Atos 16:25 a 31 “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”
Essa passagem de Lucas, um médico, um dos discípulos, um dos Apóstolos do Senhor, escreveu em Atos dos Apóstolos, livro que ainda não terminou de ser escrito. Verdadeiros Ministérios Apostólicos estão dando continuidade ao que Deus começou há dois mil anos atrás.
Oremos ao Pai:
Senhor Amado, Vivo e Verdadeiro, eu dou Graças a Deus porque um dia eu ouvi falar, acreditei e recebi Jesus como meu suficiente Salvador e tive uma vida totalmente transformada. O Natal chegou ao meu coração! Que neste dia, Deus, por causa do tema principal da Bíblia, é preciso que o Espírito fale à Igreja, aos ouvintes das rádios que estão agora, ao vivo, ouvindo pela Rádio difusora Duque de Caxias, pelos ouvintes da Rádio Boas Novas, El Shaddai, Rede Vida, pelas televisões, pelo satélite e pela internet. Milhares e milhares de pessoas à volta do mundo, que falam a língua portuguesa estarão recebendo este ensinamento. As nações ouvirão Deus falar. Em Nome de Jesus e todo o povo de Deus diz amém, amém e amém! Graças a Deus.
Meus amados irmãos em Cristo, meus filhinhos na fé, povo de propriedade exclusiva de Deus, selo do meu apostolado, razão da vinda de Cristo.
Quando tu ouves a Palavra salvo, ou salvação qual é o significado que ela tem para a tua vida? Porque existem dois reinos: O reino natural e o reino espiritual. No reino natural, tu já ouviste a expressão assim: Um médico salvou um paciente. O bombeiro nadador salvou alguém que estava se afogando. Os militares salvaram o seu país de uma guerra. Os políticos salvaram a democracia. Essas são expressões que nós conhecemos do reino natural.Mas, no reino espiritual, muitos não entendem o significado da Palavra salvo. Portanto, é preciso que o Apóstolo venha tratar deste assunto, especialmente, no dia de Natal, o dia apropriado para esta revelação.
Lembra-te o que disse em Atos 16:30 “Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” Então, esta é a pergunta mais importante que qualquer pessoa, sobre a Terra, pode fazer. Porque, quando alguém diz para outra pessoa, o que ela deve fazer para ser salva, essa pessoa sabe que a salvação tem a ver com a transformação da loucura da vida perversa de pecado, para se viver a vida para a eternidade.
Então, esta passagem fala de dois homens, dois grandes Apóstolos, Paulo e Silas que, de repente, estavam dentro de uma prisão cativos e que foram libertos. O que se passou?Paulo e Silas estavam pregando o Evangelho pela Europa. E foram a um lugar chamado Filipos, que era um colônia romana, onde encontraram uma mulher possessa de espírito de adivinhação.Essa mulher seguiu, durante alguns dias, Paulo e Silas dizendo que eles pregavam sobre o Deus Altíssimo, sobre a salvação, e de repente, na realidade, essa mulher era possuída por um espírito de adivinhação. Diz em Atos 16:18 “Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.”
Em função disso, aquelas pessoas que dominavam essa jovem adivinhadora e que lhes dava muito lucro, ficaram furiosos. Começaram a dizer que Paulo e Silas estavam perturbando aquele lugar e fizeram queixas ao governo. E o governo os prendeu lançando-os numa prisão.
Aqui já aparecem alguns aspectos importantes, como característica de quem é salvo. Porque, eles estavam presos, com seus pés presos num tronco. E diz a Palavra do Senhor em Atos 16:25 e 26 “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.”O primeiro aspecto é que o louvor liberta. Quando tudo parecia contrário, eles começaram a louvar a Deus. Eles não começaram a chorar ou murmurar. Eles começaram a louvar a Deus. Eu queria te dizer, pela experiência que tenho, quando tudo parecer contrário, quando as adversidades forem grandes, quando a resistência e a derrota parecerem inevitáveis, começa a louvar a Deus!Louva dizendo: Pai, por antecipação, eu te louvo, eu te agradeço! Sabes o que acontece? No meio dos louvores, Deus quebrou as cadeias. Então, o louvor liberta das preocupações, do medo do amanhã, das correntes que aprisionam o homem que não tem Cristo. O louvor derruba muralhas como derrubou as muralhas de Jericó, com um grito. Depois de sete dias andando em torno das muralhas de Jericó, quando eles gritaram em louvores, as muralhas caíram.
Talvez, haja, hoje, dia de Natal, na igreja ou pela internet, ou por um dos satélites, ou pela rádio difusora, alguém que está enfrentando a maior batalha de sua vida, tu não sabes por que, tu não compreendes o fato de estares sofrendo, mas eu queria te dizer: Começa a louvar a Deus e as muralhas, as cadeias cairão. E a vitória chegará, para a Glória do Senhor!
Nós temos que ter uma idéia, pelo menos uma idéia do poder sobrenatural que está em nós. A Bíblia diz que Deus nos deu poder e autoridade. Por isso, Paulo disse em Filipenses 4:13 “tudo posso naquele que me fortalece.” Aqui não diz quase todas as coisas, mas disse: tudo. Então, quando o carcereiro, que aparentemente, era um ímpio, um homem perdido porque o carcereiro era o atormentador que ficava nas prisões atormentando os presos. Quando o carcereiro viu o terremoto, o primeiro sentimento que ele teve foi de suicídio. Porque, as leis daquele tempo diziam que, quando um carcereiro deixava fugir um prisioneiro, ele era morto no lugar do prisioneiro. Então, a primeira coisa que ele pensou foi em suicidar-se. As pessoas que não têm rumo de vida, não têm sentido, não têm razão de viver, quem não tem Cristo, não tem razão de viver, essas pessoas apenas arrastam a vida.
Há sentimentos terríveis que o diabo vai colocando na cabeça das pessoas. E, às vezes, tu estás diante de uma adversidade e Deus abre uma porta, chega uma alternativa, cria-se uma situação nova, nós acreditamos em milagres. Mas, para quem não tem a experiência com Cristo, às vezes pensa que a morte é a única solução. E, quando o carcereiro já tinha puxado da espada para se suicidar, Paulo grita dizendo Atos 16:28 “Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!” E, essa situação impactou de tal monta o carcereiro, que ele disse em Atos 16:30 “Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?”
O Espírito de Deus revelou a esse carcereiro, que na realidade era um eleito do Senhor, um predestinado de Deus, que aqueles fatos que estavam ocorrendo, o terremoto, permitiram soltaram-se as cadeias, abrirem-se as portas das prisões, não era um fato normal, humano. Era uma intervenção sobrenatural de Deus. E, uma intervenção sobrenatural de Deus se chama milagre!
Às vezes, o milagre é progressivo, quando se trata de uma cura. Às vezes, é instantâneo. Quando esse homem viu e ficou horrorizado com o que via; portas quebrando-se, rompendo-se cadeias, eles estavam livres e não fugiram. Ele queria saber quem era Paulo e Silas, por isso, ele faz a pergunta mais importante que o ser humano pode fazer a despeito da posição social, de seu status de vida, a despeito de sua ascendência ou descendência familiar, a despeito de sua conta bancária. Esta é a pergunta mais importante que um ser humano pode fazer: Senhor, o que eu devo fazer para ser salvo? E, como essa resposta não é muito bem conhecida pela maioria dos pregadores, eu subo a este altar porque eu devo esta resposta à humanidade. Eu devo, como Apóstolo e profeta, uma resposta à humanidade. Nós estamos chegando agora, a duzentos e quinze países. Nós estamos chegando à África, à Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, São Tomé e Porto Príncipe, Portugal, toda Europa e todo o leste europeu. Nós estamos chegando às Américas, ao Oriente Médio e ainda há pessoas que pensam que a única alternativa que têm é dar um tiro na cabeça porque os problemas são grandes.
Mas tu precisas perceber que Deus existe e pode soltar cadeias e mudar circunstâncias e pode alterar tudo o que o ser humano diz que é impossível. O que o ser humano diz que é impossível, Deus diz que é possível! O que tu tens que fazer para ser salvo? Eu quero dar essa resposta a todas as nações porque todos nós que vivemos sobre esta Terra, e neste momento, existem mais de seis bilhões de pessoas sobre esta Terra, todas as pessoas, todos nós um dia partiremos. Uns para viver a vida eterna, os salvos, outros para viver o sofrimento eterno consciente, que são os perdidos.
Portanto, os salvos que viverão eternamente, no esplendor dos céus com a cobertura da Glória de Deus; os perdidos que viverão no horror do inferno, conscientes de seu sofrimento. Lembra-te que, quando Jesus nasceu da virgem Maria, naquela manjedoura, lá em Belém, Ele veio cercado de animais num ambiente bem humilde. Mas, ele veio com um objetivo: Quando Deus se fez carne ele pensou em duas pessoas específicas: Em mim e em ti.
Portanto, Ele veio para salvar os que se haviam perdido. E este Jesus maravilhoso, que durante o Seu Ministério de apenas três anos, ofereceu-se como sacrifício vivo, foi esbofeteado, cuspido, foi coroado com uma coroa de espinhos, foi traspassado pela espada na Cruz, foi morto, foi levado ao túmulo. E, por ser o Único Deus, quando ao terceiro dia, as mulheres Maria e Maria Madalena procuraram e pediram o Seu corpo, o anjo disse que a única coisa que elas poderiam encontrar seriam os lençóis que envolviam o corpo, porque Ele ressuscitou, Ele vive! O túmulo está vazio! Glória Deus!
Portanto, aquele Cristo que poderia ter invocado milhares de anjos para esmagar aquele concílio que o condenou, veio a esta Terra com um propósito predestinado. As nações precisam saber disto porque Lucas explica em Atos 2:22 a 23 “Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;”
Então, a vinda de Jesus não foi um acaso. A vinda de Jesus estava dentro dos desígnios e da presciência de Deus. A morte, o nascimento entre as palhas do presépio, a Sua vida, o Seu sacrifício e até a Sua morte. Atos 2:24 “ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela.” Ele é o Único que é Deus.Buda, quando enfrentou a morte, não a venceu, ele foi vencido, ele não ressuscitou. Maomé não ressuscitou. Confúcio não ressuscitou. Gandhi não ressuscitou. Qualquer outro profeta desta Terra não ressuscitou. Mas, a morte não dominou a Jesus.
Então, tudo o que Jesus fez, tudo o que Ele pagou e passou, Ele o fez por duas pessoas: Por mim e por ti. Ele não veio à Terra porque Ele precisava de nós. Ele veio à Terra porque nós precisamos Dele. Ele não veio estabelecer denominações, mas sim vidas, chamar pessoas para que O sigam, para que obedeçam, para que sigam a Sua Palavra. Ele veio reunir a Sua noiva, Sua Igreja.
Então, amados, nós temos que ser fiéis à Sua Palavra. Nós temos que crer na obra de Jesus. Nós temos que estar submetidos às autoridades espirituais sobre as nossas vidas. Porque foi para isso que Ele nos veio buscar. Diz a Palavra em Lucas 19:9 e 10 “Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” Quem é filho de Abraão diz amém!
Depois, em Mateus 18:11 “[Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.]” Nós estamos perdidos em pecados e delitos. Fazíamos a vontade de Satanás. Estávamos mortos em pecados e delitos. A semente da perdição não se perdeu, sempre foi perdida. Nós nos perdemos por causa do pecado original, por isso Jesus veio nos buscar, nos reconciliar com Deus. A mim, Jesus me encontrou na cama de um hospital em África, Angola, onde eu nasci, desenganado pela medicina. Ele encontrou-me, salvou-me, restaurou-me, deu-me vida em abundância. Portanto, meus amados, se Ele fez por mim, Ele pode fazer por ti.
Portanto, 1º.: Jesus nasceu e veio para buscar e salvar o perdido.
2º.: Ele veio destruir as obras do diabo.1 João 3:8 “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” Quais são as obras do diabo? Pobreza, miséria, fome, angústia depressão, roubo, droga, bebida, prostituição. Ele veio para destruir tudo isto.
A pessoa que é uma eleita de Deus, pode estar num tremedal de lama, no fundo do poço, quando Jesus chega Ele destrói as obras de Satanás. Então, nós estamos compreendendo que Ele é o Pastor e nós somos as ovelhas. Ele é o Oleiro, nós somos o barro. Ele é o Criador, nós somos as criaturas.
O propósito da Igreja é trazer pessoas para Jesus. Não há coisa mais importante, nesta vida, amados, do que trazer pessoas para Jesus, do que pregar a Palavra de Jesus Cristo, do que falar daquele que morreu mas ressuscitou, do que instar com as pessoas a tempo ou fora do tempo, dizer ao mundo e às nações que Jesus é o Único Senhor. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
A Igreja que é a reunião do Corpo de Cristo, a Noiva do Senhor, não é um lugar de aposentadoria religiosa. É um centro de recrutamento do exército de Cristo. É um lugar onde se aprende a vencer a carne, o mundo, o diabo.Então, o propósito da Igreja de Jesus é acolher as pessoas é confortá-las, é amá-las, é ajudá-las na aflição, é transformar as pessoas em sal e luz, é dar expressão à vida. Por isso que Jesus disse que deu Dons Ministeriais à Igreja, conforme vemos em Efésios 4:11 e 12 “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,”Esta é a missão dos pastores da Igreja: Transformar o povo em sal e luz. Portanto, o propósito da Igreja é vencer e não comprometer as pessoas, é ser um hospital para o ferido, é ser um ambulatório para o rejeitado, é ser um sofá para o desesperançado. Porque Cristo veio para salvar com Sua Graça.
Diz a Palavra em Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” Então, pela Sua Graça diz Romanos 3:23 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” Todos! Romanos 3:24 “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,” Então, Jesus veio salvar, transformar, tirar o pecado, ser gracioso.
Diz em Romanos 5:1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” Enquanto não há justificação pela fé, não há paz com Deus. E o que as pessoas que não têm paz com Deus fazem? Bebem, fumam, cheiram, prostituem-se, drogam-se, perdem o sentido da vida. Mas a Bíblia diz que Justificados, pois, mediante a fé, nós temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo!
Romanos 5:5 “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”Portanto, primeiro Ele nos justifica, depois Ele nos dá uma capacidade extraordinária. Diz que o Espírito Santo derrama em nós amor.
A Igreja é um lugar de amor, onde as pessoas têm que se sentir amadas, partícipes: Eu pertenço, eu participo, eu faço parte de alguma coisa importante. A Igreja é para isso.Romanos 5:17 “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.”
Então, a pessoa que é justificada, é cheia de amor; e depois, ela tem autoridade para reinar em vida. Porque diz em Romanos 5:20 “Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,” Então, nós que éramos como carmesim, hoje somos como a lã branca. Nós que éramos como escarlate vermelho, hoje somos brancos como a neve.
Diz em Isaias 1:18 “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.” O pecado se foi. O castigo virou paz. A maldição foi quebrada. A vida veio. A luz chegou. A vida eterna está garantida.
Jesus veio trazer Boas-Novas, o Evangelho. Porque o mundo não tem Boas-Novas. Os apelos que as pessoas fazem socialmente. Por exemplo, as pessoas que usam droga: Vamos oferecer seringas para a pessoa não se contaminar, uma possibilidade de uma lei de descriminalização da droga. Amados, nós queremos dizer que para a droga só existe um antídoto que se chama Jesus. Quando alguém tem Jesus no coração, e O recebe como Seu Senhor, ele não precisa mais de droga. Droga é droga. Qual é o nome? Droga. É uma droga! Para o viciado em jogo, para aquela pessoa que tira o leite das crianças, Jesus pode dar riquezas e prosperidade como benção.Para o alcoólatra, que tem que beber compulsoriamente, que tem dupla personalidade, a bebida alcoólica é uma droga vendida com a permissão do governo. Mas, se tu beberes da Água da Vida, o poder do inferno não poderá mais contigo. O Evangelho de Jesus traz a alegria que a bebida diz que dá. Bebida não dá alegria, na realidade, ela inferniza a vida da pessoa.
Para aquelas pessoas que enfrentam a possibilidade de um divórcio, que o diabo semeou joio na família, é a família que vai sofrer, são os filhos que vão sofrer. Jesus pode, Ele quer trazer o milagre da restauração de laços. Esta é a missão Dele. Foi para isso que Ele veio.
Então, eu queria te dizer agora, que existem alguns fatos que não são salvação. O que não é a salvação? Salvação não é só ser membro de Igreja. Eu sei que a Igreja é a Casa dos salvos, mas a Igreja não salva. Ser só membro da Igreja não garante que as portas do inferno não prevaleçam contra a pessoa. As portas do inferno não prevalecem contra a Igreja. Ser da igreja não é somente assistir o culto e ir embora. Salva é aquela pessoa que participa da Igreja, que foi regenerada, renovada, que tem a unção de Deus, que vive vitoriosamente, que tem força sobre o mal. Essa pessoa é salva e pertence à Igreja. Mas, só estar na Igreja não é sinal de salvação.
Salvação também, não é apenas passar pelas águas. Porque há pessoas que dizem que se não passarem pelas águas não serão salvas. Só que a Bíblia diz em Hebreus 9:12 “não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.”
A minha pergunta é: Quem é que dá a eterna redenção? É o Sangue de Cristo ou são as águas? O Sangue de Cristo. Então, porque é que existem pessoas que batizam? Se tu leres a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse, tu não vais ver ninguém, batizar. Jesus não batizou ninguém. Paulo disse que batizou duas pessoas, mas disse que não veio para batizar.Então, por que é que as pessoas batizam? O batismo não é uma cerimônia judaica! Apenas a tribo dos essênios de onde veio João Batista e Jesus batizavam, mais ninguém batizou, na Bíblia. Pastor, mas, eu ouvi dizer que quem não se batizar não é salvo. Não? Salvação é acreditar nesta verdade expressa em Hebreus 9:20 “dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual Deus prescreveu para vós outros.” Deus não prescreveu água. Deus prescreveu Sangue.Hebreus 9:22 “Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.” Não há salvação! As águas não são redentoras, não são salvadoras, não salvam, não regeneram, são um rito judaico. Todas as pessoas que abandonaram as Igrejas, que são desviadas das Igrejas, todos os grandes pecadores que passaram pelo Evangelho, todos eles tinham dois, três, quatro batismos nas águas. As águas não fazem nada. A Bíblia diz que Ele carregou o pecado para a Cruz do Calvário para que nós, mortos aos pecados vivamos para a justiça.
Salvação também não é reformar a vida, como quando pegas uma casa antiga e a reformas. Tu pintas as paredes, pões torneira nova, janela bonitas. Tu estás reformando a casa. Mas, a casa continua velha, apenas, foi reformada. A salvação não é reformar, salvação é regenerar. E, quando Deus regenera, Ele muda tudo! Ele muda as paredes, tu te tornas uma casa nova.Então, salvação não é reformar, salvação é regenerar. Salvação não é apenas moralismo: Não, eu não fumo, não bebo, não bailo, não digo palavrão. Salvação é novo nascimento. Nós, nos tornamos pessoas com uma capacidade moral muito grande, mas em função da salvação, e não apenas nos tornamos moralistas.
Salvação também não é apenas fazer obras. Porque diz em Efésios 2:8 e 9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Mas, nós não temos uma chamada a fazer obras? Temos! Mas, não as obras da lei que trazem glória humana. Ele diz em Efésios 2:10 “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” Quer dizer que há obras e boas obras. Quais são as boas obras? As que Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Então, há boas obras em dar testemunho, participar da vida do dia a dia da Igreja, evitar falsidade com os irmãos, investir na obra do Senhor; estas são boas obras.
Então, salvação é baseada em boas obras que Deus preparou de antemão. Diz em Romanos 11:6 “E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.” Essas obras que Deus diz que não são as obras da lei como: Jejuns, sacrifícios, vigílias, raspagem de cabelos, o joelho em cima do milho, o demônio, o diabo, não valem nada para Deus.
Mas, há obras que Ele preparou. Eu estou aqui numa obra preparada de antemão para a minha vida. São boas obras preparadas de antemão. Diz a palavra de Deus que são boas obras. Por isso que nós trabalhamos porque somos salvos. Obras da lei somente imitam a salvação, mas geram um evangelho falsificado.
Então, Apóstolo, me diz o que é salvação.
1.Salvação é a mudança sobrenatural que Deus opera na nossa vida.
Um dos versículos que todos nós deveríamos recortar e colocar na geladeira, na porta do carro, no espelho é 2 Coríntios 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” Isto é lindo, e é muito profundo, é decisivo para a nossa vida.
Alguém pode dizer: “pastor, no passado eu bebia;às vezes no domingo, dez, doze cervejas, agora que sou salvo só bebo três.” Se ainda bebes mesmo que sejam três cervejas, já não és salvo. Tu estás pagando mico. “Pastor, quando eu vim para a Igreja eu fumava muito. Era um cigarro atrás do outro. Eu fumava cinco carteiras, graças ao Espírito Santo eu estou fumando uma carteira por dia. Às vezes, uma ou duas carteiras.” Tu não és salvo de nada.
“Pastor, antes de vir para a Igreja eu tinha um gênio de cão. Se alguém me desse uma fechada na rua, eu ia atrás dele, saía do carro, abria os peitos. Se o meu marido me dissesse uma coisa eu soltava vinte palavrões. Graças a Deus eu só estou dizendo dois palavrões por dia. Era muito grande o palavreado na minha casa.” Tu não és salvo porque a Bíblia diz que as coisa velhas já passaram e tudo se fez novo.
“Pastor, eu tinha um personalidade braba, mas hoje, Graças a Deus, nem réstia da minha personalidade existe mais. Eu era uma mulher ciumenta. O senhor nem imagina o que eu fazia com o meu marido. Eu deixava crescer as unhas e metia-lhe as unhas. Bastava ele olhar. Se ele olhasse muito, já me dava ciúme. Eu tinha quatro unhas que arrancava-lhe pedaços de pele. Pastor, tem que ver, atrás da orelha o meu marido tinha uma marca de mordida. Eu mordi as orelhas. Um dia, eu derreti chumbo para botar nas orelhas dele. Eu pegava espinhas de peixe e enfiava-lhe nas unhas. Pastor, agora não! Agora eu tenho umas crises só no Natal, Páscoa, passagem do ano, dia de Reis, dia de São Sebastião.” Então tu não és salva.Porque a Bíblia diz que as coisas antigas já passaram, tudo se fez novo. Quando uma pessoa se converte, ela muda totalmente. Se tu não mudaste é porque não houve conversão. Então, há pessoas que têm experiências emocionais, mas na verdade, nada aconteceu espiritualmente. O convertido é muito diferente. É totalmente diferente.
Agora tu não vais chegar à casa e teu marido olhou a televisão e tem lá umas meninas dançando e tu vais dizer: Olha a faca! Olha a faca! Então, meus irmãos, existe uma teologia legalista de que não pode, tudo é pecado, o diabo vai pegar, já perdeu a salvação. Por isso é que, quando eu conheci a primeira Igreja que freqüentei, eu percebi porque tanta gente ia e afastava-se, ia à igreja e depois se afastava. Porque só havia condenação, acusação. Todos estavam preocupados com o exterior e ninguém queria saber do homem interior. Salvação é mudança.
2.Salvação é ser livre do medo.
As coisas que eu amo o mundo tem que odiar. E as coisas que eu odeio o mundo ama.Romanos 8:15 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” Não há mais medo e nem condenação.Não vivemos mais atemorizados. Tu não és órfão. Tu tens um Pai Protetor e Provedor, és filho do Rei e não temerás.
3. Salvação é ser livre da condenação.
Romanos 8:1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Então, agora, nós que somos salvos, não há mais condenação! Agora quando? Agora, hoje!O Espírito Santo não condena, convence. Ele diz: não faça assim. Muda esta situação. Não diga isso. Ele convence. O diabo não. O diabo condena. O inimigo diz que tu não mereces, não serves, nunca serás nada, que o teu passado não se foi. Amados, nós estamos livres do passado. Tu és livre pelo Sangue do Cordeiro. Pastor, mas às vezes, há coisas que me acusam. Romanos 8:33 “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.” É Deus! Se disserem coisas de ti, afirma que Deus é a tua justiça, é Ele quem te justifica.
4.Salvação é uma chamada à vida.
Efésios 2:1 e 2 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;” Que lindo este versículo! Pecado é coisa de outrora. É coisa do passado! Quando não tínhamos Jesus andávamos segundo o diabo. Hoje, o diabo não tem parte conosco porque ele atua nos filhos da desobediência e nós somos filhos da obediência. Afirma que o diabo não tem parte contigo! Efésios 2:3 “entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.” Éramos, na carne, iguais aos filhos do diabo, mas na realidade não éramos do diabo, sempre fomos de Deus.
Então, amados, foi Ele quem nos abriu a porta. Ele é a Porta, o Caminho, a Verdade, a Vida. Então. Eu vou te dizer:Não bebas mais o veneno do mundo. Não comas mais a comida envenenada do mundo. Não aceites a tua vida ser destruída.2 Tessalonicenses 1:8 “em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.” O que acontece para quem não obedece o Evangelho? Fogo! 2 Tessalonicenses 1:9 “Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder,
Apocalipse 20:15 “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” Lago do fogo quer dizer inferno, com consciência. Então, todos nós morremos um dia. As estatísticas dizem que cada cem pessoas que nascem, cem pessoas morrem. Esta é uma estatísticas comprovando que todas as pessoas que nascem um dia morrerão.
Então, nós estamos aqui para dizer que os salvos viverão em paz. Aqueles que confessam Jesus viverão eternamente. Apocalipse 21:7 “O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.”
Agora, vejamos com quem Deus não trata: Apocalipse 21:8 “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”Deus não salva essas pessoas. Aqueles que ficam falando mal das Igrejas, dos pastores, da obra do Senhor, que rasgam a Bíblia. Aqueles irmãos que andam com patuá escondido na carteira, que têm um negócio debaixo do sapato, têm uma fita de Nossa Senhora escondida. Ninguém sabe, só Deus é quem sabe e o demônio que colocou lá. Esses, Deus não salva.
Apocalipse 21:9 “Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro;” Mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro! Portanto, meus amado e filhinho na fé, não saia daqui hoje, sem confessar a Jesus como teu Senhor e Salvador.
Não peço apenas para fazeres a carteira de membro da Igreja e seres parte do meu Apostolado. Eu quero que pertenças a Jesus. Porque a Bíblia diz que, quando tu estás em Cristo és uma nova criatura, e vais viver eternamente.
Então, a pergunta que eu te respondi e que cabe, agora, fazê-la novamente é: Tu és salvo? Haverá alguém, neste dia, que diga: Apóstolo, eu não tinha conhecimento dessas verdades. O que eu devo fazer? Pode haver alguém aqui entre nós que diga como disse o carcereiro, o atormentador, o verdugo: Senhor, o que eu devo fazer para ser salvo? Só existe uma forma: A Bíblia diz que tu tens que crer em Jesus, acreditar que Ele ressuscitou de entre os mortos e confessá-lo.
Eu quero orar por ti. Por aquela pessoa que diz que hoje entendeu o que é a salvação. E quer Jesus, quer recebê-lo no espírito como Senhor e Salvador.
Hoje é dia de te libertares deste mundo. O mundo não serviu. O mundo atormentou-te, jogou um jugo sobre o teu pescoço, uma canga de sofrimento.
Diga que entregas a tua vida a Jesus. Curva a tua cabeça e diz: Senhor Jesus, eu creio em Ti, eu Te recebo como meu Senhor e Salvador. Eu creio que tu ressuscitaste de entre os mortos. E digo que sou salvo para a Glória de Deus! Amém, amém e amém. Graças a Deus.