Diz a Palavra de Deus em João 17:17 “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” Que essa Palavra abençoe todos os corações. Oremos ao Pai:
Senhor Jesus, é pela Tua Palavra, é pelo poder da Tua Palavra que Tu sustentas todas as coisas. Tu sempre revelaste de muitas formas. Falaste aos profetas no passado, falaste com intimidade aos patriarcas, revelaste aos reis, chamaste sacerdotes em especial para celebrarem diante de Ti. Mas, neste Novo Pacto, de melhores e superiores promessas é o próprio Cristo quem fala e sustenta o que fala, pelo poder da Palavra. Portanto Deus, revela-nos essa Palavra, que Ele venha como semente para cair no nosso coração de terra boa e comece, imediatamente, a germinar dando frutos a trinta, a sessenta e a cem por um da semente. Em Nome de Jesus, Amém!
Meus filhinhos na fé, povo de propriedade exclusiva de Deus, aqueles que o Senhor chama de raça eleita, nação santa, povo do Senhor, ovelhas de Cristo.
AS SETE MENTIRAS QUE O HOMEM ACREDITA SOBRE SI MESMO. Eu gostaria de dizer que essas mensagens te abençoarão para o resto da tua vida, para que vivas por cabeça. Porque, o que eu ensino nesta Igreja é Palavra de revelação, não é palavra adulterada, filosofia humana. É Palavra vinda do coração de Deus.
Portanto, hoje precisamos ir um pouco mais fundo neste assunto, destas mentiras que o homem acredita sobre si mesmo. Porque todos nós, um dia já fomos enganados e todos nós também já nos enganamos a nós mesmos em algum momento.
Eu queria te dizer que aquilo que nós acreditamos sobre nós mesmos determina o nosso futuro espiritual, físico, emocional e profissional. Tu sabes que há coisas que eu estou chamando de mentiras que, por vezes, o homem acredita sobre si mesmo e que destroem a vida, arrasam sonhos, acabam com ideais.
Então, essas mentiras precisam ser rechaçadas. Elas não podem fazer parte da vida daqueles que têm Jesus no coração. Então, para falar de mentiras, nós precisamos saber o que é a verdade. Então, Jesus disse em João 17:17 “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”
Então, nós temos que começar agora dizendo: O que é a verdade? Qual é a verdade? Tu sabes que verdade é a busca de todas as pessoas em todas as culturas, em todo tempo e em todo mundo. Todas as culturas, todas as religiões, todos os povos, sempre buscaram, ansiaram pela verdade.
Existe algumas perguntas sobre esse assunto que eu quero compartilhar contigo, pelo menos quatro assuntos. Porque há pessoas que dizem que verdade é apenas aquilo que resolvem acreditar. Tu sabes que há pessoas que acreditam em Saci Pererê, Papai Noel, mula sem cabeça, cristal, folha de árvore, palmeira, sol, lua, rato, vaca. Portanto, a pesquisa diz que a verdade é o que a pessoa resolve acreditar.
Outro item da pesquisa diz que verdade absoluta não existe. Outro item da pesquisa diz que verdade é uma coisa relativa porque o que é verdade, o que é certo, o que é bonito para mim, pode não ser para ti. E ainda há outro item que diz que as pessoas que acreditam em verdades absolutas são perigosas.
Então, nós precisamos dissecar esse assunto porque nós vivemos em um mundo cheio de mentiras, falsidades, inverdades, e precisamos entender porque o ser humano diz que quem acredita em verdades absolutas é perigoso.
Se eu acreditar que verdade absoluta é perigoso, então eu digo que Deus é perigoso. Porque diz no Salmo 31:5 “Nas tuas mãos, entrego o meu espírito; tu me remiste, SENHOR, Deus da verdade.” Então, em Deus não há enganos, mentiras. Deus é a verdade absoluta.
Nós temos que começar, como cristãos, a dizer, a confessar, a acreditar, a ser parte de nossa vida de que Deus é o Deus da verdade absoluta. Ora, se acreditar em verdade absoluta fosse perigoso, Jesus seria perigoso. Porque diz em João 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
Nós que nascemos de uma semente incorruptível, nós que passamos da morte para a vida, nós que temos o selo do Espírito em nosso coração, nós que fomos perdoados para sempre e lavados no Sangue de Cristo, nós acreditamos que Jesus é a verdade absoluta. Ele é o Deus de tudo. Ele não é o Deus de todos. Ele é Deus das Suas ovelhas.
Por isso, diz em João 16:13 “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” Então, se fosse verdade que a verdade absoluta é perigosa, o Espírito Santo seria perigoso.
Também, nesse sentido, toda a Bíblia seria perigosa porque diz em João 8:32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Portanto, nós, no nosso Ministério acreditamos que a Bíblia é a verdade absoluta. E que Deus, verdadeiramente, é a verdade absoluta. Sem redundâncias. Isto nós cremos na nossa Igreja e não abrimos mão.Porque a Bíblia nos manda conhecer a verdade. Se tu só acreditares na verdade, a verdade não liberta. Tu tens que ter conhecimento da verdade. João 8:32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Muita gente crê, mas não tem conhecimento. É como, por exemplo uma pessoa tomar uma injeção de penicilina na sua mão, tem uma doença que pode ser debelada com a penicilina, mas ela não sabe, não conhece o efeito da penicilina, logo, não se injeta a penicilina, porque não tem conhecimento.
A verdade que liberta é aquela verdade que tu conheces. Essa faz o homem livre. Se alguém diz que a verdade absoluta é perigosa, ela se esquece dos Dez Mandamentos como verdade absoluta.Tu recordas que os Dez Mandamentos são dez princípios de verdade absoluta. Tanto que diz em Êxodo 20:3 e 4 “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”Todos esses nãos que Deus diz do Velho Testamento – não adulterarás; não darás falso testemunho; não cobiçarás; não; não; não; não; não; não – esses nãos de Deus são verdade absoluta. Quando Deus diz que não quer imagens, não adorarás outros deuses, Ele não facilita, Ele diz que não! É Verdade Absoluta.
Portanto, no nosso Ministério, nós sabemos que, quando Deus diz não, é não! E quando Deus sim, é sim! Porque Ele é a Verdade Absoluta. Talvez tu me perguntas: Pastor, o que é para nós a Verdade Absoluta? O que é revelado pela Palavra Soberana de Deus.O Deus Todo Poderoso, que está assentado no Trono, o Deus que servimos que é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Príncipe da Paz, Majestoso, Deus de Todo Poder, Deus dos Céus e da Terra, é o Deus da Verdade que se revela nas Escrituras Sagradas. É assim que temos que crer. Não damos lugar a Satanás na nossa vida. A Bíblia é a Verdade, o resto é mentira. Portanto, meus amados, Deus, por causa desta verdade não é o mito que quer ser conhecido como uma religião pelos domingos pela manhã e de tarde. Ele não é um vovô que está sem controle nenhum sobre as coisas.
Eu acredito, a Bíblia ensina e nós acreditamos que Ele tem todo poder sobre tudo e sobre todos. E eu aqui ensino a falar e a conhecer Deus. Eu digo que Ele é Elohim, o Criador; oJeovah Jireh, o Deus Provedor; o Jeovah Shammah, o Deus que está presente; Jeovah Rapha, o Deus que cura; Jeovah Nissi, a nossa bandeira de justiça, de santidade e de verdade; Ele é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó; Ele é o Pastor das Estrelas; tem os sete mares nas mãos; é o Autor e Consumador da fé; é o Deus dos Dez Mandamentos. É a Verdade Absoluta! Sua Palavra é a Verdade Absoluta! Qualquer outra palavra é mentira e qualquer outro mensageiro é mentiroso. Agora tu vês meu amado, filhinho na fé, meu irmão em Cristo, santo de Deus, o paganismo deste mundo tem tentado impingir mentiras de que verdade absoluta não existe. Eu vou dizer ao sistema pagão: Creiam ou não creiam, esta Palavra é a verdade absoluta. Então, o que é a verdade? Uma revista americana, que tem um jornal também, fez uma pesquisa e disse que noventa por cento das pessoas do mundo mentem regularmente.
Cinqüenta por cento não acreditam que seus governantes sejam verdadeiros. Setenta e cinco por cento das pessoas mostraram que hoje há menos honestidade do que havia há dez anos. E nessa pesquisa da revista diz que todos condenam a mentira, mas noventa por cento das pessoas do mundo mentem regularmente.
Eu queria dizer que, às vezes, a verdade pode até doer; dizer a verdade a respeito de um chefe no emprego pode ser uma porta de despedida. Mas, nós temos que ser pessoas da verdade. Eu direi uma coisa: Se te seguires pela verdade, Deus te protegerá.Porque a verdade é sempre libertadora. A mentira é escravizadora, enganadora. Olha, por isso é que na minha terra, em África, tinha um ditado que diz que mentira tem perna curta. É mais fácil tu pegares alguém na mentira do que tentares pegar um coxo. O coxo bota o pé por dentro, pé por fora e tu não sabes se é estilo de andar ou vaidade. Agora, o mentiroso quando mente é apanhado.
Quantas pessoas vivem frustradas em seu casamento por não poderem dizer a verdade. Eu conheço muita gente que tem o casamento reduzido à cinzas porque não pode dizer a verdade ao marido ou à esposa.
Então, Paulo ensinou dizendo em Efésios 4:15 “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,” Nós temos que seguir a verdade em amor. Talvez tu digas que se disseres a verdade ao teu marido, ele pede divórcio; ou se tu falares a verdade a tua mulher, ela vai embora de casa. Ora, nós somos cristãos e como tal; como foi a Verdade e o conhecimento da Verdade que nos libertou; nós não podemos permitir que mentira seja parte da nossa vida.
Tu tens o direito, sim de falar ao teu esposo, teu marido, tua esposa a verdade, em amor! Não é a verdade para acusar. É a verdade em amor. Por isso diz em Êxodo 20:16 “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”Ou seja, o que Deus está dizendo nesse mandamento? Não mintas para os outros e nem mente para ti mesmo. É o que diz esse mandamento. Porque a mentira cria muitas inseguranças, frustrações, enganos, é a prova de que alguém tem ligação com o diabo.Diz isto em João 8:44 “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”
Então, se uma pessoa cristã mente, está dizendo que tem parte com Deus, mas tem parte com o demônio. Nós somos filhos de Deus e temos um chamado de falar a verdade e viver a verdade. Porque isso abençoará o teu casamento, o teu trabalho, a tua família, os teus amigos, removerá toda insegurança nas tuas relações.
Quando tu lidas com uma pessoa verdadeira, é uma história, mas, quando lidas com um mentiroso, é outra história. Tu sempre ficas inseguro e sem saber quando ele falará a verdade.
Depois desta introdução, eu quero dizer que há mentiras que o homem crê a respeito de si mesmo e que precisam ser rechaçadas. Toda mentira atormenta, adoece emocionalmente, cria divisão, produz morte espiritual.Normalmente, toda pessoa que morre espiritualmente é a pessoa que foi se deixando levar pela mentira.
Nós temos sete aspectos que temos que compartilhar de forma racional. Eu tenho que explicar à Igreja que são mentiras que Satanás coloca como dardo para que o homem acredite a respeito de si mesmo.
Primeira mentira: Eu tenho e devo ser uma pessoa perfeita.
Olha, normalmente, o perfeccionista é inseguro, tem complexo de inferioridade, chega ao exaustão em tudo que faz, vive um inferno de vida, não tem paz, e nem alegria. Então, eu quero dizer uma coisa muito importante: Tu podes e deves fazer sempre o melhor. Mas, tu não precisas ser o melhor sempre. Porque essa coisa de dizer: Eu tenho que ser o melhor., Eu sou perfeccionista. Isto arrebenta com a vida das pessoas, é uma mentira de Satanás.
E há pessoa que se comparam às outras. E nessa de se compararem às outras, admitem a mentira na sua vida. 2 Coríntios 10:12 “Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.”Então, há pessoas que vivem comparando-se, medindo-se com outras. Não, o meu vizinho tirou dez, eu tenho que tiras doze. E essa coisa de tu imaginares que tens que ser perfeito em tudo, é uma mentira, esgota a vida.
Eu já entendi que Deus deu-nos um tipo de qualidade, de virtude que eu não preciso comparar-me com ninguém, de me auto-louvar. Há pessoas que louvam-se a si mesmas por que dizem ser melhores que as outras. Isto faz mal à alma. Diz em Hebreus 2:6 e 7 “antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos].” Deus nos fez um pouco menor que os anjos, mas nos coroou de Glória. Não importa cor, raça, a origem, o status de vida, Jesus veio nos salvar, deu a Sua vida, o Seu Sangue. Ele fez-nos irmãos e amigos com Ele. Nós tornamo-nos reis e sacerdotes. Teremos parte nas bodas do cordeiro.
O nosso futuro é viver uma dimensão de esplendor e Glória, onde o Grande Arquiteto do Universo preparou todas as coisas. Ele disse que nós habitaremos em ruas de ouro, pedras preciosas, teremos uma coroa de Glória, roupagens de justiça de Glória, uma vida feliz. Então, não te compares a ninguém. Sê tu mesmo, e serás muito mais feliz.
De vez em quando, recebo uma carta, um e-mail que diz assim: Qual é a fórmula de sucesso do Apóstolo Miguel Ângelo para eu fazer igual? Eu não tenho fórmula de sucesso. Não existe fórmula de sucesso. Eu sei que os pastores têm que ter algumas qualidades que são inerentes ao cargo, à nobreza do cargo. O pastor tem que ser honesto; verdadeiro; humilde; engolir sapo, siri, tudo calado.O pastor tem que ser amigo de todos. Não pode ter um grupinho mais amigo que os outros. São algumas virtudes que são parte do pastor. Deve ser o modelo do rebanho. Agora, qual é a fórmula do sucesso? Não sei. A fórmula do sucesso chama-se: Jesus Cristo.
Ele quer que o nosso Ministério seja o que é: Esteja no mundo todo, seja um modelo de Graça, tenha a genuína revelação dos Mistérios da Graça. Esta é a vontade de Deus, é a razão e o modelo do sucesso. Portanto, é bom quando tu podes viver sendo tu mesmo. Porque essa coisa de tentar ser perfeito e melhor do que todo mundo, isso adoece muita gente, isso é uma mentira de Satanás. Eu, Apóstolo Miguel Ângelo, sempre faço o melhor, mas se há gente melhor do que eu, Glória a Deus! Mas, eu dou o melhor da minha vida. Eu não luto se o meu vizinho conseguiu construir uma Igreja maior, querendo construir uma Igreja igual a dele. Não tenho esse tipo de ansiedade. Eu quero ter paz na minha vida.
Segunda mentira: Eu tenho que ter aprovação de todos.
Isto é uma mentira que, às vezes, o homem acredita a respeito de si mesmo. Amados, Jesus disse para termos cuidado quando todos nos aplaudirem. A unanimidade não é verdadeira. pastor, um momento, a voz do povo é a voz de Deus. Quando é que foi? A voz de Deus é a voz do povo, naquele remédio que o Pelé anuncia e mais nada. A voz de Deus é a voz de Deus. A voz do povo é a voz do povo. Mas, a voz de Deus ser a voz do povo, nunca foi.
Portanto, Moisés, o homem que libertou o povo de quatrocentos anos de cativeiro, colocou o seu pé no mar e o mar abriu-se, jogou uma vara na rocha e tirou água, veio o Maná que virou codornizes, encaminhou aquele povo durante quarenta anos, esse homem tinha murmúrios dentro de si, até dentro de sua família. A sua própria irmã, Miriã, começou a murmurar dizendo que, se Deus falava a Moisés, tinha que falar com ela. E Deus disse que ela estava falando mal de Seu ungido, e transformou-a numa leprosa. Se dentro da família tinha problemas, é porque Ele não tinha unanimidade.
O povo murmurou dizendo que no Egito apanhava com chicotadas, mas pelo menos tinha cebolas e alhos, e onde eles estavam não tinham mais. Murmuraram contra Moisés. Ele não te vê aprovação de todos. Se tu pensas que terás aprovação de todo mundo, saiba que não terás. Querer ter a aprovação de todos é uma mentira.
Jesus não teve a aprovação de todos. João 17:14 “Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.” Se Ele não era do mundo, foi odiado. João 17:16 “Eles não são do mundo, como também eu não sou.” Não são do mundo, de Ayon pertencem a esse esquema diabólico do mundo.
Então, se nós nos parecermos com o mundo, nós seremos mundanos. E Jesus não foi aceito pelo mundo, por quê? Porque Ele acabou crucificado, criticado, fustigado. Judas O vendeu por trinta moedas. Pedro negou-O. João 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
Paulo não teve a aprovação de todos. Ele foi preso, fustigado, apedrejado, abandonado, traído, odiado, preso. No meio de uma prisão disse: Alegrai-vos sempre no Senhor! Disse que se Deus é por nós quem será contra nós, somos mais que vencedores. Ele não teve a unanimidade de todo mundo. Não foi todo mundo que o aplaudiu. O que ele disse em 2 Coríntios 4:7 a 9 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;” Ele passou por tudo isso. Paulo não teve a unanimidade todo mundo.
Portanto, se tu pensas que tens que ter a aprovação de todo mundo, isso é uma mentira. Não tens que ter a aprovação de todo mundo. Sê honesto, verdadeiro em tuas decisões. Há pessoas que olharão para ti e dirão que gostaram e outras dirão que não gostaram. Há um senhor aqui na Igreja, ele está aqui esta manhã que me disse: Olha Apóstolo, o senhor não imagina. Quando o senhor começava a pregar na televisão, minha mulher ligava a televisão, eu tinha uma raiva, um ódio do senhor. A sua voz fazia-me mal. Avançava, dava sopapo na televisão. Eu queria arrancar-lhe os olhos, jogar azeite quente nos ouvidos, espinha de peixe nas unhas. Mas, um dia deparei-me com uma situação e uma palavra sua salvou a minha vida. E agora eu venho aqui para dizer que lhe amo, tenho uma fotografia sua na carteira.
O que farei? Poso ter a unanimidade de todos? Não! Mas, eu serei sempre dado a fazer o melhor. E quem é de Deus ouve-nos e quem não é, não nos ouve.
Terceira mentira: É mais fácil ignorar os problemas do que enfrentá-los.
Esta é uma mentira que tem que ser combatida. Há pessoas que são PhD em procrastinar suas decisões. E não confrontam ninguém porque alguém pode não gostar e sempre deixam para amanhã, para o mês que vem, para o ano que vem. Amado, todos os problemas têm que ser não só enfrentados como devorados. Os problemas são provas de que nós somos seres humanos. Eu volto a dizer: Só existem dois lugares no mundo onde não há problemas: Número um: no IML – Instituto Médico Legal. Número dois: no Cemitério. No cemitério há uma paz. Tu não vês nada, nada, nada. É uma calmaria. Ninguém se levanta de noite para brigar com o vizinho que está fazendo obra. E ninguém bate no teto do outro com a vassoura. Os vizinhos se dão bem. É uma coisa tranqüila. Lá não tem problema. Agora, todos nós passamos por dificuldades e conflitos. Então, não é mais fácil ignorar do que enfrentar? Mas temos que enfrentar. Provérbios 24:10 “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” Então, não ignores os teus problemas, não procrastines as tuas decisões. É errado ignorar os conflitos, especialmente, quando os conflitos estão no casamento.
Há muita gente que diz para mim que tem muitos conflitos mas, ignora, deixa a coisa correr, a vida rolar, deixa para ver o que acontecerá. E há pessoas que já estão há vinte e cinco anos sofrendo no casamento porque estão deixando rolar para ver o que acontece em mais um ano. Amado, não ignores os conflitos, tenta resolve-los. Fala com teu marido, com tua esposa. Não ignores os teus problemas profissionais. Há pessoas que têm tendência a ignorar ou evitar os confrontos. Quem ignora ou evita enfrentar problemas, dificuldade, para mim, é doença, é fraqueza, é viver num mundo de ilusões. Problemas, quando confrontados, fazem homens fortes, fortalecem os casamentos, unem as famílias. Porque, quando tu és crente em Jesus, sabes que tens um problema, não ignoras e confrontas, por isso sempre sairás vitorioso.
Nesses trinta anos, para mim, os problemas sempre revelaram a Glória de Deus. Porque a Bíblia diz que Ele é o amigo mais chegado que um irmão, o Príncipe da paz. Os nossos inimigos têm que cair. As armas forjadas têm que perecer. Então, se tu tens um problema não o adies! É hoje, que tu enfrentarás. Davi não fez isso? Tinha lá um gigante cabeçudo, um Golias da vida, gritava e todo mundo ficava trêmulo. Ele disse: deixa comigo! Veremos quem é esse gigante. Ele não ignorou. Tinha uma nação inteira ignorando, procrastinando, mandando deixar para depois, esperavam ele morrer por uma crise de diabetes, glaucoma. Davi disse que não iria esperar o glaucoma do gigante porque gigante não tem glaucoma.Ele disse que ia enfrentá-lo. Pegou uma pedrinhas, correu para o gigante. O gigante perguntou se ele pensava que gigante era um cão e debochou de Davi porque corria com um estilingue, um bodoque, para atirar uma pedra. E perguntou a Davi quem ele pensava que era. E Davi disse que ele pode ser grande, mas seu Deus é maior. E o gigante pode gritar, mas o grito do Leão da Tribo de Judá é maior. E o gigante poderia intimidar todo mundo, mas nunca Davi. Porque o problema é que as pessoas deixam-se intimidar. Todo mundo tem medo de todo mundo.
Amado, tu não tens que ter medo das pessoas. Tens que saber respeitar as pessoas e pronto. Não há ninguém maior do que ninguém nesta Terra. Tu já pensaste que todos aqueles que foram reis, príncipes, deuses, estão debaixo da terra. Todo mundo nasce igual e morre igual. Nós temos que amar e respeitar, mas não precisamos ter medo das pessoas.
Há pessoas que têm medo até de policial na rua. Policial é pago para defender e não para meter medo à população. Sabias disto? Há pessoas que não conhecem a constituição da nação. Pouca gente conhece a constituição. Todo mundo tem medo de todo mundo. Leia a constituição e conheça os teus direitos. O povo brasileiro é muito subserviente. Baixa a cabeça a tudo, aceita tudo porque não conhece os seus direitos. Nós temos que entender que procrastinar o confronto de um problema é um erro, uma mentira; nós temos que rechaçar os problemas, as situações.
Quarta mentira: Culpar sempre os outros ou as situações.
O culpado dos meus problemas é... Isto é uma mentira. Há pessoas que dizem: O meu marido é a razão da minha infelicidade. A minha mulher é a culpada de todos os meus problemas. E há pessoas que vivem isso no casamento. Atacam o marido, atacam a mulher, dizendo que o culpado é o outro. Amados, nós temos que tratar isso de frente porque não é o teu marido o culpado de nada e nem a tua mulher. Se tu marido, amares a tua esposa como Cristo amou a Igreja, não há culpa em casa. Se tu senhora, respeitares o teu marido e fores submissa conforme a Bíblia diz, não há como culpar alguém dentro de casa.
Um senhor chamou o amigo para fazer um lanche em casa. Sentaram à mesa, no quintal e ele chamou a mulher: Docinho, faz uma pipoca no microondas, para nós provarmos uma pipoca. A mulher foi trouxe a pipoca. E ele disse: Meu bem, amor da minha vida, traz agora uma coca-cola gelada. E a mulher assim fez, trouxe. Passado um pouco ele disse: Amorzinho, chuchu, traz mais uma coca-cola porque estamos com sede, está muito sol. Passado um pouco o marido disse: Benzinho, amor, docinho de côco, mel, traz mais um negocinho para o meu amigo. O amigo falou: Nossa, mas que coisa linda essa forma de tratar sua esposa. Fiquei encantado. Há quantos anos estão casados? Pois, é. Sou casado com essa mulher há trinta anos, até já esqueci o nome dela.
Então, dizer que os outros são culpados dos nossos problemas é uma mentira. Rechaça isto!
Quinta mentira: Eu serei feliz quando… …quando arranjar um novo emprego, quando eu terminar o meu curso, quando eu comprar a minha casa, quando eu me casar.
Dizer que só será feliz quando se casar ou dizer que só será feliz quando for mais velho. Isto não é verdade.É uma mentira. A felicidade está no interior. Cristo é a nossa felicidade. Saber que viveremos eternamente, que o diabo não nos tocará, que somos vitoriosos, que nada nos faltará, que as portas do inferno não prevalecem, que nós somos cabeça nesta Terra. Isso é felicidade. Isso é ser feliz.
Sexta mentira: Eu estou doente e nunca mais terei aquela saúde que eu tinha.
Isto é uma mentira. Nós entendemos que Jesus é Senhor e Ele quer te curar; Ele tem um milagre para a tua vida. Ele pode fazer isso, hoje. Por Suas Chagas já fomos sarados. Ele é o mesmo de ontem, de hoje e eternamente. A Bíblia diz em Daniel 11:32 “Aos violadores da aliança, ele, com lisonjas, perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo.” Recebe, agora, o milagre em tua vida, em Nome de Jesus! Do teu corpo, do alto da cabeça à planta dos pés, seja totalmente sarado, em Nome de Jesus!
Está quebrada a maldição da doença, o problema desse diagnóstico médico imprevisível. Está quebrado em Nome de Jesus Cristo. Pelas Chagas de Cristo eu mando uma semente de cura para a tua vida! Em Nome de Jesus!
Sétima mentira: Eu me tornarei membro da Igreja para ser salvo.
Isso é uma mentira. A Igreja, ser religioso, passar pelas águas, seguir rituais e cerimônias não salvam. Só existe um caminho para a salvação: É confessar a Jesus! Há pessoas que dizem que indo para a Igreja está tudo resolvido. Não! Tem que começar por uma decisão pública. Jesus disse: Vinde a Mim. Ele mandou vir. Ele disse: Venha a Mim.
Diz em Romanos 10:9 “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Esta é a verdade absoluta. A tua vida, como salvo, mudará. O teu amanhã será certo. Haverá saúde, prosperidade, paz, alegria, certeza. Tu sairás das cinzas para a abundância, do fundo do poço para o trono de Glória, da derrota para a vitória, da mentira para a verdade. Tu serás livre, próspero, eterno! Nós somos eternos. A Bíblia diz que ainda que morramos, viveremos. Então, isso é a verdade, a Bíblia Sagrada é a verdade absoluta. Não aceitamos mentiras do mundo, nenhuma outra palavra como regra de vida.A Palavra das Palavras; a Palavra de Excelência; a Verdade Absoluta. Se Deus em Sua Palavra pede para crer, crê! Crê de todo coração. Ele é o Autor e o Consumador da nossa fé. Essa Palavra é Viva e Eficaz. Ela saiu da Boca de Deus. É verdade que foram homens e mulheres que A escreveram, mas pela influência, inspiração do Espírito Santo.
Nunca o mundo conheceu outra Palavra que levasse à eternidade. Só Jesus Cristo! Só Ele ressuscitou de entre os mortos; só Ele deixou um túmulo vazio; só Ele voltará para levar a Sua Igreja; só Ele fez promessas. Setecentos anos antes dEle existir, em carne, o profeta Isaias disse em Isaias 7:14 “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.” Emanuel quer dizer Deus conosco.Isaias 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;” Setecentos anos depois, em Nazaré, num lugar pobre, num estábulo entre animais, nasce o Rei da Glória!Torna-se humano; usou o ventre de uma mulher como incubadora; a virgem Maria pela ação, pela sombra do Espírito Santo, fez com que Deus tivesse corpo. Até então Deus não tinha corpo, era apenas conhecido por Suas manifestações e virtudes, mas agora nós vemos a Glória Dele em Jesus Cristo.
Durante três anos Ele teve um Ministério. Ensinou, pregou, curou, libertou, disse que voltará para o Trono; mas, enviará o Seu Espírito. Paulo disse que o Espírito é o Senhor, Ele é o Senhor, está conosco, é a razão da nossa vida, é a Pedra que vive, é a força do nosso coração, a coragem da nossa vida. Ele é Senhor! Ele é a Verdade Absoluta!
Crê Nele e viverás eternamente! Crê! Confessa! Diz com teus lábios que Jesus é o Senhor e serás salvo! Salvo! Tu sabes que salvação não é apenas ser livre do inferno. Salvação é ser uma pessoa próspera, curada, saudável, verdadeira, cabeça, uma pessoa que tem olhos iluminados, que crê em Jesus, ora, está na Igreja. Isto é o salvo.
Bendito dia em que num leito de um hospital em África, Angola, Luanda, no CTI, desenganado pela medicina, quase amputado de uma perna, apodrecido em vida. Necroses ósseas, de peles, de tecido, o Deus da Bíblia, o Deus da Bíblia envia um anjo àquele hospital. Lá estava o seu Apóstolo católico apostólico romano, adorador de São Judas Tadeu, seguidor de Nossa Senhora de Fátima, lá estava condenado pela medicina. Os santos não me ajudaram, porque eles não existem. Estão na mente popular, mas não são verdade. Lá estava dependente de tudo o que tu imaginas. Porque dentro de um hospital de guerra tu não sabes o que se passa. Cheira-se éter, fuma maconha, toma anfetaminas, injeta sossega leão. Tudo isso eu passei. Quando eu pensei que a minha vida não tinha jeito, eu tive a coragem de chamar um médico e dizer: Doutor, eu vou fazer um pedido para que na próxima cirurgia, pare o meu coração porque eu não agüento mais esse sofrimento.
Todo o dia o médico vinha e puxava tecidos, cortava, tirava bifes da minha perna. Eu não agüentava o cheiro fétido da podridão porque morria um do lado, morria outro do outro lado. Aquilo era um inferno. Eu estou chegando agora à Angola, estamos pela internet, pelo ManáSat em Luanda, nesse hospital próximo da Igreja da Sagrada Família.
Eu sei o que eu penei aí pensando que religião me ajudaria. Mas, quando aquela mulher entrou naquele CTI, me viu chorando e parou diante da minha cama e disse: Porque estás chorando? Eu disse àquela senhora que estava ali há tantos meses, a minha perna estava apodrecida, com bichos pelo corpo, com cheiro fétido. Eu disse que queria morrer.
Ela tirou de uma bolsa de palha um livro. Eu nunca tinha tido acesso à Bíblia Sagrada, não sabia sequer o que era. Ela disse para eu abrir no meio da Bíblia, desse Livro. Eu abri em Salmos. Ela pediu para eu andar um pouco para trás até chegar ao Livro de Jó 19:25. E eu abri deitado lá. E ela mandou que eu lesse Jó 19:25 “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.” Aleluia! E naquele instante que essa Palavra foi semeada no meu coração, eu fui sarado. Porque o que cheirava mal não eram as feridas. O que cheirava mal era o pecado, era a alma que estava morta e apodrecida por pecados e delitos. E ali eu pude entender que Deus tem um plano.E ela disse que eu iria levar a Palavra ao resto do mundo e que eu seria um pregador da Palavra. Eu perguntei a ela como, porque não andava, estava ali preso. E ela respondeu dizendo que Deus completará aquela obra. E eu disse que era angolano e não podia ir para Portugal para operar porque o médico só em Portugal tinha a cirurgia para recuperar o meu caso.
Ela disse que o que o que o homem diz não se escreve, só o que Deus deixou pelo Espírito que cumpre-se. Quatro dias depois bateram na minha cama perguntado quem era Miguel Ângelo. Eu disse que era eu. Eles disseram que o avião leva seis pessoas, seis macas para voltar, ir para Portugal e um dos pacientes que ia faleceu e o diretor disse para me colocar; eu era um angolano.
Nove horas e meia depois eu estava sendo carregado em uma maca em Lisboa, com barba grande, cabelo grande, gordo, por causa dos tantos meses de cama. E quem me pegou na maca disse que eu estava pesado e eu olhei para trás e disse aleluia! E ele disse aleluia! E eu perguntei quem era esse que respondeu e ele disse que eu era um irmão na fé, um crente. Eu não sabia o que era irmão, crente, não sabia de nada. Ele disse que eu era seu irmão, era salvo, que viverei a eternidade. Chamaram um enfermeiro e começaram a fazer um culto ali na pista do aeroporto e eu fiquei pensando com quem eu havia me metido nesta Terra! E fiquei espantado com tanta gente me abraçando, me beijando dizendo que eu era irmão. E eu dizia que não tinha irmãos, estavam lá em Angola. E diziam que eu era filho de Deus e respondia dizendo que era católico apostólico romano. E disseram para eu esquecer esse negócio, não dizer isso mais; disseram que Jesus tinha me trazido para lá e eu seria um pregador. E eu fiquei imaginando para onde aquela gente queria me empurrar.
Recordo-me, tempos depois, de cadeira de rodas, num culto de ciganos, em Amadora, eu sentado na cadeira de rodas e o pastor Emiliano olhou para mim e disse para eu me por de pé. E eu disse que não podia porque o médico disse que eu não podia porque o osso não estava colado. E ele disse para eu me por de pé, senão o negócio pega fogo lá. E a minha mãe na fé ficava lá atrás gritando, dizendo que a minha perna iria quebrar. E o pastor dizia que em Nome de Jesus eu iria andar, agora! Eu dizia que não podia. Ele dizia que eu podia. Mandava eu por um pé à frente. E eu dizia que não porque o osso não estava colado. E ele disse para eu esquecer que o osso não estava colado e mandava eu por um pé à frente, botar o outro pé, botar o outro pé, e eu estou aqui para te dizer que Deus me curou!
(Neste momento o Apóstolo fala em línguas espirituais.) As nações ouvirão que Jesus é o Senhor! Glória a Deus! Glória a Deus! Glória a Deus! Glória a Deus! Fala comigo irmão: Glória a Deus! Tu que entraste aqui quebrado, falido, sem possibilidades na vida, uma porta abre-se para a tua vida! Tu que entraste aqui derrotado, quebrado, intimidado, recebe a coragem de Deus para viver! Aleluia! (Neste momento o Apóstolo fala em línguas espirituais.) Recebe a cura, a provisão, a solução dos teus problemas, o teu marido, a tua mulher, os teus filhos salvos. Recebe os teus negócios prósperos, aquele negócio que está preso há muitos anos, recebe-o de volta, agora!
Recebe paz, felicidade, harmonia, alegria, segurança. O Deus da Bíblia não falha. É com a verdade que nós avançaremos, amados. E não crendo em mentiras dos homens. Em Nome de Jesus.
ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR