cropped-Logo_azul.png

Graça âncora da alma

COMPARTILHE

Hebreus 6:19 “a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu,”.

Todos passamos por situações difíceis na vida, aliás, dizia o velho pregador: “A vida não é fácil!” A vida está tranqüila e, de repente, se levantam ventos, chuvas caem, ventos impetuosos, rios que transbordam, e algumas pessoas podem até confirmar isso que eu estou dizendo com detalhes. Há pessoas que viram suas vidas serem desmoronadas. Outros ficaram tão exaustos de trabalhar que se estressaram. Outros tiveram relacionamentos turbulentos que deixaram feridas no coração. Alguém teve a morte súbita de um familiar. Outros tiveram vidas desesperadoras durante muito tempo, perdas e mais perdas. Assim é a vida de muita gente. Então, por que algumas pessoas, quando os ventos rugem com ímpeto, quando as chuvas caem, sucumbem e outras não? Por que há pessoas que perdem a sua força para viver e outras não?

Quero, agora, em nome de Jesus, ensinar-te um segredo de vida. Quero ensinar-te algo que vem do coração de Deus que não permitirá que tu sucumbas diante de uma tempestade, das crises, das situações adversas. Eu quero te passar um grande segredo de vida.

Paulo, quando escreve aos Hebreus 6:19, diz: “a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu,”.

Onde se usa uma âncora? Âncoras se usam em barcos. Então, a Bíblia está fazendo uma analogia, uma comparação, entre a vida e o barco. O barco anda aonde? No mar. O mar é o quê? É o mundo em que vivemos. Somos um barco a navegar por este mar da vida. E nessa viagem estamos em busca de alguns valores importantes, em busca de realizações pessoais, em busca do amor, da felicidade, da paz, de uma vida profissional segura, de uma vida financeira tranqüila. Nessa viagem, por vezes, ondas se levantam. Às vezes, o desespero começa a inundar a vida do ser humano, mas, por que nós, da graça de Deus, não afundamos? Porque temos uma âncora firme e forte que nos sustenta. Mas quando a pessoa não tem essa âncora, a sua alma (sentimentos, emoções) afunda. Nessa hora, sabemos que muitas pessoas se desviam do evangelho, buscam atalhos de vida, sentam-se nas rodas dos escarnecedores, detém-se no caminho dos pecadores, ouvem o conselho dos ímpios; afundam e naufragam.

Então, o que é a âncora para a alma, segura e firme e que penetra além do véu e que nos segura no meio das tempestades da vida? A âncora da alma é a verdade da Graça de Deus, que nos foi revelada.

Quem já andou de barco ou, certamente, já viu na televisão ou no cinema que, quando o barco começa a ser jogado, lançam a âncora e ele fica preso. Ele pode andar de um lado para o outro, mas ele fica preso. Nós temos uma âncora que segura a nossa alma, que segura as nossas emoções, os nossos sentimentos, que não nos deixa naufragar na vida, que é a revelação da palavra da Graça de Deus.

Diz Atos 20:32 “Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.”

A lei não tem poder nenhum. A lei condena, é um ministério de morte, é um ministério de acusação, põe véus nos olhos espirituais e no coração, é injustiça, ninguém pode cumpri-la.

Como se edifica um prédio, uma casa? Lançam-se, primeiro, os fundamentos. Quem tem alicerces na casa, quem tem fundamentos na casa, leia-se vida, por mais que os ventos rujam, a sua alma não naufraga. Só com a âncora é possível passar por lutas e por dificuldades sem afundar.

Agora, de que material é feita a âncora da nossa alma?

1)                 A imutabilidade dos propósitos de Deus.

Hebreus 6:17 parte A: “Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito,”.

Quando alguém recebe Jesus como seu Senhor e Salvador, quando alguém confessa Deus e vê a sua dependência absoluta do Senhor Jesus Cristo, o primeiro fato que o Senhor Jesus coloca no seu coração, e que se torna parte da âncora da alma é a imutabilidade de Deus. O Senhor Jesus Cristo é imutável. Ele não muda. Pode haver trevas, pode chover, pode acontecer o que acontecer, posso acreditar ou não acreditar, posso depender ou não, que Ele não muda. Ele não é como o espírito de terreiro, que um dia pode abençoar e no outro dia pode matar. Deus tem uma promessa de imutabilidade. Deus não muda! Se Ele diz que te cura, Ele te cura. Se Ele diz que te liberta, Ele te liberta. Se Ele diz que te abençoa, Ele te abençoa. Se Ele diz que tu vais viver a vida eterna, vais viver a vida eterna.

2)                 Deus jurou por si mesmo.

Diz Hebreus 6:13 “Pois, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo,”.

Se eu não acreditasse no juramento de Deus e na imutabilidade das promessas do Senhor, eu já não seria pastor há muito tempo.

3)                 Deus não mente.

Versículo 18, parte A: “para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta…”

Deus não mente, é imutável e jurou por si mesmo. O homem mente, o filho do homem mente, mas Ele disse: “Eu não sou homem, nem filho do homem para mentir. O que Eu disse em promessas, e são sete mil, Eu vou cumprir”. Isso é âncora para a alma.

4)                 Deus é o refúgio.

Depois, Ele diz no versículo 18 parte A: “…forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio…”

Deus disse que, quando tu passas por uma circunstância, uma adversidade, não deves fugir do refúgio de Deus. É na igreja que Deus levanta, que Deus cura, que Deus resolve, que Deus abre portas.

Eu posso vir agitado no meu coração, mas quando penetro e caminho pelo portão da igreja ou subo ao altar, estou no refúgio, me sinto protegido, guardado, é a mão de Deus sobre a minha vida e as portas do inferno não podem prevalecer contra a Casa do Senhor.

5)                 A esperança que Deus nos propôs.

Versículo 18 parte B: “a fim de lançar mão da esperança proposta;”.

  • A promessa da imutabilidade;
  • O juramento de Deus;
  • A impossibilidade Dele mentir;
  • O alento que temos no refúgio;
  • A esperança que Deus nos propôs.

Várias vezes, no meu Ministério, o mundo inteiro se levantou contra mim, mas eu tenho o conhecimento, a revelação, conheço o Deus imutável, que jurou, que não mente, que criou o refúgio, que me deu esperança, que me propôs, dizendo: “Isso tudo é âncora para a sua alma!”

Então, a pergunta agora é: Como posso saber se estou ancorado ou não? Se tenho segurança e firmeza ou não? Vamos ver onde começa a âncora! Diz em 1 Coríntios 15:1 “Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais;”.

Gálatas 2:7 e 8 diz assim: “antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão, (pois aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão também operou eficazmente em mim para com os gentios)”. Paulo disse: “O evangelho que eu te anunciei é o evangelho da incircuncisão.”

Gálatas 1:11 e 12 “Faço -vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem,”.

O outro evangelho é o do homem, e é por isso que as pessoas não têm âncora para a alma. Eles dizem que tu tens que jejuar mais, que precisas pagar o preço, fazer vigílias. Esse é o homem.

Tu tens a revelação de Jesus, foste cortado pela palavra viva e eficaz, que é a palavra da Graça de Deus. Venha o que vier, chova canivetes, que tu tens a âncora segura e firme.

Diz 1 Coríntios 15:2 “por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão.”

Por que há tanta gente desviada do evangelho, tanto cristão mentindo, tanta gente que se diz crente praticando adultério, fornicando. Por que tu vês isso? São pessoas que estão crendo em vão. Não lhes foi passada a palavra da verdade.

Mas como uma pessoa pode reter a palavra? Ora, em Mateus 13:18-21 diz: “Atendei vós, pois, à parábola do semeador. A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.”

Há pessoas que se escandalizam: “Eu vou embora! Vou entregar o cartão de membro!”

Versículo 22 e 23 “O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.”

Quem retém? Aquele em quem Deus colocou no coração a terra fértil, os eleitos do Senhor. Por isso que Paulo disse em Gálatas 4:6-7 “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.”

Tu és herdeiro de Deus. Está no teu DNA a herança de Jesus Cristo, a cura, a prosperidade, a alegria, a felicidade, o bem-estar. E se vier um vento? A tua casa está firme. Tu tens uma âncora. Porque quem não tem âncora da alma cai nas mãos de falsos irmãos. Gálatas 2:4 “E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir -nos à escravidão;”.

Às vezes, a pessoa está no altar de gravata, de terno, com a Bíblia, e é um falso irmão. Ao invés de proclamar reconciliação e liberdade, proclama escravidão: “Olha, o demônio vai te pegar! Cuidado! Você tem uma maldição! Sai o Espírito, vêm sete piores.”

Amado, grande parte dos pregadores da lei estão fazendo mal às ovelhas de Jesus, não criam âncora para a alma, por isso é que as pessoas se desviam, vivendo um falso evangelho, sem ética, sem valores morais, sem boa consciência. É uma igreja doente e incurável, grande parte delas. O povo de Deus está cheio de angústias, de medo, de terror, de culpas, porque vive sem a verdade.

Talvez, o pior é quando o crente vive como escravo. Diz em 1 Coríntios 15:2 “por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão.”

Só a palavra da Graça de Deus é âncora para o viver diário. Sem a âncora, quando chega uma doença, quando chega um problema, a pessoa não sabe o que fazer. Ela vai ao psiquiatra, vai ao psicólogo, toma calmante, fica desesperada, não conhece os seus direitos. Amado, está no teu DNA a herança de Deus. Paulo diz isso em 1 Coríntios 2:6 “Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada;”.

Tu podes saber tudo que os pregadores gregos ensinaram, que não é nada. Tu podes ter todos os livros de auto-ajuda dos Estados Unidos, que não é nada! Se reduzem a nada.

Por isso, em 1 Timóteo 1:18-19 “Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.”

Entrou água, não tinham segurança, a vida afundou. Naufragou! Milhões de pessoas. E é por isso que temos que pregar a graça de Deus, por isso, temos que ensinar o povo a reter o evangelho da incircuncisão.

1 Timóteo 4:1 e 2 “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,”.

É assim que vive o povo de Deus: naufragando, apostatando da fé.

Diz 2 Timóteo 2:15-19 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns. Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.” Estou te mostrando o que é a vida de uma pessoa que está ancorada.

Versículos 20-21 “Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.”

Isso é âncora para a alma. O Barco sem âncora bate na rocha, naufraga, perde a confissão, entra na má consciência, desvia-se, apostata, não sabe discernir, conforme Paulo disse em Hebreus 5:14: “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”

Então, a mensagem que te ensino cria a âncora para a tua alma. Faz do fraco um forte, faz do pobre um rico, rechaça a doença, pode tudo, resiste a tudo, é mais que vencedora. A nossa alma está ancorada, está firme, está segura, depende de Deus, ama a Deus, glorifica a Deus.

Mostra Isaías 41:10-13 “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão. Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti. Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.”

Quando tens a âncora para a tua alma, estás ancorado, estás firme.

Diz Jeremias 33:3 “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”

Tu tens uma âncora. Tu estás seguro, firme. Toda pessoa que retém o evangelho da verdade, o evangelho da incircuncisão, o evangelho da Graça de Deus, tem segurança, tem âncora. E quem não tem a âncora? Estão aí milhões de pessoas evangélicas, bradem aos céus, com tremor e temor eu digo, procurando centro de macumba para buscar poder no diabo e levar para as igrejas, porque querem ver sinais. O grande sinal de Deus está na noiva ataviada de branco, sem manchas, sem rugas, sem defeitos, ancorada, firme, forte, porque sabe que o Deus a quem serve é imutável.

O Deus a quem servimos não mente, prometeu e jurou. O Deus a quem servimos criou refúgio, nos deu esperança. Tu tens uma âncora firme e segura, que penetra além do véu. Meu amado, que essa âncora te ensine a não temer na vida. Não temas! Habitua-te, crendo a vencer os maiores que tu.

Tu podes dizer: “Apóstolo, eu estou numa empresa que só tem lobo!” Tu já os venceste! “Pastor, tem 500 pessoas!” Tu já venceste! “Pastor, eu estou numa situação, tem lá um Golias gigante, três metros e meio!” Tu já o venceste! Habitua-te a crer que já venceste aquilo que é maior do que tu, porque maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo. Habitua-te a isso! Tu nasceste para vencer as coisas que são maiores que tu! Tu nasceste para vencer coisas grandes, porque és maior, porque tens uma âncora na alma que é segura e firme, que é a imutabilidade de Deus, que é a verdade de Deus!

                                                  Teu Apóstolo, Bispo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE