cropped-Logo_azul.png

Como ter uma vida forte, ativa e vitoriosa

COMPARTILHE

TEMA: COMO TER UMA VIDA FORTE, ATIVA E VITORIOSA – 03/08/03 – DOMINGO – 1803.

TEXTO: 1 Coríntios 3:1 “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais,e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.”

Meu filhinho na fé, povo de propriedade exclusiva de Deus!

Alguns cristãos – e certamente todos nós já passamos por esta situação –, durante muito tempo da sua vida espiritual, nada experimentaram além da primeira experiência da salvação. Muitos gastam anos de sua vida ouvindo o “ABC” do Evangelho, sem nunca saberem, verdadeiramente, quem são em Cristo: não conhecem a sua posição espiritual, não conhecem a herança dos santos, nem conhecem a sua esperança como pessoas salvas.

É importante que tu compreendas a razão, o porquê de muitas pessoas não amadurecem espiritualmente. Vamos começar a identificar alguns problemas e algumas armadilhas e laços que o inimigo lança para atrapalhar o desenvolvimento do cristão. Vamos, também, apresentar soluções bíblicas que te ajudarão a crescer espiritualmente e a ser um cristão forte, intrépido, perseverante e vencedor.

Olha uma coisa interessante: quando Paulo escreveu essa carta aos coríntios, ele fez uma observação muito forte: é de se esperar que uma pessoa que viva dentro da igreja ouça a Palavra e siga os padrões bíblicos, porém, não era isso que estava ocorrendo com a Igreja de Corinto. Não havia espiritualidade na igreja, mas sim, pessoas carnais, crianças em Cristo.

Paulo classificou a Igreja de Corinto como uma igreja de crianças espirituais. Era uma igreja imatura, cujos membros, apesar de convertidos, tinham pouco discernimento espiritual, não tinham habilidade com a Palavra, não estavam preparados para entender as coisas profundas do Espírito, não tinham entendimento espiritual, não tinham conhecimento, não haviam crescido na Graça e no Conhecimento de Deus, portanto, viviam como crianças em Cristo. Nota que esse é um aspecto que impede o cristão de viver vitoriosamente. Vê como Paulo explica isso, em 1 Coríntios 2:10 e 13: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.” “Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.”

O drama que era vivido por essa igreja é a maior armadilha que o inimigo lança sobre o povo de Deus, impedindo-o de crescer espiritualmente. O que ele faz? Faz com que as pessoas fiquem e aceitem viver como crianças espirituais, sem experiência, somente no “ABC” do Evangelho. Isso é dramático. É o mesmo que imaginar um adulto com mais de 30 anos se comportando como um bebê.

Eu gostaria que tu identificasses o que faz uma pessoa estar na igreja e, ainda assim, permanecer criança, sem maturidade espiritual, sem crescimento espiritual, sem desfrutar das bênçãos que só os maduros desfrutam.

Paulo identifica o problema de uma forma bárbara. No Livro de Hebreus, no capítulo 5, nos versículos 11-14, ele faz algumas admoestações extremamente importantes quanto a esse fato: “A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”

Os crentes Hebreus eram um grupo que vivia o “ABC” do Evangelho, eram pessoas infantis, não tinham uma vida espiritual consistente, nem tinham uma vida espiritual madura. O que havia com eles?

Primeiro aspecto: vamos identificar esse problema de forma bíblica. Olha o que Paulo disse:“vos tendes tornado tardios em ouvir”. O primeiro problema dessa igreja é que ela se tornara tardia em ouvir.

Se tu conheceres o original grego, verás que “tardio em ouvir” significa: “ouvindo coisas erradas”.

O que Deus quer que tu ouças para saíres de um estado de infantilidade para um estado de maturidade espiritual? O que temos que ouvir?

Primeiro: Olha o que o Espírito diz em Apocalipse 2:29: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Então, precisamos ouvir o que o Espírito diz à Igreja. Não é ouvir o que os homens dizem, ou o que a filosofia diz, ou o que uma denominação tem a dizer; é ouvir o que o Espírito diz à Igreja.

Grande parte do povo de Deus não ouve o Espírito, logo, se mantém numa vida espiritual de infantilidade.

Segundo: Temos que ouvir a Palavra de Cristo, porque, se não, não recebemos a Fé.Romanos 10:17 “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”

Terceiro: Temos que ouvir a Palavra da Verdade, o Evangelho da Salvação. Efésios 1:3 diz assim: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;”.

Nota: por que os hebreus se tornaram tardios em ouvir? Porque eles estavam ouvindo coisas erradas. Não estavam ouvindo o que o Espírito diz à Igreja, não estavam ouvindo a pregação de Cristo, não estavam ouvindo a Palavra da Verdade. Vê Gálatas 2:14 “Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?”.

Ora, meu filhinho na Fé, amado, noiva de Cristo, não é este o problema que nós identificamos nos dias de hoje? Não podemos nos dispor a ouvir qualquer programa de televisão, não podemos nos dispor a ouvir qualquer mensagem, ou receber K7 e ler livros da “lei”, porque, assim, nos tornamos tardios em ouvir. Ou a nossa doutrina é a Graça de Deus, ou vamos gerar um tipo de confusão espiritual na nossa mente, por ouvirmos tardiamente, por ouvirmos coisas erradas. Paulo dizia: ‘quando eu era criança falava como criança, pensava como criança e agia como criança. Mas, quando eu deixei as coisas de criança, passei a falar como adulto e a viver como adulto.’

O Senhor Jesus, em Lucas 8, diz uma coisa extraordinária. Lucas 8:18 “Vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, se lhe dará; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado.”

Cuidado com aquilo que tu ouves. É muito importante tu ouvires aquilo que é correto, aquilo que edifica, que levanta, que estimula, que encoraja, e não aquilo que é espírito de condenação.

Depois, nos versículos 19-20, diz assim: “Vieram ter com ele sua mãe e seus irmãos e não podiam aproximar-se por causa da concorrência de povo. E lhe comunicaram: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te. Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus

Se não for a Palavra de Deus, não há Fé, não há crescimento, não há maturidade, não há cura, não há milagre, não há prosperidade, não há certezas, não há vida sólida, não há vida vitoriosa.

Agora, é necessário, também, praticar a Palavra de Deus. Porque quem ouve e pratica é comparado a um homem prudente, que construiu a sua casa sobre a Rocha. Vem o vento, cai a chuva, os rios transbordam, mas a casa fica de pé. Mas se eu ouço e não pratico? Se eu sou tardio em ouvir, quando a chuva cai, o rio transborda, o vento sopra, o que acontece com a casa? A casa cai, e é grande a sua ruína.

É importante tu estares num lugar onde a Palavra de Deus tem primazia. Há lugares que se chamam de igreja que não dão prioridade à Bíblia; a Palavra de Deus fica sempre para último lugar. Quando convidam um pregador de fora, cantam, dançam, pulam, e reservam para a mensagem os 5 minutos finais. Dançar, cantar etc. são importantes, merecem honras, mas nada pode substituir a Bíblia Sagrada. O que causa mudança de vida? A Palavra. O que gera autoridade? A Palavra. O que motiva a vida? A Palavra. Se não houver Palavra, o cristão permanece criança espiritual.

Há, também, pessoas que estão em muitos lugares onde se ouve “palavra vazia” em vez de Palavra Poderosa. Isso também gera pessoas infantis, crianças espirituais que não conhecerão as profundezas de Deus.

É por falta de maturidade espiritual que grande parte do povo de Deus suspeita da Sua veracidade. As pessoas que não crescem espiritualmente duvidam de Deus. A Bíblia passa a ser como “história da carochinha”. Vão à igreja, muitas vezes, para abafar a sua consciência da culpa dos pecados, ou apenas para satisfazer uma pessoa amiga, mas não se interessam pela Palavra. Por exemplo, existem lugares em que, quando o pregador diz: ‘Irmãos, chegou a hora da Palavra’, metade da igreja sai, porque não há interesse, porque já sabem o que vem: é coisa infantil, é “paulada”, é “cajadada”, como se costuma dizer: é espada, é longa, é afiada, é tenebrosa… E a pessoa diz: ‘Isso não me serve.’

Meu irmão, enquanto não ouvir a Palavra certa, que é a Palavra de Deus, que é o Evangelho da Graça de Deus, a pessoa se mantém como criança espiritual, não há crescimento, não há fruto, não há sinais de Deus. A família não nota mudança nenhuma na sua vida, no emprego ele é o mesmo, o dinheiro sempre falta, porque a pessoa é infantil.

Vamos voltar a Hebreus 5:12: “Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.”

Segundo aspectoApesar do tempo decorrido, os hebreus não tinham se tornado mestres na Palavra.

Quando uma pessoa entra numa igreja da Graça de Deus, a tendência é que em pouco tempo ela se torne mestre na Palavra. Por quê? Porque a prioridade é a Palavra. Mas, com os irmãos hebreus isso não aconteceu! Passou-se o tempo e eles estavam sempre precisando que alguém lhes ensinasse de novo.

Eu queria te dizer uma coisa: um dos fatores que prova o crescimento espiritual de uma pessoa é quando ela está capacitada a passar aos outros aquilo que aprendeu.

Todos nós temos a chamada para passar aos outros aquilo que nós aprendemos. Por exemplo, Paulo diz em Hebreus 3:13: “pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” Cabe ao povo de Deus exortar-se mutuamente.

Essa é nossa chamada: exortar uns aos outros, para que ninguém seja enganado pelo pecado. Agora, como tu vais exortar uma pessoa que está em pecado se tu não sabes exortar? Se tu és menino espiritual?

Olha o que Paulo disse à Igreja. 1 Tessalonicenses 5:1“Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.”

Como posso edificar uma vida se eu for infantil? Como posso consolar uma pessoa se eu não tiver estrutura para consolá-la?

Em muitos casos, tu sofres para, depois, o teu sofrimento ser motivo de consolo para os outros que sofrem. Agora, se tu não estás pronto para consolar, significa que és infantil.

Hebreus 10:24-25 diz assim: “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações…”.

Quando tu perceberes que alguém não está indo aos cultos, liga para a pessoa, estimula, pergunta o que está acontecendo, dize para não abandonar a congregação, admoesta, pede para ele voltar, dize-lhe que o seu lugar é na igreja. Por quê? Porque quando uma pessoa tem um problema, a tendência é desaparecer da Casa do Senhor. Só que a igreja é a mãe, é o lugar de consolo, de cura. Quando passamos por problemas, seja de que nível for, é na igreja que devemos estar, para nós nos ajudarmos uns aos outros e, depois, podermos viver vitoriosamente. Essa é a razão da igreja.

Em Efésios 4:11-13, Deus diz como há crescimento: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,”.

O que os Ministérios têm que fazer? O que os Apóstolos, Profetas, Evangelista, Pastores e Mestres têm que fazer? Não é acusar o povo de Deus, não é rebaixar as pessoas, não é ameaçar com inferno. Os Ministérios devem fazer com que o povo chegue à unidade da Fé, ao pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. Aqui estão os “sintomas” de uma pessoa madura.

Depois, qual o resultado da maturidade? Olha o seu efeito no versículo 14: “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.”

PrimeiroQuando tu és maduro, deixas de ser menino, espiritualmente falando. Quando chegas à plenitude de Deus, ao conhecimento das profundezas do Espírito: a eleição, a soberania, a predestinação, o falso livre arbítrio e conferes coisas espirituais com espirituais, nunca mais ages como menino.

SegundoQuando tu és maduro, deixas de ser agitado de um lado para o outro. O que quer dizer “agitados de um lado para o outro”? É a pessoa que não tem firmeza. Ora, quando a pessoa é madura ela se torna estabelecida na Fé, firme; não há nada que a demova da Sua confiança em Deus.

TerceiroQuando tu és maduro, não és levado ao redor por todo vento de doutrina.

Há pessoas, irmão, que andam atrás de doutrinas, como Paulo disse: ‘sentindo coceira nos ouvidos’. Um diz “não sei o que”, outro diz “não sei quanto”; um vem para a televisão e põe umas pessoas gritando e correndo dentro da igreja… e as pessoas ficam atormentadas.

QuartoQuanto tu és maduro, não te deixas levar “pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.”

Ora, se eu não tenho maturidade, se eu não chego ao pleno conhecimento de Jesus, se eu não cresço espiritualmente, facilmente sou induzido ao erro.

O que mais existe no Brasil, hoje? São pessoas que se dizem pregadoras, mas que na realidade induzem ao erro.

Quando tu vês um cristão botando a mão na cabeça e dizendo: ‘Sai demônio de mim’, ela foi induzida ao erro. Quando vês uma pessoa dizimista, fiel, dizendo que está com encosto, foi induzida ao erro. Não foi assim que Jim Jones, aquele Pastor americano, matou 800 pessoas? Foi assim, induzindo-as ao erro.

Depois, no versículo 15, diz assim: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,”.

QuintoTu só podes crescer em tudo seguindo a Verdade em amor. Dessa forma, cresces na área financeira, na aérea espiritual, na área familiar, aprendes a respeitar o teu marido, aprendes a amar a tua esposa, aprendes a dar valor a tua família… Amados, só quem perde uma família, só quem perde a saúde, só quem perde amigos é que sabe o valor que eles têm. Infelizmente o ser humano é assim.

Sexto: Finalmente, o que diz Paulo? Versículo 16 “de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” O que isso lhe mostra? Harmonia, equilíbrio.

Então, no que resulta o crescimento espiritual na Graça de Deus?

Número um: maturidade. Número dois: estabelecido na fé, sólido. Numero três: enraizado. Número quatro: livre de enganos. Número cinco: crescimento contínuo. Número seis: Harmonia e equilíbrio.

Terceiro aspecto: vamos voltar em Hebreus 5:13-14“Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”

O que é ser inexperiente na Palavra? É não saber usar a Palavra de Deus. E quem não sabe usar a Palavra, não sabe orar, porque a oração da Graça de Deus é baseada na Bíblia Sagrada. Ele também não sabe interceder, não sabe lutar contra ao mal, não sabe usar a espada do Espírito, não sabe usar as armar espirituais que destroem fortalezas, anulam sofismas e toda altivez que se levanta contra o conhecimento, não ouve o que é certo, não se torna mestre, porque se mantém na infantilidade espiritual.

Depois, diz Hebreus 6:1-2 “Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.”

Há pessoas que estão há 20 anos na igreja e a única coisa que sabem são os rudimentos da doutrina de Cristo. Não se deixam levar para o que é perfeito, não colocam de lado aquilo que é elementar, não conhecem a profundidade do coração de Deus, não são vitoriosos, não têm recursos espirituais.

Eu queria te mostrar três coisas importantes que Jesus disse a respeito do crescimento e da necessidade da maturidade espiritual:

João 14:19-20 “Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.”

Jesus disse o quê? ‘Vós me vereis’. Significa que aquele cresce tem Visão espiritual.

Depois, disse que, porque Ele vive, nós viveremos também. Significa que quem cresce tem vida espiritual.

Por fim, Jesus disse que nós estaremos nEle. Significa que quem cresce tem união espiritual.

Eu termino com Daniel 11:32: “Aos violadores da aliança, ele, com lisonjas, perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo.”

O povo que conhece ao Senhor, que conhece ao seu Deus, não é o povo do “ABC” do Evangelho. É o que tem Visão espiritual, Vida espiritual e União espiritual. É aquele que não é mais infantil, que não bebe leite, que se alimenta de alimento sólido, que deixa de lado os princípios elementares, que se deixa levar para o que é perfeito, que não lança de novo base de obras mortas, que é experiente na Palavra, que sabe ouvir o que é certo, que ouve e pratica a Palavra.

Só a Revelação da Graça de Deus te faz saber que Jesus é Deus, que Jesus é o Senhor. Jeová, El Shadai não são nomes de Deus – esses são títulos, são virtudes e manifestações de Deus. Mas, a plenitude da divindade está nAquele que se manifestou na carne, subiu aos céus e foi pregado entre os gentios. O nosso Deus se chama Jesus Cristo! Quando tu O conheces na plenitude, deixas de ser infantil, torna-te crescido e maduro, forte e ativo.

Forte, contra o mal, contra o pecado, contra o assédio pecaminoso, contra a doença, dás testemunho, não tens medo de nada nem de ninguém, admoestas, consolas, exortas, encorajas, és UM espírito com Deus.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR! GLÓRIA A DEUS

FIM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE