cropped-Logo_azul.png

COMO POSSO CRESCER NA VIDA?

COMPARTILHE

Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

Estamos vivendo dias de grande entusiasmo na Igreja Cristo Vive, e quero garantir que a jornada que começamos hoje mudará a tua vida radicalmente. Todos cresceremos, porque acreditamos que, depois dos quatro dias, nenhum de nós, começando por mim, será o mesmo.

Tudo o que Deus quer fazer em nossas vidas, Ele só fará baseado na fé. Então, a fé é para o cristão o que a água é para o peixe. Nenhum cristão pode viver sem a manifestação da fé.

Todo mundo diz que tem fé. Todo mundo. Até o ateu diz que tem fé. O jogador de bicho inveterado diz: “Eu tenho fé”.

Venho pastorear a tua alma, o teu Espírito, porque quero que saibas qual é o conteúdo da fé cristã. Qual é a medida? Qual é a quantidade de fé? O que a fé pode produzir na tua vida?

Tu vês as pessoas dizendo: “Eu quero ter mais fé, preciso crescer na fé, preciso ter mais fé”. Então, a primeira verdade que aprenderás é como a fé chega à nossa vida. Qual o conteúdo dela? Por que a pessoa que joga no bicho e nos jogos de azar diz que têm fé para jogar? Essas pessoas têm um conteúdo. Elas estão baseadas em algo.

Qual o conteúdo da nossa fé? Como a fé chega à nossa vida?

Vamos ver como Paulo ensinou à Igreja. Ele diz em Romanos 10:17 “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”

A fé vem pela pregação. Ela não é sem conteúdo, não é baseada em fatos supersticiosos. E a pregação deve ser a Palavra de Cristo.

A fé resultado da pregação é diferente da fé do jogador ou de uma pessoa natural.

Tu aprenderás, hoje, o que é, verdadeiramente, a fé e quais os seus benefícios. O que ela pode fazer de diferente na tua vida.

A Bíblia fala de fé ou de acreditar 485 vezes no Novo testamento. Ora, se é tão importante este tema, talvez alguém pergunte: O que a fé pode fazer por mim?

  1. A fé determina o que Deus pode fazer na nossa vida.

Diz Mateus 9:29 “Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.”

Deus fará de acordo com aquilo que crês.

  1. Deus só age na vida da pessoa que crê.

És tu que decides quantas bênçãos queres, quantas respostas e o que queres ter na vida, porque a fé é a chave que abre as sete mil promessas de Deus. Não é o choro, não são as lágrimas, não é lamber o pó, não é a vigília, não é o sacrifício, não é o subir ao monte, não é o jejum. Não! A fé é a chave que abre as sete mil promessas de Deus.

  1. A fé resolve problemas impossíveis.

O Senhor me disse que a partir de hoje, grandes resultados aconteceriam na vida das pessoas que cressem.

Diz Mateus 17:20 “E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.”

  1. A fé é a chave para a resposta da oração.

Marcos 11:24 “Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.”

Então, se tu creres, será possível veres grandes resultados na vida. A fé é a chave para a resposta da oração. Não duvides, para poder receber.

  1. A fé é o segredo para o crescimento.

A fé é um segredo, porque em Marcos 9:23 diz: “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.” Tudo ou quase tudo? Tudo é possível ao que crê.

Sonhos podem se tornar realidade, agora. A tua casa própria, a cura daquela enfermidade que não te pertence, pois ela já foi levada para a cruz do calvário, o retorno do teu cônjuge, a volta dos teus filhos, a consagração do lar, o consolo de uma perda, a segurança de uma vida, o não ter medo de mais nada nem de ninguém. Tudo é possível. Tudo é possível.

Não há nenhum crescimento em nenhuma área da vida, se não houver fé. Esse é o segredo. A fé é o segredo do crescimento.

  1. A fé é a base para os milagres

Milagre não acontece com jejum e oração sacrificial. Milagre acontece com fé. Olha o que disse João 14:12: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.”

Não é o que duvida, mas o que crê. Podemos fazer obras maiores das que fez Jesus. João 14:12 “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.”

  1. A falta de confiança na fé é pecado.

O que diz em Romanos 14:23? “Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.”

Sacrifício, lamber o pó da terra, fazer vigílias, ficar sem dormir; tudo isso não serve. Isso não provém da fé. A fé é certeza, é a convicção, é dom, tem conteúdo. A fé, na realidade, é a maior benção manifestada na tua vida. Deus espera que tu dependas da fé, porque não agir assim é pecado.

  1. A fé é a única forma de agradar a Deus.

Hebreus 11:16 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

Deus se agrada quando os Seus filhos confiam Nele. Diz: “Senhor, eu confio, totalmente, em Jesus Cristo. Eu sei, Senhor, que Tu não falhas. Tu estás no controle da minha vida, e a fé Te agrada. Eu quero ver, na minha vida, crescimento. Sei que Tu tens este crescimento para a minha vida, em nome de Jesus.”

  1. A fé é a única forma de produzir sucesso na vida.

Eu gosto de uma palavra chamada vitória. E a Bíblia diz em 1ª João 5:4 “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

A fé vence! A fé produz sucesso! A fé vence o mundo, a doença, o medo, o tumor, o câncer, o desânimo, a procrastinação, as barreiras; a fé vence!

Repito: a fé produz sucesso na vida, dá confiança, submete, anula, neutraliza o medo, não permite a pressão da vida te pisar, esmagar, dá confiança para ir em frente. É a fé que produz sucesso na vida! Portanto, a fé é indispensável na vida do cristão.

Agora, qual o conteúdo da fé?

Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”. A fé é um dom. Qual é o conteúdo dela? É a fé de Deus, é a fé de Jesus.

Qual a dimensão que ela tem? Qual é a medida da fé? É ilimitada. É uma medida de Deus. Ela pode tudo!

Diz Romanos 12:3 “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Deus tem uma medida, e a deu para cada filho.

A fé é tão linda, tão preciosa, é como um diamante que tem muitas facetas:

  • A fé alarga os nossos pensamentos.

Efésios 3:20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,”. Deus está alargando os nossos pensamentos.

Tu não nasceste para ser pequeno, para ser raquítico, para ser doente, para ser humilhado pela sociedade, para depender do INSS, para ficar dependendo dos planos econômicos dos homens. Deus quer que alargues os teus pensamentos.

Deus quer que tu tenhas pensamentos infinitamente maiores, pensamentos alargados. Ele pode fazer infinitamente mais do que pedimos e do que pensamos. Quer dizer que Deus pode alargar os teus pensamentos.

Tu já pensaste, empresário, comerciante, vendedor, dona de salão, de loja, já pensaste em Deus alargando os teus pensamentos, agora?

Eu me recordo de quando isso foi feito com Abraão. Deus prometeu a Abraão: “Abraão, tu serás pai de muitas nações”. Quando o Senhor lhe falou, Ele nem um filho tinha.

Diz no Livro de Gênesis 15:1 a 5: “Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?  Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.”

Meu amado, não olhes para baixo. Olha para o céu. Tu podes contar as estrelas, o universo? Então, começa a pensar, agora: Deus pode fazer infinitamente mais.

Continua no versículo 6: “Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.”

O Senhor está alargando os teus pensamentos, a tua imaginação. Conta as estrelas. Vê se podes! Deus pode fazer mais.

Deus quer alargar a tua fronteira. Deus quer alargar aos teus pensamentos. Miquéias 7:11 “No dia da reedificação dos teus muros, nesse dia, serão os teus limites removidos para mais longe.”

Diz Isaías 54:2 a 4 “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas. Não temas, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrarás do opróbrio da tua viuvez.”

Não te lembrarás mais do opróbrio, quando não tinhas Jesus Cristo! Estás crendo nisso?

O que tu creres será concebido. Alarga a tua imaginação, alarga os teus pensamentos, começa a ver um futuro brilhante, começa a ver a tua casa, a tua família e os teus sonhos. Alarga a tua tenda. Não olhes para o mundo, não olhes para as notícias.

A fé alarga pensamentos!

  1. A fé faz tomar iniciativas.

Tu não podes ficar parado na vida. Não podes aceitar as coisas como estão. Não podes aceitar derrota ou doença. Tens que tomar a iniciativa.

Reportemo-nos ao texto de Marcos 5:25 a 34: “Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal….”.

Ela ouviu falar de Jesus e disse: “E agora? O que eu faço? Tenho que tomar uma iniciativa”. Ela não ficou amarrada a leis! Foi lá no meio, entrou por trás de Jesus e tocou-lhe a veste. E o que Jesus disse: “O teu jejum te curou? A tua vigília de sexta-feira? Aquele monte que tu subiste?” Não! Ele disse: “A tua fé te curou.”

Que nesta hora tu fiques livre das amarras, do negativismo, da procrastinação, das dúvidas, dos medos, das ansiedades, das depressões, porque a fé faz tomar iniciativa.

  1. A fé assume riscos sem medo de falhar.

Se a fé falhasse, Deus não seria Deus. Lê 2ª Coríntios 5:7.

Às vezes, a vida assusta e gera pessoas inseguras, mas a fé faz enfrentar riscos.

Amado, não tenhas medo de falhar. Quem falhou não é covarde. Covarde é quem não tentou. Falha faz parte da vida. Tenta! Se crês em Cristo, não haverá falhas. Não tenhas medo de assumir riscos. Deus te honrará.

  1. A fé, sempre, espera o melhor.

Mateus 9:29 “Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.”

A fé é positiva, espera solução, resposta, sucesso melhor. A fé é muito otimista!

Olha o que diz o salmista no Salmo 40:1 “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.”

Esta é uma atitude de fé: esperar no Senhor. Saber esperar na sala de espera de Deus é sinal de maturidade porque o tempo de Deus é perfeito.

  1. A fé é seguir as instruções de Deus mesmo que elas não tenham lógica.

As coisas de Deus, às vezes, não têm lógica. Hebreus 11:8 e 9 “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;”.

Meu amado, a fé é seguir as instruções de Deus. Deus não pode falhar!

Diz Provérbios 3:5 “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.”

Não te estribes daquilo que pensas, da lógica. Será que vai dar? Pare com isso. Fé é seguir as orientações de Deus.

  1. A fé é ser persistente. A fé nunca desiste até chegar a resposta.

Mesmo que não estejas sentindo; já existe, já está consumado.

Diz Isaías 43:18 e 19 “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.”

Não te lembres do que passaste, não te lembres de humilhações, não te lembres dos problemas das guerras, das lutas; agora, é coisa nova. Não olhes para o passado. Olha para o futuro. Há um caminho novo.

Meu amado, chegou a nossa vez, chegou o nosso dia. Vamos começar uma grande jornada de crescimento. É a fé que está fazendo isso.

Recusa-te a olhar para o passado!

Recebe milagres, prodígios e maravilhas. Recebe o dom de Deus! O Senhor diz: “Eu estou fazendo chover sobre a Igreja.” Onde há deserto, o Senhor está dizendo: “Eu ponho um caminho no teu deserto.” Onde há secura, o Senhor está dizendo: “Eu vou por rios neste ermo.”

Alarga os teus pensamentos. Vamos com fé. Começamos uma grande jornada de conquista e de crescimento. A fé pode tudo! Diz: “Eu recebo de Deus além do que eu penso e alargo, agora, os meus pensamentos para mais longe, para mais longe. Alargo as minhas cordas, as estacas, as minhas tendas. E vou mais longe.”

Deus não faz nada na vida de ninguém se não for pela fé. Deus só faz baseado na fé.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE