cropped-Logo_azul.png

ANDAMOS POR FÉ E NÃO PELO QUE VEMOS

COMPARTILHE

2ª. Coríntios 5:7 “visto que andamos por fé e não pelo que vemos.”

 

Pelo ensino da Palavra, hoje, tu vais determinar como  queres viver os próximos 10 anos. Se feliz, ou  infeliz,  vencedor ou derrotado, por cabeça ou por cauda,  pessoa bem sucedida ou fracassada, crescendo em todas as áreas da vida, ou ficando  estagnado. Tu decidirás, porque tudo isso depende de como viverás, a partir de hoje, a tua vida de fé. Qual é a perspectiva que tu tens da tua vida? A forma  como tu consegues olhar a vida, vai determinar o teu propósito, a tua paixão e a tua história nos próximos 10 anos.

Como é que vês Deus? Eu quero que tu tenhas uma perspectiva perfeita  de Deus.

Quem tu vês quando te olhas no espelho? Como é que vês a tua vida? Como é que vês a tua família, as tuas finanças? Como é que olhas e vês tudo isso na vida?

A  nossa perspectiva, como as coisas  são vistas, dependem da nossa fé.   2ª. Coríntios 5:7 “visto que andamos por fé e não pelo que vemos.”

-‘Mas eu tenho olhos, como é que eu posso andar por fé e não  andar pelo que vejo, pois estou vendo?’

Nós temos olhos para ver as coisas, mas ver pela fé é dom. Diz Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” ‘Nós não andamos pelo que vemos, andamos por fé.’

Quer dizer que Deus, a partir de hoje, quer que tu tenhas uma convicção e uma certeza, independente, do que os teus olhos estão vendo. Só há uma forma correta de se viver bem-Viver por fé! A nossa fé está selada com o Espírito do Triunfo. Assim, ou tu vês a vida com os olhos da fé, com olhos triunfantes da vida espiritual, ou com olhos de medo. Olhos de medo, ou olhos de fé. Escolha! Normalmente, as pessoas,  não correm risco de fé porque têm medo.

Eu quero que tu mudes a perspectiva de tua vida e te envolvas com  olhos da fé. Tu não és uma pessoa qualquer neste contexto espiritual. Paulo disse em 1ª. Coríntios 9:2 “Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.” Significa que tu tens que proceder como o Apóstolo procede; com a  atitude que eu tenho. Tens que ser um imitador, como eu sou de Jesus Cristo. Foram expressões do Apóstolo São Paulo  ao ensinar a Igreja.

Como teu pastor, eu não vou permitir que te encolhas de medo, que   dês ouvidos às impossibilidades, porque fé é acreditar naquilo que não vemos e a recompensa sempre é o milagre de Deus. Fé além de dom é ousadia da alma de ir além do que é possível ver. A fé tem que se recusar a entrar em pânico. Ver não é crer. Ver é ver. Crer é confiar. Os olhos da fé são tão tremendos que conseguem ver no escuro da vida porque a fé é uma medida que Deus deu ao homem. Fé é o ponto inicial da obediência. Fé é crer. Fé é obedecer. Fé é ter asas de obediência de fé.

 Todos os gigantes de Deus, na Bíblia Sagrada, foram homens fracos que fizeram grandes coisas porque confiaram que Deus estava com eles. Quando Davi, um homem pequenino, encarou um leão, um urso, depois um gigante, tu achas que ele ia encarar na força dele? Ele era pequenino. Mas por que  ele foi um gigante de Deus? Porque disse: ‘Eu vou no Nome do Senhor dos Exércitos.’ Portanto, a fé se recusa a acreditar no fracasso. Fracasso não é coisa definitiva na nossa vida.

Então, como é que o meu amado irmão, a  minha  amada irmã, meus filhos na fé, querem viver esta década? Como é que tu vês Deus? Como é que tu vês Deus dizendo isto na Palavra? Como é que tu te vês perante a Palavra? Como é que tu te vês olhando no espelho? Como é que tu vês tudo isso? Qual é a perspectiva?

Às vezes, o que tu vês te assusta. Um dia, Deus disse que daria uma Terra Prometida ao Seu povo. E para que eles tivessem convicção no que Deus lhes disse, Deus mandou expiar essa Terra. Números 13:1 e 2 “Disse o SENHOR a Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles.”

Tu achas que Deus ia dar uma Terra para criar problemas para o povo de Deus? Crês  que Deus te pôs nesta Igreja para vida de derrota? Tu achas que Deus te chamou para o Reino e viveres debaixo de condenação? Não! De modo nenhum! Deus é Perfeito em tudo que faz! Deus disse: ‘Separa homens, príncipes! Os cabeças!’ Enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo o mandado do SENHOR; todos aqueles homens eram cabeça dos filhos de Israel.” Números 13:18-20 “Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita, se é forte ou fraco, se poucos ou muitos. E qual é a terra em que habita, se boa ou má; e que tais são as cidades em que habita, se em arraiais, se em fortalezas. Também qual é a terra, se fértil ou estéril, se nela há matas ou não. Tende ânimo e trazei do fruto da terra. Eram aqueles dias os dias das primícias das uvas.” Então, Deus mandou espiar a Terra. Deus já sabia o que estava lá.  Números 13:27 “Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela.” A Terra era preciosíssima. O que Deus nos dá sempre é o melhor! Claro, que muitas vezes há lutas. Mas como Deus disse, nós  somos mais do que vencedores. Números 13:28-30 “O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. Os espias  começaram a ver dificuldades.  Então, Calebe – juntamente com Josué – fez calar o povo perante Moisés e disse: –  Vocês estão olhando com os olhos da carne. Vamos subir! Vamos possuir a Terra. Nós vamos, certamente, prevalecer contra ela. – v.30. Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.”

Começa ali, a haver uma divisão: Dois começam a olhar com os olhos da fé, mas os outros 10 continuaram olhando com os olhos da carne. Números 13:31-33 “Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.”  Esses espias que deram esse relatório, olharam uma promessa de Deus com olhos de medo. Josué e Calebe olharam para a terra com olhos de fé.

Com que olhos tu queres ver esta década, estes próximos 10 anos?

Eu estou tratando com a tua vida, com a tua família, com teu coração, com teus sentimentos, com teu dinheiro, com teu presente e com teu futuro, não estou brincando com tua vida! Diante do que viram, eles declararam:‘Nós não podemos!’Palavra negativa, palavra de impotência e de medo! Durante 38 anos, por causa desses 10 espias, aquele povo andou pelo deserto e Deus os deixou morrer. Vejamos  Números 14:22 “…nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, Números 14:23 “nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.” Eles desafiaram Deus. Mas tu não estás aqui para provar Deus de nada! Isso é costume da lei. ‘Eu vou provar Deus! Eu vou fazer…’ Meu amado, tu estás aqui para obedecer a Voz de Deus!

Quer dizer que, quando se olha a vida com olhos de medo, se está desprezando Deus. Se está dizendo assim: Senhor, tu és um mentiroso. Duvidar da Palavra de Deus é desprezar Deus! Tu podes pensar: ‘Vou seguir a voz de um homem????.’ Tu estás seguindo a Voz de Deus e não a voz de um homem. Esse homem,  que te ensina, é um Profeta,um Apóstolo.  Números 14:24 “Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.”

Amado filho na fé, eu  não quero que isto aconteça na tua vida, nos próximos 10 anos; eu não quero que por causa de atitudes assim, fiques andando no deserto. Eu sei de muitos irmãos que andam  no deserto,  andam em círculos, porque tudo questionam, tudo duvidam, tudo acham que não é assim.  Eu não quero que tu fiques no deserto o resto da tua vida. Eu vou agora, te ensinar como ter um outro Espírito, como o de Josué e de Calebe, um espírito de obediência.

Se tu não podes ver, creia! A recompensa chegará. Se tu queres ser uma pessoa bem sucedida, começa a entender  a mágica da fé porque isso é uma coisa extraordinária. A fé em Jesus Cristo sempre é coroada. Se tu não consegues te ver saudável, tu nunca serás saudável. Se tu não consegues te ver próspero, tu não serás prospero. Se tu não consegues te ver sendo usado por Deus, tu não serás usado por Deus. Se tu não consegues entender o que  é a Glória de Deus, tu não verás a Glória de Deus. Se tu não consegues ver um casamento feliz, tu terás um inferno dentro de casa. Se tu não consegues  ver-te sonhando, tu não conquistarás nada.

Então, Deus disse: ‘Eu vou te dar uma Terra de Canaã.’ Tinha que se completar porque Deus não deixa pelo meio nada. Deus não cura metade. Deus não dá meia benção. Deus não oferece meia promessa. ‘Aquele que começou a Boa Obra em vós, há de termina-la!’

Qual é o risco de ter olhos de medo, nesta próxima década?

1º. Se tens olhos de medo, viverás em grandes conflitos.

Eles criaram um conflito interno; por um lado para eles a terra era boa, seu fruto também, mas por outro o povo disseram eles são filhos de um inimigo,  Anaque. Coxearam entre essas duas realidades. Isto é um conflito. De um lado uma voz diz: ‘É a Terra é boa, a Promessa é boa, Deus disse uma coisa legal. Mas…   …lá tem Anaque, o gigante!’Ficaram apavorados com isto!

Pergunto: O que é que se conquista sem luta nesta  terra?Nada! Tudo requer luta, muita luta. Eles começaram a super dimensionar a força do inimigo. Eles começaram a não dar ouvidos a fé de Deus. Começaram a ver grandes problemas, grandes dificuldades. Pensaram: ‘Não podemos fazer.’

 Toda vez que eu olho a vida com olhos de medo eu entro em grandes conflitos. ‘A Terra é boa. A casa que eu vi é maravilhosa, é a casa dos meus sonhos, mas…   …o banco não sei se o banco…. Enche-se de dúvidas! Mas, isso…   …mas aquilo. A Caixa Econômica, sei lá, a prestação da Minha Casa Minha Vida, como é que vai ser minha vida? Porque deve ser difícil. Como é que daqui a um ano eu vou pagar…’ Meu amado, isso são olhos de medo. Se Deus está dizendo que te dá casa, te dá casa e pronto! Ele vai solucionar a situação para que a casa chegue às tuas mãos. Diga Glórias a Deus!

2º.Se olhares a vida com olhos de medo, desenvolverás uma mentalidade pequenina.

 Diz Números 13:29 “Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão.” Essas pessoas que tinham medo,  começaram a se comparar aos amalequitas, aos gigantes. É assim, se tu disseres: ‘Eu tenho uma prova. São mil candidatos para um lugar.’ E daí? O lugar é teu, se olhares com olhos de fé! ‘Sim, mas tem gente que veio do Colégio Pedro II, Universidade Gama Filho, fez curso não sei aonde, têm pós graduação.’ ‘Mas essa pessoa  tem o que tu tens, o Espírito de Deus?’Não. Então, tu tens que prevalecer. Diga ‘Glória a Deus!’

3º. Se   profetizas derrota,  vais atraí-la.

Se tu olhares a vida com medo, tu estás profetizando a derrota na tua vida. Porque diz Números 13:31 “Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.” Acabou! Chegou a derrota. Se tu começares a dizer: ‘Não posso. Não vai dar. Não sou capaz. Tu estás profetizando derrota para tua vida.’

Portanto, cabe a mim, como pastor da tua alma, como teu tutor, como teu paradigma, te instruir e não permitir que  tenhas medo e não tenhas fé. Quando  começas a dizer: ‘Não posso subir. Não vou prevalecer.’ Tu profetizas derrota, derrotas virão!

4º. Quando olhares com  olhos de fé, contagiarás e influenciarás com fé todos ao teu redor.

 Quando tu és negativista, pessimista, preocupado, afetas muita gente. Quando tu vês com olhos de medo, tudo se torna muito maior. Uma dor de cabeça, pessoas já pensam que  é tumor. Um dente doendo, já é câncer. Uma dor no calo é uma artrite reumatoide incapacitante. Tu começas a ver coisas gigantes.

5º. Se olhares a vida com olhos de medo vais te inferiorizar.

 Números 13:33 “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.” ‘Ah, e não eram só nós que olhávamos no espelho e nos víamos como gafanhotos. É que eles também nos viam como gafanhotos.’ Eles começaram a se inferiorizar. O sentimento de inferioridade é algo  muito negativo.

‘Pastor, é porque eu sou de uma família pobre.’ ‘É porque eu sou negro.’ ‘É porque eu sou branco.’ ‘É porque eu sou gordo.’ ‘É porque eu sou magro.’ Isso é muito péssimo. Quando tu te inferiorizas, tu estás sublimando o mal, subestimando a fé. Se tu estás vendo a vida com olhos de medo, tens que mudar, ou tu morrerás no deserto. J

6º. Se olhares a vida com olhos de medo, te tornarás miserável.

Se eu não olho a vida com olhos de fé, mas com olhos negativos, fico  amedrontado, começo a me achar um miserável. Diz  Números 14:2 “Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!” Eles começaram a se sentir miseráveis. Choraram, acusaram, desistiram.

Então, meu amado, como teu pastor que tanto te ama, eu vou te forçar a encarar os  medos, os  temores e  acreditar que Deus tem uma Terra Prometida para ti, nesta década. Se olhares tudo com olhos da fé, a fé espanta o medo. A fé cria confiança. A fé acaba com a incredulidade. A fé faz te moveres.

Eu me orgulho em Deus,  por saber que tu vais subir, vais possuir, vais prevalecer porque, na realidade, quando se olha com olhos de medo tudo é muito pior do que se imagina. Esta década exige uma atitude de fé para não ouvir sentimentos negativos.

Tu tens que crer para ver a Glória do Senhor. Foi isso que Jesus disse em  João 11:40 “Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?” Tu verás a Glória de Deus em cada área da tua vida. Assuma o compromisso agora,  hoje. ‘Nesta década, eu vou avançar. Eu não aceitarei medo, pânico, derrota. Eu fui predestinado para vencer e vou subir mesmo. Há uma herança que é minha.’

Diz a Palavra em  Josué 14:12 “Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu.” Deus disse: ‘Tu vais arrancar esses gigantes!’ Josué 14:13-15 “Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança. Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel. Dantes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba; este Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra.” O maior gigante que estava lá dentro caiu e aquela terra passou a ser de Calebe.

Deus quer de nós perseverança.Muitas vezes,  Deus  se revela aos Seus  eleitos na mais negra noite da vida. Pode ser no leito de  um hospital, desenganado pela medicina, diante de um juiz que vai tentar julgar contra, diante de uma situação de oposição; pode falar  naquela noite  de trevas, mais escura…   …se tu estás com olhos de fé, Deus se revela a ti. Deus fala em Daniel 12:13 “Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.”

 Eu tenho certeza que tu vais dizer depois de conheceres isto: ‘Eu vou ter esse outro espírito. Eu vou perseverar. Eu vou encarar a vida. E daqui a 10 anos, nós vamos nos encontrar numa reunião, outra vez, e eu vou te mostrar o que eu venci, o que  eu construí e o que  eu possui. Em Nome de Jesus.’ Tu te transformaste num vencedor, e vencedor serás em  nome de Jesus!

 

Com muito amor e carinho do Teu apóstolo e Profeta,

3 respostas

  1. Palavras maravilhosas de fé. Que Deus te abençoe meu querido Pastor, em nome de Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE