Nós estamos dando continuidade ao tema Revelações da Verdade. Hoje,nós vamos aprofundar o nosso conhecimento, lembrando as palavras do apóstolo são Pedro que diz: 1 Pedro 3:21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo; Que esta palavra abençoe todos os corações.
Oremos ao Pai!
Pai amado e bendito, chegamos ao momento, ao clímax, da nossa reunião. Somos um povo apascentado, cuidado, amado. Somos um povo escolhido, selecionado, no meio deste mundo perverso, corrupto. Há um povo que se dobra que levanta a mão. Há um povo que glorifica,que exalta, que bendiz, que reconhece no senhorio de Cristo, a razão da sua vida. Por isso pai, nesta hora, a tua noiva aqui reunida. Aqueles que nos assistem pela internet e aqueles milhares de milhares à volta do mundo que assistem por satélite, pela TBN, pela Mana Sat, pela Ktv, esse é o esforço da tua igreja para levarmos Cristo às nações. Por isso pai com ações de graças recebemos esta palavra, de fé em nome de Jesus. E o povo do Senhor diga: Amém.
Meus amados filhinhos na fé, meus queridos. Aqueles que têm o selo de Cristo nas suas frontes. Aqueles que fazem parte do livro da vida, que têm os seus nomes inscritos, não escritos, inscritos e que ninguém pode apagar. Amados, selo do meu apostolado, meus filhinhos na fé.
A Bíblia fala de vários tipos de consciência. Fala de uma consciência boa, de uma consciência pura, de consciência má, de consciência fraca, de consciência alheia, de consciência cauterizada e de consciência corrompida. É preciso diante da expressão consciência, que a igreja de Jesus, aprenda a desenvolver uma boa consciência. Diz em 1 Timóteo 1:5 Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. O coração só é puro, quando a consciência é boa e vice-versa.
Então quando é que a consciência, o amor é puro? Quando é que a fé é sem hipocrisia? Quando o homem e a mulher de Deus aprenderam a desenvolver uma boa consciência. Este é uma tema muito importante por que? Porque desde a nossa infância, desde os nossos primeiros dias de vida, nós vamos desenvolvendo a nossa consciência.
E dizem os meus colegas psicanalistas que é até os seis anos de idade que se forma a personalidade, a consciência da pessoa. Depois ela tem que ser desenvolvida. Portanto, o que é a consciência de uma pessoa? É o processo de pensamento que a pessoa tem, que faz a pessoa distinguir, moralmente, o que é bom do que é ruim. Faz a pessoa recomendar o que é útil e reprovar o que não é bom, o que é ruim. Esse processo de pensamento é que nos faz agir de um certo modo porque no fundo a nossa consciência, exige.
Todos nós já ouvimos a expressão: Eu vou proceder deste modo porque a minha consciência assim exige. Ou seja, a tua forma de pensar exige que tu ajas dentro deste caminho; que tomes essa atitude, que digas esta palavra, que assumas este compromisso. Portanto, se a consciência exige, nós precisamos lembrar as palavras de Pedro em 1 Pedro 2:19 porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus.
Todos nós que somos evangélicos temos uma consciência para com Deus, ou seja, nós temos uma apreensão. Nós temos um tipo de sentimento que nos faz acreditar na presença de Deus. Por causa da presença de Deus, nós temos que ter consciência boa. Tu sabes que é bom o apóstolo ensinar isto porque há consciências cheias de culpa. Há consciências cheias de acusação. Há consciências que, muitas vezes, têm desejos extremamente negativos, muitos vezes, desenvolvidos dentro de lares legalistas.
Vejamos o que diz Hebreus 9:9 É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto, Ou seja, qualquer tipo de sacrifício que eu faça, para minha consciência cristã, é ineficaz. Muitas vezes, lares cristãos desenvolvem consciências cheias de culpa.
Quantas vezes um pai evangélico, dito evangélico, que não tenha a revelação da Graça de Deus que segue o ensinamento legalista, começa a desenvolver uma consciência do diabo no seu filho. Diz:” Come senão o diabo vai te pegar. Cuidado que o diabo vai ali. Tá naquela esquina lá. Olha, você vai pro inferno. Se você não obedecer Deus tira o teu nome do livro da vida.’
Então, essa consciência vai se tornando uma consciência cheia de culpa. As pessoas não se sentem aceitas por Deus, por causa de uma má consciência desenvolvida, às vezes, dentro de uma igreja, às vezes dentro de um lar. As pessoas não conseguem ter uma boa auto estima por causa da consciência, do pensamento que ela tem de si mesma que é zero, é pó, é gafanhoto, é terra, não vale nada porque foi-lhe desenvolvida uma consciência contrária aos preceitos da Bíblia.
Eu sei por uma experiência de 30 anos como apascentador de almas, chamado para ser apóstolo, que milhares e milhares de pessoas, neste momento, estão desviadas das igrejas, desviadas da fé porque desenvolveram uma má consciência. Desenvolveram uma consciência de culpa. ‘Eu pequei, eu mereço o inferno, o diabo tem que me levar. O diabo que te leve, dizem muitas vezes as mulheres para os maridos.’
Essa é uma consciência terrível! A pessoa fica engessada. A pessoa não consegue entender que o que está na Bíblia é para ela é seu direito porque a consciência, a sua forma de pensar, foi criada debaixo de acusação, culpa, de dedo em riste, de que o demônio, de que o diabo, de que o fim do mundo. Isto é muito mau para a vida.
Vamos lembrar como é que disse o apóstolo São Pedro …a qual, figurando o batismo,… O batismo nas águas na realidade, é uma figura. Nós não andamos por figura. O verdadeiro batismo é o espiritual. Por isso é que Jesus disse através de Paulo: Há uma só fé, há um só Senhor, um só batismo que é o espiritual.
Ele disse que essa figura do batismo, agora, nos salva porque é o batismo espiritual. …pela graça sois salvos,… Não pelo batismo. O que sela a pessoa para a redenção é o batismo no Espírito Santo, que não tem nada a ver com línguas, é o selo de Deus quando eu O confesso como Senhor. Lembra-te que Paulo disse aos Coríntos …ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor senão pelo Espírito. Então o Espírito primeiro vem e depois eu digo: Jesus é o Senhor. E Paulo escreve aos Efésios 1:13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; Fostes ungidos, fostes revestidos, fostes batizados. Este é o batismo verdadeiro. É o batismo que salva.
Ele disse que essa figura do batismo, na verdade o verdadeiro batismo é o espiritual. Diz que não remove a imundícia da carne. Nós acreditamos que somos salvos, mas a nossa carne, o nosso corpo, ainda tem uma lei do pecado. Nós temos, conforme Pedro disse: …não sendo removida a imundícia da carne… Nós, na realidade, temos um corpo com a carne que tem insuficiências. A palavra imundície da carne, significam as insuficiências, quer dizer: Por mais que eu faça coisas na carne, ela é insuficiente para quem presta culto. Então, agora, Ele diz: mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, Pedro agora, está dizendo que nós temos que desejar esta boa consciência, esta indagação é um desejo, é uma aspiração que indica, na realidade, uma pureza interna na vida do salvo.
Porque nós fomos transformados pelo Espírito Santo, segundo à imagem de Cristo, pelo Espírito. Não por cerimônias, não por batismos porque nenhuma cerimônia afeta a consciência. Eu posso fazer uma cerimônia sacrificial. Eu posso me arrastar pelo chão. Eu posso lamber o pó. Eu posso entrar nas águas, no tanque, no lago, no rio Jordão, na Barra da Tijuca. Isto não afeta a minha consciência. Eu conheço pessoas que já foram batizadas, nós temos um senhor aqui esta manhã, que já foi batizado 18 vezes antes de chegar a esta igreja. Todas as denominações onde ele chegava, dizia: eu venho da denominação tal. Não, não. Aqui não se aceita porque a consciência estava pesada de quem dizia isto: tem que batizar outra vez. Você batizou por aspersão, por imersão, no rio, no mar, na lagoa, no Guandu, fez tudo, mas a sua consciência não era boa. Ele tinha sempre uma consciência de pecado.
Porque se alguém disser a uma pessoa do nosso ministério, você tem que passar pelas águas para tirar o pecado, a boa consciência diz: ‘os meus pecados foram para a cruz do calvário.’ Portanto, não existe nenhuma cerimonia, por mais dramática que seja, por mais dolorosa que seja, que afete a nossa consciência. Pode afetar o corpo, a carne, mas a consciência não afeta. Então, Pedro disse: tu és salvo? Nós acreditamos na salvação eterna? Teu corpo tem insuficiências? Teu corpo tem carne imunda? Mas agora, o que tu deves indagar, aspirar por uma consciência boa para com Deus. Por uma atitude interna de pureza. A boa consciência deve ser desejada. Deve ser aspirada. Deve ser anelada. Deve ser buscada porque a consciência, na realidade, são as exigências morais do cristianismo.
Portanto, quando eu tenho uma boa consciência para com Deus, a minha consciência se torna aguda, pela presença do Espírito Santo. Eu sei dizer: Aqui não! Isto aqui não. Aquilo ali não. Aqui é o caminho. Aquela situação, não. Porque ela está aguda. Ela está ativa. Eu sei o que é bom o que mau, conheço as conseqüências. Eu sei os riscos porque a pessoa tem uma boa consciência.
Agora, quando esta consciência está amortecida, ela está contaminada, pela lei, pelo legalismo, pelo pecado, ela se torna uma consciência negligente, abusada. Então, amados, conforme nós vamos sendo transformados em Cristo, conforme nós vamos assumindo a nossa natureza santa, o Espírito Santo de Deus infunde em nós uma natureza moral que se chama natureza de Cristo, que gera em nós uma boa consciência.
Por isso é que o crente não fuma. Não é que nós tenhamos um versículo que diga: atos 2;15 diz não fumarás maconha. Não diz. Nós não fumamos por que? Porque nós temos consciência que ao fumar nós estamos colocando nicotina em nossos pulmões que vai gerar um câncer, um tumor. Por que não se cheira droga? Porque nós temos consciência de que droga é droga mesmo. Por que nós não temos sexo ilícito? Porque nós temos consciência de que o sexo tem que ser monogâmico, tem que ser uma só família. Homem e mulher casados no Senhor. Porque nós temos consciência das DST (doenças sexualmente transmissíveis). Então quando tu tens essa consciência desenvolvida, meu amado, não há quem te passe a perna. Não há demônio que te incuta:’demônio botou uma casca de banana e eu pisei e quando acordei estava dentro do motel.’ Não existe isto. Eu recebi uma vez, uma carta, de uma moça da igreja que foi embora e ela estava muito nervosa. ‘Pastor eu não sei como é que foi. Não sei. Eu não compreendi. Eu sei que o demônio botou uma casca de banana e quando acordei já estava lá dentro.’ Ah! É? A consciência dela não estava boa. Estava amortecida. Era uma consciência cauterizada.
A pessoa diz:’tanto me faz como tanto não me faz. Eu vou lá, faço, digo, apronto, minto roubo, destruo, acuso porque a consciência está corrompida. Agora, quando vem uma pessoa de boa consciência para com Deus, ela tem a natureza moral de Jesus dentro dela. O homem, o marido que tem boa consciência para com Deus, trata a esposa como uma rainha. A esposa que tem uma boa consciência para com Deus trata o seu marido como o seu príncipe, o rei da casa. A boa consciência diz:’eu sou uma mulher de Deus e tenho que cuidar do meu marido. Tenho que cuidar dos meus filhos, do meu lar. Eu tenho que ser da verdade. Doa a quem doer eu sou da verdade.’ Essa é a boa consciência.
Isto é muito interessante porque Paulo diz em Colossenses 3:1-2 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; ele diz que a consciência vai se tornando boa. À direita. À destra, no pleno poder e autoridade. Não é à direita da mão. Não são 3 tronos. É um trono e Ele está assentado à direita.
Ele disse busca, pensa, o que na realidade Paulo está dizendo que nós temos que alimentar a nossa consciência do novo homem criado segundo Deus. Nós somos um novo homem criado segundo Deus. Paulo disse aos Colossenses 1:27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória; se acreditares que Cristo está na tua vida, tens que ter uma boa consciência para com Deus.
Tua forma de pensar tem que ser como Cristo pensa. Tu perdoas, relevas, és elástico, és paciente, andas a segunda milha porque Cristo está em nós. Veja como é que Paulo teve que advertir os irmãos de CORÍNTIOS a respeito disto em 2 CORÍNTIOS 13:5 Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
A primeira coisa de boa consciência para com Deus, de bons pensamentos e boa natureza é reconhecer que Cristo está em mim. Se Cristo está em mim, eu não posso mais ser o Miguel Ângelo carnal. Se tens desejos, eu também tenho. Se tens impulsos, eu também tenho. Tu tens sonhos, eu também tenho. Nossa carne, disse Pedro: ‘é carne de imundície.’ Ele sabia o que a carne podia fazer. Sabia tanto, que disseram: ele estava com o Mestre. Ele disse: Eu!!!!!!! Eu não conheço o Mestre. Ah, mas quando cantar 3 vezes o galo e o galo cantou a primeira vez; a empregada disse: você andava com ele e ele disse: eu não. Eu nunca O vi. Então, ele mentiu, ele traiu. Ele disse a minha carne é de imundice.
A primeira coisa para alimentar a consciência do novo homem é dizer: Cristo está em mim. Nós vemos a conduta de uma mulher de Deus que tem boa consciência para com Deus. Um minuto falando com uma pessoa tu vês se ela é da lei ou se ela é da Graça. Se é um bom marido, se não é. Se é um bom empresário, se é verdadeiro ou se mente. Rapidamente, percebe quem é a pessoa.O fofoqueiro, em 2 minutos faz a fofoca correr.
Então, se Cristo está em nós, nós temos uma boa consciência, uma consciência limpa, pura. O que é bom, o que é agradável, o que é de boa fama, o que é puro, seja isso que ocupe os vossos pensamentos. Porque a Bíblia diz: para o puro, tudo é puro, mas para o impuro, até o que é puro se torna impuro. É verdade.
Tu podes perguntar: ‘Como eu alimento a minha boa consciência? E quando nós chegamos à igreja, trazemos uma consciência cheia de problemas, de culpas, de amarras, alguns vinham com ódios, passaram-me para trás, traíram-me, mataram, estupraram, fizeram mal, e chegaram a igreja, receberam Jesus como Senhor, e começaram a dizer : eu quero ser um cristão.
Na verdadeira acepção da palavra, a carne é imunda. Carne mente que é uma coisa. Deseja o mal que é uma coisa. Você tem que estar com a carne submetida. E ai vem a consciência. Como se alimenta a boa consciência? Primeira coisa: nós temos que crer na Palavra. Se está na Bíblia, eu creio
Então, quando tu começas a dizer estas coisas para a tua consciência, a tua consciência que esteve má ou que não era boa, estava corrompida ou quebrada, começa a se tornar uma consciência divina, sagrada, vem uma doença! Não, mas pelas chagas de Cristo eu estou sarado. Porque a minha boa consciência me faz primeiro acreditar na Bíblia e depois nos médicos. A primeira coisa é crer na Palavra.
Hebreus 10:14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. A primeira coisa que a minha consciência me diz é que eu estou perfeito. Quem tem má consciência, os legalistas, dizem: Não!!! Tem que jejuar, tem que subir no monte, tem que pagar o preço porque a sua consciência é má. Ele não acredita que Jesus, deu o sangue derramado na cruz, fez uma obra no ser holístico, no ser total. Tirou o coração de pedra e botou o coração sensível.Mudou a mente, botou a mente de Cisto. As pessoas não acreditam nisto. Elas acreditam na sua justiça própria.
Então, quando a Bíblia diz que com um único sacrifício aperfeiçoou para sempre. A minha consciência que é boa para com Deus diz: Deus diz, tem razão, é verdade, eu fico com a Bíblia, eu sou perfeito em Cristo. Ainda que na carne tenha que se submeter porque a carne peca. E deseja coisas que têm que ser submetidas.
Então, a minha consciência me diz o que? Colossenses 2:10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. Nele estais completos. Quando eu digo, nele estais completos, nada me falta, eu sou próspero, eu sou saudável, mesmo que a minha carne ainda esteja doente ou ainda não haja prosperidade, a educação da minha consciência diz: fica com a Bíblia, a Bíblia tem razão, mas tarde ou mais cedo vai se manifestar a verdade de Deus. Ponto. Eu fico com isto. É importante isto? É. 1 João 4:4 Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.
Então, como é que diz a minha boa consciência? Eu estou diante de uma situação difícil, estou diante de um ataque, estou diante de uma adversidade, quem está em mim é maior! Quem está em mim é soberano. Quem está em mim diz que quem é nascido de Deus, Deus o guarda e o maligno não lhe toca. A minha mente está educada. A minha consciência está educada, para olhar para o que a Bíblia diz e desprezar o que não está na Bíblia. Chama-se boa consciência para com Deus.
Isto é importante e eu preciso ficar 2 ou 3 cultos te revelando isto. Porque nós que viemos da igreja romana ou nós que viemos da igreja legalista tivemos muitos atritos com a minha consciência. Um dia eu me sentia no céu, outro dia eu me sentia no inferno. Um dia salvo, um dia perdia a salvação. Tudo por falta de uma boa consciência. Só tem boa consciência para com Deus quem é instruído e ensinado na Graça de Deus.Caso contrário, é consciência de acusação. Qualquer coisa, vou para o inferno. A maioria dos pregadores falam mais em diabo, inferno e pecado do que em Jesus. Porque a consciência deles está cauterizada. Então é preciso ter uma boa consciência para com Deus. E quando uma pessoa tem uma boa consciência para com Deus, sua confissão é outra confissão. É outra! Tu tens boa consciência ou não. Está na Bíblia.
A Bíblia é a verdade. Eu digo o que Deus diz. Deus diz e eu repito. Eu tenho o mesmo Espírito da fé que teve Jesus. Chama-se boa consciência. Se eu não tenho uma boa consciência, eu entro na igreja e começo: aqui roubam, aqui fazem, aqui todo mundo baila. Na igreja do Miguel Ângelo todo mundo peca. Porque essa é a consciência que está nas pessoas. Eles não conseguem entender que o crente regenerado, lavado, transformado, muda sua forma de pensar, a sua consciência, a sua conduta é a de Cristo.
Então, é na base de uma má consciência, de uma consciência fraca, cauterizada, corrompida, que muitas vezes se prega ai fora. Eu sei que alguns irmãos da igreja gostariam muito, dariam a vida para que eu andasse em todos os lugares onde todos os crentes andam, mas eu não ando. Não é que eu seja melhor que os outros, mas quando eu percebo na minha consciência evangélica, que aquele tipo de manifestação, não está de acordo com a Palavra, porque a minha consciência exige que eu tenha uma conduta conforme as coisas que eu prego.
Então eu não sou Maria vai com as outras, meus amados. Eu sou um apóstolo de um ministério, eu sou o Anjo de uma igreja e eu sei conduzir os meus passos.Se eu mesclar, misturar a minha consciência porque eu tenho que agradar os outros,Paulo disse: eu não tenho que agradar aos homens, eu tenho que agradar a Deus. Eu tenho que agradar a Deus! Liga a televisão da cidade e vê como é que às vezes um pregador com a consciência carregada de pecado, prega sermões acusadores que geram culpas que geram sentimentos negativos nas pessoas. Olha o diaaaaabo! O infeeeeeerno! A batalha do armagedon! Vão te degolarrrrr! Eis que vejo! Eis que fui! As pessoas se sentem mal porque a consciência de quem está transmitindo essas coisas, não é boa. Ele quer ver o povo de Deus no lamaçal, lambendo o pó, sendo execrado, humilhado quando a Bíblia diz que isso já passou. Poucos são os pregadores quem vêm ao público e dizem: tu és precioso. És uma pedra que vive. Foste predestinado em amor.
Vem logo a consciência carregada e diz se eu sou predestinado, então eu vou sair. No próximo samba eu estou na avenida, na mocidade independente do pastor Miguel. Porque a consciência não admite que isto aqui possa ser verdade na vida de alguém. Não admitem que nós creiamos que Deus em amor, nos predestinou, que somos a imagem do Senhor, que somos por cabeça. Não admitem isso porque a sua consciência está tão carregada de mal que quando tu chegas perto de uma pessoa e dizes abençoada, ela diz: eu não! Abençoada, eu não!Eu sou um gafanhoto, eu sou humilde, eu sou pó da terra. Ela está profanando o sangue da aliança. Dizendo Cristo, tu és mentiroso. Tu não fizeste nada na cruz. Tu não derrotaste o diabo. Tu não acabaste com as obras do diabo, temos que ser nós aqui, agora a fazer isto! Com um jejum, duas vigílias, e passar aqui, sangue no joelho porque a consciência não deixa a pessoa dizer assim: eu sou mais que vencedor. Não deixa a pessoa se sentir livre. Não deixa a pessoa dizer: eu sou próspero. Mesmo que eu ainda não veja, eu acredito na prosperidade.
Vão logo dizer: orgulhoso, soberbo, vaidoso, pedante. Há pessoas que dizem: ‘Como é que o Apóstolo Miguel Ângelo diz que uma vez salvo, salvo para sempre. Como é que pode! Eu digo assim: me mostre na Bíblia um crente que perdeu a salvação. O único que se desviou foi Judas, era filho da perdição. Ele não era filho da salvação. Ele não era ovelha que virou molusco, que virou lobo, que virou joio. Ele era joio.Foi metido lá no meio para ser joio, para ser pedra de tropeço. Uma pessoa que tem uma boa consciência não diz ‘eu passei por uma adversidade na minha primeira vida, no meu primeiro casamento, mas eu não me volto a casar porque os homens não prestam. Eu não volto a casar porque as mulheres não prestam porque eu tive uma adversidade no meu casamento.’ Não faças isto! ‘Ah! Crente é tudo igual.’ Quem diz isto é porque a consciência está lá dentro culpando a pessoa. Pisando a pessoa. Não consegue olhar para outra pessoa e dizer minha irmã, meu amado, sem logo botar ‘botucas’ para ver como é que é, como é que não é. Não consegue porque a consciência está carregada. As pessoas que não se sentem salvas, como é que podem pregar que a salvação é eterna? Mesmo que Jesus diga:das minhas mãos ninguém arrebata, eles terão a vida eterna. Mesmo que a Bíblia diga isso, muitos crentes não crêem.
E o povo fica, e agora? E se Jesus vier daqui há um ano? Como é que tu vais ficar? Tu tens 365 dias para te preparares. Mas se ele vier daqui a um mês? Tu tens 30 dias e se vier daqui a uma semana, terás sete dias, se ele vier amanhã? 24 horas, 23,22,21,10, mas se ele vier agora? Quem vai? E eles gritam muito! Quem vaaaaaaiiiiiii! E a igreja, não ninguém vai. Agora se perguntar aqui se Jesus vier em 30 minutos? Quem vai com ele para a vida eterna? Todos vão dizer: Eu! tu tens uma boa consciência para com Deus. Tu acreditas que o que Deus diz é verdade. E não adianta ficar mandando e-mail dizendo que eu é que sou falso. Falso é quem é contra a Bíblia Sagrada. Quem tem consciência pesada. Neste ministério, nós sabemos, pecou, eu não tenho nada a ver com tua vida de pecado. Deus te corrige, Deus te disciplina, Deus te açoita. E não adianta ficar orando pelo irmãozinho que Deus está corrigindo.
Porque a consciência má faz acreditar no demônio. Quem tem má consciência, acredita. Apóstolo, não me diga que o senhor nunca viu demônio? Nunca vi, nunca falei com ele, não tenho parte com ele. O meu negócio chama-se A Bíblia, Jesus e o Reino. Por isso é que em 1 Timóteo 1:5 Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. Amado, só sabe amar quem tem boa consciência. Senão a pessoa diz vou amar, vai me trair amanhã. É quem sabe é igual ao avô dele. Pode ser a avó. Diz que é sem fé, sem hipocrisia.VV. 6-7 Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola, pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações. Quem se desvia de uma boa consciência perde-se em loquacidade, coisas loucas. Milhões de crentes estão desviados por causa de uma má consciência de um pregador da lei que acusou que apontou o dedo, que ameaçou, que gritou. E a pessoa diz: quem sabe Deus está errado e este homem é que está certo.
Então, há pessoas que se perdem, se desviam. Não sabem o perigo de se entregar uma alma a uma pessoa de má consciência para pastorear. Quando a pessoa não tem boa consciência, é da lei, é acusatório, é condenatório, ela quer fazer isto na vida de todo mundo. E os testemunhos da lei são terríveis. Testemunhos de ambientes que não têm a Graça de Deus.
Há quem diga: ‘Eu vinha dirigindo o meu carro, Deus puxou o volante e eu bati contra o poste, rebentei os queixos, a coluna, o cérebro, parti não sei quantos ossos, me esmigalhei todo. Gloria a Deus que me quebrou a perna em 20 lugares, eu perdi um pedaço do cérebro, eu perdi as unhas, a cabeça, o pescoço, mas graças a Deus, Jesus fez o melhor para mim. Essa é uma má consciência.’ Eu ouvi o testemunho de dois teólogos na rádio, um dizia para o outro: amado, o irmão que é um teólogo, um profundo conhecedor das Sagradas Escrituras, me diga uma coisa: ‘Domingo, nós vamos dar pimenta do reino na igreja. Eu pergunto: Isto é bíblico? E o profundo conhecedor de teologia disse: é bíblico. Pimenta esta na Bíblia? Não pimenta não está, mas reino está, se a pimenta é do reino, é bíblico.’ Tem pimenta do reino e fita azul. Venham todos comer da pimenta do reino. Não, pimenta não está, mas reino está, se é pimenta do reino, é bíblico. E o outro dizia: Ó profundo conhecedor.’ Profundo enganador!
Então, muitas pessoas maltratam aqueles que foram comprados pelo sangue de Jesus. Só falam de diabo de demônios para amedrontar. A Bíblia diz: não sabem o que dizem. Quando a Bíblia diz em Efésios 5:27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Uma igreja gloriosa. Somos nós. Sem mácula, sem pecado, sem ruga. Quem tu? não há ruga, não há mancha, não há defeito, és santo, isto é igreja.
Eu só admito pregação que venha de uma boa consciência. eu adquiri uma boa consciência pela revelação da Graça de Deus, quando o Espírito me disse: Miguel, tu és sacerdócio santo, és nação santa, és propriedade exclusiva de Deus, és raça eleita, és amado, és ovelha, das mãos de Deus ninguém pode te arrebatar. És predestinado em amor, és renascido de uma semente incorruptível. Só assim eu comecei a adquirir uma boa consciência.
De outra forma, se a pessoa se vê conforme a consciência do seu passado, ela vai viver sempreem pecado. Eu não sou merecedor. Talvez Jesus esteja me castigando. Eu não mereço. Tu tens que te ver uma nova criatura, as coisas velhas já passaram tudo se fez novo. És precioso aos olhos de Deus. És merecedor do melhor. Tu podes tudo naquele que te fortalece. Ninguém pode te separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Das mãos de Jesus ninguém pode te arrebatar. Ninguém! Portanto, nós vamos educar a nossa consciência. Deus diz que eu sou santo, eu recebo. Eu sou santo porque a Bíblia diz que sou santo. Então quando nós educamos a nossa consciência, a velha consciência, às vezes, grita. Quando estou ensinando essas coisas à igreja, a revelação da Graça, a velha consciência vem e diz: tu és um hipócrita. Como é que tu que fumas, que bebes, que fazes ou que fazias, como é que vais dizer, agora, que és santo? Amados, a consciência velha pode nos chamar de hipócritas, mas a Bíblia diz que nós somos novos.
Pastor, mas o que é que eu faço quando estou trilhando os meus caminhos de obediência e vem a minha velha consciência tentando me atacar? A Bíblia responde em 2 CORÍNTIOS 5:16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. Toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus leva cativo todo pensamento. A Bíblia diz, eu fico com a Bíblia. Deus diz, eu recebo.
Então é pelos maus pensamentos. É pela consciência má que o diabo opera na vida de muita gente porque está aberto, está exposto. Vem acusação. Crentes que chegam a negar a Palavra porque a sua consciência sempre diz: cara o teu lugar é no inferno. Tu acabaste de perder a salvação. Deus nunca te amou. Tu pensas que Deus te amou um dia? pensas que Deus nalgum dia vai te dar riquezas? Achas que um dia vais ter uma casa própria?
Durante anos eu tentei treinar a minha boa consciência fazendo jejuns, vigílias, sacrifícios, dedicação excessiva, eu chegava à igreja às 7 da manhã e saia às 11 da noite porque a mina consciência que não era muito boa ainda, dizia: paga o preço, Miguel. Paga o preço. Eu não vi os meus filhos crescerem. Na minha consciência, eu sempre me achava carnal e pecador. Mas vem Paulo e diz: 2 CORÍNTIOS 5:16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.
Então, eu não posso olhar assim. Se me olhares segundo a carne, vais dizer: olha, o Apóstolo tem um caminhar estranho, o pé dele direito é mais para o lado porque fez cirurgia, a perna dele, por que ele usa óculos, se ele diz que cura todo mundo? Por que quando às vezes ele prega e lhe falta o ar? Por que ele precisa beber água? Os pregadores da rua não bebem água! E ai começa a carne a funcionar.
Paulo disse: a ninguém conhecemos segundo a carne. Por que? Porque a nossa carne julga, acusa, peca, a nossa carne não sabe amar, a nossa carne é de morte, a nossa carne é segundo Adão. Agora, quando eu venho a igreja, eu tenho o cuidado de não faltar aos cultos e eu sou alimentado, eu sou educado pela revelação da Graça de Deus, a má consciência, a fraca consciência, a consciência impura, dá lugar, por uma aspiração, por uma indagação, por um desejo a uma consciência boa para com Deus.
Talvez a coisa que Deus mais ame é quando um crente tem boa consciência e diz: Olha, eu acredito no que a Bíblia diz. O demônio, lá no jardim do Éden disse a Adão: Adão não acredita no que Deus diz. Ele disse o que para ti? Para não comer da árvore? Coma do fruto, não tem problema, vais ser igual a Ele. E Adão ficou entre Deus e o diabo. Entre a verdade e a mentira. Disse: com quem eu vou ficar? E o demônio disse: fica comigo.
Fica com as minhas mentiras. Fica com o meu desagravo contra Deus. E vinha uma voz da consciência, que era pura, não havia ainda pecado, dizia: Adão não tem nada a ver, tu és Adão, és sangue de Deus. Como é que estás dando ouvidos ao capeta? Tens que vir para cá. O diabo dizia: Vou te dar 30 virgens no céu. Tu morres, mas vai beber a vontade e ele vinha pra cá e Deus e a sua consciência que ainda era pura, não havia pecado até então, dizia: não Adão. Deus disse que tu vais morrer não coma.
E se Deus está mentindo, ai vinha o diabo e dizia: Deus está mentindo; Tu estás acreditando na predestinação, na segurança da salvação, não é bem assim. O Homem está dizendo. Mas se ele estiver errado? Está na Bíblia. E se a Bíblia estiver equivocada? Isso é papel. Então a pessoa fica com o diabo. Ai, a consciência pura, que não tinha pecado, dizia: não, não, não, Deus é capaz de dizer e fazer mesmo? Até que a carne, amados, que é carne de imundice disse agora é para o demônio e Deus disse: agora, tu vais morrer! Tens que trabalhar. Tens que suar, perdeste o domínio, perdeste a autoridade, perdeste a comunhão comigo, estás nu. Pois é, agora as mulheres vão ter dores de parto. Mulher tem que ser submetida ao homem e veio maldição por todo lado.
Paulo explica em Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Da consciência renovada, dos pensamentos de Deus. Pensar como a Bíblia pensa. Pensa vais experimentar o que é bom, o que é perfeito, o que é agradável diante de Deus. Se com uma boa consciência admitires finanças prósperas, elas vão chegar à tua vida. Se acreditares numa vida física saudável, saúde está sobre a tua vida. Se acreditares que a Bíblia diz que vais conquistar riquezas e isto é verdade, vais conquistar riquezas.
Tu não vais ter medo do futuro. Vais viver segundo aquilo que Deus diz. Vais ser cabeça e não cauda, estar por cima e não por baixo, ter para emprestar e não tomar emprestado. Vais dar ouvidos à voz da boa consciência, que é de Deus. Eu creio nisso e é isso que dá felicidade, que dá alegria, é isso que dá saúde, é isso que dá prosperidade. Dizer: Senhor está na Bíblia, eu creio. Tu tens razão, ainda que o médico diga, ainda que não sei quem diga, eu vou ficar com Deus.
Uma boa consciência para com Deus faz a vida ser verdadeiramente, uma vida feliz e em paz Assim seja. Assim disse o Senhor.