Hebreus 7:12 Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei. Que esta Palavra abençoe o coração de todos.
Vamos orar ao Pai:
Senhor amado, a tua Palavra é viva, é verdadeira. A tua Palavra não retorna vazia, pois sustentas tudo pelo poder da Palavra. É sobre a Palavra que nossa vida está edificada e por isto Senhor, nesta hora, confessamos que acreditamos no poder da Palavra. Recebemos em nosso espírito, sem lógica, sem pensamentos humanos o que Tu tens guardado para a igreja. Esta Palavra é para o povo experimentado, para o povo maduro, é para as pessoas que já não bebem mais leite, mas se alimentam de alimento sólido. Por isso Pai, através dos satélites, através da Internet, de toda rede de comunicação da igreja, nós levamos, agora, palavra viva, eficaz, palavra verdadeira, não adulterada, mas palavra viva e verdadeira da parte de Deus. Oramos, levando todo pensamento cativo à obediência de Deus, em nome de Jesus e o povo do Senhor diga: Amém..
Eu estou voltando a este tema da revelação da verdade, conforme texto de Hebreus 7:12 para que tu entendas que quando a Bíblia diz muda o sacerdócio, tem que mudar a lei. No AT, havia muitos sacerdotes. Cada vez que um sacerdote morria, alguém o sucedia. No novo Pacto, nós temos um sacerdote para sempre que é Jesus. No AT, o sacerdote que entrava no santíssimo, no lugar santo, havia o arraial, o lugar santo e havia o lugar santo dos santos.
Uma vez por ano ele entrava lá para aspergir o sangue de um cordeiro, tipificando com isso a morte de Jesus, e ele levava uma corda amarrada na perna, com campainhas. Enquanto aquelas campainhas estavam tocando, era sinal que o sacerdote estava limpo diante de Deus. Se as campainhas paravam de tocar, é porque o sacerdote morria diante de Deus. Quando o sacerdote morria, ele era arrastado por aquela corda porque o povo não podia entrar no santo dos santos por causa do pecado.
Isto nos mostra que na presença de Deus, não pode haver pecado, não pode haver erro, não pode haver mentira. Deus levava isto tão a sério no AT que as vestiduras dos sacerdotes eram feitas de linho fino porque o sacerdote não podia sequer suar. Se ele suasse, se ele usasse lã e suasse, suor era símbolo de obras e Deus queria ali uma atitude de fé. Então diz a Palavra do Senhor que o sacerdócio do AT estava baseado em Moisés e nos 613 mandamentos, cerimônias, ritos, abluções, batismos, sacrifícios, tudo que era feito no AT.
A Bíblia diz que mudou o sacerdócio. Portanto, não é mais Moisés. Não é mais Araão, agora é Jesus. Agora, tu vais compreender quem é Jesus, em relação ao sacerdócio. Diz Hebreus 3:1 Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,
Então, agora, o sacerdote não é mais Araão. O sacerdote morria, era substituído pois era substituível. Agora, o sumo sacerdote, aquele que está sobre todos os sacerdotes, porque mudou o sacerdócio, é Jesus. Em Hebreus 7:16 diz assim: constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel. Ou seja, o que Jesus veio trazer. No AT, a glória da lei desvanecia. Agora, com o pacto da Graça da Deus, diz que o que Jesus trouxe é indissolúvel.
V. 17 Porquanto se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Quer dizer, ninguém pode mais substituir Jesus. Ele é o sacerdote para sempre. V. 18 Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade Então, tudo o que Moisés fez, tudo o que Araão fez, tudo que os Levitas fizeram, a Bíblia diz que foi revogado, foi mudado. Por que? Porque era fraco e era inútil.
Ora se o antigo pacto era fraco e inútil, por que as igrejas tradicionais vivem do antigo pacto? Porque mudaram o sacerdócio, eles sabem, agora, que Jesus é o Senhor, mas não mudaram a lei. Estão vivendo da lei. Eles sabem que a lei era fraca e inútil. V. 19 (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus. Então a Graça de Deus é superior. Ora se eu tenho uma coisa superior e tenho uma coisa fraca e inútil, eu fico com a que é superior ou com o que é fraca e inútil? Com a que é superior.
Portanto, tu já entendeste que mudou o sacerdócio, e consequentemente, mudou a lei. Esse teu entendimento é a compreensão desse fato. V. 22-23 por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança. Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar; V.26 Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, por que está falando um sacerdócio santo, sem mácula, inculpável? Porque os sacerdotes do AT quando não eram santos e inculpáveis, morriam. Eram homens. Ele disse, não. Agora nós temos um inculpável.V. 27 …. que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu.
Por isso é que nós acreditamos que a salvação é para sempre. Porque o que Ele fez é de uma vez por todas. Uma vez que tu tens Cristo, tu não perdes o que Cristo te deu. O que ganhaste, não perdes mais. Uma vez por todas. V. 28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre. A Palavra diz que é para sempre. Quando tu começas a entender isto, que o que Jesus fez é para sempre, que houve uma mudança, que nós não temos mais que voltar à prática do que era feito no AT. Na tua mente e no teu coração tem que mudar o sacerdócio, mas tem que mudar também a lei. O sacerdócio, todas as igrejas mudaram. Todo mundo diz: Jesus é o Senhor, mas ninguém muda a lei.
Hebreus 10:1 Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem. Então o que a lei fazia? Todos os anos o sacerdote entrava, pegava um cordeiro, lavava, matava, pegava o sangue, abria as cortinas e entrava no santo dos santos e diante da arca onde estavam os querubins, ele aspergia aquele sangue em favor dos pecados de quem estava lá fora. Voltava com suas campainhas e o povo estava perdoado, mas quando o povo pecava de novo, tinha que voltar lá. Ano após ano, oferecer de novo o mesmo sacrifício. O que Jesus fez? Pôs um ponto final aí. Ele tomou sobre si os meus, os teus, os teus, os teus, os nossos pecados, encravou na cruz os pecados e disse:agora estás perdoado, para sempre. Uma vez por todas.
V. 9 então, acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo. Remove o primeiro. Tem que remover o sacerdócio de Araão e Moisés para Jesus e estabelecer o segundo. Estabelecer, agora a nova lei. E aqui está a pergunta que surge, agora, nesta hora: Apóstolo, mas por que as igrejas tradicionais não dizem isto? As igrejas tradicionais ao invés de ficar combatendo o diabo, Iemanjá, os espíritos malignos, os erros, os espiritistas, eles combatem a mim, porque eu ensino isto, mas eu ensino aquilo que está na Bíblia.
Eles mudaram o sacerdócio, mas não mudaram a lei. É Jesus, eles reconhecem que o Sumo Sacerdote é Jesus, mas continuam lá, suando. ‘Temos que pagar o preço. Temos que sacrificar. Temos que lamber o pó da terra.’ Quanto mais sangue nos joelhos, melhor. Guardar os sábados, dias de festas, não comem carne de porco, ou seja, não mudaram a lei. Mudaram o sacerdócio, mas não mudaram a lei. Apóstolo e nós não somos mais levitas? Não. Porque a Bíblia diz em Apocalipse 1:6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! Então, agora, quem são os sacerdotes? Somos nós. Pastor, quer dizer que eu vejo Cds dos levitas? Não mudaram o sacerdócio, nem mudaram a lei. Ainda estão vivendo no tempo de Araão. É por isso que existem igrejas que têm até incensário. Hoje existem pastores que compram incensário e queimam incenso na igreja para imitar o sacerdócio antigo. Não mudaram sequer o sacerdócio
Quando vês aquelas mulheres de cabelos grandes, roupas compridas, mudaram o sacerdócio e o pior, não mudaram a lei. A Palavra diz que o Senhor nos constituiu sacerdotes. Deus diz em 1 Pedro 2:9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Não fui eu que me escolhi. Eu fui eleito por Deus desde antes da fundação do mundo. Eu amo mais a Deus do que a mim e eu acredito nisto. Então, Apóstolo, Araão não tem vez aqui na igreja? Isso é rudimento. Nós mudamos o sacerdócio, mas também mudamos a lei. Se não houver esta mudança, o povo tem que entender isto, se mudou o sacerdócio, necessariamente, mudou a lei. Porque eu não posso dizer no novo pacto, Jesus é o meu Senhor e continuar nas obras, nos ritos, nas cerimônias, nas abluções, jejuns, nas vigílias, nas obras mortas, que nada mais são que obras mortas.
Pastor, por que na igreja romana o sacerdote bate aquilo: timtititititititm, essas campanasinhas eram símbolos do que o sacerdote fazia no AT quando entrava no lugar santo e Tiriririmmmmm, e o povo dizia está vivo, o homem está puro, está vivo, mas se aquilo calava eles diziam: morreu. Puxa pela corda. O que Jesus fez? Jesus morreu por mim e por ti para que nós não tivéssemos mais o problema de sermos puxados pela corda e nem precisar de uma campainha e porque quem ainda usa campainhas ainda está no AT. É fraco, é inútil e não salva ninguém.
Muitas pessoas vivem conforme o velho pacto. Eu queria dizer à igreja, ao mundo inteiro. Deus não honra o velho pacto. O velho pacto, a velha aliança, é um ministério de morte e de condenação. É sacerdócio antigo, Moisés. Quem era o sacerdote principal? Araão. Mudou? Quem é o sacerdote, hoje? Jesus. Então, apóstolo, como é que se muda a lei? É o que vais aprender esta manhã. Porque mudar o sacerdócio é simples. Todos nós já sabemos que é Jesus o Sumo Sacerdote.
O Bispo Nacional na semana passada falou das alianças. Como é que se tira Agar e Ismael de dentro das igrejas. Tu vais compreender, um passo adiante, como é que se muda a lei. É importante porque as pessoas não sabem. Sabem mudar o sacerdócio, mas não sabem mudar a lei. As pessoas precisam daquela coisa do jejum, do sacrifício, de ralar o joelho, de ficar noite sem dormir porque isto gera uma aparente espiritualidade.
Quando alguém chega e diz: varão eu subi o monte. Eu estive 4 dias no monte, ai Deus apareceu ao profeta Jeremias e disse, escreva. Olha, isto mexe com todo mundo e todo mundo chora quando ouve contar essas histórias. Só que isto não existe. São obras mortas.
Então como é que se muda a lei? Como é que se faz na prática? Como é que se tira Agar da igreja? Romanos 3:27 diz: Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé. Como é que se tira a jactância? Qual foi a lei que tirou o ufanar, o orgulho, a vaidade da lei? Como é que foi? Foi das obras? Foi através das obras? Ele disse: não! Não foi pelas obras, pelo contrário, foi pela lei da fé. Então, agora, tu vais aprender que a lei produz jactância.
Pastor, o que é jactância?
É uma certa arrogância. É uma vaidade. É uma ostentação. É um gabo. É um orgulho. É uma fanfarrice porque a pessoa que tem disponibilidade de jejuar 10 dias e não lhe acontece nada, valeu. Mas há pessoas que se ficarem 4 horas sem comer, sentem dores por todos os lados sentem muita fraqueza, ficam pequenininhas. Quando chega um irmão a pessoa diz: amado, estou completando hoje 41 dias, nem Jesus fez o que eu faço. Ele fez 40, eu já fiz 41 e aquilo dá a sensação de fanfarrice, de orgulho, de ufanismo. A pessoa se gaba de uma jactância.
Paulo disse que a jactância foi excluída. Não há jactância. É a lei da fé. Então a lei das obras produz jactância. Produz vaidade. Eu jejuo, eu faço, eu sou melhor, ninguém é igual a mim. Isso é jactância. A fé na Graça, não produz jactância. Não há pastor Deus dentro da igreja. Aqui todos nós somos carne. Não há esta coisa:’chegou o homem. É ele, olha como é ele anda, os peitos para frente, olha cheio de olheiras profundas, 8 dias sem dormir, tal…’ Isto não existe na graça.Iso é besteira. Paulo disse em 1 Coríntios 15:10 Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. Portanto, a lei da fé põe Deus no Seu lugar e o homem no lugar dele. Põe Deus como soberano e o homem como homem e isso os homens não gostam. Os homens gostam de ser grandes, deuses. Mas na graça, eu sou o que sou pela graça de Deus. Não há lugar pra jactância.
Nossa carne é carne. Eu tenho carne, tu tens carne. Tu és falível, eu sou falível. Não há aqui um ungido, mais ungido. Apóstolo, eu queria ter a unção do Apóstolo, o senhor tem uma unção grande! Não tenho. Nós temos uma mesma unção. Pastor, quem é o maior nesta igreja? É Jesus Cristo. E aqui não tem um mais abençoado do que outro. Gálatas 3:9 De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Quer dizer que na Graça, não tem um melhor do que o outro? Não há um mais poderoso que o outro? Não há um com unção. Não há um que tem um telefone vermelho e tem um grito maior. O irmão deve ter um telefone vermelho que liga e diz: chefe! Não, não há isto. Não adianta, não tem isso.
Romanos 3:28 diz Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. Então, a lei da fé, justifica o homem e o declara salvo. Hoje, nós podemos te dizer que somos justificados. Somos salvos, fomos perdoados, santificados, sábios, passamos da morte para a vida, somos livres da condenação, somos livres da maldição. Por que? Por causa da lei da fé.
Há milhares e milhares de pessoas que vivem com a Bíblia, que vão às igreja, mas não entendem. Sofrem muito. São salvas como que pelo fogo. Bem, eu vejo na rua. Chega um indivíduo e diz: aqui na minha igreja, tem que ser cabelo comprido, vestido comprido, manga comprida, senão vai para o inferno. E as senhoras começam a botar porque têm medo do inferno. Chega outro e diz: nós aqui temos que pagar o preço. Quem não sofrer, não se salva. Jesus sofreu, Ele pagou o preço. Jesus já ralou. Nós temos que sofrer. Quem somos nós para não sofrer?’
Não existe maior insulto a Deus, do que querermos fazer o que Ele já fez por mim e por ti, para que não tivéssemos mais que fazer. É o maior insulto. É chamar Deus de mentiroso. Então, se a pessoa não dá valor à obra de Jesus, vejamos o que diz Hebreus 10:29 De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?
Ora, quando eu estou dizendo: satanás vai me pegar. Eu estou profanando o sangue da aliança. Estou dizendo que o sangue de Jesus não serviu para nada, é sangue de gato, de bode, Ele morreu para nada. Por que eu tenho que viver como vivia a lei? Tipo, Domingo pela manhã ninguém venha aqui com comida. Nós vamos ficar aqui 12 horas de jejum. Amado, não faça isso, que o hálito do jejum é terrível. Quando começam as acetonas a saírem, no tempo que nos éramos da lei, fazíamos uma semana de jejum, amado, era um bafo que ninguém aquentava, na igreja.
Isto não é espiritualidade? Tem aparência de espiritualidade. Então eu não quero profanar o sangue da aliança nem ultrajar o Espírito da Graça. Jesus fez e eu acredito. Eu O amo mais do que a mim mesmo. Eu amo mais a Deus do que a mim mesmo.Na hora da necessidade, amado, todo mundo que ama mais o seu clube, do que o Senhor Jesus se sente só. Jesus pode dizer: Você não me trocou? Você não vinha aos cultos para ficar vendo outras coisas? Romanos 4:4-8 Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça. E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras: Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.
Davi sabia disto, como ninguém. Bem-aventurado a quem Deus não imputa pecados. Tu sabes por que Ele não imputa? Porque Ele já levou todos os pecados para a cruz do calvário, já perdoou, já justificou e já inocentou. Por isso é que Deus não imputa. Davi sabia disso, tão bem porque o que ele fez foi tão errado que se Deus imputasse pecados ele não entraria no céu. Ele adulterou. Ele mandou matar. Mandou botar Urias na frente de guerra para ele morrer e ficar com a mulher dele. Ele tinha consciência que se Deus lhe imputasse pecados ele não entraria no céu. Ah! Eu tenho uma idéia como Davi tinha. Se Deus me imputasse a mim e a ti teus pecados, nenhum de nós sairia daqui vivo, hoje, ou tu pensas que há algum santarrão na igreja?
Jactância! Todos nós somos falíveis, fracos. Todos nós temos um dia que estamos lá embaixo, um dia lá em cima. Tu pensas que aqui tem alguém de bronze, estátua de bronze? Tu pensas que eu também não choro, não me derreto em lágrimas, que também não tenho momentos difíceis na minha vida? Só Deus e minha esposa sabem, mas eu podia chegar aqui jactando: meus amados. Isto é besteira. Isto ofende o Espírito Santo.
Ao invés de Deus ser cultuado, são cultuados os homens. E todos nós vamos morrer. O único que é sumo sacerdote é Jesus. Todos nós vamos morrer! Todos. Tu sabias que vais morrer? Que Deus te dê longa vida e a mim também. Oitenta, noventa, se bem que a Bíblia diz que depois de 70, já é enfado, mas Deus nos deu 80 vezes mais. Tu és tão bonitinho, mas vais ficar com umas florzinhas ao redor da cabeça. Todo mundo chora e pergunta: ‘Vejam se tem um relógio bom e tirem-no. Tirem o dente de ouro, também. A terra não vê horas, a terra não precisa de uma boca com ouro.’ Por isso que tu tens que amar tua mulher, teu marido, agora,em vida. Ofereça flores à tua esposa, cuida bem dela. Ama teu marido. Cozinha uma feijoada com carne seca, pé de porco, lingüiça…
Então, aqui não há jactância, por causa da lei da fé. Aqui, todos somos vasos de barro. Aqui, todos nós temos a mesma unção. Romanos 5:10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;
Amados, o que nós temos hoje é muito mais e muito melhor! Nós fomos feitos para a salvação. ‘Essa coisa que o Miguel Ângelo diz que a salvação é eterna?’ Está aqui na bíblia meu irmão! Muda o sacerdócio, muda a lei. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais,…. Estando já reconciliados, não vamos mais pro inferno! Somos salvos. Estás acreditando nisto? SIM! Honestamente? Tu percebes aqui, algum tom de mentira, de hipocrisia, de jactância no que eu estou dizendo? Eu sei que há pregadores que falam no ar que predestinação não existe. Estão lutando com Deus. Eu estou ensinando o povo a viver bem, tranqüilo, em paz e eles desdizem o que está na Bíblia e que eu digo.
Amado, se tu não acreditas que já estás reconciliado, já estás livre, já estás perdoado, que o Espírito Santo já mora em ti, que tu és uma nova criatura, que és um Espírito com Jesus, se não acreditas nisto, o que é o evangelho? Se mudou o sacerdócio, tem que mudar a lei e se muda a lei, quando vem um pregador e diz: cuidado irmãos, porque vai chegar o dia final, vai vir a grande tribulação, vai vir o milênio, vai vir o arrebatamento e satanás vai vos cortar o pescoço. Satanás vai cortar o que? Não, porque virá a batalha do grande armagedon, se tu subires a Jerusalém e tu vires aquela campina onde todos os povos se reunirão contra Jerusalém e lá vão degolar o povo de Deus. Não vão degolar ninguém. Todo mundo que se meter com Israel, vai perder, irmãos. Não há hipótese de o mundo lutar contra os judeus, vão perder. Pode juntar todas as bombas atômicas, nenhuma vai conseguir derrotar o povo de Israel. E nós somos parte do povo de Israel.
Então, não adianta dizer que satanás vai te pegar, se Jesus viesse agora, ou que o inferno está cheio de almas de crentes gritando: salva-me do inferno. Quer dizer que Jesus me deixa ir para inferno se sou um espírito com Ele? Os dons e a chamada são irrevogáveis. Ele rebenta isso, deixa eu ir para o inferno para depois eu gritar para Ele vir e me tirar.
O que Ele fez na cruz do calvário? Mas Apóstolo, é tão bom. O povo de Deus adora essa coisa que haverá um Tsunami que virá pela praia de Botafogo e o povo virá e as almas estão gritando no inferno eu sou de Jesus, dizimista, mas briguei com minha sogra e estou no inferno. Tu achas que por isso Deus te mandaria paro inferno? Pastor, mas o irmão é uma pessoa perigosa. O irmão está mandando a igreja pecar? Eu? Tu ouviste algum dia eu dizer isto?
Eu estou dizendo quem tu és em Cristo. Qual é o teu direito. Como é que se muda? Por causa da lei da fé. Tudo que Deus fez, fez por fé. Hebreus 11:3 Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem. O visível existiu. Não havia nada. A terra era sem forma e vazia. Aquela terra sem forma e vazia, pode ser que tenha milhões de anos, nós não sabemos. A terra era sem forma e vazia.
Havia um abismo. Deus disse pela fé, haja luz, sol, estrelas, lua, animais, macaco, baleia, tubarão. Pastor, o senhor é criacionista? Ou é evolucionista? O senhor acredita em Darwin ou acredita em Jesus? Nós somos criacionistas. Ninguém aqui é filho de macaco que veio do avô de macaco. Dizem que o homem veio de uma explosão, outros dizem que o homem era um vermezinho e que andava de quatro no chão, depois levantou um pouquinho mais. Isso é tudo jactância.
O visível veio a existir das coisas que não aparecem. Esta manhã pode passar a existir na tua vida a tua casa própria, o teu carro, os teus negócios, a cura do teu corpo, a salvação da tua família, uma porta de Deus que nunca viste se abrir. Existe, aparece por causa da fé. Há se tu acreditas na fé! Há se tu acreditas naquilo que eu te ensino! Deus usou a lei da fé para fazer existir o visível do que não aparecia. Deus disse: não tem sol? Então haja sol. Deus está te dizendo: se tu não tens a tua casa, receba agora. Se tu não tens cura, receba agora. Se não tens carro, receba agora.Está aqui na Bíblia. As coisas aparecem. Existem. O visível veio a existir das coisas que não aparecem.
Amado, tu não vês a provisão de Deus com os teus olhos, mas ela existe. É teu direito. As coisas que são teu direito já te foram outorgadas. É pela fé! Algumas pessoas dizem, mas Apóstolo, eu tenho pouca fé. É porque não estão falando da fé de Deus. Estão falando da sua fé. Eu na minha carne também tenho pouca, fraca e inútil fé, mas eu estou falando da fé em Deus, que é Dom de Deus. Que veio quando recebemos Jesus. Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;2 Coríntios 4:13 Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos, É um espírito. A fé é um espírito. Eu estou impregnado deste espírito, da planta dos pés até o alto da cabeça. Eu não posso pensar de outra forma. É a lei da fé que tem que prevalecer.
Quando usas a fé, quando o Dom da fé está na tua boca, quando começas a confessar, a lei da fé opera sobrenaturalmente. Deus respalda, Deus honra a fé. Pastor e como tanta gente não tem isto como resultado? Disse o profeta em Oséias 4:6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.O povo está sendo destruído porque lhe falta saber isto: mudou o sacerdócio, mudou a lei. Tem jactância. Fala-se muito em demônio, e pouco nas verdades reveladas. O diabo torna-se poderoso dentro de algumas igrejas.
Mas é Jesus que é o poderoso, amados. Os anjos são autoridade do Reino. Quando tu dizes: Anjo, receba ordens….. O anjo atua, trazendo sinais, prodígios e maravilhas. Então, mesmo no meio das tormentas, Deus diz nunca te deixarei. Eu sou o teu escudo, passarão os céus e aterra, mas a minha Palavra não passará.
Marcos 11:23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele Tem que se falar, confessar. A fé é para falar. Qual é o monte? Volto a dizer: nós não temos, aqui, nenhum chamado para ser DNER, para tirar aquele monte para passarmos, temos que cortar o monte. Não. Às vezes, os problemas se tornam montanhas, mas tu tens na tua boca uma confissão poderosa de fé, porque mudou o sacerdócio e mudou a lei, tu tens a força para remover, para dizer à montanha! Sai!
Disse a pedra de remate, em meio a aclamações: Haja graça e graça para ela! Zacarias 4:6-7 Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel serás uma campina; porque ele colocará a pedra de remate, em meio a aclamações: Haja graça e graça para ela! Quem és tu ó câncer? Quem és tu ó tumor maligno? Quem és tu acusador? Quem és tu poder desta terra?
Quantos montes têm sido removidos do meu ministério, amado, somente por graça e por confissão. Montes se levantam. Montes caem. A Palavra não caduca. Eu disse há pouco: a literatura do mundo é caduca. Quando eu fiz advocacia eu estudei códigos que não existem mais, foram todos ultrapassados. Fizeram novos códigos e daqui há uns 5 ou 6 anos tem que se fazer outros, porque esses já estarão obsoletos. Mas tu não vês um sebo com Bíblias que digam: foi Bíblia do século passado. Nós agora, temos uma Bíblia nova. Não existe isso aqui. Agarra-te a esta palavra! Não há doença para prevalecer porque as coisas visíveis que tu não podes ver com teus olhos, elas aparecem. Eu admiro muito a Bíblia porque escrita há tantos anos, há milhões de pessoas transformadas, tudo pela lei da fé, tudo por causa da Palavra. Por isso dizia o velho pregador que há um ditado que diz: diz-me com quem andas que eu te direi quem és.
O velho pregador diz: diz-me em que igreja vais e eu te direi em que crês. E é verdade. Há pessoas que têm uma fé na fita azul, amados! Botam aquela fitinha; oração debaixo do sapato; debaixo do pezinho e anda em cima da oração. Oração no pezinho. Quem é Jesus? Não sei, mas ando aqui com a oração no pezinho. E o culto da lei são obras mortas.
Romanos 6:14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. Por que a salvação não se perde? Porque houve uma mudança: mudança de sacerdócio e de lei. No novo pacto, o pecado não tem mais domínio como no velho pacto. Se estiveres no velho pacto, o pecado te domina, mas no novo pacto, não tem domínio. Mas pastor e seu eu errar? Eu vou te dar uma recomendação: A Bíblia diz que quem confessa e deixa, alcança misericórdia.
Então, se errares, eu posso errar, todos nós podemos errar. Foge do erro. Desapareça do pecado. Sabes por que? Porque Deus disciplina, corrige e açoita. Ele não tira a salvação. Não! Mas vem o açoite sobre a pessoa. Às vezes, um açoite é uma morte prematura. Foge do erro! Diz Romanos 7:8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado.
Sem lei, sem o sacerdócio antigo, o pecado está morto. Nada devemos. A salvação está completa. Hebreus 10:14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. Para sempre! Hebreus 7:25 Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Totalmente. Quando Jesus salva, salva totalmente. É como uma pessoa que vai comprar uma casa e o dono da casa diz: faz um empréstimo para pagar. E a pessoa vai à caixa econômica, faz um empréstimo e o diretor da CEF diz que a casa está paga. Mas a pessoa ainda insiste em dizer que ainda há uma prestação. O gerente diz: Está toda paga! A pessoa diz: não, tem uma intermediária. A pessoa fica com medo de que lhe tirem a casa. Os crentes vivem assim. Jesus diz de uma vez pra sempre te dei eterna redenção. Mas o pregador diz: cuidado! Jesus pode te tirar a salvação. Cuidado que tem uma prestação que não foi paga. Cuidado que a CEF pode vir te tirar! É assim que vivem os cristãos. Eu não acredito, honestamente, que uma pessoa salva, que ame mais a Jesus de que a si mesma, possa querer viver outra vez em pecado como uma pessoa mundana e sem sabedoria.
Romanos 8:15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
Irmãos nós não temos mais temores, que vai perder a salvação, que vai ganhar a salvação! Salvação é para sempre. Nós agora temos um pai. Paulo disse: tu não és mais escravo, não tens mais temor. Agora tens um, pai que diz: Aba Pai. Papai, papito, meu querido pai. Agora eu tenho um pai que cuida de mim. Eu fui adotado, regenerado, limpo, sou salvo e agora posso dizer: Aba Pai. Tenho paz com ele. Ele tem um compromisso de cuidar de mim, de me guiar de me prover todas as coisas.
Romanos 5:1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; Diz: eu tenho paz com Deus, eu posso dizer Aba Pai. Tu sabes que a pessoa do demônio não pode chamar Jesus de Pai? Pode até chamar Jesus de pai, mas Deus não honra. E este espírito que está em nós, não é espírito de religião. É o Espírito do Pai.
Romanos 9:30-33 Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé; e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei. Por quê? Porque não decorreu da fé, e sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido. Toda pessoa que se mete com obras, tropeça na pedra de tropeço.
Essa coisa de dizer que nós temos que pagar o preço, castigar o corpo, temos que guardar o Sábado, jejuar, não pode comer carne de porco, cuidado…não procede mais, porque mudou o sacerdócio e também mudou a lei. Porque fomos justificados pelo sangue e temos paz com Ele. Eu não acordo de noite pensando: ah, meu Deus o espírito saiu de mim. Eu vou atrás do espírito. Ó Espírito volta para mim aqui dentro. Eu sou um Espírito com Deus. A unção de Deus permanece em nós.
Romanos 10:2-3 Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. As pessoas buscam a justiça própria, não a que vem de Deus.
Eu sou salvo porque recebi Jesus. Eu mudei o sacerdócio, eu mudei a lei. Talvez digas: mas Apóstolo, isto é muito simples. O evangelho que o senhor prega é muito fácil! Sabes como Jesus disse? Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo. O meu jugo é suave. O meu fardo é leve. Jesus disse que é leve e suave.
Mas Apóstolo, eu preciso de uma coisa mais substancial. Se o irmão me mandar bater com a cabeça na parede, plantar bananeira 4 horas até o sangue escorrer pelo nariz, até eu ver as minhas rótulas sangrarem… Amado, então estás na igreja errada. Aqui é por fé. Eu nunca permitiria que se profanasse o sangue da aliança ou se ultrajasse o Espírito da Graça na nossa igreja.
Graças a Deus que Bispo Nacional, entendeu isto, desde criança e os Bispos da igreja, pastores, todo mundo entende isto. Justiça é pela fé e não por obras. E quando não se dá ênfase a fé, dá-se ênfase a obras e aí vem a estrela da igreja. Quem é a estrela das igrejas? O diabo. ‘Meu amado, o diabo, ele está ali. Aonde? Eu não sei. Está ali. Era grande, poderoso.’
Romanos 14:4 Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.Até as pessoas que às vezes, caem, nós temos que entender que para nós está caído, mas para Deus não está. Lembra do filho pródigo? Ele pintou e bordou. Ele gastou o dinheiro do pai, andou com as prostitutas e um dia ele disse: o que estou fazendo aqui? Vou ser sincero com meu pai e dizer-lhe: pai dá-me uma bordoada em cima, quebra-me os dentes, quebra o maxilar, quatro costelas por que…E o pai quando viu o garoto, beijou-o e disse: este é meu filho.
O filho mais velho, que era o da lei, quando chegou a casa, chamou o empregado e perguntou o que foi? O que é essa música aqui? O seu pai mandou matar um cabrito, tem uma festa aí porque seu irmão voltou. O que? O meu pai? Eu que estou aqui o dia inteiro, que guardo o sábado, não como carne de porco, cumpro 613 mandamentos, estou aqui o dia inteiro, nunca me deu um cabritinho e para esse cara aí, esse safado, esse que gastou com as meretrizes, fez e aconteceu e meu pai dá-lhe um cabrito?
Além da festa, o pai botou-lhe um anel e deu sandália. Sandália? Roupas? Ah, eu estou com ciúmes. Não vou mais entrar em casa. Aí o pai chegou e disse: filho vem cá. Compreende o que é o evangelho, filho? Eu tenho direito a fazer como eu quiser. Eu sou Deus. Filho, deixa o ciúme, a jactância para lá. Vou te dizer uma coisa, filho. Tudo que é meu é teu.’
Romanos 14:1 Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.Débil, na carne, mas com uma fé poderosa. Então, na lei da fé, não há ciúme, não há julgamento, não há diferenças. A justiça é pela fé para a salvação. Nós podemos dizer Aba Pai.
Eu dou graças a Deus, amados, por esses 30 anos que tenho de vida espiritual e 27 anos de pastor, milhares de pessoas viverão a eternidade, têm vidas transformadas, por causa daquilo que se passa aqui neste altar. Eu vou lhes dizer: é por graça mesmo, amados. Romanos 11:6 E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. Do contrário Cristo para que morreu? Para que Cristo deu a sua vida? Qual foi a necessidade daquele sacrifício todo da paixão de Cristo? Nós não podemos ter um pouco de Graça e um pouco de Lei. Apóstolo, mas eu não quero ofender os meus irmãos que vivem na lei! Eu sou assim: eu vivo aqui na igreja por graça, mas quando eu vou às outras igrejas, eu chego lá, eu dou a paz, eu já volto com a minha confissão toda para trás, eu já digo que o demônio vai me pegar.’Não pode. Não mistures lei com Graça. Deus não honra se não for pela fé.
Romanos 10:8-10 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Então a boca usa a confissão e quando tu usas a confissão, o visível, aquilo que não aparecia, passa a existir. Nisto não cabe lógica, nisto não cabe pensamentos humanos. A salvação vem pela boca, pela confissão e o resto também é pela boca e não por obras. Tu és salvo, tu és abençoado, tu passaste da norte para a vida, tu estás livre do inimigo, o Senhor já levou tuas enfermidades, tu és reino, és sacerdócio, tu dizes que crês na Palavra de Deus e isto é para sempre. Então se alguém vier e lhe disser: não é bem assim. Deves dizer: se está na Bíblia, eu creio. Assim seja. Assim disse o Senhor.