cropped-Logo_azul.png

A NOSSA SUFICIÊNCIA VEM DE DEUS

COMPARTILHE

2ª. Coríntios 3:5 e 6 “não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual – Deus – nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.

 Meus amados irmãos, minha família, povo de propriedade exclusiva de Deus, selo do meu Apostolado!


Quando se fala em reconstruir, muitos temores vêm ao coração e aos sentimentos do ser humano, porque um dos grandes temores que o homem tem é um sentimento de incapacidade e inadequação. Aquela sensação de que: Eu não sou capaz… Eu não vou ser capaz… Esse sentimento de incapacidade é o maior temor que o ser humano tem.Muitas pessoas olham para si mesmas e dizem: ‘Como eu serei capaz? Eu não tenho estrutura. Eu não tenho capacidade. Eu nunca vou ser um bom pai. Eu nunca vou ser uma boa mãe. Eu não consigo ser um bom cristão. Eu nunca serei um bom empresário. Eu nunca conseguirei passar num vestibular e ter um curso superior. Eu não sou capaz de tomar uma decisão importante na minha vida.’Por causa desse sentimento de incapacidade e inadequação muitos vivem uma vida espiritual confusa porque, na carne, pensam que têm que ter capacidade para tudo. Mas não é na carne que Deus nos capacita. Isaías 28:11 “Pelo que por lábios gaguejantes e por língua estranha falará o SENHOR a este povo,” Que língua estranha é essa? É a Graça de Deus! É  a Graça de Deus que nos vai ensinar que Deus não quer nada com a nossa carne, que não é através do que eu tenho de inteligência ou de força que eu reconstruo, ou que eu recomeço a minha vida, é pela Graça de Deus.

Portanto, a Graça nos ensina, como disse Paulo aos Efésios 1:17-19 “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;” Tu ouviste falar aqui no texto alguma coisa que seja pela força do teu poder, no teu braço, na tua inteligência, nos teus olhos físicos? Não!

Tu que tens ouvido dizer que muitos entraram em colapso, muitos perderam as estribeiras, perderam o controle da suas vidas; perderam o ente querido, dinheiro,negócios etc… é preciso que saibas que é a Suprema Grandeza do Poder de Deus, é o Espírito Santo que ilumina os olhos do teu coração, é a herança Dele, é a Grandeza Dele que te habilita,  te habilita para  toda a boa obra. E tudo isso está na tua vida!

Paulo fala a Timóteo em 2ª Timóteo 1:7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” Tu sabes que, para recomeçar a vida,  e eu tive essa experiência por várias vezes, em termos pessoais, ministeriais, para recomeçar a vida, tu não podes ser covarde. Porque a palavra ‘covardia’ do original grego ‘DEILIA’ que quer dizer: Paralisia, paralisar a vida.

Então, se tu sabes que Deus não te dá espírito de covardia, ‘DEILIA’,(em grego original) Deus não paralisa a tua vida e se estás debaixo de um espírito de ‘DEILIA’, de covardia, saiba que esse espírito não veio de Deus. Se tens deilia, tu bebeste de uma fonte errada; ouviste alguém que não fala em linha com a palavra da Graça.

Como Paulo, eu ouso dizer  que, a minha oração é no sentido de que teus olhos se abram para que tu possas ver quão grande é o poder de Deus que age na tua vida. Essa é a resposta ao temor da incapacidade ou da inadequação para reconstruir a vida. Diz Isaias 26:12 “SENHOR, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós.” Todas as nossas obras Deus as faz por nós!Seria absolutamente, ridículo, se eu dissesse que eu fiz alguma coisa aqui (no que se refere à construção deste templo); que fui eu que orei, que fui eu que busquei. Tudo foi Deus quem fez!Deus controla tanto a minha quanto a tua vida. Ele está controlando e mantendo o Universo! Diz Gênesis 8:22 “Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.” Isto foi dito por Deus! O mesmo Deus que disse através de Paulo em Efésios 3:20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,…” Amados, o nosso Deus é Poderoso!-Mas, Apóstolo, como é que eu vejo esse poder agir em mim?’

Toda pessoa que pensa que é sua carne que faz algo, é soberba. E a soberba precede à ruína. Disse Paulo em 2ª. Coríntios 3:5 “não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, nossa suficiência vem de Deus,-” Diga:‘A minha suficiência vem de Deus.’ Não vem de jejum, não vem da carne, não vem de sacrifícios. A minha suficiência vem de Deus.Tu só tens que confiar, crer e dizer amém! Esse sentimento de incapacidade que muita gente tem, dizendo: ‘Eu não consigo andar de avião. Não consigo dirigir carro. Eu não consigo estudar. Eu não consigo fazer isto ou aquilo.’ Isto começou no Jardim do Éden, quando o homem pecou,  Gênesis 3:9-10 “E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.” Adão teve medo e se escondeu’

Portanto, é nos momentos difíceis que nós precisamos reagir, para reconstruir a vida, a empresa, os sonhos, os negócios, a família; é nessas horas difíceis que  temos que ter determinação e confiança, sabendo que é Deus quem tudo faz. Sinta essa confiança em Deus! Diante das circunstâncias não te acovardes, reaja, determina, levanta a cabeça!

‘Pastor, quais são as situações em que Deus mostra que eu preciso entender a minha dependência de Deus?’

1º Quando tu estás diante de uma fraqueza.

Vejamos o que Paulo diz em 2 Coríntios 12:8-10 “Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, quando eu sou incapaz, eu digo: ‘Senhor, tens que ser Tu a agir’ – então, é que sou forte.” ‘Aí é que eu sou forte!’ Mas não pode ser a carne.Deus transforma nossas fraquezas em grandes forças.

2º.Quando estamos diante de pessoas difíceis.

 Tu sabes que há pessoas que te criticam, que te acusam, que falam mal de ti, que te desmotivam, que são pessimistas, que são egoístas e com isso te irritam; saiba que Deus usa essa gente toda para te dar paciência, para construíres perseverança, para te dar força.Diz Efésios 4:1-2 “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,” Romanos 12:12 “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;” Romanos 12:18 “se possível, quando depender de vós, tende paz com todos os homens;”  Portanto, é Dele que vem a nossa suficiência, é Dele que vem a nossa paciência, é Dele que vem a nossa força,  seja nas dificuldades ou lidando com pessoas difíceis.

3º.Deus é o Deus dos impossíveis.

Lucas 1:37 “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.”

Um dia Jesus ia num barco e levantou-se uma tempestade, todo mundo ficou agitado, vejamos em Marcos 4:40 “Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?” Por que é que tu estás pensando que tu és incapaz, que és inadequado? que nunca serás um bom chefe de família, um bom empresário? Que não vais sair dessa dor, dessa angústia, dessa situação, dessa depressão, desse medo? Por quê? Se para Deus não há impossíveis!  Nós confiamos em Deus, não na nossa carne. Filipenses 3:3 “Porque nós  é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.” O nosso pouco se transforma em muito nas Mãos de Deus. Disse Jó 23:14 “Pois ele cumprirá o que está ordenado a meu respeito e muitas coisas como estas ainda tem consigo.”

Deus vai cumprir tudo o que tem ordenado a teu respeito. Ele fez comigo! Quando eu cheguei aqui ao Rio de Janeiro, eu não tinha amigos, não tinha ninguém, eu não tinha nenhuma ajuda, mas Deus começou a agir na minha vida,tudo se cumpriu.

Disse Jeremias 32:17 “Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa.” ‘Eis que Eu Sou Senhor, o Deus de todos os viventes. Acaso haveria coisa demasiadamente maravilhosa?’ Não! Então, se sentes medo ou inadequação, saída de uma vez! Tu és humano. Eu também sou humano. Eu também choro, eu também tenho dores, eu também sofro.

 Que outras pessoas tiveram medo na vida de recomeçar? Moisés.  Êxodo 3:10-11 “Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” ‘Logo eu que sou gago ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel. Quem sou eu?’ Êxodo 3:12 “Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.” Não importa quem tu és. Tu, com Deus, já venceste! Glórias a Deus!

Jeremias- diz em Jeremias 1:5-8 “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. – eu não presto, eu não sou capaz, eu sou inadequado – Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.” Eu recebo esta Palavra para a minha vida, faça o mesmo!

Timóteo também se sentiu inadequado- 2ª. Timóteo 1:7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” Esse homem saiu da covardia.Portanto, os propósitos de Deus vão se cumprir na tua vida. Ele vai te transformar, Ele já determinou isto. Passarás a te sentir mais do que vencedor. Eu quero que tenhas, a partir de hoje, um novo senso de confiança. Aquilo que Gideão não teve conforme Juízes 6:11-16 “Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.” Mas já que Eu estou contigo, tu vais ferir os midianitas como se fossem um só homem, não importa quantos forem.

Então, para reconstruir a vida, para construir uma nova atitude intrépida afirma com veemência: Eu sou vencedor! Eu vou superar qualquer crise ou intempérie! Eu vou dar a volta por cima! Eu sou cabeça! Eu não sou cauda! Eu estarei sempre por cima, nunca por baixo! ‘É hoje!’ Eu recebo hoje, que Deus já agiu na minha vida porque Ele é Senhor, Ele é Soberano, Ele é Deus!’

Com especial carinho,

Teu Apóstolo,

Miguel Ângelo

 Bispo Primaz

Uma resposta

  1. Estudo maravilhoso. Nos coloca no devido lugar de homens e Deus no lugar de Deus. Nos ensina a não sermos soberbos e dar toda honra e glória a Deus que é quem provê todas as coisas, inclusive saúde e capacidade para trabalhar e realizar coisas. Assim sendo tudo vem de Deus e sem Ele nada teremos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE