cropped-Logo_azul.png

VIVENDO AS REGRAS DO REINO

COMPARTILHE

Provérbios 4:18 e 19 “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam.”

Estamos aprendendo como gerenciar a nossa vida e como nos movermos de acordo com as regras do Reino de Deus, pois, antes de nascermos de novo, antes de nos tornarmos, por causa da soberania do Senhor, crentes em Jesus Cristo, fomos, todos, ensinados a viver de acordo com o sistema do mundo. Aprendemos com o mundo, as questões econômicas, as questões profissionais, enfim, antes da nossa conversão, vivíamos no sistema do mundo.

Agora, a Bíblia diz que somos predestinados e, como tais, fomos chamados. E nessa chamada, Deus justifica e glorifica. E o que Ele faz? Ele nos tira do Reino das trevas, do mundo, e nos transporta para o Reino do filho do Seu amor. E agora, vem a Palavra de 1ª João 2:15e 16 “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo, porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.”

O que era natural para nós, quando não éramos, ainda, da salvação manifestada, deixou de ser. Jesus disse isso em João 17:16 “Eles não são do mundo, como também eu não sou.”

Quando nascemos de novo, apesar de vivermos no mundo, no KOSMOS, não pertencemos mais a ele. Por isso Paulo disse em 2ª Coríntios 10:3: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne.”

Isso quer dizer o quê? Que não podemos gerenciar a nossa vida de acordo com a filosofia do mundo. Por quê? Porque o mundo é cheio de concupiscências, de maldade, de iniqüidade, de manipulações, de egoísmos, de mentiras e de crueldade.

Quando estávamos no mundo, aprendemos valores existenciais que, agora, comparados aos do Reino de Deus, estão equivocados.

Agora, como é a nossa educação? 2ª Timóteo 3:16: “Toda a Escritura é inspirada por  Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.”

A partir do momento que somos ensinados e educados segundo os padrões do Reino, passamos a viver outra realidade. Lê o versículo 17.

Amado(a), a Bíblia nos ensina, por essa educação na justiça, por esse ensino bíblico, como gerir, como administrar, eficientemente, efetivamente, a nossa vida pessoal, espiritual, financeira, familiar, enfim, como administrar a vida segundo as regras corretas do Reino.

Isso é uma grande necessidade no início do ano. Por quê? Muitas pessoas vivem com o pé na Igreja, ou seja, querem viver de acordo com a vontade de Deus, com o Reino, com a Palavra, mas, também, tem o pé no mundo. Ainda estão vivendo segundo a filosofia do mundo. E Deus não quer isso na Sua Igreja. Essa é a razão para tantos cristãos derrotados. Deus não nos criou para sermos derrotados, desde que sigamos as regras do Reino.

O sistema do Reino é superior ao do mundo. Os ensinos do Reino são muito superiores aos do mundo.

Precisamos entender isto: é muito mais fácil continuar vivendo no sistema do mundo do que arrancá-lo e passar a viver um novo sistema. O sistema do mundo leva as pessoas à infelicidade. O sistema do mundo induz as pessoas à cocaína, à maconha, ao homossexualismo, ao aborto, ao sexo livre sem compromisso, às alternativas familiares. O sistema do mundo não cabe mais no nosso coração.

Diz Jeremias 1:10 “Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os Reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.”

Devemos arrancar, destruir e derribar os conceitos mundanos que, às vezes, vinte, trinta, quarenta, cinqüenta anos foram estilados em nós. Há coisas no mundo que devemos rechaçar. Quando arruinamos, derribamos e destruímos aquilo que o mundo semeou na nossa vida, passamos a edificar e a plantar o que é certo. Isso é muito lindo!

Diz Romanos 8:2 “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” Há uma lei nova que governa a nossa vida: A lei do Espírito Santo, que traz vida.

O que é incorruptível, é incorruptível. Quem não tem valores morais fortes, acabou, é dominado pelo sistema do mundo. A Palavra diz que já fomos livres disso, porque a lei do pecado e da morte, que é o sistema do mundo, faz com que as pessoas vivam encurvadas, amedrontadas, cabisbaixas, cheias de doenças, de enfermidades, de faltas, coisas que criam prisões espirituais, que escravizam, que atormentam.

Vale a pena investirmos e participarmos da Igreja, porque há ensinos que tornam a pessoa mais do que vencedora. O mundo não entende isso e chama de loucura. Por quê? Porque os valores morais do mundo não são os valores morais do Reino. O caráter do mundo não é o caráter de Deus. Os carismas do mundo dão para o mal, o carisma de Deus dá para o bem. A sabedoria do mundo é esperteza. A sabedoria de Deus, não! É conhecimento!

Diz Mateus 3:1 “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia:  Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos céus.”

O que Jesus estava dizendo por intermédio de João Batista, Seu primo, que depois, disse a mesma coisa? “Arrependei-vos!”

A Palavra arrependimento não é sentir remorso e começar a chorar na Igreja. Quando ele disse: “Arrependei-vos”, na realidade, ele estava dizendo: “Pensa de forma diferente! Muda a tua mente. Muda o teu padrão de vida. Muda a tua conduta.” Por quê? Por causa do Reino.

Então, existe uma forma de pensar neste mundo que precisa mudar na nossa vida. Por exemplo. Quando um médico diz: “Tu tens câncer!” Como o mundo pensa? “Vou morrer!” Como o crente, que mudou a sua forma de pensar, diz? “Não! Eu vou lutar contra o câncer. Pelas chagas de Cristo eu estou sarado!” Ele não se entrega.

Quando há um problema dentro do casamento, como o mundo diz? Divórcio. E como nós dizemos: perdoa! Ama! Recomeça! Reconcilia! Portanto, devemos agir e pensar diferente do mundo.

Paulo, um dia, escrevendo aos Coríntios, argumentou. 1 Coríntios 3:1 “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.”

Quando os crentes estão com um pé na Igreja e um no mundo, eles gostam da Igreja, mas gostam do mundo.

O que diz Hebreus 5:11, 12 a 14? “A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”

Temos faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também, o mal. É assim que se muda a forma de agir, a forma de viver, e é assim que se muda a conduta.

Jesus disse em Mateus 6:25 “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?”

Jesus estava dizendo que o maior problema do mundo é a ansiedade da vida, é a preocupação com a vida, são as ânsias, são os afãs. Deus sabia que a ansiedade e a preocupação exacerbadas são o que levam as pessoas a praticarem, na Igreja, as coisas do mundo.

Dizem os versículos 28 a 30: “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?”

Jesus está dizendo: “O mundo vive ansioso, preocupado, cheio de afãs, de anseios.” Mas na obra de Deus, temos outro pensamento. Não andamos ansiosos. A ansiedade e a preocupação não mudam nada.

Versículos 31 e 32: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;”. Deus sabe tudo a nosso respeito. Ele está interessado em nós.

Qual a forma de não andarmos ansiosos como o mundo anda? Jesus deixou a regra. Versículo 33: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu Reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Estamos começando o ano. Somos o produto das nossas decisões. Somos o resultado das decisões que tomamos. Ele disse: Busca o Reino, a forma de Deus agir, as regras de Deus.

O Reino de Deus é a forma de Deus resolver as coisas, é a forma de Deus agir, é a forma de Deus operar. Se buscarmos, primeiro, a operação de Deus, se buscarmos, primeiro, a forma de Deus solucionar, então, todas as coisas nos serão solucionadas. Lê 1ª João 4:8.

Deus tem domínio absoluto do Seu sistema de agir. Tudo está baseado na Palavra. Hebreus 1:3 “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder,”.

Deus sustenta tudo pela Palavra. Se não conhecemos os nossos direitos, se não conhecemos a Palavra, seremos apenas religiosos. As leis que governam o Reino são infalíveis, não podem falhar! Portanto, como a pessoa falha na obra de Deus? O que se passa? Isso é muito importante! Provérbios 13:18 diz: “Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado”.

As pessoas rejeitam uma regra do Reino: “mas o que guarda a repreensão será honrado.”  Aceitemos a repreensão e o encorajamento da Palavra, assim, seremos honrados.

O que governa o Reino? É a lei da fé, é a Palavra. É a fé na Palavra. É a fé que governa o Reino.

Se pensarmos como o mundo pensa, se aceitarmos o que o mundo diz, é inimizade contra Deus.

Se não cremos e esperamos, teremos respostas de Deus? Não! Mas, se expressamos a nossa confiança na Palavra, diz em Hebreus 10:35: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão”

Não podemos abandonar a confiança. Ver não é crer. Ver é acreditar para ver. Veremos o que acreditamos. Por isso, recusamo-nos a viver na forma do mundo. O nosso sistema é melhor. As provas da Bíblia são infalíveis. Andamos pelo que Deus diz e não pelo que o mundo diz. Glórias a Deus!

Devemos falar as coisas que acreditamos para que aconteçam os resultados. Não foi assim na ressurreição de Lázaro? Foi! João 11:39 e 40. “Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que se creres, verás a glória de Deus?” Jesus começou a falar. Ele começou a falar no que acreditava.

Dizem os versículos 41 e 44 “Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.”

Jesus clamou porque ele creu, e aconteceu o milagre! Lê o Salmo 145:5 e 46.

A fé não é a certeza de nada. A fé é a certeza de coisas. Temos domínio sobre qualquer problema. Gêneses 1:26 diz: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio…”.

Quando temos domínio na Palavra, na confissão, nas coisas de Deus, o invisível se torna visível. O impossível se torna possível! O inacreditável se torna credível!

Diz 2ª Coríntios 4:13: “Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos,”. Nós cremos, por isso, falamos. Falamos o quê? Falamos as coisas do Reino, porque se não for assim, nada acontece. Lê Tiago 1:6 a 8.

Comecemos a levar a sério a nossa autoridade. O que Deus diz é o que somos, o que alcançamos.

Sei que algumas pessoas que estão lendo este Recado têm vivido frustradas. Não houve nada de novo em 2006. Nenhuma coisa de Deus funcionou. Talvez, digas: Mas não devo ser bom a ponto de merecer as bênçãos de Deus. Olha, o que eu vou falar: Deus não abençoa de acordo com o que nós merecemos, amado(a)! Deus não dá pelo que merecemos. Deus dá por causa das leis espirituais que são ativadas pela fé.

Deus não faz acepção de pessoas entre os Seus. Deus não se move por lágrimas, por atitudes de choro, mas sim, pelas regras do Reino, e as regras do Reino dizem que a fé é a certeza! Lê Romanos 4:17.

O ano de 2007 será de grandes conquistas! A doença não nos vencerá. O mundo não nos vencerá. O sistema não nos vencerá. Deuteronômio 33:29.

O que foi impossível em 2006, em 2007 se consumará. A unção de milagres do sobrenatural está sobre nós. Deus vai transferir riquezas, negócios sairão das gavetas, fortalezas serão derrubadas; é tempo da grande colheita. Acabou o círculo da escravidão de muita gente. Acabou o tempo do cativeiro. Ninguém nos parará. A obra será completa. O círculo de guerra que começou na vida de muita gente, no ano de 2000, acabou, definitivamente.

Devemos agir pela fé. A fé é viva, é vibrante, não volta vazia.

Muitos se libertarão dos problemas financeiros, terão resultados positivos, não se deixerão intimidar.

Se alguém plantou negativo, precisa cancelar isso! Como se cancela? João 21:15, 16 e 17. “Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.”

Jesus perguntou a Pedro três vezes, porque foi a quantidade de vezes que ele O negou. E quando o negativo é semeado, é preciso cancelar pela confissão positiva! Muita gente semeou dizendo: “Eu não vou ter, não vou conseguir…”. É preciso cancelar, dizendo: “Senhor, eu mereço, sou filho do Rei!” É preciso cancelar a confissão errada!

As leis que governam o Reino são infalíveis! Toda vez que as usamos, algo acontece. Veremos a glória do Senhor!

Tudo passa. A única coisa que não passa é a Palavra de Deus! A semente que está dentro do coração produzirá frutos, amado(a)! Este é o Ano das grandes conquistas! Este é o ano da vida santa, da honradez espiritual, dos valores morais fortes, do caráter irretocável, da sabedoria de Deus. É isso que Deus quer!

Pai amado e bendito, cremos no poder sobrenatural da Tua Palavra. Cremos nas regras do Reino. Elas são infalíveis. Pai, que o Reino se manifeste na vida de todos e que todos vejam a Tua glória!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE