cropped-Logo_azul.png

A Pedidos – Uma palavra sobre Oração e Jejum

COMPARTILHE




Vamos ver como a Igreja em Graça vê a oração e o jejum.

O jejum é um rudimento da lei judaica, é um costume judaico que a igreja católica incorporou e, mais tarde, as igrejas protestantes copiaram. Na lei de Moisés a palavra “jejum” não foi mencionada, mas sim “aflição de alma”.

Viver o cristianismo é muito mais profundo do que seguir a lei judaica. Ser cristão é pautar a vida espiritual no Pacto da Graça de Deus, que possui a Palavra Predestinada de Sabedoria.

O cristão em Graça não crê no jejum da carne como fonte de poder, de aperfeiçoamento espiritual, perdão, ou comunhão com Deus.

Quando foi perguntado a Jesus por que os seus discípulos não jejuavam, ele respondeu: Lucas 5:34 “…: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? (35) Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim, jejuarão.”

O jejum era um costume judaico, usado em dias de crises e lutas, em sinal de luto ou tristeza, e para castigar a carne; mas o próprio Jesus disse que o jejum não era para os convidados às núpcias. Ele era o Noivo, e enquanto estivesse presente, não haveria necessidade de jejuar. Na Sua ausência poderiam os discípulos jejuar. Assim, Ele estava anunciando Sua morte.

No dia de Pentecostes, o Espírito Santo de Deus veio fazer morada em nós, e por isso nós estamos permanentemente com o Noivo. Não há, portanto, nenhum motivo para um cristão, que vive na Graça de Deus, jejuar. Ele possui toda a Graça e a Verdade em Cristo, que está dentro do seu coração, fazendo-o UM com Ele. Jejuar seria o mesmo que dizer que a Obra de Jesus Cristo não foi completa.

Em Lucas 4:1 “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, (2) durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome.” 

A Bíblia mostra que Jesus não jejuou para resistir ao diabo. Cristo venceu pelo Conhecimento da Palavra. Lucas 4:12 “Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor, teu Deus. (13) Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno.” 

No livro do Profeta Isaías, Deus fala do jejum que Ele quer: Isaías 58:3 “dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. (4) Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto. (5) Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao SENHOR? (6) Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? (7) Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?”

Muitas pessoas pensam que o Apóstolo Paulo jejuou por vontade própria, em busca da consagração, mas o contexto bíblico mostra que, na verdade, Ele, por estar passando por perseguições, não tinha como se alimentar. Em nenhum momento Paulo diz que jejuou para agradar a Deus ou pedir Poder. Em 2 Coríntios 6:4 “Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, (5) nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, (6) na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido,” (9)” como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; (10) entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.” Paulo fala que passando por privações e angústias não podia alimentar-se.

2 Coríntios 11:25 “fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; (26) em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; (27) em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.”

De novo, o contexto é de que o Apóstolo Paulo, que passava tantos desafios, não se alimentava. Ele não se retirava a um quarto para jejuar e aproximar-se de Deus como muitos ensinam.

O jejum, como forma de consagração ao Senhor, não é verdade bíblica, mas conceito de homens, logo não serve para nós, pois já temos o Noivo na nossa vida – somos a Sua noiva. Os judeus, porque não O recebem como Salvador, ainda jejuam.

Quanto à oração, nós, pela Graça de Deus, vivemos em oração no espírito em todo o tempo e lugar. Onde quer que estejamos, podemos estar em oração. Efésios 6:18 “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”

A nossa maneira de orar não deve ser como a da lei, mas sim uma oração alinhada com as Promessas do Novo Pacto, porque conhecemos os Desígnios, a Sabedoria, a Ciência e a Vontade de Deus.

Por nós mesmos, não sabemos orar como convém. Paulo diz em Romanos 8:26 “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.”

O Espírito Santo é o doador de todas as Dádivas de Deus para nós. A nossa vida é uma oração constante, atendendo ao que Paulo diz em 1 Tessalonicenses 5:17 “Orai sem cessar.”

O nosso estado de vida é uma constante oração em Comunhão com Deus. Desde o acordar até o deitar, estamos vivendo num pacto perfeito. Não podemos esquecer que o Espírito Santo de Deus está dentro de nós e testifica com o nosso espírito a Sua Presença. Somos templos do Espírito Santo: andando, trabalhando e cumprindo todos os nossos compromissos. Tu deves fazer da tua vida uma oração constante, pois tu és UM com o Senhor.

Coloca a tua vida nas mãos do Criador de todas as coisas, Ele deseja para ti saúde, felicidade, prosperidade, paz, alegria e vida plena, bem como toda a Revelação Espiritual a que tens direito como filho. Vive em comunhão com Ele e a tua vida será frutífera e fecunda. Deus requer do seu povo dedicação na oração. Jesus ensinou que devemos ter Comunhão com o Pai. Mateus 6:6 “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

O cristão não vê a oração como um fardo, mas ora por amor ao Pai, e Deus o recompensa por isso.

Lucas 11:1 “De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos.” Devemos ter o desejo sincero de dedicar nossa vida à oração, como fizeram os grandes homens de Deus.

A oração move o Espírito de Deus e nos ensina como fazer Sua Vontade Soberana. Lucas 11:9 “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. (10) Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.” Uma vida consagrada a Deus, em oração, é bem-sucedida e vitoriosa em tudo. 

17 Responses

  1. Eu creio que o jejum e obra da carne. Por isso, nao podemos considera-lo fonte de poder pra nada. A pessoa que tem fe em Deus e somente nele deve buscar suas fontes de poder nele. O jejum nao foi instituido pela igreja catolica, e Jesus jejuou sim, mas nao para combater o diabo.

  2. Peço que orem por mim, pelos meus pais e pelas pessoas que tenho dívidas Peço a Deus , que não permita de maneira alguma que meus pais sejam atingidos pelos meus problemas. Não acho justo que sofram.Não acho correto que passam por constrangimento por minha causa.Peço a Deus que me mostre um caminho.Tenho dívidas altíssimas e não sei para onde correr. peço que orem por mim.Agradeço!

  3. Peço oração por vitória financeira, para que o Senhor me dê vitória nesta prova.
    salvação livramento para familiares e parentes.
    vitória ministerial.
    que Deus vos abençoe.

  4. Peço oração pela minha vida financeira, sentimental e espiritual.Porque a vitória venhe do Senhor. Amém

  5. estou precisando de oração na minha vida familiar e profissional por que estou desempregado a 4 meses,creio em cristo

  6. Peço oração por mim e por minha familia, especialmente pela saude. Preciso muito da misericordia do Senhor. Por favor orem por mim. Que DEUS abençoe.

  7. orem por favor pela restauraçao do meu casamento,meu marido giuseppe solimo saiu de casa em abril,estou muito desanimada me sinto morrendo aos poucos e como as minhas oraçoe nao fossem ouvidas me ajudem em oraçao.

    1. Abençoado provavelmente vc não leu ou entendeu o texto, leia de novo e tire as suas dúvidas.
      Estaremos orando por esta vida e pela tua para que Deus te ilumine os olhos para conheceres a herança que Ele tem para tua vida por Graça.

  8. pesso oração pela minha saúde segundo médicos tenho que fazer uma cirugia mais espero em Deus receber a vitória amém.

  9. PEÇO ORAÇÃO POR MINHA FAMILIA FILHOS PROVIDÊNCIA DIVINA NA ÁREA ESPIRITUAL FINANCEIRA PAZ DENTRO DO LAR
    PORTAS ABERTAS PARA TRABALHO PEÇO ORAÇÕES POR TODA MINHA PARENTELA AGRADEÇO A TODOS QUE ORAM NESTA CAUSA
    OBRIGADO

  10. Peço as orações de todos em prol do meu filho
    Mauricio Pinheiro de Souza rebelde agressivo
    e por minha família agradeço a todos e que DEUS nosso senhor abençoe a todos
    muito obrigado

  11. PEÇO ORAÇÃO POR MEU FILHO MAURICIO PINHEIRO DE SOUZA
    QUE SE ENCONTRA DEPRESSIVO VENDO VULTOS COM INTENÇÃO DE SUICÍDIO AGRADEÇO A TODOS OBRIGADO

  12. Peço orações por uma causa muito dificil
    dificuldade financeira algo muito sério
    preciso da ajuda de todos
    agradeço e que DEUS os abençoe

  13. Welington Machado do Nascimento
    Lucinalva Barros do Nascimento
    Cristiane Yokiko Ito
    Welington Machado do Nascimento Junior
    Washington machado do Nascimento
    Natália Barros do Nascimento
    Cleiton Hiroshi Ito de Souza
    Roberto Ywao Ito
    Ricardo M. Ito

    Oração em nome de Jesus, seja feita a vontade de Deus. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE