Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
cropped-Logo_azul.png

COMPARTILHE

Apocalipse 9:1-5 “O  quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Ela abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como fumaça de grande fornalha, e, com a fumaceira saída do poço, escureceu-se o sol e o ar. Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra, e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte. Foi-lhes também dado, não que os matassem, e sim que os atormentassem durante cinco meses. E o seu tormento era como tormento de escorpião quando fere alguém.”

 

Analisando o Livro do Apocalipse segundo a Revelação da Graça de Deus, já falamos sobre os selos, estamos falando sobre as sete trombetas e, posteriormente, falaremos sobre as taças.  Nós vimos que os Juízos de Deus são parciais sobre a natureza, a vegetação, o mar, o firmamento, e que, no final, virá o Juízo de Deus sobre a humanidade que não tem conhecimento, nem foi posta para a salvação.

A Palavra de hoje fala da quinta trombeta. Apocalipse 9:1 “O  quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra.” Todas as vezes que o Livro do Apocalipse, ou o Antigo Testamento fala de uma estrela, nós vemos que esta estrela é o símbolo de um ser angelical.

Vamos ver como Jó explicou isto: Jó 38:7 “… quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?” Uma estrela astro, não canta. As estrelas que cantam são os anjos de Deus. Logo, quando a Bíblia diz: “e vi uma estrela caída..”, ela estava dizendo: ‘e vi um ser angelical, um anjo caído…’

Apocalipse 9:1 “E foi-lhe dada a chave do poço do abismo.” Ora, chave, no Livro do Apocalipse, já estudamos que é símbolo de autoridade. Aqui diz que era a chave do poço do abismo. Isto significa que, enquanto o Terceiro Céu, o lugar de onde Deus governa e rege as nações, o Paraíso, é “lá em cima”, aqui na terra existe um lugar chamado poço do abismo. É um lugar profundo, um mundo subterrâneo, um baixo mundo espiritual – eu lhe chamaria de sheol ou hades, duas palavras originais que querem dizer inferno.

Gênesis 1:1-2 “No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” Significa que, quando Deus criou a terra e os céus, também criou o abismo, porque sabia que haveria pessoas nesta terra predestinadas para viver com Ele, e pessoas destinadas para viver no abismo. Por isto é que no Antigo Testamento, vinte e cinco vezes a Bíblia fala desse abismo, e no Livro do Apocalipse, nove vezes.

Vamos ver, na Bíblia, outras conotações de  abismo:

  • Salmos 71:20 “Tu, que me tens feito ver muitas angústias e males, me restaurarás ainda a vida e de novo me tirarás dos abismos da terra.” Quando este Salmo falou de abismos, falou do mundo dos mortos. O Salmista disse: ‘Tu me tirarás do mundo dos mortos.’
  • Romanos 10:7 “… ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos.” O abismo, como vemos aqui, também é a habitação dos mortos.
  • Apocalipse 20:3 “… lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.” O abismo é também a prisão de satanás por mil anos.
  • Apocalipse 9:11 “… e tinham sobre eles, como seu rei, o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom, e em grego, Apoliom.” Abadom e Apolion significam “destruidor”. Haverá um tempo em que esses demônios, essas forças destruidoras serão soltas. Isto faz parte dos Juízos de Deus. Este poço do abismo é um lugar de prisão de anjos malignos, mas é temporal. É um lugar onde satanás está, onde a besta, o anticristo estará no momento do Juízo, quando a quinta trombeta tocar, e que também é chamado de lago de enxofre.

Apocalipse 20:10 “O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. Para nós, o Juízo Final, a vinda de Cristo, não é aterrorizante porque nós sabemos qual é o destino que nos espera; e sabemos qual é o destino que espera a humanidade rebelde, que não foi predestinada para a salvação.

A Palavra diz em Apocalipse 9:2 “Ela abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como fumaça de grande fornalha, e, com a fumaceira saída do poço, escureceu-se o sol e o ar.” O versículo diz que saía fumaça como de grande fornalha. Então, todos esses seres diabólicos, os demônios que estão presos, estão debaixo de grande sofrimento, num fumo infernal.

Olha o que João viu naquela hora em que o anjo abriu o poço do abismo: Apocalipse 9:3 “Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra…”

João pôde identificar esses seres diabólicos como se fossem gafanhotos, não do tipo normal, que entra na lavoura, mas gafanhotos com poderes sobrenaturais, porque, na realidade, eles tinham poder de escorpião.  Foi-lhes dado poder. Nota que estamos diante do Juízo Divino. Então, Deus lhes deu esse poder. O que é escorpião, na Bíblia? É símbolo das forças do mal.

Vê o que diz a seguir. Eu me impressionei ao ler este versículo: Apocalipse 9:4 “… e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma…” O diabo não age por autoridade própria. Deus é que diz o que ele pode e o que não pode fazer, até onde ele pode chegar. Ora, o que se espera de um gafanhoto? Que cause dano a ervas. Mas isso lhes foi impedido.

Apocalipse 9:4 “… e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte.” Agora, começa uma profunda Revelação, que há de te conceder segurança. Nota uma coisa: a ação desses gafanhotos, que tinham cauda para picar igual a um escorpião, era somente sobre as pessoas que não tinham o selo de Deus sobre a fronte.

Agora, tu vais te regozijar em Deus! Todos os seres diabólicos, que hoje atuam sobre a terra, ou aqueles que na hora do Juízo de Deus serão liberados para atacar a humanidade que aqui ficará, nenhum deles poderá tocar os remidos do Senhor, porque nós temos um selo, nós temos a marca do Sangue de Cristo! Nem “olho grande”, nem encosto, nem trabalho de macumba, nem trabalho de cemitério, nem trabalho com sapo, nada, absolutamente nada poderá fazer dano àquele que tem a marca do Cordeiro na sua fronte!Aleluia!

Então, tu podes perguntar: ‘Pastor, se eles não podem tocar em quem tem o Selo do Cordeiro na fronte, a quem eles vão tocar? Vão tocar os adoradores da besta. A Palavra diz em Apocalipse 13:8 “e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”

Todos aqueles que não têm o nome no Livro da Vida adoram a besta. São esses que todos os demônios, os seres diabólicos destruidores, que João viu como uma figura de gafanhoto, que na realidade tinha poder de escorpião, que vão atacar aqueles que foram destinados para a perdição.

Apocalipse  9:5 “Foi-lhes também dado, não que os matassem, e sim que os atormentassem durante cinco meses. E o seu tormento era como tormento de escorpião quando fere alguém.”

A ordem de Deus era a seguinte: esses seres vão picar, mas não vão matar – vão atormentar. Tu sabes que esta palavra atormentar me leva a um campo vasto de mensagens. A humanidade que não tem Jesus Cristo no coração vive atormentada. E não vive atormentada por causa de novela, cinema ou literatura. Vive atormentada por causa de influências de demônios, de seres diabólicos. As pessoas correm para os psiquiatras, correm para os psicólogos, enchem os consultórios… por quê? Porque estão atormentadas, porque, na realidade, o escorpião picou as suas vidas.

E a Palavra continua em Apocalipse 9:5 ” E o seu tormento era como tormento de escorpião quando fere alguém.” O que faz o escorpião? Ele  inocula um veneno que causa muitas dores e inflamações na pessoa. Há casos de picadas de escorpião em que a pessoa chega até a morte.

É triste vermos como o ser humano foi atingido pelo ferrão do diabo. Uma pessoa que tem coragem de adulterar, quem é ela senão alguém que foi ferroada pelo diabo? Alguém que tem coragem de encher a cabeça de bebida alcoólica, de cocaína, de pegar uma arma para matar, de estuprar uma filha… enfim, tu percebes como é que um ferrão inoculou veneno na humanidade?

A Palavra diz que esse ferrão não pode fazer mal àquele que tem o Selo de Deus. Efésios  1:13 “… em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa…”

Nós temos um selo na nossa fronte. O diabo não pode nos tocar. Tu sabes o que Deus está mostrando com esta mensagem? A IMUNIDADE DOS SANTOS. Os santos têm imunidade, e esta é a mais profunda Verdade Espiritual que tu podes conhecer em toda tua vida.

Todo santo, todo nascido de Deus, todo aquele que saiu da morte para a Vida, todo aquele que tem Jesus Cristo no coração, nasceu de novo, tem imunidade. Os que pertencem a Deus estão imunes a qualquer dano que lhes afete a alma. E NÃO É IMUNIDADE PARLAMENTAR POR QUATRO ANOS. É IMUNIDADE PARA SEMPRE! Assim disse o Senhor!

Teu apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo

Uma resposta

  1. Muito boa palavra linda e maravilhosa,edificante e didática,vou ensinar na minha congregação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE