cropped-Logo_azul.png

Tu tens que estar ligado ao corpo de Cristo!

COMPARTILHE

O tema que vamos estudar é: TU TENS QUE STAR LIGADO AO CORPO DE CRISTO,uma das essências da Igreja do século XXI. Diz a palavra do Senhor em 1a. Coríntios 14 a 20“Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo?  O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.” Que esta palavra abençoe os corações.

Vamos orar ao Pai!

Senhor Jesus! Tenho em minhas mãos a palavra viva, o verbo, o LOGUS, que certamente, agora, será como uma semente que vai cair em terra fértil e vai germinar a trinta, a sessenta e a cem por um da semente. Esta palavra é profética, eu a amo de todo o coração. Esta palavra é vida, ela me deu vida. Esta  palavra é bússola, é norte. O Senhor Jesus quando via multidões aflitas, dizia: Falta-lhes um pastor, falta-lhes a palavra. Por isso, Deus, por ela ser profética e ter desígnios eternos, que eles, agora, sejam cumpridos na vida de toda esta multidão que, aqui está, nesta grande Catedral e na vida daqueles que estão assistindo pela internet, pelos satélites, em qualquer lugar do mundo. Senhor, revela-te, agora. É hora de abrirmos os nossos corações e levarmos todos os nossos pensamentos cativos à obediência de Deus. Nós cremos que a bíblia sagrada é a palavra de Deus, em nome de Jesus. Amém e amém.

Meus filhinhos na fé, eleitos do Senhor, universal assembléia dos santos, primogênitos que têm os seus nomes arrolados nos céus e que sabem que em hipótese alguma, ninguém pode apagar o seu nome que está inscrito por Deus desde antes dos tempos eternos, no Livro da sabedoria, no Livro da onisciência de Deus, no Livro da vida.

O mundo inteiro, neste momento, está, totalmente, interligado. Hoje, mais de três milhões de pessoas estão interligadas por algum meio de comunicação. A fibra ótica, esta tecnologia, estes cabos de fibra ótica que unem os continentes são algo fantástico. Existem cabos, hoje, atravessando os continentes, os mares, os oceanos que dariam cinco voltas na terra, para interligar as pessoas. Mais de 1.500 satélites de comunicação estão, agora, interligando a humanidade. A internet, este fenômeno, que em tempo real, uniu o mundo inteiro. Estamos falando de  interligação dos povos. Mas, existe uma outra interligação, existe uma conexão pessoal e individual. Conexão esta que desenvolve o senso da humanidade, que aproxima as pessoas, que une as pessoas, que estreita os laços das pessoas que é a conexão do povo de Deus que é a chamada Igreja.

Lembremos que, desde a criação, no Livro de Gênesis, o Senhor disse: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só.” Então, quando Deus criou o homem, Ele o criou para que tivesse e fosse feito de relações interpessoais. Nós fomos criados para estarmos ligados, unidos a pessoas. A bíblia fala da conexão de pessoas que é uma união espiritual chamada a comunhão dos Santos. Comunhão é muito mais do que uma socialização. Comunhão é muito mais de que uma rede de trabalho. Comunhão é muito mais do que uma rede de contatos. Comunhão é muito mais do que apenas estarmos juntos. Comunhão é a conexão de almas. É a conexão espiritual de almas dos que têm Jesus como seu único salvador. De coração a coração, de alma em alma. O Senhor vai unindo, vai ligando, vai conectando aquilo  que Ele chama, a comunhão dos meus santos.

Então, o que é essencial para nós termos esta conexão dos santos? Nós temos razões emocionais que nos unem. Nós temos razões físicas. Nós temos razões espirituais que quando estamos unidos trazem muitos benefícios à vida. Estar ligado, estar junto, unidos, relacionados,  conectados uns aos outros, é o que dá significado às nossas vidas. Deus não nos fez para sermos uma ilha, ou uma pérola dentro de uma ostra fechada. Deus nos criou, criou o homem para que ele tivesse relações, unidade, para que ele estivesse interligado.

  • Como é que começa esta conexão?

Começa com a nossa conexão com Deus; na nossa união, comunhão com Deus. Se há deficiência na nossa conexão com Deus, há deficiência na conexão com o próximo.

O mundo que não conhece Deus, não gosta de se ligar a outras pessoas. Há pessoas que moram em prédios de vinte andares que não conhecem o vizinho? Há pessoas que moram numa vila, que passam pela primeira casa, segunda casa, até chegar a deles, e não sabem quem são os moradores dessas casas, porque nunca deram um bom dia, nunca se cumprimentaram. Estas são deficiências  porque essas pessoas estão desligadas de Deus, logo, estão desligadas do próximo.

E eu vou lhes dizer mais: existem muitas doenças severas como depressão, angústia, medo, que são fruto do isolamento. Existem doenças emocionais e mentais, existe um tipo de fadiga, solidão que levam à morte porque as pessoas estão isoladas, não estão juntas, não estão unidas, não estão conectadas. Assim, como nós precisamos de vitaminas e proteínas para viver, precisamos de contato humano todos os dias, mas não são contatos de: Olá! Tudo bem? Ciao! É muito mais do que isso! Nós precisamos entender que a igreja do século XXI é a igreja que, entre os seus, tem contatos profundos, intensos. Isto é essencial. Isto é prova, até, científica. As pessoas que vivem e não existem apenas, são pessoas que têm ligações, conexões fortes e profundas com seu próximo.

Então, o que significa “ESTAR, ESPIRITUALMENTE, CONECTADO?” Muitas pessoas não sabem o significado de “igreja” e nem sabem  para que Deus criou a Igreja.  Por isso, vamos começar  primeiro por entender o que é Igreja? E para que comeces a entender o que é igreja, tens que aprender o que não é Igreja.

A igreja não é:

  • um lugar, apenas, para ir ouvir a pregação: Ah! Eu vou à igreja! Eu vim da igreja! Não!
  • um lugar de eventos. Como nós temos eventos e cultos  viemos aqui.

A igreja é:

  • um lugar onde as pessoas se unem e se associam, espiritualmente, para com esta união, se tornarem o corpo mais forte desta terra que se chama Igreja de Jesus Cristo.

Então, a igreja é um lugar onde as pessoas se unem; onde há união e unidade. Diz:União, unidade. As pessoas se associam, espiritualmente. E quando existe esta unidade, há benefícios muito grandes, há coisas extraordinárias que Deus proporciona às pessoas que estão, realmente, unidas, associadas e conectadas.

Igreja do século XXI não que dizer:

  • uma igreja de modismos.
  • uma igreja de aventuras espirituais onde as pessoas saem correndo, os pastores tremendo, saem correndo, aplicam sistemas importados do G12, dança sem espiritualidade, música que não é sacra, que não é espiritual, como o Rock. Não! Isto não é igreja do século XXI

A Igreja do século XXI é a igreja que vive como Deus quer que ela viva.

Então, as pessoas têm que aprender a viverem juntas. Talvez, a pessoa, dentro desta catedral, que mais precisa viver sentindo que é parte, sou eu. Eu sou a pessoa que mais precisa disto porque eu aprendi a conhecer  o coração de Deus e eu sei como Deus vê a Igreja.

Vamos começar por lembrar o que diz Efésios 2:19 a 22: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus…”

Eu tenho dito na rádio e na televisão, que Deus não faz da igreja um lugar para nós irmos: Ah! Hoje, eu vou para igreja! Acabou o culto, pego o meu carro, me mando e só volto no domingo que vem! Não! A igreja é, acima de tudo, uma família. É isto que vamos aprender com esta mensagem. Não adianta ter uma porção de expectadores, se eu não tenho pessoas conectadas, participantes, formando uma família.

Efésios 2:20 “…edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.”A bíblia diz: Nós temos que estar bem ajustados. A família bem ajustada é uma família feliz. A família desajustada é um inferno. O marido bate na esposa, a esposa xinga, o filho desaparece, bebe, fuma. É uma confusão! Nós precisamos estar bem ajustados, bem unidos, bem associados, bem conectados.

Aqui, nós temos que ser a família de Deus porque cada um, individualmente, pode ter potencialidades, mas não é família. Eu me recordo quando nós construímos esta catedral, construímos esta capela, quando eu construí as igrejas: milhares de toneladas ferro, varas de ferro, cimento, areia, pedra, porta, vidro, janela, alumínio. Isto tudo quando está separado não vale nada. Tem potencialidade, mas  não vale nada.  Se cada peça dessas  estivesse no chão, não seria um santuário. Ele se tornou um santuário porque cada peça da construção tinha uma finalidade. Nós fomos unindo cimento, pedra, areia, aço e foi crescendo e se tornou uma Casa de Deus, um Santuário.Por isso, tu não podes estar aqui, na igreja, vir à igreja, e não  ser parte da família Cristo Vive – Missão Apostólica da Graça de Deus.

-Apóstolo, eu gosto daqui porque é enorme e eu me sinto anônimo.

Não! esta não é a tua igreja. Igreja não é um lugar para ir ou ver, participar de eventos. Igreja é uma família. Eu sei que muitas pessoas vêm, aqui, gostam daqui, amam aqui, cantam, são dizimistas, mas não estão conectadas. São espectadoras, mas não são participantes. Nós vamos, pelo Espírito Santo de Deus, conectar, todos, conforme diz o Versículo 21: “no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,”

Quando a igreja está bem ajustada, ela cresce. Quando uma família está bem, quando o marido ama a esposa, a esposa ama o marido, quando os pais e os filhos se dão bem, a família cresce. Mas quando a família é desajustada? Ela perde, diminui. O filho chega aos dezoito anos e diz: Vou embora! Quero fumar! Vou para a balada! Isto desajusta a família.

É nesta área da unidade da igreja que satanás se mete freqüentemente. E se mete começando pelas famílias. Às vezes, é  um marido e uma esposa que se dão às mil maravilhas mas satanás mete uma pessoa entre eles para desfazer a unidade da família. Aí, tem divórcio, cada um vai para um lado, os filhos sofrem, dividem-se os bens. É uma guerra. É uma vergonha nos tribunais, uma dissensão. Acabou a unidade. Acabou a igreja. Quando as famílias são desajustadas, todos perdem.

Eu queria te dizer isto porque a tendência das pessoas que não entendem a igreja como uma família, se isolam. Por exemplo: nós temos muitas áreas de trabalho na igreja, muitos grupos de trabalho, inúmeros. A tendência das pessoas é dizer: Nós somos deste grupo. Nós, até, participamos das coisas da igreja, mas este grupo, aqui, é nosso. E quando as pessoas pensam assim, satanás já está dentro do grupo. Imagina, se pegas a tua mão para deixá-la fora do corpo. Paulo explicou que olho não é nariz, que nariz não é olho, pé não é mão! E se cortares a tua mão e a deixas fora do corpo, vinte e quatro horas depois está putrefata, e setenta e duas horas depois já está comida e depois vira pó. Tu sabes por que há tanta gente, com bíblia embaixo do braço, vivendo uma vida, desculpe-me a expressão, desgraçada? É porque não entende o que estou explicando.

Eu vou dizer algo que pode chocar-te, mas é verdade: Eu, um dia, pedi a Deus para me levar, porque  eu, Miguel Ângelo da Silva Ferreira, preferiria a morte a ser motivo de desagregação ou de separação de alguém na obra de Deus. Se eu tivesse, um dia, que ser escândalo na obra de Deus, eu preferiria ter morrido. Eu prefiro a morte. Eu jamais separaria duas pessoas. Eu jamais me meti na vida de alguém. Eu, sinceramente, preferiria morrer, do que ser motivo de divisão de irmãos porque é a coisa que Deus mais abomina. E há pessoas que não percebem isto.

Então, quem é desagregador? Eu converso com pessoas que dizem: Apóstolo! O Senhor nem imagina! O meu filho traz tantas guerras para dentro de casa! Ele é uma pessoa desagregadora que faz a família inteira perder.

Por que Deus escolheu como imagem da igreja um “edifício”? Ele diz:”no qual todo edifício…”

·         Por que Deus quando pensou na igreja, pensou num edifício?

·         Quando Ele quis dar uma ilustração de Igreja, Ele pensou num edifício?

·         Por que Ele pensou em edifício quando ele pensou em pessoas conectadas?

Porque cada edifício, cada parte, quando se constrói uma casa, se põe as sapatas, o radie, levanta-se colunas… Então, assim, tu fizeste a primeira parte. Depois, tu levantaste as paredes. As paredes estão encostadas nas colunas. Aí, tu vens com o telhado. O telhado vem com o suporte dele. Quem são as paredes e as colunas? Isto quer dizer o quê? Que cada parte de uma construção precisa da outra parte. Tu  não podes botar telhado sem levantar paredes, sem construir colunas. Como eu poderia colocar colunas de alumínio nas estruturas metálicas, se eu não tivesse colunas gigantes, aqui? Como eu poderia botar colunas se eu não tivesse vigas que circundam a igreja toda? Como eu poderia fazer o mezanino se não tivesse, ali, uma gigante viga que levou quatro caminhões betoneiras de cimento armado para suportar o peso das pessoas, lá em cima, num vão tão largo, apenas com uma estruturazinha pequena? Todas as peças dependem umas das outras. Isto significa que Deus, quando falou de igreja como edifício, quis dizer que todos nós precisamos uns dos outros para viver.

Tu precisas do suporte emocional, físico e espiritual. Onde encontras ajuda nos tempos difíceis? Se tu não és parte deste edifício, se nós não estamos escorados uns nos outros, se eu não tenho uma viga prendendo à tua vida à minha? Se nós não tivermos sapatas, sólidos fundamentos, quando chegarem  as crises, nós vamos correr para quem? Para o INSS? Tu precisas do suporte de outras pessoas porque senão a vida fica insuportável.

Como é importante, eu saber que, na minha igreja, eu tenho ajuda, tenho suporte. Porque há coisas que acontecem na vida que se não fossem os irmãos, a vida ficaria impossibilitada de ser vivida. E quando morre alguém da família? Se não é o grupo de irmãos que cerca logo, chora junto, ora, e batalha e consola e conforta. Eu sei! Eu faço funerais, eu vejo.

Quando uma pessoa de repente, recebe a notícia de que  tem um câncer numa família! Amados! Corre um grupo da igreja para lá e batalha e ajuda a irmã a cozinhar e ajuda a fazer compras e leva bolsa. Irmãos! Quando tudo fica de cabeça para baixo, quando, às vezes, o trem sai do trilho, quando se descobre que o filho está nas drogas, quando vêm as lutas, quando vêm as guerras, tu precisas de outras pessoas e tu não podes encontrá-las no mundo, porque no mundo, quando alguém está idoso, quando alguém está doente, quando alguém é chato, o mundo despreza. É a Igreja, é a Missão que conforta!

Depois que compramos as casinhas para os idosos, nós temos, ali, irmãos, que se não fosse a igreja a estender as mãos, estariam na rua, morrendo ali fora. Tu pensas que alguém ama alguém aí fora? Tu pensas que uma pessoa milionária que vê uma pessoa deitada no chão na rua diz: ‘Vamos levá-la! Vamos construir uma casinha de doze mil reais para ela.’ Ninguém faz nada por ninguém!

Por isso que Paulo disse em 2ª Coríntios 1:3 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!  É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.”

Eu passei por lutas, por hospitais, por guerra e fui consolado. Hoje, tenho o chamado para consolar a tua vida e tu consolas a minha. Isto se chama um “edifício”. E eu me sinto muito honrado, amados, em poder ajudar, encorajar, chorar junto na dor, carregar os fardos, e muito mais honrado, quando eu vejo isto, da parte das pessoas, para comigo. Em qualquer momento, nós vamos precisar de suportes para os tempos difíceis. Se nós somos um edifício bem ajustado, as coisas são mais leves. Então, a igreja tem o chamado para ser um “edifício”, mas ela, também, é um corpo. Nós somos membros do corpo de Cristo.

Voltando ainda, à edificação da catedral. Nós temos um sistema de amarração destas paredes todas com estas colunas, por baixo, a média, na segunda, na terceira. Toda esta parte, aqui, é uma viga poderosa, larga e profunda. Ela amarrou nas colunas e as colunas se entre amarraram. Depois, amarraram com o mezanino, amarraram toda esta parte, aqui, com vigas fortes. Para quê? Para ser um edifício sólido. Nós precisamos estar conectados, unidos. Talvez alguém diga: Eu não preciso de você para nada! Hoje, talvez não precises! Amanhã, surge um contratempo, tu vais correr para quem?  É a igreja que vai te amparar. Por isso que a igreja não é um lugar para se ir, é um lugar para se pertencer. Somos um edifício. Imagina se eu dissesse assim:  eu não quero janelas, tira a janela! Não pode! A igreja tem que ter janela. É um edifício! Tem que ter janelas, portas, ar, luz. Isto tudo junto faz um edifício, separado não tem força para nada!

1.    Nós somos um edifício;

2.    Deus comparou a igreja a um corpo.

Romanos 12:4 “Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros

Tu és membro da minha vida. Eu sou membro da tua vida. Somos um corpo. Eu não posso dizer à minha mão: Mão, eu te odeio! Eu te detesto! Não gosto de andar contigo! Tu não vales nada!  Tu vais para o inferno! Não posso! Cada membro é parte da minha vida!

Como as igrejas estão vivendo quando não têm este tipo de revelação?É cada um por si e Deus por todos. Grupinho disto, grupinho daquilo. É uma confusão diabólica em muitos lugares.

Então, a bíblia diz que somos membros uns dos outros, ou seja,  nós pertencemos uns aos outros. Portanto, tu não estás aqui, por acidente. Deus te colocou, aqui com um objetivo. Versículo 4: “…nem todos os membros têm a mesma função,”Ou seja, nós somos únicos, somos todos diferentes, temos diferentes funções, todos precisamos uns dos outros, todos nós precisamos uns dos outros para fazer o corpo completo, mesmo aqueles menorzinhos, todos pertencemos uns aos outros, todos precisam estar conectados uns aos outros. Aqui, não há cem igrejas, aqui dentro. Aqui, há uma única igreja, um único edifício, uma única família.

Eu volto a dizer: Se cortares a tua mão e a jogares no chão, meia dúzia de horas depois já era, não dá nem para reimplantar. Se uma pessoa está dentro de um edifício, de uma família, mas se sente à parte, isolado, não consegue se sentir bem. Nós somos o grupo “tal”, tu vais perder com isto. E quem é que vai ganhar, quem vai se beneficiar com isto?  Aquela pessoa que sabe que mão sozinha desligada do corpo, morre.Tu só serás, efetivamente, um cristão com crescimento espiritual, se estiveres conectado.

Deus ilustrou a igreja chamando-a de edifício. Deus ilustrou-a chamando de corpo.

Nós precisamos entender um pouco mais. Vejamos como Deus pensa. Por que Ele comparou a igreja a um corpo: quando nasce um bebê, o que acontece com o corpo? Todas as partes do corpo crescem juntas, em harmonia. Crescem os braços, crescem as orelhas, cresce o corpo todo. O que acontece com o corpo de Cristo? Como nós somos um corpo unido, não expectadores, mas participantes, todos nós crescemos em todas as áreas da vida. Tu nunca serás o que Deus quer que sejas sem estar ligado, conectado, sem seres igreja,  sem seres a família de Deus.

1.Conectados a Deus;

2. Conectados ao corpo de Cristo.

É aqui, nesta reunião, que se aprende os valores verdadeiros. Às vezes, eu converso com pessoas que me impressionam porque, como nós estamos, aqui, no dia-a-dia, talvez, nem todos percebam o impacto do que  é ensinado neste altar, mas, aqui, muitos aprendem a se vestir, a se portar, a se relacionar, a cuidar da família, a se amar, a cuidar do corpo. É, aqui, que se ensina isto. Estes valores não existem em nenhuma faculdade, em nenhuma aula, em nenhuma disciplina. Disciplina no primeiro período: Como ser uma esposa! Como ser um marido!  Ninguém tem. Ninguém ensina isto. Os pais não têm tempo e as pessoas na “marra” vão vivendo e chegam às igrejas, cheios de deficiência. É, aqui, que nós ensinamos: Esposa, cuida-te para teu marido! Marido, sê atento às necessidades da tua esposa. Olha para os teus filhos! Se não amares os teus filhos, alguém vai adotá-los na rua. Olha a importância do corpo!

Vejamos o que diz Colossenses 2:19: “e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.”Quando o corpo está junto, está ligado, cresce o crescimento.

·         E quem é que dá o crescimento?Deus!

·         A quem? A quem está ligado!

Portanto, eu vou te dizer uma coisa. Quando terminar o culto, não saia correndo! Não fiques no culto olhando as horas para ver se passam rápido. Igreja é família! Igreja é corpo! Igreja é edifício! Quando o Bispo der a benção final não te levantes voado pensando: ‘acabou! Graças a Deus! Aleluia! Só volto aqui, domingo que vem! Vou ter sete dias. Vou botar o pé na jaca!’ Depois, quando voltas, na outra semana, te sentes mal porque há uma turma, aqui, fiel, que não falta aos cultos: eles vêm segunda, terça, quarta… já estão crescendo. E aí, vem uma pessoa que não cresce e diz: ‘Hum! Olha como ela é vaidosa! Vocês já viram o sapato da outra?   Olha o soberbo do Apóstolo! Ele põe a mão no bolso!’ Soberbo? Porque não acompanham a vida da igreja! É assim! Quando uma pessoa está fora da família e volta, acha aquele que ficou estranho, não é verdade?

Então, nós precisamos entender que só cresce o crescimento de Deus quem está junto, quem está ligado.

Amado, tu não podes ser participante sem pertencer. Nada de importante acontecerá! Nós estamos vivendo o mês de dezembro porque há um advento profético que começou na outra semana. Envolve a tua vida, amado! Tu tens talentos,  tens habilidades, tens experiências que vão  acrescentando à vida dos outros. Mas, para crescer tu tens que pertencer. A união faz a força! PARA CRESCER, TU TENS QUE PERTENCER.

O amor incondicional em nosso meio traz benefícios à nossa família e à nossa vida. Esteja, sempre, de acordo com a liderança, com a igreja, com a visão e com a missão desta igreja. UMA VIDA COMPROMETIDA COM DEUS, VÊ DEUS AGIR.

Há pessoas que dizem: Eu não quero compromisso com nada e com ninguém! Quem diz isto não é cristão! Como eu casei, tenho filhos e, agora, vou dizer: ‘Miguel, desculpe mas eu não te conheço, segue a tua vida, arranja teus problemas. Me desculpa mas não dá!’

Como é que eu vou chegar, agora, para a Anna Laura e dizer: Olha! Eu lamento muito teres nascido, paciência, coma, beba alguma coisa, aí, e esqueça que papai existe! Eu não posso fazer isto! Seria uma desonestidade. Muitos o fazem, põem até criança dentro de bolsas e jogam na lagoa, no caixote do lixo. São pessoas perturbadas! Coitadas! São pessoas que precisam de tratamento.

Tu tens que acreditar que, aqui, dentro, há pessoas boas, sinceras, honestas, transformadas, convertidas e que só querem o teu bem. Entendeste? É que, às vezes, as pessoas dizem: A humanidade não presta, o ser humano está perdido, quanto mais eu conheço o homem, mais eu gosto do meu cachorro! Pelo amor de Deus! Não digas isto! Aqui, dentro deste Ministério, quanto mais me conheceres, mais vais me amar. Quanto mais eu te conhecer, mais vais ser amado. Mas, se ao terminar o culto, ficares olhando para o relógio, significa que estás cansado daqui!Assim, tu não vais ver benefícios de Deus na tua vida! Eu vou repetir isto porque é muito importante! É que as pessoas, às vezes, vêm de lugares, já esfoladas, mas eu te digo: tu tens que  acreditar que, neste Ministério, há pessoas boas e tu és uma delas. Há pessoas sinceras e tu és uma delas. Há pessoas honestas e tu és uma delas. Transformadas, convertidas, que são corpo, são família! E esta é a maior experiência da vida!

Então, se no teu trabalho, na tua vizinhança, se os teus amigos, te puxaram o tapete, levaste pauladas, sofreste. Não esperes que te aconteça estas coisas dentro da nossa igreja. Porque Deus não traz qualquer pessoa para este ministério. Tu sabes que fofoqueiro não se cria, aqui. Lobos, divisores de águas não são aceitos, aqui. O Espírito de Deus se encarrega disso: Xô, passarinho! Para fora! Esta igreja é composta, no mundo inteiro, de pessoas que dizem: Se eu sou honesto, se eu sou verdadeiro, eu vejo os outros como honestos e verdadeiros! Porque o bom julgador, julga os outros por si. Se eu sou bom, eu olho para ti e vejo que  és bom, mas se eu sou mau, eu olho e digo: Hum! Aquele ali? Hum!!!  Quando  vês uma pessoa falando, atacando, dizendo, é porque ela é má. Julga os outros por si mesma. Ela é capaz de matar e acha que todo mundo mata. Ela é capaz de destruir uma família, ela diz que os outros vão destruir. Mas, quem é bom, não! Eu vou falar pela terceira vez: Crê que neste Ministério, esses 56.350 membros são pessoas boas, sinceras, honestas, transformadas e convertidas. Por que eu estou falando isto? Porque tu  tens que acreditar em alguém: Ah! Pastor, eu já vim de não sei onde, lá fizeram… paciência! Eu não posso responder pelos outros. Que, aqui, se leva uma vida íntegra, se leva! Eu não sei se eu estou dizendo uma palavra feia, mas aqui, eu não deixo ninguém botar o “pé na jaca”, não! Aqui, começando pela minha família, nós levamos uma vida espartana. Nós temos que ser modelo para os outros. A minha família vive, aqui, em dois trilhos. Todos nós somos muito chatos com isso porque não queremos que as pessoas venham, aqui, e digam: Oh! Esta gente!!! Não tem esta gente, aqui, de nada! E eu vou dizer para os senhores advogados da igreja: O bom julgador, julga os outros por si! Esta é uma frase jurídica! Então, se tu és uma pessoa boa,  olhas com olhos bons para mim e vais dizer bem de mim. Se és mau vais dizer: Este Apóstolo! Hum! Porque és mau, mas se és bom dizes: é bom! É por isso que o puro quando vê as coisas impuras, acha puras, mas o impuro, ele pode ver a coisa pura e vai dizer: Hum! Que cheiro! Cheira mal! Está cheirando mal.

Então, a igreja, também, é chamada de rebanho.

Aliás, um dos aspectos que eu gosto da igreja, e era o termo preferido de Jesus.  Portanto, a igreja é chamada de:

·         Edifício

·         Corpo

·         Rebanho

Rebanho de ovelhas. A bíblia diz em Salmos 100:3: “Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos;…”Graças a Deus! Pensei que fosse o meu livre arbítrio. “…somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.”Nós somos ovelhas. Se tu és ovelha e estás conectada, então, tens direito de dizer  o que diz o Salmos 23:1 “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.”

O que disse Jesus em João 10:11 a 14? Ele disse: Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.”

Às vezes, dentro das igrejas tem um lobo!  E começa a dizer: Eu tenho, às sextas-feiras, uma reunião em minha casa e eu faço um bolo maravilhoso. Eu tenho uma nova receita que vovó me mandou: bolo de laranja. Eu derreto uma laranjinha em cima. Tu apareces em minha casa, dás um negocinho e daqui a pouco começa a malhar um, malhar o outro, fala mal de Deus, fala mal do Apóstolo e quando termina satanás esta à porta, com o tridente. Ele vem com o tridente! Ele diz: Fui eu que te trouxe, aqui, para comer um bolinho de laranja! Come mais! Quanto mais comer, mais desgraçada a pessoa fica. E há pessoas que gostam de bolo de laranja!  “O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,” Versículo 27 e 28: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.”

·         Por que Jesus comparou às ovelhas a um rebanho?

Porque no rebanho a ovelha é protegida, é alimentada, é cuidada. E esta é a função da nossa igreja: proteger as pessoas, cuidar, orientar. Tu precisas disto. Quando  tens problemas profissionais, familiares, sentimentais e emocionais. Quando estás lutando no limite, e és ovelha,  és parte do rebanho, e tens o cuidado do rebanho. É isso que eu faço como teu pastor: eu protejo, eu oro, eu suplico, eu cuido. Toda ovelha precisa de um pastor.

1ª Pedro 5:2 diz: “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados,…”

Deus confiou pessoas para nós cuidarmos. “…antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.”

-Pastor? O que é imarcescível? Que não perde a cor. É glorioso o que o Senhor tem para nós!

Nossa igreja tem esta função. O rebanho da Cristo Vive, da Missão Apostólica da Graça de Deus tem um Apóstolo, tem um Profeta, tem Bispos, Pastores, Pastoras, Presbíteros, Diáconos, Professores, Orientadores, pessoas que trabalham em diversas áreas, são mais de 750 pessoas para ajudar, para cuidar, para pastorear, para abraçar, para chorar.

Esta é a Igreja do século XXI:

·         ser como Deus quer,

·         ajudar os outros,

·         orar pelos outros,

·         pertencer.

Isto é maravilhoso! Deus tem um propósito para a tua vida. Quando Deus te trouxe para este Ministério, Ele sabia que aqui tu vais crescer, vais te unir, vais pertencer, vais fazer a tua ficha de membro. Nós temos pessoas há dez anos na igreja e nunca fizeram cartão de membro. Aqui, tu tens amigos de verdade. Aqui, tens um rebanho. Aqui, tens uns tementes a Deus, uns eleitos que querem estar conectados.

Então, meu amado, minha amada! Coloca o reino em primeiro lugar. A tua família, a família de Deus unida. Este é o teu corpo, é o teu rebanho. Conecta-te! Com certeza eu digo:Os melhores anos da minha vida foram os anos após a minha conversão.

-Ah, Apóstolo! Mas, eu já vi…

Eu, também, já vi, mas eu não quero saber do que eu vi de errado. Eu quero saber das coisas boas. Eu quero lá saber que eu vi,  que disseram, eu quero saber é das pessoas que entraram, aqui, quebradas. Aqui, se erguem, aqui, se casam, se restauram, se reestruturam.

Finalmente, eu queria terminar dizendo: O Senhor chama, desta conexão, os membros da família! Em 1ª Timóteo 3:15 diz isto: “para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.”

Então, Paulo estava ensinando como é que se procede na casa de Deus. Aqui, não é a casa do Miguel Ângelo! Aqui, não é a cada do Apóstolo! Aqui, é a casa de Deus. Aqui, é o rebanho! Há responsabilidades muito grandes. Por isso, é que eu sou duro com quem erra, neste Ministério. Sou implacável com esta situação porque uma coisa é ser família e outra coisa, é ser amigo. Quando tens um problema, o amigo cai fora! Família, ás vezes, brigam, discutem, mas, quando há grandes necessidades, a família está unida e luta junta. Eu conheço casos de filhos que foram injustos com os pais, está aí a parábola do filho pródigo, quando voltam à casa e esperam que os maltratem,  eles dizem: Não! meu filho, podes entrar, podes deitar! Quantos casos eu conheço de pessoas que se casaram, não deram mais nem uma palavra e nem um telefonema para os pais. Depois, diante de um problema, arrumam as malas e vão dormir na casa de quem? Da mãe! Mãe é mãe. E ponto final!

Então, Romanos 12:10 diz isto: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”

Tu tens que me amar. Tu tens que me honrar,  eu tenho que te amar e eu tenho que te honrar. Ponto! Não existe outra coisa! Tirando isto, não é igreja, é clube, é guerra de família, só problemas. Eu vejo os pregadores estão todos enfartados. Os grandes líderes estão todos doentes. Tanta guerra dentro dos grupos das igrejas: ‘Este é o nosso grupo e nós não vamos falar com os outros. Lá, não! lá, é Bola de Neve! Fala com o daqui! Não! Eu gosto daquele garoto porque ele leva, sempre, na brincadeira o que eu falo.’

58 vezes, na bíblia sagrada fala: uns aos outros. Amai-vos uns aos outros. Orai uns pelos outros! Encorajai-vos uns aos outros. Dai-vos uns aos outros. Amem uns aos outros. Então, eu não posso ser isto tudo se eu for um expectador. Eu vou ver, agora, quando terminar o culto, a ceia, as pessoas. ‘Ah! Pastor! Eu sou do grupo lá de trás. Fica atrás desta coluna. Eu entro, tem uma televisão, eu nem preciso ver o irmão, eu fico lá, acabou, meu irmão, eu toco o bonde. Meu negócio é tocar o bonde. Rápido! Acaba este culto! É da motinha! O negócio é a motinha!’

Antão, nós somos uma família. Por isso é que eu perguntei qual é o nome do irmão do seu lado. Pergunte ao irmão.     Você já descobriu quem está do seu lado? Há uns irmãos, aí, de braços cruzados, que não gostam.

-Meu Apóstolo. Quando o irmão perguntou o nome daqui do lado, a pessoa virou a cara. A outra perguntou, eu viro para aquele lado.

Na hora que  precisas, nós vamos virar a cara para ti., também, e ponto final.

-Pastor, mas quem está, aqui, do lado é chatinho.

Mas é parte do rebanho.

-Aquele irmão! Como eu vou cumprimentar aquele irmão, se ele já “pisou na jaca” três vezes?

Vai pisar dez, Deus o levanta, amado!

Este é o lugar para a família, para tu seres feliz, para realizares os teus sonhos. Este é o teu lugar. É, aqui, que tu fazes a diferença. Aleluia! Aba Pai!

-Pastor! Às vezes, nas famílias têm um arranca toco!

É verdade, às vezes, entre nós também tem arranca toco, mas quando o toco é arrancado, ficamos, todos bem.

Eu prometo: amá-los, cuidar de vocês, pastorear, apascentar, dar o melhor da minha vida!

Eu queria terminar fazendo uma pergunta àqueles que ainda não entenderam estas verdades. Por que tu vais continuar desconectado? Nós te oferecemos o melhor. Preencha a tua ficha, hoje. Seja um dizimista. Ajuda a levar a palavra ao mundo. Participa dos cultos. Encontra o teu espaço, aqui dentro. Encontra o teu marido, a tua esposa, se  fores solteiro. Há pouco, uma irmã perguntou: Apóstolo, quando o senhor vai fazer uma reunião, nós estamos, aqui, sozinhas.

É, aqui, que tu tens que encontrar tua esposa ou teu esposo. Onde está a irmã que disse para fazer a reunião dos solteiros?  Uma senhora morena. Deus, manda um varão para ela. Um português. Glória a Deus! Dono de supermercado! Nós temos um monte de gente, aqui, solteiro, divorciado que quer casar. A senhora da igreja não diga: aqui, não tem homem! Tem sim, senhora! Agora, tem uma turma aí que não trabalha direito, esses, não vão arranjar mulher nunca.

Este mês será um mês decisivo. tu que está na internet. Temos mais de 300 pessoas. Este mês, Deus vai dar grandes oportunidades. Esteja ligado à família de Deus. “Amai-vos, cordialmente, uns aos outros, com amor fraternal e dêem honra aos outros.”

Eu sei que, às vezes, é uma “parada” difícil ter que amar uma pessoa que tu não conheces. Eu sei que é difícil. Mas, por que eu falo isto com tanta ênfase: porque há uma hora em que tu vais precisar! Há uma hora que já correste para o médico, e ele diz: Lamento! Vais morrer, mesmo. Não posso fazer nada! Tu já foste ao psicólogo, e ele diz: Ah! O seu filho não tem jeito. Tu corres para um lado, e aqueles que se diziam teus amigos, quando tinhas muito…, os amigos farejam: aqui, tem dinheiro. Vamos ao churrasco, na casa dele. Tem cupim! Tem maminha! Tem lingüiça do Nordeste. Mas, quando estás sem dinheiro, os amigos fogem todos: Não tem cervejota? Não tem pagode? Não! então, não serve! Quando tens dinheiro, os outros farejam.

É tão bom quando nós podemos olhar uns para os outros e confiar. Eu já tive em alguns apertos graves na vida. Eu já tive apertos graves, fui à Delegacia, me botaram em tribunal, mentirosos! Foram os irmãos que foram lá comigo! Ficaram ao meu lado: Aí, Apóstolo! Nós vamos ganhar! Isso não é assim! Mas, quando a pessoa acha que não precisa de ninguém, doutora, é meio complicado. Eu queria terminar dizendo: Há uma hora que tu precisas de alguém para chorar contigo. Não é verdade? O irmão estava lá, morrendo em casa, e a turma foi toda em cima? É o corpo, é a família, é o rebanho, é o edifício.

-Não é verdade que eu preciso de ti e tu de mim, meu bem?

-Preciso muito!

-Você precisa muito?

-Viu minha filha, Cristiane? Tu precisas do papai, e o papai precisa de ti.

-Preciso muito!

Ah, Jesus! Hoje é o dia das declarações de amor. Mas, não é bom quando tu sabes que podes contar com alguém?

Agora, termina o culto e vai embora correndo para pegar o teu carro e diz assim: ‘Semana que vem, eu volto! Vou botar o pé na jaca!’ Mas, quando tu tens amigos de verdade…  amigos de verdade, só cristãos. Só crentes. Não é possível ter amigos ímpios. Nós já levamos tanta, desculpe-me a expressão, pancada do mundo, que os verdadeiros amigos, estão, aqui. São vocês. Somos nós. Outra vez, nós fomos lá na repartição, a irmã me abraçou, beijou a mim e a minha esposa. A gente se sente bem! Saber que tem um irmão que luta por mós, que pensa em nós, que ajuda a família. Às vezes, tu pensas: Não preciso de ninguém! Mas têm outros que precisam de ti. É tão lindo, né? Se tu és médico,  engenheiro, dá um pouquinho do teu trabalho, aqui, na igreja. Se  tens uma profissão, investe na igreja. Tem gente, aqui, que precisa da tua ajuda. Um dia, tu vais precisar. Se  fores uma pessoa que semeia na vida dos outros, vais colher muito, senão, muitos chegam  a ser velhos vingados, são atirados em asilos, cheios de moscas, de xixi. São abandonados. Nem filho vai ver. Eu não queria morrer assim! É triste!

Eu vou terminar dizendo:Eu amo vocês! Eu dependo de vocês. Eu preciso de vocês. Vocês são a minha família, a minha igreja, o meu corpo, o meu rebanho. Em nome de Jesus! Assim seja!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE