Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
cropped-Logo_azul.png

O pecado não terá domínio sobre vós!

COMPARTILHE

Romanos 6:14 “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.” Que esta Palavra abençoe todos os corações.

Vamos orar ao Senhor:

Pai amado e bendito, único Senhor, Deus soberano!Obrigado porque nós somos criados por Deus  e talhados para sermos parte da igreja, da noiva de Cristo. Estamos aqui, sem mancha, sem rugas e sem defeito. Prontos, ó Deus,para ouvir e praticar a tua santa Palavra. Por isso, nesta hora, levamos o nosso pensamento cativo à obediência de Deus e dizemos que recebemos a Palavra com ações de graça como maná, como alimento para o espírito, em nome de Jesus. Amem.

A lei tinha envolvimento com a carne. A Graça, não. A Graça tem envolvimento com o Espírito. Paulo disse em Colossenses 2:23 “Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.”

Nós estamos mostrando que o que é feito na carne, tradicionalmente as igrejas fazem longos jejuns, sacrifícios, vigílias… aquela coisa do joelho no chão, a lógica… Mas não pode ser assim. Deus não pode fazer desta forma. Está aqui na Bíblia, mas foi um equívoco. Jesus disse: ‘O Espírito sim, mas a carne para nada aproveita.’ Não tem força. Tudo que se faz na carne pode até ter aparência de sabedoria, mas não serve.

Portanto, eu queria, hoje, falar sobre este assunto: ‘O pecado não terá domínio sobre vós.’ Porque há muita gente que nos escreve e pergunta: ‘Apóstolo, qual é o papel do pecado na teologia da genuína Graça de Deus?’

Porque eu vejo que 99% dos pregadores, quando usam a Bíblia, é para atacar, é para acusar, é para falar do pecado, é para dizer cuidado! Olha o pecado! E se Jesus viesse hoje? E na batalha do Armagedon? E no milênio? E no grande julgamento?’

‘Então, qual é o papel do pecado na sua mensagem?’

‘Apóstolo se um crente, nascido de novo, peca, e não se arrepende e Jesus nesse ínterim vem, ele fica ou vai?’

‘Ou então, Apóstolo, o pecado pode separar um cristão, um salvo, pode separá-lo de Jesus Cristo?’

Há uma pergunta muito constante: ‘Pode uma pessoa pecar, e pecar e pecar e pecar, e ficar tudo bem, como se diz na gíria, numa boa?’ Estas são algumas das perguntas que chegam ao nosso ministério, dioturnamente.

Eu queria lhes mostrar o que a Bíblia diz. Eu não gosto de pensamentos humanos, de raciocínios falazes, de tradições. Porque a tradição erra. O próprio Cristo não podia fazer muitos milagres por causa da tradição. Diz que tradição anula a Palavra. Então, nós não seguimos nada de tradições em nosso ministério. Vamos ver o que diz a Palavra “…Porque o pecado não terá domínio sobre vós;” aqui está a primeira resposta. Ficamos com a Bíblia ou ficamos com a tradição dos homens? Ficamos com a Bíblia. O pecado não terá domínio sobre nós. Na lei, o pecado tinha domínio. O pecado era senhor. O pecado não será teu senhor, não pode te dominar nem te escravizar. Na lei, escravizava, tanto que era necessário uma vez por ano, o sacerdote entrar no santuário, no santo dos Santos, ele aspergia sangue sobre a arca pedindo perdão dos pecados. Isto era na lei.

O pecado era senhor, o pecado dominava e escravizava. Mas na Graça o que Jesus veio fazer? Ele pegou os meus pecados, antes de eu ter nascido; Ela já sabia que eu passaria por esta terra, teria um corpo de carne, sujeito a pecados. Por isso, Ele pegou os meus pecados, os teus pecados, a minha maldição, a tua maldição, a minha doença, a tua doença, o meu castigo, o teu castigo e os encravou na cruz do calvário. Foi por isso que Ele veio. Ele veio pra salvar e a Bíblia diz que agora, nós fomos livres do pecado. Por isso que Paulo diz “…o pecado não terá domínio sobre vós;” .

Quando é que eu sou livre do pecado? Quando ele não tiver mais domínio sobre mim. No dia em que recebo Jesus como Senhor. ‘Apóstolo, isto é um grande privilégio.’É verdade, mas é também, uma grande responsabilidade.

Porque os irmãos da igreja de Roma, que eram cheios de lógica humana, a  primeira coisa que lhes passou pela cabeça quando Paulo lhes pregou dizendo estas verdades, foi: ‘então eu posso pecar.’ Esta é a fraseologia quando se ouve alguém comentar acerca do meu ministério. Dizem: ‘lá, se pode pecar.’ Este é o raciocínio, esta é a lógica de quem não conhece a Bíblia. Porque quando disseram a Paulo; Então se eu não tenho mais o domínio do pecado sobre mim,  então eu posso pecar? Paulo respondeu em Romanos 6:1-2 “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” Aqui não há lógica! Aqui há ensino de entendimento profundo, bíblico, espiritual e confiável. Sabedoria. O sábio disse: ‘abraça essa sabedoria.’ Ela vai te exaltar. Ela vai te honrar.

Então onde abundou o pecado superabundou a Graça. Vou continuar pecando para que a Graça seja abundante. Vejamos o que Paulo responde: “…de modo nenhum.” Muitas pessoas por não conhecerem a Bíblia, não conhecem estas verdades. Pensam: Então, nós vamos continuar pecando. Nós somos predestinados! Não perco a salvação. Salvo uma vez salvo para sempre. Então, eu vou pecar. Que tipo de pensamento é este, senão diabólico?

Porque quando os romanos perguntaram a Paulo ele disse: ‘de modo nenhum’. Como que nós vamos viver, ainda, no pecado se nós, para ele morremos. Nós morremos. Ou seja, no momento em que Jesus chega à vida de uma pessoa, que é eleita, que é escolhida, que é predestinada, aquelas influências do príncipe das potestades do ar, aquela natureza da ira e aquela velha natureza tem que morrer. Cristo passa a estar em primeiro lugar, passa a ser o primaz na tua vida, tu  passas a amar mais a Deus que a tudo. E o pecado? O pecado não pode ter mais o domínio sobre a tua vida.

Agora, a mentalidade religiosa, quando ouve dizer que o pecado não tem mais domínio, a primeira coisa que diz é: ‘este versículo é o que me abre a chave para o pecado.’ Eu vou dizer uma coisa: toda pessoa que pensa desta forma, nunca foi crente. Porque quem é o pai do pecado?É o diabo. Quando eu quero pecar eu estou dizendo que o diabo é meu pai. Se eu quero viver livre, eu estou dizendo que Jesus é o meu pai. Vós sois do diabo porque quereis pecar, quereis satisfazê-lo.Isto é muito claro.

Paulo disse: ‘vamos continuar pecando? Não.De modo nenhum.’ Então, quando uma pessoa não conhece a Bíblia e se mete aí no Velho Testamento, em Crônicas, em Reis, no Pentateuco, sem conhecer as 14 Epístolas de Paulo, sem ser cortado pela Graça, sem conhecer o que é carne, o que é espírito, talvez ela não saiba que o velho pacto era somente para a carne. O Velho Pacto dizia: Esforça-te. O Novo Pacto diz: Repousa. Luta, no Velho Pacto; tu já venceste, no Novo Pacto.

Então, o velho pacto era para  a carne, o novo pacto é para o espírito. Romanos 6:12 “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;” O pecado é como um rei, como um senhor que reina, mas ele não mais reinará. Não deixe o pecado reinar. Quer dizer que o pecado tem paixões, e como eu nasci de novo, como eu sou crente em Jesus Cristo, eu não posso deixar o pecado reinar. Não reine o pecado sobre nós. Ou seja, és tu que tens a responsabilidade de dizer: Não vou pecar.’

Em Gênesis diz que o pecado bate a tua porta, cabe a ti o dominar. Então a nossa verdadeira identidade é espírito e no espírito o inimigo não pode tocar. Onde ele pode lançar dardos? Na carne, na mente, nos pensamentos. E com a carne, qualquer dardo da carne não pode invalidar o que Jesus fez, eternamente, no espírito. Ou seja, eu não posso receber o Espírito Santo no dia em que cri essa obra maravilhosa do sangue de Cristo, e, depois, uma atitude da minha carne anular tudo isto. O sangue de Jesus seria igual ao sangue de bodes, touros e galinhas. O inimigo não pode tocar mais na minha verdadeira identidade, que é Espírito.

Portanto, a carne não pode invalidar o espiritual. Nós fomos livres da maldição. Diz Gálatas 3:13 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),”

Então, Ele foi o nosso substituto. Ele pegou a maldição, a pobreza, a miséria, a tísica, a doença, a febre, o pus, a derrota, a vida miserável e  disse: ‘ de tudo isso que é parte da lei, fostes resgatados.’ Não fui eu que o fiz. Quando eu nasci, já nasci pecador. Ninguém me pediu autorização para nascer pecador. Miguel Ângelo, estás de acordo? Queres ser um pecador?  Quando minha mãe me teve, eu já nasci pecador. Eu já era ovelha, já era da salvação e Deus já me via como um justo, mas na carne eu sou pecador. Então, se ninguém me pediu autorização para me fazer pecador, também não poderia resolver a minha situação de salvação. Jesus me resgatou, tornando-se Ele próprio maldição. Nós estamos mortos ao pecado.1 Pedro 2:24 “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.”

Eu não entendo porque uma pessoa que saiu das garras de satanás para a luz, ainda tem na mente, uma mente de pecado. Apóstolo, eu queria que o senhor me dissesse até aonde é o meu ‘Borderline’, a minha fronteira? Eu posso chegar até aqui, aqui, mas daqui não posso passar? Não. A pessoa que foi santificada, ela não pode ter esse tipo de pensamento, não. Eu posso mentir um pouco, mas não posso mentir muito. Eu posso fraudar um pouco, mas não posso fraudar muito, posso fumar um pouco, mais não posso fumar muito. Não, isto não existe. Ou a pessoa nasceu de novo ou não nasceu. Ele disse:“…carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados,” É pergunta clara desde 1986, carregou ou não carregou? Ele carregou para que tu não carregues. “…para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça;” Então, agora, eu tenho que me ver justo. Porque tudo que fez parte da minha vida presente, passada e futura ficou para trás. Isso me dá uma boa consciência. Senão, eu vou andar dizendo; senhor eu sou um pecador, eu preciso pagar o preço. O preço tem que ser pago. Um senhor veio ter comigo e disse: ‘Apóstolo, o senhor sabe que antes de eu vir para esta igreja, eu me ajoelhava em cima do milho,’ Porque achava que o homem precisava fazer justiça própria.’ Só que Deus não entra em justiça tua, nem minha é a Dele que conta. Então, Ele diz que nós fomos mortos ao pecado, Ele carregou o seu corpo sobre o madeiro, os nossos pecados. Colossenses 1:13-14 “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.”

Ele não nos libertará se merecermos. Não é assim. Ele  já nos libertou. Crê em Jesus porque ao fazer isto tu sais das trevas para o reino do filho do seu amor. Lembra-te como era a nossa vida de trevas? A pessoa que não tem nenhum compromisso com Deus, é louca. Bebe, fuma, baila,  cheira,injeta, adultera essa não tem compromisso com Deus. Mas no momento, em que Jesus Cristo, o Senhor, passa a governar a nossa vida, o Espírito Santo a nos controlar, saímos do império das trevas. Ele diz que no Reino do filho do seu amor,  nós temos duas coisas: Primeiro: ‘Redenção.’ Nós somos remidos do Senhor. E temos ‘Remissão.’ Nunca mais nenhum perdido. Estamos redimidos,  limpos. Somos folha limpa  diante de Deus.

O mundo tradicional não gosta disso porque o que mais gosta o pregador, quando não conhece a Graça de Deus é manipular as pessoas. Os pregadores da lei dizem: ‘quem quer aceitar Jesus?’ A Bíblia não fala em aceitar. Fala em confessar ou receber. Os pastores dizem: Vai começar agora: Ninguém quer aceitar? Ah! Ninguém quer? Então, vais sair daqui e um ônibus vai te pegar. E a pessoa começa a ficar arrepiada. Eu vejo um trabuco 45 cano longo ou aquela bala tremenda que arrebenta a parede. Eu vejo um laço de morte, com um demônio todo vestido de preto, com um chifre em cima. E agora! Queres ou não queres aceitar Jesus?  Tenho que me livrar do demônio, da arma e do ônibus, então vou lá na frente. Aí, a pessoa peca na segunda-feira e tudo o que ela fez no Domingo desaparece.

Paulo disse em Colossenses 3:5-7 “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.” Noutro tempo, nós andávamos! E no tempo de hoje? Não pode andar não. A nossa postura de homens  e mulheres de Deus, não podemos ser iguais aos ímpios.

Nós andamos noutros tempos. Noutro tempo, valia tudo! Desde que ninguém soubesse, valia tudo. Neste tempo, não. Temos que fazer morrer a nossa natureza terrena. Então essa é a nossa responsabilidade. Amados, vale a pena darmos um bom testemunho. Porque diz um pensador: ‘ tu podes deixar voar um passarinho em cima da tua cabeça, isso não é nada ruim eu deixar um passarinho voar em cima da minha cabeça, mas se o passarinho começar a deixar um pedacinho de palha, um gravetinho, ou outra coisa qualquer, ele vai querer fazer o ninho. Tu não podes deixar  fazer ninho em cima de tua cabeça.

Nós andamos no mundo e ele é cheio de perversidade, mas se tu deixas o mundo entrar na tua cabeça, vais te dar mal. É tua responsabilidade é dizer não.

Então, o pecado não poderá ter domínio sobre nós. Tanto é verdade que  diz em 1 João 5:18 “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.”

Pode um nascido de Deus mentir? Não. Não pode. A tua mente é outra o teu coração foi circuncidado. A mente é a mente de Cristo. Se a pessoa foi possuída por satanás, no passado, hoje, ela é repossuida por Cristo. É propriedade exclusiva de Deus.

Jesus disse:‘vinde a mim todos vos que estais cansados, sobrecarregados,’ dessa coisa da religião, que se fez uma caricatura. Eu vejo as pessoas sai, sai, sai, demônio! E bota fita e bota flor e bota óleo. É como se Cristo fosse isto. Não foi assim que aprendestes de Cristo, disse Paulo. Mas, as pessoas querem dominar os outros. Não temos mais espírito de escravidão na nossa vida. Ele diz que o diabo não pode tocar. Não pode. Isso chama-se ‘cristianismo.’

Diz em 1 João 3:8-10 “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.”

O que o filho de Deus veio fazer? Tirar a maldição, tirar o pecado, tirar o castigo, destruir as obra do diabo. Por que não pode viver pecando? Porque é nascido de Deus. Por isso é que Paulo disse: ‘o pecado não terá domínio sobre vós.’ Um crente espiritual, maduro, não pode viver na prática do pecado. Ah! Até a sua personalidade muda. Essa coisa de pavio curto. Que pavio curto. A Bíblia diz que nós devemos ter paciência, domínio próprio.

Pastor, eu cheguei aqui há 12 anos e eu tinha um pavio curto. E agora? Ele está do mesmo tamanho. Meu pavio não cresce, mas se me pisam nos calos, eu pulo fora. Quando a Bíblia diz domínio próprio e paciência é porque Deus quer que tenhamos domínio próprio e paciência. Tu tens que ter paciência, domínio próprio e as demais virtudes cristãs. O fruto do Espírito é amor, bondade, misericórdia, mansidão, domínio próprio, contra essas coisas não há lei.João 10:28 “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.” Então, este versículo parece que não existe na Bíblia! A pessoa diz: tu queres a vida eterna? Faz  a tua parte. Jesus fez 50 % . Agora, faz 50 %. Ele não fez uma obra completa? Se tu pensas  assim, estás chamando Deus de mentiroso. Ele carregou ou não carregou os pecados? Carregou. Ele levou a maldição? Levou. Ele nos tirou a injustiça e botou justiça? Fez. Ele fez a obra completa.

Eu lhes dou a vida eterna! Algumas coisas que eu mais amo na Bíblia, são essas expressões assim:  ‘Vida eterna.’ Ai vem alguns pregadores e dizem: não é bem assim, cuidado que satanás vai te pegar. Vai pegar onde? Quem é nascido de Deus, Deus o guarda, e o maligno não lhe toca. Jamais perecerão. Não adianta vir com a batalha do Armagedon. ‘Porque no dia da batalha do Armagedon os crentes vão ser degolados. O corpo apodrece, a alma vai paro o inferno.’ Não pode dizer isso mais. Isso é chamar Deus de mentiroso.

Jesus está dizendo ‘jamais.’ ‘Jamais perecereis, ainda que eu morra, na carne, viverei porque Jesus disse que jamais perecerei.’ ‘E das mãos de Jesus quem e que pode te arrebatar?’ O dragão? Não! O cão? Não! O pata rachada? Não! Ninguém? Ninguém! Quem é que pode te arrebatar das mãos do Senhor? Ninguém!

Tu ficas com a Bíblia ou com a tradição? Com a Bíblia. Porque a Bíblia faz bem a ao coração. A tradição faz mal. Das mãos de Deus ninguém arrebatará. Mas, então, eu tenho liberdade para pecar. Se pensas assim, não nasceu de novo. Não tem a semente divina. Se tem a semente divina  não pode pecar.

1 Coríntios 6:9-11 “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” Não te enganes. Quer dizer que é possível eu me enganar pensando que o impuro, o idolatra, o adultero, o efeminado, o sodomita, o ladrão, o avarento e o bêbado, o maldizente, o roubador vão herdar o reino de Deus? Estás te enganando. Então, o irmão diz que o efeminado não herda o reino de Deus? Eu não disse. A Bíblia diz.

Então, quer dizer que Deus odeia o pecado do homossexualismo, do lesbianismo? Muito! E se uma pessoa que está nessa prática, vier à igreja e se converter? Nasceu de novo. Pode voltar a essa prática? Não. E se voltar? Eu tenho coisas  para te revelar. Espero que suportes e não vás embora da igreja. V. 11 “…Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” Eu fui lavado, justificado, em nome do Senhor Jesus Cristo.

Pastor, o senhor está pegando pesado. Não. Eu estou pegando leve. Eu estou te mostrando o que é a verdade do evangelho. O Rei de reis, o Senhor de senhores garante pelo seu sangue. Se alguém é nova criatura, ela nasceu de novo. Pastor, mas se alguém crente, não se arrepende e Jesus voltar? Como é que fica o caso dessa pessoa? Amados, vamos falar sobre arrependimento. Porque esta é outra coisa que eu vejo sempre. As mesmas pessoas nos apelos. Há igrejas que o pastor já sabe quem é que vai se apresentar para arrependimento.

Nós temos que  nos sentir livres do pecado do passado, do presente e do futuro. Há pastores que não sabem que o pecado não tem mais domínio sobre eles, uma vez que estão debaixo da Graça e não da lei. Hebreus 10:14 “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.” Em Cristo, eu estou perfeito. Quando essa perfeição começa a se manifestar? 2 Coríntioss 7:9-11 “agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte. Porque quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! Que defesa, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vindita! Em tudo destes prova de estardes inocentes neste assunto.”

Paulo diz: ‘existe uma tristeza que gera arrependimento que é Deus quem dá. Quando uma pessoa é ovelha e está ai fora, e vive aqui e ali e tal, há uma hora que lhe dá uma tristeza, uma agonia, um mal estar para arrependimento. Ou seja, arrependimento dado pelo Espírito, só uma vez. Agora, o que acontece. V. 10 “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.” Então, para a salvação, eu me arrependo uma vez e para sempre. No dia em que eu me arrependi, recebi o Espírito Santo fui selado, batizado, ungido, fiquei cheio de Deus, transbordei do Espírito, me embriaguei do Espírito. Agora, tenho o selo da salvação, saí das trevas para a luz, das garras de satanás para o Reino do filho do seu amor. Eu fui santificado, justificado, salvo, perdoado, amado, ungido. Tudo aconteceu. O pacote veio completo.

V. 11 “Porque quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! Que defesa, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vindita! Em tudo destes prova de estardes inocentes neste assunto.”Então, Paulo disse quando alguém se arrepende fica inocente diante de Deus. Mas se pecar, já como inocente e ainda pecar, vem tristeza de morte!

Portanto, não existe o fato de todos os domingos a pessoa ser salva, e na Segunda-feira perder a salvação e Domingo voltar a ser salva novamente. Por que  isto acontece? Porque as pessoas têm pouca certeza da salvação. Porque não estão vivendo o novo pacto. Nas igrejas, dizem assim: ‘se Jesus viesse hoje quem iria com ele? A metade da igreja baixa a cabeça, a outra metade torce o nariz.

Porque o pecado já não tem mais domínio sobre ti. Não é a nossa justiça é a justiça de Deus. Pastor, mas quando uma pessoa não conhece essas verdades, como é que fica? Efésios 4:14 “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

Então, quando eu não tenho esse tipo de convicção, eu passo a ser um menino levado de um lado para o outro. A pessoa não sabe o que aconteceu na sua vida. Eu sempre explico isto. Eu já mostrei várias vezes à igreja. Eu sempre explico isto de uma forma bem objetiva. Com duas cadeiras da igreja.  Eu mostro: aqui era minha vida no mundo. Aqui eu andava segundo o príncipe das potestades do ar. Aqui, pode haver tudo: mentiras, prostituição, avareza, droga, adultério. Aqui, a pessoa não tem compromisso com nada, nem com ninguém. Mas como ela é ovelha, ela ouve a Palavra da verdade porque a fé vem pelo ouvir, e a Bíblia diz que na hora que a pessoa ouve a Palavra e se arrepende de uma vez e para a sempre. Não há arrependimento todo dia para a salvação, há arrependimento quando se erra, mas para a salvação, não. Então, aqui a pessoa diz: ‘eu estou me sentindo mal, eu não sei, mas tenho um vazio dentro de mim, que não é fome, é um vazio, é uma angústia dentro de mim. Eu estou mal.’ Satanás está bombardeando a pessoa, mas como ela é eleita, um dia, ela ouve a Palavra da verdade, se arrepende, recebe Jesus como seu Senhor e Salvador, e é selada com o  Santo Espírito da Promessa. A Bíblia diz que ela sai das trevas para o reino do filho do seu amor. E é aqui que vem tudo de Deus para a sua vida. Vem perdão, vem amor, santidade, justificação, provisão, saúde, finanças novas, estrutura de vida, mente de Cristo, coração circuncidado, palavra viva. A pessoa se sente uma pedra viva, uma eleita, uma escolhida, amada, preciosa, tem domínio próprio, ama, perdoa. Agora, se ela não sabe disto, sabe o que satanás diz? você errou, brigou com a sogra, agora, passa para a (outra cadeira), perde a salvação.

E aqui a pessoa diz: ‘ai, perdi a salvação.’ Quando é o próximo culto do Apóstolo. Vou lá na frente e digo: ‘eu quero Jesus.’ E passa outra vez para cá (outra cadeira) e aqui ela se sente em paz e feliz. Dizima, ama todos os bispos da igreja, adora a igreja Cristo Vive, começa a dar testemunho, mas um dia ela tem um problema qualquer e vai de um lado para o outro. E ele volta para cá. Este vai e volta, não pode ser de Deus.

Aqui nós estávamos no mundo. Quando a Bíblia diz vai para o reino do filho do seu amor, nesse lugar, amado, não há quem nos tire. Das mãos de Jesus ninguém te arrebatará. Não perecerás, eternamente. Aqui és um Espírito com Jesus. Então, daqui posso voltar lá? Não. Porque senão o sangue de Jesus não seria nada.

De Cristo, nem o diabo, nem Deus podem te tirar. Por que? Porque os dons e a chamada são irrevogáveis.  O que falta à igreja de Jesus é conhecimento destas verdades bíblicas.Oséias 4:6 “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Então, eu sirvo a Deus pelo que ele diz. Se fosse possível eu voltar para aquele lugar, meus amados, a ressurreição de Cristo seria destruída, Jesus teria que voltar, teria quer ir pro túmulo e não ressuscitar.

Então, dessa cadeira aqui, ninguém pode me tirar. Nem Deus nem o diabo. Foi Deus que mandou Paulo ensinar em Romanos  8:38-39 “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Incluindo os pregadores.

Quem faz mal ao povo são os pregadores. Os que não têm o temor de Deus. Quem é que te pode separar de Jesus? Ninguém. A nossa posição é em Cristo para sempre. Muitas pessoas vivem como salvos, mas ainda estão com a sua carne forte. Estão sempre debaixo de disciplina! Debaixo de correção! Debaixo de açoite, e muitas vezes até com morte prematura. Pastor, mas eu digo que eu sou salvo, as pessoas riem de mim!Romanos 8:33 “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.” Então todos nós somos suscetíveis de altos e baixos, lutas adversidades, questões, dúvidas, todos nós. Eu queria que tivesses a convicção do que eu estou ensinando. Hebreus 6:4-6 “É  impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia.”

Eu preciso te mostrar que deste lugar, aqui, não podes sair. Se saísses o sangue de Jesus não teria valor. Guarda esta palavra: ‘é impossível.’ Quer dizer que é possível uma pessoa ter o Espírito Santo, que provou o poder de Deus, conheceu a Bíblia Sagrada e caiu. É impossível renovar outra vez. Por que? Porque quando  tu recebeste a primeira renovação, recebeste a primeira, a última, a única, se fosse possível um pecado meu ou teu destruir a obra de Jesus, o cristianismo não existiria.

É impossível renovar outra vez. Por que? Porque quando uma pessoa recebe o perdão, recebe o perdão para sempre. E é impossível perder a posição inicial. Senão Cristo teria que morrer outra vez. Quando Ele te perdoou, te perdoou para sempre. É impossível renovar outra vez. Por que? Porque a primeira vez é para sempre. Salvo uma vez, salvo para sempre. Perdoado uma vez, perdoado para sempre. Pastor, se a pessoa ainda está pecando? Hebreus 10:26-27 “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.” Tu recebeste o pleno conhecimento, és salvo,  estás na igreja,  conheceste tua eleição, tua predestinação, tens o selo do Espírito, provaste o poder de Deus.  E se pecaste?‘…já não resta sacrifício pelos pecados;”Por que? V. 27 “pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.” O que  acontece? Ou estás perdoado ou estás perdido. Nenhum pecado pode destruir o valor do sangue de Cristo. O plano de Jesus é perfeito. Ele não veio aqui perder a viagem. Ele não veio aqui morrer, se expor a ignomínia, a vergonha, sofrer, ter a sua paixão para perder a viagem. Pastor, mas se a pessoa voluntariamente, pecar? Expectação de juízo e fogo.

O que  é expectação? Eu não sei se todos já passaram por isso, mas a verdade é que quando um crente salvo, peca deliberadamente, pois  há pecado que tu pecas e nem sabias que estavas pecando, mas quando é deliberadamente, dolosamente, é um risco, não posso, não devo, mas mesmo assim, ‘ninguém viu, ninguém sabe, eu estou com a camisinha, o Apóstolo não vai saber, ninguém vai saber…’ Então, há expectação de juízo e fogo. A expectação de juízo e fogo é que Deus permite na mente do salvo, quando peca deliberadamente, vem uma expectativa. O que vai acontecer comigo? Portas começam a se fechar, a vida não dá certo porque a Bíblia diz que quem peca,  não confessa e  nem deixa, não progride. Por isso que tu tens que entender que Adão pecou por nós. Jesus nos salvou. Adão constituiu pecadores, Jesus constituiu santos.

Ninguém por si mesmo pode salvar-se. Jesus veio buscar o que se havia perdido. Quer dizer, então, quando uma pessoa peca deliberadamente, ela não dorme, ela tem insônia, tem pesadelo, tudo dá errado, fecham-se as portas, o dinheiro não chega, vem doença. Bem! A pessoa está debaixo de expectação. Expectação de juízo e fogo. Porque quem não tem Jesus, não tem expectação de nada. Há pessoas aí fora que erram, erram muito e não lhes acontece nada. O crente errou um pouquinho, já vem expectação de juízo e fogo. Porque Deus não quer mau testemunho sobre esta terra. O convertido sabe que se semear, vai colher. Jesus disse: “com a vara que medires, serás medido.” Quem semeia na carne colhe corrupção. Se te portas injustamente, se semeias divisões, se  não abominas o que Deus abomina, se te contaminares com outras situações, vais pagar por isso.

Apóstolo, o senhor é uma pessoa tão tranqüila. Sim, eu estou te dizendo o que eu conheço. O que eu ouvi durante esses meus 30 anos de pregador e 27 anos de púlpito, de ministro do evangelho: ‘semeou, colheu.’          Então, a Graça de Deus é de muito maior responsabilidade do que a lei. Ela tem muitos privilégios. Tu dizes: eu sou salvo para sempre, o pecado não terá domínio sobre mim, mas se eu pecar deliberadamente, vem a expectação. Aquela coisa, a pessoa não dorme. Nós temos aqui na igreja, um irmão que briga muito com o Apóstolo, briga com todo mundo. De vez em quando ele briga e vai embora para casa. Depois me liga e diz: ó eu não consigo dormir, eu tenho uma dor no peito. Apóstolo, me perdoa? Perdôo, podes voltar. Ele volta. Fica mais um mês, briga outra vez. Ai desaparece da igreja, xinga todo mundo, bate com os pés, ameaça e vai embora. Novamente me telefona: ‘ ó estou passando mal, eu tenho uma dor, a minha mente parece que está tudo preto.’ Chama-se expectação de juízo e fogo.

Então amados, quem é nascido de novo, tem domínio porque se não tiver domínio, ele sabe que Deus disciplina, corrige e açoita. Em Hebreus 12: 7-8 “É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.” Quem peca passa pela disciplina, correção ou açoite. V 6 “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.”

Todos, todos, eu e tu. Amado, se eu saio dos trilhos, lá vem açoite e disciplina em cima. Ou pensas que Deus faz diferença entre pastor e ovelha? Não faz. Deus disciplina o filho que ama. Para que? Para que ele participe da Sua santidade. Então, a igreja Cristo Vive te orienta,  te apascenta,  te pastoreia para que vivas em paz. Não é para dizer agora sim encontrei tudo que eu queria na vida. Não!

Ah, se há 30 anos atrás, me tivessem ensinando estas verdades. Não precisaria passar pelos vales que eu passei, até aprender, sofrendo. João 8:5-11 “E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.]”

A turma estava acusando, mas a consciência também acusava porque quando eu atiro um dedo para lá eu tenho 3 dedos contra mim. Atirei contra ti, mas também estou atirando contra mim.‘…Ninguém te condenou?” Que satanás vai te pegar. Satanás vai jogar azeite quente nos teus ouvidos, espinha de peixe nas unhas, e eu vou ficar do lado só vendo! Vais ver o que vai te acontecer. Eu vou te deixar sozinha. Eu vou deixar os demônios te pisarem, vão jogar ácido sulfúrico e eu vou dizer: é bem feito. É assim que Jesus faz? Não! A tradição faz assim. Por isso  que me perguntam: onde é que fica o pecado na sua teologia? Eu respondo: fica na cruz.

“Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.]”Agora, vou te dar uma receita: o elixir da felicidade. O elixir do bem-estar da vida. Vou te dar a paz, prosperidade, finanças prósperas, tu vais amar todo mundo, tu vais ficar feliz. O que devo fazer? Vai e não peques mais. Então, qual é o papel da igreja de Jesus? O pai açoita. Tu já viste quando um pai briga com um filho, para quem ele corre? Para a mãe. Às vezes, chega o Davizinho chorando: Eu quero a minha mãe, mãe! Eu quero a minha mãe. Ele  diz: Papai brigou, papai é feio. É assim.

Deus disciplina, corrige e açoita. Ai tu vens para a mãe. A mãe quem é? É a igreja. E nós aqui,dizemos: ó querido filho, papai tem razão. Quando papai diz que não é para pecar, é porque não é para pecar.

Então, a igreja faz o papel da mãe. Nós estamos aqui para fazer o papel da mãe. Para ajudar a curar, ajudar a pessoa a ser feliz.  O Pai queria que  saísses das trevas e vivesses só na luz. Então, a igreja faz o papel da mãe. Ela dá cobertura, mas ela diz que o pai tem razão. Ela não tira a força do pai. O pai tem razão. Salmo 89:31:33 “se violarem os meus preceitos e não guardarem os meus mandamentos, então, punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniqüidade. Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade.”

Eu vou vir com a vara punindo, mas a salvação, o perdão, a benção de que ninguém arrebata da minha mão, bem como a tua justificação, tua sabedoria, tua santificação não perderás. Jamais Eu vou desmentir a minha fidelidade, nem vou retirar a minha bondade das vossas vidas.

Portanto, amados, o pecado não terá mais domínio sobre vós. Quem tem domínio é Jesus Cristo. É o Espírito Santo que trabalha em nossa vida. Nós temos uma aliança com Deus e ninguém, nem Deus pode destruir a aliança que Ele constituiu na cruz do calvário. O pecado não tem mais domínio sobre nós, assim seja, assim disse o Senhor!

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE