cropped-Logo_azul.png

DESPERTA, Ó TU QUE DORMES

COMPARTILHE

Efésios 5:13-17: “Mas todas as cousas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo,  porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor”.

 

Para podermos compreender a razão desta advertência de Paulo à igreja dos efésios: “Os dias são maus! Viva como uma pessoa sábia! Desperta, ó tu que dormes!” precisamos compreender alguns fatos a respeito de Éfeso. O que se passava na cidade de Éfeso? Éfeso era a terceira cidade do império romano em importância, mas era a que mais se dedicava ao ocultismo. Era a cidade que mais hospedava magos, bruxos, charlatães de toda a espécie em termos espirituais. Então, que tipo de influência esta igreja recebia? Magia, ocultismo, idolatria, superstições possíveis e inimagináveis, deuses e deusas. Podes agora compreender que Paulo tinha razões para escrever esta carta doutrinal a uma igreja que, aparentemente, estava se deixando adormecer. Lê Atos 19:23-28.

Em Atos 19:18, 19 diz: “Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras. Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reuniram os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam cinqüenta mil denários”.

Havia artes mágicas e, naturalmente, muitos dos que ouviram Paulo reconheceram a mentira do diabo daquela cidade e colocaram os livros para queimar. Paulo tinha uma luta muito intensa dentro desta cidade e, por isso, ele passou lá três anos, dia e noite, pregando os desígnios de Deus, pregando a Revelação da Graça do Senhor.

Em Atos 19:8, 10 diz assim: “Durante três meses, Paulo freqüentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus. Visto que alguns deles se apresentavam empedernidos e descrentes, falavam mal do Caminho (igreja) diante da multidão, Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano. Durou isto por espaço de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia ouvissem a Palavra do Senhor, tanto judeus como gregos.”

Havia idolatria, deuses, deusas, toda a espécie de magia… Era uma cidade realmente empedernida. Ou seja, tinha um “coração de pedra”. Paulo estava cuidando desta igreja e ao escrever esta carta, estava mostrando que nós já saímos da morte para a vida, das trevas para a luz. Mas é possível voltar a adormecer espiritualmente!!! Não perdemos a  salvação, não tiram o nome do livro da vida, mas é possível fechar os olhos diante da realidade que passa.

A insensatez destes ritos, da idolatria e da magia, leva o povo à loucura do paganismo e a viver debaixo da influência do ocultismo. Por isso, Paulo disse que precisaríamos entender qual é a vontade do Senhor para a nossa vida!

Em Efésios 1:9 diz: “desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo”. Esta carta de Paulo é uma das principais cartas à igreja gentílica, porque ela traça todas as linhas de cunho doutrinal para a Igreja de Cristo num contexto geral. Então, Paulo mostrou a necessidade de nos mantermos vigilantes quanto a um fato: é preciso saber qual é a vontade de Deus para rechaçar aquilo que não é a vontade do Senhor. É necessário conhecer qual é o beneplácito de Deus e o que Ele tem como Mistério reservado para Sua Igreja.

Quando estava preparando a mensagem, pensei o porquê de Paulo fazer este despertamento. “Desperta, ó tu que dormes! E Cristo te iluminará!” Então comecei a compreender. Assim como nos dias de Éfeso, hoje há uma verdadeira invasão de ocultismo em nossa sociedade! Aqui no Rio de Janeiro, no Brasil, no Mercosul, em qualquer lugar do mundo, tu abres revistas, jornais e vês a invasão do ocultismo. Por exemplo, quando comecei a obra do Ministério há vinte e cinco anos atrás, o ocultismo era mais “sentimental”. Mas, hoje, o ocultismo, a magia, a idolatria tomou proporções gigantescas! Há uma invasão de ocultismo na nossa sociedade! Aqueles que são como lobos na pele de cordeiro continuam trabalhando. Satanás vive seguindo como um anjo de luz, mas na verdade é um anjo de trevas. Há uma infiltração demoníaca em nossa cultura com o objetivo de afastar o povo de Deus das igrejas e levá-lo ao mundo do ocultismo.

Os dias que estamos vivendo são maus! E se a igreja se mantêm de olhos fechados sem se aperceber desta invasão do ocultismo, ela é destruída! As pessoas não estão percebendo que há uma infiltração sistemática das trevas no seio da família brasileira. Nós, como cristãos da Graça de Deus, não podemos fechar os olhos a essa realidade. Não podemos permitir que as nossas congregações sejam invadidas por superstições que são influenciadas pelo ocultismo.

O diabo, usando a própria lei de Moisés, deixa o povo de Deus “tonto”, sem saber o que fazer. Aos poucos, as pessoas começam a acreditar em invenções humanas. Por exemplo: “Ah! Tem uma igreja que põe uma fita azul. A outra põe uma fita vermelha. A Madona usa vermelho, eu também vou usar”. E as pessoas, novamente, não se apercebem que essa é uma invasão do ocultismo, da magia negra na vida de uma sociedade. Sei que muitas pessoas não têm a menor idéia do que está ocorrendo. Assim como em Éfeso, Paulo disse e eu preciso dizer: “Igreja, vamos acordar!”

O corpo de Cristo precisa saber o que está acontecendo em nossa nação! Há um avanço como nunca houve. Aquele “sentimentalismo” de vinte e cinco anos atrás não existe mais. O avanço do ocultismo vem pela Internet, televisão, cinema, música popular, escola pública, universidade e vem até por lugares que se chamam IGREJAS EVANGÉLICAS!!!!

Os meios de comunicação têm sido instrumentos para lançar o ocultismo dentro das famílias. Tu sabes que a nossa nação brasileira está totalmente contaminada pelo ocultismo. São pessoas que estão debaixo de inspiração do demônio! Nós precisamos estar atentos! Tudo isso pode estar batendo na tua casa, na tua família e se não tens conhecimento, permites que teu filho comece a ler Harry Potter, Pokemon e outras “coisinhas que não têm nenhuma influência”. Tu vais te abrindo e a tua alma é conquistada!

Em Deuteronômio 18:9-14 diz: “Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.” Tudo que está fora da Bíblia é abominação! Portanto, não temos que fazer o que o abominável faz! E ele disse: “Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha…” Nós, do povo de Deus, não permitimos a cremação dos nossos corpos. Mas há pessoas fazendo seus filhos e filhas passarem por outro tipo de fogo. Tu sabes que o aborto é colocar a criança no fogo da morte. Não faças isso! “…nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal cousa é abominação ao Senhor”. “Pastor, o senhor está me dizendo que se eu ler o meu ‘signo’ no jornal, isso é abominação?” É uma abominação!!! Tu estás dando lugar a uma inspiração satânica!!! O nosso “signo” é JESUS!!! Não caias nesta tentação! E ainda disse: “e por estas abominações o Senhor, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor, teu Deus. Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor, teu Deus, não permitiu tal cousa”.

Não podemos ignorar as artimanhas de Satanás!!! O Senhor faz, desde o Antigo Testamento, uma advertência contra a magia, astrologia, adivinhações, superstições e signos. Se tu acreditas e consultas os “signos” estás fazendo cousa abominável e dando lugar ao diabo na tua vida!!! As pessoas não se apercebem como que, aos poucos, coisas que fazem parte da macumba se infiltram em igrejas. A macumba usa sal e há pessoas que usam sal. A macumba usa óleo e há pessoas que usam óleo. A macumba usa branco e as pessoas se vestem de branco. Esse sincretismo é igual ao que acontecia em Éfeso! Era o que acontecia com o povo judeu e o Senhor disse que não se fizesse mais. Deus não permite tal cousa!!!!

I Coríntios 10:20, 21 diz: “Antes digo que as cousas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Quer dizer que há um cálice e uma mesa dos demônios! Se eu aceitar coisas que não estão na Bíblia, estou me sentando à mesa com os demônios! Se eu aceitar como um fato normal algo que é do diabo, estarei bebendo do seu copo! Paulo disse que não podemos “beber”. Somos ou não somos do Senhor?

Em Atos 16:16-18 diz: “Aconteceu que, indo para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores”. Às vezes, estamos no restaurante, chega uma cigana e pede para ver a tua mão. O outro traz algumas cartas… Tu não podes! Tu precisas dizer ao mundo que és de Deus!!! “Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação”. O diabo começou a falar verdades!!! Era uma adivinhadora, uma pessoa possuída por Satanás! O que ela dizia estava certo. É isso que o diabo continua fazendo. Ele continua sendo o mesmo mexeriqueiro de sempre! Ele lança dúvidas, suspeitas, idéias que parecem tão evangélicas, que as pessoas questionam se há mal em fazer uso de um salzinho, de um óleo, de uma casa de encosto. Versículo 18: “Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele na mesma hora, saiu”. Quem é que estava falando pela boca daquela mulher adivinhadora? Ela estava dizendo uma coisa certa! Mas quem é que estava falando? Não era verdade? Era verdade! Mas só que aquela inspiração era do diabo. Era demoníaca! Ora, se o povo não está atento, eu posso pegar uma oração de um “santinho” e colocar na minha carteira? Parece que vem de Deus, mas vem do diabo!

Satanás está adquirindo poderes sobre a sociedade. E tu sabes que ele é um destruidor. Ele cobra preço alto!

Ezequiel 13:18 diz: “Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem invólucros feiticeiros para todas as articulações das mãos e fazem véus para cabeças de todo tamanho, para caçarem almas! Querereis matar as almas do meu povo e preservar outras para vós mesmas?” O que são invólucros nas mãos? São amuletos, talismãs, fitas, flores, pedrinhas. São elementos que vão controlando a alma da pessoa. Diz a Palavra do Senhor que a finalidade é caçar almas! Ou seja, a pessoa que não tem preparo espiritual, que não tem fundamentos sólidos, que não tem raízes na Graça verdadeira e genuína, pode ser caçada. Se usar uma cruz no meu peito, se colocar no meu carro uma fita, se permitir um tipo de literatura na minha casa, eu tenho a alma caçada! E a Bíblia diz que não podemos beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios!

Amados, tudo que precisamos é de Jesus na nossa vida!!! Eu não preciso saber o que irá acontecer no meu futuro. O meu futuro está garantido! Está escrito na Bíblia! Diga: Glória a Deus! O Senhor é tudo que eu preciso!

Não te entregues a inquietações! Quando as pessoas vivem inquietas e sabem que tem um astrólogo, uma mãe-de-santo, ficam indagando sobre o futuro.

Não temais! Porque Deus se agradou em vos dar o Reino!!! O Reino é nosso! O Reino está em nós! Deus sabe do que precisamos! Ele está no controle da nossa vida! O Senhor é o nosso futuro! Ele disse que todas as coisas nos seriam acrescentadas! Diga: Eu não temerei!

A Palavra tem esta força e este poder! E o poder de Deus é superior ao mundo do ocultismo! Superior a tudo! Nós estamos estudando a Palavra de Deus! Porque esta Palavra é poderosa! Nós temos o poder na nossa vida!!! Lê Efésios 1:19-22.

Jesus está acima da deusa Diana e de São Jorge. Ele está acima de tudo isso! Não temas! Ele é o nome supremo! O nome que está sobre todo nome! Tu podes estar hoje dominado por um espírito que se chama Carcinoma. O nome de Jesus está sobre este nome!!! Tu podes estar hoje dominado por um espírito chamado Câncer. O nome de Jesus está sobre este nome!!! Tu podes estar submetido a uma escravidão financeira. O nome de Jesus está sobre esta situação! A igreja não precisa colocar uma guia no pescoço, porque o nosso guia é Jesus! Não precisamos acender vela, porque Jesus é a nossa luz! Tu não podes temer! Não precisas temer!!! Aquele que está na tua vida é maior!!!

O Salmo 110:1 diz: “Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés”. A igreja de Cristo tem andado adormecida, tem muito medo dos demônios, tem medo de tudo! A Bíblia diz que nós temos um poder maior!!! O poder de Deus é muito maior! Não há problema algum que possa ser maior do que Jesus!

I João 4:4 diz: “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”. Satanás não é maior do que Deus! Não importa se algumas pessoas manhosas se juntaram para lutarem contra a minha vida. Eles já perderam!!! Estão perdendo tempo!!! É tempo perdido! Lê Romanos 8:31 e Efésios 4:8-10.

Ezequiel 13:20 diz: “Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis aí vou eu contra vossos invólucros feiticeiros, com que vós caçais as almas como aves, e as arrancarei de vossas mãos; soltarei livres como aves as almas que prendestes”. O inimigo tem tentado infiltrar o ocultismo dentro das igrejas, porque o mundo espiritual está dormindo! Nós temos que tirar a raiz do problema! Temos um cuidado especial com o altar da igreja. Não é qualquer pessoa que sobe lá e diz o que quer. Eu tenho zelo com a obra de Deus. Os pastores que pregam no altar têm a vida íntegra, proba. Por isso, tu precisas confiar na palavra do teu Apóstolo! Lê I Timóteo 4:1.

Jeremias 8:12 diz: “Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que cousa é envergonhar-se. Portanto cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o Senhor”. Há muita gente que comete abominação e não sente vergonha! Há um espírito de sedução e engano na nossa sociedade. Mas eu queria vos dizer que para a pessoa que está enraizada nestas verdades, Satanás não tem a menor possibilidade! Quantas situações tenho passado na minha vida por ser o pastor desta igreja, que não cansa de dizer a verdade da Bíblia. Mas todas as vezes que Satanás se levantou foi para cair! Ele vem de todos os lados, de todos os jeitos, com todas as artimanhas.

Diz em Isaías 5:20: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce por amargo!” Ou seja, ai das pessoas que permitem o paganismo e o ocultismo como se fosse normal. Ai daqueles que chamam o mal de bem. Grande parte do povo evangélico chama o mal, bem. Não podemos fazer o que todo mundo faz! Precisamos saber que o mal é mal, e que o bem é bem!!! Porque tu sabes que um pouco de fermento leveda a massa toda! Estão ministérios grandiosos, hoje, esboroados, porque permitiram a invasão do ocultismo. Lê 2 Coríntios 2:11.

Nós não podemos ignorar que o diabo usa a idolatria, astrologia, adivinhação, enfim, tudo que é abominação como se fosse correto. Esta foi a advertência que Paulo fez à igreja dos efésios. Lá havia a Diana, mas nós temos São Jorge, Aparecida,… Só  mudaram os nomes! E ainda há a lei de Moisés! Por isso, Paulo em Gálatas 1:8 diz: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema”. Paulo estava dizendo que se alguém tentasse ensinar alguma coisa fora da Graça de Deus, é maldição!

Existem milhares de evangélicos pelo mundo inteiro, mas quando vais visitar um ministério, percebes que a igreja tem algumas coisas escondidas, misteriosas: palavras, óleos, fitas. E assim, Satanás vai se infiltrando e criando um “novo evangelho”. Quando, verdadeiramente, alguém ensina a genuína Graça de Deus, os filhos do diabo chamam de falso profeta!

Nós acreditamos que o verdadeiro evangelho, conforme a Bíblia ensina, é a Graça de Deus. Ele dá herança e edifica vidas! Lê Atos 20:32.

Eu queria terminar, dizendo: Vamos lutar pela vida de oração nesta igreja!!!!  Porque é a vida de oração que não deixa o coração estremecer quando vêm estes apelos malignos. Eu sei que, por vezes, a vida de oração é difícil! Mas tu deves ter a tua vida de oração e de intimidade com Deus! Pois a única forma de ficares despertado é quando tens vida de oração firme, ainda que, por vezes, seja uma luta para orar. É o ambiente. Procurem um tempo a sós com Deus!  Procurem estar a sós com o Pai! Despertem, não durmam! Os dias são maus!!! Vamos viver como sábios!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

13 respostas

  1. Parabéns gostei muito do que lí um aprendizado para nossas vidas 👏👏👏👏👏👏👏

    1. Deus abençoe por cada palavra escrita nesta página! Deus e fiel que poderosa palavra

  2. Estava pesquisando uma mensagem sobre esse tema, e encontrei essa maravilhosa explicação. Iluminou claramente a minha mente.. Deus o abençoe sempre

  3. Glórias a Deus por tudo!
    Que nosso Senhor Jesus, continue abençoando a sua vida. Continue ensinando e pregando o Evangelho, com temor e zelo! Fui edificado pelas palavras que Deus colocou em seu coração.

  4. Tô encantada, com a palavras de Deus, muito proveitosa, amei que estou até estudando. Fico feliz pq Deus não nós deixa ficar no sono da indolência.
    Desperta tu que dormes.

  5. A paz do Senhor pastor,tive um sonho e acordei e Deus me revelou um versículo que me levou a essa palavra,e falou grandemente ao meu coração,Deus abençoe e continue usando sua vida..a palavra do Senhor é viva e eficaz, glória a Deus 🙌🏽

  6. O estudo é ótimo muito bom palavras inspiradas por DEUS. QUE O SENHOR JESUS CRISTO POSSA ABENÇOAR SUA VIDA GRANDEMENTE

  7. Estava fazendo uma pesquisa sobre o texto de efesios 5:14 e cheguei nesse estudo! verdadeiro, objetivo, confrontador! Glória a DEus! Peço autorização para ministra-lo, citando a fonte (Espirito Santo ) e a sua autoria! DEus o abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE