cropped-Logo_azul.png

Projetando o Melhor de Deus

COMPARTILHE




O SEGREDO DA CONFIANÇA EM DEUS

 

TEXTO: Salmo 112:5-7 “Ditoso o homem que se compadece e empresta; ele defenderá a sua causa em juízo; não será jamais abalado; será tido em memória eterna. Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR.”

 

FILIGRANA: NADA PODE LHE CAPACITAR TANTO COMO DEUS. NADA! DEUS PODE SOLUCIONAR OS SEUS PROBLEMAS MUITO MELHOR DO QUE QUALQUER PESSOA.

 

Meu irmão, minha família, eleito, povo escolhido por Deus!

 

O final de um glorioso ano se aproxima. Mas estou convencido de que muitas conquistas ainda estão para acontecer; a invencibilidade ainda será manifestada na vida de muita gente, em muitas áreas. Deus vai surpreender você, ainda, neste ano.

Talvez, alguém possa me questionar: “Mas por que Deus deixaria para fazer algo na última hora?”

Aprendi que aquilo que conquistamos com mais luta e exercitando mais a fé, recebe muito mais valor. Milagre não é dado a troco de nada. Milagre é dado a troco de fé. A fé pode produzir milagres, e foi para isso que Deus lhe deu esse dom. Então, ao começarmos este assunto da confiança em Deus, você tem que estar certo, convicto, de que conquistas ainda estão por acontecer.

Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”.

Por que Deus deu o dom da fé? Para que vejamos milagres. A fé pode produzir milagres. Deus nos deu este dom para produzir milagres.

Então, é preciso que todos estejam em sintonia espiritual, mantendo completa confiança em Deus e na palavra. Sabe quando entramos em concordância de pensamento? Sabe quando pensamos a mesma coisa? Conquistas ainda estão para acontecer, a invencibilidade ainda vai ser conquistada na vida de muitos.

Se devemos manter completa confiança em Deus, eu lhe pergunto: Irmão, você sabe o que significa confiar em Deus? Você ouve essa palavra em músicas, nas pregações, nos sermões, a Bíblia fala o tempo todo em confiança, mas você já parou para pensar no que significa confiar em Deus? Confiar em Deus é quando nada rouba a paz, a despeito das circunstâncias contrárias.

O Senhor me levou a Juízes 18:7 “Partiram os cinco homens, e chegaram a Laís, e viram que o povo que havia nela estava seguro, segundo o costume dos sidônios, em paz e confiado. Nenhuma autoridade havia que, por qualquer coisa, o oprimisse; também estava longe dos sidônios e não tinha trato com nenhuma outra gente.”

Havia um povo que estava seguro, confiante, em paz. Não havia nada, nem ninguém que oprimisse as pessoas, porque elas entenderam o significado da confiança. Se algo está roubando a sua paz, a sua confiança nas promessas, é evidente que você não está confiando em Deus.

Provérbios 3:5-6 diz “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

O que o sábio está dizendo? Não se apóie, não dê ênfase, não se firme no que você vê, sente ou vive na sua vida. Você tem que se firmar na fé.

Quando você aprende a confiar em Deus, quando você aprende o significado da confiança, então, nada rouba a sua paz, nada rouba a sua tranqüilidade, o seu equilíbrio de vida.

Talvez alguém me diga: “Bispo, eu já creio em Jesus Cristo, isso já não é a minha confiança, já não estou confiando?” Não! Crer não é o mesmo que confiar. Olhe que interessante o que diz em Tiago 2:19 “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.”

Vou lhe mostrar que crer em Deus e confiar em Deus não são a mesma coisa. Porque confiar em Deus, até os demônios crêem e tremem. Continua no versículo 20: “Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?”

Quando tratamos de confiança, estamos tratando da questão da fé. A fé sem obra é inoperante. O que significa isso? Crer não é o mesmo que confiar. Crer é fé. Confiar é exercitar a fé.

A fé, se não for exercitada, é inoperante, não produz resultados. Muitos crêem em Jesus, na Bíblia, mas poucos confiam. Confiar em Deus é depender Dele. Confiar em Deus é acreditar que eu vou vencer, mesmo se as coisas ainda não vão bem na minha vida. Significa que você pode não ter abandonado a crença, mas, talvez, tenha deixado de lado a sua confiança, e isso é algo trágico. Eu vou mais além, há um número, uma porcentagem muito pequena de pessoas que, realmente, confia em Deus. Leia Hebreus 10:35.

Não abandone a sua confiança, porque a sua confiança tem grande galardão. Por quê? Porque é a confiança, é a fé em ação, é a atitude de fé.

Diz Hebreus 10:36 “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.”

Persevere! Assim você vai alcançar a promessa. Isso nos mostra que, para alcançar, eu tenho que confiar. A falta de confiança leva à frustração.

O que é a frustração? É uma vida sem recompensa. Leia Tiago 1:6.

O seu coração precisa estar firme, confiante em Deus. Você tem que confiar em Deus. Se alguma coisa está roubando a sua paz, então, você não está confiando em Deus. Versículo 7: “Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;”. Claro! A dúvida, a falta de confiança, a frustração, leva a uma vida sem recompensas.

Diz o versículo 8: “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.”

O que a falta de confiança gera na vida do crente? Inconstância em todos os seus caminhos.

O que significa inconstante? Instável, incerto, duvidoso, variável, inseguro, frustrável. Esse é o resultado da falta de confiança.

Então, o que o Senhor quer nos mostrar?

1) Fortaleça a sua confiança antes que você a abandone.

Você vai à Igreja para fortalecer a sua confiança em Deus. Você ouve a palavra e se alimenta de um alimento sólido para fortalecer a sua confiança em Deus, porque, se você não fortalece a sua confiança em Deus, diariamente, as situações, as adversidades, as tribulações, os embates, as setas, os dardos, as ciladas, as situações que vêm na vida, tudo coopera para que o crente abandone a sua confiança.

Mas, talvez, você diga assim: “Bispo Miguel, eu já abandonei a minha confiança!”

Se você já a tinha abandonado, reconquiste-a, hoje.

Isso me faz lembrar aquele fato quando o Rei Saul, por desobedecer a Deus, recebeu um substituto para o seu reinado, que foi Davi, e ele ficou muito furioso e começou a perseguir Davi. E diz a palavra em 1 Samuel 23:15-16 “Vendo, pois, Davi que Saul saíra a tirar-lhe a vida, deteve-se no deserto de Zife, em Horesa. Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi, a Horesa, e lhe fortaleceu a confiança em Deus,”

Foi preciso que Jônatas fosse até Davi para que a sua confiança em Deus fosse fortalecida. Isso acontece a todos nós. Somos seres humanos, somos vasos de barro, somos falhos, perfeito só Jesus Cristo. Nós precisamos, então, dia após dia, fortalecer a nossa confiança em Deus. Jônatas foi até Davi e disse, nos versículos 17-18: “e lhe disse: Não temas, porque a mão de Saul, meu pai, não te achará; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo, o que também Saul, meu pai, bem sabe. E ambos fizeram aliança perante o SENHOR. Davi ficou em Horesa, e Jônatas voltou para sua casa.”

Talvez, você esteja, como Davi, num deserto. Deserto significa falta, escassez. Talvez tenha faltado alegria no seu coração, forças no seu viver, saúde, negócios, oportunidades, ou talvez, você esteja sendo seguido, porque Davi, neste fato, estava sendo perseguido por Saul. O medo pode ter tomado conta dos seus pensamentos, ou pode ter surgido aquele espírito de intimidação, ou você se sente incapaz, ou pequeno diante de tamanho desafio ou de tamanha adversidade, ou está convencido de que não vai dar. Irmão, eu venho a você, assim como Jônatas foi a Davi, naquela ocasião, e quero lhe dizer: Confie! Não tema! Você vai vencer! Deus vai lhe surpreender!

Você vai ficar perplexo, admirado com a forma como Jesus Cristo surpreende! Pode confiar, Deus não falha! Você reinará! Leia 1 Samuel 24:1-4.

Hoje é o dia! O Senhor lhe colocou este Recado na mão para que a sua confiança seja fortalecida. Para que eu lhe diga, não o que eu quero dizer, mas sim, o que o Espírito Santo quer lhe dizer: Não tema, não tema, não tema! Você vai reinar! Você vai se surpreender! Leia 1 Samuel 24:9-15.

Davi disse nos versículos 16-20: “Tendo Davi acabado de falar a Saul todas estas palavras, disse Saul: É isto a tua voz, meu filho Davi? E chorou Saul em voz alta. Disse a Davi: Mais justo és do que eu; pois tu me recompensaste com bem, e eu te paguei com mal. Mostraste, hoje, que me fizeste bem; pois o SENHOR me havia posto em tuas mãos, e tu me não mataste. Porque quem há que, encontrando o inimigo, o deixa ir por bom caminho? O SENHOR, pois, te pague com bem, pelo que, hoje, me fizeste. Agora, pois, tenho certeza de que serás rei e de que o reino de Israel há de ser firme na tua mão.”

Amado, quem confia em Deus é firme. Quem confia em Deus não deixa que ninguém roube a sua paz. Quem confia em Deus sabe que, quando Deus fala, quando Deus promete, quando Deus revela, quando Deus abre uma porta, quando Deus julga uma causa, quando Deus pleiteia a nossa causa, Ele não falha. Você pode confiar: Deus não falha!

A nossa confiança em Deus trará, sempre, os melhores resultados. E foi o que aconteceu. Deus surpreendeu Davi, Deus reverteu a situação e os inimigos reconheceram a confiança que havia na vida de Davi.

Amado, o inimigo precisa saber que você confia em Deus. Os seus inimigos têm que ver a sua confiança em Deus, porque, quando o inimigo encontra uma brecha, quando o inimigo encontra uma dúvida, quando o inimigo encontra o medo, um pouco de preocupação, um pouco de ansiedade, aí que ele vem e derruba o cristão.

A nossa confiança em Deus trará, sempre, os melhores resultados. Frustração é um indicador de que não estamos confiando. Quem deixa de confiar em Deus, deixa, também, de avançar.

Eu quero mostrar um exemplo de alguém que avançou e experimentou uma seqüência de vitórias enquanto confiou em Deus.

Enquanto você, chefe de família, empresário, jovem, confiar em Deus, você vai experimentar uma seqüência de vitórias, vitórias intermináveis, até que você deixe de confiar.

Isso aconteceu com Elias. Se você ler a história de Elias, antes de 1 Reis 19, você vai ver uma seqüência de vitórias, de milagres e de conquistas na vida dele. Enquanto ele confiou, ele avançou, venceu.

Diz a palavra em 1 Reis 19:1-2 “Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.”

Veja! Veio um mensageiro, que, hoje pode ser uma mensagem, uma palavra, um advogado, um marido que diz que não quer mais, um filho que diz que vai sair de casa, um patrão que diz que vai mandar embora, um colega de trabalho que tenta puxar o seu tapete, tenta lhe envergonhar. Veja! Uma palavra roubou-lhe a paz. E porque roubou a paz, ele deixou de confiar em Deus. E o que veio? O medo.

1 Reis 19:3-4 “Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.” De um lado, uma história de glória, de confiança.

Na falta de confiança em Deus, o homem se sente incapaz, impotente, pequeno diante de situações. Mas Elias avançou enquanto confiou. Mas no momento em que ele deixou de confiar e teve medo, e o seu coração não tinha mais paz, pronto, ele parou no meio do caminho e pediu “arrego”.

Eu nunca vi nenhum fato bíblico milagroso em que não estivesse envolvida a confiança. Eu nunca vi um conquistador da Bíblia Sagrada que não tivesse que confiar em Deus, plenamente. Sem confiança não há milagres. Sem confiança não há conquistas, não há paz.

Se existe um grande inimigo da confiança em Deus, eu vou abrir um parêntese para lhe dizer que este inimigo se chama orgulho.

O orgulho transforma Deus num pequeno detalhe na vida de um homem. Isso é mau! Quando você começa a se vangloriar, quando você começa a dizer: “Não! É a minha inteligência, é a minha habilidade, é o meu braço”. O orgulho é o inimigo da confiança em Deus.

Eu vou lhe dar mais um exemplo: O avarento é um orgulhoso. Porque ele é incapaz de se doar para Deus. Ele acha que tudo que ele tem é dele, ele que conquistou e não pode repartir com ninguém. É um orgulhoso. Leia Lucas 12:15-21.

A nossa dependência, a nossa confiança, tem que ser em Deus, em qualquer circunstância, tendo muito dinheiro, pouco dinheiro, estando bem ou em situação difícil. Se você está em alguma situação difícil, clame a Deus. Agora, se você está muito bem de vida, então diga: “Deus, muito obrigado”.

O controle está nas mãos de Deus.

Quando você confia, completamente, você depende de Deus e de mais ninguém. A sua suficiência, a sua aptidão, a sua habilidade, vem de Deus. A Bíblia diz que o homem não pode receber coisa alguma, se do céu não lhe for dado.

2 Coríntios 3:4-5 “E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; “não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus,”.

Você está aprendendo a confiar. Quando você confia no Senhor, você passa a ter uma extraordinária habilidade para prosperar e conquistar. Sabia disso?

Não é só crer em Deus, é confiar em Deus. Jeremias 17:7-8 “Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.”

Quem confia no Senhor tem uma extraordinária habilidade para prosperar e conquistar, mesmo no ano de sequidão não se perturba nem deixa de dar frutos.

Nada pode lhe capacitar tanto como Deus. Nada! Deus pode solucionar os seus problemas muito melhor do que qualquer pessoa, amado. Você vai conquistar muito mais, se confiar em Deus.

Tiago 1:17 diz: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”

Você vai conquistar muito mais, se você confiar em Deus. Deus faz grandes coisas em nossas vidas, se confiarmos. Então, quem confia prova das suas maravilhas. É bem aventurado.

Diz o Salmo 34:8-9 “Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. Temei o SENHOR, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem.”

Os que buscam ao Senhor vão comer migalhas? Vão viver doentes? Sem dinheiro? É isso que diz? Não! Bem nenhum lhes faltará!

Receba a sua casa própria e a sua restituição. Em lugar da vergonha, é dupla honra, se você confiar mais em Deus!

Não há mudanças. Deus não muda. Deus é o seu refúgio, principalmente, em momentos problemáticos. Se você está atormentado por momentos negativos, por medo, por dor, por depressão, busque ajuda, busque refúgio em Deus, porque ninguém pode solucionar os seus problemas melhor do que Deus.

Quando você confia, você é árvore em tempo de sequidão durante o qual a folha fica verde, não deixa de dar frutos. Agora, se você confia no homem, ao invés de Deus, você se torna solitário no deserto, não verá quando vier o bem, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.

Fé tem que ser uma expressão prática da confiança que você tem em Deus e na Sua palavra. Ou seja, fé não pode ser apenas em palavras, não pode ser apenas crer em Jesus.

Creia! As coisas mais seguras nesta terra são: Deus e a Sua palavra.

Talvez, você não saiba como vai resolver o seu problema, mas apenas confie, que Deus fará da maneira Dele. Comprometa-se em confiar em Deus.

Salmo 37:5 “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.”

Confiar Nele é a sua parte, é o seu papel, é a parte que cabe a você. E o mais? O mais Ele fará. Ele fará. Ele fará. Mesmo que você não saiba como, Ele fará da maneira Dele, mas Ele fará.

Não se apóie em sentimentos ou nas atuais circunstâncias. Confie em Deus. Exercite a fé. Deus vai lhe surpreender.

 

 

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Uma resposta

  1. Creio e confio no Senhor Jesus Cristo, pois o Senhor me livrou, me guardou e me trouxe de volta ao Brasil em segurança e perfeita saúde, estive na França entre 11/11 a 15/12/2009 a passeio e lá me deparei em uma confusão do homem, mas como estava em paz e sinceridade do meu coração, Jesus me incomodou, me revelou no Salmo 73 e tive que confiar totalmente no Senhor, amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE