cropped-Logo_azul.png

Tempo para Crescer

COMPARTILHE

Efésios 3:20: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,”  

 Meu amado irmão, minha família, povo de propriedade exclusiva de Deus, ovelha de Cristo, rebanho do Senhor.

Eu creio que o tempo que estamos vivendo, depois das Promessas que Deus nos deu na passagem do ano, é tempo de crescimento. E a Palavra do Senhor nos vem instruir e esclarecer a respeito disso. Nesse texto, Paulo se refere Àquele que é poderoso. Ele não está falando de um Ministério, de um ministro de Deus, de um homem, mas de Jesus. Ele está dando ênfase ao Senhor. Paulo estava mostrando à Igreja que Jesus tem a capacidade, a habilidade e a competência para fazer coisas importantes em nossas vidas, e Ele diz que é infinitamente mais, ou seja, o Poderoso, que é Jesus, tem para a Igreja de Cristo, ao redor do Mundo, uma direção correta.

Paulo deixa claro que existe um poder em nós, que é o poder da fé, de crer, falar e agir segundo a Palavra de Deus. É o poder de acreditares, de teres a consciência de que as Promessas de Deus são verdadeiras. Esse é o poder que opera em nós. E ele pode fazer coisas incríveis. Paulo diz: “Infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.”

Para Deus não há limites. Ele diz em 2 Coríntios 1:20: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.”  São sete mil promessas. Tudo o que Deus faz, faz por intermédio da Igreja.

Se queres mais crescimento, quero te dizer que já existe um poder operando na tua vida que pode fazer mais do que pensas. Esse poder que está em ti, opera trazendo cura divina, libertação, sinais, prodígios, prosperidade e crescimento.

O Salmo 115:14 diz assim: “O  SENHOR vos aumente bênçãos mais e mais, sobre vós e sobre vossos filhos.”  

Olha uma coisa interessante: quando a Bíblia fala de bênçãos, este é o nosso desejo: que entendas que é hora de crescimento. Isso inclui a vida espiritual, mas trata especificamente de vida financeira. Deus não quer nenhum dos Seus filhos debaixo de prisões, com amarras financeiras ou dívidas. A vida conjugal de um casal e os sonhos de uma pessoa são comprometidos quando há dívidas. São prisões, são gigantes. E a única forma de não viveres debaixo dessas prisões, é acreditando que Deus possui provisão abundante e infinitamente maior, abundantemente maior, do que nós podemos pedir ou pensar.

Diz o Salmo 105:37: “Então, fez sair o seu povo, com prata e ouro, e entre as suas tribos não havia um só inválido.” Quando Deus tirou o povo do Egito para a Terra Prometida, Ele os fez sair com prata e com ouro.

A invalidez de que fala o versículo não é somente física, pois, quando a pessoa tem débitos, ela é inválida. Deus tem um plano perfeito. Ele dá crescimento para a nossa vida, para a vida dos nossos filhos.

É da natureza de Deus trazer provisão ao Seu povo, pois a Bíblia O identifica no Antigo Testamento como Jeová Jireh, o Deus da Provisão.

Se não estamos vivendo o infinitamente mais de Deus, estamos vivendo aquém dos Seus desejos para nós. Não estamos vivendo de acordo com o Padrão de Deus. Deus tem tudo que precisamos, Ele tem provisão sobrenatural.

Desde a passagem do ano eu oro todos os dias a oração de Jabez. Em I Crônicas 4:1 mostra: “Jabez não teve medo da abundância, Jabez não teve medo do sucesso, não teve medo do êxito, olha como é que  ele orou: “Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”

Neemias disse: “Senhor, faz de mim um homem bem-sucedido.” Nós temos o direito de dizer como disse Jabez e Neemias: “Senhor, abençoa-me e alarga as minhas fronteiras, sejas comigo a Tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição!” Quando Jabez fez essa oração, teve coragem de acreditar nisso, porque estava vivendo aquém da capacidade do plano de Deus.

É tempo de crescimento! Abre os olhos para esta realidade: é tempo de acreditares, de não aceitares o contrário daquilo que a Bíblia diz. Se a Bíblia diz que Deus pode fazer infinitamente mais, é porque Ele pode.

Em João 21:1-3 diz assim a Palavra do Senhor: “Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíadese foi assim que ele se manifestou: estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam”.

Enquanto se seguem diretivas humanas, de homens, sempre pode haver um espírito de frustração. Pedro disse: “Vamos tocar o barco, vamos todos juntos.” Mas não havia uma direção de Deus, não havia uma inspiração de Deus. Eram homens. E há caminhos que ao homem parece de Luz, mas ao cabo deles dão em caminhos de morte. Imagina a frustração deste homem: um pescador profissional, uma lua perfeita, um mar perfeito e nenhum peixe, nada. Vê os versículos 4-5: “Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele.  Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.” Uma pessoa frustrada tem sempre como resposta para quase todas as situações: a palavra NÃO!

Continua a Palavra do Senhor, nos versículos 6, 11: (6) “Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes.” (11) “Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, não obstante serem tantos, a rede não se rompeu.” Enquanto o homem segue os seus pensamentos, as suas diretrizes, toma as suas decisões pessoais, o resultado está aqui: é zero. Mas, no momento em que começas a dar ouvidos a Deus, que segues as instruções do Senhor, que tens ousadia, coragem, abnegação, amor e acreditas na Palavra de Deus, és capaz de sair de zero para cento e cinqüenta e três.

Eu vivi com esse nada na minha vida. Quanto tempo eu gastei diante das imagens, com uma vida de frustrações. No momento em que Deus começa a falar ao teu coração (e nota uma coisa: o Espírito Santo não intimida ninguém. Ele te convence, inclina o teu coração), e tu ouves a Voz do Mestre e começas a praticar as instruções que Ele te dá, começas a lançar a rede, ou seja, a obedecer.

“Lança as redes para a direita” quer dizer o que? Segue o que recebes de instrução do Altar. Precisamos nos habituar a aderir, espontaneamente, ao que Deus diz.

Jesus está dizendo: “Aquele que é íntimo comigo, que obedece aos meus mandamentos, que me serve com seus dízimos e ofertas, Eu abrirei as janelas do céu”. Não dês chance ao inimigo de usar tua voz. Lança a rede! Deves tomar a decisão certa, porque os peixes aparecerão na tua rede.

Quando alguém segue a direção que vem de Deus, os recursos já estão preparados. Quando Deus opera na vida de uma pessoa, Ele põe o querer e o realizar. Ele começa e termina sempre bem e abundantemente.

Quando segues as orientações de Deus,  começa teu crescimento, a abundância vem as tuas mãos, além das tuas limitações. A Bíblia diz que há um poder que opera em nós, o poder da fé, a fé que vence o Mundo.

Eu creio que está chegando a hora de uma grande colheita, que há prosperidade a caminho. Nós devemos lançar as redes. E o que é lançar as redes? É obedecer as instruções do Mestre. Deus irá completar essa Promessa entre nós. Veremos a rede se encher de zero a cento e cinqüenta e três: carros, casas, negócios, algo grande, é a Bíblia que está dizendo. Mas pode ser que haja alguém dizendo: “Mas, Apóstolo, eu já pesquei a noite toda, eu já pesquei a vida toda, me aposentei, olha o que o INSS me dá: R$ 260,00”.

Vamos falar de alguma coisa muito importante:  Todo Pastor que sobe ao Altar é um provocador é um motivador. Nós somos provocadores, nós somos motivadores. Porque, para desmotivar já há muita coisa. A Igreja é para motivar. Há pessoas que dificilmente se submetem à Voz do Mestre. Não podemos apenas ser assistentes da Igreja. Nós precisamos ser membros comprometidos com Deus e com a Igreja. Não podemos ser apenas expectadores da Palavra. Devemos ter um envolvimento com o Ministério. É necessário comprometeres a tua vida neste Ministério e tornar-te parte da família de Deus. Tornar-te parte como membro do corpo de Cristo. Se eu convivo numa Congregação e não tenho nenhum comprometimento, nenhuma responsabilidade, se eu não me torno membro da família, na realidade, sou é um órfão espiritual. Eu vou te dizer: muitas pessoas andam de Igreja em Igreja, não têm qualquer identidade, não têm qualquer compromisso, mas também não têm qualquer resultado. Então, não é possível ser um bom cristão sem criar raízes com a Igreja. Estou sendo honesto, absolutamente verdadeiro, porque essa é a minha experiência.

Deus não está em silêncio a respeito desse tema. Para haver crescimento, é necessário estarmos comprometidos e ativos com a Igreja.

Eu quero te falar, agora, de seis aspectos muito importantes e que fazem parte da rede que é lançada para o lado direito do barco.

Primeiro lugar: Só se pertenceres a Igreja e fizeres da Igreja a tua família, terás a identidade de um genuíno crente. Se tu não vês a Igreja como a tua família, como parte da tua vida, nunca terás a identidade de um genuíno crente. Logo, se não és um genuíno crente, não podes pensar que Deus fará infinitamente mais na tua vida.

João 13:35 diz isso “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. É assim que muita gente não tem identidade, anda de Igreja em Igreja, não tem identidade, não tem filiação, é como um dedo amputado: necrosa, apodrece, cheira mal, é sem cor, sem vida. Então, juntos, somos o Corpo, e o Corpo clama: “Oh Deus! Faz infinitamente mais”. E Deus faz.

Segundo lugar: Quando pertences à Igreja e vês a Igreja como família, afasta-te definitivamente do isolamento e da solidão. Uma das coisas que o ser humano mais sofre hoje em dia é com a solidão. A solidão é tremenda. Há pessoas que convivem dentro de uma família, mas são solitários. A Igreja acaba com o isolamento e a solidão das pessoas. Por quê? Porque é um “ambulatório”. Tu sabes que é na Igreja que se aprende a convivermos uns com os outros, a cuidar um dos outros, a trocar experiências uns com os outros, a compartilhar a vida. Na Igreja não pode existir, em hipótese alguma, egoísmo. Entre nós deve haver um amor muito grande.

I Coríntios 12:26 diz: “De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.” Essa experiência só se encontra na Igreja.

I João 3:16 explica isto: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” Eu já fui a hospitais de madrugada, porque a pessoa desejava minha presença. Os irmãos precisam estar juntos na hora de um funeral e na hora que nasce um bebê. Isso é maravilhoso. É isso que nos faz ser uma família forte para clamarmos para o infinitamente mais acontecer.

Terceiro lugar: Uma Igreja, quando é família, ajuda a desenvolver músculos espirituais. Não há crescimento nem maturidade se tu vieres apenas a um culto por semana. Ou, com todo respeito, se fores apenas um telespectador pacífico. Quando a pessoa é ativa, quando a pessoa é comprometida, constrói músculos espirituais, cria resistência.

O que diz em Efésios 4:16? “…de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.”

Eu só aumento se eu estiver bem ajustado com os meus irmãos. E uma Igreja bem ajustada não tem lugar para lobo, só ovelha. Oram uns pelos outros, encorajam uns aos outros, admoestam uns aos outros, servem uns aos outros, ensinam uns aos outros, submetem-se uns aos outros, levam as cargas uns dos outros, carregam os fardos uns dos outros, tudo na Bíblia exige cooperação.

Quarto lugar: O Corpo de Cristo precisa de ti, porque todos nós temos um Ministério. Olha o que diz I Coríntios 12:7: A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.”

Cada um de nós tem uma manifestação de Deus, com um fim proveitoso. És médico, advogado, engenheiro, arquiteto… Dá um pouco da tua vida em favor de algum irmão que necessite.

Em II Coríntios 3:6 diz: “o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito;…”

Somos todos ministros. Deus colocou um dom nas nossas vidas, cada um de nós possui um dom com um fim proveitoso. Nós devemos ministrar esse dom. Nós somos o Corpo de Cristo na Terra. A Igreja é um instrumento de Deus. Deus trabalha através de nós na Terra.

Efésios 2:10 diz assim: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”

Devemos cumprir a Grande Comissão. Fomos feitos para boas obras. Foi Deus quem preparou de antemão. Devemos cumprir isso como família evangélica

Quinto lugar: Comprometido com a Igreja, nunca desistirás nem serás enganado. O Mundo está cheio de engano. Vê Hebreus 3:13, onde o Senhor ensina algo interessante, Ele diz assim: “pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” Devemos exortar e encorajar uns aos outros. Lê Tiago 5:19:20.

Diz Hebreus 13:17: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”

O que é um Ministério Pastoral? O que vela pela Igreja, o que guarda, o que protege, o que defende e cuida.

A vida cristã é uma vida com compromisso, com Cristo e com os irmãos. Por isso que, em II Coríntios 8:5, a Palavra diz: “E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus;”.

Não te afastes nunca do Corpo de Cristo. Sejas submisso aos teus líderes, porque a pessoa que se afasta, que se isola, fica sem defesa, sem poder contra as táticas diabólicas do diabo, sem defesa.

É tempo de obedecer à Voz do Mestre. O Mestre está dizendo: “Lança a rede à direita do barco” O Mestre continua dizendo: “Não faltes aos cultos, sejas fiel dizimista, segue as minhas instruções, faz algo onde o meu Reino progrida, e Eu vos abrirei as janelas do céu. Eu farei que sejas cabeça e não cauda, que tenhas para emprestar e não tomes emprestado, se obedeceres a minha Voz”.

Em João 21:24-25 diz: “Este é o discípulo que dá testemunho a respeito destas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há porém muitas outras coisas que Jesus fez,”.

Se naquela época era assim, e estavam debaixo da lei, imagina debaixo da Graça de Deus. O que Deus irá fazer na minha vida e na tua vida não haverá livros para escrever, não haverá CD, não haverá diário. Tu deves acreditar no que Deus diz como verdadeiro, e  Jesus fará infinitamente mais. A única coisa que ele espera é que tu ouças a Voz do Mestre.

Acredita na Palavra, segue a Palavra, ama a Palavra e o infinitamente mais de Deus acontece na tua vida.

Hoje, o Mestre te diz: “Lança a rede para a direita”. Quando tu menos contares, a rede estará cheia, porque quem atrai os peixes para a rede é Jesus. Quem move o diretor, o dono da empresa, quem confunde os teus adversários, quem muda as situações é Deus! Sejas motivado por esta Palavra, que é luz: Jesus trouxe luz a nossa vida! Jesus trouxe imortalidade a nossa alma!

 

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!!

 

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

  1. ENTENDER A GRAÇA DE DEUS É UMA DÁDIVA DO SENHOR,E É LANÇANDO AS REDES QUE JESUS OPERA!GRANDE É ESSE MISTÉRIO,NOS ESFORÇANDO,CAMINHANDO,AMANDO É ISSO AÍ,O SOBRENATURAL ACONTECE,MILAGRES VEM PARA A NOSSA VIDA!MESMO QUANDO ESPERAMOS CONTRA A ESPERANÇA,MESMO QUANDO TUDO DIZ QUE NÃO,QUE NÃO VAI DAR ,POR TUDO NA NOSSA VIDA É JESUS QUE FAZ E QUANDO ELE FAZ É PARA SEMPRE. OBRIGADA SENHOR JESUS POR TUDO QUE TENS FEITO EM MINHA VIDA.CEIÇA (RECIFE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE