cropped-Logo_azul.png

Persistindo na fé

COMPARTILHE

Meus filhos amados, durante 50 dias, o Espírito Santo inspirou vários Ministérios, aos quais eu estou ligado pela afetividade, espiritualmente falando, para dedicarmos 50 dias de fé em nossas igrejas. Hebreus 12:1“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,”

Que esta palavra abençoe a todos os corações, não só dos amados, aqui, presentes, que amam tanto esta igreja, que são leais a este ministério, como também, aqueles que estão assistindo pela internet em vários lugares do mundo.

Vamos orar ao Pai:

Senhor Jesus, que a partir deste momento não seja mais o Miguel Ângelo, mas o Espírito Santo de Deus a falar pelas minhas cordas vocais, pela unção da minha mente, para que eu possa transmitir o que vem do teu coração para a Igreja de Jesus, na face da terra. Senhor! Usa-me! E acima de tudo, que esta semente ao cair em terra boa, terra fértil, possa germinar e que nós possamos ver na prática, no dia-a-dia, vidas dando frutos a trinta, a sessenta e a cem por um da semente. Aquietamo-nos e levamos todo o nosso pensamento cativo à obediência de Deus e dizemos: Pai! A tua palavra tem que prevalecer, em nome de Jesus. Retiramos, agora, da mente, tudo aquilo que é contrário à sementeira da palavra e dizemos, por fé, que esta semente já está germinando em nome de Jesus. E todo o povo de Deus diga: amém! Amém e amém!

Meus filhinhos na fé, minha família querida. Amados do Senhor! Servos eleitos, escolhidos. Aqueles que têm o nome inscrito para sempre, aqueles que são a imagem e a semelhança do Senhor.Eu acredito que há algo de sobrenatural já ocorrendo, mas há algo muito maior que está germinando no coração para suceder na vida de toda a nossa igreja.Quando começamos esta série, sobre os 50 dias de fé, notoriamente, o Espírito Santo estava mostrando ao Apóstolo e Profeta da igreja, que Ele queria e quer que todos nós cresçamos na nossa confiança na fé.

É muito importante que confies na fé, porque não existe arma espiritual, nem dom que seja capaz de chamar à existência coisas que não existem, e é capaz de ressuscitar situações que estão mortas para que elas tenham vida, além da fé. Paulo diz aos Hebreus 10:35 “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.”

Paulo está dizendo: Não abandones a confiança, não deixes de lado a confiança, não te esqueças da confiança porque ela tem grande galardão. Ou seja, toda vez que  confias, toda a vez que arriscas, ou acreditas, e colocas a tua vida em movimento através da fé, a bíblia diz que isto tem um grande galardão. Vamos lembrar, então, como Paulo disse:Nós temos que nos desembaraçar de todo o peso do pecado que, tenazmente, nos assedia e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta.

Então, ouve, meu filho amado: A nossa vida é como uma carreira, é como uma corrida, é como uma maratona. Todos nós, ao nascermos, temos pela frente, uma maratona. No que diz respeito à vida espiritual é a mesma coisa. A vida espiritual também é uma carreira, uma maratona. E lembra-te de uma coisa, poucas são as pessoas que terminam bem, vitoriosamente, esta carreira. As estatísticas que chegam até mim dizem que 68% das pessoas que começam a sua carreira espiritual, não a terminam, desencorajam-se, muitos se desviam, outros são feridos, outros ficam à margem da sociedade e, apenas, 32% daqueles que começam a carreira espiritual, chegam ao final. Isto quer dizer que 32 em cada 100 chegam ao final da vida bem e em paz com Deus. Muitas pessoas desistem, muitas pessoas não realizam os seus sonhos, não desenvolvem as suas verdadeiras potencialidades e em conseqüência disto, não terminam no Senhor.

Olha o que diz em Apocalipse 14:13 “Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.”Então, a bíblia diz que há pessoas bem aventuradas que morrem no Senhor, ou seja, elas começaram a sua carreira, elas viveram a sua carreira, e elas viveram no Senhor. Isto é muito importante! Tudo o que Deus começa, sempre, termina. Mas, isto não é verdade com os seres humanos.

Em Filipenses 1:6 diz: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”Nós podemos ter consciência disto: Quando Deus começa uma obra na vida de um eleito, de um escolhido, um predestinada, ele a termina. Mas, nós, seres humanos, muitas vezes, começamos uma série de coisas e alguns nunca terminam nada na sua vida. Há pessoas que deixam muitas coisas por terminar.

Morrem no Senhor, aqueles que completam as suas tarefas nesta vida. Ou seja, no último suspiro, eles são de Deus. Não se desviaram, não se desarticularam, não desistiram. Porque há muitas pessoas que desistiram na sua vida, na sua vida do dia-a-dia, nos projetos. Elas começaram um projeto e não terminaram. Tinham muitos compromissos, mas não os cumpriram. Fizeram muitas promessas, mas foram quebradas. Por que? Porque havia um espírito de desencorajamento total.

Então, nestes 50 dias de fé, nós temos que, exatamente, hoje, explicitamente hoje, aprender a completar o que começamos, mesmo que, às vezes, tenhamos vontade de jogar tudo para o alto. E há dias que tu  acordas e parece tudo militando contrário à tua vida e as pessoas são de carne, há momentos que passa pela mente, pela minha mente: Eu vou jogar a toalha! Mas, isto não é vontade de Deus. Deus não quer que ninguém jogue a toalha, Deus quer que continuemos lutando.

Então, esta manhã, o Espírito Santo de Deus quer te falar de quatro coisas, quatro segredos que precisas fazer para terminar a tua vida e tua carreira bem, em paz, vitoriosamente e no Senhor. Isto é muito importante!

Há muita gente nos ouvindo, vendo pelos satélites, pela internet, que já começou a construção da sua casa, mas está, lá, tudo parado. Começaram a estudar e pararam. Fizeram um projeto de não faltar à igreja, mas já faltaram. Então, é preciso aprender que quem desiste, nunca vence. E quem vence, não pode desistir. Tu tens dificuldade, tens lutas, adversidades, mas tens a fé. E a bíblia diz que a fé vence o mundo. A fé vence as adversidades, que querem que tu não termines os projetos de vida.

Então, quais são os segredos? Quais são os quatro segredos que tu precisas fazer para terminar a tua vida bem, em paz com Deus e adentrares as portas da vida celestial e eterna? Como é que se faz isto?

Ouve porque o que Deus está falando nestes cinqüenta dias é, extremamente, importante. Não é uma mensagem evangelística, é uma mensagem de reflexão para praticar. Nós não podemos, apenas, ouvir. Nós temos que ouvir e praticar.

Para eu terminar a minha vida e viver esta vida vitoriosamente:

1) PRIMEIRO SEGREDO:

Eu tenho que retirar da minha vida o que me distrai, o que me afasta do foco, o que quer impedir a minha carreira de prosseguir. Tens que retirar da vida o que te distrai. Vejamos o que disse Paulo em Hebreus 12:1 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo  peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,” Ele disse: Não é Deus que vai tirar da minha vida!

O que é que me arranca do foco desta carreira?

Eu sou um homem de Deus, tu és uma mulher de Deus. Nós temos um projeto de vida, mas nesta carreira, há coisas que, tenazmente, nos assediam. Paulo disse: Desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que, tenazmente, nos assedia para podermos correr.

Sou eu que tenho que aprender o primeiro segredo? Qual é o meu primeiro segredo? O que é que me tira do foco? Quais são as situações que eu tenho que me desembaraçar porque elas, tenazmente me assediam, para que eu não complete a carreira?

68% das pessoas que um dia disseram: Jesus, tu és o meu Senhor! Desviam-se, afastam-se, não morrem no Senhor, não descansam das suas fadigas em Cristo. As suas obras não as acompanham. Por quê? Porque no meio da carreira, alguma coisa as assediou, tenazmente. Existem coisas que, persistentemente, te assediam para não seres uma pessoa espiritual. Ora, quem é predestinado em amor tem que terminar a carreira bem. Quem é escolhido, não é desta estatística dos 68%, é dos 32%. Mas, como nós não sabemos quem é quem, só no final da carreira é que ficamos sabendo quem completou a carreira e quem não a completou.

Então, meus irmãos, ouçamos, agora, o que o Espírito diz à Igreja: Deus nos criou para uma única carreira nesta vida, não existem duas carreiras. Não existe reencarnação. A reencarnação é do diabo. O único que morreu e ressuscitou e, nós acreditamos em ressurreição, porque a bíblia diz que no dia que Jesus voltar, haverá ressurreição de corpos, os que estiverem mortos o Senhor ressuscitará. Nós acreditamos na ressurreição para a vida eterna.

Nós não acreditamos na reencarnação porque ela não está na bíblia. A reencarnação não diz que eu vim a esta vida como um Apóstolo, depois eu morro, depois eu venho como um General, ou como piloto, como médico ou Engenheiro? Não existe isto! Muitas pessoas gostariam e querem que tu vivas a vida deles e nós sabemos que, cada um de nós, individualmente, tem uma carreira. Deus propôs isto. Quantos pais querem que seus filhos vivam o que eles acham que os filhos devem viver? E há muitos filhos frustrados. Eu, sempre, conto, aqui, a história de uma família conhecida, lá, de Niterói, que tinha um filho e o pai era um patrício nosso português, e ele dizia ao filho: Você vai ter que ser médico! E ele dizia: mas, eu não quero ser médico, eu gosto de vendas, o meu negócio é mercado, vendas. E o pai dizia: Não! Filho meu tem que ser médico! E o garoto foi para escola, foi para a faculdade, se formou e no dia que se formou, pegou seu diploma, entregou ao pai e disse: Pai! Eu completei a missão que tu querias, só que eu não tenho um chamado para ser médico, eu quero estar atrás de um balcão, eu quero negociar, eu sou um homem de vendas, de negócios. E o pai queria que ele fosse o que ele imaginava.

Quantos amigos querem que  vivas a vida deles? Eu conheço gente que se meteu em problemas financeiros gravíssimos porque a vizinha gastava e gastava, e ela dizia: Faça também! Usa o cartão de crédito! E o marido se meteu em problemas tremendos porque ela queria viver a vida da vizinha, e não podia. Companheiros de trabalho querem que tenhas comportamento igual ao deles. Quantas vezes, estás, lá, com a tua bíblia, com o teu novo testamento, no teu trabalho, e chega uma turma, tenazmente, te assediando: Sexta-feira, nós temos um momento, é dia de saias curtas. Venha de calça jeans, camiseta florida e depois vamos tomar um “chopinho”! Começa a piada, a arrogância do mundo a atrair a pessoa.

Amados! Cada um de nós tem a sua carreira proposta por Deus e tu não podes deixar que pessoas ou situações, tenazmente, te assediem, para que não cumpras a tua carreira. Quantas vezes eu já não falei com os jovens, e os pais disseram a estes jovens: Eu prefiro que tu vás a uma boate, mas não vás à Igreja! Ou seja, o pecado, tenazmente, nos assedia. Por isso, que Paulo disse: Desembaraça-te! Eu não posso fazer isso por ti, tu não podes fazer isto por mim, Deus não puxa a minha orelha para fazer. Sou eu, nesta carreira, que tenho que eliminar, desembaraçar o que é peso, o que é pecado, o que rouba o foco da minha vida. Quantas vezes tu já não disseste: Eu não vou faltar mais à igreja! E é, exatamente, uma hora antes de vires para a igreja, que chega uma pessoa, vizinha, amigos, familiares e dizes: Igreja no próximo domingo! A bíblia diz: Tenazmente te assedia, desembaraça-te! Isto é um segredo!

Então, o que é que  te  afasta? O que pode afastar uma pessoa desta carreira?

a)  É ela não colocar Deus em primeiro lugar.

Isto aqui é uma coisa que tem que estar no peito, na mente e no coração de todo mundo: Jesus não quer estar em segundo lugar. Ele não quer 99,9% da nossa vida. Se ele não está em primeiro lugar é porque algo está te assediando, tenazmente, para que te desvies desta carreira. E Paulo disse: Desembaraça-te!

b)Querer ser que o que o outro é.

Eu nunca quis ser ninguém a não ser o que Deus quer para a minha vida, amados. Maus hábitos, maus amigos são forças para, às vezes, tirar a pessoa da carreira. O Salmista diz emSalmo 1:1 a 3“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”Mas, não anda, não se detém e não se assenta no conselho dos ímpios, no caminho dos pecadores, na roda dos escarnecedores, nos arrogantes deste mundo.

Tu não podes seguir o mundo! Porque são esses ímpios, com os seus conselhos, que te afastam desta carreira. Se nós pudéssemos falar com esta estatística de 68% destas pessoas que não completam as suas carreiras, irias ver quantas pessoas abandonaram Jesus, na realidade, não eram predestinadas, note isto. Nós acreditamos na predestinação, e eu não acredito que um predestinado possa ficar de fora, o que me assusta é saber que pessoas, situações, maus hábitos, maus amigos são capazes de fazer diferença na vida de uma pessoa.

c) O nosso passado.

Há pessoas que não conseguem completar a sua carreira por causa do seu passado. Começam a se sentir culpados pelos seus erros do passado. Pessoas guardam ressentimentos de outros, ou porque passaram vergonha, ou porque passaram momentos de amargura, ou porque não perdoaram e não foram perdoados, às vezes, tomaram más decisões em suas vidas. Paulo disse que temos que correr com perseverança,  com insistência. Ora, para eu poder correr, o que faz um corredor de cem metros? Já viste um corredor de 100 metros? Ele não corre com um agasalho da  que pesa um quilo. Um corredor de 100 metros, que precisa de explosão muscular, ele não põe um “training”, e sapatos pesados para correr. Ele se livra de tudo. Usa  camisetas leves, que não têm peso. Usa “shortinhos” pequenos, tênis especiais. Quanto menos peso mais ele pode correr, maior desempenho ele terá. Ou, às vezes, a pessoa evangélica vai deixando uma mochila na suas costas, de peso, e ela chega um dia que não tem forças para ir à igreja, e diz: Eu não tenho forças para orar, eu não tenho forças para estudar a bíblia! E a carreira começa a ser frustrada.

Então, quanto tempo nós já perdemos e quanta energia nós gastamos no mundo? Agora, não podemos mais pensar no passado, temos que pensar no futuro.

Por isso, é que Isaías 43:18 diz: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.” Por quê? Porque, às vezes, as coisas passadas impedem da pessoa de correr e de ser feliz.

Então, é muito importante que retires da tua vida, que te desembaraces de tudo aquilo que te afasta deste foco, desta caminhada com Deus. Tu vais ver pessoas e dizer: São conhecidos, são amigos, mas você, lá e eu, aqui.

Tu sabes quantas pessoas se tornaram alcoólatras por causa de amigos? Sabes quantos homens, de boa família, adulteraram por causa de amigos? Sabes quantas pessoas perderam os seus bens por causa de amigos? Estes não são amigos. Tu tens  que dizer: O que é peso nesta corrida? Eu tenho que me desembaraçar. Eu, com todo respeito falo da minha mãe. Ela vai ouvir esta mensagem, ela sabe, mas eu falo isto com muito temor. Houve um momento que a minha mãe estava sendo um impedimento na minha vida espiritual. Porque ela me dizia assim, quando vivia no Brasil: ‘Tu trocas a tua mãe pela igreja e pelo Pastor?’

E eu dizia: Não! A senhora continua sendo a minha mãe. Igreja é igreja, pastor é pastor.

‘Mas, fui eu que te troquei as fraldas!’

Ainda bem que me trocou as fraldas, eu não pedi para nascer! Não!

‘Mas, tu  não podes, todo domingo, deixar a tua mãe, em casa, e ir para a igreja.’ Mãe! Vem comigo!

‘Não! Esse negócio de culto me cansa.’

Então, eu vou seguir a minha carreira.

Às vezes, um apelo da pessoa que nós amamos, que é a mãe, em termos afetivos, é um impedimento. Tu  tens que ter coragem de dizer: Eu estou numa carreira que me foi proposta por Deus! Eu não posso abrir mão da minha carreira. Eu não quero me lembrar das coisas passadas, se eu já fracassei, se eu já errei. Agora, eu tenho uma carreira pela frente. A bíblia diz: Desembaraça-te! Quem disse isto foi Deus. Hebreus 12:1 “Desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que, tenazmente, nos assedia…”

Tu vais ter assédio dos conselhos dos ímpios. Vejamos: Nós educamos, aqui, crianças para serem honestas, chefes de família com educação bíblica, na justiça de Deus. E o mundo ensina a ser lésbica, homossexual, a ser mentiroso, a usar camisinha. Nós dizemos: Só tenha sexo depois de casado! E o mundo diz: Não! Bota uma camisinha! O mundo não serve, não presta. Nós temos uma cultura, uma carreira. Foi Deus que nos colocou nisto. E ele disse: Alguma coisa te assedia? Então, Livra-te!

Às vezes, a pessoa diz: Olha! Eu não vim ao culto domingo passado, Apóstolo, porque eu recebi uma cunhada que eu não via há muito tempo, veio do Nordeste. Há um mês atrás, eu recebi uma vizinha que foi criada comigo, eu não pude vir à Igreja. Há quatro meses atrás, eu não pude vir o mês inteiro porque um irmão meu, porque uma tia minha, porque uma sobrinha. Então, tudo te assedia e tu dizes não, para Deus e sim, para o resto.

2) SEGUNDO SEGREDO:Lembra-te da recompensa que Deus tem para cada um de nós.

A coisa mais linda é que aquele que começa a carreira e que sabe que o principal não é começar a carreira, é termina-la. Todo mundo começa, os 100% começam e os 32% terminam. Então, é muito interessante, tu tens que saber porque é que vale a pena qualquer esforço, qualquer sacrifício, algo que abdicas por Deus, vale a pena. Então, lembra-te da recompensa que Deus tem para cada um de nós. Há uma recompensa eterna para as nossas vidas.

Vejamos o que diz em 1ª Coríntios 9:24 e 25 “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.”

Faz um esforço, luta por isso, é uma carreira de Deus! Aí, vem a primeira recompensa: Uma coroa incorruptível! Então, eu sempre me lembro de como Deus nos recompensa. Ele nos recompensa pela sua Graça. Todos os nossos pecados foram perdoados, todos os nossos erros foram apagados. Em Efésios 2:8 diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” Então, é pela Graça. E todas as coisas que eu faço por causa desta Graça são recompensadas.

A bíblia diz com palavras do Senhor Jesus que se deres um copo d’água, a palavra diz: Se deres um copo d’água a estes pequeninos, terás recompensa.Mateus 10:42 “E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.”Deus te recompensa. Imagina se uma pessoa tira do seu orçamento a sua oferta, o seu dízimo? Imagina, tu que trocas a tua cama quente, de domingo, para consagrares o dia ao Senhor? Tudo tem recompensa de Deus!Por isso, Paulo diz em Hebreus 6:12 “para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.”

Então, eu não posso ser indolente, eu não posso ser preguiçoso. Se eu fosse um indolente, um preguiçoso, nós não estaríamos, aqui, nesta catedral, não teríamos uma capela, não teríamos programações, porque eu nunca medi esforços, porque eu sei que tudo que eu semeio para Deus, eu colho!

No início da minha vida espiritual, lá em Lisboa, onde eu pertencia às Assembléias de Deus Lemos Ferreira, quando o pastor dizia: Venha de manhã, mas faça um esforço e venha à tarde! E eu dizia assim: Mas, por que é que eu tenho que vir à Igreja duas vezes? Não basta uma? O pastor é chato! Duas vezes! Depois, tem estudo, oração, eu não estava entendendo que isto era uma carreira. Até que um dia, eu perguntei ao pastor: Pastor? Não terá um terceiro culto, aos domingo, que eu venho aos três? Porque eu percebi que tudo que eu fazia com Deus e por Deus, eu tinha uma recompensa. O mundo não te recompensa em nada. O governo te tira meio ano! Seis meses do nosso trabalho vai para impostos, num país onde não se mata ninguém, as estradas são boas, os hospitais são maravilhosos, tem tudo do bom e do melhor e a gente faz isto com muito gosto, com muito prazer. Se cobrassem mais, nós daríamos mais, porque já depenaram o povo todo do que foi possível depenar, e com arrogância, ainda dominam sobre a vida da pessoa. Qual é a recompensa? Nada! Vai ali, no Hospital Lourenço Jorge, num sábado à noite que vais ver qual é a recompensa. Vai ao Souza Aguiar, num sábado, à noite, que vais ver qual é a recompensa de tudo o que pagas de impostos ao governo: As pessoas deitadas no chão como se não fossem cidadãos deste país, como se fossem gente de quarta classe. Então, nós não podemos esperar nada dos homens. Nós só podemos esperar a recompensa de Deus!

O que diz a graça maravilhosa de Deus?

Gálatas 6:8 e 9 “Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremosse não desfalecermos”

Não podes desanimar, não podes desfalecer. Tu vais colher! Vais colher a recompensa de Deus.  Há pessoas nesta igreja, que não faltam a um culto, e não é gente que tem disponibilidade financeira para pagar, não! Vem no aperto, mas o amor por Deus é tão grande! Eu vejo pessoas, aqui, que têm uma paixão. Eu, às vezes, ando nos corredores e olho para os rostos, de perto, as pessoas são apaixonadas por Deus. Se pudessem elas fariam como Samuel, viveriam, aqui dentro, tal é a sua paixão, porque elas sabem que no tempo de Deus vão ceifar. Agora, não podem desfalecer! Sessenta e oito por cento, desfalecem. É muito triste, nós pensarmos que uma determinada pessoa é eleita e na verdade,  ela não é! Isto é muito triste!

Então, nós temos que entender o que disse em 2ª Crônicas 15:7 “Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa.”Salmos 58:11 “Então, se dirá: Na verdade, há recompensa para o justo; há um Deus, com efeito, que julga na terra.”

Amado, o justo tem que ser recompensado! Isaías 49:4: “Eu mesmo disse: debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia, o meu direito está perante o SENHOR, a  minha recompensa, perante o meu Deus.”

No início a pessoa está jogando a toalha, depois diz: Espera! Mas, a minha recompensa vem de Deus! Às vezes, nós achamos que são as pessoas que recompensam, e não é assim. É Deus quem recompensa!  Existe qualquer tipo de recompensa.Colossenses 3:23 diz “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,”

Ora se eu vou evangelizar num hospital, eu não estou fazendo isso porque o meu Apóstolo pediu para fazer, eu estou fazendo para o Senhor. Se eu estou cantando, eu estou cantando para o Senhor. Se eu estou dançando, eu estou dançando para o Senhor, se eu tenho um ministério, eu tenho um ministério para o Senhor. Se eu estou limpando o chão da Igreja, eu não faço para homens, eu faço para Deus. Servindo aos homens, eu estou servindo a Deus! É preciso entender isto! Tu entendes isto?

Portanto, em Colossenses 3:24 “cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;”

Eu estou tocando bateria! Eu estou servindo a Deus! Estou tocando órgão, eu estou servindo a Deus! Estou tirando ofertas na ceia, estou servindo a Deus! Eu me ofereço para cuidar das crianças, eu estou servindo a Deus! É a Cristo que nós estamos servindo! E Ele tem recompensas!

Então, nós estamos aprendendo quatro segredos para a persistência da fé:

Primeiro:Retira da tua vida, desembaraça-te do que é peso.

Se o teu clube tem mais peso que o Reino de Deus, desembaraça-te dele. Olha, quando tem jogo do Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, a nossa Igreja quase fica vazia. As pessoas, a primeira coisa que fazem é: Apóstolo! Paciência! Fica lá você, o meu negócio é futebol!

O Flamengo não paga as tuas contas, com todo o respeito. O Flamengo não te cura  na hora da morte, o Flamengo não supre as vossas necessidades!

-Pastor! Mas, eu preciso ter a minha área social!

Sim, mas, não colocando-a  a frente de Jesus.

Segundo:Lembra-te! Deus recompensa e dá galardão por tudo que fizemos a Deus!

3)TERCEIRO SEGREDO: Resista a qualquer desencorajamento!

Tu tens que terminar o que começaste! Resista e não desista! Eu sei que algumas pessoas, e nós estamos com mais de 350 pessoas ao vivo, pela internet, algumas pessoas, podem estar desencorajadas, tiveram problemas de saúde, uma luta com as suas finanças, as adversidades no casamento, um problema com os filhos, uma situação difícil no emprego, mas, desculpem-me, eu tenho que falar contigo, porque eu sou o teu pastor e o teu tutor! Desistir é uma escolha nossa! É uma opção nossa! Se  aceitares uma proposta de desencorajamento, foste tu que a aceitaste. É uma opção nossa. Sou eu que escolho me desencorajar.

-Pastor! Eu estou desencorajado! Eu escolhi isto!

Porque o desencorajamento, meus filhos, é a arma mais efetiva de satanás. Ele usa a tal “procrastinação”.  Amados, nós estamos, aqui, cuidando da nossa vida. Cuidando da nossa história. E Paulo disse: Não te canses de fazer o bem. Gálatas 6:9 “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” Se não desistirmos! Não nos cansemos de fazer o bem! Tu sabes que há pessoas que se cansam de fazer o bem? Dizem:

-Eu já fiz muito o bem! Eu estou cansado!

Porque é mais fácil fazer o mal do que fazer o bem. Fazer o bem dá trabalho. A pessoa tem que ser longânime, paciente. Tem que ser boa por natureza! É mais fácil fazer o mal do que fazer o bem. Fazer o bem é mais difícil, gera tempo, energia. Então, ele diz: Se eu não me cansar de fazer o bem, haverá um tempo que eu vou colher, senão, eu desfaleço. Ninguém colhe alguma coisa do dia para o outro. Se tu semeias uma semente no teu quintal, um caroço de manga e semeou, no dia seguinte, não vais colher nada! Uma semana depois, nada! Um mês depois, nada! Três meses depois? Uma lâminazinha! Este é o tempo da germinação. Amados, há um tempo entre o semear da tua vida e a tua colheita.

Nós estamos, todos aqui, semeando vida. Estamos semeando ofertas, dízimos, semeando vidas. Há uma hora, se nós não desfalecermos, não desistirmos, todos nós vamos colher. Ceifaremos, se não desfalecermos. Se não desistirmos! Se não nos desencorajarmos!

Eu te digo uma coisa, meu amado: Não desistas de lutar pela tua vida! Tu sabes que quem luta faz esforço, tem energia, a pessoa tem que ter perseverança. Uma coisa eu aprendi ao longo dos meus 54 anos de vida: Nada é fácil, nesta vida. Eu vou dizer como diz o carioca: Nada é mole, nesta vida! Não há moleza, nesta vida!

-Eu quero ser um advogado!

-Tu não imaginas o que um advogado tem que estudar. Para ser advogado, médico, engenheiro é uma luta.

Eu me recordo que eu ficava com aqueles códigos civil, penal, código de processo civil, código de processo penal, código administrativo, código menor, código… Era luta! Meu Deus como eu vou botar isto tudo dentro da minha cabeça? Eu botei tudo dentro da minha cabeça. Terminei! Recebi a medalha de ouro! Fui o melhor aluno! Não tinha tempo para estudar. Mas, eu pus um alvo à minha frente, era a minha carreira, e eu precisava disto!

Amados, o esforço da luta tem uma ceifa. Eu vou te dizer com o coração aberto, transparente, eu sou um tutor aberto, transparente: Quantas vezes, nós, no Ministério, fomos tentados a desistir. Tu lutas, luta, fazes o bem, dás o melhor, estudas, oras,  tens uma vida digna com integridade e, às vezes, a pessoa a troco de banana troca a Igreja, fala mal, e há dias que eu penso: Eu tenho que jogar tudo pelo o ar! Mas, depois eu me lembro: Miguel Ângelo! Tu não foste chamado para desistir, eu coloquei dentro de ti uma determinação, e eu aprendi que nunca desistirei! Nunca!

Amado! Não desistas! Tu não podes desistir desta carreira! Foi Deus que te colocou, aqui, nesta carreira. Deus é a nossa suficiência para cada situação, para cada área da vida. Então, entenda! A vida é uma luta, a vida não é fácil! Não duvides de Deus! Se estás cheio de desencorajamento, aprende, hoje, a vencer isto, aqui.

Nos Salmos 94:14 a 16 e depois uns versículos mais: “Pois o SENHOR não há de rejeitar o seu povo, nem desamparar a sua herança. Mas o juízo se converterá em justiça, e segui-la-ão todos os de coração reto. Quem se levantará a meu favor, contra os perversos? Quem estará comigo contra os que praticam a iniqüidade?”

Então, o salmista estava dizendo: Há adversidades, há coisas perversas na minha frente! E ele continua dizendo no versículo 17: “Se não fora o auxílio do SENHOR, já a minha alma estaria na região do silêncio.” Se não fosse Deus, disse Davi, eu já estaria morto.Versículo 18: “Quando eu digo: resvala-me o pé, a tua benignidade, SENHOR, me sustém.”

Quando eu digo: Vou jogar tudo para o ar! Deus diz: Não! Tu és meu! Não!

Depois, ele disse no versículo 19: “Nos muitos cuidados que dentro de mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma.”

O Senhor é o meu baluarte, ele é o meu Deus, meu rochedo em quem me abrigo.

Das aflições, das ansiedades, dos pensamentos: Meu Deus! Isto ou aquilo, meu Deus! As dificuldades, as lutas, mas nós temos um abrigo.

Então, aquieta-te! O Senhor vai consolar, o Senhor está alegrando a tua alma. Os muitos cuidados, as preocupações, as ansiedades, sabe de uma coisa? A bondade de Deus é eterna. Então, tu precisas ser persistente, não desistas!

Quem quer que desistas se chama diabo! Os vencedores não desistem. Tu tens que resistir ao desencorajamento, especialmente, o maior desencorajamento que é o de vir à Igreja. Primeira coisa quando a pessoa tem desencorajamento, ao invés de correr para a igreja, para os braços da Igreja, para as orações da igreja, foge da Igreja! O diabo diz: Não vá! Ninguém te ama, ninguém olhou para ti! Claro! Que todo mundo olhou, e acima de tudo, Deus olhou. E na hora do problema, tu tens que correr, tens que vir para junto da comunidade, chorar conosco, a bíblia diz que quando um chora, todos choram, quando um se alegra, todo mundo se alegra. Então, eu tenho que ser persistente, eu tenho que ser obediente, eu tenho necessidade de ser persistente. Só assim a glória de Deus chega à minha vida.

Às vezes, um indivíduo fica no teu pé quer casar, mas é ímpio. Ele fica no pé de uma moça de Deus: Porque eu amo, porque eu adoro! E tu dizes: não posso casar com ímpio! E a pessoa diz: Não! Mas, ele tem um fusca 1.500… E aí casa e um mês depois, está na igreja dizendo: Foi um engano, eu errei! E aí já é tarde!Remove, desembaraça-te!

Queres ver uma coisa que embaraça o cristão? Quem é cristão, que se converteu, saiba disto: Cristão não pode viver em concubinato! Nós não mandamos as pessoas se separarem, nós dizemos: Acerta a tua vida com Deus! A pessoa tem que se casar.  Casar no civil, trazer a certidão à Igreja, nós fazemos casamentos, aqui, com amor, gratuito, mas tu não podes, viver amasiado sendo cristão. Viver dez, trinta anos só por viver com outra pessoa. Tem que se casar, senão o céu é de bronze, é um embaraço. Tem que casar!

4)QUATRO SEGREDO: Renova-te, diariamente.

Amados! É muito interessante perceberes o que acontece no físico, na mente, na alma e espírito cada vez que  vens à Igreja.O Salmos 127:2 diz assim: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.”

Se aos seus amados, Deus dá enquanto dormem, imagina o que Deus não te dá enquanto estás na igreja? Glória a Deus!

Então, eu tenho que ter uma renovação física e é o culto que me faz isto, que me proporciona uma renovação espiritual. Em 2ª Coríntios 4:16 “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.”

Nós não desanimamos! Diga isto: Eu não desanimo!

Então, eu me renovo na minha vida vinda à igreja, no meu tempo de oração, no meu tempo de meditação, eu não posso deixar a minha alma desmaiar. Porque o que diz em Hebreus 12:2 e 3 “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.”

Vês por que precisas de culto, da reunião de oração, dos seminários? Para que não te fatigues e não desmaies. Por quê? Porque é, aqui, que há renovação espiritual. Portanto, por fé  tens uma carreira e  tens que terminar esta carreira, porque tens que chegar ao fim. Paulo em 2ª Timóteo 4:7 ele disse: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”

Porque a vida espiritual é uma guerra. Combati o bom combate, é bom, foi Deus que me colocou, aqui, é bom! E ele disse: Completei a carreira e quando eu morrer eu morro no Senhor, eu descanso as minhas fadigas e vou, para que as minhas obras continuem falando.  E disse mais: eu guardei a fé, eu não me corrompi na fé, eu não me desviei da fé, eu não apostatei da fé, eu guardei a minha fé, até o fim.

Paulo disse: Até o fim. Ao completar a minha carreira, a minha fé foi guardada. Não deixei cartomante, quiromante, feitiçaria, jogo de adivinha, cristal, orações no pé, fitas no braço. Ele diz: Não, não, não! Eu guardei a fé! A fé poderosa, a fé legítima, a fé de Jesus.

Portanto, meus filhinhos amados! Este é o meu desejo: Que chegues ao fim da tua carreira, olhando firmemente para o autor e consumador da fé, removendo tudo que te embaraça, lembrando-te das recompensas,  resistindo a todo desencorajamento e renovando-te, diariamente.

Portanto, eu creio que Deus está te encorajando, está te educando a nunca desistires.

Vamos pensar em três  situações:

Primeira: Pensa no teu futuro.

Quantos sonhos estão lá dentro?  Quantos alvos? O trabalho, o casamento, os filhos? Pensa no teu futuro. Não desistas! Não podes desistir.

Segunda: O que  precisas terminar?

Qual foi o compromisso que assumiste que tem que ir até o fim? Qual foi o projeto que começaste e que tem que terminar? Quantas promessas prometeste e têm que ser mantidas? Ou fizeste um voto? Ou deste uma palavra? Pensa nisto? O que precisas terminar na tua vida?

Terceira: Pára de procrastinar.

O que está te de ir adiante nesta carreira? Por acaso alguém te feriu, alguém te assediou, tenazmente?

Levanta-te, nesta manhã, sacode a poeiradá a volta por cima, porque há uma meta e todos nós temos que chegar:

·         Uma meta espiritual, na carreira espiritual de evangélicos.

·         Uma meta na vida pessoal (No teu trabalho, na tua casa, teu carro).

Não penses de outra forma, não aceites outro pensamento. Tu tens um futuro para brilhar! Tens uma carreira para viver! Tens um alvo a atingir!

E, agora, Deus começa esta grande obra na tua vida. Tu não vais ser conhecido como uma pessoa que quebrou no meio do percurso, vais ser conhecido como uma pessoa que vai percorrer esta carreira. Combateu o bom combate, mas guardou a fé, legítima, poderosa – a fé de Cristo, porque a bíblia diz que há uma grande recompensa, aqui na terra e a coroa incorruptível, na vida eterna.

Curve a tua cabeça:

Pai Amado e Bendito! Senhor de senhores!

Senhor, aquela pessoa que está dizendo: Mas, eu já tenho 67 anos! Não importa! Mas, eu não tenho mais oportunidades! Tu tens todas as oportunidades de Deus! Senhor, que neste momento um Espírito te fortaleça, te encoraje, dê persistência na fé! Pai, a fé que vence o mundo, que vence a doença, a fé que vence a oposição, a fé que vence a procrastinação, a fé que vence o desencorajamento, a fé que ajuda a desembaraçar do peso que, tenazmente, nos assedia. Senhor, ajuda este homem, este jovem, esta moça, esta senhora, este homem adulto e maduro, ou esta pessoa que está, agora, caminhando já na terceira idade, tu dizes, Senhor, que até na velhice, a pessoa pode dar seivas e frutos! Pai, tu fizeste isto com Abraão, com Sara, e tu podes fazer com cada um de nós. Ajuda-nos, Pai, a entender estes mistérios da fé e que todos olhem para nós e digam: Este homem, esta mulher não abandonam a confiança, eles persistem em tudo que fazem, eles terminam! Tu vais terminar a tua casa, vais comprar o teu carro, teu apartamento, os teus estudos, o teu amor a tua felicidade. Vais chegar a dizer: Está, aqui, o prêmio da tua soberana vocação. Assim, nós cremos e assim nós recebemos que, nesta igreja, ninguém desistirá, pelo contrário, todos persistirão, porque haverá um momento em que todos ceifarão, para a Glória do Senhor Jesus Cristo, e todo o povo de Deus diga: Amém! Amém e amém! Glória a Deus! Glória a Deus!

Esta mensagem tem duração de 54 minutos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE