Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
cropped-Logo_azul.png

Reaviva o dom que há em ti

COMPARTILHE

2ª Timóteo 1: 6 a 8“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,”Que esta palavra abençoe todos os corações.

Vamos orar ao Pai!

Senhor Jesus Cristo, como é bom convivermos numa comunidade onde as pessoas são dádivas de Deus umas com as outras. Como é bom convivermos numa comunidade de gente convertida, gente que ouviu a tua voz, gente que foi predestinada para o louvor da glória de Deus, pessoas que o Senhor criou em espírito, desde antes da fundação do mundo e colocou esta certeza no ventre de uma mulher, para que ao nascermos, nascêssemos ovelhas de Jesus. Então, Senhor, fala-nos, nestes dias de fé, através da palavra e que esta palavra venha como uma semente que vai cair em terra boa e vai produzir frutos a trinta, a sessenta e cem por um da semente. Recebemos com alegria a palavra, em nome de Jesus. E que o nosso coração ferva por esta palavra calorosa e ardente. E o povo de Deus diga, Amém!

Meus filhinhos na fé, povo do Senhor, noiva de Cristo, rebanho do Senhor Jesus, família de Deus, edifício bem ajustado, noiva, selo do meu apostolado!

Há momentos na vida de um homem de Deus e de uma mulher de Deus que preocupam demais! Eu penso que é exatamente, nos momentos, quando passa pela nossa mente que Deus não está interessado em nós, que Deus nos abandonou. Tu sabes que é muito difícil saber esperar em Deus quando as coisas estão além do nosso controle, além da nossa capacidade! Tu sabes que quando estás esperando uma reposta de oração e passa um mês, passam seis meses e passa um ano, a sensação de abandono e de preocupação é muito grande. Já foste ao médico, o diagnóstico foi dado, é um problema grave, tu começas a orar e aguarda esta resposta a respeito de um milagre e esse milagre não chega! Quando precisas que uma situação mude e parece que o tempo está sendo teu inimigo. Quando as coisas estão, totalmente, fora de controle e precisamos de uma resposta, nós nos sentimos muito preocupados e quem sabe abandonados, porque achamos que  Deus não atende logo.

O que fazer nestas situações?

Vejamos como o sábio Salomão fala, no Livro de Eclesiastes 3:11, o Livro do Pregador! Ele ensina o povo de Deus a respeito desta situação. Ele diz: “Tudo fez Deus formoso (correto)no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.”

Então o sábio estava dizendo: Olha, Deus sempre faz tudo no tempo preciso e certo, o que é difícil é entender os momentos de espera. O que nós precisamos é de fé, de mover a nossa fé, de acreditar, de esperar o tempo de Deus nas nossas vidas, ainda que estejas esperando uma resposta de uma oração, ainda que estejas aguardando uma resposta de um milagre, de uma situação que tem que mudar, de um alvo que tens que alcançar, mas como Deus fez todas as coisas no devido tempo, eu acredito que estar na sala de espera de Deus é um dos grandes motivos da fé. Eu, pessoalmente, Miguel Ângelo – Apóstolo da Igreja, estou, em algumas áreas da minha vida, na sala de espera. E eu vou dizer, honestamente, como o teu tutor, devo te dizer que, às vezes, também, eu sinto e penso: Será que Deus não está interessado em resolver esta situação? Será que Deus abandonou esta situação que eu pedi, que eu orei? Será que o milagre não chega?

Estar na sala de espera de Deus exige uma atitude de fé.

Nestes 50 dias de fé, tu estás aprendendo a cada dia como te manteres crendo e esperando a hora de Deus.Se há na bíblia alguém que soube esperar a hora de Deus foi Abraão, o nosso pai espiritual. A promessa que ele recebeu aos 75 anos de idade: Você vai ser o pai de muitas nações! Deus lhe disse isto aos 75 anos. Ele ficou na sala de espera. Aos 86 anos, Deus voltou a lhe dizer: Você vai ser pai de muitas nações! E nada aconteceu. E aos 99 anos, ele voltou a ouvir Deus dizer: Você vai ser pai de muitas nações! E aos 100 anos se confirmou.

O que fazer quando precisamos esperar a vontade de Deus?

A nossa vontade, às vezes, não é a vontade de Deus. Tu entendes isto? Os meus pensamentos, às vezes, não são os pensamentos de Deus. Os meus desejos, às vezes, não são os desejos de Deus.

O que fazer quando eu preciso estar na sala de espera, aguardando resposta de Deus?

Porque eu acredito que, hoje, todos nós vamos entender uma coisa muito interessante: Existem algumas fases, (deixa-me explicar isto, meu amado irmão, minha amada irmã, para entenderes das fases da fé.) É muito importante ter sciência que Deus está no controle da nossa vida, que as coisas foram feitas de modo formoso, certo. Nada pode falhar, mas estar na sala de espera de Deus, às vezes, é angustiante.

Quais são as fases da fé?

1. DEUS DÁ UM SONHO

Deus dá um alvo, Deus dá uma idéia, Deus cria em nós uma ambição. O que Deus disse a Abraão? Eu farei de ti uma grande nação! Deus lhe deu um sonho. Deus primeiro coloca o sonho: Eu coloco, no teu coração, um sonho  para construir uma casa de três andares, eu coloco um sonho para terminares o teu curso de marketing, de direito, de engenharia, de medicina. Eu coloco um sonho para construíres uma casa para Deus.  Eu coloco um sonho…Deus primeiro coloca um sonho, uma idéia. Estes são os passos da fé.

2. DEUS MANDA QUE COMECEMOS A AGIR

Deus disse a Abraão: Abraão sai da tua casa, da tua parentela e vai para uma terra que eu lhe mostrarei. Deus disse: Comece a agir!

– Eu quero ser médico! Tenho que fazer um vestibular.

– Eu quero ser engenheiro! Eu tenho que entrar num cursinho.

– Eu quero construir uma igreja, eu tenho que me unir aos construtores, arquitetos…

Deus começa a fazer você agir: Sai da tua casa e vai! É assim!

3. ÀS VEZES, OS SONHOS PARECEM ATRASADOS

-Mas, eu tinha um sonho há algum tempo atrás!

Nada se cumpre, instantaneamente. Sabe porque, às vezes, Deus, na nossa mente, parece que está demorando? É que Deus quer que cresçamos, é que Deus quer que  amadureçamos. É preciso estar na sala de Deus para algumas circunstâncias. Às vezes, ele atende, imediatamente, mas, às vezes, ele diz: Aguarda!  E é neste “aguarda” que muita gente se despista. É nesse “aguarda” que muita gente sai da igreja. É neste “aguarda” que muita gente não compreende como Deus age e Deus tem um tempo para todas as coisas, e tudo que ele fez, ele fez formoso. Ele pôs a eternidade no nosso coração. A obra de Deus já está feita, nós, humanos, é que não compreendemos estas verdades.

4. ENQUANTO SE ESPERA, SURGEM PROBLEMAS E DIFICULDADES

Parece que tudo vai piorar! Tu recordas do sobrinho de Abraão? Começou a criar problemas no meio da viagem e Abraão disse: Faz uma coisa! Se fores para a direita, eu vou para a esquerda. Se fores para a esquerda, eu vou para a direita. Começaram a ter problemas os pastores, os gados. Quando se espera um grande milagre de Deus, uma grande porta, uma grande solução, parece que as coisas até pioram!  É uma coisa muito séria.

Eu tenho o sonho de comprar uma rádio, de comprar um rastreador de satélites, de termos um UHF de televisão,  isto tudo está no coração, na provisão de Deus, mas há momentos que parece que eu estou cada vez mais longe disto! Eu preciso entender que na mão de Deus já existe, e na hora correta vai ocorrer, não é na minha hora, é na hora de Deus! Foi assim com Abraão, parece que os problemas pioram, mas quando anjo disse a Sara, Sara já estava com 90 anos e ele disse: “Sara! Você vai ter um filho! E Sara riu. Se um anjo baixasse, aqui, agora, junto de uma irmã de 90 anos e dissesse: Você vai ter um filho, a irmã ia chorar, não ia rir, não é?  Sara riu, Abraão riu, todo mundo riu porque achavam que as coisas começavam a piorar, ela não engravidava, não havia nenhum sinal. Assim é que são as fases da fé.

5. PARECE QUE, ÀS VEZES, SIMPLESMENTE, O SONHO MORREU

Isso é coisa que o diabo adora. Que o crente diga: Não adianta pensar em ter casa própria. Não adianta fazer curso superior, são cinco anos que eu tenho que ficar lá queimando pestana. Não adianta porque eu nunca vou ser feliz, não adianta o meu marido nunca vai me amar… Parece que os sonhos morrem. É aí que muita gente desiste. Fica sem esperança. Às vezes, as pessoas desistem dos casamentos, desistem das coisas financeiras, da carreira, de amigos, porque põem-se a dizer: Por que é que aconteceu isto? Tu sabes como é que se prova que os sonhos de uma pessoa já morreram? Quando a pessoa põe-se a dizer: Eu nunca vou ser feliz! Eu nunca vou comprar a minha casa. Eu nunca vou. Quando tu começas a usar esta a palavra  nunca, nunca! Aí é  já certo que os sonhos morreram.

6. QUANDO DEUS, FINALMENTE, LIBERA

Quando Deus, finalmente, dá a resposta. É quando a situação muda. É quando tu percebes que só Deus poderia ter feito essa mudança!

Estas fases da fé, às vezes, demoram uma semana, um mês, mas, às vezes, muito mais que isto! Eu tenho casos de anos que estou esperando, mas eu sei que tudo que Deus fez, fez formoso, ao seu tempo. Os meus pensamentos não são os pensamentos de Deus. Os meus caminhos, não são os caminhos de Deus.

Todos os que estão aqui, pela internet, estão passando por algum estágio: Para alguns, Deus está dando sonhos. Outros, Deus já está dando a ação. Para outros, Deus está dizendo: Espera mais um pouco. Para outros, Deus está amadurecendo. Outros, já pensam que Deus os abandonou. Outros estão pensando que os sonhos já morreram. Outros estão naquela fase de querer desistir. Mas, hoje, chegamos ao dia, eu acredito, da resposta de Deus. Eu acredito nisto. Eu tenho casos, na minha vida, como pastor, como homem de Deus, em que eu estou em alguma destas fases. Eu tenho um sonho antigo! Há pouco veio, aqui, uma senhora falar comigo, é membro da igreja há mais de 20 anos e eu estava me lembrando que há vinte anos eu comecei a ter uma idéia de construir uma cidade espiritual, uma terra grande que tivesse desde a escola, universidade, um hospital, um cemitério para a igreja, estas coisas todas, e me parece que tudo morreu, mas não morreu porque quem me fez pensar assim não foi o meu pai, não foi o meu vizinho, foi Deus. E eu sei, meus amados, que nesta manhã, há pessoas dizendo: eu já parei até de sonhar no meu casamento refeito, já parei de sonhar. Tu estás em uma das fases! Mas, tens que acreditar que, hoje, independentemente, do estágio que  estás, lembra-te de uma coisa: Deus pode fazer tudo na tua vida, na nossa vida!

– Pastor, mas o que Deus pode fazer?

Vou te mostrar, agora Romanos 4:17 diz: “como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.”

Quem é o nosso Deus?

Em primeiro lugar – Ele vivifica coisas mortas.

-Pastor, o meu casamento morreu!

Deus vai trazer esse amor de volta!

-Os meus negócios morreram, os meus sonhos morreram!

Deus vivifica os mortos!

Em segundo lugar – Ele chama à existência coisas que não existem.

Aqui, está definido, o que é um milagre. Deus cria do nada, tudo. Deus chama à existência coisas que não existem.Em 1989/90, quando se passava na frente deste terreno, o que existia? Uma casinha, um campo de futebol e uma montanha de pedra. E Deus do nada chamou à existência esta grande comunidade. Meu amado, eu estou te dizendo isto porque é assim que se define um milagre. Quando as pessoas perguntam o que é um milagre? Tu dizes: Deus vivifica os mortos e chama à existência coisas que não existem.

-Apóstolo, eu não vejo a possibilidade de eu comprar uma casa. Não existe esta possibilidade. Possibilidade zero.

É aí que Deus entra. Quando a tua possibilidade é zero, Deus do nada, Ele chama à existência coisas que não existem.

Eu não sei quanto custaria, hoje, para construir esta catedral, este edifício, este ar-condicionado. Imagine! Uma fortuna. Qual era a fortuna que nós tínhamos no passado? Nenhuma. O dinheiro estava preso no banco, tínhamos uma carteirinha de poupança presa por um plano do Presidente. E Deus disse: Não pare! Não esmoreça! E as coisas foram, foram e em dois anos e nove meses acabamos com toda esta construção!

Ouve, olha para mim, não olhes para o Miguel Ângelo, olha para o Anjo da sua vida. Deus,do nada Deus pode fazer tudo! Deus pode chamar hoje à existência uma coisa que não existe, um milagre para o câncer, um milagre para os teus ossos, um milagre para a tua família, um milagre na tua empresa, um milagre para os teus sonhos. Deus faz do nada tudo! Ele diz que chama à existência coisas que não existem.

-A minha carreira morreu, o meu casamento, as minhas finanças, os meus sonhos!

Deus chama à existência coisas que não existem. Por quê? Porque para Deus tudo é possível!

Eu gosto de lembrar do meu passado, das coisas importantes, eu me recordo quando os médicos passavam ao lado da minha cama, torciam o nariz, franziam a testa, e dizia assim: esse aí, não tem jeito! Quantas vezes eu ouvi dizer: Vamos amputar, tem gangrena! Vai morrer! Vai subir a infecção! Eu ouvi os homens dizerem muita coisa de impossibilidade, mas eu ouvi Deus dizer: Sim! E quando Deus diz “sim” na vida de uma pessoa é ponto final: É sim! É sim!

Isto é o resultado de acreditar na fé de Jesus Cristo. O que existia, aqui? Nada! Qual é a possibilidade de comprares uma casa, um apartamento, fazer um curso superior, a viagem dos teus sonhos, colocar os teus filhos numa faculdade? Qual é a possibilidade? Zero! Então, daí, Deus chama à existência coisas. É desta forma que eu creio. É desta forma que nosso Ministério crê.

Abraão esperava contra esperança. Ou seja, possibilidade dele ser pai? Zero. Possibilidade de Sara voltar a ser frutífera? Zero. Ele estava esperando contra a esperança, mas diz a palavra: ele creu. Aqui, está o segredo! Aqui, está o teu sonho que começa, hoje, a se realizar. Esperando contra a esperança, ele creu, para vir a ser o pai de muitas nações. Foi-lhe dito! Deus disse: Você vai ser o pai de muitas nações! Eu imagino se fosse nos dias de hoje: Um velhinho com 99 anos de idade, passeando no Barra Shopping e dizendo que vai ter um filho.

-Como você se chama?

Abraão.

-Abraão quer dizer o quê?

Pai de muitas nações.

-Quantos filhos você tem?

Nenhum.

A turma deve ter olhado para ele e dito: Este velhinho é doido. Ele disse que vai ser pai de muitas nações.

Mas, Deus falou e Abraão creu. Se  te agarrares com o teu Apóstolo, a estas verdades, assim será. Quando Deus disse: Pelas chagas de Cristo estás sarado, assim será. Eu não estou te falando de pensamento positivo, o pensamento positivo é bom! É legal ter pensamento positivo quando tens o controle das coisas, mas, quando as coisas saem do teu controle podes ter o pensamento positivo que quiseres, mas não resolve. Tens que estar alicerçado naquilo que o Pai diz.

Em Romanos 4:19 e 20 “E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,”

A fé em Deus é que transforma situações que estão além do nosso controle. Existem situações na minha vida, na tua vida que estão além do nosso controle. versículo 21“estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.” Deus é poderoso para cumprir o que ele prometeu.  Se ele prometeu a tua cura,  tens que sair daqui, curado. Se ele colocou sonho de uma casa, de um negócio, de um curso, tens que sair daqui, hoje, com isto para casa. Não podes duvidar do Pai, não podes ficar só na base do pensamento positivo.

– Enquanto eu espero o que faço?

O senhor está ensinando estas fases da fé: Deus dá um sonho, manda agir, depois, parece que demora, parece que as coisas pioram, depois parece que morreram. E depois vem o milagre.

Mas, o que eu faço?

Entramos, agora, na segunda fase da mensagem. Eu peço a Deus que esta mensagem penetre em teus ouvidos espirituais e que estas leis espirituais cheguem ao teu espírito, e lá, encontrem eco, respostas para a tua vida.

-O que eu devo fazer enquanto eu estou esperando?

Em 2ª Timóteo 1:6 diz: “Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.”

Já está na tua vida. Já está. No dia da imposição de mãos, quando foste chamado ao ministério, este dom chegou à tua vida, agora, precisas reavivar. E esta palavra REAVIVAR O DOM, do original é REAVIVAR O FOGO QUE HÀ EM TI.

Meu amado! Há um fogo sagrado na tua vida. Há um fogo de fé na tua vida. É preciso reavivares. É preciso voltares a dar vida. É preciso voltares a ter esperança. É preciso voltares a ter esta certeza de novo. Porque quando as coisas parecem que vão acabar, quando os sonhos parecem que vão morrer, parece que tudo é impossibilidade! É preciso reavivar o dom, o fogo que há em nós.

Agora, tu sabes que muitos pensam que REAVIVAR é uma coisa mística, uma experiência carismática: Eu vou para o meu quarto, e eu começo a gritar, a uivar, ou então, eu começo a correr pela igreja, imitar grunhidos de animais, eu começo a tremer todo, eu corro para frente do púlpito todo trêmulo. Meus amados! Isto não é nada. Quando Paulo disse a Timóteo: Reaviva o dom, não te envergonhes do evangelho, mas reavive o dom. Paulo estava preso e ele soube que Timóteo estava debaixo de uma pressão muito grande, estava envergonhado, acovardado. Ele disse: Você tem que reavivar este dom, você tem uma fé tremenda, você tem que participar dos sofrimentos, do evangelho segundo o poder de Deus. E ele disse: Não te envergonhes! Reavive o fogo de Deus que já está na tua vida.

Quando um homem de Deus, quando uma mulher de Deus se acovarda e se esquece do dom que há nela, o fogo começa a desaparecer e a covardia aumenta.

Paulo disse quando se despediu da igreja dos Efésios;Atos 20:25 “Agora, eu sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto.”Paulo estava largando a Igreja de Éfeso, e ele diz adiante: Atos 20:27 “porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus.”

Então, a igreja, durante três anos, noite e dia, Paulo com lágrimas, mostrou os desígnios, mostrou o dom da fé, a eleição, a soberania, ele botou fogo nas pessoas.     Agora, ele faz um alerta, diz no versículo 28 “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.”

Então, Paulo diz aos Efésios: A Igreja não é de um pastor. O Espírito Santo constitui o pastor da igreja, o Bispo da igreja, mas na realidade, a Igreja é de Deus. Quem ajunta as pessoas é Deus. Ninguém, aqui, é dono de ninguém. Eu não sou dono de ti, tu não és dono de mim, nós estamos, aqui, chamados por Deus, a igreja foi comprada pelo sangue de Jesus, Deus nos constituiu Pastores e Bispos do rebanho dele. Do rebanho dele. O rebanho é de Jesus Cristo.Versículo 29 “Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, não pouparão o rebanho.” Em todas as igrejas, há lobo que satanás coloca para não poupar o rebanho, para tentar de alguma forma desestimular a fé das pessoas, para tentar tirar o brilho das pessoas, para tentar dividir as pessoas.Versículo 30“E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.”

O que o diabo faz: Ele, estrategicamente, põe pessoas dentro das igrejas, todas, para que estas pessoas falem coisas pervertidas e tentem arrastar as pessoas atrás deles. Não é a pessoa que leva as pessoas para Cristo. Eu nunca fiz isto. Eu nunca disse: Tu tens que seguir a mim, sou eu! Eu levo pessoas para seguirem a Jesus. Quem tem que me seguir é minha esposa e filhos. Mas, dentro de todos os Ministérios, há pessoas pervertidas que começam a arrastar pessoas para irem atrás deles!No versículo 32: “Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.”Paulo disse: É pela graça de Deus. A graça dá poder para te edificar.

-Quando é que eu sou edificado?

Quando eu conheço estas verdades. Quando eu sei o que está em mim. O fogo de Timóteo apagou-se.

E qual é o fogo que se apagou?

O fogo da confissão. Ele disse: O meu chefe está preso, se o chefe está preso, o que será de mim? O que vai acontecer na minha vida? E ele começou a vacilar e o fogo foi se apagando. O fogo da confissão da fé, o dom da fé que estava nele que é para ser usado na confissão, desapareceu. E Paulo estava preso e ouviu dizer: Timóteo está acovardado, está com medo! Paulo manda uma carta e diz: Timóteo, não te envergonhes, reavive, aquece, bota para fora tudo que já tens dentro de ti. Foi Deus que colocou tudo dentro de ti. Em Atos 11:17, o Senhor diz “Pois, se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus?” Deus pôs um dom em nós e este dom tem que ser avivado. Se fechares a tua boca, não acontece nada na tua vida.

Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” Nós temos um dom, o dom da fé. Esta fé que nos faz olhar as coisas assim: Não é o tempo de Deus, aguarda! Decidi! Parece que tudo morreu. Não! Não deixa os sonhos morrerem. Tens que avivar os sonhos todos os dias, porque eles são parte de uma vida incorruptível. Em 1ª Pedro 1:23 “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” A palavra é viva! Tiago 1:18 “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.”

Ele não disse: Para que fôssemos covardes, para que fôssemos amedrontados, para que nos curvássemos diante das situações.

É muito importante, que nesta caminhada da fé, nós avivemos o dom da fé, pela nossa confissão. O que eu creio, eu falo: Senhor, eu creio que pelas chagas de Cristo eu estou sarada!

Porque, às vezes, as dores vêm e parece que os sonhos foram abaixo, parece que morreram e  tens que reavivar este dom. Tu sabes que por não se avivar o dom de Deus na vida das pessoas, o evangelho tem sumido de muitos púlpitos. Quando o evangelho verdadeiro que dá herança, que edifica não está na vida do púlpito, entra o intelectualismo, entra o humanismo, entra a psicologia, entra o orientalismo, entram os Gurus, entra tudo na obra de Deus. E o que acontece com as pessoas que não reavivam o dom, não têm oportunidade de dar um grito na igreja, renovar o seu dom? Gente sem convicção bíblica, povo acovardado. Paulo disse: Aviva o dom que há em ti. Este dom já está em ti.

2ª Timóteo 2:13 “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.”Deus é fiel, ele já colocou um dom em nós.    Romanos 11:29 “porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.”

Nós já temos a plenitude de Deus em nossas vidas. Nós já temos o pacote da graça de Deus, a unção, o perdão, a autoridade, nós já temos tudo isto, mas se eu não avivar, se eu não trouxer isto na confissão, eu me acovardo.

Vejamos como o dom está em nós: 1ª João 2: 20 “E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.” Tu tens que saber isto. Diz: Eu sei que eu tenho a unção do santo. Versículo 27 “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.”

Já está na tua vida. Tu podes ter perdido, te sentindo um fracassado. Alguém que está me assistindo sente vergonha de Cristo por causa de um erro feio que teve na vida, mas, eu quero lhe dizer uma coisa: O que tu não consegues realizar com esforços humanos, o dom de Deus faz na tua vida. Isto, não é religião, isto é experiência viva com Deus.

Para se avivar este dom existem três características.

1) Poder

2) Amor

3) Moderação

2ª Timóteo 1:7: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”

O poder é o que? Que poder está na nossa vida?

É a autoridade de Deus. Tu tens que acreditar e falar nisto! Tu és uma pessoa que tem poder sobre o pecado, sobre a enfermidade, sobre as tentações, sobre o mundo, sobre o diabo.Romanos 8:31 “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

Se eu não disser estas coisas, a covardia vai tomando conta da minha vida. O dom já está na nossa vida, nós precisamos reavivá-lo. Nós precisamos dizer com a nossa boca que Deus, realmente, está no controle e tem poder, o seu Espírito está em nós, até que tu vejas o resultado de Deus na tua vida. Nós, aqui, e quase 400 que estão assistindo pela internet: Avivamos o dom! É nossa responsabilidade, por isso, que este altar ensina as pessoas a confessarem: Diz no seu lugar: Tudo posso naquele que me fortalece! Quando estás fazendo isso, estás reavivando o dom. Diz: O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir cada uma das minhas necessidades. Tu estás reavivando o dom que está na tua vida. Diz: Pela chagas de Cristo eu já fui sarado. Tu estás reavivando o dom que está em ti.

Então, amado, se não reavivares o dom da fé que é nossa responsabilidade, o espírito da covardia começa a tomar conta da tua vida. Aí, vem o medo da vida.      Por que as pessoas têm tanto medo da vida?Porque há covardia. Paulo disse: Deus não nos tem dado espírito de covardia: Timóteo, tu estás acovardado, estás paralisado. Lembra-te que  tens um dom, e precisas reavivar este dom através da confissão, porque o covarde, ele desiste facilmente da vida, desiste de todos os modos de luta.

Uma pessoa acovardada tem medo da vida. Mas, eu queria dizer que, todos nós temos uma chama de poder em nós e tu tens que crer nisto, tens que confessar, persistir até Deus liberar o que tu precisas.

-E neste caminho, neste ínterim?

Deus está fazendo a obra, amado! Não tenhas dúvida disto. Agora, não somos mais nós, éCristo em nós a esperança da glória.

-Pastor, e se eu me ponho a avivar este dom! Não é só entrar no meu quarto e gritar, é confessar os meus direitos, a minha posição espiritual, aquilo que Deus já disse que foi imputado à minha vida.  O que pode acontecer na minha vida?

Meu amado! Não há limites quando tu avivas o dom que está em mim!

Eu vou dizer uma coisa para aqueles que recebem: Tu  vais fazer grandes coisas na tua vida. Ah, vai! Porque este dom é ilimitado. Este dom é ilimitado.

Então, o Espírito que Deus nos Deus é um espírito de poder. Já está na tua vida o poder, o fogo e já está, na tua vida, garantida a vitória de Jesus.

Então, nós precisamos avivar este dom. Não te cales, não te acovardes, não busques orientação fora da bíblia sagrada. O Senhor desde o dia em que o recebemos como Senhor e Salvador, ele nos visitou, nos avivou e colocou promessas poderosas em nós. Por isso queEfésios 3:20 diz: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,”

Timóteo tinha esquecido disso. Timóteo estava acovardado. Timóteo achava que se Paulo estava preso, ele entraria no mesmo e a vida deles acabaria. Por isso, que tantos apostatam da fé.1ª Timóteo 4:1 diz assim: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,”

Quais são os espíritos enganadores e ensinos de demônios?

Todo tipo de orientação que não é bíblica. Não está na bíblia é espírito diabólico ensinando. Ensinos de demônios são ensinos que não estão de acordo com a palavra de Deus.

E o que o espírito enganador faz? Engana. Leva a pessoa a se acovardar.      Mas, graças a Deus que a nossa fé é viva. Hoje, nós podemos reavivar o dom dizendo: Somos abençoados! Somos mais do que vencedores. Estamos sentados em lugares celestiais. O espírito que opera em nossas vidas é o Espírito de poder, de amor e de moderação. Então, meu amado, eu te exorto a entrares em autoridade, reconhece o espírito que há em ti, honra o novo pacto para a glória do Senhor.2ª Coríntios 1:20 diz: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.” Quando estás reavivado nestas verdades, o sim e o amém de Deus estão na tua vida: Sim para a cura. Amém para o milagre. Sim para o projeto. Amém para os sonhos. O amor de Deus se manifesta.

Portanto, usa o Espírito de poder, pois tu já tens. O Espírito de poder já está na tua vida, agora, tem que sair pela confissão da tua boca. Reaviva este dom, não te envergonhes do evangelho, é o poder de Deus. Não te envergonhes de Jesus mesmo que passes por prova de fogo. Tu vencerá todas as provas.

Deus sempre vence! Sempre!

Um dia, Elias estava diante de 450 profetas de Baal, e havia um desafio.

Em 1ª Reis 18: 20 ao 24 diz: “Então, enviou Acabe mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo. Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém, o povo nada lhe respondeu. Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens. Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; escolham eles para si um dos novilhos e, dividindo-o em pedaços, o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo.  Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra.”

O Deus que responder com fogo, o Deus que responder com poder, é este que é Deus.Versículo 25 ao 39 “Disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós outros um dos novilhos, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome de vosso deus; e não lhe metais fogo. Tomaram o novilho que lhes fora dado, prepararam-no e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém não havia uma voz que respondesse; e, manquejando, se movimentavam ao redor do altar que tinham feito. Ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é deus; pode ser que esteja meditando, ou atendendo a necessidades, ou de viagem, ou a dormir e despertará. E eles clamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, segundo o seu costume, até derramarem sangue.  Passado o meio-dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.  Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas. Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome. Com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois, fez um rego em redor do altar tão grande como para semear duas medidas de sementes. Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, pô-lo sobre a lenha e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: Fazei-o segunda vez; e o fizeram. Disse mais: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez. De maneira que a água corria ao redor do altar; ele encheu também de água o rego. No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas.  Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles. Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!”

O Senhor é Deus! Nesta hora, o fogo de Deus está consumindo a doença, a miséria, a pobreza, os problemas, as ameaças, as adversidades. O fogo de Deus está lambendo tudo, porque, agora, tu estás reavivando o fogo que está na tua vida, o fogo de Deus está saindo pela tua confissão: Eu creio que o Senhor é Deus! Vive este dom! Aviva o dom, confessa, crê. Não deixes a tua vida acovardada! Tu nasceste para vencer! Deus já venceu por ti.

Assim seja, assim disse o Senhor! Glórias a Deus! Santo!

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE