cropped-Logo_azul.png

A RETRIBUIÇÃO DE DEUS

COMPARTILHE

Isaías 35:1-4 “O deserto e a terra se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso. Florescerá abundantemente, jubilará de alegria e exultará; deu-se-lhes a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do SENHOR, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.”

Hoje, prosseguimos falando da palavra que nos foi dada na passagem do ano: ‘O deserto se alegrará, o ermo florescerá abundantemente, as mãos frouxas se fortalecerão, os joelhos vacilantes se firmarão, os desalentados serão fortes e que a retribuição de Deus virá.’ Ou seja, não haverá vidas infrutíferas, haverá a continuidade da prosperidade entre nós e Deus está levantando pessoas extremamente confiantes.

Deus prometeu ao Seu povo que a partir de agora tudo seria retribuído, que tudo seria restaurado, que não haveria mais deserto, ermo, frouxidão, vacilos, desalentos, temores ou perdas na nossa vida.

Sei que Deus trabalhará tão profundamente nos nossos corações que nunca mais ouviremos pessoas dizerem que perderam possibilidades, ou que jogaram tudo fora, ou que estragaram tudo, e, por isso, não foram felizes. Tudo aquilo que foi desperdiçado, ou porque não havia conhecimento, ou porque não havia vigilância, será restituído por Deus. Tudo o que perdemos pode e será restaurado!

Se o diabo tivesse o poder de tirar, fazer e acontecer com as nossas vidas, e ficasse tudo por isso mesmo, Deus não seria Deus. Nós nascemos com um propósito eterno do Senhor. Para que tu sintas que isso é verdade, olha o que diz em Efésios 1:4-5: “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,”.

Pelo beneplácito, querer e soberania de Deus, hoje podemos dizer que fomos predestinados em amor, que somos santos e irrepreensíveis, segundo a Sua vontade. Agora, predestinados segundo a vontade de Deus para quê? Para vivermos apanhando da vida, sofrendo? Será esse o propósito de Deus, quando nos fez santos e irrepreensíveis? Absolutamente! O Senhor planejou para nós uma vida de satisfação, de alegria e de utilidade para o Reino.

Muitos, talvez todos nós tenhamos perdido ou desperdiçado anos da nossa vida. Anos em que o gafanhoto atuou. Quantos anos foram consumidos antes da nossa conversão? Quantos foram devorados pelo gafanhoto do pecado e da rebeldia? Quantos desperdiçaram a vida? Quantos poderiam ter trazido alegria aos pais, ter poupado dores e sofrimento ao cônjuge ou aos filhos e não fizeram? Quantos estavam cegos, embrutecidos ou escravizados pelas mentiras do diabo, servindo como mãe ou pai de santo? Quantos foram feiticeiros, freqüentaram seitas e perderam a sanidade mental? Quantos chegaram a perder a sua reputação por causa do gafanhoto? Quantos foram consumidos pelo jogo, pelas drogas, pelo álcool…? Quantos tentaram um casamento, depois um concubinato, depois se amasiaram e nada deu certo? Quantos perderam anos de vida abandonando os seus leitos imaculados para algumas horas de prazer hediondo de um adultério? Quantos perderam anos de vida alimentados pela luxuria, pela cobiça e, hoje, sentem vergonha dos anos que o gafanhoto consumiu e destruiu? Quantos ofenderam a Deus ou a própria família? Quantos viveram enganados com ensinos de demônios, com doutrinas malignas, com o anticristo, com o ministério da iniqüidade? Quantos perderam a casa, a loja, valores financeiros altos, o nome? Quantas bênçãos perdidas por negligência, ou por pecado e rebeldia, ou por desatenção aos princípios de Deus?!

Eu sei o que é perder anos de vida, sei o que é viver anos de sofrimento. Como pastor sempre fui um homem vitorioso, mas, como homem, como Miguel Ângelo, sofri anos e anos. A minha vida estava à deriva, desperdicei 21 anos com sofrimento e com humilhação. Foram anos devorados pelos vermes infernais. Eu sei o que são anos consumidos pelo gafanhoto…

Hoje, estamos perdoados e regenerados. Renascemos de uma semente incorruptível. Vê o que diz em 1 Pedro 1:23: “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.”

Já fomos recuperados, regenerados e renascemos de uma semente incorruptível; estamos sob o Sangue de Jesus Cristo. O nosso passado foi jogado fora. O chamado tempo da ignorância foi jogado fora. Olha o que diz Miquéias 7:19: “Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.”

Talvez alguém me pergunte: Mas Apóstolo, é possível receber de volta tudo aquilo que foi perdido ou devorado pelo gafanhoto? Segundo a promessa de Deus, sim! Trago boas novas de grande alegria: Deus pode e restituirá todos os anos desperdiçados que foram consumidos pelo gafanhoto.

Enquanto eu estudava a respeito da “retribuição”, Deus me levou ao profeta Joel no capítulo 2, versículo 25. Essa palavra foi dirigida a Israel e, hoje, é dirigida à Igreja de Cristo no mundo. É dirigida a cada um de nós, individualmente. Olha o que Deus diz: “Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros.”

Joel estava descrevendo a vida antes da salvação, antes da conversão. Os gafanhotos são o resultado do pecado e da rebeldia. Amado, estávamos sendo devorados.

Deus diz em Joel 2:11: “O SENHOR levanta a voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque é poderoso quem executa as suas ordens…”.

Diz em Joel 2:1 “Tocai a trombeta em Sião…”

Sião é a igreja. Ou seja, Deus avisa que mudará toda situação contrária.

Quem não tem Jesus, não possui defesa ou armas espirituais. O fogo devorador vem, entra pelo coração, pelos ouvidos, e a pessoa não sabe como se defender, por isso, perde, vê a ruína, a falência, a vida se esgotar.

Nós vivemos em um país onde há hábitos satânicos, onde as pessoas se habituaram a consultar cartas, búzios, quiromantes e necromantes. São pessoas que um dia tiveram um lar como um jardim florido. Hoje, são um deserto.

Joel 1:4 diz que o que deixou o gafanhoto cortador, comeu o migrador. O que deixou o migrador, comeu o devorador. O que deixou o devorador comeu o destruidor. Esses são quatro aspectos do ataque à vida de quem não tem defesa, de quem abre brechas.

Como é esse ataque? É um envolvimento em cascata, aos poucos, quase imperceptível. Primeiro, é uma pequena dose, depois são duas, três, até que, às tantas, já há um completo submetimento ao erro.

Joel ainda faz uma analogia com uma guerra. Joel 1:6: “Porque veio um povo contra a minha terra, poderoso e inumerável; os seus dentes são dentes de leão, e ele tem os queixais de uma leoa.”

Satanás joga as suas mentiras na vida de um homem bom, de uma mulher boa e essa pessoa começa a perder, a arruinar-se, a desgostar-se, a chorar…

Dizem os versículos 10 e 12: “O campo está assolado, e a terra, de luto, porque o cereal está destruído, a vide se secou, as olivas se murcharam.” “A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens.”

A vida seca quando não há recursos espirituais para confrontar o ataque, porque esta é a função de Satanás: matar, roubar e destruir.

Deus diz, em Joel 2:25: “Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos…”

Deus recompensará os anos que foram destruídos na nossa vida! O Senhor não está falando de uma semana, mas de anos que perdemos. Tu recebes isso para a tua vida?

Se Deus fosse dar o troco culpando-nos pelos nossos pecados, o que seria de nós? Ele tem a provisão para todos os anos que foram consumidos. Eu estou agarrado a essa promessa, porque creio no Deus de Joel 2:21: “Não temas, ó terra, regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR faz grandes coisas.”

Quando o Senhor diz que faz grandes coisas não está se referindo apenas a curar uma dor de cabeça ou uma cárie dentária. Ele está dizendo que restituirá aquilo que os assaltos da vida nos tiraram. Estamos lidando com o Deus certo que promete e diz nos versículos 19-20, 26-27: “e, respondendo, lhe disse: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações. Mas o exército que vem do Norte, eu o removerei para longe de vós, lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; lançarei a sua vanguarda para o mar oriental, e a sua retaguarda, para o mar ocidental; subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque agiu poderosamente.” “Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. Sabereis que estou no meio – da igreja – de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado.”

O Senhor devolverá todos os anos que foram perdidos. Tudo começará de novo. No dia em que O conhecemos, a agenda e o calendário da nossa vida mudaram. Deus vai até o primeiro dia da nossa vida e traz tudo de volta.

Olha, tudo que tu achavas que estava morto, perdido, acabado ou guardado para sempre, será devolvido e restituído! Então, não penses que a tua vida foi jogada num ralo. Deus produzirá vitórias sobrenaturais além das possibilidades humanas, além do que tu imaginas.

Joel 2:24: “As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo.”

Deus ressuscitará o que estava morto na nossa vida. Vícios antigos nunca mais voltarão. Erros passados não serão mais devoradores. Tentações não serão mais destruidoras. O passado espiritual está morto! A Bíblia diz que quem está em Cristo é uma nova criatura, e as coisas velhas já passaram. Tudo se fez novo. Todas as feridas causadas pelas mentiras do diabo estão cicatrizadas.

Jeremias 31:3 diz: “De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.”

Quando vem a adversidade, o destruidor, o devorador e o migrador não podem fazer nada porque o amor eterno de Deus é maior, e o Senhor prometeu restituir tudo o que tiver sido afetado.

Depois de tudo, alguém pode estar pensando: Mas a coisa é assim tão fácil? Bem, agora, vamos entrar nas regras de Deus. Seria muito fácil a pessoa levar uma vida espiritual de qualquer jeito e começar a pedir a Deus que Ele trouxesse de volta o que o gafanhoto levou… Temos regras, e a primeira delas é que Deus é o galardoador daqueles que o buscam. Ou seja, devemos buscar o Senhor.

Em segundo lugar, a confiança na fé deve ser viva. Tu deves estar certo de que algo grande e poderoso começará a suceder. Não fiques surpreso se o diretor da tua empresa te chamar e te oferecer aquele cargo maior. Tu já deves estar, a partir de agora, com grandes expectativas sobre tudo o que ocorre na tua vida. Deves desejar muito que essas coisas aconteçam. Precisas orar, chamar à existência, provocar uma vida a sós com Deus, manter uma vida congregacional. A igreja deve ser parte integrante da tua vida. Assim como tens o teu corpo, não deves abrir mão da igreja, pois é nela que Deus faz a obra, restaura, cura, transforma.

A manifestação das promessas será tão intensa, que em Isaías 35:2 diz: “…eles verão a glória do SENHOR, o esplendor do nosso Deus.”

Deus quer que Seus filhos vejam a Sua Glória. Ou Deus opera conforme a Bíblia, ou tudo seria um equivoco. Ou nós cremos e começamos a determinar na nossa vida que coisas grandes aconteçam, ou então andaremos de rastro, perdendo e desperdiçando tempo. Qual o motivo de Deus ter dito que Ele é o dono da prata e do ouro? Somente para mostrar que é rico e os Seus filhos pobres? Se um pai humano, de carne, quer dar o melhor para os filhos, imagina Deus! Agora, tu não podes duvidar.

Deus criou a lei da restauração. Eu não havia me apercebido disso. Já preguei várias vezes sobre Joel, mas não havia percebido a intensidade da promessa da restituição. Sempre acreditei que aquilo que perdi no passado não tinha mais volta. Era o tempo da ignorância. Vamos tocar o barco… Estava enganado! Deus diz que restitui tudo o que perdemos. Devemos viver o que a Bíblia diz que é nosso direito. Amém? Se o nosso Deus segundo a Sua riqueza em Glória há de suprir cada uma das nossas necessidades, se podemos todas as coisas nAquele que nos fortalece, se todas as Suas promessas contribuem para a vida e para a piedade, como podemos viver aquém disso aqui? Deus seria muito mau.

Deus quer, pode, fará, já fez pela Fé! É a lei da restauração! Estamos falando do Deus Verdadeiro, Poderoso, que é capaz de restaurar até o que esteve perdido. Esse é Jesus e não um deuzinho, uma imagem, uma figurinha, um corpo pendurado na cruz. Não! É o Deus que ressuscitou dentre os mortos. O túmulo está vazio. Ele é Soberano, vive, é Senhor! Vamos acordar! Isso é para ti, para a tua família, para o teu lar. É a restauração de Deus. Não te surpreendas com as surpresas de Deus. O Senhor só estava esperando que alguém cresse nEle dessa forma.

Começa a trabalhar a terra, a semente, a loja que você quer, aquele negócio, aquele curso superior, aquela vaga em algum cargo do governo, aquele casamento, aquela felicidade… Deus trará tudo de volta.

Amado, não tenhas medo de Deus! Há vinte e cinco anos sou Pastor e não encontro um versículo na Bíblia que mostre Deus fracassando ou perdendo. Quando Deus restaura as antigas feridas, as culpas, os pecados e as perdas, eles não podem ser mais vistos. Ou seja, o que perdemos no passado não poderá mais ser visto na nossa vida. Tudo o que foi levado, que foi destruído e que foi consumido voltará. É a lei da restauração de Deus.

Em 1 Coríntios 2:9 diz: “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

Essa promessa é para ti, para mim, para nós, para Sião, para a Igreja do Deus vivo. Deus é o galardoador daqueles que O buscam. Para Ele não há impossíveis. Vamos crer, pois já está determinado.

O mundo está metido em tradições e em rezas. Olha irmão, os nossos olhos ainda não viram, nem os ouvidos ouviram, nem no coração há lugar para entender o que de grande Deus fará!

Quando o povo de Israel passou necessidades debaixo do chicote de Faraó Deus disse que havia ouvido o seu clamor. Eram três milhões de pessoas. Moisés não sabia como carrear tanta gente. Quantos litros de água se bebe por dia? Quantas toneladas de lenha para cozinhar? Quantas barracas para se instalarem? Já imaginaste todo o sistema, toda a logística que Moisés teve que usar? Sem Deus, Moisés não tinha condições de realizar tarefa tão árdua. Sempre é como Deus quer. E Deus quer o melhor. Por isso, tudo o que o gafanhoto nos tirou, voltará as nossas mãos. Eu creio nisso e estou determinado a ver coisas grandes.

Nós precisamos ir para o mundo inteiro. O Planeta está morrendo! Hoje, há mais gente consultando igrejas do diabo e feiticeiros do que as Igrejas de Cristo. No Brasil há empresas especializadas em destruir casamentos. O “circo” está montado, mas nós estamos fora disso tudo. As cordas da nossa tenda não se afrouxam, as suas estacas estão bem fincadas e ela será alargada. Isso significa uma vida abençoada.

Eu gostaria que tu desejasses crescer a ponto de poder ver a Glória de Deus na tua vida. Tu deves crer desta forma: a restituição é para te fazer grande como só os grandes são. Não digas que não mereces ou que é muita areia para o teu caminhão, pois Deus pode fazer infinitamente mais.

                                         Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE