Nós não somos uma igreja, apenas, nós somos uma família, somos um corpo, somos um edifício. Cada um de nós, tem uma função como membro do corpo de Cristo, mas, todos nós precisamos ouvir o Espírito falar, e cada um de nós, na medida da sua necessidade, absorverá com intensidade, o que o Espírito diz à Igreja. Mateus 4:12 a 16Ouvindo, porém, Jesus que João fora preso, retirou-se para a Galiléia; e, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios! O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.
Oremos ao Pai:
Senhor Jesus Cristo. Toda honra, todo louvor, toda a glória, a majestade, o império e a força pertencem ao Altíssimo O Senhor da Igreja, o Cabeça da igreja. E neste momento, nos preparamos para entender um pouco mais a respeito do Natal, porque a idéia que tínhamos no passado é que o Natal era uma festa de homens, mas é muito mais que uma festa de homens, é uma celebração ao Deus vivo. Fala-nos , ó Pai, desta luz, que brilhou e fez com que as pessoas que viviam em regiões à sombra da morte, pudessem ver a glória de Jesus. Fala-nos em nome do Senhor. E todo o povo de Deus diga: Amém! Amém!
Meus filhinhos na fé, meus irmãos queridos, minha família. Os internautas que nos assistem, agora, são mais de 300 pessoas identificadas, talvez umas 600 pessoas que estão em diversos países ligadas à Missão Apostólica da Graça de Deus, Igreja Cristo Vive. Bem-vindos a este momento de celebração da palavra!
Meus filhos, meus amados! Um dos aspectos que me encanta quando se celebra as festas neste período que secularmente é chamado de período de Natal, são as luzes de iluminação. Nós temos um hábito no nosso ministério de decorar a igreja com luzes, as luzes, a decoração da igreja como uma coisa importante e bonita. Existem ruas, e alguns bairros que são, totalmente, decoradas com luzes. Existem cidades que as prefeituras decoram as ruas com luzes, muitas luzes. E isto me encanta. E eu começo a perceber que o Natal está, absolutamente, ligado à questão da luz. A bíblia diz que: Veio Jesus para que aqueles que estavam em trevas vissem uma grande luz.
Por isso, nós entendemos que a luz de Deus veio no Natal para os dias de trevas da humanidade. João 8:12: De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
Portanto, meus queridos, nós vamos começar a entender, agora, que o tema mais discutido na bíblia sagrada e a palavra que mais vezes é repetida LUZ. Mateus 5:14: Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;
Então, esta questão da luz é, absolutamente, necessária até por que a situação que se vivia há dois mil anos atrás é a mesma situação que se vive hoje. Há trevas, há sombras de morte e há regiões sombrias na terra. O mundo, hoje, vive num dos períodos de maiores trevas de todos os momentos, e em função disto, o mundo, também, precisa de uma grande manifestação de luz para que as trevas se dissipem. Há um gemido de sofrimento causado pelas trevas.
- O que significa trevas?
Trevas significam pecado, desajuste, envolvimentos com prostituição, com droga, com álcool com caminhos escuros e escusos da feitiçaria. São as trevas que deixam as pessoas tomarem atitudes na vida que deixam a sociedade perplexa. Eu estava lendo ontem uma revista: dois indivíduos pegaram uma família jogaram solvente e atearam fogo, em troca de um assalto a uma loja. Um homem mendigo passeava por uma rua e pessoas jogaram-lhe gasolina e atearam fogo. Um filho exaltado mata a sua própria mãe e seu próprio pai. Uma mãe desesperada pega um filho coloca dentro de uma bolsa de supermercado e o atira numa lagoa. Um professor seduz uma menina dentro de um hotel e faz um pacto de morte.
Meus irmãos! O mundo precisa de luz, a sociedade precisa de luz. Jesus disse que Ele trouxe esta luz ao mundo. Foi Ele que veio iluminar para que, definitivamente, Ele venha desarraigar quem trouxe as trevas.1ª João 1:5: Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
Quem age nas trevas é o inimigo, quem age na luz é Jesus Cristo. João 12:46 Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.Esta é a verdadeira razão do Natal, esta é a mensagem do Natal: Jesus veio trazer luz para as trevas. Quando Jesus fala de trevas fala de uma experiência que quase todos nós já tivemos, quiçá, todos já tivemos, todo ser humano em algum momento na vida, passa por trevas. Eu vivi durante vinte e poucos anos as trevas da idolatria porque eu tinha um véu sobre os olhos espirituais, eu tinha um véu sobre o coração espiritual que não me permitia ver a não ser aquela imagem de São Judas Tadeu, de Nossa Senhora de Fátima, do Cristo crucificado e ensangüentado numa cruz e eu não conseguia ver luz porque aquilo eram trevas sobre a minha vida. E a bíblia diz que quem se alimenta de idolatria se alimenta de cinzas, o fogo já passou, são cinzas.
Então, cada um de nós teve uma experiência das trevas. Há pessoas que passaram pela experiência das drogas, do álcool, outros do medo, outros de depressão, de angústias sofridas terríveis, sobrecargas emocionais. Quando uma pessoa está em trevas, ela é capaz de tomar atitudes que quando ela reflete na luz, ela diz: Meu Deus! Mas, como eu andei neste lugar? Às vezes, é uma moça nova que as trevas a leva a uma vida de prostituição. É um rapaz, jovem que quando se descobre está no meio das trevas cheirando cocaína, se drogando. É aquele chefe de família que inexplicavelmente, começa um caso fora da relação matrimonial e cai numa armadilha diabólica do adultério. Isto são trevas! Todos nós já tivemos dias de trevas, mas graças a Deus saímos delas! Eu estava em plenas trevas, na escuridão, eu não conseguia ver nada além das parcas imagens, frágeis e inúteis, que eu adorava, até que um dia naquele leito de hospital militar, em Luanda, na África, antiga colônia portuguesa, um anjo, uma mulher me leva a palavra e me faz ler Jó 19:25. Creia, amado! Que na hora que eu disse: EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE! Naquele momento, as trevas se dissiparam. A escuridão acabou. A região da morte acabou na minha vida. A luz veio sobre a minha vida. Eu tive a coragem de abandonar, definitivamente, a idolatria. Eu tive a coragem, de abandonar a superstição, eu tive a coragem de abandonar, definitivamente, tudo, romper com qualquer ligação com o mundo das trevas porque a luz chegou. E quando a luz de Deus chega, tu passas a ver coisas que antes não vias. É verdade! Como é que eu ficava com o rosário, repetindo, repetindo…, era uma repetição, eu estava com os olhos vendados, não via que aquilo era uma coisa humana, maquinal, não tinha nada a ver com uma experiência de uma vida de oração com Deus.
Então, existem muitos tipos de trevas que precisam de luz. E eu queria, nestes próximos minutos, com a permissão do Espírito Santo, mostrar à igreja que existem trevas pessoaisque precisam ser removidas da vida das pessoas e só com a luz de Deus:
1) Os dias de trevas por causa de dúvidas e desapontamentos.
Quando um ser humano está em dúvida, está passando por desapontamentos, quando tu não consegues enxergar a vida. Jó disse isto em Jó 30:26: Aguardava eu o bem, e eis que me veio o mal; esperava a luz, veio-me a escuridão.
Estamos, aqui, diante de uma expressão de uma pessoa que passa por dúvidas e desapontamentos. E eu sei que Deus tem trazido alguém, esta manhã, ou que nos assiste pela internet, que esperava uma coisa e veio outra, e a dúvida se estabeleceu no seu coração, o desapontamento. Jó disse: Eu esperava luz e veio-me a escuridão. Nós vivemos, hoje, numa sociedade, por exemplo, estamos desapontados com aqueles que governam as nossas vidas em termos humanos, porque a economia desapontou o Brasil, esperávamos um PIB de 4 e tivemos um PIB de 2.8. esperávamos todo mundo com emprego e o desemprego aumentou. Tivemos um monte de desapontamento. O governo projetou coisas que não aconteceram. Disseram que os brasileiros iriam comer três vezes ao dia, e há pessoas que ainda não comem, sequer, uma vez por dia. Disseram que todo mundo iria ter saneamento e esgoto em casa, e 40 milhões de brasileiros não têm esgoto em casa.
Então, são desapontamentos que você tem com pessoas, com o sistema, com governos e entidades. Mas, quando o Messias vem com a sua luz, você muda o foco e o desapontamento e as dúvidas caem. Os dias de trevas é que trazem o desapontamento, insegurança, e frustração. E eu sei que alguns irmãos, ainda, estão clamando por socorro, neste Natal, tal foi o desapontamento que viveram em suas vidas no ano de 2006. Alguns chegam mesmo a dizer: O meu caso não tem jeito!
Olha o que disse Jó 6:13: Não! Jamais haverá socorro para mim; foram afastados de mim os meus recursos.
Jó estava dizendo: No meu caso não há jeito! Ele estava desapontado: foram afastados de mim os meus recursos. Meu marido não me quer mais, me abandonou! O meu esposa não gosta mais de mim! O patrão vai me afastar do emprego! Não passei naquela prova! Não há jeito para mim! Estas são expressões de pessoas desapontadas.
Olha o que diz o Salmos 12:1 Socorro, SENHOR! Porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens.
Um coração desapontado! Cada as pessoas para ajudarem, quando estão bem, tem amigos; quando estão mal, todo mundo se manda. Era o que estava dizendo o Salmista. Mas, vem o Natal e vem a luz sobre as trevas.
Salmos 46:1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.Ele é o meu socorro bem presente! Bem presente! Este bem presente o que é? É luz que chega à vida! Salmos 124:8 O nosso socorro está…. no INSS?O nosso socorro está em quem? …Em o nome do SENHOR, criador do céu e da terra.Diz: O meu socorro está no nome do Senhor, o Criador dos céus e da terra.
Oséias 13:9 A tua ruína, ó Israel, vem de ti, e só de mim, o teu socorro. Hebreus 4:16 diz: Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.Socorro! Quem vivia na região de trevas e de morte sabe que o socorro chegou. O Natal de Jesus veio trazer a luz para as trevas do desapontamento, para as trevas das dúvidas.
E eu sei que pessoas que estão me ouvindo que têm ou que tiveram trevas do desapontamento financeiro, esperava muito e veio pouco; ou alguém com desapontamento na família: pessoas que amaram tanto um homem e o homem as abandonou; amaram tanto uma mulher e a mulher os abandonou; há filhos que esperavam tanto de seus pais, e pais que esperavam tanto de seus filhos e estão desapontados. João 12:46 Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim… Não desanime, não fiques desapontado, não fiques em dúvidas, mas o que diz a palavra: … não permaneça nas trevas.” Esta é a razão do Natal, o que ocorreu na minha vida, o que ocorreu na vida de quase todos aqueles que já estão, aqui, conosco.
O que disse João 12:35? Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; equem anda nas trevas não sabe para onde vai.Cuidado! As trevas apanham as pessoas. E quem anda nas trevas fica cego, não sabe para onde vai, oferece o seu corpo diante de um altar para uma deusa, ou um Deus africano. Não sabe para onde vai. As trevas apanham as pessoas quando elas têm grandes necessidades emocionais: Eu estou com uma depressão! Vá ver o que as cartas têm a dizer da sua vida! Eu não tenho certeza se meu marido me ama! Temos uma quiromante que lê as mãos. Eu tenho uma dor, eu sinto uma saudade da minha mãe que faleceu, do meu pai! Vá naquela senhora, pois ela fala com os mortos. É nesta hora que as trevas pegam as pessoas. E a bíblia diz que quem está em trevas não sabe para onde vai. E, normalmente, um abismo chama outro abismo. E quando uma pessoa está cega espiritual e tenta conduzir outra que também está cega espiritual, diz a palavra, ambas cairão no abismo. E abismos são trevas, escuridão, região de morte. Eu já estive lá, eu conheço isso de cadeira. Eu sei o que é esperar uma reza de uma instituição religiosa e nada acontecer.
Portanto, quem é apanhado pelas trevas fica cego e não sabe para onde vai. Nós estamos, aqui, porque graças a Deus a luz chegou em nossas vidas. Eu, agora sei o que quero da vida. Eu sei porque estou, aqui, eu conheço a predestinação, eu agora sei onde vou. E é por isso que estamos desafiando o povo de Deus. Tu tens que saber para aonde vais e o Natal, a luz de Jesus te ensina o caminho. Vamos viver um ano de grandes conquistas. O Senhor tem colocado na minha vida a palavra INVENCIBILIDADE.
Quem é que começa a receber esta palavra INVENCIBILIDADE?
Tu tens que acreditar nisto! Ninguém pode fazer por ti o que só tu tens que fazer! Os dias de dúvidas e de desapontamento cansam as pessoas, estressam, geram depressão. Tu sabes que depressão é um veneno para a vida. O que disse Jeremias nos dias de suas Lamentações 3:19 Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno.Jeremias disse: Minha alma está sempre recordando do absinto e do veneno! E ela se abate dentro de mim! Absinto e veneno, é isso o que este mundo tem para dar. Ou tu pensas que droga não é absinto e veneno? Tu sabes o que é absinto? É uma bebida amarga de um fruto do oriente médio, da Palestina, que fazia uma bebida amarga. Há pessoas que bebem da bebida amarga, do absinto da vida.
É preciso que a luz chegue porque eu sei que o diabo tem lançado veneno sobre as pessoas, tem lançado absinto, ele amarga a vida das pessoas. O que é uma pessoa envolvida com cartomantes, quiromantes, búzios, com gongar, catulando a língua, boca, com a feitiçaria, com as cartas, com as mãos? Isto é um veneno! Isto é um absinto! A alma se abate dentro das pessoas porque elas estão em trevas. E talvez, haja alguém que tenha vivido um ano de veneno. Enfrentou um divórcio, a morte de um ente querido, uma falência nos negócios, uma doença grave e, agora, chegou o tempo de Natal e para alguns, nesta época, intensifica ainda mais o sofrimento e a dor.
Vejamos o que disse o salmista no Salmos 88: 3 e 18: Pois a minha alma está farta de males, e a minha vida já se abeira da morte. Para longe de mim afastaste amigo e companheiro; os meus conhecidos são trevas.Olha que manifestação de angústias e desapontamentos que as pessoas, às vezes, vivem. Há momentos que parece, realmente, que ninguém pode ajudar e até a família se afasta. Mas, uma coisa eu tenho aprendido: São momentos! São momentos porque na verdade o Deus da bíblia sagrada, o Senhor Jesus Cristo cuida de nós e nada passa sem o seu saber. E ele diz que nem um fio da cabeça cai, e nem uma folha de uma árvore pode cair sem o amém e o sim dele.
Então, talvez, haja alguém, que tenha vivido dias de trevas pessoais, alguém que tenha vivenciado estes dias de trevas e absinto dizendo: Mas, a minha alma se abate, os amigos se foram, a família não está mais!Então, Qual é o antídoto para os dias de trevas pessoais? 2ª Samuel 22:29 e 39, tem uma expressão linda: Tu, SENHOR, és a minha lâmpada; o SENHOR derrama luz nas minhas trevas. E quando Ele derrama luz nas minhas trevas…Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus, salto muralhas. Quando a luz de Jesus entra na vida da pessoa, a pessoa ganha uma energia que ela desbarata o exército das células de um câncer! A pessoa diz: Não te recebo! Eu lanço sementes milagrosas para dentro de mim! Sai câncer! Sai tumor! Sai problema diabólico, eu não te recebo! A pessoa salta muralhas!
As muralhas que vêm, que satanás coloca, parecem muralhas intransponíveis, o salário que está aí, parece coisa de mendigo, e tu pulas e vem um salário alto. E tu que tens uma porta que abre de repente e desbaratas os exércitos que trancaram essas portas.
Como Jesus derrama luz nas trevas das pessoas?
Quando recebes Jesus em tua vida como o Salvador, como o Senhor. Paulo disse: Se confessares com a tua boca e creres com o teu coração que Jesus ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. A luz vem! E quando a luz vem, as trevas se vão. 2ª Coríntios 4:6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.Ele mesmo vem e resplandece luz na tua vida e tu dizes: Búzios? Xô. Cartas? Não! Guias de pescoço? Não! Eu não preciso de nenhum artifício! Eu vivo pela fé em Jesus Cristo! Isto é Deus mesmo, derrama luz nas trevas e isto começou, lá atrás, em Gênesis, Deus disse: Haja luz! E houve luz! Deus está dizendo agora:Haja luz na tua vida!E há luz na tua vida! Houve luz na tua vida. Glórias a Deus!João 1:4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.A vida de Jesus é a luz dos homens.
Então, por causa do Natal, você não tem mais que viver em trevas. Quando esta luz vem, o que acontece em minha vida? Cada um de nós tem um testemunho. Eu sempre conto, que eu estava na cadeira de rodas, estava num hospital apodrecendo e Deus me curou. Nós temos, aqui, muitos testemunhos. Pessoas que estavam na macumbaria, no espiritismo, na feitiçaria, na bruxaria, na macumba, na Iemanjá, no Oxóssi, na idolatria romana e veio a luz. Quando a luz vem, a primeira coisa que Deus faz é, porque eu o recebo como Senhor e Ele coloca este desejo no meu coração pela predestinação:
- Ele passa a me encorajar quando estou desanimado.
É o que a luz faz? Salmo 34:18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.Deus está tão perto que Ele está dentro de ti. É que, às vezes, nós olhamos lá para cima, porque é tradição evangélica, e todo mundo quando está orando, ou louvando faz umas caras assim, pensando que Deus está lá em cima mas o salmista diz: Ele está aí dentro. Ele é um espírito contigo. Eu sou contigo! Perto está o Senhor. O teu projeto de vida não tardará. Os teus sonhos se materializarão porque Ele éEmanuel, que quer dizer Deus conosco!
- Ele me ajuda a realizar os planos que Ele mesmo traçou para mim.
Hebreus 13:21 diz assim: vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, Ele opera em mim; Ele faz com que eu realize os planos que Ele traçou para mim.Talvez, tu me digas: O que lhe é agradável, é agradável a minha vida?Claro! Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Portanto, tu podes ter tido problemas e dores, mas há um plano perfeito para a tua vida que começa hoje, se Tu o recebes. Ele te encoraja;Ele te ajuda a realizar os planos.
- Ele me fortalece quando estou fragilizado.
Filipenses 4:13. Tudo posso naquele que me fortalece.Se a bíblia diz que tudo podes, amado, tu és uma pessoa capaz. És uma pessoa competente. Vais realizar os teus sonhos, porque a luz de Deus está na tua vida. Nada vai resistir em 2007. Tu és invencível porque Ele te fortalece.
-Apóstolo! Eu tive tempos difíceis em 2006.
O Senhor vai te fazer conquistar. Tu não vais mais olhar as dificuldades, o que te faltou porque nos salmos 23:4 diz: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
- Ele guia quando nós estamos confusos e em dúvidas.
O que eu vou fazer? Qual é o caminho a seguir? Qual é a decisão melhor? João 8:12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
Eu tenho a luz da vida! Então, por que nós nos preocupamos tanto? Por que nós passamos noites sem dormir? Tu tens que tomar uma decisão forte baseado na palavra que é viva e eficaz, e te tornarás uma pessoa INVENCÍVEL!Com Cristo não há direção errada. Ele te livra de tropeços. As trevas que por acaso venham circundar a tua vida se tornam em luz.
- Ele muda e transforma quando nós estamos fora da direção certa.
Efésios 5:14 diz: Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.Efésios 5:9(porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),Desperta! Acorda! Neste Natal, neste dia, eu quero que quando terminar o culto, voltes para casa sem qualquer espaço para trevas pessoais.1ª João 2:8Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha. É por isso que nós podemos dizer: Cristo em nós é a esperança da glória.
Então, tu sabes que há 2.000 anos atrás, na Palestina, milhares e milhares de pessoas viram no céu, uma estrela forte e brilhando. Mas, só os sábios seguiram aquela estrela até chegarem onde tinha nascido Jesus. Eu queria te dizer, meu amado irmão: os sábios seguem esta luz. Não vivas um só segundo em trevas. Hoje, a luz começou a brilhar e isto é a razão do Natal. Nós não estamos, aqui, por tradição, nós não estamos, aqui, porque temos o hábito de vir à igreja, nós não estamos aqui por causa de curiosidade, nós não estamos aqui por causa de um amigo, tu não estás aqui por causa de um acidente: Ah! Mas, eu sou católico, judeu, mórmom, eu sou espírita! Tu estás aqui porque viste a luz de Deus. A luz brilhou em algum momento, um convite pela televisão, pela rádio, pela internet, ou quem sabe um amigo te falou, mas tu tiveste que ver a luz porque só os sábios seguem a luz.
E agora o que esta luz faz? Ela faz uma relação íntima com Deus. O Deus vivo! E tu sabes que esta verdade, disse o Profeta Salomão, é como a luz da aurora, vai brilhando, vai brilhando até ser dia claro, dia de luz! Deus já sabe tudo a teu respeito, agora, Ele queria que soubesses mais a respeito dele. Ele se fez carne em Cristo Jesus, o criador veio com a sua luz para acabar com as trevas.
E quando é que esta luz brilha? De que forma brilha? E até quando brilha?
Ela brilha quando você recebe Jesus como Senhor.Ela brilha com intensidade absoluta e total.Ela brilha para sempre.
Então, volta para tua casa, para tua família e diga a todos: Eu vi a luz de Deus! Eu sou sábio! E esta luz começou a brilhar na Igreja Cristo Vive, na Missão Apostólica da Graça de Deus. Porque eu chego a conclusão que o nosso Ministério é composto por uma família de sábios. E eu te garanto que se estás vendo luz na tua vida por causa de Jesus, todas as trevas na tua vida desaparecerão e com esta luz, vais poder viver esta vida, verdadeiramente, cheia de vida. Sim! Por que é que eu digo isto? Que tipo de vida é a vida de uma pessoa amarrada ao espiritismo? Que tipo de vida tem uma pessoa agarrada a uma imagem, a um espírito enganador? Que tipo de vida é esta? Que tipo de vida tem alguém que para ser alegre precisa de cheirar cocaína? Que tipo de vida tem alguém que para ganhar coragem tem que beber umas e outras? Que tipo de vida é esta? Nós, agora, já podemos dizer isto de boca cheia porque nós já estivemos do outro lado das trevas. Que tipo de vida é, como o irmão, ontem, me deu seu testemunho, que tomava 48 tipos de remédios? Quarenta e oito medicamentos por dia. Ele não vivia, ele existia. Que tipo de vida tem quem vive encrencado com mentiras? Que tipo de vida é essa? Que tipo de vida é quando uma pessoa tem que bater cabeça num gongar, tem que deitar numa esteira, catular o braço, a cabeça, a língua? Não sabe para onde vai. São trevas! A bíblia diz isto: Quem é apanhado pelas trevas não sabe para onde vai: Ah! Eu pertenço a uma seita orientalista! Que tipo de vida é esta? Não! Porque, na tradição dos meus avós, eu estou seguindo uma entidade que vem numa mesa de três pés! Que vida é esta? Vida de incertezas, de insegurança! Que tipo de vida é, quando uma pessoa se quer tem o direito de viver sem pedir licença aos espíritos para entrar e para sair? Que tipo de vida é esta? Que vida é esta, quando uma pessoa que até meio-dia vive uma personalidade e depois que bebe meia dúzia de cervejas vira um gigante, um matador, um destruidor? Que tipo de vida é esta? Que tipo de vida é esta quando uma pessoa tem que mentir para sua esposa, ou seu esposo? Que tipo de vida é esta?
É preciso, então, que a luz de Deus venha a brilhar porque as cartas ofuscam mais a vida. A leitura de mãos, a cartomancia,a quiromancia, o contato com os mortos são regiões de trevas que fazem mal à vida, oprimem o ser humano, incapacitam o modo de viver. Que tipo de vida é a que o mundo tenta oferecer à humanidade?
Nos tempos de João Batista, uma mulher pediu a cabeça de João Batista, e um Rei adúltero, mentiroso manda cortar a cabeça de João Batista e a oferece, numa bandeja de prata, à sua amante. Que tipo de vida é esta? Onde eu abro o jornal para ver o horóscopo, onde eu faço o mapa astral para ver como será o meu amanhã. Que tipo de vida é esta? Que o diabo enreda as pessoas, e que as cega e as pessoas não sabem para onde vão, porque o cego não sabe para onde vai, ele bate de um lado, cai do outro, levanta. Ele não sabe para onde vai.
Mas, também, eu não vou ficar, aqui, só olhando para o outro lado da moeda, porquequando a luz chega, as trevas se dissipam, o medo desaparece, a covardia acaba. O medo e a angústia são substituídos por um espírito de poder, de amor, de moderação, de força para viver. E aí, tu saltas muralhas, despedaças fortalezas porque as armas espirituais são poderosas, elas despedaçam fortalezas, anulam sofismas, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus. Isto sim é que é vida! Isto é que dá prazer de viver! Quando levantas de manhã e dizes: Graças a Deus! O meu nome não está num obituário do jornal O GLOBO: Morreu o Miguel Ângelo! Não! Eu estou vivo! Tenho uma família espiritual, tenho uma razão de vida, tenho um plano perfeito para viver. Não há trevas! Isto sim é que é vida! E Jesus disse: Vida com abundância! Então, não é vida com pobreza, não é vida com miséria, não é vida com dor, não é vida com angústias, não é vida com trevas, é vida em abundância! É teu direito! É isto que nós estamos celebrando: Jesus! E quando esta luz vem, as trevas não se agüentam. O indivíduo pode ser pequenino, pode ser humilde, pode ser desprezado, Ele o faz grande e poderoso. De um derrotado, Deus faz um vitorioso! De um doente Deus faz um saudável! De um abandonado pela sociedade, Deus o faz poderoso nesta terra! Isto, sim, é que é vida! Isto, sim, é que é Natal! Graças a Deus que a luz brilhou nas nossas vidas.
Então, numa hora de luta e desespero que alguém chega e diz: Acende uma vela! E eu digo: O quê? Eu tenho a luz do mundo na minha vida!
-Põe uma guia no teu pescoço?
Não! eu tenho o meu guia que se chama Jesus!
As trevas se dissipam e tu passas a andar seguro porque onde não há trevas, há luz. E com luz tudo se torna mais claro. É a luz da aurora. Foi isso que nasceu, lá em Belém, num presépio, uma estrela anunciava. Só os sábios olharam para o céu e disseram: Vamos seguir esta estrela! Vamos seguir esta luz! E foram. São chamados Reis Magos. Foram sábios! Eles não ouviram as trevas de Herodes que queria matar todo mundo, eles seguiram a luz. Se tu seguires a luz não haverá trevas nunca mais na tua vida! Isto é que é Natal! Isto é que é vida! E o povo de Deus diga: Amém! Amém! Assim seja. Assim disse o Senhor! E ao seu nome toda a glória. Amanhã, nós continuamos e nós vamos falar sobre os milagres do Natal. Vamos ficar de pé.