Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
cropped-Logo_azul.png

Aprendendo a viver feliz – Não cobiçarás

COMPARTILHE

Nós podemos ouvir Deus falar com evidências da Graça do que ele começou a plantar através da Lei. Êxodo 20:17 “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.”

Que esta palavra abençoe os corações.

Vamos orar ao Pai:

Senhor Jesus Cristo, eu te dou graças e honras, Pai, porque eu percebo a cada dia, e isto é nítido entre nós, que tu tens mostrado a tua vontade que é boa, que é perfeita e que é agradável, através dos ensinamentos do altar desta igreja. A minha voz e as minhas cordas vocais dão visibilidade aos sentimentos que estão no teu coração, porque este Ministério é um Ministério que tem um coração da sua confiança, na Graça de Deus. Não acreditamos em obras de homens, não acreditamos em doutrinas dos homens porque elas escravizam, empacam a vida, enterram a vida. Acreditamos na soberania de Deus e na forma maravilhosa que o Senhor revela de fé em fé a sua vontade a esta Igreja. Portanto, Senhor, fala-nos, nós estamos com o coração aberto para ouvir a tua voz e aprendermos mais a respeito deste assunto de como poder viver feliz não cobiçando. Em nome de Jesus e o povo do Senhor diga: amém. Graças a Deus!

Meus filhinhos na fé, família de Deus, noiva de Jesus, ovelhas do Senhor que aqui, foram colocadas pelo Espírito Santo para serem pastoreadas, apascentadas, cuidadas, amadas, aceitas e esta é a vontade de Deus. Obrigado por tua lealdade a este Ministério!

O Apóstolo da Igreja tem um cuidado muito grande, muito intenso com a questão da família. Eu tenho dito, aqui, reiteradas vezes, que se a família evangélica não tiver valores fortes, não se alinhar com os ensinamentos da bíblia sagrada, nós não seremos uma família tradicional cristã.

Então, nós acreditamos nos valores da família em termos bíblicos. Nós acreditamos que os valores que devem reger a nossa vida são os ensinados, aqui. Infelizmente, a sociedade lá fora tem vivido outros valores, não seguem os valores da Igreja, e como tal, a família se encontra absolutamente esboroada, e sem qualquer valor. Nós não podemos buscar valores do mundo, por exemplo, na televisão, nas novelas, nos ídolos, no cinema. Não! Os nossos paradigmas não são esses valores buscados na sociedade, que arruínam a família. Portanto, nós encontramos nos valores morais dos Mandamentos do Senhor, expressões que formam alicerces fortes. Porque não adianta teres uma casa com parede bonita, teto bonito, se não tens alicerces na casa. A bíblia diz que um dia vem o vento, vem a chuva, as águas transbordam e a casa cai. Quando tu ouvires falar em casa quer dizer vida, família.

Então, às vezes, as pessoas têm paredes bonitas na sua família, tem cortinas lindas, tem até candeeiro, enfeites, mas não têm estrutura na família e por qualquer “besteirinha”, as pessoas dizem: Eu vou me divorciar, vamos romper o casamento! Vamos buscar um advogado! Vamos diante do juiz! Isto é falta de viver a bíblia sagrada. A alternativa de uma família nunca pode ser um tribunal e um juiz do mundo por isso, nós estamos voltando à bíblia sagrada, e vamos fazer isto por mais umas semanas, porque a mim custa, me dói, me machuca, quando vejo uma pessoa que outrora chegou em cima do altar, jurou, fez, prometeu, cantou, louvou, disse que fez, os juramentos que faz na hora do casamento, são tantos! E depois, por meia dúzia de tostões, trocam o casamento, se esboroa a família, contrata-se um advogado para romper uma aliança de sangue que não pode ser quebrada, e ai daquele que o faz, porque grandes são as repercussões negativas de quem assume um rompimento de uma aliança.

Portanto, nós estamos buscando valores morais porque sabemos que é na prática destes valores que a família se fortalece. Não há justificativas para esboroar uma família que tem uma aliança de sangue, a não ser no caso de um adultério flagrado, quando ambas as partes não concordam mais.

Os países, as nações, as sociedades só terão famílias fortes se buscarem nos valores da bíblia. Quem mais pode incendiar uma família com amor, sabedoria e conhecimento, senão o Espírito Santo? Mais ninguém pode.

Então, hoje, nós vamos tratar de um assunto importante. Chegamos ao 10º mandamento, vamos falar sobre cobiça, porque o Senhor disse: Não cobice mulher, casa, empregado, cavalo, jumento, as coisas dos outros.

Às vezes, podes pensar:

-O Apóstolo de vez em quanto fala de uns assuntos, aqui, que parece que nós não somos desta terra!

Mas, estes assuntos fazem parte do dia-a-dia de uma família.

O que é cobiça?

O Senhor disse: Não cobiçarás. Ele disse: Não! Porque o homem tem esta tendência. A cobiça, o desejo sôfrego, veemente, de possuir a qualquer custo bens materiais, é a avidez, a ambição desmedida de ter a qualquer custo qualquer coisa. É um desejo descontrolado de ter. E ele disse: a mulher do próximo, a casa do próximo, o boi do próximo…

O desejo de ter e de possuir não é um desejo mau, quem coloca o querer em nossa vida é Deus, quem coloca o desejo de crescer em nossa vida é Deus. Se tu não tens um desejo, uma ambição positiva de crescer, de levantar vôo, tu estarias morto em teus sonhos, nós não estamos falando de um desejo equilibrado, bíblico, espiritual, verdadeiro, que Deus coloca, mas estamos falando de um desejo sôfrego, ávido, descontrolado, isto se chama cobiça.

Portanto, existem cinco efeitos quando a pessoa não tem controle, e que tem avidez sôfrega de ter, cobiçando:

1)    A fadiga, o cansaço e o estresse.

Há pessoas que no desejo sôfrego de ter, se cansam, se destroem. Eclesiastes 5:12 “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.”

As pessoas, às vezes, têm o suficiente para viver, mas elas querem mais, mais, mais. Tudo bem! Quando é Deus a colocar o objetivo, quando é Deus a colocar o sonho, o desejo. Aleluia! Está certo! Mas, quando é um desejo sôfrego, desenfreado, ele é negativo, e diz a bíblia: Não dorme! E quem não dorme é fatigado, é estressado, é cansado.

2)    Dívidas

Muitas vezes, nesta cobiça a pessoa se arma como uma pessoa, totalmente, quebrada por causa de dívidas. Eclesiastes 5:11“Onde os bens se multiplicam, também se multiplicam os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os verem com seus olhos?”

Ou seja, quanto mais a pessoa tem, mais despesas ela tem, às vezes, a pessoa ganha dez e gasta vinte, porque ela é cobiçosa, ela tem um desejo sôfrego, ávido por ter.

3)    Grandes preocupações

Em Eclesiastes 5:14 ensina: “E, se tais riquezas se perdem por qualquer má aventura, ao filho que gerou nada lhe fica na mão.”

Quantas vezes a pessoa ganha e perde tudo? Porque não tem a benção de Deus. Há um tempo atrás saiu notícia no jornal que um homem, do Rio de Janeiro, de Itaboraí, havia ganho 50 milhões num sorteio do Governo, e todo mundo ficou admirado. Há pouco tempo atrás, ele foi morto. Quem foi? Quem não foi? Foi a esposa, os amigos, os seguranças? Aquele homem enquanto tinha o suficiente para comer, ele teve paz, quando veio uma riqueza descontrolada, não tinha a benção do Senhor, não tinha a glória de Deus, acabou morto com quatro tiros na cabeça e a sua esposa presa, e os seguranças….

4)    Conflitos

Tiago 4:1 “De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?”

Então, meus irmãos, existem estatísticas que dizem que mais de 75% dos divórcios no nosso país são em função do dinheiro. Porque as pessoas não têm os seus lares alicerçados, suas famílias alicerçadas nos laços do amor, na sabedoria e no conhecimento. Quando tem há paz e há felicidade, mas quando vem uma crise financeira, a primeira coisa que dizem: Vou me divorciar! Como se o casamento não valesse nada, como se os valores morais de Deus, numa união, não valessem nada.

Então, conflitos, brigas de famílias por causa de possessões são em função da cobiça dentro das pessoas.

5)    Insatisfação de vida

O cobiçoso não se satisfaz. Eclesiastes 5:10 “Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade.”

É uma cobiça vaidosa. O indivíduo tem dez, quer ter mil, tem mil quer ter cinco. E é assim que as pessoas se metem, como nós temos visto por aí, até em nível de governo. Portanto, é por isso que o Senhor disse: Não cobiçarás a mulher, casa, e eu até pediria ao Espírito Santo permissão: Não cobiçarás o marido, os servos, o jumento, coisas que pertençam ao próximo.

O que é que o Espírito Santo está dizendo?

Que nós, evangélicos, temos que ter respeito com o que é dos outros. Isto se aplica a atos, a sentimentos e a intenções do coração. Deus proíbe desejar, erradamente. Quando ele diz: Não desejes a casa e a mulher! Eu entendo, depois de trinta e um anos de obra de Deus, tenho uma experiência muito grande nesta área familiar, sofrimentos, angústias, tensões, e eu estou preparado para poder ser um conselheiro nesta área. E eu queria dizer que, às vezes, as pessoas têm atitudes emocionais e mentais e se esquecem do que a bíblia fala sobre a cobiça.Mateus 5:27 e 28: “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher (e eu peço permissão ao Espírito Santo, ou a um homem) com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.”

Por isso que ele diz: Não cobiçarás a casa, a mulher, o boi, o jumento, as coisas do teu próximo. Porque, às vezes, uma pessoa que tem a sua vida espiritual fragilizada, não vem à Igreja, não tem vida habitual com Deus, na comunhão dos santos, ela abre brechas para satanás. Onde satanás mais trabalha? Nas questões sexuais. E, às vezes, uma pessoa que tem uma brecha de relações dentro de casa. Grande parte dos problemas que acabam em divórcio, além da questão financeira, é a questão do descumprimento das regras de vida bíblica, quanto à vida conjugal.

Às vezes, a pessoa briga e nestas brigas a primeira coisa que satanás diz é: Não tenha relações sexuais! Dá um duro no teu marido! Dá um gelo na tua mulher! Dorme na casa do cachorro! Dorme no chão da sala! Finge que estás com dor de cabeça! Bota uma calça jeans! Faça alguma coisa! Satanás vai azedando a relação: É isso mesmo! Trata o cara com frieza! Manda dormir na sala! Manda ele ir para casa da mãe dele! E às tantas, satanás vem: Está vendo como a tua mulher te trata? Eu vou colocar na tua vida uma mulher que não vai ser como a tua mulher, essa vai te tratar com doçura.

Satanás é “expert” em enganar as pessoas porque ele é o pai da mentira. Ele prepara a pessoa: Como é que é a tua mulher? A minha mulher me faz dormir na casa do cachorro! ‘Ah! Se fosse comigo, não! Você dormiria no meu colo, eu faria massagem no seu lóbulo todas as noites, coçaria e tiraria todos os piolhinhos da sua cabeça. Eu passaria a sua roupa. Eu iria aquecer água para lhe dar banho, eu passaria as tolhas quentes, eu colocaria o chinelo.’

Isso é tudo mentira. Satanás sabe que isso é tudo mentira! E a pessoa pensa: A minha mulher me manda comer atum com miojo e a outra diz que iria me preparar uma calda de Lagosta. E a pessoa pensa: Vou comer calda de Lagosta todo dia, vou ter toalha quente quando eu tomar banho, vou ter o meu chinelo aquecido, o piolho para rua. E quando descobre, ele tem um adultério na sua vida.

Nós temos que entender que Deus tem razão quando disse: Qualquer um que olhar para uma mulher ou para um homem com intenções impuras, já adulterou. E quem adultera tem grandes responsabilidades diante de Deus. A pessoa que tem a ousadia de quebrar uma relação de casamento no Senhor, e muita gente chega à Igreja com problemas e fatos consumados na vida e, aqui, aprende a viver como a bíblia ensina. Agora, uma vez em Cristo, a pessoa tem um compromisso sério. Porque o cristianismo, o teu Apóstolo tem ensinado, passa por dois vieses: mudança de caráter e mudança de conduta. Não há nenhuma justificativa para isto não acontecer. Nenhuma!

-Mas, Apóstolo, eu estou me sentindo feia, ou feio, tenho uma barriga grande que no passado eu não tinha.

Ok! Começa a fazer flexão, todos os dias de manhã, até a barriga desaparecer. Deixa de comer pão à noite, porque pão engorda, começa a mudar os carboidratos por outra coisa. Mas, por favor, não te rejeites! E não rejeites o teu marido ou tua esposa porque satanás diabólico é endemoninhado, ele sabe onde estão as feridas e as fraquezas das pessoas. Ele sabe. Quando um homem casado começa a contar os seus conflitos a uma mulher fora do seu casamento, pode contar que ali por traz já está satanás preparando um tombo, uma cilada.

Jesus disse: Não cobiçarás.

Então, tu tens um marido, uma esposa, tens valores.

-Mas, Apóstolo, a gente não tem nem tempo.

Pega os teus filhos, manda para a casa da sogra. E fique o casal a sós. Pega os filhos e bota para casa dos pais, à tarde, fique o casal sozinho, converse, passeie. Tu estás  percebendo por trás das minhas palavras o que eu estou dizendo, não é? Tem gente aí esperando para ouvir isto há tanto tempo. Porque eu já tenho explicado isto. Há casais que dormem com os filhos na cama. Às vezes, três, quatro, cinco, dez filhos na cama, fazem uma montanha: marido do lado e a mulher do outro e aquela montanha de bacuris no meio. Às vezes, dorme até o cachorro na cama, dorme todo mundo junto. Tem pais que deixam o filho na cama, o filho tem quatorze, quinze anos, barbudo, ainda dorme ali no meio. As desgraças que estão aí fora, amados, nós nem imaginamos! É preciso que o povo de Deus diga: Não cobiçarás. E que viva isto!

E como eu faço para não cobiçar? Porque, às vezes, vem um pensamento…Vejamos o que Paulo diz em 2ª Coríntios 10:5: “e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo Os pensamentos vêm. Dizia um pensador? Você pode deixar o passarinho voar em cima da sua cabeça, só não pode deixar fazer ninho.

Então, a cobiça é um desejo desordenado de adquirir coisas, posição social, fama, adquirir o que não nos pertence, adquirir proeminência secular, proeminência religiosa. E eu entendo que a cobiça promove uma alienação de Deus, traições, desonestidades. Nada que pertença a outra pessoa pode ser desejado. Nada! Atos 20:33 “De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes;”1ª Timóteo 6:9 “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.”

Quantas pessoas afogadas em ruína e perdição porque querem ficar ricas. Não é só ficar rico, é querer a mulher do próximo, marido do próximo, o carro do próximo, a casa do próximo. Quanta ruína e perdição.

Tu podes dizer:

-Mas, Apóstolo, qual é o antídoto? Qual é o contrário à cobiça?

Nós temos que aprender a viver felizes conforme diz a bíblia sagrada. Filipenses 4:11 a 13“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.”

O que Paulo diz no versículo 11? Eu aprendi a viver contente. Eu aprendi! Isto significa o quê? Significa que nós temos que aprender. Aprender a viver feliz é uma coisa que se aprende. Não é natural, não é automático, isto se aprende, é um processo de educação. E onde está esta educação? Na obra de Deus. É aqui que se aprende, é na prática da palavra de Deus que se aprende. Eu aprendi a viver contente em qualquer situação. Diga: Eu aprendi!

Tens que se aprender porque às vezes, tu lês uma notícia no jornal: Fulano de tal matou fulano de tal por causa de dinheiro. Isto é cobiça! Fulano de tal roubou o marido, a mulher do outro. Isto é cobiça! Paulo disse: Eu aprendi a viver contente. Nós temos que aprender a viver contentes.

E como se aprende a viver contente em qualquer situação?

1.    Resistir a comparar-se a outras pessoas

Quando eu começo a me comparar a outras pessoas, é que a cobiça chega: Se o  meu vizinho tem, eu tenho que ter. Se ela tem, eu tenho que ter. E como Paulo fala em 2ª Coríntios 10:12“Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.”Paulo disse: Eu não me comparo. Nós não podemos nos comparar a ninguém porque o que ele diz: “Medindo-se consigo mesmos, revelam insensatez.”

Eu não posso me comparar com outra pessoa porque isto é um antídoto: Eu aprendo a viver feliz dentro da Igreja, o Apóstolo me ensina, a bíblia me revela, e eu resisto. Eu não quero me comparar com ninguém. Se o meu vizinho tem, glória a Deus! Agora, eu tenho que fazer as coisas bíblicas para ter também e não desejar o que é do próximo e comparando. Tu não deves comparar a tua casa, o teu carro, o teu marido, a tua esposa, os teus filhos. Por quê? Porque isto é insensatez, isto não se compara. Tu és uma pessoa única, importante, és uma pessoa maravilhosa. Já chegaste a um patamar, Deus quer muito mais para a tua vida, mas ele não quer nenhuma expressão de insensatez por causa da cobiça.

Como eu reajo quando eu vejo alguém que tem mais do que eu? Tem uma casa melhor, tem um carro melhor, tem uma Igreja maior?

Admira quem pode adquirir algo, licitamente. Às vezes, eu faço viagens para os Estados Unidos e vejo aquelas Igrejas gigantescas, eu digo: Glórias a Deus! É porque o Pastor merece. Eu não fico lá com dor de cotovelo, com inveja, porque a inveja é a podridão dos ossos.

-Ah! Ele tem um órgão de cinco milhões de dólares e eu só tenho um órgão que veio da Holanda que custou cem mil dólares. Mas, agora eu vou começar desenfreadamente, a aceitar qualquer coisa, a aceitar dinheiro de diamante, de droga, para ter também um órgão igual. Eu não faço isso! Não faça! Admira quem adquiriu licitamente. Por quê? Porque  também podes, com trabalho e com a benção de Deus, um dia ter até mais. Isto é a verdade de Deus. 1ª Timóteo 6:9. Vamos lembrar o que diz a palavra: “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.”

Muitas pessoas sacrificam valores morais, valores de família, de integridade, para terem mais. Sacrificam até as suas relações familiares, matam as suas relações familiares no desejo da cobiça.

Eu estava outro dia falando com uma senhora da alta sociedade, uma escritora, ela foi uma grande atriz há alguns anos atrás, vou reservar seu nome, é claro, mas ela me disse: ‘Eu trabalhei num grande canal de televisão e por não querer me submeter a vexames de lençóis alheios,’….. foi a expressão que ela usou, ‘eu abandonei a carreira artística. Ou seja, eu não vou negociar os meus valores morais, não tem preço. Sou uma mulher íntegra!’

Que maravilha! Ela disse: ‘ Eu não vou sacrificar os meus valores morais, pessoais, familiares, eu não vou sacrificar nada na minha vida com o desejo de ser a maior atriz de um canal de televisão.’

Então, em primeiro lugar: Resista! Tu és único nesta terra, precioso, tens a imagem e semelhança do Senhor.

2.    Alegra-te com o que já conseguiste.

Começa a apreciar o que já conquistaste. Tu já conquistaste a tua casa, o teu carro, os teus negócios, então, começa a dizer: Graças a Deus! Há pessoas que conquistam e dizem: Agora, eu vou olhar para o meu vizinho. Não! Começa a apreciar, sê grato a Deus por tudo que ele já te deu. Eclesiastes 5:19 diz assim: “Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.”

Então, onde já chegaste, começa a dizer: Graças a Deus! Não tenho que olhar para o meu próximo. Deus! Eu já cheguei até aqui, glória a Deus! Muita gente da igreja está dizendo: Eu não tinha nada. Hoje, eu tenho casa, tenho carro. Graças a Deus, onde eu já cheguei!

Para mim, felicidade não é apenas o que eu almejo ter, mas é o Deus já me deu.

O que diz em 1ª Timóteo 6:17? “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;”

Nós temos um Deus que tudo proporciona para o nosso prazer. Tudo! Hoje podes sair daqui com saúde. Deus prometeu, hoje, experiências espirituais tremendas, Deus prometeu hoje.  É para o nosso aprazimento.

Então, por que é importante isso?

Provérbios responde: Provérbios 15:27 diz: “O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá.”

Uma pessoa cobiçosa destrói a sua família. Eu conheci ao longo deste Ministério, pessoas que, simplesmente, destruíram as suas famílias porque eram ávidos por ter, eram desonestos na sofreguidão. Deus sabe como é que se constrói uma vida. Ele sabe fazer uma pessoa subir de degrau em degrau, o desejo de Deus é que todos nós tenhamos o que Lee prometeu. Eu não tenho que desejar nada do que não é meu; Eu tenho que agradecer a Deus pelo que ele já me deu.

Portanto, resista a comparar-te com outros, alegra-te com o que já tens e em terceiro lugar é muito importante porque nós estamos vendo o antídoto, o contrário a cobiça.

3.    Libera o que  tens para ajudar a outras pessoas.

Começa a liberar uma parte, também, da tua vida para ajudar a outras pessoas.

Deus não dá só para que tenhamos, mas Deus dá para nós ajudarmos aos outros. Isto é cristianismo. 1ª Timóteo 6: 17 ao 19: “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.”

A verdadeira vida não é o dinheiro que está no Banco Bradesco, no Itaú, não é. A verdadeira vida é o que tu tens de valores cristãos. Estão, aí, as revistas de fofocas, os programas de fofocas, falam: O ator tal casou com esta mulher, é uma felicidade, beijo na boca, uma semana mais tarde, está em crise, um mês depois, está com outra. É uma confusão. Eu não consigo entender. Pegou a outra, aí o primeiro pegou a quarta, o segundo pegou a mulher do primeiro. Isto é a nossa sociedade! Um horror! Uma indecência! Não devemos nem deixar os nossos filhos fazerem parte disso, aqui, amados!

-Apóstolo! O Senhor é um quadradão! Um homem que tem pensamentos quadrados.

Não querido! Eu tenho pensamentos bíblicos. Estes são valores indestrutíveis que estão, aqui, na bíblia. Se a sociedade tivesse alguma coisa de belo para nos oferecer, nós não precisaríamos de bíblia.

Libera o que  tens. Esta é a verdadeira riqueza!

A pessoa pode ser rica e não ser materialista. Porque eu acredito que o objetivo de Deus é enriquecer o seu povo, mas o povo de Deus não pode ser materialista. O materialista é orgulhoso. Eu já conheci pessoas que não tinham nada e eram muito orgulhosas. Uma vez, há muitos anos atrás, na lha do Governador, nós tínhamos uma família passando necessidades, morava num lugar um pouco triste, então, o que eu fiz, peguei umas bolsas de comida, de roupas, subi aquele lugar íngreme, num dia de chuva, era um lugar de proletariado, e cheguei lá, suado com cinco ou seis bolsas de comida, com roupas para as crianças, e a senhora olhou para mim e disse: O que o Senhor quer? E eu disse: Eu sou o seu pastor, eu sei que a senhora está passando necessidade e eu vim, aqui, lhe ajudar. E ela disse: O quê? Eu morro de fome, mas eu não pego nada da Igreja, não! Eu viro osso puro, eu morro desidratada, eu e meus filhos, mas nós não aceitamos! Somos pobres, mas não aceitamos! E eu falei: Querida, calma. Eu não vim, aqui, te bater, eu só vim, aqui, te ajudar!

Mas, o orgulho era tanto que eu subi com cinco bolsas e desci com as cinco bolsas. Ela não aceitou, era uma pessoa necessitada e orgulhosa. Materialista.

Assim como existem ricos materialistas e orgulhosos, existem, também, pessoas boas. E sabe o que é importante? É que nós estamos construindo as nossas famílias sobre valores sólidos. Sabemos que a nossa segurança está em Deus. Temos que praticar o bem, sermos ricos em boas obras, generosos em dar, estar prontos para repartir. É isto que é um antídoto à cobiça: compartilhar a vida com os outros, isto é felicidade.Provérbios 28:20 “O homem que é fiel, (não é cobiçoso) será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer (o cobiçoso) não passará sem castigo.”

Qual é a tendência natural de um homem fiel?  É ser cumulado de bênçãos.

Se és um homem fiel, se segues às regras bíblicas, segues o Apostolado, és leal à palavra, às tendências na tua vida, não é seres um “abençoadinho”, é seres cumulado de bênçãos, cheio de bênçãos, em todas as áreas da vida.

Então, não temos necessidade de cobiçar nada.  Eu volto a insistir, o cobiçar, às vezes, a pessoa olha um carro, ou uma casa, mas há pessoas que olham cobiçando conforme Deus disse: Não cobiçarás nem a casa, nem a mulher, nem o boi, nem o jumento. Nada! Por quê? Ele diz: Eu sou o Senhor que te abençôo.

Vejamos a regra em Atos 20:35 “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.”

Isto é maturidade cristã. Paulo diz em 2ª Coríntios 4:18 “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”

O que Deus está dizendo à Igreja?

Começa a focalizar a tua vida nas coisas espirituais, naquilo que é eterno, porque as coisas desta terra são temporárias. Tudo passa.

Eu gosto de falar porque algumas coisas que eu falo são tão enfáticas, e eu confesso uma coisa muito interessante: Quando eu era garoto, eu era um pouco invejoso, mas ao mesmo tempo eu, sempre, tive um coração generoso. Minha mãe está, aqui, de testemunha, eu sempre, doei tudo na minha vida, mas às vezes, eu tinha uma invejinha, uma coisinha de nada… Era o filho do Governador que tinha duas bicicletas, e eu ficava olhando para a bicicleta dele; ele tinha não-sei-o-que e eu não tinha. Eu tinha uma coisinha de inveja, aquela coisa de inveja santa, mas tinha. Mas  Deus limou, limpou todo este espírito de inveja, que poderia ainda estar no meu coração, até  hoje como adulto. Às vezes,  vês, o vizinho, fumador de maconha, passa com um carrão e tu dizes: Eu estou no meu palio. Mas, um dia, num acidente em Angola, no Exército, quando eu vinha de Nova Lisboa para Luanda, uma explosão, uma batida, e eu percebi como a vida é frágil. A minha mãe chegou a oferecer milhões: ‘Eu dou o que tiver que dar para sarar o meu filho!’ Não podia! O meu corpo apodreceu, tinha bichinhos, eu passava a mão dentro do gesso e tinha bichos podres, fétido, gangrena roxa no pé, não podia me mexer, qualquer movimento que tinha que fazer na cama, eram três enfermeiros para me levantar, era humilhante. Sabe o que é um hospital? Humilhante. Para colocar  a comadre, estas coisas, três de um lado, três do outro e eu ficava ali vendo três homens olhando de um lado, três do outro: Já fez? Não fez. Vamos lá! Tem pressa. Vamos fazer! Jesus Cristo! Eu aqui, morrendo e todo mundo perguntando se já fez, ou não fez. É muito humilhante.

Sabe o que eu entendi? A vida é tão frágil que não vale a pena cobiçar nada, vale a pena é seguir à bíblia sagrada. É isto que vale a pena. Sabe o que é um indivíduo com dinheiro e em cima de uma cama e não poder sair dali? Quantas vezes  vemos a história de um homem bilionário, nos Estados Unidos, tem cento e cinqüenta bilhões de não sei de que, ele não pode comer um sorvete porque a glicose dele é oitocentos. Para que servem os milhões? Não pode nem comer estes docinhos de rua, rapadura com amendoim, cocada com leite condensado. Não pode!

-Ele tem na Suíça uma conta numerada com três milhões de dólares.

Mas, ele não pode correr cem metros porque o coração está tão arrebentado de tanta cobiça, tanta luta.

Jesus disse assim: Lucas 12:15 “Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. (meu, todo meu. É meu)Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. (Não pense neste negócio de Igreja, viva, adultera, bebe, injeta, goza a vida!) Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.”

Assim é o homem egoísta, cobiçoso. O avarento pensa só nele.

-Os meus bens, eu tenho, eu sou. Eu sou eu. “Foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro, se achar que eu sou ruim.”

-Eu agora, eu tenho os meus campos, as minhas contas.

Até que chega um dia e Deus diz: Tá louco, Tá louco!

Este é o segredo do fiel a Deus: ele é rico com Deus.

E quem é rico com Deus? É o comprometido, é aquele que tem prioridades no reino, é aquele que não cobiça, é aquele que é fiel, que é cumulado de bênçãos, e é isto que eu tenho para te dizer: A tua família será uma benção, se  fores justo, fiel, se  tiveres valores cristãos, compartilhas a tua vida com a tua família, tem que ser uma benção a tua família! Às vezes, a gente faz coisas na vida, o ser humano faz coisas na vida, faz, faz, como um louco e quando ele pensa que já tem, já aconteceu ouve uma voz que lhe diz: Louco! O que é a vida sem Jesus? Para que serve a vida, quando é tudo tão frágil? O indivíduo tem um acidente vascular.

Então, nós vamos terminar este pensamento da seguinte forma: Eu gostaria que as famílias do nosso Ministério fossem as famílias mais felizes do mundo! Às vezes, a gente esquece que Deus nos deu uma mulher maravilhosa, Deus nos deu um marido maravilhosos, e está na luta, e perto de nós está uma pessoa muito desejosa de um carinho, de um amor, de um afago, e às vezes, a gente diz: Não! Eu tenho que fazer, eu tenho que acontecer, eu, eu, eu. E a vida é outra história. Do que se leva desta vida? O que na hora de fechar o caixão se leva?  Nada! Nem as flores, leva. E a família ainda diz: Tira o relógio! Aí vem o dentista da família e diz: Abre a boca porque ninguém está olhando e tira o dente de ouro. Ele tem um dente de ouro. Às vezes, a pessoa ainda está quente no caixão e vem a família: E aí? Vamos dividir aquele terreno? Divide ao meio aquele terreno… É muito triste! Um homem, um chefe de família que batalhou a vida toda e deixou uns bens e lá, ainda está todo mundo chorando e quente, e já começa todo mundo: O carro dele é pra mim, heim! Não tem negócio, não. Eu sei que ele tem uma conta no Bradesco. Tem que dividir, tá?

Então, o que é a vida? É o que nós construímos uns com os outros em família, amados! Isto é o que vale a pena. O teu marido, a tua esposa e dizer: Graças a Deus pela minha mulher! Pelo meu marido!

Eu estou lutando: Nunca mais ninguém me procure para separações, nesta Igreja. Todo mundo, aqui, vai morrer junto e velhinho. Amém! Junto, velhinho, com esta cabecinha branca. Então, o que é a vida? É o amor, o carinho que nós damos uns aos outros, é a afeição pelos filhos. Quantos filhos estão esperando um abraço do pai, da mãe. O indivíduo cresce sozinho: Não, porque é a nossa educação, eu sou do Nordeste, sou de Portugal.

Não tem Portugal, nem Nordeste, sentimento tem todo mundo. Todo mundo quer é isso: é beijo, é abraço, é carinho, é afago. Por que eu vou cobiçar se Deus me deu o melhor? Deus te deu o melhor. Ama, aproveite a vida, desfruta a vida. Às vezes, as pessoas só dão valor à outra quando a outra morre, não é verdade? Se eu soubesse, eu teria tratado muito melhor! Por que não morri eu? Não! É agora, é a vida. Preste muitas homenagens! Ofereça flores! Dê placas de prata. Ponha pétalas no chão do teu quarto quando o teu marido chegar. Aqui, na Igreja está cheio de flores. Coloque pétalas na entrada de casa, no banheiro, no toalete, e o teu marido vai chegar em casa pisando em pétalas.

Não esperes morrer para depois botar pétalas no caixão? Não! Vamos aproveitar a vida e não cobiçar. Deus tem o melhor para nós. O homem fiel será cumulado de bênçãos. Quem tem aí o seu esposo, ou sua esposa do lado? Olhe para ele, ou ela. Irmã, não recusa, o homem está te pegando, não recuse! Deixa o irmão agarrar, amada! Isso, filho, encosta! São casados!

Vamos amar a vida. Vamos aproveitar a vida, pois é o dom maior que Deus nos Deus. Amém! Assim seja, assim disse o Senhor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE