Diz a Palavra do Senhor em 1 Pedro 3:21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo; Que esta palavra abençoe todos os corações.
Vamos orar ao Pai.
Ó Deus! Ó Pai! Jesus! Que a Tua luz brilhe nas nossas vidas. Que a glória do Espírito Santo ilumine de tal forma as nossas consciências, ilumine de tal forma o nosso interior que sejamos todos, Ó Deus, nesta hora, levados a um pleno conhecimento, a um profundo conhecimento das verdades que estiveram ocultas desde os tempos eternos. Portanto, fala-nos Deus, e o povo do Senhor diga: Amém e amém!
Quando o apóstolo Pedro escreveu esta carta às igrejas, Ele já havia sido confrontado por Paulo. Ele já havia sido repreendido por Paulo e já havia compreendido o significado da figura de Deus. Por isso, ele pôde usar esta expressão tão forte falando da consciência, da indagação de uma boa consciência.
O próprio Pedro anteriormente, não tinha uma consciência pura. Vejamos o que diz Gálatas 2:11-14 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível. Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão. E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles. Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
Cefas é Pedro, pedra. Ou seja, Pedro, enquanto seguiu as diretivas da lei de Moisés, o legalismo, diz a Palavra, que ele se tornou uma pessoa repreensível. Paulo o repreendeu. Paulo disse que há uma forma de se seguir corretamente o evangelho, que é a Graça de Deus. Pedro, cuja sombra curava, que andava sobre as águas, que era amigo do Mestre, ele não compreendia até então, o significado da Graça.
Vemos que existem aqui, duas mensagens: uma mensagem para os judeus, que é o evangelho da circuncisão, e uma mensagem para os gentios, que somos nós, que não temos sangue israelita, que é o evangelho da incircuncisão. Paulo disse: ….se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Ora, o que a igreja está fazendo há séculos? Obrigando os gentios a viverem como judeus.
E como é que os judeus vivem? Os judeus vivem de cerimônias, sábados, jejuns, de sacrifícios, de vigília, de uma forma dura de trato ao seu corpo. E o que a igreja de Jesus fez? Imitou os judeus, o judaísmo. Então, nós somos de origem gentílica e durante muitos anos fomos obrigados a viver como judeus, quando nós não temos um chamado para ser judeus, nós temos um chamado para sermos evangélicos, cristãos.
Pedro foi repreendido por Paulo, e nessa repreensão poderia ter havido uma cisão na igreja, uma explosão dentro da igreja, mas não houve. Houve a atitude de um homem honesto, sincero, amigo. Pedro baixou a cabeça e disse: Paulo, tu tens razão. Depois que Pedro foi educado e treinado pela palavra da Graça, já com uma boa consciência, pôde escrever dizendo: nós temos que ter uma indagação, um anelo, uma aspiração, por termos uma boa consciência para com Deus, por causa da ressurreição de Jesus.
Vamos compreender um pouco mais deste mistério. Como é que nós como salvos, podemos viver com uma boa consciência? Pelo treinamento e a educação pela palavra de Deus. Qual é esta solução? É a indagação. É a aspiração. Por que que é uma boa consciência? Porque quando nós chegamos à igreja, todos nós, sem exceção, do apóstolo até a entrada da igreja, tínhamos problemas de consciência.Tínhamos uma consciência, uns até cauterizada, outros impura, outros com problemas de consciência, outros que não tinham uma consciência limpa, por causa da vida, mas o que Deus fez? O seu Espírito Santo colocou a mente de Cristo em nós e agora nós temos a capacidade de estabelecer julgamentos internos. Nós temos um senso de responsabilidade que não tínhamos no passado. O crente quando diz: eu não bebo, eu não fumo, eu não me prostituo, não adultero, não roubo, não mato, não deixa de fazer com medo do inferno, mas por causa de sua consciência, que o faz ter um julgamento e dizer: isto é errado e isto é certo. Esta boa consciência que traz honradez, esta boa consciência que traz retidão que traz probidade é algo extraordinário. É aquela capacidade que tu tens de dizer: isto é bem e isto é mal. É a capacidade que impede de praticar diversos atos ou de sentir remorsos, quando os praticamos. Isto chama-se consciência. É uma boa consciência que evita o naufrágio da fé.
1 Timóteo 1:19-20 mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem. Este assunto é importante.
Eu não posso rejeitar a boa consciência. Eu não posso ser um crente e a minha consciência dizer tanto se me dá como se foi! Eu vou mesmo é beber, vou fumar, vou bailar, vou mentir, não ser ético porque todo mundo faz. Não. A Bíblia diz que se tu manténs a fé e uma boa consciência estás bem. Porque quem rejeita a boa consciência naufraga na fé. Nós já tivemos muita gente entre nós que naufragou na fé. Não adianta fugir para outro ministério. Naufragou na fé porque sua consciência não era boa. Não mantinha fé nem boa consciência. Então, nós temos todos os dias, que voltar e educar a consciência e discipliná-la para que na hora de julgamentos internos sempre optemos pelo bem. Na hora das decisões, vou decidir como a Bíblia manda. Na hora de confronto com o mundo, vamos rechaçá-lo.
Portanto, talvez quando leste este versículo 21 encontraste aqui um paradoxo. Porque a Bíblia diz assim: nós somos salvos, mas a imundícia da carne não é removida e podemos anelar por uma boa consciência. Ora! Como é possível uma pessoa estar salva, ter uma carne imunda, mas ter uma boa consciência. Como posso viver a vida como se a carne não tivesse força sobre mim? Isto é um paradoxo. …salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência
Isto é absurdo. Não! Eu, por causa da boa consciência treinada dioturnamente pela palavra da graça, posso dizer: sou salvo, sou um Espírito com Jesus, sou santo, sou sábio, sou redimido, sou justificado e talvez isto, para muitos, seja um mistério como foi para mim. Este assunto que eu estou tratando é pró-reforma porque as escolas de interpretação, em vez de fortalecer o Espírito pelo que nós somos, pelo que Cristo fez por nós, ensinam o povo de Deus a tentar mudar a carne através de jejuns, de sacrifícios da lei. O que eu faço aqui? Eu te ensino a viver, a confessar, a praticar aquilo que a Bíblia diz que já aconteceu na tua vida.
Quando tu dizes:eu fui predestinado, eu sou um eleito, eu sou forte, eu sou poderoso, sou mais que vencedor. Qual é a minha ênfase? Já aconteceu no Espírito. Qual é a ênfase que dá a lei, a igreja legalista, na carne? Tu és pecador. Tu vais para o inferno. Olha o demônio. Olha o diabo. As pessoas nunca têm uma boa consciência. Porque elas só se vêem na carne. ‘Não vista esta roupa. Não vá à praia. Não corte o cabelo, não pinte a unha, sacrifica, esforça, paga o preço.’ Isto é abominação. Isto é heresia.
Isto é a forma de viver como judeu, quando nós temos um chamado a viver como gentios. Apóstolo, por que só o senhor diz isso e os outros não dizem? Com todo respeito Porque não estudam, porque não pedem revelação a Deus. Na Bíblia esta escrito, preto no branco, está na minha Bíblia e na tua Bíblia. Eu tenho conversado com pessoas e muitos estão nos ouvindo, agora, pela Rádio Duque de Caxias, pela Internet, pelo Satélite. Eu tenho conversado com pessoas que passaram 20, 15, 30 anos dentro de igrejas e nunca tiveram a certeza da salvação.
Nós que viemos da lei sabemos disto. Uma senhora me procurou, uma vez, aqui, no final do culto e disse: eu fui 30 anos de uma igreja aqui num bairro próximo e nunca tive a certeza da minha salvação. Eu entrei aqui e em 1 semana aprendei o que não aprendei em mais de 30 anos. Isto é maravilhoso. Olha, são pessoas, por isso é que eu estou dizendo que esta mensagem é pró-reforma. São pessoas que fazem tantos sacrifícios. Sofrem tanto, passam tantos dias sem comer, passam noites nos montes, fazem vigílias longas, mas nunca tiveram uma boa consciência.
Então, elas só se vêem na carne. Eu não presto, eu sou pó, eu sou nada, eu sou gafanhoto porque elas se vêem na carne! Então a Bíblia diz que a carne pra nada aproveita. Paulo disse: a ninguém conhecemos segundo a carne. Porque a carne é uma carne de imundice. Se tu és salvo, tens que saber que a tua carne não se converte. Um corpo de humilhação, uma carne imunda. Às vezes, tu ouves dizer coisas a respeito de um crente que diz que há prenúncios, mas como pode? Nem Deus acredita. Porque as pessoas às vezes pensam que a carne se converte, mas a carne não se converte, ela é imunda. Ela tem uma natureza. Paulo disse aosColossenses 3:5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; Isto tudo está aqui dentro da carne. Quando, olhares tua carne, tu nunca poderás te ver como uma pessoa salva, tens que te ver como Deus te vê.
Este é o grande diferencial do nosso ministério é que eu ensino ao povo deste ministério a se ver como Deus te vê. Deus não me vê o Miguel Ângelo da cadeira de rodas, das 20 cirurgias, que apodreceu em vida. Deus me vê um Espírito perfeito, um vencedor, um homem por cabeça, uma pessoa que tem uma boa consciência dada por Ele.
1 Pedro 3:18-20 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água,
Ele morreu por nós. Isto é predestinação. Nós éramos injustos e Ele nos fez justos. Não fomos nós que fizemos este trabalho, não foi o meu esforço que me tornou desta forma. Isto é a predestinação. Por que Jesus foi pregar aos Espíritos em prisão? Porque aqueles Espírito que morreram em desobediência eram Espírito predestinados e o predestinado não pode perder a salvação.
Ele foi à prisão do demônio e disse: esse, esse, esse, esse, esse, são meus. Tira. E depois disseV. 21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo; Essa arca é uma figura do batismo. Se a arca era uma figura, qual é então o verdadeiro batismo? E o da água ou do Espírito? É o do Espírito. Porque o batismo na água, a água do dilúvio, figura, assim como o dilúvio, o batismo nas águas, é uma figura, qual é a realidade? É o batismo no Espírito. O que o batismo no Espírito diz? Ele salva. Paulo diz que o batismo não remove a imundícia da carne, mas permite que o homem e a mulher tenham uma boa consciência diante de Deus. E o que faz a boa consciência? Faz ter um bom testemunho.
1 Timóteo 4:14-16 Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.
O crente não veio para ter uma inversão de valores, ele veio para progredir. Progredir nas suas emoções. Progredir como pai, como mãe, como marido, como empresário para progredir para atingir sonhos, para atingir metas e realizar essas metas. Tem que haver progresso.
-Pastor, mas isso é uma segurança que o senhor tem! Claro! Diz em 2 Timóteo 2:13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo. Mesmo se eu for um infiel com Deus a palavra continua. Ele permanece fiel! O que Ele diz tem que se cumprir. Ele diz que tu és salvo, tens uma carne que não é removida. Nós não precisamos nos afogar, morrer como nos dias de Noé. Permanecemos nesta terra, mas atenção! Sabemos que temos uma carne imunda, mas Deus diz agora, que tu tens que ter uma indagação, um desejo, um anelo, uma aspiração de ter uma boa consciência. Fazer bons julgamentos. Decidir sempre pelo bem. Andar sempre no caminho da justiça. Ser um bom marido, uma boa esposa, um bom filho, um bom pastor, bom profissional liberal, um bom executivo. Deves ser bom em todas as áreas da vida. Então, este é um pacto perfeito. Isso é pró-reforma. Paulo disse em Hebreus 10:14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. Diz: eu sou perfeito pelo sacrifício de Cristo.
Nós estamos sendo santificados como? Treinados ensinados a ter um bom testemunho ao optar por ter uma boa consciência. Quem tem uma má consciência tem olhos para todo mundo. Quem tem uma boa consciência tem olhos só para sua esposa. O homem evangélico tem que ter olhos só para sua esposa.
Então, muitas pessoas dizem: eu não adultero, mas tem emocionalmente, ligações com outras pessoas. Tem uma má consciência. Eu não suporto a minha mulher, mas a minha vizinha….. Isto é ter má consciência. A pessoa não tem uma relação, mas tem emocionalmente, uma prisão. Existem muitos crentes que têm prisões emocionas com outras pessoas. Têm má consciência. Por isso quando tu dizes a uma pessoa dessas, tu és uma abençoada, a pessoa diz: eu não. Tu és um predestinado. Eu não. Sou o pó da terra. Eu sou gafanhoto, eu não valho nada. Claro que não vale nada. Sua carne não vale nada mas seu Espírito está perfeito. O nosso Espírito está perfeito tal qual o de Jesus. Mas é um corpo cheio de insuficiências. Deus quer que todos tenhamos boa consciência. Deus quer que tu digas: graças a Deus que eu sou salvo, que eu tenho o selo do Espírito Santo. Eu não dependo das minhas obras para ir para o céu, que tudo foi consumado. Tudo por causa de que? 1 Pedro 3:21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;
O que aconteceu com essa ressurreição? Porque Buda não ressuscitou. Mahataman não ressuscitou. Alá não ressuscitou. Confúcio não ressuscitou. Nenhum deus desta terra, nenhum profeta que devemos respeitar sempre, ressuscitou. Por causa da ressurreição, é aqui que está a fronteira. é aqui que está a divisão, por causa da ressurreição.
Quer dizer que por causa da ressurreição, o pacto se cumpriu e eu hoje posso viver com uma boa consciência. Então, agora, eu tenho que lhes dizer uma coisa muito importante. Quem está sendo treinado para ter uma boa consciência? Quando ouve dizer estas coisas dá segurança. Salvo uma vez, salvo pra sempre. Filho uma vez, filho pra sempre. A despeito de Deus dizer que se você for infiel, eu Deus continuo fiel. A primeira imagem que vem na cabeça das pessoas é assim: ora, então se eu sou salvo, se sou predestinado, eu posso pecar.
Meus amados, entre a salvação eterna e a vida de pecado, existe um pastor chamado disciplina de Deus. Porque este pacto que nós servimos não é um pacto incompleto. Ninguém pode viver salvo e com uma vida de libertinagem. Nosso Espírito está salvo, está perfeito, está santificado, mas Deus deu um alarme para a nossa carne. Olha o que Ele diz em Hebreus 12:5-7 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?
Deus diz: se fugirmos e deixarmos a nossa carne ser uma carne de libertinagem, a Bíblia diz que Deus corrige, disciplina e açoita. Então, nós temos um alarme. Qual é o alarme? Hebreus 12:5 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;
Certas situações que vivemos, que tu dizes eu posso andar por aqui, soa o alarme. Só com a Graça de Deus, se sujeita a carne, só o conhecimento da Graça faz mortificar a carne.Romanos 8:13 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pela ênfase nas coisas espirituais, na boa consciência, tu mortificas os feitos do corpo e então tu vives.
Porque quando a carne está sem freios, tudo vai mal. Quando a carne não está mortificada pelo Espírito, pelo conhecimento da verdade, sai de baixo. Outro estava um grupo, jovens da igreja, numa praia aqui da barra, chegou um grupo de jogadores de Cristo, atletas de Cisto. Oh! Chegaram os atletas de Cristo. Todo mundo tirou foto. Eram 4 ou 5 jogadores que dizem que são de Cristo. Quando o homem do isopor, todo mundo foi para a skol.
Então, nós temos um chamado para desenvolvermos uma boa consciência, sem qualquer Espírito de acusação. O salvo está perfeito no Espírito. Sabe que tem uma carne imperfeita, e é preciso alimentar o Espírito com alimento sólido. Olha o que diz Hebreus 5:11-14 A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
Paulo escreve aos Hebreus que são os judeus convertidos Ao evangelho. Como é difícil botar na cabeça de um legalista que ele foi predestinado. Que o legalista diz: não, eu é que tive livre arbítrio, que escolhi. Jesus estava na porta bateu e eu abri a porta. Sabe a tradição? Olha, então, há coisas difíceis de explicar. É porque as pessoas às vezes têm dificuldade de ouvir. É que uma pessoa que entra aqui nesta igreja, em 2 meses vira mestre.
Nós temos pessoas recentes na igreja que se falarmos com elas, ela já são mestras na Palavra. Então se eu estou numa igreja, 1 mês 2 meses, 1 ano, 2,3 e eu preciso que me ensinem de novo que Jesus vai voltar, que existe uma batalha do armagedon, que haverá um momento do milênio, que se Jesus voltar? Tu precisas do be a bá de novo? Não, tu já és um mestre. Já cresceste. Já tenes uma boa consciência.
Aqui está a diferença. Quem se alimenta de leite é criança. Toda hora o crente crianças vê um demônio, um rato cabeludo, toda hora. Eu vi, apóstolo, parecia uma coisa, parecia uma jeleca. Estava atrás de mim. Um rabo comprido. Tinha uma pata rachada, tinha uma barbinha, dois chifres, eu vi. Amados, ninguém viu o diabo. Aliás, o diabo é tão mentiroso que ele jamais apareceria com uma pata rachada, um rabo comprido e dois chifres. Ele anda de Bíblia debaixo do braço, de terno. Tu pensas que ele … ele é falso profeta. Ele aparece travestido de verdade, mas é uma mentira. Ele é o pai da mentira, diz a Bíblia. Tudo que ele diz é mentira. Então, a Bíblia diz: alimento sólido. Amada irmã, tens certeza da salvação? Não, eu hoje perdi a salvação. E que eu estava no ponto do ônibus e o ônibus não parou e eu disse: Ah! Apóstolo eu vim aqui hoje porque eu perdi a salvação porque o motorista disse que a mãe dele o avô dele perdeu a salvação. Perdi.
Pensar assim, é ser criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, aqueles que pela prática, pelo ensino, têm as suas faculdades exercitadas para discernir, não somente o bem, mas o mal. Tu percebes quando uma pessoa é crescida espiritualmente. Pela prática, pelo ensino, pela educação, ela discerne: isto é bem, mas quando ela vê o mal diz: isto é mal e não entra pelo mal. Quando tens boa consciência discernes o bem do mal.
Hebreus 6:1 Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, Então, quer dizer que por causa disto, tu já tens uma consciência treinada. Dizes:isto é bem, isto está certo. Já tens maturidade. Te alimentas de alimento sólido, pondo de parte, afasta esta coisa de lei da tua vida. Quem não tem uma boa consciência, só vive de obras mortas. Hebreus 9:9-10 É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto, os quais não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas até ao tempo oportuno de reforma.
Eu posso me matar aqui, ajoelhar-me, ralar o joelho, lamber o pó. Isso não faz nada de útil. A consciência treinada com alimentos sólidos, com ensinamentos profundos, intensos é que faz a diferença. Até o tempo da reforma. Então a reforma chegou. 2 Timóteo 1:3 Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.
Eu sirvo com consciência pura. Muito importante ver um homem de Deus, um chefe de família ter consciência pura. Não se mete em fofoca. Não abre o telefone de casa. Ele não deixa entrar na sua casa coisas que sejam contra sua vida espiritual. Ele não permite à sua família qualquer coisa que seja equivocada com a obra de Deus. Ele é um protetor da igreja, um zelador da obra de Deus, mas a tendência é viver com uma consciência culpada. Muitos pagam qualquer preço. Paulo disse: eu vivo com uma consciência pura. Eu vou dizer um negócio: a tendência do ser humano, da lei, é viver culpado. Consciência culpada. Muitas pessoas pagam um preço qualquer para superar esta situação.
Eu conheço pessoas que foram se aconselhar com alguns pregadores e diziam assim: eu tenho um problema emocional. Fico 5 horas de joelho, mas eu estou passando por um problema de família. Faço 41 dias de jejum. Quando tenho dificuldades com meu marido, 8 noites de vigília. Tudo é baseado na lei. E o que faz a lei às pessoas Romanos 4:15 porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão.
Se tu não ficares pensando na lei, não há transgressão. Tu és perfeito, mas se pensares na lei, a lei suscita a ira. Já tentaste evangelizar um legalista? Como é que é a reação dele? Ele fica desesperado quando dizes que ele é um eleito, é um predestinado, é um escolhido, é pedra viva, é por cabeça. A pessoa fica desesperada. Há pessoas que por causa da lei fazem coisas tremendas.
Atos 23:12 Quando amanheceu, os judeus se reuniram e, sob anátema, juraram que não haviam de comer, nem beber, enquanto não matassem Paulo. Debaixo de maldição juraram. Pessoas religiosas fazendo jejum para matar o apóstolo Paulo. Sob anátema, mas com uma consciência impura. Não quer saber se é anátema, se vai ter naufrágio.
Então, o que temos que fazer? O Senhor diz em Oséias 6:6-7 Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos. Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim. Irmãos, se não se seguir a graça, se porta aleivosamente, agressivamente. 2 Coríntios 1:12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco. Olha, o que é a glória de um cristão. A minha consciência diz: faça assim, julgue desta forma, haja desta forma. A grande glória é o testemunho da consciência de santidade, sinceridade e não com sabedoria humana.
Paulo diz: o meu testemunho, a grande glória da minha vida, é a minha consciência. Não é a reputação. Porque irmão, reputação, imagem, é aquilo que os outros pensam de nós. Aquilo que tu pensas de mim é a minha reputação. Eu estou falando de consciência, de caráter. Caráter é o que somos porque uma coisa é o que tu vês em mim, outra coisa é o que eu sou. Porque a pessoa diz: mancharam a minha imagem. Não mancharam a tua imagem, imagem se reconstrói fácil, o problema é o caráter.
Então, caráter é o que somos. É o testemunho, é a nossa grande glória. Viver de consciência culpada, impede a vida se desenvolver. Diz em Hebreus 9:14-15 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo! “Então Deus diz que a consciência purifica de obras mortas. V 15 Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados. Não são os que exerceram o livre arbítrio, são os que foram chamados. Então, irmãos, diz que Deus, pelo sangue de Cristo, limpa o nosso Espírito de obras mortas. Purifica a consciência de obras mortas.
O que são obras mortas? São as obras da lei. São obras mortas, são rituais. São aquelas coisas que aprisionam. São as algemas da religião. Tu sabes o que é uma mulher, um homem, se meterem numa clausura? Tiveram um desgosto na rua. O namoro não deu certo. Ah! Eu vou me enclausurar. Vai para dentro de um mosteiro, fica atrás de uma grade, rezando Ave-Maria todo dia.
Deus quer isso? Deus quer alguma coisa que um chefe de uma igreja, um pregador, a Bíblia diz que quem aspira o episcopado, quem quer ser um pregador, um líder, um pastor, um dirigente de rebanho, deve ser casado. Será que não é uma obra morta colocar um homem, em celibato, que não pode casar, que não pode ter filhos e depois fica desesperado porque a carne é fraca, olhando para as outras? Botam uma pessoa em celibato e depois constróem um jornal cheio como é possível um sacerdote fazer prática da pedofilia? Porque é uma coisa da consciência. Não diz que obras mortas são aquelas que não têm vida. Eu vivi muitos anos assim. Jejum, jejum, vigília, vigília, sacrifício, sacrifício, eu sei o que que é isto. Eu orava 6 horas por dia: 2 para o Pai, 2 para o Filho e 2 par a o Espírito Santo porque eram 3 deuses. Eu orava primeiro no meu tapete, na costura, na bainha. Botava o meu joelho ali pra doer e dizia: doe que é para Deus gostar de mim. Depois alguém me disse: apóstolo já experimentaste botar um lápis e eu me ajoelhava em cima do lápis, a minha rótula ficava marcada com o lápis. Até que um dia, alguém disse: se amas a Deus ajoelha na ponta do lápis. Eu disse: agora eu estou percebendo como é que a carne para nada aproveita! Se te deixares levar, são obras mortas, mas disse que quando tu te livras, a boa consciência te livra de obras mortas, tu estás livre para servir ao Deus vivo. Livre da religião legalista, destruidora, dos deuses fictícios que acusam, que amarram, que geram profundas necessidades emocionais e espirituais.
João 8:1-11 Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava. Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.]
Que fala de uma mulher que a Bíblia e a sociedade bíblica disseram ser a mulher adúltera. Aqui vê-se o que é a lei. O que a lei faz. Botando uma mulher errada e impotente perante fariseus cheios de preconceitos e inflexíveis. De baixo caráter moral. De consciência culpada. Levaram uma mulher à presença de Cristo para ser morta. Tu vês como a lei envergonha. Toma aqui a irmazinha que cortou o cabelo. Venha aqui na frente.
Eu pertenci a uma igreja que fazia isto. terça-feira reunião administrativa era o caos. O Espírito Santo me disse que aqui tem uma irmazinha que tomou banho sem roupa. Quem é esta senhora que vai pro inferno? Onde está a mulher que tomou banho sem roupas? Que usou sabão de coco! Lá vinha uma irmazinha dizendo: fui eu. O que a senhora fez? É que estava muito calor e eu tomei banho sem roupas. O queeeeee????? A senhora tirou a roupa? E se Jesus viesse naquela hora, a senhora tinha ficado. É verdade. Os irmãos concordam que esta irmã que tomou banho sem roupa fique 90 dias sem a ceia? Concordamos e todo mundo, mata, mata, mata. Muitas vezes nós queremos lei para os outros e graça para nós.
Essa mulher do texto foi apanhada em adultério, mata. Corta, tira a cabeça, arranca as unhas, espeta espinha de peixe nos ouvidos, Jesus pediu aos presentes que quem não tivesse pecado atirasse a primeira pedra. Disse que por causa da própria consciência foram se retirando um por um a começar pelos mais velhos até os últimos ficando só Jesus e a mulher no meio onde estavam. E Jesus conversou com ela:…Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.] Vai e não peques mais.
Eu queria dizer que o baixo caráter espiritual, o baixo caráter moral, os fariseus de preconceitos inflexíveis, tinham uma consciência culpada. O mistério do perdão divino, para conosco, o grande mistério do perdão divino, para conosco cria em nós um horror para com o pecado. Cria em nós uma resistência contra a tentação. Cria em nós uma nova pureza de vida. Cria em nós a certeza de que não há mais condenação.
A boa consciência não condena nem se condena, ela se vê como Deus a vê: perfeita, completa, à imagem e semelhança de Deus, próspera, salva, saudável. Então, o perdão divino criou no Espírito não só um desejo, porque agora eu sou salvo, vou pecar, mas criou em mim um horror contra o pecado, contra a mentira, contra a falta de ética, contra os padrões imorais do mundo e me deu uma resistência à tentação. Diz que por causa da consciência foram todos indo embora. Quem tem boa consciência quando olha o puro, ele acha puro, até o impuro ele acha puro, mas a má consciência até o puro acha impuro. Vamos batalhar por educar a nossa mente e o nosso coração, nossos sentimentos. Nós homens que pudemos conviver com as senhoras do ministério, sabendo que são senhoras, são esposas, são viúvas, solteiras casadas e que a nossa índole faz ter mente e coração para os que nos são queridos, em termos de sentimentos humanos, naturalmente.
Temos que desenvolver o amor ágape por todos. As senhoras a mesma coisa. Os jovens a mesma coisa. Como é que se convive numa grande comunidade? Desta forma. Com boa consciência eu posso andar no meio de 500 mil senhoras que a mim não me diz nada. A eu vou dizer mais: eu poderia andar no meio baixo de prostituição, tudo do pior, a mim não me contaminaria. Sabe por que? Porque eu tenho boa consciência. Eu treino. Eu sei discernir o bem do mal. Isto é a prática porque eu pus o que não era bom de lado e deixei me levar para o que é perfeito.
Viva a Graça de Deus. Ame a Graça de Deus. Estime a Graça de Deus. Haverá progresso na tua vida. Assim seja. Assim disse o Senhor.