cropped-Logo_azul.png

Estudos – VIDA VITORIOSA = VIDA PLANEJADA

COMPARTILHE

Isaías 59:1 “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.”

 Eu louvo a Deus pelos irmãos e membros do Ministério Cristo Vive que se sentiram realizados, que se sentiram confortados, orientados e apascentados. Louvo a Deus por aqueles que conseguiram alcançar suas metas, que realizaram os seus sonhos, que traçaram objetivos e os viram serem alcançados, que conquistaram e que foram bem-sucedidos. Eu louvo a Deus por ti. Mas, meu coração esteve voltado para aqueles que chegam ao final deste ano e ainda estão com as suas vidas em desordem, pois viram os seus planos não muito bem-sucedidos, encontram-se em maus lençóis, em turbulências e frustrações.

Desde domingo passado que eu venho como tutor e guia espiritual da igreja, mostrando que é possível reverter uma vida em desordem para que ela se torne uma vida abençoada. Estamos estudando as razões para existirem pessoas tão bem sucedidas na obra de Deus, e porque há outras com a vida em frangalhos.

Hoje, vou mostrar que uma das coisas que faz com que a vida esteja em desordem são as amizades erradas, as relações ou ligações equivocadas e as sociedades com incrédulos.

Olhemos o que diz a Palavra do Pai, em 1 Coríntios 15:33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” As más companhias, os maus amigos e as sociedades erradas corrompem os bons costumes.

Há cristãos que ouvem a orientação na sua igreja, ouvem as instruções do Pai Celestial, ouvem os desígnios do Senhor, mas, apesar das orientações do Senhor, continuam com amizades erradas, relacionando-se com pessoas que não são do Reino, fazem sociedades equivocadas com pessoas que não são tementes a Deus, aliam-se a pessoas que, por não terem o Espírito de Deus, corrompem os bons costumes de muita gente. Muitos não faltavam à igreja, mas, por causa de um mal companheiro, de uma má amizade, de uma má relação, de uma sociedade errada, deixaram a Casa do Senhor. Outros foram dizimistas durante anos, mas, por causa de más conversações, corromperam os seus bons costumes de fidelidade e hoje passam por problemas graves. Aprenderam que Deus não se alia com as trevas, que não deveriam namorar nem casar com pessoas que não fossem da mesma Fé, e, hoje, por terem desobedecido, estão torcendo o coração que está dolorido, sufocado. Cristãos que sabiam que não podiam se associar a quem não tinha a Fé cristã e evangélica andaram por caminhos escuros e escusos e acabaram corrompendo os bons costumes.

Eis uma das situações que tantas vezes gera uma vida em desordem. Paulo, quando escreve aos Coríntios, na 2ª carta, no capítulo 11, versículo 3, diz assim: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.”

O inimigo é astuto, e essa astúcia da serpente corrompe a mente. Uma vez a mente alterada, os bons costumes deterioram-se também. Assim começam os problemas na vida de muita gente. Pessoas que se apartaram da simplicidade e pureza devidas a Cristo, do culto racional, da reunião de oração, da hora do louvor, da juventude e, por causa de más companhias, de más relações, estão com a sua vida destruída.

Vamos pensar juntos, vamos buscar conforto e uma vida forte e poderosa. Associações com pessoas, ou associações com coisas erradas, escusas e escuras, negócios ilícitos, más conversações, dúvidas a respeito da doutrina, tudo corrompe os bons costumes e a santidade da Graça de Deus, o que acaba gerando vida arruinada.

Provérbios 4:14-17 diz assim: “Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo; pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém; porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências.” É para não entrar. Isso não é opcional; é um mandamento do Senhor!

Há pessoas que são sementes da perdição que ficam matutando como prejudicar o próximo, como “puxar o tapete”, como “jogar água na fervura”; eles não dormem se não fizerem o mal. Há pessoas que são energizadas e instrumentos do diabo, cuja função é fazer o povo de Deus tropeçar e cair. Não conseguem conciliar o sono, ficam pensando a melhor maneira de prejudicar o pastor, o diácono, a reputação do irmão, a família… Pessoas que vivem assim não servem para a nossa comunhão. Se eles não fazem tropeçar, não se cansam. A Bíblia está mostrando: ‘foge deles, passa ao largo, não tenhas comunhão, não te aproximes.’

Enquanto comemos do pão da vida e bebemos do vinho do Espírito, que é a alegria do Senhor, a santidade de Deus e o óleo do Espírito, eles comem da impiedade e bebem do vinho da violência. Mas, e nós? Diz o versículo 18: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”

Uma vez que a luz da aurora brilha na nossa vida, uma vez que o dia está perfeito, ninguém mais nos engana. Não permitimos intimidações, não sentimos medo de ninguém, porque Aquele que está conosco é maior do que aquele que está neste mundo!

Há pessoas que vivem em desordem, porque andam segundo os planos e as diretrizes humanas, esquecendo-se dos planos de Deus.

Diz o Salmo 1:1-3: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”

Se o inimigo consegue influenciar alguém, essa pessoa nunca viverá a bênção prometida. O diabo, com as suas mentiras, cria tropeços para levar um crente a experimentar drogas, a beber álcool, a se meter em rodas confusas e escuras de imoralidades, a desvios de conduta e a fazer coisas erradas. Esses cristãos não estavam firmes nos caminhos do Senhor.

Fomos chamados para expressar nesta terra a vida de Cristo, fomos chamados para expressar a justiça de Deus, o amor do Reino, para sermos sal e luz do mundo. Por isso Paulo, numa das cartas pastorais, em 1 Timóteo 3:11-12, diz assim: “Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé…”

Quem segue a mansidão, a boa confissão, pode dizer que é mais que vencedor! Mas, quem não foge das pessoas que fazem tropeçar, das más conversações, faz da vida uma desordem.

Olha como é que o Apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 5:6: “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?”.

Todos nós podemos ter uma área vulnerável ou uma fraqueza em nossa vida. Se deixamos que um pouco de fermento se instale nessa fraqueza, ou nessa área vulnerável, ele gera um impacto tremendo na vida pessoal.

O Apóstolo disse uma coisa interessante em 2 Coríntios 6:14-17: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.”

Continua em 2 Coríntios 7:1: “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.”

Agora, vamos começar a receber palavras proféticas para o próximo ano. São profecias dos céus que gerarão vidas vitoriosas, mas exigirão uma vida de santidade e de compromisso com Deus.

Vamos começar com Isaías 33:5-6, que devemos receber como uma direção de Deus para a nossa vida: “O SENHOR é sublime, pois habita nas alturas; encheu a Sião de direito e de justiça. Haverá, ó Sião, estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do SENHOR será o teu tesouro.”

Recebe no teu espírito que Deus, além de dizer que não haverá sentenças contra nós, fará com que o ano de 2004 seja de estabilidade no meio das instabilidades, como também de grande abundância em todas as áreas!

Continua no versículo 20: “Olha para Sião, a cidade das nossas solenidades; os teus olhos verão a Jerusalém, habitação tranqüila, tenda que não será removida, cujas estacas nunca serão arrancadas, nem rebentada nenhuma de suas cordas.”

A Igreja é o lugar solene de Deus. O povo do Senhor terá tranqüilidade e não haverá vitórias diabólicas; somente vitórias de Deus. Deus está dizendo que no ano novo haverá segurança total. Ninguém arrancará as tuas estacas, as tuas cordas, a tua tenda. Tu és por cabeça.

Prosseguem os versículos 21-24: “Mas o SENHOR ali nos será grandioso, fará as vezes de rios e correntes largas; barco nenhum de remo passará por eles, navio grande por eles não navegará. Porque o SENHOR é o nosso juiz, o SENHOR é o nosso legislador, o SENHOR é o nosso Rei; ele nos salvará. Agora, as tuas enxárcias estão frouxas; não podem ter firme o mastro, nem estender a vela. Então, se repartirá a presa de abundantes despojos; até os coxos participarão dela. Nenhum morador de Jerusalém dirá: Estou doente; porque ao povo que habita nela, perdoar-se-lhe-á a sua iniqüidade.”

Deus está dizendo que possui provisão absoluta para a Igreja. Mas o Senhor acrescenta em Isaías 35:1: “O deserto e a terra se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso.” Muita provisão para todos nós!

Mostram os versículos 6-5: “Então, se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo.”

Deus diz que o próximo ano será de milagres e de cura divina.

A Palavra revela no versículo 8: “E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco.”

Deus dará uma visão perfeita. Saberemos para onde vamos, qual é o nosso destino e qual é a nossa missão.

Falam os versículos 9-10: “Ali não haverá leão, animal feroz não passará por ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele. Os resgatados do SENHOR voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.”

Fomos chamados para pisar o leão, o leãozinho, a cabeça da serpente e da áspide. Recebemos vitória sobre todo o mal, em Nome de Jesus.

Deus dará muita felicidade ao Seu povo. Muitas felicidades, muitos casamentos, muita harmonia entre os casais.

O sábio Salomão entendia tanto disso que escreveu em Provérbios 23:18 “Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.” Haverá um bom 2004, ninguém pode nos frustrar!

Diz a Palavra em Zacarias 9:11-12: “Quanto a ti, Sião, por causa do sangue da tua aliança, tirei os teus cativos da cova em que não havia água. Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.” Por causa do Sangue de Jesus Cristo e da Aliança de melhores e superiores promessas que Ele fez conosco tudo nos será restituído.

Hoje é tempo de planejar a vida sobre a visão e a direção que Deus nos dá em profecia para o ano de 2004. Deus tem projetos para o Brasil e para o mundo, e neste próximo ano o Senhor alargará muito mais as nossas fronteiras.

Repito: é necessário que compreendamos que para as profecias se tornarem realidade em nossa vida, devemos fazer planos como Deus quer que façamos. Eis algumas regras:

Número 1: planeja tua vida, tendo em mente alvos grandes e elevados. Não penses pequeno, miúdo, tacanho. Provérbios 16:3 diz isso: “Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.”

Número 2: planeja, tendo sempre consciência de que, apesar de estares traçando metas, todos os teus pensamentos são muito pequenos e limitados em relação aos de Deus. Provérbios 3:5-6 diz isso: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Número 3: planeja tua vida, sabendo que possivelmente correções e mudanças poderão ocorrer durante o ano. Em Provérbios 16:9, o Senhor diz: “O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.”

Muitas vezes, estamos indo por um caminho e, de repente, Deus diz: ‘agora, é para cá.’ Estejas consciente de que Deus manda fazer correção de direções. Planeja a tua vida sob essa possibilidade.

Número 4: planeja com o intuito de servir a Deus e com os propósitos do Reino. Provérbios 19:21 explica isso: “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá.”

Tudo o que pensares, tudo o que planejares, pensa sempre o que as tuas metas têm a ver com a igreja, com Deus, com o Reino?

Número 5: planeja sempre com Deus e nunca contra Ele. Provérbios 21:30 diz isso: “Não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o SENHOR.”

Não há nada contra Deus que prevaleça. Não existe nada nesta terra que possa ser melhor do que Deus, do que o Senhor Jesus. Nada é melhor do que os conselhos da Bíblia. Não há direção melhor do que aquela que o Pai já estabeleceu.

Tudo o que fizeres, faz no conselho de Deus e não contra o Senhor.Diz o versículo 31: “O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR.” A vitória vem do Senhor.

Essa é a proposta de Deus para as nossas vidas: restituição em dobro, estabilidade, abundância, planejamento sério e certo.

Eu termino com Isaías 3:10: “Dizei aos justos que bem lhes irá; porque comerão do fruto das suas ações.”

Não estou achando que tu terás um ano bom, eu tenho a certeza de que isso já aconteceu.

Comeremos do fruto do resultado que virá das decisões que tomarmos sob a Palavra de Deus.

Se planejarmos com o propósito de servir a Deus, sabendo que de vez em quando teremos que fazer mudanças e correções, tendo consciência de que o que estamos traçando como metas é sempre muito limitado em relação ao que Deus tem para nós, tendo em mente alvos grandes e poderosos, o ano de 2004 será com estabilidade e abundância. Todos comeremos os frutos das nossas ações.

Lembra-te de que estás dando ouvidos à Voz de Deus, de que não deves andar nas veredas do perverso; eles não descansam até fazer alguém tropeçar, não dormem até ver o crente mal, mas tu terás sempre ânimo e vitórias. Segue as instruções que leste, escreve, confessa e medita sobre cada uma delas e verás a Glória de Deus se manifestar na tua vida.

Oração:

“Pai amado e bendito, é hora de cremos em fatos, é hora da certeza de coisas que não vemos, mas que irão ser chamadas à existência. Oh! Deus, nós consagramos o nosso projeto para 2004, e o declaramos como o ano da estabilidade e da abundância do Senhor. Nós o consagramos e recebemos vitória item por item, caso por caso, situação por situação. A nossa Fé vê o invisível! A nossa Fé diz: ‘tudo irá bem!’ Lutaremos diariamente até vermos todo o nosso projeto completo, porque Deus honra o Seu povo, Deus honra aqueles que o honram. Deus, Tu és conosco. Tudo nos irá bem, tudo nos irá bem, em Nome de Jesus. Senhor Jesus, nós Te louvamos, engrandecemos-Te, porque o nosso projeto já é vitorioso. Profetizamos estabilidade, abundância, segurança, provisão, visão de Deus, em Nome de Jesus, para glória do Senhor! Amém! Amém! Amém!”

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE