cropped-Logo_azul.png

Como ter uma família temente a Deus?

COMPARTILHE

Provérbios 1:7 “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”Os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. Que esta palavra abençoe a todos os corações.

Vamos orara a Deus:

Senhor Jesus Cristo, a honra, o louvor e a glória te pertencem. A Igreja é do Senhor, os projetos são teus, o querer e o realizar estão nas mãos do Senhor. Tu começas o realizar e tu terminas, por isso, nesta manhã, numa grande terapia espiritual da família, vamos tratar sobre o tema da família. Por isso, Jesus, usa-me, usa as minhas cordas vocais para chegar aos corações de cada um dos meus irmãos em Cristo e daqueles que estão me assistindo pela internet e pelos satélites. Fala, Deus! Que a minha voz dê a expressão dos teus sentimentos, das profundezas do teu coração, revela à Igreja o que só o Espírito pode revelar. E todo o povo de Deus diga Amém e amém.

Meus filhinhos na fé, selo do meu apostolado, meus irmãos queridos, eleitos do Senhor, pedras vivas!Esta é a nossa terceira mensagem, da minha parte, como Família. E hoje, nós vamos ensinar e encorajar o povo de Deus com valores tradicionais das famílias tradicionais cristãs. Valores, que tu sabes tanto quanto eu, que já sumiram da sociedade, porque a sociedade não leva Deus a sério. Então, nós estamos baseando os nossos ensinamentos na base bíblica do Judaísmo cristão que são os dez mandamentos. Diz a palavra do Senhor emÊxodo 20:7 “Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.”

Nesta manhã. Nós vamos aprender, como estabelecer uma família temente a Deus sobre esta questão de não invocar o nome do Senhor em vão. Talvez, alguém esteja perguntando: Mas, apóstolo, por que Deus é tão sensível com a questão do nome dele? Por que Deus disse: Não uses o meu nome em vão?

Tu lembras quando Jesus ensinou a oração em Mateus 6:9, a Oração do Pai Nosso.“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;” Deus disse: O meu nome é Santo! Não uses o meu nome em vão! O que isto tem a ver com a família? Qual é o princípio que nós extraímos daqui para a família?

Vamos passar agora para a pele, para o nosso caso pessoal. Provérbios 22:1 “Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro.” Agora, Deus traz isto para a prática da vida. Ele disse: Não uses o meu nome em vão, santificado seja o meu nome e ele diz à Igreja: O bom nome é melhor do que ser rico.

O que Deus está dizendo?

Quando se fala de nome, três coisas estão envolvidas com a questão do nome:

  1. A REPUTAÇÃO DA PESSOA
  2. O CARÁTER DA PESSOA
  3. A AUTORIDADE DA PESSOA

Então, quando Deus disse: Não uses o meu nome em vão, ele estava dizendo: Cuidado com a minha reputação, cuidado com o meu caráter e a minha autoridade!

Tu sabes que quando alguém toca no teu nome, no meu nome nós pulamos nas tamancas, não é? O nosso nome é o bem maior que temos. Quando alguém fala de uma mãe todo mundo pula: Na minha mãe ninguém toca! No nome da minha mãe…! Por quê? Porque estão em pauta: reputação, caráter e autoridade.

O que é reputação?

É aquilo que a pessoa sabe de bem e de bom de ti.  Por exemplo: Quando a pessoa diz: Hitler? É uma pessoa de boa ou má reputação? Má reputação. Matou 6 milhões de judeus. Mas, se tu ouves falar em Madre Tereza de Calcutá, a reputação é boa ou má? Boa reputação. É o que tu sabes da obra que foi feita por ela.

E quanto ao caráter?

O caráter é o que a pessoa é. A honestidade, as qualidades. Deus foi tão interessado nesta questão da reputação e do caráter, quando ele chamou a Abraão, o seu nome primitivo era Abrão, quando Deus o fez pai de muitas nações, ele disse: Teu nome será Abraão. Como Jacó. O que quer dizer Jacó? Trapaceiro, mentiroso. Deus mudou o nome dele para Israel = príncipe entre todos. Quando tu ouves falar de Simão. Simão era o primeiro nome de Pedro, Deus mudou o nome dele, de Simão para Pedro porque o caráter dele mudou.

E a autoridade?

Quando  vês o policial e manda parar o carro, ele se apresenta como autoridade! Quando um governante, um magistrado, uma autoridade eclesiástica aparece naquela pessoa há um investimento de poder chamado  autoridade.

Quando nós usamos o nome do Senhor, eu quero que a Igreja aprenda isto, definitivamente. Isto, que estou explicando não é “café pequeno”. Nós estamos falando da reputação, do caráter e da autoridade do Rei de reis, Senhor de senhores, do Soberano, do Juiz, do Advogado, da Pedra que Vive, da Brilhante Estrela da manhã, do Sol da nossa justiça, daquele que é nosso Pastor, daquele que é nosso Protetor, daquele que é nosso Provedor, logo, eu não posso usar, em vão, o nome de Deus. A minha família não pode usar o nome do Senhor em vão, porque muitas pessoas usam o nome do Senhor para insultar, para induzir, para intimidar, para impressionar, às vezes, até por um ato impulsivo usa o nome de Deus.

COMO SE USA O NOME DE DEUS  EM VÃO?

1) Quando  se insulta o nome de Deus

Quando nós amaldiçoamos uma pessoa. Quando uma pessoa diz: Eu te amaldiçôo, em nome de Jesus! Tu estás usando e insultando o nome de Deus. Quando tu dás guarida em tua casa a uma tele-novela que ridiculariza Deus e a família evangélica, isto é um insulto a Deus. Quando dizes a um filho: Vá para o inferno! Isto é insultar a Deus. Vá para o inferno em nome de Deus! Que Deus te castigue! Isto é um insulto! Quando juras em nome de Deus: Eu juro em nome de Jesus! Isto é insultar o nome de Deus e nós não podemos fazer isto. Temos que ter cuidado com o que dizemos e com o que fazemos, especialmente, no que diz respeito à nossa família. Porque o sábio Salomão disse em Provérbios 6: 16 a 19: “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.”

Há pessoas que semeiam contendas entre os irmãos, por isso não temem a Deus  começa aquele espírito de insulto à Glória do Senhor. Não faças isto!

2)    Para induzir, para satisfazer os desejos pessoais.

Quantas vezes irmãos fazem isto? Uma das coisas que aflige o meu coração é quando alguém diz: Ah! Eu entrego o meu dízimo ao pastor, o que ele vai fazer presta contas a Deus! Não faças isto! Quantas vezes, tu ouviste dizer: ‘Deus me disse que você deve casar com aquela senhora!’ E não foi Deus a falar, foi uma indução em nome de Deus. Isto é usar o nome de Deus em vão. Eu me recordo que alguns anos atrás eu fui procurado por um pastor de uma certa denominação e ele me disse: Eu estava orando pelo Senhor e o Espírito Santo disse que você tinha que me emprestar dinheiro. E eu disse: Espírito Santo? Paciência. Não! Porque o Espírito Santo… ele estava usando o nome de Deus em vão. Eu até lhe emprestei, ou lhe dei dinheiro, porque ele desapareceu do mapa, eu o ajudei, mas ele induziu-me, usando o nome de Deus em vão. E não foi Deus quem falou.

3) Para intimidar as pessoas

-Deus disse: Se tu não fizeres vai cair um raio na sua cabeça!

Não foi Deus quem disse, porque Deus não condena ninguém, ele é misericordioso, ele é bondoso, ele é bom. A bíblia diz: Deus é amor!

Então, quando alguém vem e intimida dizendo: Se não fizeres desta forma, o Espírito Santo vai sair de ti e satanás vai entrar porque o Espírito me mostrou… Isto é usar o nome de Deus para intimidar as pessoas.Isaías 29:13 diz: “O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu,” As pessoas aprendem a dizer coisas nas Igrejas, aprendem a dizer coisas, maquinalmente, mas, não há temor. O coração está longe. E tu que queres ter uma família feliz, próspera, com valores tradicionais cristãos, não intimides ninguém e não aceites ser intimidado porque isto é usar o nome do Senhor Deus em vão. Aqui, está Deus dizendo: O coração está longe! Eles aprenderam, maquinalmente. E há pessoas que aprenderam coisas maquinalmente, mas não conhecem Deus e não têm coração. E às vezes, intimidam outras pessoas.

Eu, durante esses 31 anos de vida Ministerial, 28 de vida consagrada, quantas situações chegaram à minha vida: Que Deus vai dizer, que Deus vai te matar.Irmãos, isto aqui, é tão grave que nós temos, hoje, e muitos têm que se arrepender de terem usado o nome de Deus em vão. Eu me recordo que há um líder de uma Igreja aqui, da nossa Cidade que um dia me ligou e disse: -A sua filha está fazendo 15 anos, não é Miguel Ângelo?-  E eu disse: Está! Deus me deu uma palavra contra você. E eu disse: Deu mesmo? Fala então! Deus disse que vai te matar até o dia de Natal! A minha filha tinha 15 anos. A minha filha já é quase avó e Deus ainda não me matou. O meu neto Raphael daqui a pouco estará casado, ele já vai fazer um ano. Esse Pastor  me disse:- Foi Deus que disse que ia te matar.- Irmão não aceites isto dentro da tua família, isto é intimidar as pessoas. A bíblia diz em 2ª Timóteo 1:7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” Equilíbrio!

Então, usar o nome do Senhor para impressionar, é usar o nome do Senhor em vão. Há pessoas que dizem: Ó amantíssimo Pai! Isto é para impressionar. Por que “amantíssimo Pai”?

-Ó Deus da Glória!

Glória que não é glória. O próprio Cristo disse: Quando orares, não uses de vãs repetições!

-Senhor, eu estou, aqui, apenas para te dizer…

Apenas por quê? Por que as pessoas dizem isto? É para impressionar as outras.

-Ó! Esteja atento com a letra que, agora, eu vou cantar porque o Espírito é que vai cantar por mim.

Não é o Espírito que vai cantar. É você que vai cantar. Isto é para impressionar usando o nome do Senhor Deus em vão. No Antigo Testamento, Deus era sério com isto. Eu conheço muita gente destruída por causa de ter usado o nome de Deus em vão. E nós que somos famílias, tradicionalmente, cristãs, queremos basear as nossas vidas em cima das verdades de Deus.

Levítico 24: 15 a 16 “Dirás aos filhos de Israel: Qualquer que amaldiçoar o seu Deus levará sobre si o seu pecado. Aquele que blasfemar o nome do SENHOR será morto; toda a congregação o apedrejará; tanto o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do SENHOR, será morto.”

A coisa é séria! Evangelho é algo sério!Ser cristão é outra coisa, nós estamos lidando com o caráter, com a reputação, com a autoridade do Criador. Eu vejo pessoas dizendo: O chefe, o cara lá de cima! Quem é? O cara lá de cima? E o temor de Deus, onde está? E onde estão os valores de Deus defendidos? E quando chega uma pessoa e conta uma piada, escarnecedora, de Jesus e tu ris e aceitas?

Há uma pesquisa séria de cristãos que confessaram, pelo menos 66% dos cristãos já usaram ou usam o nome do Senhor Deus em vão.Deus não tolera o uso do seu nome de forma imprópria. O nome de Deus representa a nossa reputação, o nosso caráter e a nossa autoridade. Se o nosso Deus se transforma no “Cara lá de cima”, qual é a reputação que ele tem? Qual é o caráter?

-Ah! Eu falei com o “Chefe”, agora! Chefe? Chefia? Na minha bíblia diz que Ele é Soberano, Rei de reis, Senhor de senhores, Deus sobre tudo e sobre todos, brilhante Estrela da manhã, Rosa de Saron, Aquele que é perfeito em todo o seu agir, o meu Juiz, o nosso Advogado. Ele não é o chefe. A Igreja tem que temer o nome de Deus!

4) Impulsivamente

Eu também, não posso usar o nome de Deus impulsivamente. Porque é usar o nome de Deus em vão. Malaquias 3:13 a 18 “As vossas palavras foram duras para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?”

Há pessoas que dizem: Eu não acredito em Deus, e para que eu vou à Igreja? O cara, o meu vizinho não é crente, fuma, bebe e tem dinheiro, e eu que estou indo à Igreja, ainda não tenho dinheiro. Se Deus existisse, se Deus não existe, eu rasgo a minha bíblia….

Amados, os nossos valores tradicionais cristãos têm que estar dentro da nossa casa.     Quando vejo uma pessoa dizendo: Ou Deus me atende ou eu rasgo a minha bíblia! Isto é usar o nome do Senhor, impulsivamente. No versículo 15: “Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao SENHOR e escapam.”

Estas palavras duras, são muitas vezes ditas pelo povo de Deus! Eles dizem: O meu vizinho escapa, não tem problemas, anda com 50 mulheres e está tudo bem. Ele rouba, adultera e não acontece nada, e eu só porque… Não fales isto, irmão, teme ao Senhor! Teme! Versículo 16: “Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome.”

Tu tens um Memorial? Deus tem te ouvido glorificar o seu Santo nome? Ou dizes: Eu vou à Igreja… Que chatice! Mais um culto, agora, não é o pai, agora já é o filho, agora, já é outro Bispo, agora é não sei quem! Deus está ouvindo aqueles que dizem isto!Diz que Deus ouve e atende.

Versículo 17 e 18: “Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.” Aleluia! Glória a Deus! Aba Pai!

Agora, tu perguntas: -Anjo da minha vida.  como eu uso o nome de Deus de forma correta?  Até agora nós vimos como está sendo usado de forma incorreta.

COMO EU USO O NOME DE DEUS DE FORMA CORRETA?

  1. Quando eu o honro e o abençôo.

Vamos ver isto em 1ª Samuel 2:30 “Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.”

Aos que temem ao caráter, à reputação e à autoridade de Deus, os honrarei. E os que me desprezam serão por mim, desmerecidos.

Há muitas pessoas que desprezam o nome de Deus. Quando eu faço, quando eu permito que a minha boca faça uma fofoca, eu estou desprezando o nome de Deus e depois não venha pedir a Deus que te facilite a vida se  não temeres o nome dele. Se  não tiveres respeito com a santidade, o caráter, a reputação e a autoridade de Deus, não serás honrado. O que dizProvérbios 3:9 e 10 “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” É uma honra! Ser um dizimista é dar honras a Deus.João 12:26 diz:“Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.”

Um chefe de família com honras, é uma coisa lindíssima. Um empresário com honra, uma dona de casa com honra, uma mãe com honra é lindíssimo! Ele diz: Se me servires, se colaborares com a minha obra, o Pai te honrará.1ª Timóteo 1:17“Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!”Ele diz que ao Rei eterno, imortal, invisível, ao Deus único. Ele não diz: Ao chefe, ao Cara lá de cima, Aquele… ele diz: Senhor! Eu tremo e temo em estar na tua presença. Isso é honrar a Deus.

Portanto, tu honras a Deus se reconheces o seu nome. Se dentro da tua família, do teu lar estes valores são fortes, Deus te dará sucesso, Deus te dará saúde, Deus te dará prosperidade, Deus te dará paz, Deus te dará uma família forte e uma família feliz.

O QUE EU DEVO FAZER COM DEUS?

I. Reverencia ao Senhor.

Tem reverência! Salmos 29:2 “Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.” Glória é devida a Deus, não aos homens, é a Deus.  Quantas vezes, tu sentas numa mesa e comes e esqueceste de dizer: Graças a Deus, Senhor! Quantas vezes pegaste o teu carro e esqueceste de dizer: Anjos! Guardem-me! Quantas vezes  recebeste o teu salário e disseste: Obrigado Senhor, pelo meu salário! Isto é reverenciar. Quando dizes: Eu não me envolvo com situações que ridicularizam o nome do meu Deus.

Tu nunca viste o nome do teu Apóstolo sendo envolvido em nada, nesta terra, que pudesse macular o nome de Deus. São 31 anos de evangelho!

Então, cuida do teu falar em casa! Cuidado com a família quando se fala a respeito de Deus e da igreja. Não aceites valores do mundo. Não digas que aborto é normal, que todo mundo pode fazer, que o uso da droga tem que ser discriminalizado. Não senhora! Que o homossexualismo está correto. Vamos casar, agora, homem com homem, mulher com mulher. Não! Nós respeitamos os valores das pessoas, mas não os aceitamos. Porque reverenciamos a Deus. Quando Deus disse: Um homem e uma mulher casados no Senhor. Deus está dizendo: É assim a minha regra! Se dois homens se juntam estão indo contra Deus e Deus não quer que o seu povo deixe de reverenciá-lo, aceitando isto.

Salmos 9:10 o que diz? “Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam.”Conhece a tua autoridade, a tua reputação, o teu caráter. Ele disse: “Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam.”

Deus não desampara quando na verdade estás reverenciando o nome de Deus. Nós confiamos no nome do Senhor, nós reverenciamos o Seu nome. Olha o que disse Paulo aosHebreus 12:28 “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;”

Servir a Deus com reverência e santo temor não é vir para a Igreja e durante o culto ficar batendo papo com os outros. Não é perturbando quem está seriamente glorificando a Deus. Eu vou dizer uma coisa, como a nossa igreja tem ar-condicionado, graças a Deus, eu até recomendaria os homens da Igreja, a colocarem uma gravatinha, de vez em quando, um paletó!. Eu vejo pessoas virem à Igreja de shortão, bermudão, e eu digo: Tudo bem! Nós somos uma Igreja flexível, aberta, mas, tu comparecerias diante do Presidente da República de shortinho? Tu poderias sentar diante de um Magistrado, que vai morrer conforme tu também vais morrer, de chinelo havaiana e de bermudão de praia?  O juiz te receberia? Então, por que vens à Igreja desta forma? Por que não escolhes a melhor roupa para vires à Igreja? Por que não calças o melhor sapato, a melhor camisa, o melhor vestido?

2)Tu tens que representar o nome de Deus, claramente.

Tu és uma extensão de Deus. 2ª Timóteo 2:19 “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.”

Se eu professo o nome do Senhor, eu não posso me ajuntar às injustiças.

-Ah, Pastor, eu tenho uma vizinha espírita e na sexta-feira, ela faz um churrasquinho de gato, eu vou pra lá e a gente toca um berimbau, bate um atabaque, baixa um negócio lá e eu fico: Em nome de Jesus! Em nome de Jesus!

Tu tens que cair fora dessa situação. Isto não é expressar Deus, claramente.

-Tem uma vovó Cabinda que me chama para comer um bolinho!

Eu não comeria bolo de Vovó Cabinda. Em nome de Jesus, eu não botaria, na minha boca, bolo feito por vovó Cabinda.

-Não, Pastor, ela incorpora o Dr.Fritz, que tem uma receita alemã, ele faz um strudel de maçã….

Eu vou comer strudel de maça feito por Vovó Cabinda?

Eu sou templo do Espírito Santo. Diz: Glória a Deus!

Aparta-te da injustiça. As nossas famílias têm que se separar e apartar-se das injustiças. Tem lá a tele-novela que aparece um menino dando beijo na boca do outro menino, menininhas dando selinho com lingüinha, e mais não sei o quê, e todo mundo diz: Que lindo! Olha como elas se beijam! E o teu filho pequeno vai te perguntar: Mamãe o que é este negócio?

Ontem, eu estava lendo uma revista de grande reputação no Brasil, tinha uma fotografia de uma senhora com a filha nas costas, anunciando um banco, ou alguma coisa, e minha filha perguntou: Papai, por que duas moças? Opa! Já tem que explicar direitinho! Com cinco anos, eu já vou explicar: Esta aqui é a mãe, esta é a filha, não tem problema, está na corcunda. Mas, ela já perguntou por que duas moças? Não teria que estár, ali, um homem? Os nossos filhos pequenos são mais espertos do que nós somos, hoje, com cinqüenta anos, amados. O meu filho com três anos, chega no computador,liga, aciona, ele baixa um joguinho e diz: Ganhei! Com três anos de idade. Eu não sei mexer com computador, ele sabe. Nós não podemos subestimar as crianças!

Os teus filhos têm que ver o teu testemunho, por isso, aparta-te da injustiça. Temos que agir como cristãos: no caráter, na conduta irrepreensível. O cristão é a extensão de Deus. Deus se multiplicou na vida de todos nós. Se a minha conduta, a tua conduta for igual ao profano, ao mundano, nós estaríamos usando o nome de Deus em vão. Romanos 8:29 diz:” Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

Para que Deus nos predestinou?

Para sermos conforme a imagem de seu filho. Eu tenho que ser a imagem de Jesus. Tu tens que ser a imagem de Jesus. Na tua casa não pode haver injustiças. Na tua vida pessoal não pode haver injustiças. Isso é ser temente a Deus. Isto é uma família temente a Deus com valores cristãos verdadeiros, tradicionais. Deus disse que nós fomos chamados para ser conforme a imagem de Jesus. E Jesus dizia palavrão? Jesus fumava? Cheirava? Dava um “teco”? Tomava cachaça? Batia na esposa? Não! Porque não tinha esposa. Jesus agredia as pessoas? Não! Ele desprezava as sogras? Ele entrou na casa de Pedro, viu a sogra dele com febre e disse: Sogra! Seja curada! Aí, Pedro traiu Jesus. Aí, a história é outra. Mas, ele não prezava a família, não abandonava. Jesus abandonou a mãe dele? Quanta gente abandona os pais porque são velhos? Jesus estava morrendo na cruz e disse: Mulher! Olha aí o teu filho. Filho! Olha aí a tua mãe.

Então, muitos profanam o nome do Senhor porque se envolvem com trevas. 2ª Coríntios 6:14 parte A: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos;” Não faça sociedade com incrédulos! Não avalize coisas de incrédulos!  No versículo 14, na parte B: “…porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?”Nos versículos 15 e 16 “Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos?” Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”

Nós somos o santuário de Deus vivente. Como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.No versículo 17 diz: “Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,”Então, estes são os valores das famílias tradicionais cristãs.

2. Confie, totalmente, em Deus.

Salmos 33:21: “Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome.”Amado! Deus vela por nós. Nós, às vezes, temos a impressão que Deus nos abandona, que ele não está olhando a nossa vida. Não! Ele está olhando por você, pois ele é perfeito, ele é Soberano. Em 2ª Coríntios 5:10 diz: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.”
Então, o tribunal de Cristo não é mais para julgar pecado, os pecados já foram julgados, agora, é para ver o que tu fizeste de bem e de mal através da tua vida, para receberes galardão, e isto começa onde? Temendo o nome de Deus, mostrando aos filhos o temor de Deus. Amado,  a minha família só em último caso, só em situações extremas é que não vem ao culto, à Igreja. Às vezes, vem até com febre: Vamos à Igreja que é lá que Deus cura! Nós temos que levar Deus a sério.

Mateus 12: 35 e 36 diz: “O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;”

Até das palavras frívolas, nós vamos dar contas a Deus. Quando proferes uma palavra frívola contra o irmão, quando acusas uma pessoa em nome de Deus, estás usando o nome de Deus em vão, Deus não pode te honrar.

Em Atos 4:12 diz: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”Não há outro nome, além de Jesus!

Diz em João 20:31 “Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.”

Quer dizer que quando eu creio, eu tenho vida. Eu não tinha vida quando eu era católico, apostólico e romano. Eu servia a uma entidade chamada São Judas Tadeu. Eu servi a uma entidade espiritual chamada Nossa Senhora de Fátima. Eu estava morto. Quando Jesus veio à minha vida, ele veio dentro de mim, ele me deu vida, ele deu vida  e, agora, com esta vida disse em Lucas 6:45 “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.”

Agora, o nosso falar é daquilo que está cheio o coração. Se o teu coração está cheio de boa reputação, de caráter, de autoridade, de valores cristãos, é isso que a tua boca fala em casa. E qual o principal valor que nós temos que promulgar como família tradicional cristã que teme a Deus e que não usa o nome de Deus para insultar, para criticar, mas que usa o nome de Deus corretamente para se beneficiar disto porque Deus honra. É o benefício!

Romanos 5:5 explica: “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” Diz que quando a pessoa tem Jesus, tem a vida, tem o principal motivador da vida que é o amor que o Espírito Santo derramou.

E quais são os grandes problemas da família?

São os problemas que começam na incapacidade de amar.

E o que é a incapacidade de amar?

É a incapacidade de compartilhar a vida.

E como se chama o espírito que não deixa compartilhar a vida, não deixa amar?

O egoísmo.O egoísmo, quando eu penso em mim, e só eu tenho razão, e eu e eu, e eu. Eu já mostro que sou egoísta e o egoísta sofre e faz sofrer porque ele não é capaz de compartilhar o amor com os outros. Isto começa de criança. E quem são os mais egoístas? As crianças. Se não ensinares o teu filho, desde criança, a compartilhar a vida, ele vai ser um adulto egoísta. Todo o ser humano, já nasce egoísta, e precisa ter a capacidade de amar, para que ele ame a Deus, ame a si, ame ao próximo, ame a família e tema o nome do Senhor. O ser humano já nasce egoísta e se não aprende a amar com a bíblia, a igreja, com os ensinamentos da igreja, o espírito de solidão, de depressão, de ansiedade, de culpa, de remorsos, de medo, de emoções torturantes, doenças emocionais profundas pelo espírito do egoísmo. Você sabe uma coisa: Há pessoas com psicoses profundas por causa do egoísmo. Olha, uma pessoa que tenta o suicídio, que se volta para as drogas, que tem comportamentos anti-sociais quem é? É o egoísta. É o que não aprendeu a amar. E se não ama não teme, e se não teme, não há honra de Deus.

Não há família forte, livre, temente a Deus, enquanto não se superar o egoísmo e não aprende a amar. O egoísmo impede relações afetuosas, satisfatórias, felizes. Há pessoas que têm grandes famílias, mas se sentem solitárias. Não têm paz, não têm descanso, procuram, até, satisfazer as suas necessidades numa aventura amorosa.

Mas, qual é o segredo que Deus está falando?

Porque nós começamos a falar sobre o nome dele, em não usar o nome de Deus em vão.

É que  para receberes amor, primeiro tens que dar amor. Para receber honra, de Deus, tens que honrar primeiro a Deus. Para receber o resultado das benesses de Deus, tens que temê-lo. E o temor de Deus começa dentro do lar. Olha, eu vou lhe dizer uma coisa: Um homem que tem a ousadia de bater numa esposa, é um risco muito difícil. Uma pessoa que tem coragem de repudiar o seu cônjuge num adultério. Esta pessoa não teme a Deus, logo é desprezada por Deus.

Eu tenho que primeiro amar, dar para poder receber. O egoísta, na realidade, é um doente mental e emocional.  Porque o egoísta culpa o marido: O problema é o meu marido! O problema é a minha esposa! O problema é o meu filho! O problema é o governo! O problema é o Sol! O problema é a Lua! É o chefe, é o meu patrão. Todos são problemas, menos ele. Por não se temer a Deus, não amar e não compartilhar a vida, as famílias têm estado doentes a vida toda. Eis a razão de tantos divórcios. 95% dos divórcios são em função de quê? De  egoísmo! A pessoa se casa, jura, chora no altar, canta, louva, dá corinhos ao marido, promessas. Tudo isso eu gravo, fica gravado, aqui, na Igreja, e depois, três, quatro meses depois, a pessoa vem e diz assim: Eu não gostei, eu quero me divorciar. Isto é egoísmo!

Eu me recordo há pouco tempo, um rapaz veio aqui, na frente e disse: Apóstolo, eu vou morrer, eu não agüento. A minha mulher quer se divorciar de mim! E eu não tenho forças para viver sem ela!E a mulher, aqui, rindo, na Igreja. Então, há famílias que têm estado doentes, há pessoas que se divorciam, porque são egocêntricas, arrogantes, absolutamente frias, são cobiçosas e gananciosas.

Os métodos de cura humana não trazem resultados. As pessoas muitas vezes, fazem tratamentos psiquiátricos, tomam milhares de tranqüilizantes, fazem hipnotismo, vão a Cartomantes, consulta mortos, quiromantes, fazem tudo! Mas, as suas famílias sofrem. Sofrem porque não há temor de Deus em casa.

Nós da família Cristo Vive, da Missão Apostólica da Graça de Deus, não podemos sofrer. Nenhum de nós foi feito para sofrer, nós aprendemos a amar com Deus, dando primeiro para receber e aí, nós deixamos o mau humor, as mágoas, as brigas, as irritações e se pede perdão um ao outro e se acerta e não deixa o Sol se pôr sobre a ira. Porque essa coisa de briga um mês, dois, três, e dorme na sala, e dorme no outro quarto, na casa do cachorro, só porque enquanto ela não vier, aqui, e me beijar a mão, não tem pra ninguém! E a mulher diz: Eu vou dormir de calça jeans. Não tem pra ninguém!

Não tem pra ninguém? Isto é falta de temor a Deus. O teu corpo não é teu, é do teu marido. O teu corpo não é teu, é da tua mulher.

Quando Deus diz:  Não uses o nome de Deus em vão, use de forma apropriada. É porque ele quer trazer honra à Igreja, ele não é egoísta. Amar é descobrir uma vida feliz e fecunda. Tu acabas com a alma torturada, doente, sofrida. Serás feliz, a tua família temente vai aprender a amar, vai aprender a respeitar os valores bíblicos. E acaba a doença da alma chamada egoísmo. Agora, os novos arquitetos já estão fazendo o quarto do marido e o quarto da esposa. A nova moda, agora, é quartos separados. Por quê? Porque o meu marido ressona. É só mudar a posição. Ele está dormindo sobre o coração, o diafragma está preso e ele ronca. Tem irmãos que parecem um Boeing 747. É só dar um toquinho, muda de posição e vai respirar normalmente. Então, vai se divorciar? Eu quero um quarto separado!  Por quê? Porque o meu marido de noite começa a mexer com os pés no lençol e a unha grande dele arranha e eu não durmo ouvindo a unha do pé. Corta a unha do pé, amada! Pode ser pedicure em casa, podóloga. Lixa, corta, tira aquelas feridinhas entre os dedos, aquelas peles, não vai haver.

-Eu quero um quarto separado, senão eu vou dormir com o meu cachorro, porque o meu marido de manhã, acorda e tem uma remela, tem um bafinho.

Quem é que acorda, nesta terra sem remela e bafo? Pode me dizer? Por que todos os casais sabem disso e reclamam?

Tu acordas de manhã e ao invés de dizer: Bom dia! Dizes Bom dia,baixinho com a boca fechadinha. Há pessoas que não conseguem rir. Eu faço as pessoas rirem, mas têm pessoas, aí, que ficam sérias. E ficam olhando para o relógio: Termina logo! Senão quando eu chegar em casa a minha mulher vai me encher a paciência! Não conta mais nada! Alguém riu muito, ali.

Então, Mateus 19:19 “honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Sabe o que o egoísta diz: Amarei a mim mesmo como a mim mesmo!

Sabes há quanto tempo os teus filhos estão esperando um beijo, um abraço, um carinho?  Sabes há quanto tempo a tua esposa espera? Tem uma esposa, aqui, que está aguardando há vinte anos, o marido prometeu há vinte anos quando se casou: Olha, minha filha, todos os dias eu vou dizer que te amo! A mulher acorda de manhã e diz assim: E aí? Fala! Fala o que eu quero ouvir! E o marido: Quer ouvir o quê? E ela responde: Aquilo, aquilo que eu espero tanto. E o marido: O quê?

Amarás o próximo como a ti mesmo! E se isto for o espírito da tua casa, tua família é temente a Deus e Deus honra, Deus provê, Deus não desampara, Deus cumpre a sua palavra. Assim seja, assim disse o Senhor!

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE