cropped-Logo_azul.png

Ele não pode negar-Se

COMPARTILHE

Ele não pode negar-SE

O tema de referência é muito importante, chega a ser intrigante. Sendo Ele Deus, pode tudo!Nós vamos trabalhar sobre essas convicções e certezas da Bíblia Sagrada, de um Pacto de Melhores e Superiores Promessas conforme 2ª. Timóteo 2:11-13 “Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.”

Por uma inspiração de Deus, desde 1º de Janeiro de 2011, eu estou preparando  a próxima década, mas para que para tu tenhas uma base sólida, um alicerce firme e indestrutível, tens que entender a Revelação dos Mistérios da Graça de Deus.

Nesta mensagem, nós vamos falar sobre a fidelidade da Palavra, a fidelidade de Deus e a imutabilidade que os propósitos e os planos de Deus têm para nós!  Iniciamos  com o que diz a Palavra em 2ª. Timóteo 2:11 “Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele;” ‘Fiel é a Palavra!’ Portanto a primeira coisa que tu precisas entender é que a única Palavra fiel, nesta Terra, é a Palavra da Bíblia Sagrada.A única Palavra Fiel é aquela pela qual   Deus vela para que ela se cumpra; portanto, é a Palavra de Deus! Sabemos que há grandes pensadores e filósofos, mas, a única Palavra Fiel é aquela que não pode voltar vazia, que é viva e eficaz! Por isso que a Palavra de Deus diz que Deus é Fiel e a Sua Palavra é Fiel. Diz 1ª. Timóteo 1:15 “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal… (na carne, disse Paulo)

Eu quero trabalhar sobre a palavra ‘Fiel’, dita em 2ª. Timóteo 2:11 “Fiel é esta palavra…quando a Bíblia diz ‘Fiel é esta Palavra’, no original grego Palavra é ‘Pistos’ quer dizer que esta Palavra é digna de confiança, é valorosa, é firme, é certa, é profética, é algo que se pode depender e algo que inspira confiança. Quando eu abro a Bíblia Sagrada eu estou diante de uma Palavra ‘Pistos’  algo que eu posso depender, confiar, é certa, é profética, é valorosa, é digna. Abrir a Bíblia não é a mesma coisa  de abrir  o livro de um pensador,um filósofo ou de autoajuda. Quando tu aceitas a Palavra e acreditas nela, saiba que o poder que ela tem é sem limites! Tu não podes ter nenhuma hesitação. Tu tens que aceitar a Palavra sem reservas, de todo o teu coração.

 Paulo continua dizendo em 2ª. Timóteo 2:11 “Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele;”  ‘já morremos com ele’, não fomos nós que nos matamos, entendemos  que quando tu recebes Jesus Cristo como Senhor e Salvador e o confessas, (não é aceitar)  é confessar e receber Jesus como Senhor e Salvador… A gente aceita Coca-Cola, feijão, um lanche etc. nesse momento, diz  a Bíblia que, espiritualmente, tudo que se passou com Jesus se passa na nossa vida. Nós morremos com Ele, ou seja, nós morremos para a antiga vida de pecado, para a antiga vida do Mundo, e fomos sepultados com Ele e com Ele ressuscitamos. Esta é a nossa posição espiritual, a partir do momento que confessamos Jesus e O recebemos como nosso Senhor e Salvador. Paulo diz isto em   Romanos 6:4 “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” De qual batismo fala o Apóstolo São Paulo? Do batismo do Espírito Santo. Porque o batismo nas águas é uma cerimônia dos judeus. Para os gentios  de origem gentílica, nada tem a ver o batismo nas águas.

Havia uma tribo chamada essênios, da qual vem ou é oriundo Jesus e o seu primo João Batista. Os essênios era a única tribo que batizava. De Gênesis a Apocalipse não se encontra mais ninguém fazendo essa cerimônia do batismo nas águas. O próprio Apóstolo São Paulo disse: Eu não vim para batizar, eu vim para pregar o Evangelho.Romanos 6:8 “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,” versículo 11: “Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.” Esses versículos do livro de Romanos que salientamos, mostram a nossa identidade em Cristo,  Paulo diz…considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.” Se eu não me considero morto ao pecado, se eu me acho um pecador, eu estarei dizendo que  o que Cristo me imputou no seu ato redentor é mentira. E é desta forma que muita gente chama Jesus de mentiroso. Porque Jesus disse: ‘Tu tens que te considerar morto ao pecado.’ Por quê? Porque Ele já pegou o meu pecado, o teu pecado, a maldição, o castigo, a dor e os encravou todos na Cruz do Calvário. Quando Deus olha para mim, não me olha mais em pecado. Deus não te vê, ou te conhece em pecado. Ele fez uma aliança contigo, a  Sua morte foi em meu e em teu favor.

Quando Jesus disse: ‘Tudo está consumado!’ Ele pegou a morte, o castigo, a dor, a doença, a maldição de tudo desta Terra e disse: ‘Olha, Miguel Ângelo – no meu caso – Eu carrego sobre Mim para que tu não tenhas mais que carregar este fardo pesado do pecado. Eu levo tudo em meus ombros para te justificar. E quando Eu te olho, eu te vejo  inocente, santo diante de Mim.’ Esta é a minha posição a partir do reconhecimento de Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador; esta é também a tua posição! Portanto, depois de convertido, se Deus te visse em pecado, e te imputasse pecado de novo, o Sangue Dele não teria tido nenhum valor, não teria servido para nada. Mas aquilo que aconteceu na cruz do Calvário  aconteceu de uma vez para sempre. Por isso que: Perdoado uma vez, perdoado para sempre;uma vez ungido, ungido para sempre;uma vez filho, filho para sempre. Por isso que Ele disse em 2ª. Coríntios 5:19 “a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.” Nós fomos pecadores no Mundo, mas morremos com Ele; fomos sepultados com Ele, ressuscitamos com Ele. Agora, somos Novas Criaturas, porque a Bíblia diz: ‘A vida velha já passou, tudo se faz novo.’ Ele continua dizendo em Hebreus 8:12 “Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.” Se não fossem as misericórdias do Senhor já teríamos sido consumidos  há muito tempo!

Por que Ele não se lembra dos nossos Pecados?

Esclarece, Hebreus 7:25 “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Ele pode salvar totalmente! Se Ele me salvou totalmente, significa que não há mais pecado na minha vida, que eu não posso aceitar a posição de pecador; porque se eu começo a aceitar e a me ver em pecado, a minha relação com Deus está transtornada e eu vou negá-Lo e ser infiel mais tarde ou mais cedo.

Ninguém tem o direito de mudar ou de revisar o Evangelho, o Plano de Deus para Sua Igreja. Ninguém! A Palavra é a Verdade! Ninguém pode mudar os Planos de Deus. O que Ele deixou nestes 66 Livros, ninguém pode mudar. E ai do que tenta mudar! Ai daquele que tentar mudar uma vírgula ou um til. Deus já deixou o Pacto Perfeito,  já deixou tudo estabelecido.Cristo vive em mim, em ti, em nós seus filhos, eleitos e amados! O que morre em Cristo  vai para o seio de Abraão. O que morre sem Cristo vai par o Sheol diz a Bíblia.

Portanto Cristo vive em mim, sou santuário do Deus vivo, o Espírito Santo habita em mim e em ti. Somos sagrados, por isso não podemos danificar o nosso corpo, fumando, bebendo, comendo o que nos faz mal. A palavra mostra a ligação nossa com Deus e que por isso, tu podes entender e acreditar que foi Ele que te imputou todas as benesses emanadas do Sacrifício Redentor do Calvário e da Ressurreição. Diz 2ª. Timóteo 2:12 “se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;” Perseverar vem do grego ‘Upomeno’, que quer dizer  permanecer, continuar, persistir, resistir. Mas muitos não permanecem, sim porque lhes falta perseverança.

Quando nós temos Upomeno, perseveramos, a Bíblia diz no texto acima que há um fluir da vida com Deus 2ª. Timóteo 2:12 “se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;” A promessa de Jesus é reinarmos em vida porque temos parte com  Ele. ‘Com Ele reinaremos!’Temos que reinar em vida com ele, nEle, por Ele e para Ele! Romanos 5:21 “a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.” Então, nós fomos chamados para reinar na Graça;  para ter uma vida espiritual triunfante.

O cerne da questão é o que diz em 2ª. Timóteo 2:12 “se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;”

– Como é que uma pessoa nega  Deus?

Pela confissão negativa. Duvidando da salvação eterna, duvidando do poder de Deus. Temos sempre que honrar a palavra, honrar a Deus e suas promessas.Daí que, é importante viver a diário   aquilo que nós aprendemos na Bíblia Sagrada. Porque, se eu digo que sou um crente, mas as minhas ações negam o Senhor, a Bíblia diz que ‘Ele também me negará!’ Ele falou em Mateus 7:21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Portanto, quem não nega o Senhor e suas verdades reveladas, entra no reino dos Céus; aquele que faz a vontade de meu Pai, aquele que  segue aquilo que o Senhor diz em Sua Palavra.

Se Deus disse: ‘Eu não te conheço,’ significa que, se eu tenho uma vida fiel, se eu tenho uma vida comprometida com Deus, se Domingo é dia do meu Senhor e eu vou à Sua Casa, se eu não abro mão dos meus estudos bíblicos, se eu não troco nada desta Terra pelo meu Deus, há de haver um momento que eu precise de Deus numa manifestação gloriosa e Ele  me atenderá, me honrará, porque eu lhe sou fiel.Mas, se eu vivo negando-O, não dando importância para o dia do Senhor,  para a vida em congregação…   …’se o nego, Ele por sua vez, me negará.’

É importante observar que Ele não disse,  ‘Se tu me negares, eu vou te tirar a salvação.’ Ele disse: ‘Se me negares, não tens crédito, Deus não age.’ Diz Paulo em 1ª. Coríntios 12:3 “Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus,senão pelo Espírito Santo.” Aqui está falando: “Negaste Deus, Deus te nega!’ Não diz: ‘Negaste Deus, Ele te tira a Salvação.’ Mateus 26:69-75 “Ora, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: Também tu estavas com Jesus, o galileu. Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o nazareno. E ele negou outra vez, com juramento: – Com juramento, hein! – Não conheço tal homem. Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia. Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! – não sei quem é Jesus – E imediatamente, cantou o galo. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.”

-‘Qual é a consequência de uma pessoa que nega Jesus?’

Pela experiência que eu tenho de pastor, na Obra de Deus, eu tenho visto pessoas chorando amargamente, porque  deram mau testemunho, começaram a perder porque não dizimaram, e porque não tinham compromisso com Deus, uma porta fechou-se, negaram a fé.

No caso de Pedro, houve uma hora que a amargura, a dor entrou naquele coração, porque ele precisava naquele momento de uma libertação e disse: ‘Tu me negaste, Eu vou te negar.’Sempre  há consequências quando se nega o Senhor. E uma delas, chama-se: Disciplina de Deus. Hebreus 12:5-8 “e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.”

O que a palavra ‘disciplina’ significa? Ela vem de uma palavra grega ‘Paideo’, treinar. Aqui na Igreja usa-se  a palavra disciplina, no sentido de que Deus está te treinando,  te ensinando, te mostrando o caminho. Ele te colocou numa Igreja Profética. Levantou um Profeta na tua frente, botou um Apóstolo para te ensinar. Ele treina, treina, treina, ensina, admoesta, corrige, mostra até que a pessoa se corrija e se conserte com Deus! Diz 1ª. Pedro 1:23 “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” Fostes regenerados….! Já aconteceu no dia em que recebemos Jesus como nosso  Senhor e Salvador!

Amados filhos na fé, as coisas de Deus são sérias. Se não houver nesta Terra, gente que mostre a Glória de Deus, pelas suas atitudes, pela sua confissão, então, quem seremos nós? Deus diz: Eu vou mostrar ao meu povo que Eu sou Deus deles, permaneçamos fieis a Jesus e sua Palavra sempre!

 

Teu apóstolo, tutor e amigo,

Miguel Ângelo da Silva Ferreira

              Bispo Primaz

Uma resposta

  1. Gloria a Deus .fico fiz de ver uma palavra tão abençoada, fui uma se suas primeiras ovelhas ainda quando era o senhor é a clarinha, fui professora do Miguelzinho e vejo ele hj um belo pastor. Que felicidade.um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE