cropped-Logo_azul.png

Como viver na Igreja do século XXI

COMPARTILHE

Filipenses 2, versículo 13“porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.”

Que esta palavra abençoe todos os corações em nome de Jesus.

Oremos ao Pai:

Pai amado e bendito. Eu louvo o teu nome, eu bendigo, eu exalto, eu glorifico. Porque, ó Deus, esta palavra é verdadeira, esta palavra não volta vazia, esta palavra têm desígnios proféticos que têm que se cumprir. Esta palavra é luz, esta palavra é vida e quem a conhece é liberto porque a bíblia diz: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Por isso, Deus, nesta hora, recebemos com ações de graças esta revelação, que nos ensinará a viver a igreja do século XXI. Em nome de Jesus Cristo. Amém! Amém!

Meus amados, filhinhos na fé, minha família, povo de Deus, escolhidos, chamados e glorificados, porque Deus nos conheceu desde antes da fundação do mundo. Meus amados e irmãos em Cristo.

A partir de hoje e até o final do ano de 2006, nós vamos tratar de conhecer quais as essências da vida espiritual. O que é essencial? O que é indispensável para que todos nós, o altar e o rebanho, terminemos este ano de forma vitoriosa e que aquelas profecias que recebemos na passagem do ano de 2005 para 2006, quando o Senhor disse:  Escreve a visão,se cumpram e nós, baseados nesses fatos venhamos a ter em 2007 o grande ano das nossas vidas.

Portanto, o que é essencial? O que é indispensável para um homem de Deus, uma família de Deus, viver a plenitude da vitória cristã?

Se perguntarmos a um biólogo: O que é essencial para a vida? O que é indispensável para viver? O Biólogo diria: Nós precisamos de água, ar, luz e comida. Mas, se perguntarmos a um farmacólogo: O que é preciso, o que é essencial para vida? Ele diria: Tu vais ter que tomar vitaminas, minerais…Isto é essencial para vida! Mas, meus filhos, nós somos mais que um corpo físico, nós temos uma vida espiritual, nós temos uma vida emocional, e nós temos uma vida física para ser cuidada. Portanto, há coisas que são indispensáveis e essenciais, mais do que comida, ar, água e luz. Portanto, se eu não tiver uma vida física, emocional e espiritual equilibradas, eu não vivo, eu apenas existo.

Há pessoas nesta terra, que apenas sobrevivem, apenas existem, não vivem. Porque existem fatores essenciais e indispensáveis para que um homem e uma mulher de Deus tenham uma vida equilibrada e vitoriosa.

Portanto, acreditem, meus filhos na fé, que a minha missão como pastor, neste mês de dezembro, é preparar-te, tanto emocional quanto espiritualmente, para que  vivas, realmente, a Igreja do século XXI.

Então, tu me perguntas agora: Apóstolo, anjo da minha vida espiritual! Quais são os fatos essenciais? O que é  indispensável para que vivamos, todos, a igreja de Cristo, no século XXI, de forma vitoriosa?

Existem, na realidade, cinco fatores essenciais que nós vamos dissecar. Hoje, eu vou apresentar um panorama, na quarta-feira entramos nos detalhes e domingo próximo e  quarta-feira próxima, vamos tratar sobre esses cinco fatores essenciais.Por que é preciso  ensinar isto à igreja?Porque o mundo está evoluindo, e a igreja não pode parar.Pensa comigo: voltemos atrás quinze anos. Tu imaginarias há quinze anos, que  falarias por um telefone celular para o mundo todo? Imaginarias ter um computador em casa para falar em tempo real com outra pessoa,  o tempo todo, do outro lado do mundo? Imaginarias há quinze anos atrás, que o mundo, hoje, tem mais de mil e quinhentos satélites à disposição, que se interligam  o tempo inteiro? Hoje, há uma guerra num país e em tempo real, daqui do Brasil, tu vês a bomba bater lá no carro de ataque, na fábrica. Em tempo real! Quem imaginaria isto há quinze anos? A internet, os CD’s.

Há quinze anos, nós tínhamos aquela “bolacha preta” que a gente punha a agulha, para ouvir “Detalhes tão pequenos de nós dois…” hoje não. Temos um CD, um mini CD, hoje tem um disco, mini disco. Isto era inconcebível há quinze anos atrás. Tudo está mudando rapidamente. Hoje, há tecnologia de ponta na medicina. Hoje, existem aparelhos que esquadrinham o corpo todo milimetricamente. Existem aparelhos que filmam o interior do coração. É inacreditável, o homem foi à Lua! Hoje, eu estou falando com a igreja num microfone que não tem cabo. Isto há quinze atrás, seria inconcebível. Então, tudo está correndo! Tudo está se desenvolvendo! Tudo avança, mas as necessidades espirituais do ser humano são cada vez maiores. Porque a despeito de ver esta evolução toda da humanidade, da tecnologia, vemos cada vez mais o homem denegrido, mais depressivo, mais depreciado, mais afligido, mais incapaz. Hoje, existem mais pessoas subnutridas e morrendo de fome do que há quinze anos atrás. Aliás, eu sabendo da audiência que tem o nosso programa, queria fazer um apelo ao nosso futuro governador, por quem nós lutamos e pleiteamos, e ao nosso Presidente reeleito por quem lutamos e pleiteamos, que alguém se levante e assuma um compromisso de acabar com a fome do nosso país. Fome não pode esperar. É preciso alguém assumir! É um choque passar na cidade e ver pessoas, brasileiros que têm o nosso sangue, passando fome na nossa frente.

Então, a tecnologia avança, a matemática, a ciência, a química, tudo evolui, mas o ser humano está involuindo cada vez mais.

Então, o que a Igreja de Cristo tem a dizer? Nós vemos, hoje, a Igreja de Jesus muito distante daquela igreja preparada e preconizada por Jesus. Jesus disse em Efésios 5:27: “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.”

Esta não é a Igreja que se vive aí fora. A Igreja gloriosa, onde o Senhor é Jesus, é o Soberano, onde não há mácula, não há rugas, uma Igreja Santa, uma Igreja sem defeitos. Isto é que Jesus preconizou para sua Igreja. Mas, qual é a Igreja que está, aí, fora? Vemos um povo, totalmente, acuado, com medo. As pessoas evangélicas têm medo de sair à noite, tem medo disso e daquilo, quando em Romanos 5:17 diz que reinaremos em vida, parte b diz:“reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.”

Uma Igreja gloriosa, uma Igreja que é governo, uma Igreja que reina. Nós vemos um povo evangélico, em muitos lugares, destruído e sabe por quê? O Profeta Oséias responde: “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento.” Falta conhecer estas verdades!

Portanto, meus amados irmãos, a igreja está vivendo, hoje em dia, como se ainda estivesse na igreja primitiva. Muita gente diz: Nós vivemos como nos dias dos Apóstolos! Meus amados, os dias dos Apóstolos passaram. A Igreja continua cheia de legalismo, cheia de acusação, cheia de maldição, por quê? Porque ainda, não está no século XXI.

Então, o Senhor tem nos mostrado que é preciso que a Igreja de Jesus, que somos nós e todos aqueles que confessaram e receberam Jesus como seu Senhor,  conheça as cinco essências da vida e diga, verdadeiramente: Estou vivendo a Igreja do século XXI!  Se o mundo evoluiu, nós temos que evoluir como Igreja, também.

1.    Nós precisamos  viver a plenitude do  poder de Deus.

Nós precisamos viver a plenitude do poder de Deus porque tudo na vida tenta drenar as nossas forças, as nossas energias, as nossas vitalidades, o nosso poder. Ouvimos dizer: Estou com estresse! Isto já é uma drenagem, já é a vida arrancando a força da pessoa. Há pessoas debaixo de conflitos, de frustrações. Tudo isso rouba as forças. Hoje, se trabalha muito mais do que há vinte anos atrás.

Como é que eu posso viver este poder? Amado, não se vive poderosamente, tomando remédios e fazendo terapias.

-Qual é o segredo, então?

Eu tenho que focalizar a minha vida em Deus. Se eu não focalizar a minha vida em Deus, este mundo me rouba as energias, me estressa, me cansa e tira a energia que Deus colocou na minha vida. Diz a Palavra em Hebreus 12:2  “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”

Quanto mais focalizares a tua vida em Jesus, na Igreja, mais o poder de Deus se manifestará na tua vida. Na hora do ofertório muita gente vem aqui e diz: Apóstolo, eu venci isto! Eu tenho aquilo! Eu tenho crédito! Porque  quanto mais  te focalizares em Deus, mais o poder de Deus se manifesta na tua vida.

Paulo disse a Timóteo que Jesus é a fonte de todo o poder. Ele disse em 2ª Timóteo 1:7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia…” Mas, é assim que estão vivendo todos os crentes: acovardados. No entanto, Deus tem nos dado espírito de poder  “… de poder, de amor e de moderação.”

A Igreja do século XXI é a Igreja que vive, que está focalizada em Deus e vive o poder de Deus. A pessoa tem uma doença e a cura vem. A pessoa tem um problema, não importa qual seja, ela confronta o problema, não tem medo, ela tem ousadia e resolve o problema. Ela está diante de uma situação e diz: Eu fico com a bíblia sagrada! Isto é vida focalizada em Deus.

-Quando a pessoa não tem a sua vida focalizada em Deus, ela a focaliza em que? No mundo, nos problemas, nas situações. É por isso que as pessoas deixam de vir à Igreja porque acham que a igreja não tem soluções para  seus problemas. A Igreja Evangélica Cristo Vive – Missão Apostólica da Graça de Deus tem mostrado, a partir do altar,  com sua mensagem a solução para todos os problemas para qualquer área da  vida.

-Por que, meu Apóstolo? Porque esta Igreja é uma Igreja focalizada em Deus. Aqui, não vês idolatria com homens. Não vês aqui, alguém mais destacado do que os outros. O nosso foco está em Deus! Isaías 40:30  “Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,” isto é para quem não tem Jesus, não têm a vida focalizada em  Deus.

“mas… (os que têm a vida focalizada em Deus…) os que esperam no SENHOR renovam as suas forças… (Sabe o que acontece em suas vidas?) sobem… com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”É isto que eu quero para a minha vida e para a tua vida: Nós temos um chamado para subir, nós temos um chamado para correr. Mas se eu começar a dizer: Viu o que disse o noticiário, hoje? Leste no jornal que mataram uma moça a pauladas? Mataram uma moça a tiros? Viste? Tu ficas aterrorizado, não vives, te acovardas. Mas a Igreja do século XXI é poderosa, não é covarde.

Então, uma vez que tu te focalizas em Deus, mais o poder de Deus se manifestará na tua vida. Quanto menos tempo com as coisas de Deus, menos tempo Deus se manifestará.

Vamos entrar num fato muito importante que Deus me mostrou: Até o louvor. Quando tu vês uma pessoa que louva intensamente, ela tem o seu foco em Deus. Porque nós, na nossa Missão, não vemos o louvor como um ritual. Não vemos o louvor como regra, como regimento, como  cerimônia, nós vemos o louvor como um fato que mexe com o coração de Deus. Nós louvamos porque o louvor desta igreja não é um ritual, é, na realidade, um foco que a Igreja tem em Deus. O que diz o Salmista, nos Salmos 46:10?“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.”

O que Ele está dizendo? Ponha o foco da tua vida em mim. Aquieta-te! Todos nós, aqui, a começar pelo altar, devemos ter motivos de inquietações, pois a obra de Deus é muito grande e se eu começar a pensar no que é o desafio da manutenção desta Igreja, desta estrutura gigantesca, é assustador! E passa para dentro da tua casa, todos nós temos inquietações. O que Deus disse? Tu tens que viver inquieto? Não! Ponha o foco na minha vida! Aquieta-te! Não olhes o que o noticiário falou, não ligues para o que a televisão disse. Aquietai-vos e sabereis que eu sou Deus!  Quando Deus diz: Aquieta-te! Ponha o foco em mim, Eu sou Deus! Eu sou exaltado. Só é exaltado quem faz alguma coisa! E Deus faz por nós o que nós não podemos fazer uns pelos outros. Então, quando eu tenho o meu foco em Deus, eu começo a aquietar-me, eu começo a dizer: Senhor! A tua palavra diz! A tua soberania! Tu dizes! O teu poder! A tua provisão! Isto é um exercício. Esta é a Igreja do século XXI, focalizada em Deus, focalizada na palavra.

Talvez, alguns dos irmãos, das irmãs estejam cansados e frustrados, talvez, alguém esteja aqui, vencido. Paulo disse em Efésios 1:19 a 23: “e qual a suprema grandeza do seu poder…”Ele está dizendo que o seu poder é uma coisa suprema, grande.“…para com os que cremos…”O poder de Deus, a suprema grandeza não é para o espiritista, não é para o diabo, é para nós que cremos.“…segundo a eficácia da força do seu poder;” Cai agora! Saia este tumor deste corpo, nesta manhã! Saia este câncer! Saia este problema de cardiopatia! Saia este problema nos teus olhos! Saia! Porque a eficácia do seu poder é inconteste. Ele diz noversículo 20  “o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos…”

Este poder que tirou Jesus de entre os mortos está na nossa vida, está na Igreja, está naquele que têm o foco em Deus, e em Jesus em primeiro lugar. Ele diz:“…e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro.”

Como uma pessoa que tem o mesmo poder que tirou Jesus dentre os mortos, que é o poder da ressurreição, amado, pode ter medo de  principados, potestades, Zé pilintra, pena-verde, encosto…? Não pode! Esta não é a Igreja do século XXI. Esta é a Igreja que está estagnada lá atrás, que ainda não viu Cristo vencer o diabo, o demônio, e ainda está fazendo jejum porque a bíblia diz em Marcos 9:29 “Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração e {jejum}.” Mas Jesus ainda não tinha morrido, Jesus ainda não tinha ressuscitado, não tinha vencido o diabo na cruz do calvário. Agora, “E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas…” Ele deu este poder a quem? “… à igreja,”

Levanta uma de tuas mãos e diz: Senhor Jesus! Eu recebo que a minha vida é poderosa e eu tenho o mesmo poder  que tirou Jesus de entre os mortos, é o poder da ressurreição. Aleluia! No versículo 23: “a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.”Então, Ele deu esse poder à Igreja, o seu corpo. A igreja tem que receber isto no seu espírito, este poder está disponível. Jesus deu à Igreja para que nós vivamos a plenitude daquele que tudo enche. Deus não esvazia. Deus não estressa. Deus não tira. Deus não rouba. Ele te faz subir, Ele te faz  correr e Ele enche a tua vida.

Essa é a Igreja que Deus quer para o século XXI. Não uma igreja que está dizendo: O demônio fez… Paulo escreve aos Hebreus 2:14 “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,” Jesus o destruiu! O mesmo poder que tirou Jesus do túmulo está na tua vida. Talvez alguém diga: Na minha, Apóstolo? Na tua, se tu tens Jesus como Senhor.

O primeiro segredo, qual é? Ver a manifestação do poder de Deus. (Focalizando em Deus) nos negócios, nas compras, nas vendas. Tu dizes: Eu vou comprar o meu carro! Eu vou comprar a minha casa! Eu vou comprar o meu terreno! Eu vou reformar o meu apartamento! Eu vou voltar a estudar! Eu vou viajar! Eu vou, eu vou! Porque tens poder. Se o poder de Deus tirou Jesus dos mortos, tira qualquer sonho morto da tua vida, amado!

O segundo segredo: Nós precisamos estar conectados a pessoas. Isto chama-se isto a Comunhão dos santos.Então, vejamos:

Primeiro: Estar conectado em Deus para ver a manifestação do poder de Deus.

Segundo: estar conectado às pessoas, chama-se comunhão dos santos.

Nós fomos criados para ter relações interpessoais. Nós todos, eu, tu, tu e eu. Todos nós precisamos de pessoas para nos dar este suporte, para nos encorajarem, para orarem por nós, para terem comunhão. Deus fez o homem assim. Deus fez tudo tão perfeito, tão lindo, tão bom, que em Gênesis 2:18 disse: Não é bom! Disse: Luz, é bom! Sol, lua, estrela, mares, tudo, Ele disse é bom. E olhou o homem e disse: não é bom! Não é bom o quê? “Não é bom que o homem esteja só;”

Por isso que é errado tu  estares na Igreja e não estares ligado à Igreja. Eu peço, eu estou ensinando estas coisas para que todos vivam a plenitude de Deus. Uma das coisas que me frustra muito como pastor é ver uma pessoa durante o culto, olhando para o relógio. Termina o culto ela some da igreja, sai correndo, não olha para ninguém. Nós fomos criados para termos relações  interpessoais saudáveis, boas, profundas. Talvez, tu que foges, hoje não precises de ninguém, mas, amanhã, não terás amigos, não terás ninguém ao teu lado. Claro! Às vezes, um irmão da igreja adoece, ele recebe um milhão de visitas, sabe por quê? Porque ele foi fazer visitas a pessoas doentes. Tem irmão que adoece e ninguém sabe de nada. Porque vinha à igreja e não estava conectado à igreja. Então, não é vontade de Deus que te sintas só, ou estejas só, aqui, na Igreja. Nós fomos criados para viver uns com os outros. Eu vou te dizer uma coisa: Não te isoles, não deixes de ter intimidade e amizade com outras pessoas da igreja.

Eu vou te explicar uma coisa interessante:

As pessoas que gostam de viver isoladas:

.  Têm três vezes mais possibilidade de morrer mais cedo.

.  Toda pessoa que vive isolada tem quatro vezes mais  possibilidades de sofrer problemas emocionais.

.  Toda pessoa que vive isolada tem cinco vezes mais possibilidade de viver depressiva do que os outros que têm  comunhão.

.  Toda pessoa que vive isolada tem dez vezes mais possibilidade de ter problemas mentais do que o outro que gosta de comunhão.

Por isso, irmão, não te isoles. Não saias da igreja correndo!Talvez digas: Não preciso de ninguém! Glórias a Deus! Mas há um dia que tu vais precisar. Aquilo que o homem semeia, ele colhe. Eu pelo menos sou honesto: Eu preciso de todos vocês. Eu preciso da tua oração, do teu carinho, do teu amor, do teu apoio. Eu e minha esposa somos carentes disso. Nós adoramos quando uma pessoa vem nos abraçar e beijar. Isto faz bem à nossa alma. Eu nunca fugi de ninguém que me procura para me abraçar e me beijar. Eu preciso disto!

Então, como Deus disse isto na sua palavra? Nós fomos feitos para vivermos em comunhão.Eclesiastes 4:9? “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” Quem o visite no hospital.

– Alguém pode dizer:Eu gosto de me isolar, eu fico aqui, no meio, bem  anônimo!

Aqui, dentro não pode. Sociedade anônima é lá fora. Aqui, não! Deus te fez para  pertenceres, porque Deus disse: Não é bom um sozinho, porque se  o indivíduo cai, se o indivíduo tem um problema, se o indivíduo tem uma necessidade, senão tiver alguém do lado, como fica? Isto é essência para se viver a Igreja do século XXI.

-E como Deus resolveu esta situação? Ele criou a Igreja! A Igreja não é um lugar apenas para ir: Eu vou à Igreja! Não! Igreja não é um lugar para atenderes um evento: ‘Hoje, tem culto! Amanhã, tem o Natal! Depois, tem o encerramento do ano.’ Não! Igreja é uma família! Deus te conectou à Família Cristo Vive – Missão Apostólica da Graça de Deus. Tu és parte de uma família. Nós somos um corpo chamado Corpo de Cristo. Eu não posso começar o culto e desatarraxar a minha mão e deixa-la atrás da porta. Ela faz parte da minha vida. Tu não podes ser uma bota ortopédica que tiras, deixas, e quando acaba o culto, botas outra vez. Igreja não é lugar para ir: Ah! Eu vou à minha igreja. Acabou o culto: Glória a Deus,  acabou o culto, eu vou para praia, vou fazer um churrasco. Não! Nós somos uma família! Eu vou dizer uma coisa. Só quem viveu a solidão, o abandono,  ou que foi abusado sexualmente, ou que foi agredido, foi acusado, ou que foi abandonado, ou que teve dores, sabe como é importante ter alguém para ajudar.

Na Cristo Vive, na Missão, nós somos uma grande família. Aqui, é a tua família. Aqui, é o teu lar espiritual. Por isso, Paulo disse em Gálatas 6:2: “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana.”

Eu sou o rei da cocada preta. Eu não me misturo com a galera! Então, tu não és nada! Não te misturas com a galera, só que a galera chama-se: meu povo, meu corpo, as cem ovelhas, as 144 mil, a semente da salvação, o trigo… e Ele disse: Versículo 4  “Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro. Porque cada um levará o seu próprio fardo.”

Eu levo o meu fardo, mas eu tenho que te ajudar a carregares a tua carga.      Então, amado, não tentes escapar desta relação de família. Aqui, tens uma família! Nós temos grupos, aqui, na igreja. É o louvor, é a escola de música, é o trabalho das senhoras, é o curso de profissionalização, é a escola de obreiros, são os  ensaios, é o grupo de balet, o grupo do street dance, o grupo dos trens…. estas coisas são saudáveis. As pessoas se encontram nos afins: O que tu gostas? Gostas de cantar? Fica,  aqui, comigo. Gostas de bailar? Fica, aqui, comigo. Gostas de ajudar na igreja? Arrumar? Evangelizar? Distribuir panfletos? Isto, aqui, é uma família.

Então, isto tem que ser prioridade. Tu estás conectado ao povo de Deus. Tu precisas de suporte e para ter suporte, precisas ter relações com o povo de Deus. O que diz em Hebreus 10:25? “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns;” não pode deixar de congregar!

-Mas, pastor! Hoje, está um sol maravilhoso!

Não podes deixar de congregar! Tome sol no sábado à tarde. Faça como eu: sobe na caixa d’água e pegue sol, na laje! Veja como eu estou coradinho. Eu deito, lá, na minha grama e pego sol. Mas, domingo eu não tomo sol, eu estou na igreja. Não podes deixar de congregar. Alguns têm costume de evitar de congregar. Essas pessoas nunca verão Deus agir em suas vidas!

-Pastor, mas eu já meti o pé na jaca várias vezes.

Por quê?

-Deixei de vir ao ensaio este mês. Fui para  a praia num dia de sol, (num dia de culto).

Nós queremos a Igreja do século XXI! Uma igreja com raízes, não membros ocasionais.

– Ah,Domingo, eu vou passar lá para ver como está o Apóstolo!

Não! nós queremos pessoas conectadas, pessoas que tenham comunhão, pessoas amadas. Está chegando o ano de 2007. Este “ 7” será o grande ano das nossas vidas. É agora, está começando, verdadeiramente, o novo milênio. Não entres em 2007 continuando a procrastinar a vida, adiando decisões, arrastando a tua vida, empurrando com a barriga. Não! Eu quero te desafiar: Faz deste mês, Jesus a tua prioridade máxima. Dia 24 de Natal. Domingo de manhã, vamos ter culto, depois só vamos ter em 25, a nossa cantata, o grande festival. Teremos 7 noites: 25, 26, 27, 28, 29, 30 e 31 de dezembro. O dia 31 será um domingo. Culto às 9 horas da manhã, culto às 9 horas da noite, mas, serão 7 dias seguidos, 7 noites de poder, 7 noites que vamos rodear as muralhas de Jericó, 7 noites de prevalecer. Nós vamos terminar o dia 31, olhar para trás e dizer: Valeu 2006! Agora vem o grande ano da minha vida! Glória a Deus!

O Senhor me disse:Miguel, é um grande advento profético para a Igreja de Jesus Cristo.Primeiro lugar: Meu foco em Deus.Segundo lugar: Conectado ao corpo de Cristo. Tu já viste quem está ao teu lado esquerdo? Diz-lhe: Estamos conectados.     Porque se não me achares importante e eu não te achar importante, estamos sem conexão nenhuma.

Eu estou apresentando os temas, um panorama para depois dissecar cada tema.  Terceiro lugar: Nós precisamos ter princípios básicos de vidaO que são “os princípios”? São os fundamentos sólidos.

Eu dou graças a Deus porque um dos aspectos que eu ensino à igreja é que todo mundo, aqui, no ministério tenha uma filosofia de vida clara. Aqui, nós ensinamos a ter fundamentos morais. Nós ensinamos a ter um código de conduta, um código de convicção, quando tudo parece estar fora de controle. Nós ensinamos a esta  igreja a ter princípios básicos. Onde nós estaremos quando partirmos para a eternidade? A maioria não sabe se estará no lago do enxofre, ou no céu, ou no inferno. Não acreditam que a salvação é eterna. Mas a salvação não se perde!

Então, saber onde estás é importante. Sabes que esta vida física, aqui, não é a vida final. Nós estamos,  aqui, num teste para a eternidade. Colossenses 3:1 “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá  do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;”

Por isso, é muito importante que a Igreja de Jesus mostre princípios de vida, fundamentos sólidos. Porque o Salmos 119: 9 diz: “Sou peregrino na terra;…” Estamos, aqui, de passagem: 50, 60, 70, 80, 90, 100 anos. Nós, aqui, somos peregrinos. Diz assim: “…não escondas de mim os teus mandamentos.”

Senhor, mostra-me um roteiro de vida. Eu não sou desta terra! Qual é o mapa que eu tenho que viver? E Deus diz: Está, aqui. O Miguel Ângelo te passa todo dia! Todos os princípios bíblicos que eu ensino, nesta igreja, que é a revelação da graça de Deus, são, diametralmente, opostos à sabedoria do mundo. A sabedoria do mundo não presta, é esperteza. A sabedoria de Deus, não! é para os experimentados.

Assim, os princípios sólidos de vida com Deus, nada têm a ver com os princípios do mundo. Nós, sendo esta igreja, uma igreja pública, respeitamos a decisão do governo e ponto final, mas nós não aceitamos. Nós respeitamos, mas não aceitamos. Nós não aceitamos o aborto livre, o homossexualismo, casamento de pessoas do mesmo sexo. Nós não aceitamos. Respeitamos porque o próprio governo está dando leis de apoio, mas os princípios sólidos de convicções cristãs estão, aqui. Eu nunca na minha vida vou avalizar um casamento entre duas mulheres e dois homens. Nunca!

-Ah, mas o Senhor vai ser arrastado e preso!

Como homem de Deus, eu não posso ir contra o que é convicção do meu Pai que está, aqui, na bíblia. Deus disse: Um homem para uma mulher, ponto.

Se eu não tenho fundamentos sólidos, eu vou começar a dizer: Mas todo mundo faz! Isto é normal! Eu, ontem, fui ao shopping comprar um sapato e entrei numa loja, havia duas mulheres, ao lado da loja de sapato, se atracando uma na outra, beijando na boca. Eu falei: que “senvergonhice”! Todo mundo olhando. Passado algum tempo, passam dois meninos de mãos dadas um com outro. E eu disse: meu Deus! Aonde é que eu estou? Eu vou dizer: Ah! Eu acho isso normal, as pessoas têm que aceitar. A pessoa tem que liberar, soltar-se.  Eu respeito, não tenho nenhuma homofobia com ninguém, mas a minha convicção é que o certo é um homem com uma mulher. Mas, se eu não tenho isto sólido, eu vou dizer: Ah! Coitadinha, deixa estar! Vemos meninos novos, musculosos, com bigodes, cheios de músculos, com sapato quinze centímetros: Ah! Isto faz bem para as batatas da perna! Faz bem para o quê? Isto é imoral! É contra Deus!

Então, hoje,  mais do que em qualquer tempo, nós precisamos ter princípios de vida sólidos. Não aceitamos o aborto livre, não aceitamos o homossexualismo, não aceitamos lesbianismo, não aceitamos casamentos do mesmo sexo, não aceitamos a perversão da sociedade. Não aceitamos! Esta era moderna só trouxe desgraça. Quebraram-se os valores da família, os valores morais estão quebrados. As verdades de Deus estão quebradas e o ser humano vive uma ilusão tremenda. Eu estava lendo estatísticas: Hoje, a grande incidência de AIDS, qual é?  Pessoas acima de 60 anos. Mas, como pode pessoas acima de 60 anos? Porque na farmácia, agora, tem um negócio que põe na língua, o velhinho fica doido. Depois, uma pessoa que é hetero contrai um vírus, e a esposa que está em casa, vendo novela fica contaminada. Ele passa-lhe uma doença e ela morre. Nós temos que ter convicções sólidas, fundamentos sólidos.  O que disse Jesus em Mateus 7:24“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos…” Os problemas, as lutas, as dificuldades, mas ela  não caiu. Por quê? Porque ele tinha convicções sólidas.

“E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína

Como a nossa sociedade está arruinada! Nós temos que ter estas convicções sólidas. Estar conectados à igreja. Ter o foco em Deus. Todas as instituições que conheces nesta terra são frágeis, meu amado. Governo vem, político vem, políticas passam, só a minha palavra, disse Jesus, permanecerá.  Só a palavra de Deus permanece.

Tu dizes: como eu posso ter esperanças?  Como eu posso ser um otimista no meio desta terra toda? Só com uma casa sobre a rocha. Só com uma vida dedicada a Deus. Só com uma vida comprometida com Deus.

A quarta essência:Todos nós precisamos ter um plano de vida.

Meus amados, nós precisamos expressar os talentos que Deus nos deu. A tua vida só tem sentido, quando entendes que foi criada por Deus e para Deus. Portanto, um plano de vida tem a ver com o servir a Deus. Efésios 2:10  “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”

Então, antes de nós nascermos, Deus já tinha uma obra para cada um de nós. E obra é o quê? É servir. Se eu não sirvo, eu sou egoísta. Deus preparou de antemão. Ele disse: quando aquela pessoa tiver corpo, quando aquele anjo tiver corpo, ele vai servir nesta área. Então, Deus dá dons, Deus dá habilidades, Deus dá experiências, para que nós sirvamos.

Portanto, não termines 2006 e entres em 2007 sem um plano de vida, que te traga compensação. Prioriza as coisas de Deus. Ninguém pode substituir-te. Tu és único! Deus não diz: ah! Eu não quero, vou substituir! Não! Tu és único! O que diz em 1ª Coríntios 12:7 “A manifestação do Espírito é concedida a cada um…”

Cada um de nós tem uma manifestação. “…visando a um fim proveitoso.”

Então, a tua grande participação com o Senhor, é a tua vida comprometida e envolvida. A coisa mais maravilhosa que eu creio que alguém pode dizer é assim: Senhor, usa-me! Eis-me aqui! Olha o que disse o Profeta em Isaías 6:8 “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim

Quinta essência: Todos nós precisamos ter um propósito em nossa vida. O que é este propósito?É a nossa missão. A tua vida só terá sentido, se tu, no teu viver, disseres: Senhor! Eu quero cumprir a missão que tu tens para mim! Isto se chama um propósito de vida.

Então, não é só trabalhar, chegar aos 65 anos, aposentar para receber a aposentadoria. Sabes o que as estatísticas dizem na média? A pessoa que se aposenta entre dois a quatro anos, depois de aposentada, morre. Por quê? Porque a pessoa estava na luta, no pique, de repente diz: Completei 35 anos de trabalho! Glória a Deus! Agora, eu vou ao meu banco e recebo aquele bolão  que é o salário mínimo todo mês. Agora, eu não preciso de mais nada. Vou jogar cartas todo dia, vou ficar olhando os pássaros! Entre dois a quatro anos, essa pessoa morre. Porque a pessoa não se ocupa, não tem mais objetivos.

O que disse Paulo em Atos 20: 24  “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para… Qual é a carreira dele? testemunhar o evangelho da graça de Deus.”Esta era a missão de Paulo: Ele tinha a sua vida focalizada em Deus, ele estava conectado à família de Deus, ele tinha um propósito, ele tinha uma missão, ele tinha um plano de vida; ele diz: a minha missão é testemunhar o evangelho da graça de Deus.

Então, a nossa Igreja existe para estabelecer estes cinco princípios de vida. É assim que Deus quer que tu vivas.

·         Deus quer que vivas focalizado em Deus;

·         Deus quer que estejas conectado aos irmãos da Igreja;

·         Deus quer que tenhas princípios sólidos, convicções sólidas;

·         Deus quer que tenhas um plano de vida;

·         Deus quer que tenhas uma missão, um propósito.

Estas cinco evidências eu acho que são indispensáveis para se  viver a Igreja do século XXI.

Nós vamos começar, então, agora, a partir desta explanação, tratar cada culto uma destas áreas, e quando chegarmos ao meio de dezembro, nós já teremos um leque bem amplo de conhecimento e de prática. Mateus 6:33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Tuestás crendo nisto? Ou seja, se tu priorizas, se estás conectado em Deus, amado, não tenhas medo, o trabalho de Deus não é inútil, não é em vão. Esta é minha experiência, são trinta anos nisto. Se eu fizer um retrospecto, eu diria: Meu Deus! Quanto Deus tem feito na minha vida! Quanto Deus tem me usado! Quantas pessoas salvas! Quantas pessoas vão viver a vida eterna por causa da palavra que saiu dos meus lábios. Quantas pessoas se reconciliaram! Quantas pessoas saíram dos caminhos perversos. Do pecado! Quando se busca o reino em primeiro lugar, todas as coisas nos são acrescentadas. Então, vale a pena o irmão, a irmã, ouvir esta palavra e dizer: Eu quero viver esta Igreja do século XXI.

E, finalmente, Pedro acaba dizendo: 2ª Pedro 1:3 “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,”Não é aquele que nos chamou para o inferno. Não é aquele que nos chamou para a miséria. Não! É aquele que nos chamou para vivermos a sua própria glória e virtude. Tu és a igreja gloriosa de Jesus. Estás conectado, estás unido, estás em foco, tens um plano de vida, tens uma missão, tens um propósito, tu estarás vivendo a igreja do século XXI.

Então, segue estes ensinamentos. Não te deixes levar pelo mundo. O teu foco  tem que ser, definitivamente: Senhor, eis-me aqui! O que o Senhor quer que eu faça? O Senhor quer que eu distribua folhetos, eu vou distribuir folhetos.  Eu tenho que visitar alguém no hospital, eu vou visitar. Eu tenho que dar uma palavra de oração à minha vizinha, eu vou dar. Afinal de contas, eu não tenho uma família grande? Eu vou começar a evangelizar a minha família. Vou chamar as pessoas da família e vou falar de Jesus, vou mostrar quem eu era e quem eu sou. O que Deus tem feito na minha vida. Vou ter esta comunhão com Deus, diária. Se assim fizermos, a bíblia diz que aquele poder que tirou Jesus dentre os mortos, aquele poder estará manifestado na nossa vida. É isso que Deus quer. Deus não quer: que o demônio, a pomba-gira! Está na bíblia e eu creio, e este é o ensinamento. É isto que eu vou fazer. Deus vai levantar esta igreja no mundo todo. Nós já estamos em 99 países. 586 cidades. Hoje, não haverá nenhum canto neste mundo, onde não haja alguém falando a linguagem que sai deste altar. Nós cremos nestas verdades? Cremos. Praticamos estas verdades? Praticamos. E a nossa casa? Está sobre a rocha. Se seguires estes ensinamentos, o vento vem para a tua vida, a chuva cai, o vento sopra, o rio transborda, mas a tua casa como fica? De pé! E quem não tem estas convicções sólidas que eu ensino? Amado! Cai a chuva, o vento sopra, o rio transborda e a casa cai. É ruína!

Então, nesta hora, vamos orar ao Senhor:

Pai amado e bendito. Em nome de Jesus, Pai. Em nome de Jesus. Senhor, tu tens um evento profético para a nossa igreja, tu tens um evento profético para milhares e milhares de pessoas que vão ser inimigas nº 1 do diabo, nesta terra. Pessoas que não se intimidarão, pessoas que não curvarão a cabeça, pessoas que não se deixarão afrontar. Pessoas que dirão: O mesmo poder que tirou Jesus dentre os mortos, é o poder que está na minha vida. É acima de todo principado, é acima de toda potestade, é acima de qualquer problema, presente ou vindouro, é o poder que está em nossa vida. Por isso, Pai! Te adoramos, te exaltamos, te glorificamos e damos graças e rendemos honras e louvores e glória a Deus porque nós sabemos em quem temos crido e o nosso Deus é poderoso. O nosso Deus é poderoso. Ele está fazendo nesta hora, infinitamente mais do que tudo do que nós pensamos até agora. Veja a tua casa própria! Veja uma porta de emprego ainda maior. Veja recursos vindo de onde tu jamais imaginavas. Veja Deus transformando empresas na maior empresa deste ramo. Veja a tua conta bancária no azul, sobejando muito. Veja-te surpreendido por Deus agir de forma extraordinária na tua vida. Está caído por terra todo sentimento contrário. Está caído, por terra, toda a palavra contrária. Dizemos: Se está na bíblia, eu creio. Nós vamos viver esta igreja do século XXI, esta igreja respeitada. Esta igreja admirada, querida, desejada. Desta fonte, onde virão milhões de pessoas, beber. Estas 380 pessoas que estão, agora, pela internet, vão se multiplicar e multiplicar. E o mundo inteiro dirá, um dia: MARANATA! Aleluia! Jesus! Aba Pai!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE