cropped-Logo_azul.png

Andando no Espírito

COMPARTILHE

Gál. 5:16, 17 “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

Quando uma pessoa tem o encontro com o Senhor Jesus, O confessa, acontece um fenômeno espiritual em sua vida, ela nasce de novo, ou seja, ela recebe uma nova natureza em seu interior que é a verdadeira e a própria natureza de Deus, tornando-se assim, um espírito com o Senhor. A partir deste momentos que as características de Deus está em nosso espírito nós temos que manifestar o fruto do Espírito Santo.

 O que significa andar no Espírito? A tradição, erroneamente, diz que andar no Espírito é pagar o preço, é andar com a Bíblia debaixo do braço, é falar em línguas espirituais etc…, mas na realidade não é bem assim. Andar no Espírito é não fazer a vontade da carne. Isto é muito importante, porque quanto a pessoa anda no Espírito ela é totalmente controlada pelo Espírito Santo.

Quando confessamos a Jesus, recebemos a Sua plenitude. A Sua natureza passa a viver em nós. Somos um com Ele.

I Co. 6:17 “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.”

          Gál. 2:20 “…logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”

          Esta união tem que ser de profunda intimidade. É uma união viva entre Deus e os Seus filhos.

          Quando recebemos o Espírito de Deus em nosso espírito, Ele mesmo nos capacita a andar no Espírito.

Quais as características de uma pessoa que nasceu de novo?

Gál. 5:22, 23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domíniopróprio. Contra estas coisas não há lei.”

Tudo acontece quando nascemos de novo.

Jo. 3:3 “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

                Nascer de novo significa nascer de cima. E somente Deus pode realiza este ato na vida do homem. Ele transforma dentro, no coração.

          O novo nascimento significa também regeneração. A regeneração é necessária porque o homem herdou uma natureza de pecado. O homem por si só é incapazes moralmente de renascer de novo se Deus não o fizer.

          Efé. 2:1 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.”

          O novo nascimento é um dom de Deus, é uma obra imediata. Deus opera na vida de uma pessoa onde quer que esta esteja e como esteja. Se ela ouve a Palavra, crê no coração, passa imediatamente da morte para a vida.

Jo. 5:24 “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”

Quando nos tornamos novas criaturas em Cristo tudo se faz novo e a vida de pecado fica para trás.

                II Co. 6:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

          Sendo novas criaturas me Cristo Jesus, temos que andar conforme Jesus andou. I Jo. 2:6 “…aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.”

O fruto do Espírito tem que crescer e florescer a cada dia dentro de nós para sobrepor as obras da carne, assim não teremos desejo de satisfazer os seus feitos.

Gál. 5:16 “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.”

Gál. 5:19-21 “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”

Andar no Espírito nos leva a ter uma vida de paz.

Rom.8:6 “Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.”

Uma vez que são conhecidas as promessas de Deus, o homem é livre das corrupções do mundo.

II Pe. 1:4 “…pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.”

A nova vida é um processo gradativo, isto requer tempo, é uma semente que vai frutificando. Existem muitos estágios para o crescimento de uma semente. Isto é comum nós vermos nas plantações. Quando é lançada na terra uma semente, aos poucos ela vai crescendo, sendo regada, até que então, ela fica forte, começa a florescer e passa a dar frutos. Assim é na vida espiritual. Deus tem paciência para conosco e por isso temos que cuidar. Temos que a cada dia regar a semente para que ela germine. A semente é a Palavra de Deus. Lucas 8:11 “Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.”

          I Pe. 1:23 “…pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.”

Toda semente que caia em boa terra tem que frutificar. Mc. 4:20 “Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.”

A primeira coisa que se dá quando é lançada a semente, é a raiz. Deus quer que os Seus filhos tenham raízes profundas em sua vida espiritual, no crescer da plenitude da maturidade cristã. Todaárvore com uma raiz profunda não cai.” O verdadeiro cristão é manifestado quando vem as vicissitudes da vida e ele não receia, não deixa de dar frutos, a sua raiz é profunda. Ele espera em Jesus.

Col. 2:7 “…nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.”

Jer.17:8 “Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.”

Mt.12:20, 21 “Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo. E, no seu nome, esperarão os gentios.

O cristão que “rega” a sua vida com os ensinamentos da Palavra de Deus e pratica-os é bem aventura no que realizar.

Tg. 1:22 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”

Tem que haver um crescimento espiritual para que então cheguemos a dar frutos. É na igreja, com a nossa participação nos cultos que alcançamos esse crescimento. E esse conhecimento de Deus faz com que e todo lugar manifestemos a fragrância do Seu conhecimento.

II Pe. 3:18 “…antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.

          II Co. 2:14 “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.”

          Toda pessoa que ainda não tem manifestado em sua vida o conhecimento de Deus tem atitudes carnais, é criança espiritual. (Ler: I Co. 3:1).

Termino este recado deixando para ti duas promessas de Deus.

Isa. 42:1-4 “Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios. Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito. Não desanimará, nem se quebrará até que ponha na terra o direito; e as terras do mar aguardarão a sua doutrina.”

Isa. 41:10-13 “…não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão. Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti. Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.”

Deus jamais deixará um filho Seu ser quebrado. Tira da tua mente que alguém pode te quebrar, podem até te ferir, mas Deus é contigo! Ele não permitirá que tu sejas envergonhado(a)! Não temas! Ele te sustenta com a Sua destra fiel!

                                    Teu amigo e Apostolo, Miguel Ângelo

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE