Igreja Evangélica Cristo Vive
Rio de janeiro – Brasil
Ap. Miguel Ângelo
Tema: CONHECIMENTO MAIS DO QUE SACRIFÍCIOS – A ARMA DO CRENTE
Oséias 6:3 “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Oséias 6:6 “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos
Como Apóstolo e Profeta às Nações, eu tenho o compromisso de revelar a Nova Aliança, um Pacto Melhor e Superior; tenho também o compromisso de tirar Moisés, a lei, da tua vida, por ser ministério de morte e de condenação, e tenho como compromisso e obrigação, te ensinar a servir a Deus em Espírito e em Verdade. Estou neste caminho desde 1986. Com a Graça de Deus, o Senhor tem levantado e dado a nós, povo muito poderoso. Se fosse possível avaliar ou medir o nível espiritual, eu poderia asseverar que nunca houve neste país, alguém com a maturidade do povo que faz parte deste Ministério Cristo Vive. Eu o tenho ensinado a crescer na Graça e no Conhecimento de Deus. Assim, a Cristo Vive é uma Igreja que tem uma boa consciência. Paulo falou sobre este assunto em Hebreus 13:18 “Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente.” Portanto, a nossa Igreja é uma Igreja com ânimo e com intrepidez Apostólica. Ela tem uma nova força, tem convicção, tem sido instruída na Palavra, uma Igreja que se tornou zelosa com a Graça de Deus, uma Igreja que tem gozo espiritual, uma Igreja que tem prazer em servir a Deus. Assim és tu que segues os ensinamentos liberados por este altar!
Diz Oséias 6:6 ““Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.” Deus diz não para os sacrifícios e holocaustos e sim para o conhecimento. Então, se tu és Evangélico, se és cristão, és nascido de Deus e se queres andar segundo as virtudes do Cristo Ressuscitado, há um tipo de conhecimento que tens que adquirir, porque o Senhor prefere o conhecimento ao sacrifício e holocaustos. O Profeta fala em Isaias 1:11 “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? – diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.” ‘Não é assim que deves te relacionar comigo. Essa não é a forma, o modus operandi que me agrada.A Igreja está enganada.’ A Igreja de Jesus tem sido enganada pela lei, estabelecendo uma forma de relacionamento sacrificial com Deus, mas Deus vem dizendo desde lá trás: Isaias 1:13 “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene.” ‘Eu não suporto na Minha Congregação, associar a iniquidade ao Solene.’ Ele chega a dar uma ordem explícita: Isaias 1:16 “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.” Deus, arremata dizendo:‘Basta!’
Sabemos que a Igreja tradicional, principalmente a Igreja Romana, e seus primeiros Papas instilaram na mente e no coração das pessoas, que quanto mais se sacrificassem, e pagassem o preço, quanto mais pusessem a carne para temer e tremer, mais Deus diria: ‘Amém, amém. Mas isto é algo enganoso! Deus disse pelo Profeta: ‘Eu não quero sacrifícios. Basta! ‘Eu estou cansado.’ Não traga a iniquidade para dentro do ajuntamento solene. Basta de fazer o mal, basta de rosto no pó! Basta de jejuns! Basta de longas vigílias! Basta de sacrifícios forçados! Basta de obras da carne! Basta de voltar ao passado, de quebra de maldições! Basta de diabo dentro do Meu Ajuntamento Solene!’ Ou é culto a Deus ou é culto ao diabo, amados! E a Igreja de Jesus Cristo transformou muitos lugares em um culto ao diabo.
Diz 1ª. Samuel 15:22 “ Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.” ‘obedecer é melhor do que sacrificar!’Amós 5:21-24 “Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembleias solenes não tenho nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene.” Está bem claro o que Deus quer de seu povo que se reúne solenemente em congregação! O conhecimento que nós adquirimos no passado não é o correto! Eu me recordo que a primeira coisa que me ensinaram, quando eu comecei a aprender o ABCD, o AEIOU da Obra de Deus, foi ‘ tu tens que cortar o cabelo. Não podes usar barba. Não podes usar bigode. Não podes isso! Não podes! Não podes! Cuidado com o diabo, com o demônio!’ Então, estabeleceu-se uma forma de relacionamento com Deus que não tem nada a ver com conhecimento.
E Jesus disse: ‘Tu estás cansado? estás sobre carregado? Vem a Mim! Eu te aliviarei. O Meu jugo é suave. O Meu fardo é leve.Tu terás descanso para tua alma.’ Eu pergunto: ‘Quem é que fora da Graça de Deus tem descanso?’ Ninguém, porque não tem conhecimento do que é que Deus realmente quer de seu Povo! Muitos não compreendem que a verdadeira natureza da espiritualidade é uma lealdade ao Novo Pacto, é acreditar no sacrifício de Jesus. É ter amor por Deus. É ter amor, mas não um amor de boca, é um amor de alma, no peito, no coração. É um amor que não troca Jesus Cristo por ninguém, nem por nada.
Disse Paulo em 1ª. Coríntios 13:2 “Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.” Eu posso pagar o preço, dar o meu corpo para queimar, eu posso arrastar montanhas! Dizer ao Pão de Açúcar: ‘Sai! Vai para Niterói! Isso não tem nenhum valor, se eu não tiver o verdadeiro amor no meu coração. O que Deus quer é uma mudança de atitude na nossa alma e não meros ritos, dentro da Igreja!Oséias 6:3 “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Ou seja, o conhecimento é uma coisa que não para. Tu conheces hoje, conheces mais amanhã… Eu estou crescendo em conhecimento há mais de 3 décadas! E não paro de conhecer e crescer. Todos os dias o Senhor tem algo novo para o meu coração aprender.
Eu quero te dizer que tem que haver uma intensidade na busca do conhecimento pois Ele disse: ‘Conheçamos e prossigamos em conhecer.’ Não é conhecer um dia e basta! É conhecer e prosseguir a cada culto, a cada reunião, é de Glória em Glória. Ele diz em Sua Palavra que tem que haver uma intensidade. Não é só entusiasmo. Tem que haver raízes espirituais. Não é só motivação. Porque entusiasmo, só desgasta. Se estiveres muito entusiasmado, muita motivação, isso não serve. O Senhor disse: ‘Conhecer e prosseguir no conhecimento.’ Pedro disse 2ª. Pedro 3:18 “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.”
É preciso portanto, ter conhecimento de Deus permanente e real, não é ter uma vida superficial. Deuteronômio 6:5 “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Diz João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Portanto, quando se conhece Deus, a primeira certeza que tem que estar no coração é que este conhecimento nos garante a vida eterna. Infelizmente, é aqui que as Igrejas andam de rastros porque a maioria dos crentes pensa que vai perder a Salvação! Dizem, se Jesus vier, eu não sei se eu vou ou se eu fico! Porque a Bíblia diz que vida eterna é conhecer Jesus. Ora, se eu digo que sou um crente, pressupõe-se que eu conheço Jesus e que me está garantida a vida eterna. Mas, se eu não creio que estou salvo, significa que eu não conheço nada a respeito de Deus. Diz 1ª. João 5:12 “Aquele que tem o Filho tem a vida; – a vida eterna! – aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.” Está muito claro! Tu tens Jesus, tens a vida eterna. Não tens Jesus, não tens a vida eterna. ‘Sim, mas minha avó…’ Meu amado, tem Jesus, tem a vida eterna. Não tem Jesus, não tem a vida eterna. Porque Jesus Cristo é o Senhor, Ele é o Salvador, Ele é o Redentor. A Bíblia diz que a Eternidade se manifesta na nossa vida. Essas palavras que eu estou passando ao teu coração são como sementes. Por favor, não é um jogo de palavras cruzadas. Quem tem o Filho tem uma experiência, tem uma identificação, tem uma transformação, tem uma regeneração, tem a vida eterna. Mas, tem que ter certeza da vida eterna. Tem que ter certeza que nasceu de novo. Tem que ter certeza que dentro de ti está uma semente incorruptível.
Os filhos do diabo estão perdidos diz o Salmo 41:9 “Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, – está falando de Judas – levantou contra mim o calcanhar.” O filho da perdição levanta o calcanhar contra Deus, mas o filho de Deus se curva diante do Senhor. João 6:44 “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. – eu não o mandarei para o inferno.” João 6:65 “E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.”
Eu também até um certo tempo não tinha certeza da salvação. Mas um dia o Senhor falou: ‘Miguel, Eu vou tirar as escamas dos teus olhos. Eu vou arrancar os véus do teu coração.’ Eu fui ensinado pelo professor e tutor espiritual William Vandijck. Um dia ele me perguntou se salvação se perde, e eu respondi: claro! Ele me disse, então tu serás o primeiro perdido! Aquele homem que dominava 16 línguas com fluência, conhecia a Bíblia toda no grego, falava hebraico e aramaico me levou a abrir os olhos! Graças a Deus que pelo conhecimento o Senhor abriu os meus olhos espirituais e arrancou o véu da ignorância que estava sobre meu coração. Hoje eu digo com lucidez que só um Ministério Apostólico e Profético tem condições e capacidade de revelar esses Mistérios. Cristo é o Mistério Revelado! Jesus era o Véu do Tabernáculo! Jesus é um Novo e Vivo Caminho, significa que a lei é um velho e morto caminho! A Graça é a Verdade! Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida!Viva na Verdade, ame a Verdadeira Vida!
Com especial carinho, Teu apóstolo amigo,
Miguel Ângelo da Silva Ferreira
Bispo Primaz