Hoje, nós vamos falar sobre qual o propósito da nossa vida, por que estamos aqui, qual a razão de nos chamarmos de crentes em Jesus Cristo, o que Deus quer para a nossa vida.
Pedro, depois que ouviu Paulo e depois que compreendeu a revelação da Graça do Senhor, disse que o nosso objetivo era crescer na Graça e no conhecimento de Deus. Na sua primeira Epístola, assim diz 1 Pedro 1:1-2: Pedro, (Apóstolo, do original grego quer dizer: enviado de Deus, aquele que foi enviado, que tem uma mensagem de Deus) apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Que essa palavra abençoe todos os corações.
Oremos ao Pai:
Senhor Jesus, nossa voz, agora, abraça o mundo inteiro. Sabemos, Deus, que há um chamado santo para o nosso Ministério. Tu tens uma proposta de fazeres desta Igreja a Tua Voz em português para o mundo. Eu tomo posse dessa verdade, e, agora, através desta mensagem, mostra às ovelhas aqui dentro deste santuário, revela-te aos telespectadores da televisão, àqueles que estão assistindo pela Internet e àqueles que fazem parte desta rede mundial da TBN e da Day Star Television Network. Que a partir de agora o mundo ouça a Voz de Deus, em nome de Jesus Cristo. Que todo povo do Senhor diga: Amém.
Vamos voltar a falar sobre os planos de Deus para a nossa vida. Só quando se compreende os planos de Deus, se encontra sentido e direção de vida. Diz João 15:16: Não fostes vós….Então, não existe iniciativa nenhuma no ser humano quanto à salvação ou quanto à busca de Deus, por quê? Porque a Bíblia diz que o homem sem Jesus está morto, perdido por causa de pecados e delitos.
Paulo escreve a Roma e diz: Não há quem busque, não há um justo sequer, não há quem busque a Deus, não há quem entenda….
A Bíblia diz: Não fostes vós. Eu, como morto, não poderia desejar nada, não poderia ter vontade pessoal para nada.
Continua João 15:16: Não fostes vós que me escolhestes, pelo contrário, (agora Deus explica como é que ele fez acontecer, ele disse:) eu vos escolhi a vós outros (Graças a Deus) e vos designei para que vades e deis fruto, (ou seja, nessa carreira, nessa missão que Deus escolheu, Deus chamou e disse: tu vais e vais dar frutos e o vosso fruto não desaparece, ele disse:) e o vosso fruto permaneça; (e uma vez que tu estás dentro dessa missão, Ele disse:) a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
Começamos, agora, a entender que, quando conhecemos os planos de Deus, conhecemos, também, a direção de Deus para a nossa vida. Quando não se conhece os planos de Deus, não se conhece a direção de Deus. Eu posso te asseverar que, enquanto não tomamos conhecimento do plano de Deus para a nossa vida, todos nós andamos em sentido contrário à direção de Deus, por isso é que fomos ex-alguma coisa. Na Igreja há ex-pai-de-santo, ex-mãe-de-santo, ex-feiticeiro, ex-católico, ex-espírita, ex-isto, ex-aquilo, por quê? Porque andávamos em direção contrária, não conhecíamos a direção de Deus.
Tu deves fazer o que Deus preparou para ti. Tu nasceste para fazer o que Deus planejou para tua vida. Eu só posso ser Apóstolo, Profeta, Bispo porque Deus preparou essa carreira para mim. Longe dessa visão, dessa posição, eu seria sempre um homem triste, frustrado, acanhado com a vida, infeliz. Quando se está na proposta de Deus há bem-estar, harmonia, alegria de vida, porque se está dentro daquilo que é bom, perfeito e agradável, que é a vontade de Deus.
Diz Provérbios 14:12: Há caminho (há direção, há planos) que ao homem parece direito, (há caminho que ao homem parece direito) mas ao cabo dá em caminhos de morte.
Em Provérbios 16:25: Há caminho que parece direito ao homem, (parece direito)mas afinal são caminhos de morte.
Há muitas coisas que nós fazemos na vida que nos parecem direito. Tu vais para a escola, escolhes a faculdade, abraças uma carreira profissional, te casas, arranjas emprego, tudo parece direito… Estou aqui como seu pastor. Não quero que tu andes por caminhos que apenas pareçam direitos. Quero que tu descubras qual é o caminho certo, qual é o caminho direito, porque grande parte das coisas que o ser humano faz, parece certo. Por exemplo, se uma pessoa se casa, em princípio, parece que fez uma coisa certa, mas, se eu sou da luz e me caso com uma pessoa das trevas, aparentemente, parece que fiz uma coisa certa, mas esse casamento, possivelmente, dará em caminhos de morte, porque a Bíblia diz: Não se mistura luz com trevas.
Há coisas que fazemos que parecem direitas, ou seja, tudo que nós fazemos na vida parece direito, mas não podemos viver com coisas que parecem, devemos viver com coisas que são direitas, que são certas. Olha como o profeta Isaías ensinou. Isaías 55:8: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, (os planos pessoais do homem não são) os meus caminhos, diz o SENHOR.
Se os meus caminhos não são os caminhos de Deus, se os meus caminhos humanos não são os caminhos de Deus, eu tenho que saber que só nos caminhos de Deus eu estarei nos caminhos certos
Prossegue no versículo 9: porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
Eu queria dizer-te, amado(a), se os teus caminhos pareciam certos, Deus tem caminhos muito mais altos para ti. Se tu achavas que ganhar cinco salários mínimos já era uma boa estrutura de vida, Deus tem algo mais alto para ti. Se tu achavas que viver com uma saúde mais ou menos é uma coisa boa, Deus tem algo muito mais alto para ti. Então, só Ele, que te criou e que é o responsável pela tua vida e pela minha, sabe quais os pensamentos e os caminhos certos que Ele tem para nós. Então, Pastor, onde eu aprendo a encontrar os caminhos e os propósitos na vida? Dentro da Bíblia Sagrada. Aquilo que devemos fazer segundo o que Deus tem para a nossa vida está na Bíblia Sagrada. Todos nós, todos, e cada um de per si, tem um propósito de Deus para a sua vida. Deus tem uma direção certa para cada um de nós. Se estivermos dentro desses planos e dentro dessa direção, tudo dará certo. Se andarmos em sentido contrário, tudo dará errado.
Há uma chamada para a nossa vida, há uma direção, há um plano, que são os caminhos mais altos, são os pensamentos mais altos, que são os certos, e eu vou te dizer uma coisa: Vale à pena interromper qualquer decisão para seguir os caminhos de Deus, em todas as áreas da vida.
Vou voltar à questão do casamento. Há algum tempo atrás, uma pessoa do nosso Ministério insistia em se casar com uma pessoa que era das trevas. Pastor, essa é a melhor pessoa que eu conheço. E nós dizíamos: Não! Não tem fruto do espírito, não é convertido, não oferece garantias, por mais respeitável que seja a índole da pessoa, não nasceu de Deus, não oferece garantias. Ela insistiu, e nós dissemos: Não se case, Deus tem o melhor para ti. E houve uma época em que essa pessoa teve coragem de interromper aquela relação e disse: Deus, então, mostra-me o que é. Tempos depois, Deus deu uma pessoa certa para ela.
Vale à pena, quando tu não estás andando na direção certa, interrompê-la para dizer: Deus, qual é o caminho? No caminho certo, no caminho de Deus, os pensamentos são mais altos.
Então, não buscamos conselhos nos ímpios, não andamos nos caminhos dos pecadores, não nos assentamos na roda dos escarnecedores. O nosso prazer está na Lei do Senhor, e nela meditamos de dia e de noite. Se fizermos isso, somos como uma árvore plantada junto à corrente de águas, que no devido tempo dá o seu fruto e cuja folhagem não murcha. Por quê? Porque a nossa vida está baseada em cima daquilo que o Pai ensina. Por isso Ele disse: Bem-aventurados aqueles que não andam segundo o conselho dos ímpios. Se não andamos segundo o conselho dos ímpios, andamos segundo o conselho da Bíblia Sagrada. Portanto, o foco da nossa vida não está na impiedade do mundo, mas na Palavra do Pai, que amamos de todo coração no nosso Ministério.
Para compreendermos os planos de Deus precisamos voltar à Palavra do profeta Jeremias. Eu amo de coração essas expressões que mostram a vontade de Deus, porque sei que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável e, quando Deus mostra a Sua vontade, as coisas dão certo. Vê: A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo: (Jeremias) Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, (Jeremias) e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.(Jeremias 1:4-5).
Onde começa o entendimento dos planos de Deus, da direção de Deus para a nossa vida? Quando compreendemos que a nossa verdadeira identidade é espírito e quando nós sabemos que fomos conhecidos por Deus, antes dos nossos pais nos conceberem. Ele disse: antes que eu te formasse, antes que tu tivesses forma física, eu já te conhecia. A nossa vida começou antes da fundação do mundo e, depois, Ele disse: antes de tu nasceres eu já tinha um plano para a tua vida, eu já tinha um propósito.
Amado(a), todos nós, de qualquer país do mundo, antes de sermos formados no ventre de nossa mãe, já éramos conhecidos em espírito, e antes de nossa mãe nos ter, Ele já tinha um propósito, um plano. O problema é que nem todo mundo nasceu numa família evangélica, como foi o meu caso. Para a grande e esmagadora maioria que está na Igreja, os pais não deixaram uma herança de conhecimento bíblico, por isso que andamos em caminhos errados!
Nós conhecemos irmãos que andaram por caminhos pesados, que andaram matando animais em cemitérios, pais-de-santo, trabalhos de terreiro, feitiçaria, pegavam agulhas e espetavam no olho de um boneco, a pessoa ficava cega do outro lado, espetavam na barriga do boneco o outro pegava câncer, tumor. Nós temos testemunhos bárbaros, que alguns nem podem ser contados. Esse foi o tempo em que seguíamos os nossos planos, os nossos caminhos. Eu era idólatra de dar pena. Tu nem imaginas. Nós, que somos de origem portuguesa, somos todos muito supersticiosos. Eu também andei pelos caminhos da superstição. Mas Deus disse: Olha, Miguel, antes de tua mãe te dar à luz, Eu tinha um propósito muito mais alto, tinha um propósito com pensamentos muito maiores, não era para tu seres um idólatra, para andares carregando andor nas costas, não era para seres seguidor de São Judas Tadeu e Nossa Senhora de Fátima… Eu te chamei para seres Apóstolo e Profeta para as nações.
Quando Deus mostra a Sua direção, há pessoas que resistem. A Bíblia mostra uma figura que todo mundo gosta muito. Certo dia, o Senhor disse: Jonas, quero que tu vás a Ninive pregar porque aquele povo está angustiado, precisam de salvação. Jonas disse: O que? Tu pensas que mandas em mim? Eu vou fazer o que eu quiser. Jonas, eu quero que tu vás a Ninive pregar. Eu tenho livre arbítrio. Eu sou dono do meu nariz. Eu sou eu. Foi meu pai que me fez assim. Quem quiser que me faça outro, se achar que eu sou ruim. Eu não vou para Ninive. Eu vou para Tarsis e vamos ver quem manda na minha vida! Deus disse: Ah é? E Jonas disse: É! Dá-me um bilhete porque eu vou pegar este barco, eu quero ir para Tarsis. Pegou o bilhete, entrou no navio, foi ao porão e dormiu. De repente, começa o navio a bater de um lado para o outro. E o comandante do navio disse: Alguma coisa está errada, gente. Quem é a pessoa que está mal? Tem um hebreu lá embaixo. Chama o hebreu, porque vamos todos morrer por causa deste homem. Amado(a), toda vez que se anda em sentido contrário, vem tempestade. Pastor, mas não me diga que o senhor não tem tempestade, também. Tenho! Mas as tempestades não são capazes de me derrubar. O senhor não tem perseguições? Tenho, meu filho amado(a)! Mas não são capazes de me derrubar, porque Deus está no barco comigo.
No barco que estava Jonas, não havia Deus para segurar a situação, e o barco ia afundar. Uma coisa é tu lutares na vida sabendo que o responsável por ela te segura. Outra coisa é tu lutares sozinho; tu perdes.
Jonas disse: Olha, quer saber de uma coisa? Sou o culpado, sou hebreu, Deus mandou eu ir para Nínive, eu não quero, eu vou fazer minha vontade, eu sou da Lei, eu não quero obedecer, há o livre arbítrio e Deus tem que me respeitar, eu não sou robô, Ele pensa que eu sou robô, mas eu não sou robô, eu tenho a minha consciência, eu tenho meu livre arbítrio, eu tenho a minha livre vontade, eu vou fazer e pronto. A lei do Brasil manda, a constituição diz que sou livre para ir e vir. Eu vou! E Deus disse: Ah é? Constituição do Brasil? Só que a minha constituição é muito maior que a do Brasil e de todos os países do mundo. E, no meio daquela tempestade, Jonas disse: Sou eu o culpado, me joguem ao mar. Jogaram Jonas ao mar, ele pensou: Acabou, não fiz a vontade do Pai. E o Pai preparou um peixe, ele foi engolido por aquele peixe, e de dentro do ventre do peixe, Jonas disse: Ai, Deus, das profundezas, eu clamo a ti. Ele pensou: o que estou fazendo aqui no estômago de um peixe, todo sujo aqui dentro, só porque eu resolvi lutar com Deus. E o peixe começou a passar mal. Estava com o estômago todo revirado, ele chegou à beira da praia e vomitou Jonas. E Jonas disse: Não dá para lutar com Deus.
Os planos de Deus são perfeitos. Quando Deus tem um plano na nossa vida, Ele faz como diz a Bíblia, em Jeremias 1:6-10: Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.
Ele ainda tentou dar uma escapada e disse: Não, Senhor, eu sou uma criança. Às vezes a pessoa diz: eu não tenho muita cultura, a minha família não tem preparo para isso, não tenho capacidade para tanto. Não interessa! Quando Deus tem um plano na vida de uma pessoa, Ele vai até o fim. E, enquanto a pessoa estiver lutando contra esses planos, ela não tem razão da vida.
Quando tu estás dentro da vontade de Deus, não há nada que te segure. Não há! Ele é o responsável pela tua vida, pela minha vida. Filipenses 1:6: Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós (dentro do ventre da nossa mãe Ele já nos conhecia antes da fundação do mundo Ele diz:) há de completá-la até ao Dia (final) de Cristo Jesus. Por isso que Deus te trouxe para a Sua Igreja.
Deus tem propósitos, tem planos, Deus é o Deus de planos. O Todo-Poderoso (o El Shadai) tem propósitos na tua vida.
Paulo, em Hebreus diz: corramos com perseverança a carreira que nos está proposta… Ou seja, Deus preparou algo para nós, e qual é o primeiro passo? O primeiro passo é tu estares na Igreja. Na Igreja tu vais ter os insights, vais ter a direção, vais aprender coisas, vais ouvir Deus falar. Tudo começa com a vida na Igreja, Deus vai te revelar qual é a carreira, qual é a vontade, quais são os melhores planos para a tua vida, os planos que são mais altos.
O que disse Paulo em 1 Coríntios 9:26? Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.
Há muita gente que só vive dando golpes no ar. Não acerta nada. Paulo disse: É preciso ter uma meta, um alvo. Onde aprendemos a ter metas e alvos? Ouvindo e estando na Casa do Senhor.
Amado(a), é bom, agora, nesta hora da mensagem, eu te dizer: Nada dá mais confiança e dignidade ao ser humano do que saber que está fazendo a vontade de Deus. Eu poderia ser o melhor cirurgião ortopedista, o melhor comandante de Boeing, o melhor advogado criminalista deste País, nada me daria mais dignidade do que saber que estou fazendo aquilo que o Pai determinou. O Pai poderia ter determinado para eu ser comandante, general, advogado criminalista, mas esse não era o propósito de Deus. Minha mãe sempre dizia: Meu sonho é ter um filho advogado. Agora vai ter dois, e uma nora advogada. Mas quando eu terminei o curso de direito eu disse: Bonito, mas não é para mim. Eu tenho consciência de que nada me dá mais confiança e dignidade do que saber: Miguel Ângelo, tu estás fazendo o que Deus determinou, desde antes da fundação do mundo.
Meu Pastor, William Van Dick, começou a me revelar as coisas da Graça de Deus e eu tive que romper com todo o sistema da lei. As pessoas deixaram de ser minhas amigas, me abandonaram, mas eu disse: Mas, Deus, Tu queres que eu diga, que ensine sobre a predestinação, a eleição, a segunda Graça, o falso livre arbítrio, Tu queres que eu mostre à Igreja quem é o Deus soberano da forma como eu estou entendendo agora? Deus disse: Sim! O mundo inteiro lutou comigo. Mas como eu estava dentro da vontade de Deus. Deus sempre me defendeu, sempre me deu a vitória.
Hoje, acredito que estou pregando uma nova mensagem com uma nova ênfase sobre as questões de prosperidade. Sei que muita gente deve dizer aí fora: Oh! Cuidado, porque ele agora está pregando prosperidade materialista. Não, eu estou dentro da vontade de Deus, ao te ensinar que Cristo morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia para nos libertar da maldição da lei, da maldição do pecado, da morte, da maldição da pobreza. Amado(a), pobreza não é bênção, é maldição. Não é vontade de Deus que tu vivas uma vida de pobreza, de faltas, de necessidade, de doenças. Não é vontade de Deus.
Há dois mil anos, o Sangue derramado(a) na cruz do Calvário não nos libertou somente do pecado e da morte. Ele nos libertou da vida de sofrimento, do cheque para cobrir cheque, das dívidas, da vida quebrada. Ele veio dar vida e vida em abundância. Então, a mensagem que eu prego está certa.
Por que Cristo precisou ser pregado numa cruz? Por que teve que levar uma coroa de espinhos na cabeça? Por que aqueles cravos, aqueles pregos e espinhos? Isso era símbolo de maldição. O madeiro, a cruz do Calvário, era símbolo de maldição. E por que Ele teve que ir para lá? Para nos libertar de tudo o que é maldito, que Satanás colocou na nossa vida e para trazer de volta aquilo que Satanás roubou da nossa vida.
Mas Apóstolo, por quê? Por que as mãos do Senhor foram encravadas? Por que aquele sangue derramado(a)? O que tem a ver mãos? Por que não lhe cortaram o pescoço e, com isso, acabaria Seu sofrimento? Nós precisamos entender o que a Bíblia diz, isso é revelação. As mãos são símbolo de capacidade econômica e de força. O homem que não está debaixo do domínio da Glória do Cristo, que teve os cravos encravados nas mãos, não tem capacidade e força econômica para viver.
Deuteronômio 12:7 diz: Lá, comereis perante o SENHOR, vosso Deus, e vos alegrareis em tudo o que fizerdes, vós e as vossas casas, no que vos tiver abençoado o SENHOR, vosso Deus.
Revela Deuteronômio 28:8: O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; (sabes por quê? Porque as nossas mãos não têm mais maldição. Tudo onde tu colocares a tua mão, diz a Palavra de Deus) e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.
Continua no versículo 12: O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos;emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. Por isso que Jesus levou aqueles cravos, aqueles pregos nas mãos, o Seu Sangue foi derramado(a) para que hoje as nossas mãos sejam uma bênção, e onde colocarmos as mãos está abençoado, e agora as nossas mãos têm a bênção da ausência da maldição, são para emprestar e não tomar emprestado. Foi por isso que Jesus foi pregado na cruz. Estava representado pelo Seu Sangue derramado(a), o fim da maldição, o fim da incapacidade econômica, o fim da inapetência pela vida. Fomos redimidos da pobreza, da falta, do ter que fugir, do cheque para cobrir cheque, do cheque sem fundo. Nós nascemos de novo, não para vivermos mais uma vida quebrada de desolação, de cativeiro, de prisão e de falência. Hoje é o dia da ressurreição, hoje Deus diz que te libertou da pobreza, da miséria, da enfermidade, da droga, do álcool, do sexo ilícito, da mentira, da fornicação, do adultério. Ele ressuscitou para que tu fosses liberto de tudo. Isso é a razão da Páscoa, essas são as boas novas de grande alegria. Fomos redimidos pelo Sangue derramado(a) na cruz, para tomarmos posse da nossa herança que Ele nos deu pela Sua ressurreição. Nós somos livres da maldição.
Amado(a), como Deus pode ser glorificado na vida de um povo, se ele não tem comida na mesa? Como Deus pode ser glorificado, se há pessoas que só bebem o café da manhã e a próxima refeição vai ser o café no dia seguinte? Como Deus pode ser glorificado quando as pessoas têm tantas contas para pagar, têm que fugir do oficial de justiça, que vem pegar o apartamento, têm que andar de ônibus, têm que viver de aluguel, têm que comer uma refeição por dia… isso serão boas novas de grande alegria? Não. Ainda há quem diga que eu estou pregando o materialismo. Não, eu estou pregando o direito que os filhos de Deus têm sobre a Terra. Eu estou pregando a razão porque Cristo tomou sobre si o castigo, a dor, a maldição e os encravou na cruz do Calvário. Tu estás sarado, não nasceste para viveres doente. Cai esse problema de glicose, esse problema cardíaco, esse problema de hormônios, esse problema físico, no estômago, nos intestinos, no cérebro, nos olhos, cai por terra, agora, em nome de Jesus!
Como posso dizer que o meu Deus é grande, que é dono da prata e do ouro e, depois, ver grande parte do povo de Deus viver em bairros onde a precariedade social é uma verdadeira desgraça em nosso País? É isso que são boas novas? Onde tu dizes: O meu Deus, o meu Deus, o meu Deus. E, depois pega ônibus que pára e não pára, dá freada, cai todo mundo, idosos caem, quebram ossos… isso é vida para glorificar a Deus?
Quero dizer a todos os povos que me assistem, a todos aqueles que me ouvem no Brasil e no mundo: Nós fomos redimidos pelo Sangue do Cordeiro para estarmos dentro dos propósitos de Deus e para vivermos uma vida por cabeça e não por cauda. Não damos socos no ar, mas temos uma meta para viver.
Como vamos aceitar a lei pregada durante séculos nesta terra, se cada vez que alguém vem pregar a verdade se levanta o mundo e diz: Cuidado, isso é materialismo! Há sete mil promessas na Bíblia que falam a respeito de coisas materiais, duas mil delas falam de questões financeiras, especificamente. Deus está interessado no teu bem-estar, amado(a). Ele ressuscitou para que? Para eu dizer: Ah, o diabo não me pega, e continuar sofrendo, passando necessidades, bebendo um café em vez de comer três ou quatro refeições por dia? Essa é a idéia que circula entre crentes, que dizem: Graças a Deus, eu não tenho nada para comer, Graças a Deus! Quem pregou essa mensagem mentirosa durante anos e anos foram o pregadores da lei de Moisés.
O que disse o salmista no Salmo 34:8? Oh! Provai e vede que o SENHOR é (Ele está interessado em um câncer de próstata, num tumor cerebral, que tu te quebres todo num acidente, leves cinqüenta tiros, que um ônibus passe em cima. Essa é a vontade de Deus?) Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; (o Senhor não quer que tu andes o resto da vida de trem, de ônibus, pegues tuas coisas e vendas para pagar aluguel, e não tenhas dinheiro e chove dentro de casa e não podes vestir uma roupa melhor e os filhos não podem estudar e a criança tem que começar a trabalhar aos cinco anos. Deus é bom, amado(a). Ele já carregou essa maldição toda para a cruz do Calvário para que tu tenhas vida e vida em abundância. Tu deves crer no que essa palavra maravilhosa diz!) bem-aventurado o homem que nele se refugia.
Se tu estás tentando ser como alguém que não é de Jesus, estás em direção contrária ao teu destino. Eu acredito, honestamente, que milhões de pessoas serão salvas no mundo e viverão com metas por causa do nosso Ministério.
Pedro volta a dizer em 1 Pedro 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, (muita, muita, não pouca, muita, muita misericórdia) nos regenerou (para que?) para uma viva esperança, mediante a ressurreição (então ele me regenerou para eu andar apanhando e câncer e tumores e falta de dinheiro e miséria e agiotas e oficial de justiça atrás para tirar o apartamento e os bens? Ele me regenerou, foi Ele, não fui eu que pedi, foi Ele, para uma viva esperança. Esperança de que? Sarna para me coçar? Não! Esperança de ter uma vida abundante, financeiramente em paz, ter a minha casa própria, meus filhos, minha mulher, meu marido, meu trabalho, minhas economias, minha velhice com dignidade; essa é a viva esperança. E isso tudo aconteceu por quê? Porque Ele ressuscitou! Buda não ressuscitou, Maomé não ressuscitou, Confúcio não ressuscitou, Ele ressuscitou! Para que os seus filhos tenham uma viva esperança. Ah Pastor, a minha esperança é que amanhã, se eu morrer, vou para o céu. Não, amado(a), a tua esperança é aqui nesta Terra. Tu tens as tuas mãos abençoadas para teres capacidade econômica, para trabalhares, porque a maldição já foi tirada das tuas mãos, para dizeres: meu filho estuda, está aqui o dinheiro para pagar a escola; minha mulher pode fazer a unha, pode comprar sapatos, pode botar um vestido novo, vamos no nosso carro para a Igreja. É isso que Deus quer. Ele quer casa própria para todos, dívidas canceladas, escrituras assinadas, chave na porta que abre e ninguém pode fechar, que fecha e ninguém pode abrir, é isso que Deus quer!) de Jesus Cristo dentre os mortos,
A vida é uma preparação para a eternidade. Pastor, no futuro vai ser tão bom. Teremos no céu uma nova terra, o Senhor foi preparar mansões celestiais, haverá ruas de ouro, prata, portas com esmeraldas, jaspe e não sei o que, e pedras preciosas e águas marinhas, é bonito. Aqui estou passando fome, chove dentro da minha casa, o ônibus freia, joga-me lama na cabeça… Amado(a), não! Eu não vou me calar diante disso! Eu nunca me calarei, enquanto eu viver nesta Terra. Eu continuarei dizendo que o Senhor é bom!
Há pessoas que estão a ponto de desistir de tudo. Desistir do trabalho, da escola, da faculdade, do casamento, da vida. Alguns estão a ponto de jogar a toalha por não agüentarem mais o sofrimento. Alguns estão cansados da religião. O propósito que Deus tem para a tua vida é muito maior do que qualquer problema que tu estejas enfrentando ou vivendo hoje. Tu não estás na Igreja acidentalmente. Estás porque Ele te trouxe. Vê o que diz Mateus 11:28:Vinde a mim, (quem faz este convite foi Ele) todos os que estais cansados e sobrecarregados, (Ele fez esse convite. Eu sei o que é viver cansado e sobrecarregado de religião. Ele disse: Vem a mim, tu estás cansado? Tu estás sobrecarregado? É porque tu não estás dentro dos Meus planos. Mas, se tu vieres a mim, Ele disse:) e eu vos aliviarei.
A primeira coisa que Deus faz é tirar o fardo do cansaço, porque é muito triste um chefe de família ter que fugir do agiota, do banco, do cheque para cobrir cheque… Isso é uma vida que Deus não quer para a nossa vida. Ele ressuscitou para uma viva esperança. Vem a mim…
O versículo 29 diz: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
Descanso. Ele não diz: Tu vais achar nervosismo para puxares os cabelos e andares desesperado. Ele diz: Tu vais achar descanso, paz, tranqüilidade!
Sabendo que Ele é o responsável pela nossa vida. Ele disse: Eu comecei uma obra, uma boa obra na tua vida, eu vou até o fim contigo!
Diz Atos 10:35: pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.
Somos pessoas tementes a Deus. Estamos aqui para aprendermos a fazer o que é justo diante de Deus, não para sermos meio crentes, não para sermos noventa e nove por cento crentes, mas para fazer aquilo que é justo, para sermos aceitos diante do Pai.
Diz Efésios 1:1: nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
Deus tem um propósito, uma vontade; se tu estás dentro desse propósito, Ele é obrigado a garantir até o fim, porque Ele faz o querer e o realizar, Ele é o responsável pela nossa vida, Ele faz tudo segundo o conselho da Sua vontade.
Vê Colossenses 1:16: pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
Fomos criados para Ele. O tempo que andamos fora desses propósitos, foram tempos difíceis. Eu sofri um acidente no exército, dois anos em cama de hospital, vinte cirurgias, apodreci em vida, queriam me amputar a perna, cadeira de rodas, muletas, porque eu dizia: Não, eu nasci na igreja romana, não vou abrir mão dos meus santos, nasci com São Judas Tadeu e Nossa Senhora de Fátima. Eu não sabia que Deus tinha um propósito muito maior do que ser enganado pelos santos que têm olhos e não vêem, boca que não fala, nariz que não cheira, mãos que não apalpam, pés que não andam. Eu experimentei o fel amargo do mundo, infelizmente, dentro do hospital militar, tive que cheirar produtos químicos, injetar morfina, cheirar produtos que eram condenados pela medicina, fumar droga… Eu sei o que é o amargo e o cansaço da vida. Eu sei! Eu não tinha um dia de descanso. Quantas Ave-Marias e Pais Nossos eu rezei e não tinha paz, não tinha alegria, não tinha força para viver. Mas depois que descobri que Deus me fez para Ele, tudo mudou. Por isso Ele disse: Agora pois filhos ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos (Provérbios 8:32)
Feliz é quem anda nos caminhos de Deus. A pessoa diz: Não, mas eu tenho um santo de devoção que baixa numa mesa branca. Isso é uma infelicidade. Não, porque tenho um cristal que ponho, uma pirâmide. Isso é um caminho de infelicidade. Não, porque eu me ajoelho perante o Gongá, catulei a língua, a cabeça, as costas, os braços. Isso é uma infelicidade. Isso é ser enganado por Satanás. O Senhor disse: Felizes são aqueles que guardam os meus caminhos.
Amado(a), tu que estás me ouvindo, diz: Deus, eu me cansei de andar de ônibus, eu me cansei de só comer uma refeição por dia, eu me cansei de não ter a minha casa própria, eu me cansei de não sair a aposentadoria, Senhor eu me cansei disso. Deus, eu não quero jogar a toalha, eu não quero me atirar, eu quero viver a ressurreição, porque Tu morreste e ressuscitaste e a Tua Palavra diz que essa ressurreição me trouxe uma viva esperança. Não viva esperança para chegar a casa e ouvir: Não temos comida! Agora, o que Deus espera é que o Seu povo acredite naquilo que é ensinado na Igreja, e não chegue depois lá fora e ouça alguém que fica murmurando contra Deus. O que glorifica a Deus é tu dizeres: Está na Bíblia, eu creio. Eu creio que o meu Deus segundo a Sua riqueza em Glória há de suprir cada uma das minhas necessidades. E, quando vem um diagnóstico médico, tu podes dizer: Não concordo, a minha Bíblia diz que pelas chagas de Cristo eu já fui sarado! É quando tu estás diante de uma situação que pensas: Eu vou perder, tu não aceitas e dizes: Eu posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Quem faz o convite é o Senhor. Ele disse: Vinde a mim, se tu estás cansado e sobrecarregado… A lei diz: quarenta dias de jejum são pouco. Quarenta e quatro são pouco, oito horas ralando o joelho em cima do milho são pouco; fica quatro noites sem dormir de vigília.. Mas Jesus disse: Vinde a mim, vinde a mim todos vós cansados e sobrecarregados.
Quem promete alívio e descanso é Deus. Tu sabes que Ele colocou em ti a certeza de dizer: Nada vai falhar. Na confiança de que o responsável pela tua vida começou uma grande obra e vai terminá-la. Tu encontrarás descanso para a tua alma.
Uma resposta
Olá, muito espirituoso o texto. Estava a procurar conselho a respeito de ouvir claramente a vontade de Deus, pois so venho a saber quando a situação deu errado quando ja esta feito o mal. Realmente há coisas que parecem licitas fazer, coisas ate normais mas depois venho a descobrir que nao era a vontade de Deus. A respeito disso tenho uma pergunta: como saber quando algo está difícil simplesmente porque nao era a vontade de Deus ou porque é o diabo atrapalhando?