Provérbios 4:7: “O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento.”
Senti no meu coração, durante esses últimos dias, que nós precisávamos compreender um pouco mais intensa e profundamente sobre o que significa o Favor de Deus. O Favor de Deus é compreendido por nós, neste Novo Pacto, como benevolência, como aceitação, como vontade, como desejo, como o prazer que Deus sente conosco, com aqueles que O confessaram como Senhor.
Diz no Livro de Deuteronômio 33:16: “com o que é mais excelente da terra e da sua plenitude e da benevolência daquele que apareceu na sarça; que tudo isto venha sobre a cabeça de José, sobre a cabeça do príncipe entre seus irmãos.”
Deus fala que Sua preciosa e excelente vontade, que a plenitude da Sua benevolência, é oferecida ao Seu povo. Lê Isaías 49:8-10.
Diz no Livro de Provérbios 11:27: “Quem procura o bem alcança favor, mas ao que corre atrás do mal, este lhe sobrevirá.”
O Senhor diz no livro de Êxodo 28:38: “E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade concernente às coisas santas que os filhos de Israel consagrarem em todas as ofertas de suas coisas santas; sempre estará sobre a testa de Arão, para que eles sejam aceitos perante o SENHOR.”
O que é ser aceito? É estar debaixo da boa vontade de Deus, do Favor de Deus. Ele nos aceitou quando ainda éramos pecadores. Ele nos amou quando, na carne, ainda éramos Seus inimigos. Portanto, isso que Arão mostrava, no Pacto da Graça de Deus, se chama: A Graça, a Fé, o Favor do Senhor. Lê Esdras 10:11.
Deus, o Senhor Jesus, por Sua natureza, preocupa-se com o bem-estar dos filhos que Lhe agradam. Lê o Salmo 40:8.
Diz o Salmo 145:16: “Abres a mão e satisfazes de benevolência a todo vivente.”
Deves entender o Favor de Deus, e isso deve ser entendido por revelação. Se a Palavra não está no teu Espírito, se ela é apenas teoria, nada acontece. Para teres compreensão dessas verdades, precisas conhecê-Lo e compreendê-Lo com profundidade. Vamos compreender quem é o Pai, o Deus, o Rei que nos favorece. Vamos compreender quem é Aquele que nos tira da cama para o louvor e a adoração, quem é Aquele que nos chama pelo nome.
Olha, muita gente não recebe de Deus, porque não tem a revelação de quem é Deus. A maioria dos lugares fala mais dos demônios, do diabo, do que de Jesus. Em outros lugares falam mais de um hino, de Maria, de santo, de anjo, do que de Jesus. Lê Lucas 11:1.
Diz Lucas 11:2: “Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;”.
Então, quero te passar algo do qual estou absolutamente convencido, totalmente convencido a respeito de Deus. Vamos, primeiro, conhecer o nome de Deus, porque Jesus disse: “…Pai, santificado seja o teu nome…”. Tu conheces o nome, especialmente, quando conheces as manifestações de Deus que ocorriam no Antigo Testamento. Deus é grande demais. Ele se manifestava em diversas formas, em diversos aspectos, que eram intrínsecos a Sua natureza. Naturalmente, que não havia uma palavra no Antigo Testamento, não havia um substantivo que descrevesse Deus na Sua totalidade. Lê Hebreus 6:13-14.
Devemos conhecer o Deus-Pai. É importante sabermos o que Ele tem para as nossas vidas. É necessário que isso toque o teu coração e tua vida de oração, a partir de hoje.
Diz Mateus 6:9: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;”.
Deus insiste com que a Sua Igreja O conheça como Pai. Sabemos que, na verdadeira acepção da palavra, a missão de um pai é proteger. O pai é o provedor, é o que luta pela família.
Diz Romanos 8:15: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.”
Não éramos filhos, mas fomos adotados pelo Pai. Fomos adotados por Jesus e, por esse fato, baseados nessa adoção, hoje, podemos dizer: “Aba Pai.”
Quando falamos do Favor de Deus, referimo-nos ao Favor do Pai. O Pai que é o socorro bem presente na hora da tribulação, que nos perdoou de todos os pecados, que nos selou com o Espírito Santo, que nos livrou da maldição da lei, que nos livrou do inferno, da depressão e do medo, que responde às nossas orações, que se tornou um Espírito com o nosso espírito, que nos ensina a dizer: “Aba Pai.” Esse é o Pai.
A Bíblia diz que, se um dia eu for infiel, Ele continua fiel. Ele não pode negar-se. Jesus disse: “Olha, o Seu nome deve ser santificado.” O que quer dizer “santificar”? Quer dizer “separar”, “adorar”, “glorificar”. O nome do Senhor deve ser adorado, santificado e glorificado. Ele não pode ser visto como o “chefe lá de cima” ou o “cara lá de cima.” Ele é venerado. Ele é bendito pelos nossos lábios.
Como Ele é o Pai que deve ser adorado, vejamos uma coisa interessante: No Antigo Testamento, Deus tinha que se revelar, e, para isso, precisou se apresentar com algum nome. Ele tinha que se revelar a si mesmo, como imutável, como eterno.
Quando Moisés quis se aproximar de Deus, disse: “Senhor, mas quem és Tu?” E diz a Palavra do Senhor que Ele se revelou, do original hebraico, com a Palavra: “Jeovah.” “Jeovah” quer dizer: “Aquele que se revela a si mesmo”. Quando alguma coisa de Deus nos é revelada, quando compreendemos o que está escrito, não podemos deixar de fazer o que está na Bíblia.
Deus se manifestava de diversas formas. Ele se manifestou como Santificador, como Deus que curava, como Provedor, como o que se fazia presente, como o que santificava, como vitorioso.
Revela Hebreus 13:8: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.”
Então, amado, não quero ficar numa aula de teologia. Não quero me tornar um exegeta, um hermeneuta; quero ir ao coração simples do trabalhador, do homem de Deus, da mulher de Deus. Se Ele, no passado, se revelava de diversos aspectos, e Ele é o mesmo, Ele continua se revelando, hoje, da mesma forma. E, se Ele fazia coisas maravilhosas, no passado, e Ele é o mesmo de hoje, continua fazendo, hoje. Vamos glorificar ao Senhor! Essa é a revelação, porque diz no Livro de Êxodo 6:3: “Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, O SENHOR, não lhes fui conhecido.”
Eles O conheciam pelas manifestações, pelas revelações. Ele se revela, no Antigo Testamento, como “Jeovah.”
Então, eu queria te dizer: essa manifestação de Deus, essas manifestações do passado, continuam hoje. Por exemplo: Se tiveste uma promoção, hoje a revelação diz “O Senhor que me promove ou o que me promoveu”. Se tu tiveste um livramento, “o Senhor que me livra”. Se tu viste a inveja na tua empresa ser detida, “o Senhor que detém a inveja”. Se tu ganhaste uma causa na justiça, “o Senhor se revela como teu juiz”. Se foste defendido por alguma situação, “o Senhor se revela como o teu advogado”. Então, Deus é eterno. Ele é Aquele que sempre era, foi e será. Todas essas oito revelações principais do Antigo Pacto continuam se revelando, hoje.
Diz em Êxodo 3:13-15: “Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.” Eu sou o que sou.
Amado, estamos lembrando o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Ele disse: “Olha, o nome Eu não vou revelar. Só vou revelar as minhas manifestações.”
Tu precisas de um Provedor? Ele disse: “Eu sou o teu Provedor.” Tu precisas de uma cura? Ele disse: “Eu sou o Deus que te sara.” Tu precisas de milagre? Ele disse: “Eu Sou.” Tu precisas de um emprego? Ele disse: “Eu sou a tua porta.” Tu precisas de uma transformação na família? Ele disse: “Eu sou o que transforma a tua família.” Se estás com medo de alguma coisa, Deus diz: “Eu sou a teu favor!” Se precisas de consolo de alguma coisa, Ele diz: “Eu sou o teu consolador.” Quando tu precisas de uma dívida cancelada, Ele diz: “Eu sou o que cancela a tua dívida. Eu sou o que te gera uma grande promoção. Eu sou o que te abre uma porta de emprego. Eu sou o que quebro as trancas que trancavam a tua vida. Eu sou o que te cura. Eu sou o que te opera milagres. Eu Sou. Eu Sou. Eu Sou.” Se as situações que enfrentas vão além da tua capacidade, o Eu Sou aparece e diz: “Eu sou a solução. Eu sou a solução. Eu sou a solução.” Se tens uma causa no emprego, se tens uma causa na justiça, Ele se revela como: Eu Sou. “Eu sou o que te vai dar a solução. Eu sou o que vou te fazer o milagre. Eu sou o que abrirei essa porta” “Eu Sou. Eu Sou. Eu Sou.” Era assim que Ele queria ser lembrado no Antigo Testamento. Então, essa revelação não ficou no passado. Ela continua viva e verdadeira hoje e para sempre.
Por isso, no Antigo Testamento, Deus se apresentava com vários nomes. Conforme a necessidade, Ele aparecia. Deus precisa se revelar a ti, para que vejas o Seu Favor, conforme as tuas necessidades. Assim, passando essa revelação ao teu coração, vais começar a ter muito mais intimidade com Deus, muito mais confiança em Deus.
Só se possui uma boa relação com Deus, quando se conhece Deus. Muita gente conhece pomba-gira, demônio, capeta, mas não possui ligação com a Bíblia. Quando Deus, por exemplo, operava alguma coisa de justiça, no Antigo Testamento, do original, Ele era chamado de “Jeovah Tsidkenov.” Quando Ele santificava alguma situação, Ele era chamado de “Jeovah Mikadeshi.” Quando Ele se fazia presente numa hora de tribulação, Ele era chamado de “Jeovah Shammah.” Quando havia paz, dada por Deus, Ele era chamado de “Jeovah Shallom.” Quando havia cura, Ele era chamado “Jeovah Rafah.” Quando havia uma provisão sobrenatural, Ele era chamado de “Jeovah Jireh”, o Provedor. Quando havia uma vitória, numa guerra, Ele era chamado de “Jeovah Nissi.”
Tu podes me perguntar: “O que isso tudo, que o irmão está dizendo do Eu Sou, das manifestações de Deus, tem a ver comigo?” Agora, vamos entrar na segunda parte. Vê João 8:57-58: “Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.”
Ele é o mesmo de ontem, de hoje e para sempre! Ele é o EU SOU. O que Deus estava dizendo? “Quando Abraão teve o encontro com o Criador, era Eu. Quando Isaque foi abençoado, fui Eu que o abençoei. Quando o povo de Israel foi liberto do Egito, fui Eu o libertador. Quando houve provisão sobrenatural, fui Eu que dei a provisão. Só que eles não me conheciam. Eles me chamavam de “Jeovah Jireh.” Hoje eu tenho um nome. No passado, eu não poderia me identificar com nome, mas, hoje, quero vos dizer que sou Jesus Cristo!”
Portanto, todas as Suas manifestações continuam, hoje. Isso deve estar dentro, no teu espírito. Não sejas covarde. Não temas o homem! Não temas ninguém. O Deus que diz: “Haja sol, lua, estrelas”, que pegou o barro, fez o homem, adormeceu-o, tirou uma costela, fez uma mulher; Ele se chama: Jesus Cristo. Ele, agora, tem um nome. Ele, agora, tem um corpo que não tinha no passado.
A Palavra diz em Colossenses 2:9: “porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.”
Habita no Seu Corpo toda a plenitude da divindade. Isso significa que nós, agora, não temos mais que dizer: “Jeovah Jireh, Jeovah Shallom, Jeovah Rafah, Jeovah Nissi.” Nós dizemos: “Jesus Cristo. Jesus Cristo. Jesus Cristo.” Porque todas as manifestações do EU SOU do Antigo Testamento estão, agora, na vida de Jesus Cristo.
Diz Colossenses 1:15: “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;”. Jesus é a imagem de Deus. Deus, no passado, não era visto. Não era possível ver a Glória de Deus. Não era possível ver Deus. Agora, não! “Ele é a imagem do Deus invisível.”
Vê Colossenses 1:16-17: “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” Ele é Alfa e Ômega. Nele, tudo subsiste, inclusive a nossa vida. Lê Colossenses 1:18.
Prossegue Colossenses 1:19: “porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude” Todas as manifestações do Antigo Pacto estão, agora, em Jesus Cristo.
Diz João 10:30: “Eu e o Pai somos um.”
Revela João 1:1: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”
Mostra João 1:14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”
Agora, estamos conhecendo mais a respeito daquele Eu Sou.
Vê 1 Timóteo 6:15: “a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores;”.
Não há três. É Único. Rei de reis. Senhor de senhores. Lê 1 Timóteo 6:16, Filipenses 2:9-11 e Apocalipse 1:13-17
Amado, não te acovardes, não tenhas medo, mesmo que as ondas se levantem e espumejem, mesmo que o vento ruja contra ti, Ele diz: “Não temas. Não temas. Não temas. Não temas. Não temas. Não temas. Não temas.” E por quê? Porque esse Deus é o Deus do nosso Favor. O Seu prazer é nos favorecer. É o Deus que nos protege. É o Deus que nos guarda. É o Deus que provê.
Por que vivemos acovardados, nesta vida? Por que que diante de qualquer coisa já ficamos tremendo? Se Deus abriu o mar, emperrou as rodas dos carros dos oficiais de Faraó, colocou três milhões de pessoas para caminhar para a Terra Prometida…
Quando se conhece essa revelação, quando Deus está realmente em nós, não pode haver medo, não pode haver inferioridade, não pode haver covardia. Olha, se os teus dias são difíceis, diz: “Senhor, Tu és a minha vitória. Senhor, eu não temerei mal algum. Senhor, Tu me dás força para adquirir riquezas. Senhor, Tu farás o milagre que eu preciso. Senhor, Tu farás prosperar os meus caminhos.”
Tudo o que as tuas mãos fizerem, vai ser bem-sucedido. Tudo o que fizeres, prosperará. Se o inimigo vier contra ti por um caminho, terá que fugir por sete. Tu imaginas, pela fé, que tens as chaves do Reino nas mãos. O que abres, ninguém pode fechar. O que fechas, ninguém pode abrir. As portas do inferno não prosperarão. Elas não prosperarão contra a tua vida. Tu podes todas as coisas Naquele que te fortalece. Ele pode fazer infinitamente mais pela tua vida. Lê Deuteronômio 6:11.
Diz Gênesis 12:3: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
Quem te abençoar será abençoado, e quem te amaldiçoar já está amaldiçoado. O Rei de reis, o Senhor de senhores está dizendo: “Está escrito! Eu velo pela minha Palavra para que ela se cumpra!” Ele já avalizou isso tudo com o Seu próprio Sangue.
Diz 1 Samuel 2:30: “Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.”
Eu honro aqueles que me honram.
Depois de saber de tudo isso, tu vais ter medo da vida? Depois que tu compreendes isso, vais deixar de ter vida de oração íntima com o Pai? Depois que tu compreendes a natureza, a imutabilidade de Deus, podes trocar um culto para ver um jogo de futebol, um churrasco com a tia que chegou do Nordeste? Depois que tu compreendes isso tudo, vais dizer que não precisarás de reunião de oração?
“Eu sou O que te cura! Eu sou O que te salva! Eu sou O que te liberta! Eu sou O que coloca um anjo diante de ti! Eu sou Aquele que te cubro com a Minha destra sagrada! Eu sou Aquele que te diz: “Vai” Eu sou Aquele que te diz: “Não recues!” Eu sou Aquele que te encho de sabedoria, de Graça, de proteção. Eu sou Jesus”. Crê nesta verdade: “As mesmas manifestações, as diversas manifestações do Antigo Pacto, agora, estão muito mais intensificadas”, porque Ele diz que o Novo Pacto é melhor, é superior. Ele já deu a vida por nós. Já derramou o Seu Sangue na cruz do Calvário. Ele disse: “A maldição não terá mais lugar na tua vida.” Somos herdeiros com o crente Abraão. Nós, hoje, podemos dizer: Aba, Pai. Pai, Pai. Adoramos o Teu nome, santificamos, glorificamos, dizemos que Deus é o Senhor da nossa vida.
Ele disse: “Agrada-te de Mim e Eu satisfarei os desejos do teu coração!” Agrada-te do Senhor que Ele satisfará os desejos do teu coração! Não te esqueças que as múltiplas manifestações, a plenitude de Deus está em Jesus. Tu não precisas mais ficar gritando os nomes de Deus. Agora, Ele tem um nome que se chama Jesus.
Eu queria que todos vivessem esse amor grande com Deus. O Eu sou é que cancela as nossas dívidas. O Eu sou é que vai dar-nos a casa própria. O Eu sou é que nos dá a vitória.” Ama-o. Ama-o de todo o coração. A provisão e a Sua benevolência é que são ao teu favor. Eu te digo: “Eu sou testemunha do Favor de Deus.”
Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.