,  João 20:16 diz falando à Maria  “… Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)!” O que nos encanta e entusiasma muito é ver que Jesus não trouxe uma série de regras, de leis. Ele trouxe  ensinamentos, Ele trouxe vida. Ele disse:Eu vim para que vocês tivessem vida, e vida em abundância.’ Ele é o nosso Sustentador, Ele é o nosso Criador e Ele é o nosso Rabi ou Raboni que quer dizer, Mestre. Portanto, tudo o que nós somos, é o resultado dos ensinamentos do nosso Rabi, do nosso Mestre. O Bispo Daniel disse: neste Altar, eu aprendi a ser um pai, um marido,  o homem que eu sou hoje. Isso é o resultado das instruções, dos ensinamentos Daquele que é o Mestre da Igreja, o Senhor Jesus Cristo. Diz a Palavra do Senhor em Mateus 23:10 “Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo.” Portanto, quando tu segues os ensinamentos do Mestre, tu estás seguindo os ensinamentos do Teu Guia. Tudo  quanto Jesus te guiar, certamente, levará a bom êxito, ao sucesso, à alegria de vida, à harmonia de viver, à felicidade, ao bem estar.

 

Eu  gosto tanto da palavra servir, encaixo-me 100% com o mover de Jesus e com o Seu Ministério, porque eu também nasci para servir, e tu também…. Quando Deus nos separou desde o ventre das nossas mães e nos predestinou desde antes da fundação do Mundo, e nos colocou nesta Terra, não nos colocou para outra missão a não ser servir. É através de nós que Deus se multiplica e  exorta, que Deus faz as pessoas ouvirem o Evangelho. Por isso que  nós também nascemos para servir. Servir a Deus implica em obediência. Não existe uma palavra que se contradiga na Bíblia Sagrada. Não existe um versículo, entre milhares e milhares de versículos do Antigo Testamento que contradiga um só versículo do Último Livro da Bíblia, o Apocalipse. A Bíblia é harmônica, tem harmonia.  Tudo está bem engrenado, tudo é Perfeito. A Palavra de Deus é Viva e Eficaz. Então, vale a pena tu seguires as instruções do Mestre, do Rabí, dAquele que veio para servir.

 

Após uma pescaria frustrada, à ordem do Mestre Jesus, Pedro  obedeceu e lançou as redes. Lucas 5:5 “Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes.” Pedro quis dizer, Tu sabes tudo que é bom! Daquilo que eu tenho na minha vida, tudo eu aprendi com Jesus. O Mundo não presta. Tudo que o Mundo ensina é perverso, é maligno, é corrupto. Tudo que Deus ensina é Bom, é Luz, é Verdejante, é Pasto de Deus. Pedro disse a Jesus: ‘Olha, eu trabalhei a noite toda. Nada pescamos. Nada apanhamos. Mas, sob a Tua Palavra, Mestre, sob o que Tu estás dizendo, eu lanço as redes!’ Meu amado, crê naquilo que Deus diz em Sua Palavra, ela é Luz, é Vida! É a Palavra que muda a nossa vida. Por isso, a Bíblia é o Livro por excelência (BIBLIAH em hebraico), é  o Livro dos Livros. Nela há instruções para todas as áreas da minha vida e da tua vida. ‘Pastor, tenho um problema de emoções.’ Aqui há resposta. ‘Tenho um problema financeiro.’ Aqui há resposta. ‘Eu tenho um problema de casamento.’ Aqui está a resposta. É sob a Tua Palavra, Mestre, Rabi, que eu vou lançar as minhas redes. Se tu lançares a tua rede sob o que Deus ensina, a respeito de finanças, tu vais colher muito!Se lanças as tuas redes sob o que Deus fala de perdão, tu serás livre. Se tu lanças as tuas redes sob qualquer área das emoções, tu terás o suprimento. Aja Sob a Sua Palavra!

 

Nossa Igreja é Cristocêntrica, significa que tem a Palavra de Cristo como centro!  Certa feita, Jesus estava num barco e se levantou uma grande tempestade, isto é dito em  Lucas 8:24 “Chegando-se a ele, despertaram-no dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo! Despertando-se Jesus, repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou, e veio a bonança.” Até nos momentos mais difíceis da vida! Quando se levantam ventos dentro de casa, tempestades na tua empresa, quando a fúria da água assusta, Ele traz bonança e serenidade!

 

E  quando uma mulher terrivelmente doente foi procurar Jesus, como diz Lucas 8:45-48 “Mas Jesus disse: Quem me tocou? Como todos negassem, Pedro [com seus companheiros] disse: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem [e dizes: Quem me tocou?]. Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder. Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado e como imediatamente fora curada. Então, lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.” Esse ensinamento vai trazer paz, vai trazer cura. Vai trazer libertação. Vai acabar com a opressão. Vai acabar com o medo da vida. Tu vais poder, hoje, ouvir e seguir as instruções do Mestre. Ele é Dono das nossas vidas.

 

Portanto, na Criação, Ele serviu, sustentou todas as coisas, a forma Dele servir é através das Instruções da Bíblia, daquilo que a Igreja ensina. Tu não estás seguindo um deuzinho, tu não estás seguindo um mito. Diz a Palavra do Senhor em 2ª. Pedro 2:1 “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.”

 

Portanto, nós temos consciência de que o Deus que está sendo Revelado, e já conhecemos mais 700 Revelações, Títulos, Manifestações do Seu Nome, é o Soberano Senhor. Quantos Nomes de Deus nós já estudamos até aqui! E, se Ele é Soberano na tua vida, significa que Ele tem o controle sobre ela. Significa que Ele tem a liderança sobre a tua vida. Por isso, é que Paulo disse em Gálatas 2:20 “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; – são os ensinamentos que vivem em mim, é o que o Mestre ensinou que eu vivo nesta vida – e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”Diz o Salmista no  Salmo 1:1-3 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. – Não!  Não vá buscar nada lá fora. – Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. – E diz que se tu fizeres isso, a Palavra diz que és  … como árvore plantada junto à corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” Esse é o resultado do Soberano Deus que deixou a Palavra como Guia das nossas vidas.

 

Jesus serviu, também, como nosso intercessor.

Disse Hebreus 7:25 “Por isso, também pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Ele salva totalmente, Ele não salva para perder a Salvação. Ele salva totalmente. Ele intercede por nós diante do Pai 24 horas por dia.

 

Ele serviu e serve também como nosso Advogado.

Ele mostra que não estamos sozinhos. 1ª. João 2:1 “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado, temos um Paracleto,  palavra grega – junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;” Quem é o Advogado? Aquele que está ao lado, aquele que defende, em todas as batalhas da vida, Deus sempre te defenderá, te protegerá, sempre será a teu favor, porque é  teu, é nosso Advogado.

 

Jesus também é o nosso Confortador, o nosso Consolador.

Disse  João 16:7 “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.” O Espírito Santo é o nosso Consolador. É o nosso Confortador. Sabe aquele dia que tu não tens vontade de viver? Aquele dia que tu dizes: ‘O que eu estou fazendo nesta Terra? Por que eu tenho que viver assim?’ Por que esse drama?’ E o Espírito Santo vem  e te conforta, consola, passa aquele Bálsamo suave no coração, e no dia seguinte, tu acordas e parece que tudo se fez novo.

 

Jesus é também Propiciação dos nossos pecados. Ele é propiciação porque Ele  aplaca a ira de Deus!

1ª. João 2:2 “e Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.” Ele deixou esta Palavra no plural. ‘Nossos pecados.’ Significa que sendo no plural tem  a ver com mais de um. São os pecados passados, presentes e futuros. Deus conheceu o nosso passado, Ele sabe do nosso presente e sabe que  nós podemos errar lá na frente.

 

Diz a Palavra do Senhor em Mateus 10:25 “Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos

 

Então, essa é a nossa chamada: Reproduzir o nosso Mestre, o nosso Senhor. E como é que nós O  reproduzimos? Servindo como Ele serviu.  Porque muitas vezes, as pessoas dizem ou imaginam: Bom, eu vou à Igreja, já faço a minha parte. Não! Tu não fizeste a tua parte, tu estás fazendo a tua parte. A tua parte é muito ampla, é muito grande. Nós temos que ser tal qual Jesus foi, basta ao discípulo ser como Seu Mestre. Deus não quer que tu sejas melhor do que Ele, que faças mais coisas do que Ele. Mas, tu tens que reproduzi-Lo, não  representá-Lo!

 

Ele é nosso reconciliador2ª. Coríntios 5:19 “a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.” Quando tu aprendes a respeito de Jesus, quando aprendes a servir ao Senhor,  tu aprendes que nós não fomos chamados para chamar as pessoas de pecadoras, apontar o dedo para seus defeitos e falhas, Ele nos chamou e nos deu o Ministério da Reconciliação Diz que dentro de cada um de nós, porque Ele nos reconciliou, Ele colocou, Ele nos confiou uma Palavra de Reconciliação. Assim, nós somos, em potencial, evangélicos que têm um Ministério da Reconciliação, daí que somos reconciliadores.

 

A minha reconciliação com Deus, foi num hospital militar. Eu era jovem e servia o exército em Angola, quando sofri um acidente muito grande. Eu era Católico Apostólico Romano, cheio de superstições, cheio de medo, cheio de grilos na cabeça, e lá estava eu agonizando meses e meses num CTI de hospital, apodrecido em vida, com necroses ósseas e necroses de pele. Eu estava  totalmente, acabado e desesperançado, até que Deus enviou um Anjo àquele hospital. Esse Anjo era uma senhora, que me colocou uma Bíblia do lado e disse: ‘O que está cheirando mal não é o teu corpo, é a tua alma. Recebe Jesus! Crê!’ E num momento,  depois de uma luta agressiva de palavras duras que eu troquei com aquela mulher, porque eu era Católico e não acreditava num Deus Real e Verdadeiro; eu acreditava numa imagem de Nossa Senhora de Fátima, que nunca existiu. Eu acreditava em São Judas Tadeu, que é uma tradição do povo português. Não há ninguém com esse nome na Terra, e nem nunca houve – mas, no momento em que essa senhora me mandou abrir a Bíblia, e me mandou ler  Jó 19:25 “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.”

 

Naquele momento, o meu coração se reconciliou com Deus, o meu Espírito se reconciliou com Deus. Eu estava morto, e Deus me deu vida. Eu estava longe, Deus me aproximou. Tudo que constava contra mim foi pago, anulado e quitado. E eu passei a ser um Ministro da Reconciliação! Jesus não tem um chamado para imputar pecado aos homens. Jesus nunca te imputa pecado algum. Ele jogou os meus pecados e também os teus no mar do esquecimento, como diz Miquéias. Ele diz: Do teu passado, das tuas iniqüidades jamais Me lembrarei.’

 

Que Deus tremendo  nós servimos! Que Deus Maravilhoso! A Ele toda a honra e toda a glória!

 

 

Teu Apóstolo e Profeta

 

 

Miguel Ângelo da Silva Ferreira

         Bispo Primaz

4 respostas

  1. Graça e pa!!!, Maravilhosa mensagem do nosso amado Profeta, Bispo, Santo Miguel Angelo. Que Deus abençõe grandemente a sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE