cropped-Logo_azul.png

Seguindo a direção de Deus

COMPARTILHE

Cinquenta dias de fé! Hoje, nós vamos falar sobre seguindo a direção de Deus numa atitude de fé. Eu, pessoalmente, venho sendo, tremendamente, impactado por cada assunto da fé. Porque, no meu coração, está esta promessa: Sem fé é impossível agradar a Deus. Então, quanto mais nós falarmos, quanto mais nós nos envolvermos na questão da fé, mais estamos agradando ao Senhor, e mais Deus se manifestará na nossa vida. Glória a Jesus por isto!

Então, diz a palavra do Senhor em Mateus 8:5 a 13: “Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo.   Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.”

Que esta palavra abençoe a todos os corações!

Vamos orar ao criador!

Pai amado e bendito! Glorificado e exaltado seja o teu nome para sempre. Graças a Deus que o Senhor nos chamou, nos trouxe para a sua obra, nos constituiu reino e sacerdócio, fez com que as nossas vidas se transformassem em pedras vivas, vasos de honra, trigo, para a glória do Senhor. Luz, vida, tantas que são as obras maravilhosas de Deus, mas tudo isto acontece por causa da palavra e da fé. Por isso, nos aquietamos diante do altar para ouvir o Pai falar, assim como Maria que escolheu a melhor parte e não foi como Marta, agitada. Maria se quebrou aos pés de Jesus para ouvir o que o Mestre tinha a dizer, porque são palavras inefáveis, são palavras de vida, são palavras com Espírito, são palavras transformadoras, regeneradoras, palavras que não voltam vazias. Portanto, fala-nos, Pai, em nome de Jesus e o povo de Deus diga: Amém! Graças a Deus!

Meus filhinhos na fé, filhos de Deus, povo na fé, predestinados, eleitos desde antes da fundação do mundo, noiva de Cristo, ataviada de branco e sem rugas, manchas ou defeitos!

Meus filhinhos amados, esta passagem do Centurião, o Comandante Militar, gentio, mas com semente da salvação, é uma das passagens mais simbólicas e importantes no que diz respeito a questão da fé. Porque um Centurião, homem de grande garbo e posição, na sua sociedade, de repente, percebeu que seu status  quo de vida, a sua autoridade humana, a sua posição social, o recurso do seu exército eram, absolutamente, ineficazes e incapazes de operarem um milagre na vida de um empregado que ele tinta, que ele amava, certamente, e que estava jazendo de cama, paralítico e sofrendo, horrivelmente. Não sei qual era a doença, talvez, uma doença que o incapacitou a nível cerebral, deixou-o paralisado. Uma pessoa sofrendo horrivelmente. Os recursos que ele possuía eram incapazes de tirá-lo daquela situação.  Então, ele corre para Jesus, ele vai à única fonte verdadeira. Ele vai em busca do lenitivo, ele vai em busca do socorro, ele vai em busca da água da vida, ele vai em busca da mão amiga e poderosa que poderia curar o seu empregado, e ao expor a situação, ele disse: O meu empregado está paralítico, ele sofre, horrivelmente. E Jesus disse: Eu vou até à sua casa cura-lo! E ele disse: Não precisa! Eu também sou autoridade, eu mando e desmando, eu digo: Faça e aconteça! E tem que se fazer e acontecer. Então, não precisa ir lá, mande uma palavra e o meu empregado será curado! Jesus, numa “extroversão”, conhecida, na bíblia sagrada, quando atitudes de fé eram manifestadas, olha para os seus discípulos e diz: Gente! Eu nunca achei fé como esta em Israel! Eu nunca achei fé como esta!

O que Jesus estava dizendo?

Que a fé e a obediência estão interligadas. Porque o centurião disse: Não precisa! Eu também sou autoridade. Você é autoridade máxima, se você mandar uma palavra, esta palavra será obedecida.

Então, Jesus está mostrando neste texto que quando se confia em alguém que pode fazer por nós o que nós não temos capacidade de fazer, esta confiança está ligada a dois fatores muito importantes:

1.

2. Obediência

Todas as sete mil promessas de Deus, na bíblia sagrada, estão condicionadas à obediência, a fé e as direções e determinações de Deus.

Veja como no Livro de Deuteronômio 5:33 diz a palavra do Senhor: “Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR, vosso Deus, para que vivais, bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir.” Então, o Senhor diz:Andareis em todo o caminho que vos manda o Senhor vosso Deus. Portanto, para que na minha vida eu tenha, para que eu possa viver, para que eu possa ver sucesso, para que eu possa ver os meus dias prolongados nesta terra é preciso que eu ande no caminho que Deus manda, e não no que eu acho. É o que Deus manda.Se eu andar, segundo o que Deus manda, se eu obedecer, esta minha obediência provoca vidaprovoca sucesso eprovoca extensão, prolongamento de vida, nesta terra.

Estamos diante de um fato, extremamente, importante: A obediência traz vida, a obediência traz sucesso, a obediência traz longevidade. Então, a obediência é a premissa por trás de cada promessa de Deus. Deus não opera por operar. Atrás de cada promessa, que são sete mil, há uma premissa, há uma condição e Deus só se manifesta, a despeito de todas as promessas serem por graça, mas, nós só desfrutamos quando obedecemos, quando seguimos as instruções de Deus. Por isso que muita gente pega na bíblia e diz: Mas, nada disso aconteceu na minha vida! Porque ele não seguiu conforme Deus disse, conforme Deus manda. Deus disse: Andarás no caminho que vos manda o Senhor para que vivais, para que o bem vos suceda, para que tu prolongues os teus dias na terra. Ou seja, se eu não andar segundo aquilo que Deus determina, se eu não cumprir as premissas, se eu não obedecer, estes fatos não ocorrem na minha vida.

Portanto, seguir e obedecer as instruções de Deus, eu creio que é uma boa idéia.  É ser inteligente! Só é inteligente quem segue o que Deus ordena. Desobedecer a deus é pura besteira! E  inteligente obedecer a Deus, e dizer:  se está na bíblia, eu creio! Eu sigo!

-Então, Apóstolo, seguir e obedecer às instruções de Deus é uma boa idéia? E se eu não entender o que está pedindo para eu fazer? Porque, às vezes, há coisas na bíblia que nós não entendemos porque Deus manda fazer desta forma. Eu vou te dizer que é melhor fazer o que ele manda, porque os benefícios são grandes, do que eu fazer o que eu acho certo, e ir contra a vontade de Deus. Obedece, faz! Porque o benefício é grande. Ele diz: se andares no caminho que Deus te manda, tens vida bem sucedida e os teus dias vão se prolongar.

Então, quando Deus dá ordens, quando Deus deixa mandamentos, quando Deus faz decretos, ele não está fazendo sugestões. Ele está fazendo decretos, mandamentos e ordens. Logo, se não é uma sugestão, mesmo que eu não entenda o que ele diz, eu devo cumprir porque eu sei que é o melhor para a minha vida.

E como é que eu posso cumprir?

Aqui entra a fé. É, aqui, que entra a fé. É por isso que nós ensinamos as pessoas: Está na bíblia, eu creio! Mas, não é para nós crermos, apenas, é para praticarmos, mesmo que pareça estranho aos nossos olhos. Porque, ás vezes, nós lemos algumas das promessas que têm premissas tão fortes e dizemos: Não é justo! Aos teus olhos, aos meus olhos podem não parecer justo, mas se Deus diz é, absolutamente, correto e justo. Por exemplo: A bíblia diz que sexo é para existir entre um homem e uma mulher casados! Mesmo que a sociedade diga: Mas isto não é justo! Puxa! Mas, eu gosto de uma pessoa do mesmo sexo, foi Deus que me fez assim, gostando: Eu sou homem gosto de homem. Eu sou uma mulher e gosto de uma mulher! Não é justo que eu me prive! É justo sim! Deus disse: Que o sexo é entre um homem e uma mulher casados! Pode ser que alguém diga: Não é justo!  Mas, Deus sabe por que ele fez um homem para uma mulher e uma mulher para o homem. E ele disse: Casai-vos e multiplicai-vos!

Então, a implicação da vida sexual passa pelo casamento. Pareça ou não pareça justo. Ele passa pelo casamento. Por exemplo: Um casamento de uma pessoa cristã. A bíblia diz: Não há comunhão entre luz e trevas! Logo, eu não posso me casar com uma pessoa das trevas, ainda que não pareça justo.

-Mas, Apóstolo! Ele tem um bom emprego! Ele tem um bom carro, ele tem um bom nome de família!

Mas, não é de Jesus, não é salvo, não é luz, não é convertido. E nós, ainda, dizemos, aqui: Não canta no coral, não fala em línguas, não é dizimista? Não case! Porque se casar vai contra Deus: Tu não vives, não és bem sucedido no casamento, não prolongas os teus dias.

Quando Deus diz, por exemplo: Perdoa quem te ofende!

-Pastor, mas não é justo, foi ele que me ofendeu!

Perdoa!

-Mas, Apóstolo, a pessoa é que me bateu, e vem agora, pedir perdão, perdão não tira a dor.

Mas, a bíblia diz perdoa!

-Mas, é injusto!

Aos teus olhos. Quem não perdoa vive acorrentado, vive aprisionado, não está em paz, tem derrame cerebral, tem enfarto do miocárdio, tem ira dentro de casa. É justo, sim, perdoar!

-Ah! Aquela pessoa tão chata!

A bíblia diz: Se andaste uma milha, ande outra, ande dez!

-Mas, é injusto, Apóstolo!

Injusto aos nossos olhos, mas é justo para Deus!

-Pastor! Deus disse: Dá o teu dízimo! Dez por cento do bruto que ganhas, traz à casa do Senhor, depois, provai-me nisto!

-Pastor, eu ganho tão pouco! É injusto que Deus do meu pouco, me tire ainda 10% quando o governo já tira 52%.

Não é injusto. O governo te tira e não te dá nada. Deus te pede e ele diz: Depois, eu abro as janelas dos céus! Injusto é o governo que faz um homem, ou uma mulher trabalhar meio ano para sustentar o governo e, depois, o troco é nada, e depois, tu tens doze meses por ano, seis tu trabalhas para o governo e seis para ti Isto é que é injusto!

Então, quando a bíblia diz em Romanos 12:20 e 21: “Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, masvence o mal com o bem

-Mas, isto é injusto!

Não é! Deus sabe que este é o caminho da justiça.

Então, alguns mandamentos parecem, até, que não fazem sentido. Mas, a verdade é que eu só sou abençoado, na prática, se eu sigo o que Deus ensinou e não o que eu acho certo. Com Deus não se trata com “achismos”, eu acho, você acha. Nós não devemos subestimar o que Deus diz em sua palavra. A obediência é uma demonstração de fé. A desobediência tranca as portas da bênção. Deus promete recompensar aqueles que seguem as suas direções e as suas determinações: Anda no caminho, que eu te mando como Deus, e vais viver, vais ser bem sucedido e vais ter longevidade. Está, aqui na Bíblia!

Então, se queres ter, realmente, na vida uma prática abençoada, viver como salvo, ter os cuidados de Deus, ter ajuda para que nada te falte, a proteção contra o mal, a liberdade emocional, a prosperidade, o sucesso, a recompensa, então, a fé ensina que isto só acontece pela obediência.

Então, como é que você pode se apropriar dessas promessas que, afinal, já nos pertencem?

Todas as promessas são nossas, diz em 2ª Pedro 1:3 “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,”

Agora, ele diz: Estas coisas todas doadas só vêm à minha vida, quando eu conheço, completamente, aquele que me chamou para sua glória e virtude. Ou seja, quando eu faço o que Deus manda. Isto na prática é humano. Na criação de um filho, tu dizes: se não obedeceres não vais à praia, não vês televisão!

-E se eu obedecer?

Então s  obedeceres  verás televisão, irás à praia e ao Shopping. Humanamente se faz isto.

Eu queria mostrar que há quatro segredos que precisam ser conhecidos para se desfrutar das promessas de Deus, a respeito da obediência e da fé:

Primeiro segredo: Obedecer a Deus, sempre, prontamente.

Deus diz, eu creio, eu faço! Por que lutar contra Deus? Não esperes mais, se Deus disse que tu tens que começar o teu dia em oração, não esperes mais. Não atrases os teus projetos de leitura bíblica, da ida aos cultos. Não procrastine a tua unidade com a igreja. Não dês desculpas, faz agora, obedece a Deus, prontamente, porque tu vives, tens sucesso e tens longevidade. Salmos 119:31 e 33:“Aos teus testemunhos me apego; não permitas, SENHOR, seja eu envergonhado. Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando me alegrares o coração. Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim.”

Ou seja, o Salmista estava dizendo: Eu vou aprender os seus decretos, eu vou obedecer, e eu vou até o fim da minha vida com isto! Portanto, tu não tens que compreender tudo aquilo que te é promessa e que te traz benefício. Eu já expliquei várias vezes: é muito difícil compreenderes, à luz da razão humana, como é que um avião 747, cento e noventa toneladas, consegue decolar numa pista de dez mil metros, a duzentos quilômetros por hora?  No entanto, quando precisas de um avião, numa viagem longa, vais ao Aeroporto, entras no avião, decolas, e chegas ao teu destino. Mas se chegares na porta do avião e perguntares: ‘Eu quero falar com o comandante. Eu não entendo, eu não compreendo como eu vou entrar neste negócio, com chaparias, com duas asinhas de pombo. Como isso levanta?’ Por mais que o comandante tente explicar quais são os detalhes da física, de quando o vento bate na porta de ataque da asa faz com que o vento de baixo corra mais do que o vento de cima, e faz o avião decolar. Isto é absolutamente, inviável à mente humana normal. Tens que entrar no avião e voar. Às vezes, não entendes, como é que funciona um computador. Computador é coisa de louco! Chega com uma mãozinha, ligou e  já estás na Austrália, no Japão, na China. Quantas pessoas, agora, estão nos assistindo, ao vivo, pela internet, com computador, e não têm a mínima noção de como isto funciona, mas estão usando. Quando entras no teu carro e liga a chave e há uma explosão de gasolina dentro do carburador, eu não posso explicar como isso acontece, pois, não é a minha área, tu também, não sabes, só tens que entrar no carro e sair. Tu não tens que compreender tudo.

Os mandamentos de Deus são todos para o nosso benefício. Como é que as pessoas são “cabeça-dura” de tentarem lutar contra o que Deus diz na sua palavra!A pessoa que luta contra Deus, perde, deixa de se beneficiar, não vive, não tem sucesso, não tem longevidade, tem morte prematura, às vezes.

Vejamos o que João 13:7 diz: “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.”Há muitas coisas que eu vivi, que tu viveste e nós dizemos assim: Por que eu tive que passar por isso? Por que eu enfrentei esta situação? Nós não compreendemos! Mas, lá na frente, tu dizes: Deus tinha razão! Agora, eu entendi como Deus operou a coisa, porque Deus me fez esperar alguma coisa, porque Deus permitiu que eu esperasse alguma coisa. E depois, lá na frente, coisas boas aconteceram!

Então, nós não podemos questionar Deus, o criador do universo, não podemos! Obedecer sempre traz benefícios, mesmo que não sintas e não compreendas. Por exemplo, na questão da predestinação, muita gente questiona, e a bíblia mostra as pessoas questionando. Como por exemplo, em Romanos 9:14 “Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!”

Quando Deus falou de Jacó e Esaú: Como pode? Um vendeu o prato de lentilhas ao outro, como Deus se aborreceu de um e amou outro? Como pode? A bíblia diz! Está na bíblia, eu creio! Há injustiça da parte de Deus? Não! Deus amou a Jacó e se aborreceu de Esaú. E eu digo: Não há injustiça da parte de Deus!

Depois diz a palavra do Senhor em Romanos 9: 20 e 21: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?”Por que tem gente que não é da salvação? Deus é injusto. Por que há pessoas que não têm oportunidade e outras já nasceram predestinadas à salvação? Isto é injustiça de Deus! Não! Não é injustiça de Deus, em Deus não há injustiça.Às vezes, as pessoas dizem: Como é que pode? É uma cadeia de pensamentos a pessoa imaginar que Deus tem vasos de honra para a salvação e vasos de desonras preparados e destinados à perdição. Deus tinha que dar chance a todo mundo! Tu podes pensar assim, mas Deus não pensa assim. O que eu tenho que dizer é: Se eu sou predestinado, glória a Deus! E eu vou falar da minha eleição e da minha predestinação ao mundo e quem for, vai ouvir a voz de Deus e quem não for, lamento muito…, o que eu posso fazer? foi Deus que determinou assim.

Então, amados, sempre, que Deus ordena na bíblia, obedece, imediatamente, não questione Deus, não procrastine, porque estarás atrasando a benção de Deus na tua vida.

Quando nós precisamos de alguma coisa de Deus, nós não queremos, logo, que Deus responda? Queremos. Se nós queremos respostas imediatas, nós precisamos, também, de obedecer, imediatamente.Então, obedece, prontamente.

Segundo segredo:Obedece a Deus, completamente.

Este é um segredo de vida que eu gosto de passar. Amados, nós não podemos obedecer, parcialmente. Há pessoas que obedecem a Deus, parcialmente. Domingo, de manhã, é dia do Senhor, e à tarde é dia do são nunca. Não pode! Se o meu dia é do Senhor, eu não posso dizer: Um mês eu sou dizimista, no outro eu não sou. Eu não posso obedecer, parcialmente, porque Deus não faz as coisas conosco, parcialmente.

Deus não muda! As verdades de Deus são eternas, Deus tem perspectivas muito melhores que nós, ele vê o amanhã. Não digas que as coisas de Deus estão erradas e que não podiam ser assim, a tentação de suspeitar da palavra de Deus é coisa maligna. Aliás, foi a arma de satanás desde o jardim do Éden, vamos ver o que diz em Gênesis 3:1 a 3, e a serpente, a mais sagaz de todos os animais que o Senhor tinha feito, disse à mulher, satanás encarnou numa serpente, e ela falou a Eva: “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.”

Então, a serpente disse: Deus está equivocado! Se Deus disse que a pessoa morre, ouve o diabo falar, ouve a serpente tem mais razão: Não é assim, não! Você não vai morrer! E, às vezes, nós somos postos diante de situações que exigem a nossa integridade posta à prova, de um lado satanás diz: Será o Benedito? E do outro lado Deus diz: É como estou dizendo. Este é o certo! E do outro satanás diz: Deus não quer o teu bem! É isto que as igrejas pregam por aí! Satanás usa o legalismo para dizer: Como é que isso pode ser Deus? Aí, vem uma turma na televisão e diz: O diabo que é o bom! Eu vi um homem na televisão, num programa, dizendo: O diabo é bom, os homens é que o fizeram mau, mas ele é bom, ele faz tudo por nós. Por quê? Porque começaram a questionar Deus, por causa dos pregadores.

Como é que aconteceu a reforma de Martinho Lutero? Foi assim. A igreja com os pagamentos das indulgências, aniquilando o sacrifício de Cristo, anulando o sacrifício de Jesus, começaram a pregar: Olha, vai para o inferno quem não comprar a indulgência! Então, se criou um Deus de inferno, sem misericórdia, maldito, e esta tradição chegou aos nossos dias. E Deus, na sua soberania sábia, levanta um portuguesinho de um metro e sessenta e nove, e começa a dizer: É por misericórdia! É por graça! É por fé, não é por obras! Deus é bom, Deus não manda para o inferno, não apaga o nome do Livro da Vida, contra ti ninguém pode! Maior é aquele que está em vós! Não há mais condenação! E o mundo se levantou em cima de mim e disseram: Nós temos que fechar a boca deste homem! Nos interessa que o diabo seja mau, que é para as pessoas viverem dentro das igrejas, tremendo: Por que o demônio, o diabo, a pomba-gira, as sete-catacumbas, o pena-verde… É isso que nos interessa porque é para dominar o povo.

Em Oséias 4:6 diz: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.”

Quando todo o sistema de 1525 se arvorou contra Martinho Lutero, tentando matá-lo quando ele trouxe a reforma, Deus disse: ninguém pode contra você! Eu é que quero esta reforma! Vamos queimar os livros! Podem queimar, porque a reforma chegou! E hoje, quinhentos e poucos anos depois, nós estamos, aqui, pertencendo à Igreja Reformada que começou, lá, em 1525 com o Padre que disse: É por fé, não é por santinhos, por escapulários, não é por indulgências. O Papado se revoltou, os Príncipes tentaram, tentaram, mas não conseguiram. Podem tentar o que quiserem contra nós, mas não vão prevalecer, não vão prevalecer.

Então, Deus pensa em todos os detalhes da nossa vida. Ele disse: Nenhum cabelo da vossa cabeça cairá! Até quantos cabelos tu tens na cabeça e qual era a cor original dele, Deus sabe. Uma folha! Deus encontrou, sobre as folhas das árvores, o fio de cabelo. Esta manhã quando acordaste tinha no mínimo cento e poucos cabelos no teu travesseiro, Deus contou um por um.

Amado, obedece porque tu amas a Deus, porque és um homem de Deus, porque  és fiel a Deus. Fé é para fazer o que Deus manda porque ele quer o melhor para a nossa vida. Fé é confiar em Deus, em todos os detalhes da vida. Por isso, que em Provérbios 3:5 e 6 diz:“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”

Um dia um Comandante Militar, um General que era leproso, foi levado ao profeta  Eliseu. Era Naamã. Em 2ª Reis 5:9 a 14 “Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu. Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso. Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação. Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo. Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.”

Esta passagem é exatamente dentro do assunto da obediência. Um homem poderoso, um General, um Comandante Militar, que de repente ficou leproso. A empregada dele que conhecia o Profeta lhe disse: Olha, lá, na minha terra, tem um Profeta que vai te curar!  Então, prepara os cavalos. A bíblia diz que prepararam os cavalos, os carros e foram e pararam à porta do Profeta Eliseue disseram: Está lá fora um General com lepra, o que nós podemos fazer? E Elizeu disse: Manda ele tomar banho! O empregado chegou e disse: General, tudo bem? O Profeta disse que tu fosses tomar banho no rio, sete vezes! O General olhou para ele e disse: Eu venho de longe, eu sou um Comandante, e tu me mandas tomar banho nesse rio sujo, lamento, eu tomava banho lá no Abana e Farfar, que são rios de águas cristalinas. E disse que saiu furioso, indignado, porque ali dependia de obediência, não era dele entender que o rio lá era melhor.

Aqui eu quero obediência! Mas, eu vou mergulhar num rio? E aí a turma do bem chegou e disse: General! Tudo bem! Se ele te mandasse fazer alguma coisa difícil, mas ele não mandou, ele disse: Vá tomar banho! Se ele dissesse: Sobe a escadaria da Penha de joelhos! Os irmãos que estão me assistindo, em Portugal, vá, lá no São Bentinho da porta aberta, paga uma coisa qualquer de quinhentos metros de joelhos, mas ele não pediu nada pesado. Deus não pede nada pesado. Às vezes, as pessoas precisam apanhar, sofrer, lamber o pó, que há pessoas que gostam: Eu fiz uma vigília, Apóstolo! Eu fui lá no “Dedo de Deus”, subi em Teresópolis. E Deus disse: Nada disso! Vá tomar banho! Obedece!

As pessoas, na religião, precisam apanhar, mas a bíblia diz que o justo vive por fé! A religião diz: Fé? Esquece a fé, agora vais fazer duas novenas, vais ficar de joelhos a noite inteira, clama, grita, berra! Este é um Deus que não tem nada a ver com o Deus da Graça. Se Deus fosse responder às nossas posturas, nenhum de nós, agora, estaria vivo. Todos nós em algum momento, já desobedecemos!  Tu já obedeceste tudo na tua vida? Nem eu! Se Deus fosse fazer justiça conosco, nenhum de nós sobreviveria.

Então, os Oficiais disseram: Vai, o homem não está lhe pedindo nada difícil! Está pedindo obediência! Eu vou tomar banho num rio lamacento? Vai! Toma! Se a forma de eu enriquecer, acumular e ficar rico é ser dizimista, então, eu vou ser dizimista! Porque que eu vou achar que o dízimo é da lei, que não é da lei, que foi lei. Eu vou discutir com Deus? Se ele diz: Você cresce, você tem sucesso e longevidade! E eu vou perder esta benção toda, tentando me arvorar, e dizer como Naamã disse: Ele está tirando “sarro” com a minha cara! Eu tenho direito de tomar banho com uma água cristalina, H2O! Vamos lá tomar banho! Aí, o general disse: Banho? Pensei que ele vinha e levantava a mão e trazia um litro de óleo num chifre de touro. Deus! Cura agora! E ele disse: Não! É banho!   A fé é uma coisa tão simples, tão leve: Meu jugo é suave! Vá à, te mete lá no meio dos louvores e vais ver Deus agir! Vá às reuniões de oração e Deus vai fazer! Vai por fé à reunião! É simples!

E Naamã foi! Mergulhou! O profeta mandou mergulhar sete vezes! Uma, duas, três, quatro, cinco, seis e já estou a ponto de desistir! Já fui a seis reuniões e continuo leproso! O Profeta não disse sete vezes? Falta uma. Não! Porque eu já fui à reunião de oração, porque eu já dizimei quatro vezes! Faz! Obedece! A obediência é uma coisa divina, é fundamental! Eu estou cansado, tenho Arteriosclerose, meu coração está batendo muito, tenho placas de ateroma, tenho um problema de bico de papagaio. Vai! Mais um mergulho! Está bem, está todo mundo rindo de mim, mas vamos ver! E quando ele voltou, ele viu que estava  curado!

É, por isso, que Deus disse em Mateus 25:21 “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”

Terceiro segredo: Obedecer a Deus com alegria.

No Salmos 100:2 diz: “Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.”Então, quando eu tenho que obedecer a Deus, eu tenho que obedecer com alegria.Salmos 119:16 diz: “Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra.” No versículo 47“Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo.”

Por que eu tenho que ter alegria na obediência? Eu tenho que obedecer, imediatamente, completamente e com alegria?

Porque a minha alegria de obedecer a Deus tem três razões:

1) Eu vou ter mais benefício por obedecer e menos problemas;

2) Eu sei que sempre que eu obedeço a Deus, eu tenho recompensas;

3) Eu obedeço com alegria porque eu amo a Deus.

Amar a Deus é fazer o que ele determina, ofender a Deus é desobedecer.

Eu tenho prazer de fazer a vontade de Deus porque eu o amo! E amor é medida de obediência, é melhor obedecer mesmo que não te sintas motivado, mas faz o que Deus manda.Salmos 119:36 diz: “Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça.”

Deus falou ao salmista: Eu vou inclinar o teu coração para acreditares e obedeceres! Se Deus diz é para o nosso benefício, é para o nosso bem. Então, eu tenho que obedecer, imediatamente. Tem que obedecer a Deus, completamente. Tem que obedecer a Deus com alegria.

Quarto segredo:  Eu tenho que obedecer, continuamente, para sempre.

Eu não posso obedecer, esporadicamente. Salmos 119:112 diz: “Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim.” Eu induzo o meu coração, eu tenho que obedecer a Deus até o fim, não é até eu ter 56 anos, é até o fim. Salmos 119:113 “Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei.”

O salmista disse: Eu não quero ter o meu coração dividido, é Deus e Deus. Não somos nós que decidimos fazer, foi Deus que decidiu tudo por nós. Todas as verdades da fé que eu tenho ensinado, são para praticar em obediência. A Fé sem obras está morta.

Lembra-se quando começamos os 50 dias? Eu falei: Como esperar o melhor de Deus. A segunda mensagem foi: Indo além da minha imaginação. A terceira: Tome a iniciativa, não procrastine! A quarta mensagem, o Bispo pregou: Aprenda a correr riscos com Deus. Preguei na quarta-feira: Persista até o milagre acontecer. Hoje:Segue as instruções de Deus. Isto é para praticar!Tiago 2:17 a 19 diz: “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.”

Então, Deus está dizendo à Igreja: Não há alternativas! A obediência faz Deus agir em nosso favor, tanto é verdade que em 1ª Samuel 15: 22 diz: “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.” Versículo 23: “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”

Deus está dizendo: É melhor obedecer do que sacrificar! Porque o desobediente é feiticeiro! A desobediência  é como pecado da feitiçaria, o da rebelião! É desobediente  aquele que diz: Não! Deus está dizendo que eu devo orar pela igreja, mas eu não vou orar! Eu estou sendo rebelde, eu estou sendo desobediente a Deus. Eu vou te dizer algo que tens que aprender no nosso santo Ministério: Quando se toma decisões nesta igreja, não são decisões que tomadas numa noite que o Apóstolo comeu um hambúrguer estragado e passou mal, e não dormiu e então, chegou, aqui, na igreja e tomou a decisão. Não! Amados! Sabe quanto tempo eu orei para bispos serem ordenados aqui, na Igreja? Os de Grau 2, eu orei mais de um ano. Os de Grau 1: Um ano e meio. Houve pessoas que diziam: Ele não vai ordenar mais ninguém! Isto foi blefe, é mentira, não vai acontecer nada na igreja! Deus sabe! Eu, a minha esposa e meus filhos, eles sabem que a gente ficava: Quem é? Quem não é? E na última hora, horas antes da ordenação, nós pegamos um errado. Então, eu vou te pedir para que não subestime as ordens de Deus, nem subestimes o que se faz nesta liderança. Aqui, nós não temos no lugar um garoto mimado, dirigindo a Igreja. Eu não sou um menininho que caiu de pára-quedas, eu briguei com todo mundo e agora, vou abrir uma igreja. Não! Isto é um processo, é uma história.

Quando o Apóstolo diz: Meus amados, vamos fazer assim, decidimos isto, por aquilo, então, não subestimes. Aqui, há um homem que ouve Deus, falar; que vê Deus e tu não tens que achar: Esta decisão do Apóstolo nós não concordamos! Tem que concordar, sim! Porque a rebelião é pecado da feitiçaria, já basta os que impõem sobre as nossas vidas, negativamente, na sociedade. Nós estamos numa Comunidade, temos um Governo, temos um Tutor, temos um Profeta, um Apóstolo, Bispo, santos, Pastores e Pastoras, consagradíssimos, gente que paga um preço terrível à sua integridade e, aí, se toma uma decisão e têm 30 irmãos que dizem: ‘Ah! Nós não concordamos, vocês estão errados! A Igreja não tem misericórdia!’ Eu não conheço outra igreja que tenha mais misericórdia do que esta. Eu sei! Expulsam as pessoas, humilham as pessoas, publicamente. Já há ministérios que quando um pastor se comporta mal, o líder chega e diz: ele adulterou e roubou! Ele nem adulterou, nem roubou, mas é para queimar e malhar a imagem da pessoa. Eu nunca faria isto, aqui.  Então, às vezes, me perguntam: Por que o senhor ordenou aquele e não ordenou o outro?  Espera, amado! Estamos orando. Isto não é brincadeira! Nós não estamos brincando com o senhor e com a senhora. Tu não vens aqui para ver se vais botar o pé num cadafalso para ver  o que vai acontecer, se amanhã, se abre, aí, um abismo e todo mundo mergulha. Não! Eu sei quantas noites eu e o meu bem passamos acordados. Quantas horas, eu vou, lá, para o meu genuflexório, chorar com Deus para se tomar uma decisão.

Então, a pessoa não pode achar: Ah! O que estão decidindo, está errado! Porque consagraram João e não consagraram a Maria. Deus sabe porque João não foi consagrado. Quem dirige tem que assumir responsabilidades! Eu não passo a imagem assim: ‘Ah! Eu não sabia de nada! Aconteceu! Eu não sabia!’ Eu sei de tudo. E eu estou decidindo cada coisa, e às vezes, eu estou postergando uma decisão que eu estou amadurecendo. Eu oro, eu clamo, eu vejo, eu ouço, eu leio, eu pesquiso, eu peço palavra, ponho o dedo, falo com outro pastor, vejo o que o outro Profeta diz.

Tu não sabes o que eu ralo para ser o que eu sou! Eu ralo! Cada vez que vem uma palavra profética! Tu achas que por minha decisão eu disse:São 50 dias de Fé! Não! São meses! Tem coisas que Deus me falou com um ano de antecedência, eu estou ligado com outros Profetas!Quantas palavras de profetas eu recebo que dizem: É para você! Deus falou, coloca em prática! E eu venho, aqui. Isto é vida! Tu não estás  pisando em pantanal, areia movediça, nesta igreja. Eu tenho juízo na cabeça. Eu não arriscaria o meu nome, pior, o nome de Deus, o nome da nossa denominação por nada que maculasse a nossa vida. Porque se eu estou dizendo: Obedece! Tu pensas que  Deus, durante a mensagem, já não falou à minha mente e ao meu coração: Obedece tu, primeiro! Não mandes os outros fazerem, para depois tu fazeres. Então, eu estou, aqui, sempre dizendo: Espada de dois gumes – vai para lá e vem para cá! Aqui, estás seguro!

-Ah! Porque eu não concordo que casaram aquele irmão, aquela irmã!

Amado! Nós não casamos o irmão porque ele resolveu se casar. Isto foi fruto de horas e horas de oração, de julgamento, porque eu julgo todas as causas, eu julgo todas as causas. Nós já perdemos gente, aqui, neste Ministério que eu julguei, achei equivocado, achei errado e disse: Está errado, está equivocado! Então, nós vamos para não sei onde! Vá, mas, aqui, não pode trazer manchas. Ah! Porque eu não concordo porque o senhor casou aquele com aquela! Eu casei porque o governo permitiu, trouxe uma certidão de habilitação civil, o juiz de família autorizou, o promotor de família autorizou e eu agora, vou dizer que não? Ah! Mas, eu conheço coisas! Todo mundo conhece de todo mundo, amado. Nós não estamos, aqui, para olhar na carne uns dos outros.

Paulo disse em 2 Coríntios 5:16 “Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.”

Se me olhares na carne, vais perceber: O Apóstolo está, hoje, com dificuldade de andar. Ele deve estar com uma dorzinha na perna. O cabelo dele está mais branco, está ficando careca! Não me olhes na carne! Olhe no Espírito, olhe os benefícios que eu trago à tua vida, como Deus usa as minhas cordas vocais para abençoar a tua vida, para te fazer bem, para abençoar atua vida. Glória a Deus!

Importante é isto! Se nós formos por numa balança quem é quem, aqui, nós vamos todos guerrear, todas as igrejas guerreariam. Nós temos paz em Israel! Então, nós não podemos aceitar, por exemplo, criou-se um Ministério dentro da igreja, e a tendência das pessoas é dizer: Aqui, é o nosso grupo!  Nós não temos mais nada com a igreja, nós somos nós, nós temos papel, temos o nosso líder e nós estamos, aqui, só Deus sabe por quê. Isso é diabólico! É como se dentro da tua casa, dos teus sete filhos, dois deles dissessem: Vamos lutar contra papai e mamãe dentro de casa! Igreja é uma família! A igreja foi chamada para obedecer a Deus! Igreja foi chamada para fazer a vontade do Pai. A Igreja foi chamada para ser noiva sem manchas, rugas ou defeitos. Então, tu não estás, aqui, dizendo: meu Deus! A gente está no certo ou no errado? Será que é predestinação ou não? Será que o que esse homem diz é tudo equivocado e o diabo é que tem razão e nós estamos, aqui, ao invés de estarmos no Centro de macumba? Imaginem Naamã quando o Profeta disse: Vá dizer a ele que vá tomar banho!  E quando ele tomou banho ficou surpreso: Por que eu fui desobedecer? Já poderia ter voltado para casa, limpo, todo mundo ia me abraçar, beijar, feito uma festa! Por que eu fui cabeça-dura?

Então, Jesus disse em Mateus 7:21 a 23 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.”Nem todo que diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, (quem faz a vontade do Pai, não é aquele que discute com o Pai, o que questiona o Pai, o que acha que não deveria ser assim. Eu não acho nada. Eu acho o que Deus acha. Por isso, é que eu sou tão abençoado. Há coisas que eu paço e passei na minha vida, que eu cheguei a perguntar a Deus, que eu perguntei ao pai: pai! Eu sou uma pessoa boa, eu vivo fazendo o bem. Por que é que eu passei por esta situação? Por que é que eu tive que ser humilhado nesta situação? Mas, eu nunca disse: Senhor! No mês que vem eu não volto mais à igreja, não pago mais o meu dízimo. Eu disse: Senhor! Eu gostaria de saber por quê? E depois eu compreendi, mais tarde, Deus disse: Viu? Viu? Os portugueses dizem: Há males que vem para o bem! Os males, aos meus olhos, foi para o meu bem depois. Então, eu aprendi que o certo é obedecer completamente, imediatamente, alegremente, continuamente, para o resto da vida, porque este é o dever cristão. Nós vamos terminar com três versículos bíblicos. Dá ouvidos à voz de Deus. Olha o que diz Romanos 1:5 “por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios,”

Então, o apostolado, a mensagem da graça, é para ser recebido em obediência e por fé. Depois, diz no versículo 16 e 17“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé

As nações, entre todas as nações, precisam entender o evangelho da graça de Deus que se obedece por fé, não por sacrifícios, não por estigmas, ordens humanas, regulamentos, preceitos, escapulários, não! É por fé! Está na bíblia, eu creio. Se não está na bíblia, eu não creio!

E eu termino dizendo o seguinte: estou há trinta e um anos na obra de Deus, vou fazer agora, no dia 07 de março, 28 anos que o Bispo Roberto McAlister, me consagrou como pastor e profetizou que eu teria um ministério não conhecido no Brasil, que era o apostolado. Tu nunca me viste, nem me verás metido em confusões, em problemas, em disse que não disse, em conversa fiada de fábulas caducas. Nunca! Eu tenho um tipo de educação, eu fui educado desta forma. Eu não pego questões alheias, porque é como pegar cachorro pelas orelhas, vai morder.  Sou um homem de família tranqüilo, esposa, neto, genro, nora, a minha vida é a obra, é Deus, é a família. Tem gente que gosta, vai à televisão e aponta o dedo pra um, humilha, pisa e acha que está sendo a palmatória do mundo. Não faça isto! Eu prefiro obedecer, porque obedecer é melhor que sacrificar. Obedecer faz a vida se prolongar, a vida ser bem sucedida e viver bem. É isso que Deus quer, para a glória do Senhor. E todo o povo de Deus diga: Amém! Amém!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE