Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
cropped-Logo_azul.png

Sendo curado pela graça

COMPARTILHE

Salmos 147:3 Diz a palavra do Pai: “sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas.” Corações sofridos, feridas emocionais. Nós vamos tratar do assunto-Como a graça de Deus cura? Somente pela graça. Vamos ver isto se tornar uma realidade, nesta manhã.

Oremos ao Pai:

Pai amado e bendito, Senhor de senhores e Rei de reis. Em tua casa há provisão. Há pão que é a palavra. Há azeite que é o Espírito de Deus. Há vinho que é a alegria e acima de tudo, há revelação dos mistérios que estiveram ocultos, desde os tempos eternos, e que aprouve ao Senhor revelá-los à tua Igreja. Fala-nos, ó Pai, usa os meus lábios, as minhas cordas vocais para dar visibilidade, para mostrar o teu rosto, o teu coração à Igreja de Jesus. Por isso, com alegria, saio, agora, como um semeador a semear a semente que, certamente, vai cair em terra fértil, no coração de terra boa, no coração dos eleitos do Senhor. E todo o povo de Deus diga: Amém e amém.

Meus filhinhos na fé, selo do meu apostolado, meus irmãos queridos, eleitos segundo a presciência de Deus!

São trinta e um anos de vida ministerial e de vida espiritual. Durante este período, eu tenho me apercebido de uma coisa muito importante: Quase todas as pessoas têm problemas, têm feridas emocionais, têm problemas de rejeição, passam por problemas de depressão, angústias, conflitos, até encontrarem o Norte da sua vida. Na verdade, é que pela nossa experiência, esses problemas começam, ainda, na criancice, vêm lá debaixo, da tenra idade. Já começam, lá, corações sendo quebrados e feridos e, às vezes, a pessoa se torna adulto, ninguém vê, mas as feridas estão lá dentro, os problemas estão lá dentro, os conflitos estão lá dentro, as memórias que trazem dores angustiantes não são, às vezes, externadas, mas estão, lá dentro. Então, nesta manhã, nós vamos aprender como Deus cura feridas escondidas, memórias machucadas. Tenho dito, aqui, sobejas vezes, que 95% das doenças têm origens psicossomáticas. A pessoa, primeiro, as engendra na sua mente, nos seus pensamentos. Tu sabes que uma pessoa que chega a um suicídio, ela não se suicida de um dia para o outro. O suicida vai alimentando os seus conflitos, na realidade, ele morre a partir do momento que decidiu tomar esta atitude drástica, até que, finalmente, um dia ele concretiza o que engendrou em sua mente.

São problemas existenciais, extremamente, graves. Então, 95% das doenças são psicossomáticas e elas se transformam em casos graves. Quantas vezes um câncer é o resultado de um sofrimento, de um grito sufocado, de uma mulher apaixonada que se deu anos e anos ao marido e um dia ele disse: Arranjei outra! E aquela dor vai ficando lá dentro, e o organismo, o nosso corpo, fala, expressa o que vai lá dentro. Quando a pessoa tem febre, o corpo está falando que há alguma alteração e quando há alguma alteração emocional, as células sofrem, vem uma célula Killer e vai gerando, gerando, e, lentamente, vem um tumor, um câncer, e a pessoa morre. Quantos problemas assim começam?

Então, a bíblia ensina como a graça de Deus gera a cura. O que nós entendemos aqui, na Igreja, não há dúvida alguma, é que o Senhor disse em 1 Pedro 2:24:  “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.”

Então, a cura já ocorreu na cruz do calvário. Se ela já ocorreu, é meu direito, Deus disse que é nossa provisão. Por que a maioria das pessoas não é curada, então? Nós vamos aprender isto de forma bíblica. O que diz a palavra? Que nós temos que mudar a nossa forma de pensar, temos que mudar a forma como Deus nos vê para poder mudar a forma como nós nos vemos. Isto é fundamental!

Tu vais aprender, hoje, coisas muito interessantes e curiosas a respeito disto. Vamos começar, então, pela mente, porque, hoje, eu subo ao altar como um Apóstolo, como um Bispo, mas Deus me deu a graça de me formar, também, como psicanalista, para eu entender um pouco mais do sofrimento das pessoas e poder compreender como uma pessoa que é, aparentemente, sã, comete loucuras.

Vamos ver como Paulo disse em Romanos 12:2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”Isto é um pensamento Romano. Não aceites o que o mundo diz. Não aceites as regras ditadas pelo mundo. Ele disse: Tu que, agora, vieste para a igreja tem que passar por uma transformação. E, aí, vem o grande segredo: Queres mudar um homem? Muda a sua forma de pensar. Queres mudar uma mulher? Ensine-a pensar de outra forma. Você quer mudar uma família? Ensine a esta família a mudar a sua forma de pensar, a não pensar como o século pensar, mas pela renovação da mente.

Então,se eu penso de outra forma e não como o mundo, porque o mundo diz que se a pessoa está com câncer ela  vai morrer! Se a pessoa tem um tumor: Não tem jeito! Tu não podes aceitar isto. A palavra diz que tu vais experimentar o que é bom, o que é agradável, o que é perfeito porque esta é a vontade de Deus. Não aceites o mundo, mas deixar a tua mente ser transformada. “…mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.” Deus sabe que o problema do homem está dentro dele mesmo, está no seu interior. Se eu mudo a minha forma de pensar e passo a pensar como a bíblia diz, então, o que é bom, perfeito e agradável se estabelece na minha vida.

Eu queria dizer que se tu queres mudar a tua vida, se queres sair de doenças, de enfermidades, de feridas, tens que mudar a tua forma de pensar, porque esta é a nossa experiência, de longo tempo de ministério. Às vezes, a pessoa chega à Igreja quebradinha, arrastando o pé no chão, com necessidade e nós começamos a lhe ensinar: Faça uma aliança com Deus! Começa a servir a Deus! Sê um semeador! A mente da pessoa começa a mudar, os efeitos logo chegam. No entanto, também lhes confesso, para a minha tristeza, que às vezes tem gente há vinte, trinta anos na obra de Deus que nunca mudou a forma de pensar, nunca viu Deus agir, Deus não age com os meus pensamentos, Deus age com os pensamentos dele. Por isso, a bíblia diz: Transformai-vos! É coisa nossa, somos nós que devemos fazer esta transformação a começar pela mente.

O sábio Salomão ensinou à Igreja, no Livro de Provérbios 23:7 parte A: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é;…”Como tu te imaginas? Se te imaginares um perdedor, vais perder. Se te imaginares uma vítima, desta sociedade, vais ser vitimizado. Se te achares e te sentires fracassado, vais fracassar porque aquilo que eu creio, vai determinar aquilo que eu sou. Então, nós temos que crer conforme a bíblia diz: Como eu me imagino em minha alma…Talvez tu digas: Apóstolo, não é vaidade as pessoas se imaginarem fortes, poderosas, por cabeça e não cauda, por cima, não por baixo. Isto é vaidade? Isto é o que o diabo te colocou na cabeça. Se as pessoas estão diante das situações da vida como elas se imaginam, é o que elas vão ter de resultados. Se eu vou para uma prova e vou dizer assim; Eu não vou passar porque é muito difícil! Já reprovei.

Nós estamos batendo nesta tecla: Eu sou aquilo que eu imagino. Eu imagino porque eu me imaginei, é porque Cristo disse que eu sou. Eu sou o que sou porque a graça de Deus me diz que eu sou.

-Pastor, eu sempre tive muito medo de tocar na glória de Deus quando o Senhor diz assim: Eu sou mais do que vencedor! E eu gosto de me sentir gafanhoto, pó, bem pisado.

Amado, tu estás indo contra Deus.

Então, ele diz: Aquilo que você crê. Deixa eu te dizer uma coisa interessante: Algumas pessoas crêem em muitas coisas, e muitas coisas que as pessoas crêem são falsas, erradas e errôneas. E quando a pessoa age baseada numa crença errada, por exemplo: baseada na crença de Moisés, a crença católica, apostólica e romana, é uma crença religiosa. Se a bíblia não diz que Maria é rainha dos céus, a bíblia diz que o Rei, aquele que está sentado no trono é Jesus, como é que eu vou ficar servindo à Maria, para pedir ao filho, pro filho pedir ao pai. Isto é uma crença errada. Como é que vamos crer numa crença espírita que diz: Tu tens que sofre porque o teu sofrimento te aperfeiçoa, e que através do teu sofrimento, o teu carma… Ah, Misericórdia! Não tem carma.

A bíblia diz em Isaías 53:5“Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Ele já tomou sobre si a nossa maldição, o castigo que constava contra nós. Ele diz: Pelas suas pisaduras fomos sarados. Ponto, está fechado, é, aqui, que está a verdade de Deus.

É isso que eu me imagino, é isso que eu creio que Deus pensa de mim. Quando Deus olha para ti e para mim, ele não olha para um ser doente e diz: Olha! Chama os anjos! Que peninha! Veja como ele está lá! Está com problema pulmonar. E ele vai à igreja, glorifica a Deus e continua com problema pulmonar. Não! Deus não quer isto.

Então, talvez muita gente diga: Apóstolo, eu já ouvi coisas demais, desde criança eu ouvi as pessoas me dizendo: Você nunca terá nada! Você não é tão bom como pensa que é! Nada dará certo na sua vida! Curso superior? Isto não é pra você! Casa própria? Você não merece! Quem você pensa que é? Todos nós ouvimos muitas coisas disto, aqui, nas nossas vidas. Eu mesmo, quando fui ordenado ao Ministério pastoral, eu já contei, aqui, inúmeras vezes, eu poderia ter sido um fracasso.Porque quando o Dr. Roberto Macallister profetizou e disse que eu seria um novo ministério para o Brasil, que a igreja não estava preparada para me receber, que eu iria passar além fronteiras, eu me recordo que alguns homens líderes disseram: Isso é besteira! Isso é fogo de palha! Um chegou a dizer com ousadia: Você nunca será nada na sua vida! Se eu tivesse acreditado nessas vozes, amados, hoje, eu não seria motivo de benção para a sua vida. Por isso é que a palavra diz: Não vos conformeis com este século! O século tem vozes negativas. Amados, Deus muda a nossa forma de pensar a respeito dele, a respeito de nós mesmos para que não aceitemos o que as pessoas dizem, porque uma pessoa que chega junto de ti e diz: Ou  pensas que algum dia vais ter uma casa própria? Pronto, desmontou a pessoa. Quem pensas que és? É filho de alguém importante para imaginar que vais ter algum curso superior? A pessoa desaba. Agora, tu imaginas isto nas doenças. A pessoa vai somatizando e quando ela se descobre, ela é uma fracassada. Amado, só Jesus fala a verdade, ele não mente, é a sua graça que nos cura. Tu não tens que pagar preço, não tens que ralar joelho, não tens que lamber o pó da terra, tu tens que aceitar a graça de Deus. Eu tenho certeza que no final desta mensagem, tu estarás tão feliz por receber estes ensinamentos, que, certamente, a cura se manifestará no teu corpo, nas tuas emoções, porque Deus quer que isto aconteça. Diz: Aba Pai! Glórias a Deus!

Portanto, este dia poderá ser o dia mais importante da tua vida, que é um dia de mudanças, de mudança radical, radicalmente, diferente. Se entraste aqui, água, tens que sair vinho. Porque o evangelho é como a luz da aurora, vai brilhando, brilhando até que se torne dia claro, perfeito. Era isso que o senhor queria falar ao teu coração, tu tens que ver o evangelho como uma luz que brilha, brilha, e às tantas, tu não tens medo das circunstâncias. O nome pode vir o nome que vier, quando Deus está no meio, ele pode chamar glaucoma, ele pode chamar câncer, ele pode chamar tumor, problema cardiológico, não importa, as chagas de Cristo já sararam. Diz: Eu recebo esta palavra. Diz: Eu recebo esta palavra! Então, tu estás dizendo: Eu não aceito o que o mundo diz, e eu vou aceitar o que a bíblia diz. Se não pensarmos desta forma, o mundo pisa, esmaga, é um tsunami a cada dia.

Então, o que Deus, por sua graça te diz vai trazer uma nova mentalidade para que as coisas de Deus se tornem normais: a cura, a prosperidade. O evangelho é muito fácil. Não é, meu filho, Bispo Miguel? Os homens é que complicam: Não, porque você tem que passar por uma porta, botar água com óleo, com sal, e fazer assim, e rezar, depois, fazer uma novena. E parece que Cristo não fez nada, parece que Cristo não carregou a maldição, parece que Cristo não carregou as dores, as doenças, enfermidades, e eu tenho que as carregar, então, Cristo morreu para quê? Disse Paulo em Gálatas 2:21: “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.”

Como Deus diz de mim, para que eu me sinta, realmente, curado, nesta manhã?

1) Deus te aceita como tu és.

Muitas vezes, as pessoas passam a vida toda tentando ser aceitas: Eu queria que papai me aceitasse! Eu queria que mamãe me compreendesse! Os pais, os amigos, a esposa, os colegas!

Há pessoas que fazem coisas loucas para serem aceitas, se submetem, até, a humilhações. Há pessoas que não foram aceitas e guardam na mente o dia em que foram rejeitadas: Eu me recordo, eu era garotinha, garotinho, mamãe disse: Por que eu não te abortei? Maldito o dia que você nasceu! Estas coisas vão ficando lá dentro, na mente, e a pessoa vai ficando tão presa a essas idéias que diz: Se a mamãe e o papai não me aceitaram, como Cristo me aceita?

Agora, tu vais começar a pensar: Cristo te aceita como tu és. Em Romanos 15:7, diz:“Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus.”

Cristo nos acolheu. Foi ele que me amou. Eu não o conheci, foi ele que me buscou, que te buscou, estávamos mortos em pecados e delitos, diz em Efésios 2:1 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,”Nós não entendíamos nada a respeito de Deus, não havia um justo. Romanos 3:10 “como está escrito: Não há justo, nem um sequer,”

Romanos 10:20 “E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim.” Viste como é a Graça de Deus?  Nós não buscávamos, não perguntávamos, éramos romanos, católicos, servíamos a imagens, ciganas, leitura de mão, espiritismo, rosa crucianismo, orientalismo mas como éramos ovelhas, o Senhor, a quem não perguntou, foi lá e disse: Este é meu! Quando Deus disse: Este é meu, ele também lhe disse:João 10:28 “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.”

Da minha mão ninguém o arrebatará. Uma vez em Cristo, em Cristo para sempre; Uma vez salvo, salvo para sempre; uma vez ungido, ungido para sempre; uma vez perdoado, perdoado para sempre.

Então, ele nos acolheu, incondicionalmente, pela sua graça. Nós sabemos que muita gente tem Jesus, mas não se sente aceito.

-Apóstolo, tudo bem, para o senhor, os irmãos da igreja, tudo bem! Mas, eu, no passado, foi longe demais. O senhor não imagina o que eu pintei e bordei nesta vida.

Amado, o Sangue de Jesus Cristo não é sangue de galinha, de bode ou de touro. O sangue de Jesus nos comprou, nos resgatou do mercado da escravidão que é o mundo. Nos assentou em lugares celestiais, juntamente, com Cristo, nos fez reinar em vida, pelo sangue. Não importa o quanto tu foste longe demais, pelo sangue de Jesus ele nos resgatou, nos lavou, nos purificou, colocou em nós uma semente incorruptível. Temos uma semente divina.

Efésios 1:4 diz: “assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor.”O Senhor Jesus nos escolheu para sermos gafanhotos e jararacas? Não! Mas, é isto que eu ouço dizer aí fora:O Povo de Deus é cobra ungida! Não! O Senhor Jesus Cristo nos chamou para sermos santos. Amados, todos, aqui, já fomos beatificados. Todos. Todos, aqui, já somos santos pelo sangue de Jesus Cristo, somos benditos do Senhor, irrepreensíveis. Agora, se te conformas com este mundo, vais dizer: –-Ah, Apóstolo, tu não sabes o que eu fiz?

Eu não tenho que saber nada do que tu fizeste ou não.O problema é: Tu crês ou não crês naquilo que o Pai fez? Ele disse que: “…em amor…”

Todas as atitudes de Deus por nós foram “em” amor. Versículo 7 e 8: “no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência,”Versículo 11 e 12 “nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;”

Não é conforme o teu livre arbítrio. É conforme o conselho da sua vontade.Somos para o louvor da glória de Cristo. Diz: Eu sou para o louvor da glória de Cristo! Alguns não acreditam. Tu não és para o inferno.Não és para o demônio. Não és para perder a salvação. Não és para ser rejeitado. Nós somos escolhidos, e quando uma pessoa é escolhida pela graça, amado, ela pode estar nas profundezas da lama, Jesus vai lá usando um canal de rádio, de televisão, usando um folheto, e diz: Aquele é meu! Isto chama-se Graça de Deus. Não fui eu, nem tu que um dia acordamos de madrugada e tínhamos comido um hambúrguer de madrugada e nos fez mal, estávamos com azia e dissemos: Opa! Sinto que por esta azia, Deus está me chamando e eu vou ser crente. Não existe isto! A nossa vida em Cristo é um plano de Deus.

Deus disse a Jeremias 1:5: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.”Se fosse, aqui, no Rio de Janeiro iriam dizer: Isto é espiritismo! Isto é candomblé!

-O Senhor está dizendo que me conhecia antes de me formar? Quer dizer que o Senhor também me formou, Deus?

Claro! E antes que a tua mãe te gerasse, eu já te já te havia consagrado Profeta às Nações.

-Quer dizer que não sou eu que decido?

Não, eu já decidi por ti, diz Deus. Quem é Deus, sou eu, não é tu! Tu és minha imagem, tu és um Deus de letra minúscula, mas o Altíssimo, sou eu.

-Senhor, eu pensei, como diz a tradição da lei, que tu sabias que eu seria crente?

Não é só porque Deus sabia, é claro que Deus sabia, é que Deus determinou. Tu estás lidando com um Deus que tem autoridade, que é soberano. Ele diz que faz um vaso de honra e um vaso pra a desonra. E ainda manda dizer em Romanos 9:20 e 21“Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?” Tem direito ou não tem? Tem.

Veja, a tua mente está mudando. Até, agora, alguns pensavam: ‘Deus não tem negócio comigo.’

-Beleza, apóstolo, tranqüilo? Não entra, aqui ! (porque tu dizes   que tens a chave da porta.)Eis que estou à porta e bato, se tu abrires, eu entro, se não abrires, acabou.Quem tem sou eu. E a chave está aqui dentro, pode bater, aqui, pode ser que eu abra!

E Deus fica: Ave Maria cheia de graça…Eu não posso. Eu fui capaz, eu fiz o Sol, a Lua, as estrelas, os mares, fiz o homem de um  pedaço de barro e depois o fiz dormir, tirei-lhe uma costela e fiz a coisa mais preciosa do mundo, que é a mulher, casei-os, mandei-os se multiplicarem, deixei-os ser fecundos, e agora, que eu quero entrar no coração deles, eles não me deixam. Eles dizem: Eu tenho Livre arbítrio.

Tu compreendeste como o demônio engana as pessoas? Aí, sim é o fundamental. É a questão! É aí que quando começam a tocar na glória de Deus, Deus diz: Eu sou Deus! Sou exaltado entre as nações!

Então, amados, nós somos escolhidos. Eu sei que algumas pessoas cresceram com uma imagem muito desagradável dos pais e em conseqüência, têm imagem desagradável de Deus. O pai castigava e tu pensas que Deus castiga. O pai não te reconhecia, e tu pensas que Deus não vai te reconhecer. O pai não te aprovava, e tu pensas que Deus não vai te aprovar. Há pessoas que nunca foram aceitas por ninguém, agora, se tu não foste aprovado ou aceito por teus pais, não é problema teu, é problema dos teus pais. Se és aceito pelos seis bilhões de habitantes da terra, Deus já te aceitou. Por isso que nos Salmos 27:10 diz: “Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.”

Crê numa coisa: Deus te aceita como és, amado. Não tens que primeiro não cortar o cabelo, não raspar a perna, não ver televisão, jogar um banho d’água. Não!Ele disse em Mateus 11:28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”

-Pastor, mas tem gente que diz que não consegue ouvir esta voz?

Ele disse em João 10:26 ao 30: “Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um.”

Aquilo que o meu Pai me deu é a coisa mais importante. Tu és tão importante, amado, que Deus te aceitou como tu és. Tu tens que entender isto! Ele não fala: Venha para a minha igreja, eu te aceitei como tu és, mas, agora, vamos prestar continhas, aqui. Cabelinho! Tem que deixar grande. Eu não gosto desse negócio  de cabelo curto. Pêlo na perna? Não pode raspar, eu gosto de samambaia chorona. Axila? Não toque, deixe a Floresta Amazônica. Depilar? Nem pense em depilar, eu me zango, eu saio de ti. Tirar o buço? Não tira o buço. Não tira buço! Eu gosto com buço grande!

Amado, Quanta besteira se faz, quanta humilhação o povo de Deus passa, porque se a pessoa não é aceita por Deus, quem vai aceitá-la?

2)Deus nos valoriza

Talvez tu não saibas quanto tu vales, quanto  mereces. O teu valor não é o que tu achas que tens. Quem nos valoriza é o Senhor. Nós somos dele. Por isso, em 1ª João 4:4 “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.”Diz: Eu sou de Deus. Tu já venceste os falsos profetas. Porque os falsos profetas é que enganam as pessoas, fazendo-as de marionetes. Ele disse: Porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. Então, se ele diz que ele está em nós e ele é maior do que tudo, nós já vencemos os falsos profetas, eles não valorizam o povo de Deus, só valorizam o bolso do povo de Deus, aqueles que não vêem como são importantes as ovelhas, não mereciam estar nos altares. Os que não conhecem um filho de Deus, e eu conheço gente que chama um filho de Deus de maldito, imputam pecados, o que já foi tirado para sempre, eles estão imputando todo dia. O sangue já tirou, tu já és livre, se tens Jesus no coração, é claro. Ele já tirou pecados passados, presentes e futuros, agora, tu pertences a Deus, tens a imagem, ele te escolheu, ele teve misericórdia, ele te predestinou em amor, tu já foste aceito por Deus, valorizado por Deus.1ª Coríntios 7:22 e 23 “Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor; semelhantemente, o que foi chamado, sendo livre, é escravo de Cristo. Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.”

Viste? Não sejas escravo de homens. São os homens que escravizam as pessoas, são os homens que põem os pés em cima das pessoas. O indivíduo acha que botando uma gravata e um paletó e se chamando de líder e de pregador, já tem direito de fazer o que quer com as pessoas. É humilhação. No século 21, num país de 45 graus, ver pessoas com roupas longas, compridas, vestes estranhas, cabelos enormes é um absurdo. É como se o pastor tivesse domínio sobre as ovelhas. Amados, o rebanho é de Jesus. Eu fui constituído pastor e Bispo do rebanho dele, ai de mim se eu ferir uma ovelha de Jesus. Ai de mim se eu proclamar algo que não seja de virtudes para as ovelhas de Jesus. As ovelhas são de Jesus.   Portanto, eu entendo que nós não podemos mais ser escravos dos homens. Eu conheço muita gente dentro das igrejas que é escravo, não se valoriza, não sabe que foi comprado pelo sangue de Jesus. Por isso, em Isaías 43:4 diz: “Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida.”

Deus nos acha dignos de honra. Isto não é uma profecia só para Jesus, é para cada um de nós. Deus nos achou dignos de honra.

-Apóstolo, eu não estudei muito.

Mas, você é digno de honra.

-Apóstolo, eu no meu passado, eu fui espírita.

És digno de honra. És precioso aos meus olhos, disse o Senhor.Eu gosto destas coisas, isto não é poesia, isto faz bem ao coração. Precioso! Diz: Eu sou precioso aos olhos de Deus.

Nós estamos aprendendo que Deus nos aceita e que Deus nos valoriza.

3)Deus, por sua graça, nos faz aptos a sermos amados.

Tu sabes que quem foi rejeitado, ferido, nunca se sente apto para ser amado. Tu ouves muito esta expressão assim: Ninguém me ama. Mas, Deus não vê assim. João 13:1 “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.”Este é Jesus. Ele nos amou. Somos preciosos. Somos amados com todos os defeitos da carne. Paulo disse em 2ª Coríntios 5:16 “Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.”

Não olhes para mim na carne, eu não olho para ti na carne. Nós somos seres perfeitos. A bíblia diz que por um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre.  Lamentações 3:21 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Agora, ele vai trazer à memória: Lamentações 3:22 a 24 “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.”Isto é maravilhoso!

Quando tu começas a acreditar neste amor que é eterno, -amei até o fim.- As misericórdias não acabam. Amado, nós temos que entender que nós somos aptos, Deus nos capacitou para sermos amados por ele. Tu sabes que quando falas da questão do amor, algumas pessoas já experimentaram na vida um amor muito inconsistente: É aquele marido que foi abandonado, é aquela esposa que foi desprezada, são aqueles filhos que são desamparados. Mas, eu queria te dizer uma coisa: Os amores humanos são imperfeitos, são condicionais. Os homens amam assim: ‘Eu te amo se  fizeres a minha vontade. Eu te amo porque és linda. Eu te amo porque és talentosa.’ Então, quer dizer que se não fosse não amarias? Deus não ama assim. Deus ama incondicionalmente, e ponto. Ele é bom, sempre. E ele quer que eu me veja desta forma.

Portanto, eu sou aceito como eu sou. Ele me valoriza. Ele me capacitou para ser amado.

4)Por sua graça nós somos todos perdoáveis e perdoados.

De todos os nossos erros passados, presentes e futuros. O preço já foi pago. Deus não é vingativo.     Isaías 43:25 “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.” Glória a Deus! Ele disse: Eu apago! Deus apagou. Se entrares no cartório lá do céu e perguntares o que consta na minha folha. Nada! Está branca. Passou o sangue de Cristo em cima. Eu apago as tuas transgressões e dos teus pecados eu não me lembro. São evidências da graça. Isto é uma pérola. Paulo disse em 2ª Coríntios 5:18 “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,”

O que os pregadores mais fazem? O que Deus diz que não se lembra e apagou, os pregadores trazem para as pessoas ficarem avivadas: Não é bem assim, tu sabes que a pessoa que fumou e cheirou cocaína não pode ser perdoada, logo, assim de uma vez. Tem que assistir a escola dominical, ela tem que passar nas águas, tem que comprar os livros, os CD’s e, depois, numa reunião administrativa, nós vamos ver se a pessoa está, realmente, ali, no duro, no duro. Só que Deus não faz isto. Deus disse: tu me recebeste? Recebi. Eu apaguei as tuas transgressões. E ele disse: Olha, dos teus pecados, eu não me lembro!

-Senhor, tu lembras quando em 1931 a minha sogra me disse algo e eu peguei um negócio, um vaso de…

Eu não me lembro disso. Isto foi em 1931. Os meus records estão todos apagados.

-Então, Senhor, não te lembras que no ano passado quando naquele dia de carnaval?

Eu não me lembro nada.

-Senhor! Mas, ontem…

Isto chama-se: Graça de Deus!

Por isso, é que o grande combate do meu Ministério é porque isto é libertador. O Senhor disse: Eu não me lembro dos teus pecados. E o que os pregadores fazem? O que é pecador, venha cá!

Nesta igreja, não há um pecador. Pecador foi uma fase de transição, enquanto estávamos mortos em Cristo, estávamos em pecados e delitos, mas uma vez em Cristo, somos novas criaturas, as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo. E o Senhor diz: Eu não me lembro.

-Senhor, mas o Senhor não se lembra que eu recebi um dinheiro de corrupção?

Não me lembro. Não me traga este negócio, eu não quero saber do teu passado.

-Senhor, mas eu falei mal do Apóstolo.

Não me lembro e nem o Apóstolo quer saber.

Sabe o que isto quer dizer? Que por amor de mim, diz o Senhor, Ele me perdoou de tudo. Não é porque eu mereço, é porque ele é perdoador.

A graça, o que diz? Romanos 8:1 e 2 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”

Quantas? Nenhuma. Para quem? Não é para quem está no mundo. Não! É para quem está em Cristo Jesus, é para quem se converteu, quem recebeu, quem foi lavado, transformado. Se não há nenhuma condenação, claro, como é que Deus condena, se ele diz que não se lembra?

-Senhor, mas eu mereço sofrer.

Eu não lembro.

-Senhor, mas eu sou o Jajá com a Juju?

Não lembro.

-Senhor, mas eu estou doido, estou doido!

Eu não lembro que você está doido.

E ele diz no versículo 2: “Porque a lei do Espírito da vida (que é a graça), em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” Diz: Eu estou livre da lei do pecado e da morte, porque a lei do Espírito e da vida está na minha vida.

Então, não há condenação porque o Senhor não se lembra, o sangue de Jesus é efetivo. Nós somos perdoados e perdoáveis. Ele já perdoou. Por isso é que ele diz: Chamados para sermos santos e irrepreensíveis. É o que diz, lá, em Efésios 1:4 “assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor”

Talvez o mundo não nos veja desta forma, mas Deus nos vê.  Deus não nos vê com um único defeito. Se Deus me visse em pecado, eu morreria porque Deus não tem parte com o pecado. Nós estamos cobertos pelo sangue. Olha que lindo! Que maravilha! É a mim que tu tens que dar ouvido, não é ao mundo, não é à lei, nem aos programas acusadores que ficam, aí, nas rádios e nas televisões.

Efésios 5:27 “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.”Tu não tens defeitos diante de Deus. És santo. Não há mácula, não há rugas. Podes olhar no espelho e dizer: Não, mas, eu tenho, aqui, um “pé-de-galinha”. Não tem nada! Mas, eu tenho bigode chinês. Não tem bigode chinês! Os meus lábios já estão enrugados. Não tem nada, amado, porque perante Deus tu és imaculado.

-Pastor, mas cuidado porque parece um pouco de vaidade. Eu agora, vou dizer que sou santo e sem defeitos?

Se não disseres é que estás pecando. Tu estás contradizendo o que Deus disse.Ou pensas conforme Deus pensa: Que ele já te perdoou, já te valorizou, já te aceitou. Ou, então, nunca te sentirás em paz, serás doente para o resto da vida.

Hebreus 12:21 e 23 “Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo! Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,”Diz: O meu espírito é justo pelo sangue de Cristo e é perfeito. É justo e perfeito.Se o nosso nome está arrolado, quem pode apagá-lo do Livro da vida? Ninguém.

-Mas, Apóstolo, o senhor não me conhece.

Lá vens tu com está conversa fiada para cima de mim.  Tu pensas que o teu caso é único. E se eu disser que eu também. Cada um de nós tem uma história, e a bíblia diz que era o nosso tempo da ignorância. Eu punha-me diante de uma imagem e rezava todos os dias para uma imagem pensando que ali estava Jesus. Na minha igreja lá em Angola, a Sagrada família, tinha um Cristo com uma cara triste e eu chegava lá e ele ficava parado. E eu dizia: Fala alguma coisa! E ele ficava parado. Fala só oi. Era uma imagem, um boneco, não tinha alma, não tinha espírito, como as pessoas acreditam que ali está Deus, se ela pode quebrar, pode se reduzir a pó?

Amado, Deus é soberano, ele é o Senhor dos senhores, ele é o princípio, é o fim, ele é o Alfa e o Omega, ele é o nosso advogado, é o nosso Juiz das nossas causas, é a brilhante estrela da manhã, ele é a Rosa de Saron, ele é o Sol da justiça, é água da vida, ele é o pão da vida, ele é o Maná dos céus, ele é Jesus, o Soberano, o Deus invisível, mas real.

Espírito justo e aperfeiçoado. A cura está sobre está igreja, nesta manhã. Toda a nossa vida, os nossos pecados foram cobertos pelo sangue de Cristo. Não acredites que no céu há um filme para cada um de nós ser exibido para a vida eterna. Quando eu era garoto, a senhora que cuidava de mim, da religião moral, a freira, ela disse: Olha, todos os pecados que o menino cometer, quando morrer vai para o céu e vai passar um filme, vai ficar todo mundo sentado e  vão ficar rindo. Olha, se passa um filme da sua vida e da minha.

Amado, isto não seria céu, seria o inferno. Têm, aqui, alguns irmãos que, misericórdia. Seria fogo nos céus, seria um inferno botar todo mundo para ver a vida de todo mundo. Deus me livre! Exemplo:Domingo que vem, vamos passar o filme da vida das primeiras dez filas da Igreja!Domingo que vem, eu não venho à Igreja. Se botar, eu não venho. Eu estou ocupado. Seria um inferno, se não fosse o sangue de Jesus Cristo!

-Pastor, então, o senhor não acredita em purgatório? O senhor não acredita em reencarnação?

Olha o que diz Hebreus 9:27 “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,” 1ª João 4:17 “Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.”

Por que a nossa igreja é a única que não tem medo do dia do Juízo? Por que nós mantemos a confiança? Porque nós somos como ele é. Se tu falas em juízo final, na maioria das igrejas, meu irmão, sai de baixo: Se Jesus vier daqui a um ano? Daqui a um ano? Nós temos 365 dias. Se ele vier daqui um mês, pecadores? Temos 30 dias. E se vier amanhã? Temos 24 horas. E se vier agora? Agora?

Temos confiança no dia do Juízo. Diz: Eu tenho confiança no dia do juízo. Está garantido!Então, eu sou aceito, sou valorizado, sou amado, sou perdoado.

5)Pela graça de Deus, eu sou capaz.

Amado, há muita doença por incapacidade de vida. Paulo vem e diz em Filipenses 4:13 “Tudo posso naquele que me fortalece.”

Tu que entraste, aqui, nesta manhã com uma baixa auto-estima, saiba que  podes tudo em Cristo. É ele que te fortalece. Não pode existir mais insegurança, tu estás ancorado em Cristo. Ele é a nossa segurança. Tu és uma pessoa bem sucedida, porque crês, tu foste capacitado por Deus, tu és importante. Estas verdades são libertadoras. Saia nesta hora toda a dor, toda ferida, todo o machucado, toda a doença, já foi removida por Cristo na cruz do calvário.

Romanos 15:13 “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.”

Gozo e paz no crer. Amados, temos gozo e paz no crer e acreditar na graça de Deus. Dá um gozo tremendo isto que o Apóstolo está ensinando. E o que Isaías 65:17 diz? “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.”

Então, conflitos, iras, discórdias, enfermidades, hoje, todas cairão nesta igreja. Memórias esquecidas, feridas. Amados, aquelas vidas angustiadas, a bíblia diz que nós temos outro nome, agora, nós somos saudáveis, aceitos, valorizados, amados, perdoados. Tu podes tudo! É Deus que te fortalece. Começa a sonhar. Há um gigante dentro de ti que tem que ser despertado, nesta manhã. Acredita em Deus e acredite em ti. Tu tens um potencial grande. Deus te ama. Tu podes tudo. É Deus que está dizendo! Tu tens que crer. Tu tens, aqui, nesta igreja, uma grande família que vai te cuidar, te ajudar sempre, porque és a pessoa mais importante do mundo. Não dês ouvidos ao mundo, não dê ouvidos à lei, tu estás ouvindo a graça de Deus.

Então, eu termino dizendo, da parte do Senhor, repetindo da parte de Deus: Tu foste aceito. Diz Eu sou aceito.És valorizado. Diz: Eu sou valorizado, amado, perdoado e capacitado. Diz: eu sou o que a bíblia diz que eu sou. Agora, curva a sua cabeça.

Senhor Jesus Cristo, esta semente que foi semeada já germinou a cura divina, já germinou o milagre, uma nova atitude de vida. A graça de Deus está, agora, manifestando o que Deus já materializou na cruz do calvário. Lá, estava a doença, a enfermidade, a rejeição, as memórias feridas, a depressão, a angústia, a desvalorização, a incapacidade de amar, a incapacidade de perdoar. Tudo isso já ficou para trás. Agora, recebemos o milagre da manifestação daquilo que tu disseste: Está consumado em nome de Jesus. Diz: Está consumado em nome de Jesus.

Amém! Graças a Deus! Ao Senhor, toda a glória. E ao seu nome, toda a glória.

Que os anjos de Deus recebam ordens para ministrarem em nosso favor, e nos guardarem em todos os nossos caminhos e que esta graça, a paz, a misericórdia, o amor e as doces consolações do espírito estejam com todos, agora e para sempre. E aqueles, que pela graça foram curados, digam Amém!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE