Nós estamos numa série de mensagens, falando à Igreja, como Deus provê recursos para que todas as necessidades, as mais profundas necessidades do ser humano sejam satisfeitas. A igreja de Cristo tem uma posição pública, este lugar é um lugar de reflexão, é um lugar de crescimento, é um lugar de abertura de mente e de coração e é um lugar de sementeira. Agora, o Apóstolo vai semear a semente no coração de terra boa e neste coração vai começar a germinar a planta de Deus que dará muitos frutos.Filipenses 4:13 Tudo posso naquele que me fortalece.
Oremos ao Pai:
Ó Jesus! Jesus amado, vivo e verdadeiro! Quão grande és Tu. Quão maravilhoso é estar em tua casa! Quão bom é acordar com uma razão de vida! Quão bom é saber que os nossos passos são guiados por ti e que o Espírito Santo conforta, consola, edifica, levanta, encoraja! Quão bom é saber que os anjos de Deus estão em nossos caminhos! Quão bom e sabermos, Pai, que Tu tens um plano perfeito, um projeto que ninguém pode mudar desde antes da fundação do mundo! O Senhor criou o nosso espírito e ao nos revestir de carne, ossos, pele e tendões, Deus estava dizendo: Tu és meu! Eu te criei segundo a minha prognose! Eu determinei que tu serás para a obediência e para a salvação!Por isso, Pai, fala-nos Deus! Que aquelas necessidades mais profundas do coração, do ser humano, sejam satisfeitas através da mensagem deste ministério. A palavra é viva e é eficaz, ela não retorna vazia. É profética! E, por isso, ela vai cumprir os desígnios que o Senhor tem estabelecido para ela, em nome de Jesus. Aquieta-nos, agora! Aquieta o nosso espírito! Levamos nossos pensamentos cativos à obediência de Deus para que aquele que é o autor da nossa vida fale, pelas cordas vocais do Apóstolo, ao coração do eleito de Deus. Em nome de Jesus. E o povo de Deus diga: amém! Amém! Graças a Deus!
Nós vivemos num mundo cheio de desigualdade, cheio de diferença. E a verdade é que nós estamos neste mundo. Somos peregrinos numa peregrinação em direção à vida eterna. E neste mundo, nós temos que conviver com as desigualdades, com as diferenças que se nos apresentam, diuturnamente. Vejamos algumas estatísticas: Este mundo cheio de desigualdades e diferenças nos mostra que:
· 1 para 100, daqueles que dirigem carro, morrerá de acidente;
· 1 para 300 morrerá assassinado;
· 1 para 800 morrerá de choque elétrico;
· 1 para 5.000 morrerá de queimaduras;
· 1 para 30.000 morrerá afogado;
· 1 para 2.800.000 morrerá por um raio que caia num dia de trovoada;
· 1 para 3.000.000 morrerá por comer comida envenenada;
· 1 para 13.000.000 morrerá num acidente aéreo.
Então, estas diferenças, estas desigualdades, muitas vezes, são assustadoras.Nós estamos, aqui, nesta igreja, numa verdadeira corrida contra o tempo para salvar essas pessoas. Hoje, a corrida, do Ministério Cristo Vive de pregar a palavra, de anunciar boas novas é porque existem, hoje, estatísticas comprovadas e registradas. Mais de 40 milhões de pessoas estão contaminadas com o vírus de HIV e milhões e milhões de pessoas são portadoras de DST. Há mais de 16 milhões de órfãos por causa dos pais terem sido vítimas deste mal do século chamado HIV.
Então, você percebe essas desigualdades, essas diferenças. Vidas continuam sendo ceifadas no nosso país, destruídas. Há uma verdadeira pandemia histórica. Numa crise humanitária, o ser humano deixou de ter valor. Hoje, por causa de destruição, de acidentes, do álcool, da droga, dos abusos sexuais, da fome, há um grito ecoando em todos os países, especialmente, no nosso país. Há um grito! As pessoas estão gritando. E esta é a hora mais importante. A oportunidade maior que a igreja de Cristo tem perante estas situações. Temos uma oportunidade de demonstrar o amor de Cristo, globalmente, mostrando o caminho certo para que as pessoas, que estão nestas estatísticas de grandes desigualdades, possam ter esperança de viver. E muitas pessoas que estão, hoje, assistindo pela internet, estão assistindo pelos satélites, estão lutando contra as diferenças, contra desigualdades. Há alguém aqui, mesmo, que tem tido uma vida de perdas constantes e está na iminência de uma perda incomensurável.
Há momentos na vida que parece que as coisas conspiram contra as pessoas. É aquela pessoa que diz: Apóstolo, eu tive um dia péssimo! Outra pessoa chega e diz: O meu mês foi mau! Outra chega e diz: A minha vida é, extremamente, negativa!
Então, amado, a Igreja de Jesus tem que ensinar o povo a sair deste sufoco, desse nó na garganta e não existe nenhum meio a não ser pelo ensinamento da bíblia sagrada.
Como eu posso confrontar o que é contra mim?
Como é que eu posso aprender a enfrentar problemas que me geram desigualdades tão grandes?
Como é que eu posso aprender a vencer obstáculos que no dia-a-dia surgem na minha vida?
Tu que estás assistindo pela internet, pelo satélite, assistindo pelo canal de televisão, aqui, em Portugal, na China, no Japão, em África, tu que muitas vezes, tens dito: Barbaridade! Parece que a vida conspira contra mim!
Eu queria que a igreja, agora, olhasse, com segurança, para o altar, para o profeta desta igreja, porque uma das manifestações de Deus no antigo testamento, vem da palavra HebraicaJEOVÁ-NISSÍ. Deus, no antigo testamento, era conhecido por suas virtudes, pelas suas manifestações.
Jeová-Raphá O Deus que cura.
El shaday O Todo Poderoso.
JEOVÁ-NISSÍ, é o Deus que te defende;Eu sou o Deus que te protege;Eu sou o Deus que é a tua bandeira.
Então, vamos começar, agora, a convergir os nossos pensamentos para esta realidade, porque eu sei que muita gente pode estar, aqui, extremamente inquieta, desassossegada porque vem enfrentando estas estatísticas de grandes desigualdades. O que dizem os economistas? Quem tem muito terá mais e quem tem pouco terá menos. Isto é uma desigualdade bárbara. Humilhante!
Então, Deus disse: Eu sou Jeová-Nissí = Eu sou o Deus que te defende! Eu sou o Deus que te protege! Eu sou o Deus que é a tua bandeira! Eu sou o Deus que te defende contra as desigualdades que são contra a tua vida. O pastor, o pregador tem que preparar o seu sermão, buscar, aprender, perguntar ao Espírito Santo: Espírito Santo de Deus, quais são as necessidades da igreja? Quais são as pessoas que tu trarás, amanhã? E o que elas precisarão ouvir? O que a grande maioria anseia? Esta é a razão de um pregador.
Há uma passagem na bíblia que eu amo. 2ª Crônicas 20. Fala de um fato muito curioso: Três nações decidiram lutar contra Israel, contra o povo de Deus. O Rei, naquela época, se chamava Josafá. E três exércitos se juntaram, e o diabo é terrível, é mentiroso. Tu sabes que um abismo chama outro abismo. Às vezes, no trabalho é o chefe que quer derrubar, é o cara, lá, que está conspirando contra a tua vida, é nego da frente tentando descobrir um erro teu pra te dizimar, pra te entregar, pra te fazer cair. Quiçás, nesta manhã, alguém tenha entrado, aqui, em busca de alguma coisa para contaminar a tua vida. Tu sabias disto? Estrategicamente, satanás planta no meio do trigo, o seu joio, para tentar acusar as pessoas, para tentar denegrir as pessoas.
Portanto, estava se passando isto, e três nações tentaram lutar, com seus exércitos, contra um exército para submeter o povo de Deus. Josafá estava numa grande desvantagem. Eram três exércitos contra um.
Lembremos as estatísticas que eu li: 1 para 300; 1 para 3.000.000. São estatísticas! E está, aqui, é uma estatística: Haveria uma grande devastação, seria uma grande derrota para Josafá e para o povo de Deus. Mas, claro! O final da história, todos nós conhecemos porque já pregamos, aqui, diversas vezes: Josafá venceu! Derrotou as diferenças. As coisas mudaram porque Josafá fez as coisas do modo certo.
Então, amado do meu coração, meu filhinho. Independentemente do status de vida, do problema que estejas enfrentando, eu queria te dizer que a primeira coisa que nós aprendemos neste ministério é: mesmo que as coisas não se encaixam, mesmo que as adversidades sejam enormes, mesmo que o médico tenha dito que é câncer, mesmo que o tumor tenha evoluído, mesmo que a tomografia computadorizada, mesmo que o advogado tenha dito… Amados! Deus muda situações quando se faz a coisa de modo certo. Deus não colocou estas passagens bíblicas somente para contar histórias. Tudo na bíblia tem um princípio. Tudo na bíblia tem uma lição a aprender. Tudo na bíblia tem uma razão. Nós não estamos, aqui, com historietas de Carochinha para nós contarmos uns aos outros, ficarmos felizes e batendo palmas Não! Há uma lição de vida. Há um propósito! Há uma razão! Há um princípio!
Por que Deus quer que tu saibas disto? Porque eu sei que há pessoas, aqui, enfrentando batalhas, e estão em desvantagem, estão enfrentando batalhas financeiras. Há pessoas enfrentando batalhas nas suas relações interpessoais. A coisa não se acerta. O marido não acerta com a esposa. A esposa não acerta com o marido. Há uma luta. Satanás está tentando criar adversidades, separando. Há pessoas, aqui, enfrentando batalhas com doenças.
Portanto, todos os princípios que vais estudar comigo, se aplicam em qualquer tipo de batalha que nós, eu, tu e todos nós possamos estar enfrentando, especialmente, quando dizes: Não há saída! Ou, quando dizes: Esta é a última vez!Se não der agora, ou vai ou racha, ou cai, ou não dá. Especialmente, com estas pessoas.
Então, o que fazer? Quais são as lições? Quais são os princípios? Quando as batalhas são grandes e a gente se põe com uma bíblia na mão enfrentando, às vezes, impérios com uma bíblia na mão e o que fazer numa hora dessas? Muito bem! Então, vamos à lição! Vamos a Josafá!
A história conta em 2ª Crônicas 20:1: Depois disso, os filhos de Moabe (Um exército), os filhos de Amom (outro exército), com alguns dos meunitas (outro exército), vieram à peleja contra Josafá.
Às vezes, tu dizes:O exame médico! O aviso do banco! O indivíduo que me emprestou dinheiro! As coisas, quando surgem, às vezes, vêm em massa. O demônio sabe que a forma que ele tem de assustar todo mundo é vir com os problemas na cabeça das pessoas. Diz o texto: Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.
Jejum como os judeus faziam. Mas, a primeira coisa que eu quero te dizer é: ele se pôs a buscar o Senhor.
Jovem da igreja, senhora, mãe, avó, aposentado, dona de casa, comerciante: Volta-te primeiro para Deus antes de tomar qualquer atitude.
Josafá disse: Senhor! Eu estou metido numa encrenca terrível! Olha! São três exércitos contra mim!
Amado! Deus viu o princípio da batalha, o meio da batalha e o fim da batalha! Ele sabia de tudo! Então, não faça as coisas sem antes voltar-te para Deus: Pastor, eu já fiz tudo! Agora, eu vim à igreja para saber se o Senhor pode orar por mim? Não! Nós temos nesta igreja um ministério de oração. É para virmos, aqui, voltarmo-nos para Deus, primeiro, antes de buscar soluções no mundo. Primeiro, busca a Deus! Josafá disse: Senhor, eu estou com medo, mas eu estou te buscando! O que havia acontecido nesta passagem? (Porque isso é uma lição de vida.) É que quando apareceram esses três exércitos lutando contra Josafá, anteriormente, (lê em casa o capítulo 19, vais ver que houve um grande avivamento para o povo de Israel, houve um grande despertamento espiritual.) Deus começou a derramar benção e prosperidade. Houve uma alegria que foi enchendo o coração do mundo. E logo depois, três exércitos vieram contra o povo de Israel.
Qual é a lição? Qual é o princípio que eu tiro?
Depois de uma vitória sempre há lutas, mas depois da luta sempre há vitória!
Tu estás enfrentando lutas? Eu estou enfrentando lutas. Essas lutas já estão me cheirando a vitória! Estou sentindo pelo meu radar espiritual que tem coisa boa, aí, a caminho. Aliás, satanás não luta com quem não é vitorioso, amado. Sabes? Tu pensas que satanás luta com quem já está todo arrebentado, caído aí na rua. Já derrotou. Ele luta com quem ele sabe que no mundo espiritual está aguardando algo grande. Luta chega e vitória está a caminho. Então, depois da vitória, sempre há lutas, mas depois da luta sempre há vitória. Benção e batalhas andam juntas. Esta é a minha vida. Esta é a tua vida. Bênçãos e batalhas andam juntas.
Então, o que Josafá fez? Ele pôs-se a buscar ao Senhor. Josafá teve medo e pôs-se a buscar no Senhor.Josafá teve medo! Teve o quê? MEDO! Meus irmãos! Isto é normal. A nossa carne é fraca. Aqui não tem nenhum gigante de ferro, nesta igreja. Aqui, não há robocops. Não existe isso, aqui! Agora, nós não podemos deixar que o medo nos desmotive. Nós não podemos deixar que o medo nos desestabilize. Nós não podemos deixar que o medo nos desencoraje. Nós não podemos deixar que o medo nos faça desistir. Porque muitas pessoas desistem logo quando se deparam com as adversidades, com as desvantagens. Qualquer pessoa diz assim: eu tenho uma prova na segunda-feira. Eu vou fazer uma prova porque eu quero ser funcionário público! Mas, Apóstolo! Sabe o que é que eu descobri? Eu descobri que para cada cargo, existem cinco mil candidatos. Pronto!!!!
– Eu acho que não vou fazer esta prova. Cinco mil para cada cargo e só tem cem cargos. Vão aparecer cinqüenta mil pessoas, e onde é que….
Amado! Não desista! Não se ponha a olhar para o seu medo pessoal! Não corra! Não fujas diante das adversidades, das desvantagens.
Josafá estava em desvantagem. Eram três exércitos contra um. Não deixes nenhuma situação impossível te desmotivar. Não deixes nenhuma situação impossível te desanimar porque, na realidade, estas coisas têm que te motivar. Tu sabes que quando eu enfrento lutas. Eu tenho trinta anos de ministério, vinte e oito ordenado ao ministério. Trinta anos de pregador. Toda a minha vida foi luta, vitória, vitória, luta, lutas, vitórias.E sabes o que estas coisas me fazem? Motivam-me a orar mais, a confiar mais, a esperar mais de Deus, a depender mais de Deus, a priorizar mais Deus. Foi exatamente, o que Josafá fez, ele buscou ao Senhor.
Portanto, lutas, desigualdades não são para que saias da igreja, muito pelo contrário.
-Pastor, eu estou enfrentando lutas com o meu marido e eu não vou mais à igreja. Pelo contrário! É aqui! Aqui é o teu campo de batalha. Aqui é a tua arena. É, aqui, que as lutas se dão e é, aqui, que as vitórias se manifestam. Então, Josafá:
1. BUSCOU AO SENHOR;
2. FALOU COM DEUS SOBRE A SITUAÇÃO.
2ª Crônicas 20: 5 e 6: Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátio novo,
Primeiro, ele buscou ao Senhor. Ele tirou o foco da ameaça para colocar o foco em Deus. Isto é tão importante? Satanás quer que tu ponhas o foco nele, mas, ele é mentiroso.Se tu pões o foco da tua vida na mentira, és derrotado.
Segundo, Josafá começou a falar com Deus. Senhor! Na tua mão está o poder, na tua mão está a força e ninguém te pode resistir!Versículo 6: e disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir. Ele estava falando com Deus. Ele estava lembrando quem Deus era.
Amado! Deus é maior que os nossos problemas!
As desigualdades são grandes. As diferenças são muito grandes. As estatísticas são estarrecedoras! Lembra-te! O que Deus fez no passado, ele faz, hoje! Versículo 7: Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo?
Então, Josafá estava lembrando a Deus, mas na realidade, se lembrando que se Deus fizera com Abraão, ele poderia fazer com ele. Se Deus fizera no passado, ele poderia fazer no tempo dele. E a bíblia diz em Hebreus que Ele é o mesmo de ontem, de hoje e eternamente.
3. SE DEUS FEZ NO PASSADO ELE PODE FAZER, HOJE, AGORA, COMIGO E CONTIGO.
Sim, exatamente, como fez no passado. Versículo 9: Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois o teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.
O que Deus estava mostrando através da boca de Josafá? Ele disse: Tu nos livrarás do castigo, da espada, da fome. Tu ouvirás e tu livrarás pois o teu nome está nesta casa.
Então, meus amados! O nome de Deus está nesta casa! Por isso é que nós sempre dizemos: Satanás luta para que ninguém entre desta porta para dentro porque sabe que uma vez que entrou neste lugar,acabou! Satanás não pode mais te pegar! Não pode mais te derrotar! Não pode fazer mais nada! Não importa qual é a situação, não importa qual é a tua incapacidade, a tua inadequação, os teus temores. Tu tens que sair, hoje, bem sucedido! O nome de Deus está nesta igreja! E nós somos porta-vozes de uma mensagem para quem está lá fora. Irmãos! Há crianças sendo mortas na escola, cheirando, injetando, fumando drogas. Há mães abandonando os filhos. Há uma crise! Há um colapso da sociedade! Há fome, que é a coisa que mais humilha um cidadão. Isto tudo está aí fora.
Então, ele disse: teu nome está nesta casa! E se o nome de Deus está nesta casa, na tua casa. onde tu estás está Deus porque tu és uma extensão de Deus, Deus se multiplicou na tua vida.
Então, ele diz, aqui, no versículo 12: Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.
Nós estamos fazendo a coisa certa, Amado! Que bom quando tu pões os olhos em Deus porque no versículo 6 diz: Em ti está a força e o poder! Se em Deus está a força e o poder e eu ponho os meus olhos na força e no poder, o que é que eu posso esperar? Vitória!
Eu gosto desta frase: Porém, os nossos olhos estão postos em ti.
Então, quais são as lições que nós estamos aprendendo?
1) BUSCA PRIMEIRO A DEUS ANTES DE BUSCAR OUTRAS ALTERNATIVAS;
2) FALA COM DEUS;
3) PEDE AJUDA, CONFIANDO.
Nós precisamos confiar em Deus porque quando uma situação está esmagadora, quando uma situação está irresistível, quando uma situação está te dominando, quando a situação está acima das circunstâncias, Hebreus 12: 2 e 3 diz assim: olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus,o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
É tudo que Deus quer é que tu não desistas, não te fatigues, não desmaies. O que vale é a experiência. Eu falo ex-cátedra. São trinta anos nisto! Eu já vi milhares de pessoas abandonando a obra de Deus, se esquivando. No primeiro sopro, já choram, já gritam, pulam, saltam, desaparecem, rasgam a carteira de membro porque não consideram o que suportou Jesus. A tamanha oposição que Ele suportou para que, hoje, pudéssemos usufruir da sua provisão. Se tu não colocas o teu foco em Jesus, se tu não olhas firmemente para Jesus, vais te assustar com a vida. No versículo 15 diz a palavra: e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR.
Agora, Deus vai falar em resposta. Ele buscou primeiro a Deus, ele pôs o seu foco, ele falou com Deus.A gente não sabe o que fazer, não tem força, humanamente a coisa é braba, é um grupo poderoso que vem contra nós, é um não sei o quê de funcionalismo público, é uma ameaça de morte, é o meu patrão que está dizendo, é uma causa que está lá sendo quase julgada. É isso Senhor! E Deus disse: Calma! Tu já falaste demais, Josafá! Agora, sou eu que vou falar!
E Deus diz: Primeiro: Não temais! Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
365 vezes, na bíblia, Deus diz : não temas! Porque Ele sabe que o temor, o medo acovarda as pessoas. Eu já vivi momentos neste ministério que só Deus sabe. Tive o rim paralisado. Fiquei 72 horas sem urinar, tanto era o medo que vinha contra mim. Você sabe que a prefeitura quis leiloar este templo porque eu não aceitei me corromper com um fiscal que veio multar, por causa do outro templo que não tinha nada a ver com este. Certa vez entrou, aqui, um cidadão, um oficial de justiça, aos gritos, aos berros: Vou arrebentar a igreja! Domingo passado no culto, tinha um senhor de cabeça baixa, ele se achegou anos e falou para mim:o senhor se lembra de mim, Apóstolo? Eu disse: não! Eu sou aquele oficial de justiça, eu entrei, aqui, uma vez e queria arrebentar com a igreja! Ele veio pedir oração e nós oramos por ele. Ficou meu amigo. Vejam que com Deus não se pode contender!
Então, Deus disse: não temais! Não vos assusteis por causa do exame médico, por causa da ameaça do advogado, por causa do cara que está te cobrando aquela dívida que está te intimidando e diz que vai te matar!!! Deus diz:Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.A peleja não é vossa, é de Deus! A peleja não é tua, meu irmão! Tu tens que confiar. A luta não é nossa, é de Deus! Como é que Deus poderia deixar uma igreja ser derrotada? Como é que Deus poderia deixar um fiel ser derrotado? Como é que Deus poderia te deixar envergonhado? Como pode? Isto é verdadeiro! Isto é santo! Isto é Deus falando! E ele viu a diferença, ele viu a desigualdade! Josafá disse: Senhor! São três e eu sou um. E Deus disse: Mas, Eu contigo, sou a maioria!
O sistema pode ser todo contra ti, mas, se tu estás do lado de Deus, o sistema cai. Isto é verdadeiro, isto é sacrossanto, isto é o Espírito que fala, isto é a voz do trono. É o Senhor, direto do trono, que está dizendo à sua igreja: A peleja não é tua, é de Deus!
E agora, tu sabes a razão porque as pessoas vivem tão cansadas, tão assustadas. É porque elas tentam lutar a batalha que pertence a Deus. A batalha não é nossa e, muitas vezes, nós queremos assumir o que é de Deus.
– Mas, Apóstolo, o Senhor não sabe! Tem um cara lá…
Amado! Deus tira a vida deste cara! Está querendo puxar o teu tapete? Deus pode… A bíblia diz: Minha é a vingança!
– Pastor! Agora, o Senhor está virando Aiatolá? Estimulando guerra?
Não! Eu estou te estimulando a acreditar em Deus e não no inimigo. A luta a batalha pertence ao Senhor. Não assumas o que é de Deus. Nós pertencemos a Deus, nós somos dele e ele assumiu a responsabilidade de tudo que nos diz respeito. Ele disse: Miguel Ângelo, Eu estarei contigo até a consumação dos séculos! Então, Ele disse: Miguel, tu não tens que lutar a batalha que é minha.
-Mas, Senhor, às vezes, eu me sinto desencorajado, triste.
Está bom! Te sentes triste porque és carne. Tu tens que te sentir triste, desencorajado, mas a batalha não é tua! Ou pensas que foste tu que construíste a igreja? Se eu não tenho trazido as pessoas para darem dinheiro, tu não construías a igreja. Ou pensas que és tu que fazes os programas de televisão? Tu pões a tua voz e Eu falo pelos teus lábios e tuas cordas vocais, mas, se eu não trouxer recursos, amanhã, tu sais da televisão. Amado! Foi Deus que te acordou esta manhã. Foi Deus que te pôs diante desta televisão. Foi Deus que te trouxe, aqui! Muitas pessoas lutam o que é a luta de Deus. Não dão espaço para Deus e se desviam da igreja. É Deus quem te dá suporte ele é Jeová-Nissí. Ele é a tua bandeira. É ele que nos mantém de pé. É Ele que nos faz mais que vencedores! Isto é a graça de Deus! Quando nós confiamos em Deus, a batalha é dEle.
Versículo 17 Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.
Este versículo é lindo,é maravilhoso! Neste encontro não tereis que pelejar!
Tu não tens que pelejar. Amado! Começa agora a confiar em Deus. Não desista! Tu vais ver o salvamento, o livramento que o Senhor te dará! Ele disse: Não te assustes! Não temas! Deus não desaponta ninguém! Não temas! Ele disse: a batalha é do Senhor. E sabe de uma coisa? Deus nunca perdeu uma batalha!
-Mas, o senhor já perdeu!
Eu perdi porque eu me meti a fazer o que não era de Deus. A batalha é do Senhor! Deus nunca perdeu uma batalha! A vitória está assegurada. Isto é inevitável.
Romanos 8:36 diz: Em todas estas coisas, porém, nós somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou. Repete: Jesus me amou, se deu por mim, ressuscitou por mim e Ele garante. Deus nunca perdeu uma batalha! A nossa história, a história da minha vida, a história deste ministério, quem sabe de todos. Se tu chamares todos os pastores é batalha após batalha, muralha construída, muralha derrubada, mas eu vou te dizer uma coisa: eu nunca desanimei, eu nunca desencorajei, nem perdi a esperança. Já tentaram de tudo contra mim. Tudo! Eu me recordo quando um delegado me chamou porque teve uma denuncia anônima contra mim dizendo que eu dava pancadas nos velhos, que eu tinha um quarto, aqui, escuro, que eu batia nas pessoas, que eu tirava os bens delas. O delegado me chamou e disse: eu ia mandar prender o Senhor!
Amados, esta não é a nossa igreja, esta é a igreja de Deus. A batalha não é nossa. A batalha é de Deus. Quando nós começamos esta igreja, este lugar era desolador, havia guerra todos os dias, parava o helicóptero, aqui, em cima e matava gente. Mas, antes de nós nascermos, antes de haver Brasil, antes da fundação do mundo, Deus quis plantar esta sua igreja, aqui. De um lado macumba, do outro lado é escola de samba, atrás a dificuldade social, na frente é … mas Deus disse: Eu quero a minha igreja, aqui! Esta terra sempre foi de Deus e é aqui, que há batalhas, é, aqui, que há lutas, mas é, aqui, que há vitórias.
Então, amado, fica firme, não desistas! Tu vais ver Deus agir. Deus não quer que tu fujas das situações difíceis. Não é a sua vontade ver o povo de Deus sangrando. Deus quer que tu aprendas que Ele é suficiente em qualquer situação para tu venceres. Não fujas da responsabilidade, sê confiante! O milagre vai acontecer!
Nós estamos esperando um grande milagre! Ele vai acontecer! Versículo 20:
Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.
O que Deus está dizendo, aqui, amado?
Acredita em Deus. Acredita no caráter de Deus e tu vais estar seguro!
Diz: Eu acredito no caráter de Deus. Ele não é uma imagem, Ele não é uma estátua, Ele não é homem para mentir nem filho do homem para prometer e não cumprir. Então, Ele disse:Crede no Senhor e estareis seguros, crede nos profetas e prosperareis.
O que é crer no profeta? É crer na palavra, é crer nas sete mil promessas. Amado! Nenhum problema, nenhum conflito pode te derrotar.
-Mas, amado, Apostolo! Eu conheço um irmão que perdeu!
Ele não era fiel.
Porque em 2ª Timóteo 2:11 a 13 Ele diz: Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.
Deus não pode negar a si mesmo. Por isso, Paulo disse em 1ª Coríntios 12: 9 a 10: Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco,Quando parece que a desigualdade é tão grande…então, é que sou forte.
É aí que Deus vem e faz o milagre.
Voltemos a 2ª Crônicas 20:21: Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.
Olha que estratégia maluca! Josafá era um Rei treinado. Rei não chega a rei de qualquer jeito. Rei é rei. A nobreza obriga! Há cargos que exigem a nobreza, estudo, preparo, capacitação. Como é que um indivíduo pode ser pastor se ele não tem preparo secular, teológico, espiritual. Há cargos, há nível de governo que o indivíduo tem que ser letrado, preparado. Como tu vais discutir direito internacional se a pessoa não sabe nem quanto são dois mais dois?
Então, ele disse: Eu tenho uma estratégia dada por Deus! Chegou o comandante, general e disse: Pois não, ó Rei! Prepara teu exército, mas eu vou colocar na frente do teu exército uma turma dizendo: Rendei graças ao Senhor porque as suas misericórdias duram para sempre! E o comandante disse: Pifou! Esse aí não tem jeito! Do outro lado, três exércitos, AR15, granada de mão, bazuca, helicóptero. E nós vamos à frente com a bíblia, cantando: Rendei graças ao Senhor porque as suas misericórdias duram para sempre. Amados! Deus tem uma estratégia! Deus tem sempre uma pessoa num lugar chave. Deus tem sempre uma saída aonde não há saída. Deus tem sempre a solução!
Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados.
-Pastor, mas não houve tiro? Nenhum!
-Não houve rajada de metralhadora H47, AR15, 762, aquela de Israel, aquela pequenininha? Não houve tiro?
Não! Seguiram as ordens de Deus, a estratégia de Deus. A Bíblia diz que foram desbaratados.Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, tendo eles dado cabo dos moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se.
Deus pôs um fofoqueiro de um lado, permitiu aquele fofoqueiro. Levantou um filho do diabo do outro lado. Um demônio sujo, de boca suja que começou a dizer: Tu não prestas! Moabe, aqui, não vale nada! Não! Os de Amom é que não prestam! Foi um tapa daqui, um tapa de acolá, e o povo de Deus cantando: Rendei graça ao Senhor… Esta hora, Deus está agindo a nosso favor, amado! Deus está no controle e nada poderá nos separar do amor de Deus. Tu que tiveste perdas afetivas, crises financeiras, um verdadeiro rolo compressor, um dia estás lá em cima, e no outro dia estás lá, em baixo, Deus te defende, Deus cuida de ti! Tu sabes porque Deus faz isso? Quem responde é Paulo em Romanos 8:31Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Repete comigo: Se Deus é por nós, quem será contra nós.Se a batalha é grande começa, agora, a confiar. Começa agora, a louvar antes da vitória chegar. Começa bem ceda a dizer: Senhor, eu te louvo! Deus vai por emboscadas. Deus vai trazer a solução!Versículo 24Tendo Judá chegado ao alto que olha para o deserto, procurou ver a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente.
Nenhum sobrevivente! Amado, o médico vai pegar o laudo e vai dizer: aqui, tinha um câncer! Eu me lembro! Era um tumor grande, estava na base, estava na hipófise, era no pulmão esquerdo, era metástase nos ossos. Estava, aqui mas não está mais! Deus é por nós, amado!Vieram Josafá e o seu povo para saquear os despojos e acharam entre os cadáveres riquezas em abundância e objetos preciosos; tomaram para si mais do que podiam levar e três dias saquearam o despojo, porque era muito.
Amados, Jeová-Nissí sempre te defenderá. Nunca te abandonará! Hoje, é o dia da vitória! Volta-te para Deus. Fala com Deus. Lembra-te do que Josafá fez, diz como estás te sentindo. Louva o Senhor. Sabes por quê? Porque a batalha é dEle! Isto é verdadeiro! Isto é sagrado! Não pode ser de outra forma. Diz: A batalha é de Jesus! Senhor Jesus, eu não vou lutar as minhas batalhas, eu vou ficar parado! Eu vou me aquietar, não vou ter medo!
Temos que dizer isso. Deus quer que tu descanses no colo dEle.Dia: A batalha não é tua! Diga de novo: A batalha não é tua! Olha para o irmão que está ao teu lado e diz: A batalha não é tua, é de Jesus! Não tentes lutar as batalhas de Deus. Tu vais perder! A batalha não é nossa, é de Deus. Estás acreditando nisso. Porque não há outro caminho.Tudo que o maligno quer, é que tu não acredites.
-Cuidado! Porque a estatística diz que em três meses a pessoa bate as botas, fecha o caixão! Todo mundo com essa doença morre em três meses. Mas tu não és todo mundo, tu és de um mundo especial. Nós somos do mundo OKUMENE. O mundo da salvação! Deus nos criou à sua imagem e semelhança. Deus nos fez a extensão dEle. E para quê? Para sermos envergonhados neste mundo?
-Pastor, mas as diferenças?
Está bom! Josafá era três contra um.
Qual é a diferença que tu tens? Vamos dizer todos juntos outra vez: Abatalha não é minha. A batalha pertence ao Senhor, mesmo que eu ainda não sinta na minha carne e nem os meus olhos estejam vendo, mas Deus já viu o final da batalha. A vitória é minha! E eu vou receber muitas bênçãos. Diz:Deus vai confundir os inimigos. Deus confunde até o exame médico. O médico diz: Faça outro exame!
– Mas, eu fui lá, o Apóstolo orou, os Bispos oraram.
Ih! Esse negócio de Apóstolo e Bispo… é melhor fazer outro exame.
Faz o outro exame e está lá: negativo! Confuso!
– Então, vamos fazer exame com lâmina. Lâmina é um bom exame.
É que quando Deus age…. ninguém impede. Eu estou te falando do trono. Deus sabe como agir. Ele vai confundir os teus inimigos, Ele vai confundir os exames, ele vai abrir uma porta aonde não há porta. Ele vai abrir oportunidade aonde não havia oportunidade.
-Pastor, mas as diferenças são grandes! É muita gente contra!
Podem vir quantos exércitos vierem, pois a vitória é tua. O sangue de Cristo foi derramado por ti. Diz: Senhor Jesus! Eu creio na tua palavra. A tua palavra diz, eu creio, eu recebo, eu acredito e a tua palavra não mente. É viva, é verdadeira. Senhor Jesus, eu ponho os meus olhos em ti, fixamente. Não vou me desviar para a esquerda, não vou me desviar para a direita. Fixamente! O profeta diz e quem crê em Deus, no caráter de Deus, está seguro. Está seguro! Quem crê nos profetas, quem crê nas promessas, prosperará! Diz: Eu estou seguro porque eu acredito no caráter de Deus. Deus é imutável, Deus não mente, Deus não falha, Deus nunca perdeu uma batalha e a palavra profética tem que se cumprir. Cumpra-se, agora na minha vida! Cumpra-se, agora, na minha vida! Cumpra-se, agora, na minha vida! Cumpra-se, agora, na minha vida! Agora!!!!!!! Recebe!!!!!! Recebe!!!!!
Diz: a batalha não é minha!!! Eu já ganhei!! Eu já venci!!! Os meus inimigos vão se confundir!!! Eu estava em desvantagem somente aparente, sempre estive em vantagem. Deus sempre esteve comigo. Deus sempre foi por mim. Ele é maior! O inimigo não queria que eu soubesse destas verdades! Queria que eu me desmotivasse, me desencorajasse, chorasse, e ficasse fora da igreja, mas, agora, tu sabes que a batalha não é tua. Então, Ele disse: descansa! Descansa, aí, no teu lugar. Dá uma respirada funda, aí. Descansa. Todo mundo vai descansar um pouquinho comigo. Vai, descansar! Quer deitar no banco? Deita um pouquinho, aí. Gente! eu estou descansando. Eu acreditei no que eu preguei. Se a esposa está com seu marido ao lado, põe tua cabeça no ombro dele, descansa! Deus está lutando, agora, porti. O inimigo está sendo confundido. A peleja não é nossa. Como nós poderíamos enfrentar o mundo, com os seus poderes, se Deus não fosse ao nosso favor?
Então, vamos orar ao Senhor. Todos juntos:
Senhor Jesus Cristo! Senhor Jesus, eu creio que a batalha não é minha, é tua. Por isso, eu entrego as minhas lutas, as minhas dificuldades, as minhas incapacidades, as minhas insuficiências. E eu declaro que eu creio na minha vitória, porque a minha vitória é a tua vitória, porque tu nunca perdeste uma batalha. Eu não posso perder nenhuma batalha. É para a glória de Deus. É para a honra do Senhor, para o engrandecimento da glória de Deus e para o reino. Assim, eu confesso e eu recebo que a batalha já está ganha, em nome de Jesus. Amém. E ao seu nome toda a glória!