Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
cropped-Logo_azul.png

Construindo a vida sobre fundamentos sólidos

COMPARTILHE

Construindo a vida sobre fundamentos sólidos. Este assunto é importante! O resto da tua vida pode depender deste ensino. Portanto, a bíblia diz: quem tem ouvido para ouvir, ouça o que o Espírito diz à Igreja. Diz o Salmista, no Salmos 119: 97 a 105“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; (Os inimigos são espertos, mas os mandamentos nos tornam sábios.) porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo. Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos. De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra. Não me aparto dos teus juízos, pois tu me ensinas. Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca. Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”

Que esta palavra caia, agora, como semente em terra fértil para germinar a trinta, a sessenta e a cem por um.

Oremos ao Pai:

Senhor amado, vivo e verdadeiro. A tua palavra diz: Sai o semeador pelo caminho, semeando a semente. A semente é a tua palavra. A terra é a terra do coração dos eleitos do Senhor. Então, Senhor, que esta semente produza vida, produza mudanças, produza vidas restauradas como àquela senhora que tu ouviste. Só eu ouvi e tu ouviste. E que chegou, aqui à frente e disse: Eu fui estuprada e eu tive um filho. Eu não consegui amar este filho, mas, por causa, das palavras da tua boca, hoje, eu sou uma nova mulher! É isto! É isto que é verdade! Então, Senhor! Fala aos internautas, fala aqueles que estão assistindo pelos satélites. Fala aqueles que vão ouvir por uma K7 ou por um CD. Fala, Senhor! Revela-te para a glória do Pai. E todo o povo de Deus diga: Amém! Amém!

Meus filhinhos, minha família espiritual amada, selo do meu apostolado; aqueles que têm olhos iluminados; aqueles a quem Deus já tirou os véus do coração, que se converteram e, agora,  podem ver Deus na sua plenitude, mas, também, me dirijo àqueles que começam, agora, a sua vida espiritual.

Nós temos pregado, neste mês de dezembro, sobre a necessidade de termos pessoas com quem conviver. Eu ensinei ao ministério que a igreja não é um lugar, apenas, para as pessoas irem. A igreja não é o lugar de eventos especiais: Traga um quilo de comida que vamos ter um evento! Não! à luz da bíblia sagrada, é uma família, um corpo, um edifício, é um rebanho.

Então, todos nós precisamos de princípios dentro desta família. Vocês sabem, meus filhinhos na fé, que todos nós temos uma origem, pensamos diferentes, cor diferente, culturas diferentes, status, cor diferentes. Para vivermos juntos, nós precisamos de princípios e de verdades. Em que fundamentamos as nossas vidas estão alicerçadas, em que nos alicerçamos para poder ser uma família, para poder ser aquilo que Deus preconizou: um edifício, uma família, um rebanho, um corpo.

Portanto, uma igreja com o vulto que a nossa igreja tem é constituída de fundamentos sólidos porque, senão, nos tornaríamos rebanhos dispersos. Temos que ter fundamentos sólidos. Todos nós tomando posse  desses fundamentos, desses ensinos, podemos viver como família, como rebanho, como edifício, como igreja e podemos ser sal da terra e luz do mundo.

Mas, a pergunta que começa a surgir no coração de alguns irmãos é: Onde nós vamos encontrar estes fundamentos sólidos?  Nós temos, aí, bibliotecas cheias de filosofias, gurus, ensinos… Onde eu encontro fundamentos sólidos? Paulo na sua segunda epístola, escreveu a Timóteo e no capítulo 3:16 diz: “Toda a escritura é inspirada por Deus.”

Então, Onde vamos buscar a fonte para nos fundamentar, criar alicerces na vida? Toda a escritura é inspirada por Deus.

Se procurares um livro de auto-ajuda, ele não é inspirado por Deus. Os livros da nossa igreja são inspirados por Deus, mas tem o “q” do homem. Aqui, não tem nada do homem. Aqui, é Deus puro! E diz que esta escritura é útil. Não é uma escritura para ficar numa prateleira. Ela é útil. É útil para ajudar as pessoas.

Então, quando nós dizemos: Chegamos ao momento mais importante da mensagem, vamos abrir a bíblia,  isto é útil. Isto ensina a viver. Tu não aprendes na faculdade, não aprendes na escola, não aprendes nos cursinhos. Quiçá muitos de nós, não aprendemos sequer na família. Então Paulo diz:Que é útil para o ensino; diz que esta palavra, também, repreende porque o Pai repreende;Esta palavra corrige;Esta palavra educa. Não uma educação secular, do Ministério de Educação. É uma educação na justiça, naquilo que é reto, que é justo, que é verdadeiro, que é bom.

Então, amados, é isto que nós precisamos. Fundamentos sólidos. Porque são os fundamentos que dão forças para viver de forma correta o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, quando tu olhas a palavra e esta palavra te inspira, tu passas a ser uma pessoa que vive por fé; passas a tomar decisões em cima da palavra, passas a seguir os ensinos da palavra.

Talvez, alguém me pergunte: Apóstolo! Como é que eu sei que esta palavra, aqui, é a verdade? Como eu sei que esta palavra é a verdade absoluta porque existem muitas teorias, e muitas verdades, e é claro, muitos são questionadores, a nossa sociedade vive questionando tudo, e questiona a bíblia e questiona Deus. Exatamente, como fez a serpente com Adão e Eva, no Jardim do Éden.

Então, como podemos assegurar que a bíblia é a verdade infalível? Esta palavra não falha, não pode falhar. Se falhasse, Deus não seria Deus. Se esta palavra falhasse, Deus não seria Deus.

Como podemos assegurar que a bíblia é a verdade infalível? Como eu sei, então?Existem muitas evidências, mas, pelo menos, três evidências tu tens que conhecer para saber que esta palavra é a verdade:

1ª)  Evidência histórica

As pessoas que estão, aqui, participando desses 66 livros, os lugares, a geografia bíblica provam que isto é verdade. A arqueologia também. Estas descobertas que provam, de vez enquanto descobrem, por exemplo: A casa de Davi. Prova que a casa de Davi existiu. As descobertas arqueológicas provaram que existiu a Casa de Davi, provaram a existência das Colunas de Salomão. Muitas descobertas arqueológicas. Outra coisa: Nós contamos o nosso calendário pelo nascimento de Jesus. Nós estamos no Ano de 2006, do Nascimento de Jesus: “Anno Domini” = depois que Ele nasceu (D.C.) Ano de 2006 de Jesus. Todo mundo se rege por esta verdade.

2ª)  É um Livro escrito num período de 1.500 anos, 40 autores diferentes

Reis, Sacerdotes, Profetas, Apóstolos… E sabe de uma coisa? Não existe nenhuma contradição na bíblia. São 1.500 anos, 40 autores. Quando Paulo escreveu, Moisés já tinha passado 4.000 anos. Então, não existe uma controvérsia, 1.500 anos, 40 autores. Isto não pode ser humano. Isto é Deus.

3ª)  Evidencia vidas transformadas

Nós, começando pelo Apóstolo da igreja, passando de banco em banco, chegando do outro lado do mundo pela internet, nós sabemos que a evidência de vidas transformadas por este livro é muito forte. Nós, cada um de per si, evidências pessoais. Todos nós que somos convertidos, somos convertidos por causa deste livro. Como posso usar estas verdades, que são irrefutáveis, para construir os fundamentos da minha vida, construir os alicerces da minha vida que garantam uma vida forte, uma vida positiva, uma vida próspera, saudável, uma vida com foco em Deus, uma vida com rumo e com direção? Não é um dia na beira da praia para Iemanjá, depois para Oxossi, depois para Maria, depois vão para Aparecida, depois as pessoas dizem que são católicas, mas, na sexta-feira, batem cabeça. Não! Não existe utopia: Porque eu…sabe? Um espírito… Não existe! É racional! Diz que o nosso culto é racional. A mente está ativada, eu sei tudo que estou fazendo, não há magia, não há truques. Aqui, há a palavra viva do Senhor Jesus Cristo.

Então, nós temos três evidências. Se queres saber se a vida é verdadeira, olha para ti! Tu és quem eras antes de ouvir a palavra do Senhor? Nós temos pessoas, aqui, que andaram em “barra-pesada”. Não foi dorzinha de canal de dente, não! foi “barra-pesada”. Nós temos um homem, aqui, esta manhã, que um dia chegou, aqui, abriu o paletó, tinha quatro armas e disse: Eu sou um matador profissional. Hoje, eu paro a minha vida e quero ser um homem de Deus! Não era brincadeira, não! Nós temos, aqui, pessoas que foram mães de santo, Pais de santo, espiritistas, mas por causa da palavra poderosa, maravilhosa, temperada com sal, a graça de Jesus que edifica, que levanta, que muda, que transforma, são, hoje, exemplos de Deus, nesta terra.

Vamos começar a construir a vida em Mateus 7, já que tu já tens consciência de que, aqui, está um material bom para lançar fundamentos na vida. Bom, durante 21 anos eu fui Católico, Apostólico Romano. Eu era, em síntese, um supersticioso, tinha medo de gato preto, de sexta-feira, de cinzas, de não-sei-o-quê, óleo, sal. Eu sei o que é ter medo da vida. Foi esta palavra que mudou a minha vida.

Vamos ver o que diz a palavra: Mateus 7: 24-27:  “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”

Então, nós estamos, aqui, com coisas importantes. Eu peço ao senhor e a senhora que atentem para o que o Espírito está dizendo à igreja.Existem duas formas de construir a vida:

1)Do jeito que o demônio gosta: Empurra com a barriga! Vai uma vez por semana aos cultos! Não precisa dizimar! Fogo! Pagode! Beira da praia! Tem farra no final de semana! Hoje, faz sol! Amanhã, faz chuva! Depois de amanhã… Assim, deste jeito  estás construindo a tua vida sobre a areia. Um dia o vento sopra, a chuva bate, os rios transbordam e a vida desanda. É grande a ruína. É assim que as pessoas aí fora, estão vivendo. Um dia na maconha, na cocaína, um dia na birita, no êxtase, um dia na droga, no outro injetam, um dia adulteram, um dia pulam, um dia assaltam. É ruína! Ou, tu constróis a tua vida sobre a rocha, diz a palavra do Senhor, ou grande é tua ruína. Chuva vem, ao rio enche, as águas transbordam, mas, tu não cais. É isto que é minha vida: ensinar as pessoas à não caírem, a terem uma vida bem sólida, estruturada porque chuva vem para mim, vem para ti.  Rios transbordam para todo mundo e só fica de pé quem cuidou de construir uma vida com cuidado.

Como é que se começa? A bíblia diz: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhaspalavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;” Aqui, está o segredo: Ouvir e praticar.

Note uma coisa, meu filhinho na fé! Aqui, está o segredo: Ouvir é “moleza” diz o carioca. O problema é a prática. Quando tu ouves e praticas tens um fundamento sólido. Este Livro se torna um livro de guia de vida e tu sabes como usá-lo na prática do dia-a-dia.

Então, como eu começo a entender estas verdades?

Paulo diz aos romanos, no capítulo 10: “A fé vem…” A fé não se compra, a fé não vem de herança uns para os outros. A fé vem! Tu começas a ouvir a palavra. Romanos 10:17  “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” É a pregação, somente, que traz fé, é a palavra de Cristo. Porque eu poderia trazer-lhes alguns livros de auto-ajuda, eles são bonitos, são importantes, têm muitos “gurus” nesta terra. Mas, eles não trazem fé. E sem fé é impossível agradar a Deus. É a fé que quando tu acreditas, a fé é a certeza, a fé é uma convicção, a fé faz a pessoa se atirar. A fé faz a pessoa diante do exame que diz: é câncer! Ela diz: É mentira de satanás! Eu acredito no milagre! Isto é fé! É um dom! É um carisma! É Deus agindo na vida da pessoa. Então, a fé vem pela pregação.Sempre, que eu ouço a palavra, a fé vem e eu me torno mais forte!

Noventa e cinco por cento do que se ouve, dizem as estatísticas, setenta e duas horas depois, a pessoa já esqueceu. Para mim, isto é muito depressivo porque, às vezes, eu demoro quatro, cinco horas preparando um recado. Nós estamos preparando o final do ano, eu e meu filho trocamos idéias, pensamentos, sonhos, e oramos, e ficamos de joelho, e setenta e duas horas depois, 95% de tudo o que se diz, aqui, a pessoa esquece. Por isso, você tem que ficar atento para que estes 5% fundamentem a tua vida.

Então, o que tu tens que ouvir?

1º)  A palavra de Deus.

Eu poderia passar o dia manipulando as pessoas, se fosse o meu jeito, mas não é porque eu sou temente a Deus, mas, em muitos lugares as pessoas são manipuladas, usadas e não acontece nada. Quando a chuva vem, a pessoa desaba. Quando vem o problema a pessoa se arruína. Então, primeiro eu tenho que ouvir.

2º) Eu tenho que criar o hábito de ler a palavra do Senhor.

Senhora de Deus, santa preciosa do Senhor, tu tens que ter o hábito de ler a palavra de Deus. Tens que conhecer a história bíblica de um Deus de milagres, de um Deus de compaixão, de um Deus de redenção. Tu tens que conhecer como pessoas derrotaram gigantes, venceram o fogo, fecharam a boca dos leões, como é que pessoas se tornaram fortes contra as investidas possessivas do demônio, pessoas que ressuscitaram mortos. Tu tens que conhecer na bíblia sagrada que Jesus é a pedra angular da civilização ocidental. Foi este Deus, através da bíblia, que inspirou Michelangelo, quando deitado durante meses e meses, pintou o teto da Capela Sistina, em Roma. Com os afrescos mais lindos do mundo quando ele mostrou, ali, a guerra entre o bem e o mal, Deus, o criador. O homem, o pecador. Foi Ele! Esta bíblia que inspirou Shakespeare, para fazer as peças de teatro mais bonitas. Tu tens que aprender. Há frases que estão no cotidiano popular que são frases da bíblia. Há movimentos de libertação que foram inspirados na palavra libertadora de Jesus. Então, a gente tem que gastar tempo ouvindo e lendo a palavra. Isto constrói uma vida bem sólida, porque a gente poderia ficar, aqui: Sai demônio! Entra demônio! E vai embora demônio… Mas, não acontece nada. O indivíduo não entende o que é ser um bom Pai, um bom esposo, fiel. Não conhece nada!

Vejamos o que diz o Espírito de revelação: Apocalipse 1:3 Feliz! “MAKARIOY”! “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia eguardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.” Jesus vai voltar!

Então, eu tenho que:

·         Ouvir;

·         Ler (gostar disto porque é felicidade);

·         Guardar.

Assim eu estou aprendendo a construir a minha vida espiritual. Tenho que ler, eu tenho que ouvir, e tenho que guardar. É isto que traz felicidade, é isto que traz alegria à vida.Deuteronômio 17:19, está falando da palavra: “E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir.”Todos os dias! As pessoas, às vezes, não gastam duas, três horas vendo novela? Porque não gastam tempo lendo a bíblia?

-Pastor o culto é grande, a gente entra, aqui, às nove horas, sai ao meio-dia. Três horas…

A gente gasta quatro, cinco horas no mundo aí fora, e a pessoa não se importa e por que para Deus a pessoas fica: Olha hora! Vamos embora! Acaba o culto logo! Não estou agüentando! A coisa mais importante é ler a bíblia, guardar e praticar. Tu tens que compreender o que é, e quem é o Senhor deste Livro. Lê! Conheça a bíblia! Lê sistematicamente. Começa com o Livro de Romanos, conheça as quatorze epístolas, depois as epístolas pastorais, depois você vai ler o velho testamento.Ouvir, Ler e Estudar. Ler e estudar são diferentes. Quem estuda, toma nota. Às vezes, eu vejo, muita gente com os cadernos abertos, anotando. Estão estudando. Tem gente que está trancado, como se diz no altar. Cruza a perna e cruza braço. Trancou! Querem dizer: Eu estou distante do Senhor. Nós sabemos que na leitura corporal, cruzou as pernas e os braços, trancou. Diz: isto que dizes não me importa, não me interessa! Importa é eu ir embora.

Então, quem estuda, decora, sublinha os versículos, sabe que a bíblia é santa, é sagrada! Isto não é só informação, isto é fundamento, isto é alicerce para a vida.

A bíblia:

· traz respostas às necessidades;

· ensina a tomar decisões nas horas corretas;

· ensina a esperar a hora certa; a mostrar o caminho a seguir;

· traz esperança quando tudo desvanece;

· traz segurança e força quando o mundo se volta contra você;

· ajuda a vida quebrada a se restaurar; ajuda o alcoolizado a se ver livre do álcool;

· ajuda o dependente químico a ser saudável, porque ele sabe que a bíblia é a dose mais forte.

· ajuda o confuso, o perdido,  o desesperançado a encontrar rumos.

Assim,  a bíblia ensina que as pessoas têm que se conectar ao corpo, conhecer o verdadeiro Deus, o Rei sobre toda a terra – Jesus, o Senhor da verdade. As promessas de Deus, nesta bíblia são verdadeiras, ajudam nas horas das provas e das tentações, nas tempestades, Deus gera bonança.

Romanos 15:4: “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança

Então, o que foi escrito, foi escrito para mim e para ti. E estas escrituras, quando  tens paciência de esperar a hora de Deus, geram esperança. O indivíduo pode estar com tumor, com câncer, com luta existencial: vou me matar ou não vou me matar?  Vou matar ou não vou matar? Vou cheirar, vou beber? Se a pessoa tiver paciência, as escrituras trazem esperança. Esperança nas adversidades. As escrituras abençoam a vida quando tudo a tua volta parece que vai desabar, faz conhecer a Jesus como suficiente e pessoal salvador.

A bíblia não é um livro de regras, de regulamentos, é um livro com a relação perfeita entre Deus e o homem, entre o escolhido e aquele que decide a escolha. É Ele que dá respostas às aflições.

Então:

·         Ouve

·         

·         Estuda

·         Memoriza

É muito importante quando tu começas a memorizar. Porque nós só memorizamos o que é importante para nós. As coisas que não são importantes, o cérebro apaga, bota lá pra trás, fica lá escondido no subconsciente, de vez enquanto vem, mas o que é importante, tu memorizas.

Por isso, em Provérbios 7: 1 a 3:  “Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Veja como Deus está falando: Memoriza a bíblia. Eu não tenho idéia de quantos versículos eu tenho de cor, mas eu tenho muitos versículos de cor. Eu amo a bíblia! Eu amo a palavra. Eu preciso disso para experimentar.

Salmo 119:11 diz“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.”Estão memorizadas para quando chegar o pecado, eu não peco. Nas tentações, nas decisões, na pressão da vida, ponha as verdades memorizadas na sua confissão. O diabo vem: “É nascido de Deus, Deus o guarda, e o diabo não o toca.”

Problemas  financeiros: “O meu Deus, segundo a sua riqueza e glória, já supriu todas as minhas necessidades.”

Um ataque: “Tudo posso naquele que me fortalece.”

Uma situação desesperadora: “Graças a Deus que Ele me conduz em triunfo.”

Um problema: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.”

Começa a memorizar. Cada versículo memorizado vai falar ao teu coração e tu vais responder às questões da vida, com a bíblia.

Finalmente, a bíblia diz que devemos MEDITAR na palavra.

·  MEDITAR, o que é?

É focalizar a vida na bíblia, deixar que ela se internalize. (Exige um tempinho.)

Olha, o que diz o Salmista no Salmo 1“Bem-aventurado (MAKARIO) o homem que não anda no conselho dos ímpios,…”

Ele não quer saber o que o vizinho diz, ele quer saber o que a bíblia diz.

“…não se detém no caminho dos pecadores,…”

Em caminho de pecador, eu não entro! Estou fora! Quero viver no céu! Tu tens que ter esta reação! Porque o caminho dos pecadores é o que leva o jovem ao fumo, às drogas, a desonrar os pais, que leva, às vezes, um bom chefe de família a meter os pés pelas mãos e destruir a família, leva uma mulher a desatinar a vida. Este é o caminho dos pecadores. Pecador não presta! Andai como filhos da luz, diz a palavra do Senhor!“…nem se assenta na roda dos escarnecedores.”

Escarnecedor não tem parte na minha vida! Começa a fazer piada de bíblia, de pastor, estou fora! Porque a bíblia diz para eu não me envolver e que estou fundamentando a minha vida em verdades.“…Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite…” Medita dia e noite! Está focalizado! Eu creio! Eu creio! A bíblia diz: Eu creio!

“…Nela medita de dia e de noite.”

– Quem faz isto!

”Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”

Amado, só há vida bem sucedida se fizermos tudo como a bíblia manda.

Provérbios 4:20 a 23 “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.” Conhecer a bíblia é saúde!

Versículo 23  “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Josué 1:8 diz: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”

Então, eu tenho que:

· Ouvir

· Ler

· Estudar

· Memorizar

· Meditar

· Praticar

São seis aspectos de alguém que está construindo a sua vida bem construída.

Praticar a palavra é fazer o que a bíblia diz. Está na bíblia, eu creio!

Tiago disse em Tiago 1:22“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Há muita gente que só ouve a palavra, mas não pratica:

Mulheres, sede submissas aos vossos maridos.

-Não! Mas, porque o meu marido…

-Sede submissa ao seu marido!

·         Maridos, amai as vossas mulheres.

-Mas, Apóstolo! Aquela mulher…

-Amado! Ama a tua esposa. Deus manda!

·         Não mistura lei com graça. Não mistura lei com trevas.

-Pastor! Eu quero muito me casar, mas, aqui, nesta igreja não tem homem.

-Não tem o quê?

-Eu consegui encontrar um moço maravilhoso. A vovó dele chama-se Vovó Cabinda. A mãe dele recebe um negócio à meia-noite, de sexta para sábado. Já fui duas vezes na casa dele, eu comi um sal, amarraram uma fita. Gente boa!

-Pra quem? Pro demônio?

-Não cases com quem é das trevas. Não se mistura luz com as trevas.

-Mas, Apóstolo! Ele tem um “fuscão preto”!

-Deixa o fuscão preto, anda de ônibus. Deus vai te dar um carro 2007! Não misture negócio de Deus com negócios seculares!

·         Não sejas avalista de ninguém porque  vais perder o amigo, o dinheiro e o sono.

·         Não te associes com gente que não tem temor a Deus!

Tu que me ouves em África, em Portugal, em Angola, Moçambique, França, Inglaterra. Estás ouvindo Deus falar ao teu coração? Praticar e não ouvir somente.

Muitos ouvem, mas poucos praticam. Mateus 5:19: “Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus…”

Quem violar uma vírgula da bíblia e ensinar coisas erradas aos homens será considerado mínimo no reino dos céus.

“…aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.”

Nós queremos, nesta igreja ser considerados grandes. Estamos ensinando a verdade.Romanos 16:25  “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do  mistério guardado em silêncio nos tempos eternos,”

Qual é a verdade que tem que ser ensinado à Igreja, no século XXI? Os mistérios que estiveram ocultos e que foram revelados a Paulo. Romanos 2:16 diz: “O meu evangelho…” Romanos 2:16: “no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelhoPaulo deixa claro que o evangelho que lhe foi revelado é o verdadeiro evangelho para esta dispensação da graça, o resto é lei. A lei desvanecia, a lei não serve, a lei é inútil, a lei condena, a lei mata. Nós somos considerados ministro da nova aliança, não da lei, segundo o evangelho  que foi  pregado por Paulo.

Então,o que são fundamentos bons?

Ouvimos muita gente dizer: Toda a igreja é boa! Todos os caminhos vão dar a Roma! Qualquer coisa está bom: Um dia capeta, um dia demônio, um dia pomba-gira, um dia sal. ‘Pastor, o senhor sabe como é. O negócio é esse mesmo.’ Não! Jesus vai voltar. E  eu vou te dizer uma coisa: Haverá muita surpresa. Muita gente que vive brincando com a obra de Deus. Nós temos que ter cuidado. Não gastes a tua vida com coisas que não prestam. Já perdemos vidas demais no mundo. Agora, temos que ganhar a restituição de Deus.

Paulo explicou isto, em 1ª Coríntios 3, a Igreja até então não tinha alicerces, não tinha colunas, não tinha telhado. Igreja, casa espiritual. 1ª Coríntios 3:10“Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor;…”Paulo disse: Fui eu que lancei fundamentos como prudente construtor. A igreja não tinha fundamentos. Ele, prudentemente, com cuidado segundo a revelação da graça começou a lançar fundamentos na Igreja. E ele  disse: “…e outro edifica sobre ele. Porém, cada um veja como edifica.”

Cada um veja, porém, como está edificando. Veja, lá, como estás cuidando da vida das pessoas! Eu conheço gente que praticou aberrações porque um indivíduo que se dizia pastor, despreparado disse: ‘Quantos anos você tem?  Quinze anos! Você vai casar! Deus disse que você vai casar com aquele varão da Igreja que tem 94 anos.  Deus mandou! Deus mandou!’ E a mocinha está ali, vai casar com um de 94 anos. Aceita o seu noivo? Aceito o meu bisavô como noivo.

Tem gente que destruiu a vida por causa de uma “profetada”, que é uma profecia com bofetada. Tem gente que diz: Eis que Deus m falou que você vai viajar! E aí, a pessoa vende tudo e viaja e quando chega lá, dá com “os burrinhos n’água”, não era nada de Deus. Eu conheço uma menina que destruiu a vida da família: Deus disse! Deus disse! E a família foi toda atrás e todo mundo se deu mal.

Então, Paulo disse: Veja lá como edificas! Olha o cuidado que seu Apóstolo tem com este assunto! Eu preferiria morrer se eu chegasse, aqui, como fazem muitos aí, fora: Chegou, agora, a hora da mensagem. Abra a bíblia porque Deus me disse… e com um dedo: O Senhor é o meu pastor e nada nos faltará! Adeus, amém! Venha amanhã. Deixou o dízimo. Vá embora! E o povo vai para frente, vai para trás com medo do amanhã, com medo do demônio e com medo de tudo porque não tem uma vida alicerçada.

Paulo disse: “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.”

Não pode! Ninguém pode lançar outro fundamento, só o que já foi posto. Só o que Paulo disse: O meu evangelho! Isto, aqui! A Graça de Deus! Outro não pode. Só ele. O qual é Jesus!

Paulo não andava com Jesus, não colocou a mão na cabeça de Jesus, não comeu com Jesus e não viu os milagres de Jesus, mas ele teve mais: Ele foi ao terceiro céu, e lá diz que: Um homem (não sei se no corpo ou fora do corpo) subiu ao terceiro céu e Deus lhe revelou coisas tão inefáveis que quando ele voltou, a grandeza de  revelação era tão grande que um espinho da parte de satanás entrou na carne dele. Paulo tinha uma doença nos olhos que ele via muito pouco, diz em Gálatas, que ele tinha que assinar com letras grandes e até diziam, em oração, que os irmãos estavam dispostos a dar os olhos por ele e aquele espinho estava lá. Paulo disse: sabe de uma coisa? A grandeza da revelação é tão grande que para que eu não me ensoberbeça, satanás vem com um espinho, e ele disse: Senhor! Eu já te pedi três vezes e tu disseste: Paulo! O meu poder se aperfeiçoa nesta fraqueza da tua carne. É para veres que na carne não prestas. E Paulo disse: Ah! Então, eu descobri que quando eu estou fraco, aí é que eu estou forte.

Versículo 12“Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,” aí a casa  cai e é ruína: porque é casa de madeira, palha e feno. Mas quando a casa é ouro, prata, pedras preciosas; elementos sólidos… a casa permanece firme. Aqui, tu aprendes a PREDESTINAÇÂO! A turma, da madeira, palha e feno, diz que não existe, mas, existe. Aqui, encontras a soberania de Deus, aqui conheces as duas sementes, aqui   conheces a segunda graça, aqui conheces a eleição, aqui conheces a soberania, aqui  conheces e sabes que quem te escolheu está aqui. É ouro, prata e pedras preciosas. Mas, tem gente que tu perguntas: tu conheces satanás?  Conheço umbanda, pena-verde, Zé-catacumba, Zé-pilintra… conhece tudo! E Jesus? Ah, Jesus? Jesus é o chefe, é o homem lá de cima. Nem sequer, sabe orar. As pessoas da lei: Senhor! Hum! Hum! Hum! Senhor! Hum! Hum! Senhor, tu estás, aqui, não é? E Deus diz: É, estou!  Senhor, tu estás, aqui, tu estás, ali? É eu sou onipotente, onisciente, onipresente! Senhor, tu sabes de tudo, não é? Tu estás ali, aqui e tu sabes de tudo? É a pessoa que não tem intimidade com o Pai. Ela não sabe dizer: Senhor! Se tu dizes na tua palavra, eu creio! Eu chamo à existência coisas que não existem, o véu já se rasgou! A pessoa não sabe.

Versículo 13: “manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.”Há dias na nossa vida que é fogo puro. Quem tem a vida sobre ouro, prata e pedras preciosas volta à igreja, está aqui: Eu dependo da igreja. Eu tenho que amar os meus irmãos! Eu dependo disso, aqui! E quem é madeira, palha e feno, o fogo vem e diz: está ardendo! Sai demônio da minha vida! Sai todo mundo! Não vou mais à Igreja, não dizimo mais!

É madeira palha e feno! O fogo prova. Eu sou provado há 31 anos! Todos os dias. Todo o dia, arde fogo, na minha vida.

Versículo 14 e 15: “Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.”Claro! O cristão será salvo. Quem é cristão tem que ser salvo, mas só através do fogo. Tem cristão, amado, que só vive sofrendo na obra espiritual.

Então, nós começamos, hoje, este processo de trazer-te de volta àquilo que é verdade, os princípios fortes dos fundamentos paulinos na nossa vida. Quando um empresário detém estes fundamentos, ele se torna um bom patrão, ele não explora, ele paga em dia; a dona de casa se torna uma mãe eximia, ela cuida dos filhos, ela cuida do lar, não deixa seu marido perder dinheiro. Aquele homem bom que vive no meio de uma turma perversa e que dizem: Vamos tomar umas e outras? E ele diz: Não! eu sou casado, tenho minha esposa, meus olhos são para a minha mulher. Só são para o meu marido! Na hora da tentação, ele diz: Xô, demônio! Sai da minha vida! Na hora da corrupção, ele diz: Não! Eu não entro nessa! Por quê? Porque tem madeira, palha e feno? Não! Ouro, pata e pedras preciosas! A pessoa que tem ouro, prata e pedra preciosa quando está diante de uma situação, diz: Deus! Eu fico com a bíblia! Essas trezentas pessoas que estão nos assistindo pela internet tomem a decisão! Este é o Ministério que foi levantado por Deus para uma última reforma protestante. Eu estou te ensinando a edificar a tua vida bem edificada porque um dia a chuva vai cair, um dia o vento vai soprar, um dia o rio vai tentar avançar e tu precisas ter uma vida resistente, convicções fortes, alicerces sólidos porque é assim que vive a igreja do século XXI.

Eu queria terminar e tu sabes que o TEMOR DE DEUS É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA!  Quando a pessoa teme a Deus…. todo mundo percebe. É muito fácil ver quem é temente a Deus. Um dia Jesus vai voltar!  A bíblia diz: Estarão dois em casa, um vai e um fica. Estarão dois no campo, um vai e um fica. E é verdade! A bíblia diz que Ele virá como um ladrão. Não anuncia. Vai chegar e quem for da construção sólida, vai com Ele. E quem não for, fica e não terá chance.

Eu trouxe duas animações, eu vou pedir para desligar as luzes, aqui, da frente, dos holofotes. Eu vou passar duas animações.

Primeiro a número 1:

A Igreja cheia, o pastor está pregando: Jesus vai voltar! Pode ser neste ano, pode ser neste mês, ou na próxima semana!  Ouve-se um trovão, um relâmpago! Já aconteceu o arrebatamento! A igreja ficou vazia, ela estava lotada. Sabe quem é este mocinho que ficou, aqui, de joelhos? Alguém que não acreditava em Deus, era rebelde! Olha o que a bíblia diz: Ele virá! O filho do homem virá como um relâmpago!

Mateus 24:42 “Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.

Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra.  Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor

O pregador: Jesus está voltando no próximo mês, na próxima semana…e ouve-se um relâmpago, é assim que acontecerá!  A igreja ficou vazia, alguns ficaram. Agora, não adianta chorar, este era um rebelde, não seguia a bíblia, agora, não adianta se ajoelhar. E os outros, onde estão? Foram arrebatados num abrir e fechar de olhos. Como um relâmpago!

Jesus vai voltar!

Animação nº 2:

VOCÊ ESTÁ PRONTO?

Um dia normal, um dia como outro qualquer, uma estação de trem. O marido com esposa; o pai com a filha; dois jovens na rua indo para o trabalho, um com um guarda-chuva, o outro, logo atrás, com uma mochila; duas moças esperando o trem. A menina corre para o balanço, o marido e a esposa dão as mãos. O rapaz de guarda-chuva olhando para o céu e de repente: O arrebatamento! Ficou a mochila, a menina foi arrebatada; só ficou uma moça na estação de trem; o marido e a esposa, estando dois em casa, um foi levado, o outro ficou, o esposo ficou com a aliança da esposa na mão; a mochila no chão; o Pai procura a filha, mas a filha foi. O fim está próximo.

Mateus 24:42 “Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, dois estarão no campo, um será tomadoe deixado o outroduas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.”

O marido que a esposa tantas vezes disse: Vem para a igreja, filho! O arrebatamento!

Esta é a verdade de Deus!

Então, vale a pena tu construíres a tua vida sobre valores sólidos porque disto ninguém escapará. A bíblia diz que um dia Ele vai voltar, e tu viste, lá, a igreja lotada e quando veio o arrebatamento muita gente ficou ali, olhando, tentando ajoelhar mas, já era tarde. Quem ficou não eram da salvação.

Eu queria terminar dizendo: Vale a pena gastares a tua vida, investires a tua vida nestas verdades de Deus. As verdades de Deus são proféticas, não voltam vazias e sempre, Deus tem o melhor para as nossas vidas. Eu sou testemunha disso, trinta e dois anos, quase, de fidelidade e dedicação ao reino. Curva a cabeça: Pai amado e bendito! A palavra foi pregada, a semente foi semeada.  Eu sei que nesta hora, ela já está germinando a trinta, a sessenta e a cem por um. Senhor! Gera temor no coração do teu povo. Nós não podemos aceitar qualquer escândalo, qualquer situação que entristeça o teu coração. Nós não podemos aceitar pessoas se separando, nós não podemos aceitar pessoas que continuem fumando, bebendo, não podemos aceitar nenhum tipo de posicionamento que não seja a verdade de Deus. Por isso, Pai, nesta hora, gera temor, este temor no coração para que todos saibam que um dia tu voltarás e só irá viver a vida eterna quem seguir os ensinamentos, porque quem segue os ensinamentos é ovelha e Deus, e as ovelhas ouvem a voz do Senhor e o seguem. Pai, eu recebo no meu espírito este temor de Deus para a igreja, este povo que vai fazer do domingo, o dia do Senhor, que vai se dedicar à obra de Deus com constância e perseverança e desembaraçando-se de todo pecado que tenazmente acedia. Faz de cada homem e de cada senhora, luz. Luz para a família, luz para os amigos, luz no trabalho, sal da terra para dar sabor a todos. Em nome de Jesus. E o povo de Deus diga: amém!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE