Abre a tua Bíblia, por favor, em 1 Reis 19:14. O Tema desta manhã é: O zelo da Graça de Deus traz provisão abundante. Diz: provisão abundante. O amor pela Graça traz provisão as nossas vidas. Olha o que diz a Palavra do Senhor em 1 Reis 19:14: “Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.”
Que esta Palavra seja, agora, a base para este ensino, para a Glória do Senhor. Oremos a Deus.
Senhor Jesus, somos guardados e guiados pela Palavra bíblica. A Palavra é lâmpada, é luz. É a Palavra que nos ensina a viver. Nós, Senhor, queremos abraçá-la, queremos estimá-la a ponto de saber que ela nos exalta, nos protege e nos a viver como pessoas vencedoras nesta Terra. Portanto, Pai, unimo-nos, agora, em aliança apostólica. Nós, aqui no Rio de Janeiro, e, através da Internet, estamos unidos aos irmãos que nos assistem no Japão, na Europa, nos Estados Unidos ou aqui no Brasil, em Santos, em São Paulo, ou mesmo no Rio de Janeiro. Formamos essa grande aliança, para ouvirmos o que Tu tens a nos dizer a cerca do zelo que traz provisão abundante, em Nome de Jesus Cristo. E todo o povo de Deus diga: Amém.
Meus amados irmãos, minha família, meus filhinhos amados, eleitos segundo a pré-ciência de Deus, escolhidos para vencer, para ter para emprestar e não tomar emprestado, ser cabeça e não cauda, estar sempre por cima e nunca por baixo. Essa é a nossa posição, segundo a Graça de Deus.
Acabamos de ler um versículo bíblico, que é um fato conhecido pela Igreja: Deus não age nem se move, senão, através de Aliança. Tenho dito reiteradas vezes que Deus, quando faz um voto, um acordo, estabelece regras que, biblicamente, se chama de Aliança. Deus, desde Abraão, sempre se moveu através de Aliança. Ou seja, Deus estabelece um acordo, faz um voto e chama o Seu povo ao cumprimento desse voto. Uma vez cumpridas as regras estabelecidas no acordo, Deus sempre manifesta provisão e abundância em todas as áreas da vida do Seu povo. Mas temos visto, e isso é histórico, que o povo do Senhor sempre tem deixado as Alianças estabelecidas por Deus. Vê, então, que, no caso do versículo base, Deus levantou Elias, e vê o que o Profeta disse, uma vez mais: Eu tenho sido zeloso. Por que ele disse isso? Porque os filhos de Deus deixaram a Aliança com o Senhor.
Este é um fato histórico: Deus estabelece as normas para que Ele se manifeste, mas ao longo da História, desde o povo judeu, a Igreja, naquele tempo ainda representada por esse povo, sempre tem abandonado a Aliança.
O Ministério Cristo Vive tem características como as mesmas apresentadas pelo Profeta Elias. Fomos chamados para sermos zelosos, em extremo, com a Aliança que Deus estabeleceu, com os acordos, com as normas estabelecidas por Ele.
Elias disse: Eu tenho sido extremamente zeloso. Tenho me dedicado a essa Aliança. Mas o Teu povo a deixou. Com base nisso, eu queria te dizer que, de forma geral, a Igreja de Cristo também tem deixado a Aliança de lado. Vê que o que Elias acabou de dizer, por causa do seu zelo, ele disse: Olha, eles derribaram os Teus altares, mataram os Profetas, e eu fiquei só. E eles ainda tentam tirar-me a vida. Assim tem sido contada a história do povo de Deus, em termos espirituais.
Naquele tempo, não havia mais a Voz de Deus, a não ser por intermédio do Profeta Elias. Eu sei que alguns podem dizer assim: Apóstolo, o senhor acabou de ler um fato do Antigo Pacto, da Velha Aliança. Só Elias tinha a Verdade. Só Elias conhecia a Voz de Deus, mas são fatos do Velho Pacto! É verdade! Mas tu verás que o Apóstolo Paulo, depois, quando escreve à Igreja de Roma, volta a falar desse fato. Aguarde alguns instantes para que tu entendas.
Hoje, centenas e centenas de anos depois, Deus estabeleceu, através de Jesus, uma Nova Aliança. Agora não mais baseada em sangue de animais, ou no sacrifício de cordeiros, ou de touros, que tinham o seu sangue derramado. Agora, a Aliança é instituída, diz a Palavra do Senhor, em superiores promessas, conforme mostra Hebreus 8:6-7: “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas. Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda.”…
Cristo, agora, se torna o Cordeiro dos cordeiros, o Cordeiro Perfeito. Derrama o Seu Sangue na cruz do Calvário e estabelece uma Nova Aliança, superior à Antiga.
Diz o versículo 7: “Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda.”
Então, por que nós, nessa Dispensação, não podemos mais voltar à Velha Aliança? Porque dizHebreus 10:1-2: “Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem. Doutra sorte, não teriam cessado de ser oferecidos, porquanto os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de pecados?”
No Antigo Pacto, na Antiga Aliança, ano após ano, era preciso se repetir o sacrifício. Vem Cristo, toma sobre Si o castigo e o pecado, e Ele cumpre a lei definitivamente. De uma vez por todas, Ele nos deu eterna redenção.
Meu amado, o Espírito Santo de Deus está, nesta manhã, através do altar apostólico, lembrando à Igreja que temos que ser zelosos, em extremo, conforme a fé de Elias, de acordo com a Nova Aliança. Porque, é a Aliança da Graça de Deus que vai gerar a verdadeira unidade da Igreja. Logo, não podemos deixar brechas, porque o inimigo quer, a todo instante, colocar situações para que tu abandones a vida da fé e voltes aos rudimentos da Velha Aliança. Precisamos ser zelosos em extremo.
Paulo, quando escreve aos Efésios 4:5-6 diz: “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.”
É na Graça de Deus que a Igreja de Cristo se torna unida, se torna um Corpo, um rebanho, vive numa só fé, adora a um só Senhor. É a Graça de Deus que faz as pessoas estarem bem ajustadas.
Desde 1986, num celebre encontro com o meu Pastor e conselheiro, professor Willen Van Dick, em Petrópolis, que ele começou a me mostrar as verdades dessa Nova Aliança, inclusive com o original grego. Quando eu comecei a pregar o que me estava sendo revelado, muita gente pensou que mensagem da Graça de Deus era algo novo. Diziam que eu havia chegado com a última notícia da Terra. Mas não é assim. Tudo o que digo está na Bíblia Sagrada, pelo menos, há mais de 2000 anos. E tenho razão em mostrar que a Igreja de Jesus tem deixado a Nova Aliança para voltar à Velha. Quando tu vês um cristão achar que a salvação se perde, porque leu no Velho Testamento que a alma que pecar morrerá, na realidade, essa pessoa está voltando ao Velho. Quando a Bíblia diz que o Velho é velho. Temos o Novo Pacto e devemos ser zelosos com ele. Quando a Bíblia diz que aquele que tinha o poder da morte não tem mais domínio sobre nós., significa dizer que Satanás foi destruído! E, se tu começas a pensar que o diabo está na tua vida, que o pena verde está entrando em ti, tu estás voltando aos rudimentos do Velho Pacto. Quando a Bíblia diz que é por fé e não mais por obras, e, se tu achas que é lambendo o pó, fazendo sacrifícios, com noites sem dormir, com vigílias e jejuns, tu, na realidade, estás voltando ao Velho, estás deixando a Nova Aliança.
Vê, isso é tão problemático que, assim com Elias disse que queriam lhe tirar a vida, que derribaram os altares e ele ficou só, eu entendo que, quando alguém tem a missão de Deus, espinhosíssima, de fundamentar valores, com convicções que dão certezas, recebe oposição. Tu não podes imaginar, ao longo de todos esses anos, desde 1986, quantas guerras se estabeleceram neste País, por causa da Verdade, por causa da Aliança.
Recebemos um e-mail de um Pastor, que fez a sua penitência, dizendo que o seu Ministério foi estabelecido no Rio de Janeiro para guerrear contra mim. Vinham para a porta da Igreja com pessoas trazendo folhetinhos, mandando e-mail, falando mal do meu Ministério. Guerreando contra a Nova Aliança. Hoje, ele é meu amigo. Liberei perdão para a sua vida.
A razão para o Corpo de Cristo estar esfacelado é deixar a Nova Aliança. Temos visto Cristo lutando contra Cristo. Isso é problemático!
O Profeta Elias disse que, além de derribarem os altares, de matarem os Profetas, de não guardarem a Aliança, ainda abandonaram os valores que são estabelecidos e que dão garantias de que tudo que Deus disse se manifestará. Abandonaram a Aliança.
Amado, Elias tinha um zelo tremendo. Eu queria te dizer, nesta manhã, que esse zelo do Profeta, hoje, nesse Novo Pacto, se chama a Aliança entre o apostolado e o povo de Deus. Precisamos ser zelosos. Tenho consciência de que o que eu estou ensinando é a volta à Aliança perpétua no Sangue de Cristo. Tudo o que Deus estabeleceu e que foi consumado é o que eu prego.
Vê como o Senhor diz no versículo 18, de 1 Reis 19: “Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.”
Elias estava pensando que ele era o único, mas Deus tinha mais sete mil.
Agora eu queria te dizer algo interessante: muita gente, por não conhecer a Nova Aliança, por não conhecer os Pactos, a forma como Deus age, a soberania de Deus, a existência de duas sementes sobre a Terra, quando lê esse versículo: mata os que escaparem à espada… , ficam confusos, por isso, eu preciso abrir um parentese para te dizer o seguinte: nos 10 mandamentos de Deus, Ele disse: Não matarás, e, agora, Ele diz: mata! É preciso que tu saibas, e todos os judeus sabem disto, que sobre a Terra existem duas sementes: os filhos de Deus e os filhos do diabo. Eva deu à luz a dois filhos, duas sementes: Abel, filho da salvação, e Caim, filho da perdição. Então, quando a Bíblia diz: matarás, tu deves saber que Deus permitia que fossem mortos, porque esses não eram da salvação. Por favor, não penses que existe nessa passagem bíblica algum tipo de inverdade ou de injustiça.
Olha o que diz João 17:12: “Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.”
Quando Judas Iscariotes traiu Jesus, foi porque Deus jamais poderia colocar uma ovelha, um filho Seu, a Sua imagem e semelhança para O trair. Então, Ele pegou um filho da perdição, um filho do diabo, para que, dentro dos Seus planos, ele fosse o traidor. Era semente e filho da perdição, por isso se perdeu.
Olha o que diz Atos 1:25: “para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar.”
Qual era o lugar de Judas? O inferno. Ele se transviou. Se ele fosse ovelha, poderia se perder, como se perdeu? Não! Deus não deixa nenhuma ovelha se perder. Nenhuma se perderá!
Apóstolo, mas o senhor falou de Caim. Ele não era um homem normal que, depois, torna-se um assassino?, pode alguém perguntar. Olha o que diz 1 João 3:12: “não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.”
Caim já era do maligno, por isso ele assassinou o irmão.
Então, quando a Bíblia faz referência a essas pessoas que Deus manda matar, aos jebuseus, aos amorreus, são pessoas que o Senhor não vê como nós vemos. São pessoas que foram postas na Terra para a perdição.
Voltando à história de Elias, vê o versículo 18: “Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.”
Elias tinha um zelo pela verdade. E quando falamos de predestinação, sobre eleição, prosperidade, abundância e cura, não sou eu que estou falando, que crio essas histórias à noite, depois de comer um hamburguer estragado, que acordo de madugrada e invento algo para tentar induzir as pessoas. Não! Isso é uma aliança. E, quando Deus diz que nessa aliança ele vai nos dar a capacidade e a força para adquiri riquezas, é porque isso está inserido na aliança. Logo, Deus cumpre. Quando Ele diz que pelas chagas de Cristo já fomos sarados, é porque isso faz parte da aliança. Vai acontecer! Recebe, agora, cura divina para o teu corpo. O teu corpo é totalmente saudável, pois ele tem a luz de Deus, para a glória do Senhor.
Então, Elias ouviu de Deus dizendo que Ele havia separado mais sete mil. Homens que não se dobraram, que não aceitaram o sistema hipócrita, escravizador, doentio, que aprisioma as pessoas.
Nós, para a glória do Senhor, conhecemos a verdadeira Graça. O Ministério Cristo Vive não se dobra a Baal, não se dobra ao mundo, não se dobra a nenhum sistema religioso, não se contamina com as mentiras frágeis da lei. Por esse fato, de vez em quando, recebemos e-mail, cartas, gente nos atacando, ameaças de morte, exatamente como aconteceu com o Profeta.
Entendemos que os eleitos de Deus têm ouvidos para ouvir a Verdade, porque é a Verdade que cura, que liberta, que ressocializa, que faz um homem ser um bom marido, a mulher uma boa esposa, bom filho, bom profissional. A hipocrisia do mundo não faz isso, nem os sistemas religiosos.
Olha como Paulo diz em Romanos 10:1-5: “Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos. Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela.”
Vê, enquanto Elias dizia que tinha zelo espiritual em extremo pela Verdade de Deus, naquele tempo, no Velho Pacto, agora vem Paulo, no Novo Pacto, e diz que há pessoas que têm zelo, mas é um zelo carnal, sem entendimento.
Se eu, como pregador, começar a dizer: cuidado, o irmão que vai ao cinema. Cuidado, tu que vais à praia. Cuidado, irmã que cortou o cabelo; o diabo vai te pegar… Isso é zelo, realmente é cuidado, mas é um zelo humano.
Tu já viste como é feito o apelo nas Igrejas? O Pastor pergunta quem quer aceitar Jesus. Mas ninguém se mexe. Então, ele diz: Se tu não aceitas, o primeiro ônibus que passar vai esmagar a tua cabeça. Daí, todo mundo diz: Ai meu Deus. Aí ele diz mais: Virá um homem com um revólver 38 e vai atirar na tua cabeça que vai varar o teu cérebro. Depois, ele diz que virá, também, um demônio cabeludo que vai jogar azeite quente nos ouvidos, chumbo derretido, que vai espetar espinha de peixe dentro das unhas… Ora, depois disso tudo, as pessoas aceitam ou não aceitam? As Igrejas ficam cheias de gente. Quem quer que um ônibus passe na sua cabeça? Isso tudo chama-se zelo, mas é carnal. Os pregadores querem ver todo mundo convertido, mas isso não acontecerá com zelo sem entendimento.
A justiça própria é o irmão que vê demônio, rato cabeludo que passa na porta, que vai pegar, que passa embaixo do banco, que é o diabo.
A pessoa vai para a Igreja e, em vez de encontrar o lenitivo, a paz e o crescimento, ela fica amedrontada. Muitos crentes têm insônia ou pesadelo porque o culto a que assistiram foi todo ligado ao sete catacumbas, ao pena verde, que assustava… A pessoa sai de lá, vê uma sombra e pensa que é o demônio. Só que não é demônio, é a sombra.
Então, se estabelece justiça própria porque se deixa a aliança. Se a pessoa viver na Velha Aliança, se viver tudo que ela estabelece, e são 613 mandamentos, abluções, dias de festa, luas, proibições sobre o comer e o que não comer… Tudo isso é sombra, mas não é a realidade. Ora, por que não fazemos unção com óleo na Igreja Cristo Vive? Porque o óleo do Velho Pacto era o símbolo do Espírito Santo. Só que não andamos com símbolos; já temos o Espírito Santo em nós! Se temos o próprio Espírito, vamos, agora, botar um símbolo na cabeça?
Amado, é preciso ver que Deus estabeleceu a Sua justiça, e não justiça própria.
Paulo ainda diz que o fim da lei é Cristo. Ou seja, devemos acreditar que Jesus cumpriu toda a lei, todos os Pactos do Velho Testamento e, agora, Ele vem e estabelece um Pacto superior. Ele mesmo disse que a lei era fraca, inútil, dependia do homem. Agora não! Cristo Jesus cumpre, traz sobre si o pecado, se torna o nosso substituto, nos livra, nos salvou, porque não podíamos nos salvar. Os sacrifícios que pudéssemos fazer nunca teriam valor. Jesus se fez sacrifício. Não podíamos cumprir toda a lei, porque eram muitos mandamentos. Ele cumpriu a lei! E para que Jesus fez tudo isso? Para que recebêssemos a salvação eterna, para que fôssemos seguros, para que fôssemos totalmente e irrevogavelmente Dele para sempre.
O zelo que temos no Ministério Cristo Vive, com a Graça maravilhosa e genuína, diz o quê? Qual é o nosso zelo? Com a aliança que todos temos com o apostolado e com Deus?
Temos o mesmo sentir, o mesmo cuidado, a mesma segurança, o mesmo repouso, os mesmos exemplos. Fomos cortados pela verdade da Graça; a Graça genuína. A nossa conduta, como pessoas cortadas pela Graça, é idêntica. No Ministério Cristo Vive não se mente, ninguém adultera, ninguém rouba, por quê? Porque temos a conduta da Graça de Deus. Não é por justiça própria. Afinal, somos o que somos pela Graça de Deus. Eis a razão do cuidado que tenho com o altar da igreja. Por que temos um Coordenador Nacional de Missões cuidando de todas as áreas da Igreja, treinando as pessoas, cuidando de cada detalhe da Igreja. Até se chegar ao altar há muito caminho a percorrer. Eu não deixo qualquer pessoas chegar ao altar. Um indivíduo não pode subir ao altar se ele não estiver bem com a família, com a sua vida financeira organizada, o dia-a-dia em ordem. Não pode! Seria uma mentira. A pessoa não pode subir porque tem que subir ao altar. Os hinos que tu ouves na Igreja foram dados num momento de oração; minha esposa é testemunha do que falo. A palavra que dou aos Pastores antes de começar o culto, não veio naquela hora em que eu abri a Bíblia e coloquei o dedo e tirei um versículo qualquer e comecei a fingir que estava recebendo do Espírito; foi Deus quem deu.
Temos um chamado para o mundo. Precisamos levantar não apenas sete mil, mas milhares de milhares, para irmos ao mundo e dizermos: Igreja, há uma Nova Aliança de superiores promessas. Não te curves a Baal, não beijes a boca do mundo. Há um zelo que devemos ter, mas não o zelo que é carnal.
Essa coisa de ficar um Presbítero na porta da Igreja com papel vegetal para passar na perna das irmãos para ver quem se depilou não é de Deus. Quem falou que o Senhor está preocupado se é com pelo ou sem pelo? Tu pensas que Deus está interessado se depilas ou não as pernas. O problema é de cada uma! Dizem que não podem usar calça cumprido, porque é coisa do demônio, o irmão não pode usar barba porque é do capeta, não pode isso, não pode aquilo… Um monte de injustiças são feitas em nome de Jesus.
Precisamos entender que há caminhos que ao homem parecem caminhos direitos e de luz, mas ao cabo deles são caminhos de morte. O que é caminho direito? A revelação da Graça do Senhor!
Queres ver uma passagem interessante? Êxodo 7:10-12: “Então, Moisés e Arão se chegaram a Faraó e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; lançou Arão o seu bordão diante de Faraó e diante dos seus oficiais, e ele se tornou em serpente. Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com as suas ciências ocultas. Pois lançaram eles cada um o seu bordão, e eles se tornaram em serpentes; mas o bordão de Arão devorou os bordões deles.”
Deus fez um sinal e o diabo logo veio e o imitou. Amado, a Verdade de Deus devora todas as mentiras do diabo. A Verdade de Deus não pactua com a mentira da hipocrisia do mundo. A Verdade de Deus está estabelecida na Sua Aliança.
Há muitos que tentam imitar a nossa serpente. Mas a nossa é a Verdade. Qual é a nossa? A Graça de Deus. Se vêm imitações, a Graça de Deus devora, engole. A Verdade que é sustentada não é aquela que tem o zelo da carne, o entusiasmo, mas a que possui a Verdade do Senhor. Precisa ser conforme a Graça.
Estou criando expectativas muito grandes nos corações dos irmãos com 12 profecias, com profecias de abundância, com profecias de prosperidade, profecias de riquezas, profecias de curas… e muita gente pode dizer, e tem o direito de o fazer: Mas, se isso não se manifesta? Amado, o que estou dizendo faz parte de um acordo, com o qual devemos ser zelosos. Foi Deus quem disse, e nós recebemos.
Disse Paulo, quando escreveu Romanos 11:6: “E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.”
Ou tu acreditas que há um Pacto superior e, então, vive dizendo: Está escrito. Deus diz em Sua Palavra, eu recebo no meu espírito., ou, então, não é Graça e vamos voltar ao Antigo Testamento, começar a praticar as obras da lei. Só que a Bíblia diz que quem está debaixo da lei está debaixo de maldição. Tu percebes que precisamos levantar pessoas no mundo todo para dizer essas verdades?
A Igreja de Jesus deixou a Aliança. Cada vez que uma pessoa vem com a Verdade, logo querem matar, logo mandam pessoas para a porta da Igreja, logo mandam e-mail, dizendo que vão detonar, que vão fazer e acontecer. Elias passou por esse drama. Ele venceu! Nós também vencemos, porque a imitações da serpente são devoradas pela Verdade.
Vê o que Paulo disse em Romanos. Lembra-te de que eu disse no início que Paulo falou de Elias? Olha aqui: Romanos 11:1-4: “Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida. Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal.”
Deus não rejeita o Seu povo. Eu tenho dito nesses últimos domingos que Deus disse a Jeremias que antes dele ser concebido já era conhecido, antes da mãe o ter, ele já era Profeta. Essas certezas é que dão segurança. Se não, tu vais ter medo, quando te disserem que viram um saci-pererê, mula sem cabeça etc. Vivemos num país cheio de mentiras espirituais.
A resposta divina qual é? Quando Deus disse que havia reservado 7 mil homens. Vê, não há livre arbítrio!
Ou Deus te chama, porque tu és ovelha, ou tu não és salvo. Não há esse negócio de que fomos nós que decidimos. Tu foste à Igreja porque estavas reservado a viver uma vida vitoriosa. Não é o homem que decide a sua vida espiritual.
Além de mostrar que não há livre-arbítrio, mostra também a soberania. Amado, quando o Soberano Deus está na vida de uma pessoa, ela não se dobra mais a Baal.
Diz o versículo 5: “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.”
Estamos na Igreja, segundo a eleição da Graça. Não fomos nós; foi Deus, soberanamente.
Essa classe de conhecimento me dá um fervor. Saber que o diabo não pode nos tocar. Aquele que é nascido de Deus é guardado. Podemos todas as coisas Naquele que nos fortalece. Aleluia!!!
Sabendo que foi Deus quem nos trouxe, quem nos arrastou. Não fomos nós que dissemos para Ele: Deus, dá uma chance? Vê se Deus fica na porta, batendo, pedindo para entrar: Abre, filho. Sou eu, Jesus. Não consigo entrar. Eu fiz o sol, a lua, as estrelas, criei todas as coisas, mas não consigo entrar. Essa tua porta é blindada? Abra, filho. Abra, filho… E a pessoa diz: Não! Então, Deus desiste e parte para o vizinho… Deus não faz isso! Amado, se Deus tem um eleito, ele pode estar num tremedal de lama, nas garras de Satanás, num presídio, cheirando cocaína, na prostituição, se injetando, que o Senhor vai atrás e o traz. Diz: Glória a Deus!!!
Eu sei dessa Verdade, porque eu estava na cama de um hospital, cheio de bichos, podre, com necrose, com os ossos de fora, os médicos passavam e diziam que o meu caso não tinha mais jeito. Mas eu aprendi que os impossíveis para os homens são possíveis para Deus. E eu disse a Deus: Senhor, se tu me tirares desse hospital, se me tirares dessa cadeira de rodas, eu irei ao mundo inteiro, dizendo: Jesus é o Senhor!
Nós estamos no mundo inteiro. Está se cumprindo tudo, porque Deus, soberanamente me escolheu para que eu não me dobrasse mais a Baal. Eu me dobrei muitas vezes a Baal. Eu ficava diante da imagem de Maria, de Judas Tadeu… Alimentava-me de cinzas, como disse o Profeta. Pega um pedaço de madeira e corta à metade. Com uma faz lenha e com a outra uma imagem, ajoelha-se diante dele e diz: É Deus.
Dizem os versículos 6-7: “E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos,”.
Deus dá, para os eleitos, olhos iluminados. E para os que não são da salvação, para os que se dobram a Baal, dá espírito de entorpecimento, olhos para não ver, ouvidos para não ouvir até o dia de hoje. E as Suas ovelhas? As Sua ovelhas ouvem. Para os demais é entorpecimento. Eles têm orelha, mas não ouvem. Têm olho, mas não consegue ver. Esses dizem que ir à Igreja Domingo de manhã é loucura. Mas para os da salvação isso é poder de Deus.
Dizem os versículos 9-13: “E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas. Pergunto, pois: porventura, tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes. Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude! Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério,”.
A oportunidade que Deus nos deu de conhecermos o Novo Pacto, veio mesmo sem sermos parte da nação eleita, não tínhamos sangue israelita. Se os judeus tivessem recebido Jesus, nós não teríamos chance. Deus, por esse apostolado, está procurando as Suas ovelhas que não eram do aprisco e trazendo-as para a Igreja. Por isso é que Paulo disse que era Apóstolo dos gentios e eu glorifico o meu Ministério. Eu, Miguel Ângelo, sou Apóstolo dos gentios. Não fui chamado para pregar aos judeus. Fui chamado para ir em busca da ovelha perdida gentílica, que está metida com Baal, curvada diante de feitiçaria, de professor africano que roda a cabeça dez vezes, que lança pedra, que lança búzio, que lança carta, que Satanás tem envergonhado, humilhado, em nações inteiras.
A ovelha, quando ouve, não está entorpecida, não é cega; ela crê no Senhor da Aliança, não em religião.
Depois diz o versículo 25: “Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios.”
Haverá um momento da plenitude dos gentios. Ou seja, quando todos os gentios para a salvação tiverem ouvido falar de Jesus.
Amado, eleito do Senhor, ouve, agora, a Voz do Espírito, por favor. O mundo tem mais de 5 bilhões de habitantes, 1 bilhão e meio é cristão. Ainda há mais de 4 bilhões que nunca ouviram falar de Jesus. Não sabem quem é o Senhor. Cumpre-nos, como Ministério Santo, ouvir o clamor dessas pessoas que precisam que alguém as dirija.
Ouvidos que não ouvem e olhos que não vêem não são da salvação, mas da perdição. Joãodiz isso em 10:26-29: “Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.”
Tu és maior do que tudo. Foi o Pai que te deu. Agora, eu pergunto: o Pai deu para passar necessidade, viver em pobreza, com uma refeição por dia, andar de ônibus a vida toda, sem direito à casa própria, viver de uma miséria de salário mínimo, e quando se discute um aumento de R$ 20,00 o INSS vem à baixo? Não! Tu tens o Deus que estabeleceu normas na sua vida, fomos escolhidos para conhecer os mistérios da Nova Aliança, e nesses mistérios estão reveladas a prosperidade e a abundância.
Diz Romanos 16:25-27: “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações, ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!”
Começou no Brasil, amado. Eu vou te dizer: nós precisamos revelar ao mundo a Nova Aliança de superiores promessas. Quem conhecer a Graça de Deus não continuará comendo alfarrobas. Temos o Espírito Santo de Deus em nós, e Ele nos faz conhecer a Verdade. Por isso, em 1 Pedro 5:12, o Senhor diz: “Por meio de Silvano, que para vós outros é fiel irmão, como também o considero, vos escrevo resumidamente, exortando e testificando, de novo, que esta é a genuína graça de Deus; nela estai firmes.”
Diz Filipenses 1:27-29: “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus. Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele,”.
Há uma luta pela fé evangélica. Quem tem a Graça de Deus não fica intimidado com nada. Ele sabe que Deus o honrará, sabe que Deus cumprirá a Sua Palavra, sabe que Deus não pode falhar, tem certezas e confiança em Deus. Para o mundo, muitas vezes nosso adversário, acha que aquilo que cremos da Graça é perdição. Padecer por Cristo, por causa da Verdade, é quando tens compromisso de Deus. Tu tens o direito de viver a provisão do Novo Pacto. Tu não tens mais nenhum momento de intimidação.
Enquanto eu era da lei, eu vivi intimidado. Também sei o que é viver intimidado, fugindo de um lado para outro, com ameaças de morte… Eu sei o que é isso. Mas, no momento em que eu encontrei a Aliança, ou melhor, fui encontrado por ela, melhor confessando, tudo mudou.
Gálatas 3:29 diz: “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.”
Aquela Aliança, 430 anos antes da lei, que foi promulgada através de Abrãao, tornou-nos herdeiros da promessa. Herdeiro de câncer, de miséria, de pobreza, de crise financeira, de cheque para cobrir cheque, de angústia, de medo, de depressão, de fracasso… O que aconteceu com Abraão, nosso pai? Ele foi um homem bem-sucedido, tinha gado, tinha ouro, tinha empregados, tinha saúde e teve forças até a sua velhice. Eu quero viver isso na minha vida. Nós temos o direito de viver isso. Para isso Deus nos chamou para participarmos de uma Igreja que acredita e que não se curva diante de Baal.
Baal, muitas vezes, tentou entrar pelas portas da Igreja que eu pastoreio com dinheiro ilícito, fazendo propostas de lavagem de dinheiro, para nós comprarmos rádio e televisão… Nunca me curvei diante nem me curvarei diante de Baal. Crio que o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo, cada uma das minhas necessidades. Ou Deus faz ou não seria Deus. Ou Deus faz a obra completa, ou não seria Deus. Se Deus não fizesse a obra Ele seria um misticismo, um mito. Jesus seria um mito, igual a outros deuses da Terra.
Eu creio, amado. Creio que o que está escrito é de Deus. Nós estamos firmes na Graça genuína, dela não abrimos mão, pois somos herdeiros com o crente Abraão.
Agora, tu és herdeiro de que? Pedro, já conhecedor da Graça de Deus, quando escreve as suas epístolas, diz do que somos herdeiros. 2 Pedro 1:3-4: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,”.
Herdeiros de todas as coisas não é ser herdeiro de problemas cardíacos, de problemas na próstata, não é pobreza, não é miséria, não é comer uma refeição por dia, um cafezinho e depois só vir almoçar no dia seguinte um cafezinho. Eu não aceito isso! Um indivíduo ter morar num lugar que, quando chega a chuva, invade tudo. Ou, então, ter que morar num lugar que para poder entrar precisa pagar uma taxa. Eu não aceito isso! Eu não aceito que o dinheiro do povo da Graça de Deus vá para o médico ou para a farmácia. Eu não aceito isso! Tu deves ter para emprestar e não tomar emprestado. Alguém pode dizer: Mas, Pastor, eu tenho uma dívida de R$ 150.000,00. Que seja, agora, cancelada essa dívida.
Há pouco, uma senhora me falou que o seu filho devia R$ 450.000,00, e iria ser preso. Chamaram-no e fizeram um acordo para ele pagar apenas R$ 9.000,00, e pronto, morre tudo. Tu que tens sido envergonhado, a Bíblia diz que em vez da vergonha, haverá dupla honra. Tudo isso porque somos herdeiros de todas as coisas que conduzem à piedade.
Como somos herdeiro de tudo isso? Pelo conhecimento. Na hora em que começamos a conhecer a Verdade e a abraça-las, elas nos exaltam. Foi por isso que Elias disse que era zeloso em extremo.
Não é certo dizer que é por Graça e, depois, ir na corrente, pegar óleo… Ou é por Graça ou é por obras. Obras, maldição. Graça, fé. Ou a pessoa vive extremamente zelosa e se agarra a Verdade e a vê se manifestar, ou tudo isso é nada.
Hoje, antes da Ceia do Senhor, precisamos fazer um voto a Deus: Senhor, eu não me curvarei mais a Baal. Não adianta intimidar, porque não temo nada, pois maior é o que está em mim.
A mim, já tentaram todo tipo de intimidação. Já mandaram bala no meu carro, já disseram que iam me detonar… Deus, o Soberano Senhor, Aquele para quem batemos palmas, a quem celebramos com júbilo, diz que colocou debaixo dos nossos pés os nossos inimigos.
O zelo pela Graça de Deus traz abundância a nossa vida. Tu dizes: Senhor, eu posso todas as coisas naquele que me fortalece. O meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória há de suprir cada uma das minhas necessidades. O senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Ele pode fazer infinitamente mais do que pedimos ou do que pensamos, conforme o Seu poder que opera em nós.
Um dia eu disse: Senhor, é por Graça. Nem que eu comece a Igreja sozinho, é por Graça. E hoje Deus diz: O mundo! O mundo não conhece a Graça. Ele está curvado diante de Baal. Todo mundo batendo cabeça. Amado, não batemos cabeça para ninguém. Precisamos nos unir na Aliança com o apostolado. Quando Satanás começar com a suas mentiras dizendo que não precisa de ceia, que tu podes ter mais do que uma mulher, porque a carne para nada aproveita, tu dizes: NÃO!
Somos cabeça na Terra! Nunca mais cauda! Teremos para emprestar!
Temos pessoas que se habituaram a vida toda a pedirem emprestado porque não tinham condições. Outros nunca pediram emprestado, mas também nunca tiveram para emprestar. Eu vou dizer, para terminar: tu terás para emprestar e não tomarás emprestado. Liga na terra, porque foi ligado nos céus. Deus tem milhões. A Bíblia diz que há mistérios e tesouros ocultos e escondido. As nações viram e trarão riquezas…
Deus das Alianças! Há um Pacto de melhores e superiores promessas. Em Cristo Jesus, essas promessas se manifestam. É nosso direito. Temos zelo pela Verdade. E o zelo da Graça traz provisão. Traz de volta o que o inimigo levou e tira o que ele colocou. Nunca mais fracasso, nunca mais miséria, nunca mais uma refeição só, nunca mais cheque para cobrir cheque, nunca mais rastejando, nunca mais cauda.
Tu que estás no Rio de Janeiro, na Europa, na Ásia, no Oriente Médio, numa ilha do Pacífico, na Rússia, que entende português, não te curves a Baal. Entra na nossa página na Internet, www.igrejacristovive.com.br. Estuda, cresce, ama, abraça, e a sabedoria predestinada irá te exaltar. Glória a Deus!!!
É por Graça, o Pacto de melhores e superiores promessas. Nada pode falhar nele. O Senhor disse que jurou a Davi e poderia ser falso, se já jurei.
Os anjos de Deus estão ministrando!
Senhor, eu tenho sido zeloso, em extremo!
ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!