Texto: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.”
Santo precioso de Deus, selo do meu apostolado!
Eu vou começar este recado de Deus com uma breve história, que a mim me parece uma lenda, mas uma lenda com um fundo moral. Uma vez, uma certa mulher pobre passava diante de uma caverna. Bastante necessitada, com seu filho nos ombros, de repente, ela ouviu uma voz de dentro dessa caverna: ‘Mulher! Entra e recolhe tudo que puderes, mas não te esqueças do principal’. Ela ficou assustada, abeirou-se da caverna, entrou e se deparou com muitas jóias, pedras preciosas, barras de ouro, enfim, muita riqueza.
E aquela voz voltou e disse: ‘Quando a porta da caverna se fechar, não poderás entrar de novo. Aproveita o que puderes, mas não te esqueças do principal’. A mulher colocou o filho no chão, tirou o avental e começou a catar ouro, muitas jóias e pedras preciosas. De repente, a voz lhe disse: ‘O tempo está esgotado. Saia correndo!’ Ela saiu correndo, a porta se fechou, e, só então, ela se lembrou que o seu filho ficara lá dentro.
Eu creio que as riquezas ajudaram, duraram algum tempo, mas o desespero dela ter perdido o principal, que era o seu filho, foi para sempre! Esta história é uma lenda, naturalmente. Mas isso acontece muito com o ser humano. Temos 70, 80 anos para viver, mas não podemos esquecer do principal. E o principal na vida de um homem, de uma mulher são os valores espirituais. É a vida com Deus, a vida de oração, a igreja, o envolvimento com o Espírito Santo. É o lar, a família, são os amigos; em síntese, é a vida!
Às vezes, a cobiça do homem, as coisas do mundo vão fascinando tanto as pessoas, que o principal vai ficando de lado. E, por vezes, o tempo se esgota justamente quando a pessoa deixou de lado o que é essencial para a vida! A vida passa rápido. A morte, às vezes, chega inesperada! Quando a porta da vida se fecha, de nada valerão as lamentações, como aconteceu como a mãe da história, quando lamentou ter deixado o filho dentro da caverna. Irmão, jamais podemos esquecer o principal: A NOSSA VIDA COM DEUS!
Amado, eu quero te alertar para cuidares do principal – a tua vida com Deus. Desde a passagem do ano, estamos vivendo um momento como um sonho em nossa vida. O apóstolo está te ensinando a sonhar, a desejar, a crer nas possibilidades ilimitadas de Deus para tua vida. Sonhar não é só pensar em alguma coisa; sonhar é desejar crescer, aumentar, melhorar de vida, fazer um curso superior, enfim, traçar metas para conquistar o que se deseja. Isto é sonhar!
É preciso que a máquina dos sonhos não pare nunca, meu irmão! Às vezes, ela emperra, mas eu estou te ensinando a lubrificar a tua máquina dos sonhos. Deus me deu uma coisa muito importante, e eu o louvo a cada dia por isso, que é o entusiasmo pela vida! Talvez, eu e mais alguns poucos da nossa igreja tenhamos dado um valor superior à vida, vis-à-vis o fato de eu ter estado dois anos na cama de um hospital. Talvez, por ter ouvido, muitas vezes, o médico dizer: “Este aí não tem mais jeito”. Por isso, eu amo a vida! Eu gosto de viver!
Tu tens que saber que as coisas grandiosas jamais foram realizadas sem entusiasmo! Sem ter garra! Como dizem os hispânicos, sem “tener ganas!”. Se tu não tens garra, entusiasmo, tu não fazes nada na vida. Amado, todos nós precisamos de alguém que nos faça fazer tudo aquilo que somos capazes de fazer. E eu me proponho a te fazer realizar tudo aquilo que és capaz de fazer!
O grande cientista Albert Einstein dizia: “A mente que se abre para novas idéias, jamais volta a ter o seu tamanho original”. Se abrires as idéias que o teu apóstolo te expõe, jamais voltaras ao teu estado original! E por que digo isso? Porque descobri, ao longo deste 25 anos de carreira de confissão religiosa, que muitas pessoas, no nosso país, têm falta de confiança em si própria.
Quando vemos um povo que não tem confiança em si mesmo, isto tem a ver com a cultura. O nosso país, por exemplo, instituiu a escravatura por um longo período. Eu penso que grande parte do nosso povo somatizou o espírito de escravidão. As pessoas, por falta de confiança em si mesmas, se acham incapazes, se menosprezam. Parece que isto é um estigma que campeia em nosso país.
Irmão, para um pouco e vamos analisar. O Brasil tem os melhores médicos do mundo; na cardiologia, na cirurgia plástica, na engenharia genética, os maiores expoentes do mundo são brasileiros! Temos médicos e cientistas que criaram vacinas, soros, pesquisas científicas como nunca aconteceu no mundo. O satélite brasileiro, o Brasilsat, foi desenhado por um engenheiro brasileiro! Os aviões fabricados no nosso país, a 300 km. do Rio de Janeiro, hoje, competem com a tecnologia do Canadá e dos Estados Unidos. Temos os maiores jogadores de futebol do mundo! Tivemos um Ayrton Senna, que fez todo mundo comer pó nas corridas. Temos muitos esportistas incluídos entre os melhores do mundo.
Apesar disso tudo, a cultura brasileira traz dentro de si o estigma da incapacidade. Muitos, no Brasil, não têm sequer o orgulho de ser brasileiro! E sabem o que a nossa cultura faz? Quando alguém brilha, quando consegue ser bem sucedido, a primeira coisa que se diz é: Que cara vaidoso! Que cara metido a besta! Mas, eu quero te dizer uma coisa importante, irmão, quando alguém se converte, Cristo valoriza a sua vida de tal forma, que a pessoa se encoraja, que recebe as promessas de Jesus que diz: “Toma posse! Tu podes todas as coisas! Tu és mais que vencedor! Eu nunca te deixarei! Tu és a menina dos meus olhos!”
Tu precisas voltar à Bíblia, colocar paixão no coração e acreditar que és um predestinado de Deus! Que és um abençoado com o crente Abraão, que teu pai na fé é Abraão, que descendes de Melquisedeque! Somos da linha de descendência da bênção, não da maldição, irmão! E acreditar nisso não é vaidade, é fé!!!
Vê o que diz Jó 14:7 “Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos.” Tu podes estar te sentindo como uma árvore cortada. Cortaram-te as esperanças, os sonhos, as habilidades, os desejos… Mas tu vais dar rebentos! E diz a promessa nos vs. 8-9 “Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova.” Deus vai te fazer brotar, irmão! Aleluia!
Tu sabes quais as águas que estão cheirando na tua vida? A Palavra de Deus! Pode ser um tronco cortado, queimado, envelhecido, não importa, ao cheiro das águas vai nascer uma planta nova! Senhora, tu tens que crer nisso! Homem, tu tens que crer nisso! Não importa quantas falências, quantos desapontamentos, quantas misérias, quantos medos, quantas fraquezas… Seja o que for que te fez um tronco cortado, o cheiro das águas vai fazer tu brotares de novo!
E Jó tinha razão. Ele se sentia como um tronco cortado. Num dia, morreu o seu gado, caíram as casas, morreram seus empregados, morreram seus filhos, e a sua mulher disse: “Amaldiçoa Deus e morre!”. E diz assim Jó 42:2 “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” Dum tronco caído, envelhecido, com o cheiro das águas, a pessoa floresce pra vida!
Irmão, isso aconteceu na minha vida! Esse é o meu testemunho, por isto sou um apóstolo! Eu era um indivíduo desenganado pela medicina. Disseram que eu nunca sairia da cadeira-de-rodas, das muletas, que eu deveria aprender coisas que usasse só a cabeça e as mãos. Eu parecia um tronco queimado e velho, mas o cheiro das águas, da Palavra, me fez renascer! Aleluia! E diz o vs. 5 ”Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.”
Amado, eu não quero te contar histórias de Deus, eu quero te fazer cheirar as águas, porque é desta água que o tronco velho floresce, que brota vida nova, que brota nova energia, nova coragem, novo entusiasmo, nova força! Reage, irmão! Sai dessa vida abúlica, triste! Não foi para isso que Deus te chamou! Ele te chamou para ser cabeça, e não cauda!
Vejamos o que diz o vs. 10 “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.” Deus mudou a sorte de Jó! Na passagem do ano, em Sofonias 3:20, o Senhor fala em mudança de sorte: “Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR.” Talvez, como foi com Jó, tu estejas passando por muitos tumultos, muitas dificuldades na vida, mas Deus vai mudar a tua sorte!
E como é que a sorte muda? Quando Deus interfere na vida. Vê o que diz Isaías 61:7 “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.” Não importa as muitas vergonhas que passaste, Deus vai te dar dupla honra! Ele vai te restituir tudo em dobro!
Vê Isaías 35:6 “… os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo.” Não vai mais haver cadeira-de-rodas na igreja, nem departamento de surdos! Todos vão andar, todos vão ouvir! E mais, tu podes estar vivendo num verdadeiro deserto, as águas vão arrebentar com esse deserto!
Diz Apocalipse 22:1 “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.” Há um rio espiritual, há águas que estão umedecendo o deserto das vidas. Ainda que estejas com doenças graves, com Aids, tumores, câncer, problemas gravíssimos, o teu deserto vai florescer! Basta o cheiro das águas!
Vê o que diz o Salmo 1:2-3 “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” Basta que lembres do principal – a Palavra de Deus! Amado, o crente verdadeiro não murcha! Tudo o que ele faz, por estar junto ao cheiro das águas, será bem sucedido! No tempo próprio, ele dá o seu fruto. Irmão, tu és bem sucedido! Toma posse!
Agora, eu vou lhe dar algumas recomendações importantes; algumas receitas que eu costumo usar para manter sempre o entusiasmo na minha vida.
– Afasta-te de pessoas negativas. Quando encontras uma pessoa e perguntas: ‘Irmão, como estás?’, e ela responde: ‘Vou mal…’, corre dela, porque essa resposta pode esconder uma raiz de amargura que, quando brota, afeta todo mundo ao redor. Quando vês um pai negativo, a esposa é negativa e os filhinhos andam todos de cabeça baixa.
– Aceita e valoriza os teus pontos positivos. As pessoas, quando não gostam de si mesmas, ao se olharem, em vez de dizerem: ‘Como o meu corpo é saudável!’, dizem: ‘Ai, apareceu uma ruga aqui’, ou ‘Estou cheia de estrias, de celulite”. Esquece tudo isso, irmão! Pensa que tu tens saúde, e agradece a Deus!
– Cultiva a alegria! Olha-te no espelho e sorria para ti mesmo! O coração alegre aformoseia o rosto. Provérbios 15:13 “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.”
– Ilumina a tua casa! A escuridão traz depressão. Tem gente que gosta de pintar a casa de vermelho, de preto, de azul-marinho… Não faças isto, irmão! Mantém as janelas abertas, luz forte, senão, tu tens depressão dentro de casa.
– Sê sempre pronto a colaborar com tudo, irmão! Pois o próprio Jesus não veio para ser servido, mas para servir.
– Faz tudo com perfeição! Faz como se o fizesse ao próprio Deus!
– Anda sempre bem vestido. Não precisas comprar coisas caras; anda limpo, perfumado… Gosta da tua imagem, irmão! ‘Ah, pastor, mas eu sou gordinha’, ou ‘Eu sou muito magro…’ Paciência! Se não gostares de ti mesmo, quem vai gostar?
– Haja logo, não deixes para amanhã! Começa hoje! É urgente! Vê o que diz Miquéias 7:11 “No dia da reedificação dos teus muros, nesse dia, serão os teus limites removidos para mais longe.”
‘Mas, apóstolo, e se essas profecias que o senhor tem dito não se cumprirem? Diz o livro de Números 23:19-20 “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido[que vai levar teus limites para mais longe], não o fará? Ou, tendo falado [que mudará a tua sorte], não o cumprirá? Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar.” A ordem que recebi como apóstolo e profeta é para te abençoar! Ninguém pode revogá-la. Recebe isso para tua vida, irmão! O que Deus promete, Ele cumpre!
‘Mas, apóstolo, eu, por vezes, tenho uns certos sentimentos estranhos… Mas Elias também teve. Vê Tiago 5:17-18 “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.”
Elias não era nenhum mágico, nenhum super-homem, ele era um homem semelhante a nós, tão humano como tu e eu. Mas sabes o que Elias fazia? Ele confiava em Deus e na oração. Com uma oração, ele foi capaz de levar Deus a mudar as condições atmosféricas. Ele orou para que não chovesse, e por três anos e meio não choveu! E orou para que chovesse, e choveu!
Tu sabes que podes mudar a tua vida com uma oração? Elias era um homem comum, simples, sem nenhuma estratégia, e, com uma oração, ele mudou as circunstâncias! Ele sofreu, foi perseguido, passou fome, teve temores e tremores como todo mundo, foi sujeito ao ridículo, ao opróbrio, foi abandonado pelos outros santos, tinha restrições e todos os empecilhos que tu e eu temos. Ele também tinha as mesmas dúvidas e as mesmas lágrimas, mas Deus o honrou.Se Deus honrou Elias, que tinha sentimentos iguais aos nossos, Ele vai te honrar também!
Irmão, tu sabes que corres o risco de Deus responder as tuas orações? Há pessoas que estão orando, orando… E quando Deus responde as suas orações, ficam surpresas e dizem: ‘É pra mim, Deus? Mas eu não estava preparado. É muita areia pro meu caminhão!’ Isso é a “menos valia”, aquele espírito da cultura brasileira, mas que Deus, quando te salvou, eliminou da tua vida.
Vê que palavra tem Apocalipse 3:8 “Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” Deus tem uma porta aberta para cada um de nós. Ele dá oportunidades incomuns aos seus eleitos. E essas portas serão de grande sucesso! Os nossos limites serão levados para mais longe!
Todos nós temos uma missão nesta terra. Diz o vs. 7 “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá…” Ninguém poderá fechar a porta que Deus abriu! Ninguém! A profecia diz: ‘Eu sei que tens pouca força’. Talvez, tenhas pouca força na área de influência social, política, financeira… Mas nós temos a força de Deus, irmão!
Vê o que diz a Palavra em Lucas 12:32 “Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.” Amado, com fidelidade e perseverança faremos coisas grandiosas, porque aquele que tem a chave está do nosso lado! Ele nos deu o Seu Reino! Todavia, eu sei que na nossa humanidade, como aconteceu com Elias, por vezes, vivemos um pouco agitados, angustiados… Mas Deus quer que isso mude na vida de cada um.
E, para finalizar, o Senhor me deu uma palavra em Mateus 11:28- “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.”
Que promessa, meu irmão! Nesta caminhada, o fardo tem que ser leve, confortável à nossa vida. Nada com Deus é insuportável. Com mansidão, com o coração humilde, temos que aprender a dizer: ‘Senhor, tu não mentes, o que está escrito na Tua Palavra tem que acontecer! Tu sabes que eu não tenho muita força, mas eu me agarro à Tua Palavra e não nego o Teu nome!
Irmão, nós estamos esperando que os nossos limites sejam estendidos para mais longe! Tu tens que ter fé e descobrir o que queres fazer, como queres fazer e, depois, fazer! Com estas palavras proféticas, eu quero te ajudar a crescer, como homem, como mulher, forte, próspero, saudável, como Deus sempre quis que tu fosses. Quando Ele pensou em ti pela primeira vez, Ele pensou numa pessoa forte, poderosa, conquistadora, vencedora! Uma pessoa que tem coração de campeão, mente de vencedor, espírito de conquistador, mas que descansa em Deus.
Não tens que andar aflito. Deus está abrindo portas. Ele quer que o Seu povo descanse nessas promessas. Ele quer que descanses nEle, que aprendas com Ele, que é manso e humilde de coração. Ou seja, Ele quer que tenhas a mansidão, a tranqüilidade, o conforto e o descanso para tua vida.
Irmão, verdadeiramente, eu quero e preciso descansar em Deus. Eu quero crer, e acredito, que Ele há de remover os limites para mais longe, que Ele tirará a vergonha e dará dupla honra, que Deus muda a sorte, que Ele dá tudo em dobro! Ele quer que tu descanses, meu amado. Ele diz: “… e achareis descanso para a vossa alma”. A porta que Deus abre, ninguém fecha! Descansa!
Quando Deus nos criou, Ele pensou em nos dar o Seu reino! Ele disse: ‘Pequeninos, Eu vos dou o meu Reino – um Reino de justiça, de paz e de alegria’! Irmão, tu tens que cumprir o que foste chamado para fazer. Cada um de nós tem uma missão. Somos peregrinos aqui. Viemos de lá, estamos em peregrinação, e para lá voltaremos. E enquanto aqui estivermos, o Reino é nosso! ASSIM SEJA! ASSIM DISSE O SENHOR! ALELUIA!!!
0 resposta
Obrigada Jesus, por essas palavras que falaram tão profundamente em meu coração…
¨… e achareis descanso para a vossa alma ¨. Obrigado meu Deus , porque falastes diretamento ao meu coraçao !
É maravilhoso saber em quem temos crido. Em Jesus , o autor e consumador de nossa fé !! Aleluia !!
Obrigado SR° Jesus, eu recebo e chamo a existência os seus planos para mim.