Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
cropped-Logo_azul.png

O Homem Espiritual

COMPARTILHE

O tema de hoje 頓O homem espiritual”. Diz o Apóstolo Paulo, escrevendo à Igreja de Corintos em 1ª Corintios 3:1 a 7. “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.”Que esta palavra abençoe os nossos corações.

Vamos orar ao Pai:

Senhor Jesus Cristo, a tua igreja está pronta, agora, depois do louvor para receber a semente, a semente fértil, a semente que vai cair em terra boa, terra preparada, terra adubada que é o coração do eleito de Deus. Esta semente vai germinar. Primeiro ela morrerá, depois ela germinará e aí, aparecerão os frutos, frutos de Deus, a trinta, a sessenta e a cem por um. Pai, que esta palavra, que tem desígnios proféticos se cumpra em todos nós, em nome de Jesus. E todo o povo de Deus diga: amém, amém e amém.

Meus filhinhos, selo do meu apostolado, eleitos segundo a presciência de Deus!Cada vez que eu avanço mais neste conhecimento da graça de  Deus, mais apreço, mais estima, mais amor eu tenho pela revelação. Isto começou a ocorrer a partir do ano de 1986, quando o Senhor abriu os olhos do meu entendimento para que eu pudesse compreender além das letras escritas, mas o Espírito da palavra, conforme Efésios 1:18 “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes…” Ou seja: quem não tem olhos iluminados, e esta é a ação do Espírito Santo, não sabe, e quem não sabe, desconhece e  quem não tem conhecimento é destruído. Era assim que eu vivia, mas, graças a Deus que, agora, eu vivo com a mente de Cristo, pois diz a palavra do Senhor em 1 Coríntios 2:16: “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.”

Nós, os evangélicos, os eleitos, os cristãos, os salvos temos a mente de Cristo.  A partir do momento que o Senhor abriu os olhos do meu entendimento eu comecei a pensar com a mente de Cristo, não com a mente do Miguel Ângelo, mas com a mente de Cristo, então,  eu passei a levar todo o meu pensamento cativo à obediência de Deus. Exatamente, como Paulo diz em 2 Coríntios 10:5: “e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus…” E como é que eu faço para que com  o conhecimento de Deus eu permaneça? “…e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,”

Então, o conhecimento começou a se alargar e eu passei a entender a minha posição espiritual, eu passei a conhecer as leis de imputação. Por exemplo: “Estar assentado em lugares celestiais” conforme diz Efésios 2:6 “e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;”

Então, a minha posição não foi escolhida por mim, não fui eu que iluminei os meus olhos, não fui eu quem abriu o meu cérebro e coloquei a mente de Cristo, não foi eu que me assentei, isto é obra do Espírito Santo. A partir deste momento, eu comecei a perceber uma mudança profunda em minha vida: era Cristo que já estava formado em mim. Você se lembra o que disse em Gálatas 4:19 “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;”

Qual é a missão da nossa igreja? Qual é a missão do nosso apostolado? Qual é a missão dos bispos, pastores da igreja?

É formar Cristo em cada uma das ovelhas porque a lei, os ritos, as cerimônias, as abluções, os sacrifícios, os dias de festa, as vigílias, os jejuns, tudo isso, não forma Cristo em nós, forma espíritos amedrontados, forma pessoas acovardadas, forma pessoas de cabeça baixa. Então,  é preciso que a graça forme Cristo em nós.

Existem cristãos com longo tempo de igreja que conhecem mais de demônios, de demonologia do que de Cristo. Eles não têm Cristo formado neles, eles têm o demônio formado neles. A mente deles não  é a de Cristo porque eles se sentem sempre em pecado. 1ª Pedro 2:24“carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossospecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.”

Quando eu tenho Cristo formado em mim, eu não estou morto em pecado, eu estive mortoem pecado antes de ter Jesus como meu Senhor, antes de eu o receber, antes dEle me chamar, antes dEle me atrair. Uma vez Cristo em mim, eu agora, estou morto ao pecado, ou seja, o pecado não terá domínio sobre a minha vida, sobre a tua vida. Uma vez que este perfil começa a fazer parte da nossa vida, Paulo escreve aos Romanos e diz: Romanos 6:17  “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado,”

Assim era a nossa vida outrora! Quer dizer antes de termos Jesus. Éramos escravos! Tem gente que fumava maconha, cheirava cocaína, batia na esposa, agredia o vizinho, dizia palavrão, não era justo, não era correto… este era o tempo da escravidão, mas, agora?“…contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues

Portanto, o que é que mudou a nossa vida?

Foi a forma da doutrina. A nossa doutrina da lei era uma doutrina de condenação, Paulo vem e explica uma forma de doutrina. Onde é que nós encontramos esta forma de doutrina correta para nós que somos de origem gentílica, que não somos Judeus, que não temos a ver com grande parte dos livros da bíblia? Onde encontramos esta doutrina? Na palavra de Paulo, nas quatorze epístolas paulinas. Ele disse em 1ª Coríntios 4:17 “Por esta causa, vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo Jesus, como, por toda parte, ensino em cada igreja.”

Portanto, Paulo tinha um ensino,tinha uma doutrina,tinha um caminho chamado, em Gálatas, de Evangelho da incircuncisão,que é para nós.  Tu não podes começar a fazer o que os judeus fizeram porque a bíblia diz que quem vive debaixo da lei, está debaixo de maldição.  Ele tem uma forma de doutrina, um ensino.

Em 2ª Timóteo 1:13 ele diz: “Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus.”

Então:

Ele tem uma forma de doutrina;

Ele tem  um ensino;

Ele tem um padrão. Um padrão das sãs palavras.

A palavra padrão do original,  é como se  você pusesse um carbono no papel e escrevesse em cima, o que passa  para além do carbono é, exatamente, o que está sendo escrito em cima. Por isso que Paulo disse: “Mantém o padrão das sãs palavras.” Quando Paulo diz que há um padrão, há um ensino, há um caminho, há uma doutrina que é sã, ele está, subjetivamente, falando: Cuidado! Porque tu podes estar aprendendo coisas que não sejam sãs, que não sejam boas, que não sejam saudáveis, que intoxiquem as pessoas. Eu já disse que quando a graça de Deus veio, ela desintoxica, ela despolui, ela arranca a cera dos ouvidos espirituais, ela penetra  no coração e depois sai pela boca como verdade e confissão. Portanto, é preciso seguirmos este padrão das sãs palavras.

A minha oração é que os meus lábios sejam, hoje, canal da voz de Deus para a tua vida porque eu preciso te falar coisas que estão no coração do Pai e que só um apostolado tem condições de receber. Este é o Ministério Apostólico e Profético.

Voltemos  em 1ª Coríntios 3:1, para vermos o que se passava nesta igreja. Ele disse:“Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.” Paulo escreve duas epístolas:Na primeira Epístola, na primeira viagem que ele fez aos Corintos, ele lhes  mandou esta carta dizendo: irmãos, eu não pude vos falar como espirituais.

O que se espera das pessoas que fazem parte da comunidade evangélica, cristã? É que elas sejam espirituais. É, por isso, que as pessoas dizem:Eu me decepcionei tanto com a Mariazinha dos  anzóis. Eu pensei que os crentes…! É que todos nós temos obrigação de crescer, de sermos pessoas espirituais, mas essa igreja era constituída de pessoas carnais, pessoas crianças. Paulo levantou essa igreja, levou-lhe a revelação, mas o que se passou? Na ausência de Paulo, chegaram a Jerusalém aqueles pregadores que encheram a igreja de doutrina judaizante. E como foi a reação do povo? versículo 3 “Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?”

Paulo começa a identificar o que não era espiritual. Por exemplo: Ciúmes.     Deixa eu te dizer uma coisa muito importante: Este Ministério da Graça de Deus, a Missão Apostólica da Graça de Deus – a Igreja Evangélica Cristo Vive é o único Ministério que eu conheço, com as suas extensões, onde o líder não é ídolo, onde o líder é líder. É o Apóstolo, o Profeta, o Anjo da igreja que tem que ser amado, respeitado, mas não idolatrado. Aqui, não tem um “chefe”. Aqui, não tem um “Cristo-homem”. Não! Aqui, tem um homem  de barro com a mente de Cristo.

O Apóstolo Paulo começa a dizer: Ciúmes e contendas são carnalidades. Graças a Deus que ciúmes e  contendas são expressões de quem não é espiritual.     Paulo fala, por exemplo, da divisão que havia, conforme versículo 4: “Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?”

Paulo diz: Se disseres que és de Paulo ou de Apolo,estás andando segundo os homens e não segundo Deus e, aí, não és espiritual. Bispo. Ele diz: “Eu, porém, irmãos, não vos pudefalar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.” Ele quis dizer:Vocês são carnais, vocês são crianças! Paulo estava vendo tanta carnalidade dentro da igreja!

Tu que conheces a bíblia sabes como nesta primeira Epistola, Paulo teve que se preocupar com solteiros, com divorciados, com viúvas. Ele até, se preocupou com o véu. 1ª Coríntios 11:16 “Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus sem trazer o véu?”Eles estavam vendo que na cultura grega, as mulheres tinham que usar um véu porque as mulheres que não usavam véu não mostravam a  sua submissão ao marido. E Paulo diz: Tu estás preocupado com o véu? E no versículo 16“Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costumenem as igrejas de Deus.”Eles estavam preocupados com os costumes e a tradições. Eles estavam muito preocupados com as aparências das pessoas, com o exterior da pessoa, mas na realidade eram crianças. Então, Paulo na sua primeira viagem, não pode trazer palavras de maturidade. E eu volto a dizer, meus filhinhos: Quem recebe a graça de Deus tem que sair imediatamente, da criancice. Ao sabermos o que somos em Cristo, nós abandonamos os rudimentos, temos que ter crescimento e temos que ter maturidade. Nós não podemos  ficar com o “A, E,I,O,U” da espiritualidade. Vem o próximo culto: “A,E,I,O,U”. Vem o outro culto: “A,E,I,O,U”. Não pode! Nós temos que ter conhecimento. Pedro disse: “Antes de tudo, crescei na graça e no conhecimento.”

Maturidade tem um preço. Porque quando um crente é maduro, tu vês nas atitudes de um homem e de uma mulher de Deus. Este sintoma é sinal da maturidade. Eu creio que a maturidade tem um preço porque Deus faz com que tu participes da mente de Cristo e conheças coisas que só o Espírito Santo pode revelar. Há um preço a pagar. Tem um custo. Tem um preço. Eu, para ser maduro, tive um preço. Eu tive que abandonar a religião, eu tive, e eu, quiçás,  perdi grandes amigos. Perdi pessoas que me achavam que eu era…, que eu não era…, que beijavam a gravata, a careca, isto tudo, era conversa fiada. Eu tive que perder muitas oportunidades de Congressos e Convenções, para não me misturar mais com a lei. Então, foi um preço, mas o preço maior não é humano, o preço maior é que Deus te faz pensar como Ele pensa e se tu  pensas como Deus pensa, tens que agir como Deus age. Este é o preço da maturidade. Ele vai explicar em 1ª Coríntios 2:6 a 14: “Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados…”

O experimentado não é aquele que diz: o diabo me pegou, botou uma casca de laranja e quando eu acordei… Não!  O experimentado é maduro. E ele disse: “…não, porém, a sabedoria deste século…”Este século, este mundo, este mundo judaizante, este mundo legalista tem uma  sabedoria equivocada. É uma sabedoria de condenação,  é uma sabedoria de depressão, de angústia, de mentira e que não serve,  não é padrão, não é unção, não é sã doutrina, não é ensino de Paulo. Ele diz: ““…não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério…”

Ou seja, a grande responsabilidade, o grande preço é que tu sais da sabedoria deste século, que se reduz a nada, não vale nada, para uma sabedoria que Paulo diz: é mistério, é coisa do coração de Deus,“…outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu;porque, se a tivessem conhecidojamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

Agora, vejamos o preço da maturidade: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.”Então, este é o mistério revelado: Faz-te conhecer as profundezas de Deus.

Quando João escreveu o Apocalipse, disse que havia igrejas que conheciam as profundezas de satanás. Eu já mostrei isto em outra ocasião.Paulo disse: Agora, nós conhecemos as profundezas de Deus. Amados! A maturidade é uma coisa muito importante, são as coisas do Espírito, por isso é que eu fico muito preocupado quando uma pessoa diz: Predestinação não existe! É um sinal de que a pessoa não conhece o coração de Deus. Ele conhece o  “A,E,I,O,U”: Sai capeta! Sai pomba-gira! Sai de mim! Põe, aqui! Tira lá! Mas, não conhece  as profundezas de Deus! Acha que Deus pode abandonar: O demônio me pegou e me puxou pela orelha e eu fui, eu era uma noiva toda suja, toda bêbada, embriagada, o demônio me pisou, ele me arrasou, ele… ele…!

Ele é tudo isso porque tu não conhecias as profundezas de Deus!  O Deus da bíblia, desculpe-me Pai, não é este negócio da sabedoria deste século, aí fora!

Paulo continua dizendo: “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deusnos foi dado gratuitamenteA graça de Deus! É uma sabedoria! Não é soberba, não é vaidade! É uma sabedoria! É uma revelação! É um mistério que Deus faz tu conheceres as profundezas de Deus! Tu sabes a relação entre um casal, a cumplicidade entre um marido, uma mulher, contando segredos um ao outro, que só nós podemos saber, mais ninguém. Deus! Só eu conheço, só ela conhece! Deus, se abre e se revela nas suas profundezas quando ele diz: Nunca te abandonarei! Meu amado! Não desconfies disto, por favor! Quando Ele disse:“Quem é nascido de Deus, o guarda e o maligno não lhe toca.” Não lhe toca! É a sabedoria de Deus! Não adianta pensar que toca porque não toca!

Paulo diz: “Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural (aquele que tem a sabedoria do século) não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” O homem natural não aceita!

Voltemos ao versículo 10 “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.”

Então, o que Paulo quis dizer neste versículo? Ele disse o seguinte: Você, agora, quando você conhece as profundezas do que o Espírito ensina e revela, você passa a ver as coisas como Deus vê, para você ter que agir como Deus age. Neste corpo de Adão. É verdade! Nesta carne que vai virar pó. Mas, Deus quando ilumina os olhos do coração e Ele mesmo te ensina, Ele te faz conhecer coisas tremendas e maravilhosas, profundas. É uma vida de interiorização com o Pai e tu dizes:Aba Pai! E  este “Aba Pai” te ligou  a Ele  e não há divórcio mais, amado? Quando tu sabes que és um espírito com Ele. Pedro ensinou isto  em 1ª Pedro 5:10 a 12: Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou (não foi Livre arbítrio, foi Deus quem te chamou.) à sua eterna glória, (não para o inferno) depois de terdes sofrido por um pouco…”É verdade! Todos nós sofremos  um pouco antes deste preço da maturidade. Sofremos por causa da carne, sofremos porque nós, já temos consciência de que temos uma carne imunda, mas que somos justos no Espírito. Sofremos porque ignorávamos e, porque ignorávamos, muitas vezes, passamos por problemas até chegar à revelação. Ele diz  “depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmoAqui, não tem Miguel Ângelo! O Senhor usa as minhas cordas vocais. “Não é Paulo, não é Apolo.” Aqui, é Deus puro! Aqui, são as profundezas. É o Espírito que no-lo revela. É o coração do Pai exposto. E, às vezes, vem o Pai e se expõe e, aí, vem um, desculpe-me a expressão, um sem visão da revelação e diz:  Não existe predestinação! Esse negócio que não tem livre arbítrio, e isto e aquilo e que tem e o que não tem. Irmãos! Quem tem o direito quando Deus está expondo as suas víceras à igreja? Deus está mostrando o seu coração, Deus está falando às suas entranhas, ao seu povo e alguns do seu  povo estão botando o dedo e dizendo: (Não existe predestinação! Deus não não pode predestinar uns e outros não! Tem que batizar! Tem que jejuar!) É por isso que tem um monte de gente, aí, perdida, sem saber para onde vai.

Ainda no versículo 10“depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo (Olha como Deus faz a obra!) vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém! Por meio de Silvano, que para vós outros é fiel irmão, como também o considero, vos escrevo resumidamente, exortando e testificando, de novo, que esta é a genuína graça de Deus; nela estai firmes.”

Tu tens que estar firme nela! Tu não podes, no domingo, receber a graça e depois, ligar numa estação de rádio e ouvir um debate de bate-boca, todo mundo falando mal das igrejas, atacando os pastores. É isto que é a sabedoria deste século? “depois de terdes sofrido um pouco.” Portanto, quando tu começas a te firmares, fundamentado na revelação,  passas a ser movido pelo Espírito Santo, não aceitas qualquer vento de doutrina. Efésios 4:14: “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro

Aí, está o Rio de Janeiro cheio de doutrinas, com homens astutos, cheios de artimanhas e que quando vêem Deus abrir o seu coração dizem: ‘Não pode!’ E fazem uma reunião de G12, depois fazem um cultinho de segredo, depois uma seita secreta, depois vendam os olhos, depois passam óleo no corpo, depois fazem um retorno ao útero materno. Na verdade, o povo tem sido destruído porque lhe falta o conhecimento. E as pessoas adoram essas coisas de vento de doutrina: Há um homem que põe um óleo de Jerusalém (comprado ali no botequim da esquina) e vai todo mundo beber o óleo. E tem um outro que diz que é um “Anjo do Apocalipse” capítulo 22. dão a chave da cidade, dão diploma, dão doutorados. E o povo está morrendo porque lhe falta conhecimento.

Eu vou dizer uma coisa: quanto mais eu avanço nisso, mais eu percebo o quanto Deus tem exposto o seu coração neste Ministério, quanto Deus se rasga, aqui. Toda a vez que nós pregamos, Deus abre o coração e diz: “São as profundezas do meu coração!” Mas vem a Mariazinha dos anzóis, o Zé trinca-espinha e diz: ‘Predestinação é do demônio. Deus se equivocou!’

Deus está abrindo as víceras, contando as verdades, mostrando soluções e o povo botando o dedo em Deus. Nós passamos a ser, com a revelação da graça, uma reprodução de Deus nesta terra. Paulo disse em 2ª Coríntios que Deus passa a falar por nosso intermédio: 2 Coríntios 5:20 “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio.” É como se fosse Deus a exortar por nosso intermédio. Diz mais : “Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.” Deus diz: Como se fosse o próprio Deus falando, nós somos embaixadores! O embaixador representa o seu país. Onde ele for, o país vai com ele. Quando tu fores no trabalho, no banco, na loja, no escritório,  nos amigos, na vizinhança, tu és um embaixador de Cristo. Como se Deus falasse. Quando tu  abres a boca, não és tu quem está falando, é Deus que está falando. Tu és um embaixador! Tu não és um embaixador daqueles de bate-papo nos debates, que acusam as igrejas, que despem as pessoas, publicamente. Não és para isso! O embaixador é para dizer às pessoas: Reconciliai-vos com Deus!

Então, amados, que compromisso! Que responsabilidade! Paulo estava dizendo isto porque ele viu a Igreja de Coríntos como criança. 2ª Coríntios 1:15: “Com esta confiança, resolvi ir, primeiro, encontrar-me convosco, para que tivésseis um segundo benefício;”Agora, é a segunda Epístola. Segunda viagem. Paulo disse:tu tens que ter um segundo benefício, e em outras bíblias diz uma segunda graça.A primeira graça – Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” É a nossa posição de salvos.

A segunda graça – Segundo benefício – É a segurança. São os mistérios. É o conhecimento sobrenatural. São as atitudes de fé. Mesmo que tu não vejas, mesmo que esteja relampejando, mesmo que esteja trovejando, mesmo que as ondas estejam açoitando, tu dizer: Deus está comigo! O inimigo não pode me tocar!

Eu não sei se alguém já teve a experiência de algum dia pegar um gato e jogar para cima? Alguém quando era garoto, pegou um gato e jogou para cima? Como é que o gato cai? Sempre de pé. Nós somos assim, como gatos. Podem nos jogar, a gente vai cair  sempre de pé. Nós, sempre, caímos de pé.  Eu me recordo que quando éramos garotos, agarrávamos os gatos, (não faças isto, por favor)! era o tempo da nossa ignorância, rodávamos e o gato ia, até cair, mas quando ele caía, ele caía de pé. Tu  és assim. Podem te  pegar e te jogar para cima, tu vais cair sempre de pé, como o gato. Sempre estarás erguido. Sempre, haverá dupla honra na tua vida. Não haverá vergonha na tua vida. Nós somos como gato. Podem te atacar, podem me atacar  nós vamos sempre cair de pé. O grande arquiteto do universo, tudo quanto fez, fez perfeito. 2ª Corintios 2:14 “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.”

Eu sei que há pessoas, que te fizeram como gato. Pegaram pelo rabo e jogaram a dez quilômetros de altura. E tu estás lá, “miau” “miau” e quando caíres, amado, a tua cabeça está erguida.Quando a mente de Cristo está ativada, quando tens a segunda graça, passas de criança para  adulto. Então, tudo coopera para o bem. É o gato que, sempre, cai de pé. Paulo não pode falar aos Coríntios porque eram crianças. Este é o nosso trabalho, é a nossa visão, é a nossa missão. Eu sei que, às vezes, quando tiras as coisas da lei, a pessoa grita. Eu me recordo que quando nós começamos com a revelação e eu disse: Agora, não tem mais unção com óleo, porque nós temos a unção toda do Santo.  Quando comecei a mostrar a nossa posição em Cristo, um dos pastores da igreja me procurou, à meia-noite, e disse: ‘Apóstolo, deixa pelo menos um oleozinho aos sábados! O Senhor não vem à igreja, mas deixa.’Eu disse: Não! E ele disse: Deixa o óleozinho! É como tirar a chupeta de uma criança. A criança reage, não quer perder a chupeta! Nós estamos tentando tirar a chupeta do Davizinho, e quando a minha esposa tira a chupeta, ele diz: Nãoooooo! Eu quero a minha pepetinha! Assim, reagem os crentes da lei quando alguém quer tirar-lhes a chupeta,que representa o poder  do demônio, a pomba-gira, o encosto e o inferno. Eles dizem: Nãoooooo! Eu quero a minha pepetinha! Só que nós não somos crianças para andarmos com a pepetinha e a fraldinha.

-Pastor! O que é a chupetinha?

São as obras, os sacrifícios. E há crentes que quando tiram isso, choram!

Amados, a segunda graça é o poder de Deus. Vejamos o que diz em 1ª Coríntios 2:6: “Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, asabedoria deste séculoO que nós expomos, aqui, não é a sabedoria deste século. A sabedoria deste século não leva à maturidade, sua sabedoria é de condenação, de morte, deixa as pessoas vazias, apreensivas, pessoas, às vezes, cristãs mas amarguradas. Vida espiritual sem a graça é uma desgraça. Só com a sabedoria de Deus e não deste século, é que tu podes crescer e ser um cristão padrão para o mundo. A nossa igreja é cabeça, a nossa igreja é governo, a nossa igreja tem uma unção sobrenatural. A nossa igreja aperfeiçoa os santos. A nossa igreja tem palavra temperada com sal e por ser o ministério de revelação, sofre ataques. Por ser um ministério de revelação, é perseguido. Por ser um ministério de Deus, o próprio governo está dizendo que não existimos, que a missão Apostólica não existe.  versículo 7: “mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;”

Então, a segunda graça tem como objetivo: Revelar os Mistérios. Por Adão, entrou a iniqüidade e em nós, o pecado. Por Jesus, entrou o perdão e a justificação. Se eu não acreditar nisto, se eu não acreditar quando o Pai abre o coração, a ausência deste conhecimento, deixa os cristãos mal. Não desfrutam da herança, são crianças.        Então, sabemos, hoje, o que Deus sabe. Eu sei coisas, hoje, e ensino coisas neste ministério que só Deus sabia. Alguns anos atrás, eu não sabia nada. Nada! Zero! Eu sabia pregar: inferno, céu, demônio! Mas, saber os segredos, os mistérios, as profundezas, os olhos que disse Paulo: “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram…” O repouso de Deus! Isto tudo eu não sabia. Hoje eu sei, e tu sabes também. Hoje pensamos como Deus pensa.

-Pastor, mas eu estou aqui e estou com câncer.

Pensa como a mente de Cristo pensa: Câncer é mentira, pelas chagas de Cristo já foste sarado! Isto é o coração de Deus!

-Pastor, eu estou com uma crise nas minhas finanças!

O meu Deus segundo a sua riqueza em glória há de suprir cada uma das minhas necessidades.

-Mas, eu estou enfrentando uma luta!

Deus pode fazer infinitamente mais!

Então, quando tu és partícipe da sabedoria do alto, a mente de Cristo fica ativada, tu começas a viver, vitoriosamente, na provação.

-Ah! Apóstolo! Mas, a provação…

Eu vou te dizer mais um segredo. Paulo disse: Nenhuma provação vai além das nossas forças. Quando a coisa começa a esticar, esticar e tu dizes: Deus! Eu não tenho mais forças! Deus vira o jogo! Diz que não pode ir além das nossas forças. Nós estamos, aqui, com um monte de gente com lutas, é até onde tu agüentas. Quando tu dizes: daqui para a frente, só Deus! E Deus diz: então, agora, é a minha vez! É o gato, que vai cair de pé! Tudo coopera para o bem.

Portanto, a graça traz um compromisso.

Talvez alguém diga: Mas, esta coisa da graça é muito simples, eles se dizem predestinados, que não perdem a salvação, que não precisam mais jejuar. Isto é muito simples. Eu vou te dizer que  agir como Deus age e pensar como Deus pensa, não é fácil. Saber que nada pode sair errado e manter a confissão e entrar no repouso de Deus,  não é fácil. Então, na mente de Cristo não há obscuridades, não há lapsos, não há enganos. Nós ficamos conscientes destas verdades. Paulo disse: “mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;”Nós falamos a sabedoria de Deus em mistério. É a razão de ter um Ministério Apostólico. O Apostolado faz isto. É a razão do nosso ministério. É uma sabedoria sobrenatural. Ela vai trazer a luz, o que estava escondido. Nos nossos olhos não há mais trevas, não há tropeços, não há medo porque Ele diz no versículo 8: “sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória;”

Nenhum poderoso! É por isso que nós não aceitamos, por exemplo, essa coisa de cura interior. Porque é uma coisa que me preocupa na obra de Deus pois nós não aceitamos terapia de espíritos interiores, porque quando se trata de terapia interior, cura interior, tu estás tratando com o teu passado,  estás tratando com a tua carne e há pessoas que amavam o pai, a mãe, a tia, a avó e vão para uma terapia de cura interior e o terapeuta que, às vezes, não tem Jesus no coração, lhes diz: Tu és assim porque a tua mãe não te amou. És assim porque o teu pai disse…. E, aí, as pessoas  que se submeteram a tais terapias passam a ter uma diferença com o pai e com a mãe por causa desta terapia. Isto é terrível! Isto é malícia! A melhor terapia para quem tem angústia, medo, enfermidade e  amargura é se jogar em Lucas 20:36 “Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.” Esta é a melhor terapia que existe!

Meu amado,  eu magino se Jó vivesse nos dias de hoje e batesse numa igreja com sabedoria deste século e dissesse: Eu vim aqui, procurar a igreja porque eu perdi a minha família, meus filhos morreram, perdi todos os bens, todo meu gado, estou doente, perdi tudo! Eu vim, aqui, para vocês me darem uma palavra!

-O que o pastor tem a dizer?

-‘Tu tens demônio! Tens um encosto! Estás em pecado! Nós vamos ungir-te com óleo! Vem à sexta-feira, ao culto de libertação! Faz quinze dias de jejum! Vá dez noites, para o monte!’ É o que diriam a Jó.

Imaginem  uma pessoa chegar na igreja dizendo: perdi os bens, perdi o gado, perdi tudo! A primeira coisa que iria ouvir é: estás em pecado, tens demônio! Tens um encosto, o  Zé Pelintra, o Tranca Rua trancaram  tuas ruas!

Mas, Deus agiu com Jó de uma forma muito interessante. Até o capítulo 38, Deus ficou em silêncio. Jó chegou a dizer: Maldito o dia que eu nasci, porque eu não morri? E Deus ficou em silêncio! E, às vezes, o silêncio de Deus significa que Deus está virando o jogo. Até que chegou ao capítulo 38 quando Deus começou a falar  e  disse a  Jó! “Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento? Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber.”

Agora, Deus vai mostrar como é a Sua terapia: Eu vou te perguntar e tu vais  me responder:“Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?”

Então, Deus disse: Jó, tu estavas lá comigo. E agora tens  essa forma de pensar?  versículo 21“Tu o sabes, porque nesse tempo (quando eu estava fundando a terra) eras nascido e porque é grande o número dos teus dias!” Deus estava dizendo a Jó que ele já existia: Jó, tu já existias! Jó, tu já estavas comigo! Jó, isto que Eu te ensino é sabedoria das profundezas do meu coração.

Talvez, alguns dos irmãos, menos experientes na palavra, estejam, passando por dificuldades e dizem: ‘Parece que Deus está em silêncio comigo! Já se passaram 38 dias! Já se passaram dois meses! Será que Deus está aí?’

Tu sabes onde estavas antes de chegar à Igreja Cristo Vive? Tu  sabes que antes de nasceres, antes de teu pai e de tua mãe se conjugarem, tu já estavas no  meio das estrelas cantando. E Jó pensou: Alguma coisa tem que mudar na minha vida! Jô levou trinta e oito capítulos só reclamando, os amigos de Jó reclamando com ele e, finalmente, no capítulo 42 Jó se rende a todo o poder e toda a graça de Deus e diz: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra

Amado!  Pode relampejar,  pode trovejar, pode cair prego, martelo, pedra de onde vier, mas tu vais sair de cabeça erguida! Tu  nasceste para vencer! Olha, Jó! Onde  estavas? As estrelas rejubilavam, os filhos de Deus cantavam! Tu estavas lá! Tu  tens muito tempo, tu estavas no meu coração! Tu  és meu eternamente! Ele estava dizendo: Confia em mim!  A palavra diz que Jó estava orando pelos seus amigos: “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo…”

Tu recebes esta palavra? Deu-lhe o dobro de tudo! E se esse homem entra numa igreja no século 21, com os dramas que ele viveu! Meu Deus! Perdeu filhos, perdeu gados, perdeu casa, perdeu tudo! O que diriam a ele? Tem encosto! Isso é um Zé-pelintra que entrou na tua vida, é um tranca-rua! Tá frito! Esse nem sabe onde se meteu! E Deus disse: Jó! Pensa como Eu penso! Pensa como Eu penso! Pensa com olhos, com as profundezas do meu coração. E a bíblia diz: Mudou Deus, a sorte de Jó!

Deus está mudando sortes, agora! Deus está devolvendo em dobro! É que, às vezes, a gente não conhece estas verdades ou finge que não conhece, esquece. E quando vem a bomba, todo mundo diz: Deus me abandonou! O advogado! Meu Pai, o que vai dizer? Jó! Você tu sabes onde estavas? Tu  pensas o quê? Que eras um CPF? Uma carteira de identidade? Tu estavas nas minhas entranhas! Fui Eu que te criei! Quando as estrelas, os anjos, todo mundo, lá, rejubilava, lá estavas tu, lá estava Eu, lá estavam todos aqueles que viverão a eternidade. Isto não pode falhar, senão, o Sol bateria na Lua e despedaçaria tudo. Isto é perfeito! Isto é o Pai dizendo: Crê! O Pai abrindo o coração, o Pai está rasgando as suas entranhas para o povo, e é por isso que Deus durante 400 anos, do Livro de Malaquias a Mateus, Ele ficou em silêncio. Quatrocentos anos! Porque Deus fala e o povo não recebe. Mas, Deus está dizendo, esta manha, Eu estou falando sabedoria de Deus a experimentados, a pessoas que vão  dizer: Eu recebo esta palavra, eu creio, eu posso falar a língua dos anjos, eu sou filho da ressurreição, eu não morrerei nunca, eu sou um anjo! Isto são as profundezas do coração de Deus. E o que falta dizer, agora?

“Pai! Venho te dizer

Que tu és o meu lugar seguro

O motivo da minha canção

E com o meu coração

Eu quero te adorar

Exaltar o teu santo nome.

Pai, te louvo!

As palavras não podem dizer

O quanto eu te amo

E como eu preciso de ti

Só me resta dizer

Aba Pai!”

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE