cropped-Logo_azul.png

É meu direito viver a abundância de Deus

COMPARTILHE

TEMA: É MEU DIREITO VIVER A ABUNDÂNCIA DE DEUS – DOMINGO – 31/08/03 – 1812.

TEXTO: João 10:10-11 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”

 

Meu filhinho na Fé, meu irmão em Cristo Jesus, família de Deus!

A Palavra de Deus que estamos ministrando é poderosa. Eu queria te levar a um percurso profundo, intenso, forte e poderoso, dizendo: aquilo que tu pensas, determina o que crês. O que crês, determina o que recebes. Então, o que nós pensamos, o que está na nossa mente, o que está no nosso coração, em relação à questão da abundância de Deus, é extremamente importante.

Nota uma coisa: os crentes amam o Senhor Jesus e estão certos da existência de Deus, mas, os seus pensamentos a respeito da provisão de Deus são errados. Eis aí a razão porque tanta gente, na obra do Senhor, vive com faltas e com necessidades constantes. A grande maioria apresenta um estado de vida financeira muito aquém daquele que foi pensado e determinado por Deus. Vivem com pobrezas, com misérias e com uma vida totalmente esboroada financeiramente.

Vê só o contraste: de um lado o inimigo das nossas almas, que veio para matar, para roubar e para destruir. Do outro lado Jesus, que veio para dar vida em abundância.

Jesus Cristo veio revelar um estilo de vida que Davi, há 2700 anos, já conhecia. Vamos ler oSalmo 23:1-5 “O Senhor é o meu Pastor, nada ma faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.” O cálice transbordante é a promessa de abundância de Jesus.

Deus instituiu a promessa de abundância desde a criação. Vê Gênesis 1:26. Olha o que diz o Senhor: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.”

Quando Deus criou o homem, o criou para que tivesse domínio. E Ele disse, no versículo 28: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai…”.

Como podemos viver com faltas e com necessidades se o Senhor estabeleceu a abundância desde a criação? Como podemos duvidar dessa promessa depois que lemos João 10:10, o Salmo 23:1-5 e Gênesis 1:26 e 28?

Tu deves ficar com a Palavra. A Palavra deve ficar internalizada no teu coração, na tua mente. Deus quando te chamou, quando me chamou para a Sua obra, já nos abençoou, nos deu a capacidade de dominar, de sermos fecundos, de multiplicarmos, de enchermos e de sujeitarmos. Deus não concede pequenas porções. Ele deu a totalidade da Sua bênção.

Agora, nós precisamos abordar uma questão extremamente problemática. Tu podes dizer assim: ‘Apóstolo, por que a mentalidade coletiva, no Brasil, é de pobreza? Onde começou esse problema? Olha o que eu te vou dizer. Pode ser chocante, mas é a realidade: a religião institucionalizada no Brasil sempre privou o povo de viver em abundância. O catolicismo sempre fez o povo acreditar em votos de pobreza, sempre induziu o povo à vida sacrificial, como uma norma para se agradar a Deus. Eu posso te dizer isso porque eu vim da igreja católica romana. Eu me recordo que, quando participava da santa missa, nunca contribui financeiramente. Quando contribuía, era com menos possível, porque isso, para mim, era uma prova de espiritualidade.

Amado, o que a religião oficial do Brasil ensina é totalmente contra a natureza de Deus, pois o Senhor disse que veio para abençoar, para dar vida em abundância. Nós precisamos quebrar essa barreira, essa mentalidade. O escravismo já passou! Em 1888, foi promulgada a Lei Áurea, mas o “espírito de menos valia”, de escravidão, de terceiro mundo, ainda está na mente coletiva… Nós não podemos aceitar isso! A Bíblia diz que nós não devemos nos conformar com este século.

Diz Mateus 14:14-15: “Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos. Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer.”

Os discípulos começaram a ver a noite chegar e eles disseram: ‘Olha, vai adiantada a hora, já é muito tarde, manda que cada um se vire.’ Muita gente pensa assim: ‘Apóstolo, não adianta, já é tarde demais, eu já cheguei aos cabelos brancos. Meu pai também não conquistou, a minha mãe nunca fez nada…’ Irmão, quem disse que era adiantada a hora não foi Cristo, foram os discípulos incrédulos. Portanto, eu vou te dizer: não é adiantada a hora. A hora de Deus é hoje, é agora, é hoje!

Jesus disse no versículo 16: “Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer. Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.”

A tendência do pensamento coletivo é a miséria. Os discípulos não estavam olhando Aquele que poderia fazer o milagre da multiplicação, não estavam olhando para Jesus como Rei de reis, Senhor de senhores. Eles estavam olhando apenas para o pregador, para o homem.

Versículo 18: “Então, ele disse: Trazei-mos. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios.”

Nota o que a Bíblia diz: todos comeram e todos se fartaram. Este é o Deus da abundância e assim Ele quer ser conhecido. O Senhor não é um pai que ao pedirem peixes, dá cobras; ao pedirem pão, dá pedras. O Deus da Bíblia é este: comeram, se fartaram, e ainda sobejou!

Quando Deus se envolve, se engaja na vida de uma pessoa, mesmo que ela receba apenas um salário mínimo, meio salário mínimo, dois salários mínimos e meio, há sobra, há fartura! E não digas como os discípulos disseram: ‘já é hora adiantada…’ Não importa! Tu podes começar agora e fazeres um projeto para daqui a dez anos. Não é adiantada a hora! É a hora de Deus! Não te deixes induzir pelas palavras dos discípulos: ‘já é adiantada a hora, não vai dar, mande que cada um se vire!’ Deus não quer que cada um se vire, Deus quer que tu desfrutes daquilo que é teu direito.

Quais são os pensamentos que tu tens a respeito de Deus? Quão grande é o teu Deus? Para muitos, Jesus não passa de uma fitinha azul no braço, de uma rosa, de um patuá, de um guia, de um ídolo. Mas, eu quero te dizer que Jesus Cristo é ilimitado. Para muita gente Ele é limitado, mas, à luz da Bíblia, Ele pode todas as coisas; Ele é ilimitado.

Quem é o que vive em ti? Se o que vive em ti é o Rei de reis, é o Senhor do universo, não penses na economia do país, não penses nas notícias do jornal. Pensa nAquele que é o Deus da Bíblia Sagrada, pensa conforme Deus pensa: ‘Eu vim para que tenham uma vida de abundância.’

Há muitas pessoas que querem viver no Novo Pacto, na Nova Aliança, como se ainda o Cristo histórico estivesse vivo. Só que tu não podes viver o Cristo histórico. Ele era a sombra dos bens vindouros. Jesus Cristo ressuscitou! Ele está vivo! Ele vive em cada um de nós!

É absolutamente necessário que nós nos transportemos do Cristo histórico, para o Cristo do Novo Pacto: Aquele que é Rei, Soberano, que tem domínio, que tem poder, que venceu a morte e ressuscitou! Isso é Revelação. Não é simplesmente uma religião, é Revelação.

Quando Deus disse em Gênesis 1: ‘dominai, sedes fecundos, multipliqueis’, disse também noversículo 31: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.”

No Salmo 24:1, o Senhor diz: “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.” O Dono desta terra é Jesus Cristo! Não é o diabo quem manda aqui, de forma alguma. Quem manda em tudo, sobre tudo e em todos é Jesus.

Agora, o que se passa com a maioria das pessoas que não têm pensamentos certos, conforme a Bíblia manda ter a respeito da abundância de Deus? Muitas vezes, a pessoa despreza a obra de Deus. Tais pessoas se esquecem da promessa grande de Ageu 2:7-8: “farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o SENHOR dos Exércitos. Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Salmo 84:11 diz: “Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.”

Como Deus poderia deixar um filho, que anda retamente, não ter dinheiro para pagar o aluguel, a educação dos filhos, a vestimenta, a comida? Que Deus seria este? Que Bom Pastor teríamos nós, se Deus sonegasse aos que andam retamente? Vamos começar a pensar como a Bíblia pensa.

Em Mateus 6:33, o Senhor diz: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Tudo o que tu precisas vem de Deus. O homem não tem coisa alguma se não lhe for trazido do alto.

Desde os primeiros dias da minha vida de Fé eu comecei a pensar desta forma: Foi Deus quem criou o sol, a lua, as estrelas, logo, Ele não quer o meu mal, não pode me sonegar bem algum.

A segunda Revelação de Deus que eu te trago neste dia se encontra no Livro deDeuteronômio 8:7-19. Deixa que a Palavra se internalize na tua mente, no teu coração, pois ela dará frutos. Olha o que diz: “porque o SENHOR, teu Deus, te faz entrar numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas; terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel; terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cavarás o cobre. Comerás, e te fartarás, e louvarás o SENHOR, teu Deus, pela boa terra que te deu. Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno; para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas; depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão, que te conduziu por aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras, de escorpiões e de secura, em que não havia água; e te fez sair água da pederneira; que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheciam; para te humilhar, e para te provar, e, afinal, te fazer bem. Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê. Se te esqueceres do SENHOR, teu Deus, e andares após outros deuses, e os servires, e os adorares, protesto, hoje, contra vós outros que perecereis.”

O Senhor está dizendo: ‘Eu não sou contra a prosperidade, pelo contrário, Eu quero que o Meu povo tenha riqueza.’ A religião diz o contrário. É por isso que onde há mais “romanismo”, há mais pobreza.

As pessoas se esquecem que é Deus quem faz. Olha o que diz Oséias 13:5-6: “Eu te conheci no deserto, em terra muito seca. Quando tinham pasto, eles se fartaram, e, uma vez fartos, ensoberbeceu-se-lhes o coração; por isso, se esqueceram de mim.”

Antes de virmos para a igreja, olha como era a nossa vida: deserto, terra seca, não havia nada! Uma vez na igreja, o que a Bíblia diz? Pastos fartos. Deve haver fartura. Este é o processo de Deus: antes, seco, terra seca, palha deserto, tudo seco. Uma vez em Cristo, fartura!

Agora, o problema é que as pessoas, ao se fartarem, se esquecem de que Deus é o provedor da abundância. Deus não é contra a abundância. Ele é contra as pessoas que, normalmente, quando se fartam, se esquecem dEle. Esse é o drama! Por isso é que em Ageu 2:6-10, o Senhor diz assim: “Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado. Por quê? Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado.”

Ageu 1:8-10 “Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR. Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? – diz o SENHOR dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa. Por isso, os céus sobre vós retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos.”

O que Deus está mostrando é que Ele dá capacidade para a pessoa ter e, na hora da pessoa retornar para Deus, ela se fecha. Deus é contra a ingratidão que o povo judeu sempre teve com Ele, pois o Senhor sempre deu muito e o retorno sempre foi zero.

O que Deus quer com a Sua Igreja hoje em dia, no Novo Pacto? Deus quer que a Igreja viva na Sua plenitude. Mas, cuidado! Há uma parte que é de Deus, que nós devemos retornar para Ele como prova de amor e de nossa submissão: os nossos dízimos, as nossas ofertas e o nosso envolvimento para a obra do Senhor. Deus é contra a ingratidão. Aliás, tu também és contra. Quando alguém é ingrato contigo, tu ficas triste? Deus também fica.

Agora, Deus está deixando claro à Igreja que o Seu desejo é de elevarmo-nos mais alto, mais alto, mais alto, além do que nós imaginamos.

A terceira Revelação de Deus vem de Deuteronômio 28:1-13 “Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres. O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença.O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus. O SENHOR te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos. E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do SENHOR e terão medo de ti. O SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o SENHOR, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te. O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.” Guardar e cumprir. Ouvir e praticar.

Todas as passagens bíblicas, que eu tenho te mostrado, servem para provocar na tua vida a imagem de que nosso Deus é Deus da abundância. Tu deves mudar a mentalidade da falta para a abundância, e nunca dizer que é tarde. Hoje é o dia de começares a ver o cumprimento das Promessas do Senhor.

2 Pedro 1:3 mostra esta verdade: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude”.

Quando compreendemos a Verdade de Deus, as Suas Promessas começam a fluir na nossa vida. Deus abre portas que ninguém mais pode fechar, cria caminhos, gera alternativas, coloca gente importante na nossa vida, cria idéias novas, promove o povo do Senhor! Deus dá poder para tu adquirires, cresceres, construíres, ires além do que foste até hoje. Romanos 8:31-32 diz isso: “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”

Esta é a mentalidade que eu quero promover na tua mente: começaremos a viver um período muito importante: sete anos em sete meses! Significa que o melhor está chegando!

Deus tem colocado sonhos na tua vida, tem gerado potenciais, tem criado idéias tremendas, alvos grandes. Deus mesmo abrirá o caminho, abrirá as portas, separará as águas, derrubará as muralhas, fará parar o sol e a lua para que realizes os teus sonhos e venças! Diz: ‘Glória a Deus!’

Eu quero que tu tenhas essa esperança. Esquece a idéia escravista, o que as estatísticas dizem; esquece tudo isso! Tu não és movido a estatísticas. Tu és do Reino de Deus! Se nos deixarmos impressionar com as estatísticas, vamos dizer o quê? Que a Bíblia não serve? Fiquemos com a Bíblia.

Por que eu estou dizendo isso? Porque eu também tenho sonhos. Eu vou te dizer uma coisa: os meus sonhos, que foram colocados por Deus no meu coração, hão de influenciar o mundo inteiro, hão de afetar o mundo inteiro! Eu tenho projetos que vão se tornar realidade, porque a minha mentalidade é a mentalidade de abundância. Nós teremos a nossa cadeia de rádio FM, teremos a nossa rede de televisão, construiremos uma Catedral maior, construiremos a nossa capela, teremos lugar para fazermos retiro, teremos da escola de bebê até a Universidade da Graça de Deus, teremos cursos profissionalizantes poderosos, faremos campanhas evangelísticas pelo mundo… Sabes por que? Porque esta é a mentalidade de Deus! Ele pode todas as coisas!

Eu vou te dizer uma coisa como profeta: algo de bom acontecerá na tua vida. Sabes por que? Porque isso já existe, porque a Bíblia diz que Deus faz o querer e o realizar, que começa a boa obra e termina! A nossa mente não pode ser limitada. Ela é uma mente de abundância. Deve haver a plenitude da bênção do Senhor. Efésios 3:20 diz isso: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,”.

Deus é poderoso ou não é? Pode ou não pode fazer infinitamente mais? Tu tens o poder de crer nisso que eu te estou dizendo. Tu deves crer que nunca é tarde para construíres a tua casa, comprares o teu terreno, teres a tua casa de praia, trocares de carro, seres fiel a Deus, não faltares aos cultos. O poder que está em ti pode afetar gerações. Irmão, este momento é profético!

Depois, o que acontece? Versículo 21: “a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”.

Tu verás que nos teus negócios, no Ministério, na tua família, coisas acontecerão! Nós começaremos sete semanas de bênçãos! O Senhor quer dar essa visão de abundância a todo o Seu povo. Tudo o que Deus tem, é nosso direito. Eu quero que toda a Igreja se levante com ousadia, com confiança e intensifique a sua vida de oração.

Tu serás o melhor em tudo o que fizeres. Deus multiplicará a tua visão. Deus multiplicará os teus sonhos. Olha, Ele diz: ‘Não duvides, não duvides, porque o que não procede da Fé é pecado.’ Deus quer que o teu cálice transborde. Não há limites! Em nome de Jesus, não há limites! Não há limites! Deus não quer ninguém em prisões, com medo. Ele quer que o teu cálice transborde!

Essa é a promessa que eu acabo de te mostrar. Que tu possas “digerir” a Palavra. Que ela possa se tornar REMA – ação – na tua vida, porque eu te transmiti o LOGOS – a Palavra escrita. Tu tens pela frente o resto da tua vida, o resto da tua vida. E o resto da tua vida não é para viveres com faltas, com pobrezas, com mendicância, mas sim, com abundância!

Deus termina, dizendo: ‘Essa é a mentalidade. Tu tens que estar aberto a todas as Minhas possibilidades.’ De repente, chega uma oportunidade, e muita gente diz: ‘É muita areia para o meu caminhão!’ Meu amado, vive com Fé, com alegria, com a certeza de que Deus criou um caminho especial para ti, todos os dias: A ABUNDÂNCIA!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR! ALELUIA! GLORIA A DEUS!

FIM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE